sábado, 17 de dezembro de 2011

Prejuízo Atos de vandalismo estão presentes em diferentes pontos do município

Além de deixarem a cidade feia e suja, as depredações geram gastos para a recuperação do patrimônio local
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari/03.11.2011


Adriano Vaccari/03.11.2011

Em uma das entradas da cidade, pichações dão as boas-vindas
Pichações, depredação de prédios e monumentos públicos são ocorrências comuns em vias e praças de Mogi das Cruzes. Apesar das câmeras de monitoramento não faltam exemplos pela cidade. Segundo o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, as áreas que levam à parte central são as mais afetadas.
Nepomuceno afirmou que pichações, danos a pontos de ônibus, depredação de gradis de proteção e placas de trânsito são os alvos usuais dos vândalos. "Os pontos que concentram um grande fluxo de pessoas são os mais atingidos. É comum pichação e atos de vandalismo contra placas, bancos de praça e até mesmo a próprias árvores", detalhou. Segundo o secretário, com a instalação de diversas câmeras de monitoramento os incidentes têm caído: "Onde existem câmeras sentimos que as depredações diminuíram sensivelmente. Os flagrantes são registrados nesses locais, mas ainda tem muitos casos nos bairros."
Mogi possui 283 câmeras de monitoramento, das quais 77 estão instaladas em vias públicas e as restantes em prédios municipais. Os casos de vandalismo chegam à administração pública por diversos meios. "Às vezes, a própria polícia prende as pessoas que estão depredando, ou a Guarda Municipal. Recebemos também denúncias da população. A manutenção, limpeza e reposição são realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos", explicou o secretário.




Custo
Como os reparos aos monumentos e bens são realizados pela secretaria de Serviços Urbanos, que utiliza mão de obra e materiais próprios, não é possível calcular o prejuízo para os cofres públicos com os atos depredatórios.
As pessoas que forem pegas em flagrante praticando algum ato de vandalismo ou pichação estão sujeitas a multa municipal de R$ 5.428. As infrações estão previstas também no Código Penal Brasileiro e os infratores ficam sujeitos às penalidades desta legislação.


Fonte:Mogi News