sexta-feira, 22 de abril de 2011

Recuperado, Godoi volta à TV como novo integrante do programa`Mesa Redonda

Recuperado, Godoi volta à TV como novo integrante do programa 'Mesa Redonda'

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O comentarista e ex-árbitro de futebol, Oscar Roberto Godoi, está recuperado dos tiros que levou após um assalto em São Paulo, em fevereiro, e voltará à TV como novo integrante do programa Mesa Redonda, da TV Gazeta.
A partir deste domingo, dia 24 de abril, ele já fará parte da bancada do Mesa Redonda, programa apresentado por Flavio Prado aos domingos, às 21h30. Godoi terá ao seu lado os jornalistas Chico Lang e Wanderley Nogueira.
De acordo com a emissora, o comentarista também fará participações semanais nos programas Gazeta Esportiva, sempre às quintas, e Manhã Gazeta, em dia da semana ainda não definido.

“Já participei como convidado do Mesa Redonda várias vezes e tenho amizade com toda a equipe. Para mim, é como se fosse uma sequência de tudo aquilo, só que uma participação com maior intensidade. A grande expectativa fica por conta da retomada da atividade, já que fiquei fora do vídeo por 14 meses”, afirmou Godoi.
Com 11 anos de carreira como comentarista, Godoi tem passagens por Record e Band. Atualmente, ele também faz parte da equipe de esportes da rádio Transamérica.`
Fonte: Uol Esporte

Dilma cita sua luta contra a ditadura ao ser homenageada em Minas Gerais

Dilma cita sua luta contra a ditadura ao ser homenageada em Minas Gerais

 

Ao lado do tucano Anastasia, presidente afirma que quem \"sofreu na pele\" efeitos da falta de liberdade sabe dar valor à democracia

21 de abril de 2011 | 23h 00

Eduardo Kattah - ENVIADO ESPECIAL / OURO PRETO
OURO PRETO - Em uma cerimônia que não contou com a presença do senador Aécio Neves (PSDB), o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), condecorou ontem, em Ouro Preto (MG), a presidente Dilma Rousseff, ministros e autoridades petistas. Oradora oficial da tradicional solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, Dilma foi agraciada com o Grande Colar, maior comenda do Estado.


Roberto Stuckert Filho/PR

Acompanhada de Anastasia, Dilma observa sepultamento de restos mortais de três inconfidentes
Ao presidir o evento pela primeira vez como governador eleito, Anastasia promoveu uma cerimônia mais sóbria, se comparada às verdadeiras superproduções durante a gestão Aécio. O governador tucano repetiu o gesto de seu antecessor, que em 2003 convidou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser o orador oficial da solenidade.
Porém, o contrário daquele ano, quando manifestantes protagonizaram o evento, ontem (Tiradentes), a cerimônia transcorreu em clima de tranquilidade, sem faixas ou protestos. Apenas Anastasia contou com uma pequena claque organizada. Sindicatos, que costumam seguir em caravanas para a cidade histórica, alegaram que a desmobilização ocorreu em razão do forte aparato policial que nos últimos anos impedia manifestações na Praça Tiradentes.
Em seu discurso, Dilma evitou temas políticos, mas utilizou a data histórica para relembrar seu passado de luta contra a ditadura militar (1964-1985), quando foi presa e torturada. "Os brasileiros e brasileiras que como eu sofreram na pele os efeitos da privação da liberdade sabem o quanto a democracia institucional faz falta quando desaparece", afirmou Dilma.
Na quinta-feira passada, em uma festa do Exército, a presidente evitou falar sobre o tema ditadura, Ontem, Ela voltou a vincular a prosperidade do País à erradicação da miséria erradicação da miséria e disse que o Brasil está conquistando um novo grau de amadurecimento da consciência cívica em um ambiente de crescente liberdade". A presidente citou Tancredo Neves, morto em 1985: "Outro mineiro amado nacionalmente". E também o ex-presidente Lula para dizer que "o resgate (dos brasileiros) da pobreza equivale também a uma verdadeira emancipação política."
Fonte:O Estado de S.Paulo

Irmão de pastor evangélico deve deixar o PR e aderir ao PSD no RJ

Irmão de pastor evangélico deve deixar o PR e aderir ao PSD no RJ

Deputado Samuel Malafaia, que teve a terceira maior votação em seu Estado, sai rumo à legenda de Kassab

Alfredo Junqueira, de O Estado de S. Paulo
Eleito com a terceira maior votação para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o deputado Samuel Malafaia - irmão do pastor Silas Malafaia, da Associação Vitória em Cristo da Assembleia de Deus - está de malas prontas para sair do PR e aderir ao PSD. Fábio Silva, outro parlamentar com forte votação no eleitorado evangélico, deve seguir o mesmo rumo.
O novo partido deve contar ainda com a adesão de pelo menos outros cinco deputados e pode se tornar a terceira maior bancada na Alerj quando for oficialmente lançado - superando o PT, por exemplo, que tem seis deputados.  
De acordo com Malafaia, as articulações para a mudança do grupo para o PSD têm contado com a participação de Indio da Costa, candidato a vice na chapa derrotada de José Serra (PSDB) à Presidência da República e que anunciou no início do mês seu desligamento do DEM para se filiar ao PSD. "Meu irmão apoiou o Serra. Nós já conhecíamos o Indio. Ele tem feito o meio de campo entre nós e o PSD", explicou Malafaia. "Meu irmão sempre participa das minhas decisões políticas", disse o deputado.
O PR é o partido que mais deve perder no Rio. Liderado pelo ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho, principal desafeto do atual ocupante do Palácio Guanabara, Sérgio Cabral Filho (PMDB), a legenda pode ter sua bancada na Alerj reduzida de nove para uma cadeira. Garotinho queria estabelecer uma oposição radical ao governo Cabral, mas a bancada estadual prefere aderir - com a exceção da deputada Clarissa Garotinho, filha do ex-governador.

Fonte:O Estado de S.Paulo

Antigo casarão abrigará centro cultural

Antigo casarão abrigará centro cultural 

PROPOSTA Zeti Muniz, um dos fundadores do grupo O Frontispício, está à frente da transformação de casarão histórico em centro cultural

A população mogiana ganhará, nos próximos 30 dias, mais um espaço destinado às manifestações artísticas. O novo centro cultural, que será batizado como "Dona Mariquinha", funcionará no antigo casarão da esquina das ruas Dr. Ricardo Vilela e Alfredo Cardoso, em frente ao Largo Bom Jesus. O grupo de artes plásticas O Frontispício e o herdeiro do imóvel, João Benedito de Souza Mello Camargo, são os responsáveis pelo projeto.
O nome do centro é uma homenagem à professora Maria de Souza Mello Camargo, conhecida como "Dona Mariquinha", antiga proprietária do local, e mãe de João Benedito. O espaço já foi residência da família Camargo e abrigou alguns pontos comerciais nas primeiras décadas do século 20, como um armazém de secos e molhados e, posteriormente, uma farmácia.
Tombado em 2010 como Patrimônio Histórico Municipal, o Casarão sofre hoje um processo de deterioração. "Tudo começou em 2007, quando refizeram o asfalto da Rua Dr. Ricardo Vilela, o que abalou a estrutura e causou algumas rachaduras. No ano passado, a Prefeitura ingressou com processo para o tombamento do casarão, mas isso não pode impedir seu funcionamento", explica Camargo.
O acordo selado entre o atual proprietário e o grupo artístico tem duração de oito anos e visa a revitalização e exploração de todos os espaços do imóvel para atividades culturais. "Vamos ter saraus, peças teatrais, exposições e um museu em memória da família proprietária", conta Zeti Muniz, artista plástico e um dos fundadores do Frontispício.
Apesar de ser gerido pelo grupo, o espaço não se limitará às obras e apresentações do Frontispício. A ideia, de acordo com os organizadores, é abrir espaço a todos os artistas do Alto Tietê. "Qualquer um deles que se comprometa a participar pode demonstrar sua arte no espaço. O objetivo é este, afinal, o centro será mantido pelos próprios artistas", comenta Zeti.
Para o início do trabalho, o grupo também espera conseguir o apoio de engenheiros e contadores a fim de viabilizar o funcionamento do espaço. A previsão de Zeti é de que em um mês, pelo menos um dos ambientes do casarão já esteja em funcionamento. O restante dos espaços será liberado conforme a restauração estiver concluída.
"É muito trabalho a ser feito, para isso gostaríamos de convidar as pessoas que estiverem interessadas em valorizar a cultura regional. Elas podem nos ajudar com doações ou patrocínios. Para isso, basta que nos procurem", disse Muniz.
A direção do novo centro já tem alguns integrantes definidos, como João Camargo, que participará da Comissão Orçamentária. A expectativa é de que, nas próximas semanas, outros nomes sejam apresentados.
Os artistas interessados em participar podem entrar em contato com O Frontispício pelo telefone 3453-8196 ou no endereço eletrônico http://ofrontispicio.blogspot.com. Para aderir ao Centro é necessário pagar uma taxa simbólica de R$ 50,00. "Este valor será destinado à compra do material de restauração e confecção de carteirinhas dos novos sócios", completa o artista plástico.

Fonte:O Diário de Mogi

Dilma pretende rever royalties

Dilma pretende rever royalties





Ouro Preto
Na data comemorativa à Inconfidência Mineira, a presidente Dilma Rousseff reiterou ontem, em Ouro Preto (MG), a disposição do governo federal de rever os royalties pagos pelas empresas pela exploração mineral no País. A convite do governador Antonio Anastasia (PSDB), Dilma foi a oradora oficial da tradicional solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, além de ser agraciada com o Grande Colar, maior comenda do Estado.
Ao defender no evento a "devida compensação" pela exploração mineral, a presidente atendeu às expectativas do governador mineiro, que encampou a revisão da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) como uma de suas principais bandeiras.
"Eu mais uma vez externo aqui o meu compromisso com o envio do marco regulatório do setor da mineração", afirmou Dilma, em discurso que encerrou a solenidade. "Não é justo nem tampouco contribui para o desenvolvimento do Brasil que os recursos minerais sejam daqui tirados e não haja a devida compensação. Esta compensação é condição para que as novas reservas naturais tenham um sentido, que não se concentre nas mãos de poucos, mas se difunda por toda sociedade."
A fala de Dilma foi precedida por apelos nesse sentido. O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo (PMDB), classificou a medida como "um marco histórico" do "primeiro mandato" de Dilma. E disse que a revisão da Cfem é "uma das maiores conquistas da economia brasileira prestes a se efetivar".
Anastasia observou o contexto da Inconfidência Mineira para reclamar que a atual compensação pela exploração mineral não tem sido justa com os municípios de Minas Gerais. "Esta é a prioridade do nosso Estado", disse. "O minério de ferro, seio fundamental do desenvolvimento econômico mundial, vem sendo retirado de nosso solo com pouca ou quase nenhuma retribuição a título de compensação. O principal tributo estadual, o ICMS, não incide quando esse produto é exportado."

Fonte:O Diário de Mogi

Ficha Limpa deve valer em 2012

Ficha Limpa deve valer em 2012 
Brasília
Depois de ter concluído que os políticos fichas sujas tinham o direito de concorrer na eleição do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá agora dar o aval para que a Lei da Ficha Limpa impeça as candidaturas a partir de 2012. A maioria dos ministros do Supremo já se posicionou abertamente ou de forma reservada a favor da entrada em vigor da lei como forma de moralizar os costumes políticos no Brasil.
O STF deverá se manifestar sobre a polêmica lei durante o julgamento de ações do PPS e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O PPS protocolou na terça-feira uma ação declaratória de constitucionalidade (ADC). A OAB promete entregar o seu pedido na próxima semana. Caberá ao ministro calouro do Supremo, Luiz Fux, o papel de relator do caso. A novidade nos próximos julgamentos é a tendência à admissão de que a presunção da inocência para os políticos pode ser flexibilizada.
Em março, quando o STF decidiu que a lei não poderia ter barrado candidaturas em 2010, Fux deu o voto de desempate, concluindo que a norma fazia mudanças no processo eleitoral e, por esse motivo, deveria ter sido aprovada com pelo menos um ano de antecedência à eleição de 2010, o que não ocorreu.
Fux, porém, já deu entrevistas elogiando a lei. Ele disse que a regra "conspira em favor da moralidade administrativa". No STF, a expectativa é que o ministro indicado pela presidente Dilma Rousseff e recém empossado dê agora um voto favorável à aplicação da lei.
O problema é que há pelo menos dois pontos de grande polêmica na norma que deverão render muito debate no plenário, integrado por 11 ministros. A lei estabelece que os políticos condenados por tribunais não podem ser candidatos. Pela regra, mesmo que um político ainda tenha chances de recorrer de uma condenação ele pode ser impedido de concorrer na eleição.
Quem é contrário à inovação ressalta que há um dispositivo na Constituição Federal que prevê o direito à presunção da inocência, ou seja, que ninguém será considerado culpado até uma decisão definitiva da Justiça e sem chances de recurso. No entanto, cresce no STF o apoio à tese de que esse direito pode ser usado em processos criminais. Mas no caso eleitoral essa regra não se encaixaria porque a lei estabeleceu que ter ficha limpa é uma condição para disputar um cargo, assim como existem outras, como a idade mínima, por exemplo.
"Não é caso de determinar que aquele que foi condenado em segunda instância é culpado; apenas estabelecer que ele não pode se candidatar naquela eleição", opina o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP).
Outro ponto polêmico da lei que os ministros terão de enfrentar é o que proíbe a candidatura de políticos condenados antes da entrada em vigor da norma. Na prática, a lei teria efeitos retroativos. Há uma regra no direito que diz que uma lei não pode retroagir para prejudicar. Mais uma vez, os favoráveis à Ficha Limpa sustentam que rejeitar o registro da candidatura de um ficha suja não pode ser considerada uma punição. É apenas um critério de registro.


Fonte:O Diário de Mogi

Decisão do governo irrita Região

Decisão do governo irrita Região

RENATO DE ALMEIDA 
A decisão do secretário de Estado da Saúde, Giovanni Cerri, de não mais instalar na em Mogi das Cruzes o Serviço de Atendimento Psiquiátrico para Dependentes Químicos, Álcool e Drogas continua recebendo críticas por parte de representantes do Município. A reportagem de O Diário ouviu profissionais que trabalham com crianças e adolescentes e, especificamente com dependentes químicos, e também com políticos, sobre o assunto. Os entrevistados destacaram a necessidade de uma clínica como esta na Cidade, em razão da gravidade do problema do uso de drogas. Eles falaram sobre a importância das mobilizações para pressionar o Governo do Estado a mudar de ideia, como a que tem sido preparada pela Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat).
A conselheira Tutelar de Mogi, Mônica Marques dos Santos, lamenta o cancelamento da instalação da Clínica, já que, segundo ela, são muitos os casos de dependência química na Cidade. "Mogi das Cruzes, atualmente, não possui políticas públicas para tratamento de dependentes. Um exemplo disso é que a Saúde Mental conta com apenas um psiquiatra. Por isso, a Clínica seria uma parte muito importante para que esta situação mudasse", declara.
Ela conta que o Conselho Tutelar recebe vários casos envolvendo drogas, tanto de crianças quanto de mães viciadas. "Muitas vezes, essas mães, em um rápido momento de lucidez, nos pedem para ser internadas. Contudo, não há lugar na Cidade para onde encaminhar a pessoa que quer auxílio. Esta falha chega a ser ridícula para um Município deste tamanho", enfatiza.
A Câmara Municipal de Poá, assim como outras câmaras da Região, aprovou moção de repúdio à declaração do secretário Cerri. Os documentos estão sendo encaminhados à Secretaria de Saúde e também ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). Além disso, na próxima semana, a Acat irá lançar uma campanha regional contra decisão do Governo. Ferraz de Vasconcelos foi o local escolhido para início da ação, que visa colher 100 mil assinaturas para pressionar o Palácio dos Bandeirantes a voltar atrás e implantar a Clínica em Mogi.
Mônica concorda com a realização desta mobilização. "É muito importante pressionar o Governo do Estado. Afinal, sem um trabalho adequado nesta área, quem sai perdendo é o Município, pois ficamos patinando, sem sair do lugar", aponta.
O vereador Carlos Evaristo da Silva (DEM) conta que a Igreja do Evangelho Quadrangular, da qual é pastor, mantém entidades de atendimento a jovens viciados, em Jacareí e São José dos Campos. Segundo ele, deverá ser construída uma terceira casa em Mogi para atender à Região. Enquanto isso não acontece, o parlamentar engrossa o coro que pede pela Clínica do Estado. "Acho lamentável o Governo cruzar os braços diante desta que é uma questão de saúde pública, de vida. É um descaso com o problema da droga, que é muito maior do que se imagina, principalmente em relação ao crack", critica.
Para Silva, o Poder Executivo também deveria se mobilizar. "Os prefeitos também deveriam abraçar a causa", sugere.
A psicoterapeuta e coordenadora do Projeto Vida, que há 11 anos dá assistência a dependentes químicos de Mogi, Dalva Pavia, acha importante a instalação da Clínica na Cidade, mas tem suas ressalvas. "A demanda por tratamento para mogianos já é muito grande. Não sei se uma Clínica para toda a Região iria ajudar muito", questiona.
Porém, a especialista diz que se o serviço colocasse disponíveis mais psiquiatras, seria muito positivo. "Havendo Psiquiatria, seria interessante se pudéssemos encaminhar nossos internos", argumenta.


Fonte: O Diário de Mogi

Clínica

Daniel Carvalho


Clínica
O presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PSDB), obteve do secretário de Estado do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, uma informação extra-oficial nada convincente para o recuo do secretário estadual de Saúde, Giovanni Cerri, no projeto de instalação de uma clínica para tratamento de dependentes químicos na cidade.


Na agenda do governador
O secretário de Saúde teria desistido de instalar a clínica em Mogi para não impedir o lançamento em grande estilo pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) de um programa estadual para tratamento de viciados. Até lá, os dependentes podem esperar. Podem?



Pressão política
Até que esta situação se resolva, o presidente da Câmara mogiana "mira" suas críticas no secretário estadual de Saúde, Giovanni Cerri, e articula uma ação regional para pressionar o governo a cumprir com sua palavra.




Coleta de assinaturas
Na próxima semana, a Associação das Câmaras do Alto Tietê (Acat), que é comandada por Mauro Araújo, começa, por Ferraz de Vasconcelos, um movimento para coletar assinaturas em favor da clínica regional para dependentes.



Saia justa
Aliás, a Acat poderá não ser mais convidada para as reuniões do Consórcio de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat) e da Frente Parlamentar do Alto Tietê. Na última reunião, a direção da associação das Câmaras entregou ao secretário Edson Aparecido um relatório com cerca de 30 obras e projetos considerados como prioridade para a região.




Geladeira
O Acat tomou essa iniciativa enquanto a direção do Condemat (leia-se Sebastião Almeida - PT) prometia fazer um "levantamento" dos problemas da região. A Acat e Mauro Araújo poderão ir para geladeira pela "correria". 
Maurício Sumiya


TG magoado
Representantes do Tiro de Guerra (TG) de Mogi das Cruzes não estão nada satisfeitos com o andamento do convênio firmado com a prefeitura para garantir o treinamento militar aos jovens da cidade. 


Convênio 
A reclamação do Tiro de Guerra é contra a falta de atenção do governo municipal com a manutenção das instalações, que, segundo o convênio, deveria ser feita pela Prefeitura.



Abandonado
De acordo com um representante, a possibilidade de o TG ser transferido de lugar está descartada, e o local precisa de reparos. A fonte observou que o Ministério do Exército tem coisas mais importantes para tratar. 
Guilherme Berti


Silêncio no PPS
Em reunião promovida pelo PPS de Mogi com pré-candidatos a vereador para 2012, falou-se, entre outras coisas, da crise no Semae. O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) participou da conversa "ficando em silencio".


Crise, que crise?
Uma liderança do partido na cidade observou que alguns dos possíveis candidatos estranharam a postura de Gondim. "O deputado estava calado quando se falou do Semae e calado ele continuou", disse a fonte.




Frente do aterro
Por falar em Gondim, abril já está caminhando para o final e o deputado estadual mais votado da região ainda não anunciou a data para o lançamento oficial da Frente Parlamentar que atuará contra o aterro da Queiroz Galvão.



Ainda o Semae
Nos bastidores do Semae, já se fala que ao menos quatro servidores foram afastados da autarquia. O resultado das sindicâncias deverá ser conhecido no início de maio. 
Adriano Vaccari


Sem ambiente
Mesmo com o fim da polêmica sobre o fechamento da delegacia de Brás Cubas aos fins de semana, a situação do delegado seccional de Mogi, João Roque Américo, continua complicada. O ex-seccional de Guarulhos enfrenta resistência entre seus pares e está sem ambiente em Mogi.


Akmatsuri 
O Bunkyo Associação Cultural de Mogi das Cruzes ainda não colocou em sua página oficial o balanço detalhado da 26ª edição da Festa do Akimatsuri. O tradicional evento é um dos que mais atraem patrocínio e público na cidade. Os números deverão aparecer depois do feriado.



Aperto
Está ficando cada vez mais complicado (apertado) viajar nos trens da CPTM nos horários de pico (especialmente pela manhã). De Guaianases em diante, muita gente passa mal e até desmaia em razão do excesso de lotação e calor. 

Fonte:Mogi News

Insensato Coração" Crime sem castigo: Cortez trama a morte de Clarice e fica com Natalie

"Insensato Coração"
Crime sem castigo: Cortez trama a morte de Clarice e fica com Natalie
Manu Moreira
PopTevê
Divulgação
Com a morte de Clarice, tramada pelo banqueiro Cortez, quem se dará bem é a gananciosa Natalie
O farsante Cortez (Herson Capri) chegará ao cúmulo do mau-caratismo em "Insensato Coração". Depois de ser preso, o empresário volta para casa e acredita que foi a sua mulher, a submissa Clarice (Ana Beatriz Nogueira), a responsável pelo acontecimento. Como já é de costume na vida do casal, os dois brigam feio e Cortez pede o divórcio. Mas a atitude ainda estaria civilizada demais para o traidor. Não satisfeito, ele encomenda a morte da ex-mulher. Cortez pede que simulem um defeito no carro de Clarice para que o assassinato pareça um acidente. Depois, o carro da mulher é encontrado em um rio. A situação ainda o faz ser liberado no meio de um depoimento, já que os médicos declararam que Clarice estava morta enquanto o empresário estava na delegacia. Quem fica satisfeita com toda a situação é Natalie (Deborah Secco).

Fonte:Mogi News

Alerta: Alto Tietê poderá ficar sem água

Alerta
Alto Tietê poderá ficar sem água
Estudo da Agência Nacional das Águas aponta que a região precisa adaptar seus sistemas de abastecimento
Natália Ramos
Da Reportagem Local
Se os sistemas produtores de água no Alto Tietê não receberem melhorias nos próximos quatro anos,o abastecimento na região poderá ser interrompido. A previsão da Agência Nacional das Águas (ANA) é de que o déficit ocorra em 2025. Esta constatação foi obtida por meio de um estudo gerenciado pelo órgão e divulgado no Atlas Bra-sil - Abastecimento Urbano de Água neste ano.
A análise apontou que a situação está se agravando devido à poluição nas nascentes, o que torna cada vez mais difícil a captação de água limpa.

O estudo afirma que, entre os municípios do Alto Tietê, Santa Isabel é o único que está de acordo com as adequações previstas para manter ininterrupto o abastecimento. Mogi das Cruzes precisa de um novo manancial para garantir o mesmo benefício. As demais necessitam de investimentos nas fontes existentes.
Em Itaquá, a diretora do Departamento de Saneamento, Denise Chavez, disse que a cidade está em processo de regularização de captação da água e saneamento e, por isso, ainda não foram definidas medidas para evitar problemas na distribuição. Em Poá, onde existe a Estância Hidromineral da Fonte Áurea, o secretário do Meio Ambiente, Carlos Setsuo, garantiu que há um "plano de saneamento" para sanar os problemas nos próximos dez anos.

Em Salesópolis, nascente do rio Tietê, a diretora de Meio Ambiente, Letícia de Fátima Moraes, defende que a cidade é protegida pela legislação dos mananciais do Estado e, por isso, não tem meios para adequar seu sistema reprodutor de água.

Já em Mogi, o Semae disse que faz a captação de água no rio Tietê, que a situação atual é "tranquila" e que não há risco de desabastecimento em um período tão curto.

Fonte:Mogi News

Aniversário Legião Mirim comemora 35 anos de fundação

Aniversário
Legião Mirim comemora 35 anos de fundação
Entidade mogiana já atendeu cerca de 18 mil meninos entre 14 e 17 anos, colaborando para a formação pessoal e capacitação profissional do grupo
Bras Santos
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari
Legionários e convidados se divertiram com diversas atividades no dia de ontem no Tiro de Guerra
A Legião Mirim de Mogi das Cruzes, entidade da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em abril de 1976 pelo 17º Batalhão da Polícia Militar, celebrou ontem com festa de confraternização o seu 35º ano de fundação. No evento o vice-presidente e entusiasta do projeto, Ediel Braz Soares, destacou o trabalho de formação de jovens desenvolvido: "Em todo esse tempo, cerca de 18 mil meninos com idades entre 14 e 17 anos passaram pela entidade, que procura transmitir aos garotos sólidas noções de hierarquia, cidadania e respeito ao próximo", disse Soares, cuja formação, como homem e profissional, atribui aos ensinamentos recebidos pela instituição, que também oferece cursos profissionalizantes.
"Hoje (ontem) reunimos aproximadamente cem garotos para comemorar mais uma aniversário desse trabalho idealizado pela Polícia Militar e apoiado pelo Tiro de Guerra e por empresários da cidade. Os jovens do Tiro de Guerra também foram convidados para essa comemoração. O Tiro de Guerra é um grande parceiro da nossa entidade nesse processo de formação profissional e pessoal dos garotos", revelou o vice-presidente.

Soares acrescentou que, atualmente, a legião atende 168 jovens, sendo que 98 estão trabalhando em grandes empresas e estabelecimentos comerciais da cidade: "Os resultados são bons em razão da seriedade do trabalho que procuramos desenvolver. Na legião, os jovens aprendem a se comportar da forma mais adequada para o trabalho e para a vida. Nosso grande desafio para os próximos 35 anos será manter a Legião Mirim fora do alcance dos interesses políticos e produzindo bons resultados, ou seja, educando e colocando os meninos no mercado de trabalho", completou o ex-legionário.


Festa
O sábado de sol quente contribuiu para o sucesso da festa de integração realizada nas dependências do Tiro de Guerra. Baralho, futebol, vôlei, muita carne, refrigerantes e música (estilo pancadão) fizeram a alegria dos jovens.
Os gêmeos Jorge Luiz e Julio César destacaram a importância dos ensinamentos que estão recebendo na entidade: "Não acredito que estaria empregado e com um futuro pela frente, se não tivéssemos a oportunidade de participar desse projeto", disse Jorge Luiz.
O irmão observou que o mercado de trabalho é concorrido e as exigências aumentam a cada dia: "Sem uma preparação adequada não dá para conquistar um bom espaço e a Legião Mirim nos ajudou muito."

Fonte:Mogi News

Indústria da multa: Radar dedo-duro volta com tudo

Indústria da multa
Radar dedo-duro volta com tudo
Coincidência ou não, o equipamento, alvo de investigação, funcionava ontem, dia de estrada superlotada
BRAS SANTOS
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Tudo começa quando o veículo passa pelo radar inteligente, mas ... o policial monitora a passagem pelo computador e verifica se há irregularidades. Quando há apelidado do dedo-duro o policial que está na base manda o motorista parar e aplica a autuação, como neste carro
Devidamente recuperado desde que foi atacado por vândalos no fim do mês passado, o radar da dedo-duro instalado no quilômetro 58,5 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98) está em plena atividade. Ontem, primeiro dia do feriadão da Páscoa e de intenso movimento na estrada, o equipamento ajudou a Polícia Rodoviária a multar muita gente.

Alguns motoristas, inclusive, tiveram de abortar a viagem ao litoral por causa do radar, que aponta todo e qualquer tipo de irregularidade existente na documentação dos veículos que passam pelos sensíveis sensores instalados no aparelho. Esse equipamento chegou a ficar fora do ar no dia 31 de março, quando foi alvo de uma tentativa de incêndio.
Na manhã de ontem, a reportagem do Mogi News teve a oportunidade de acompanhar, passo a passo, o funcionamento do aparelho, que foi instalado e é operado por uma empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão do governo estadual responsável pela administração e fiscalização na ligação rodoviária de Mogi e a região do Alto Tietê com o litoral.
No tempo em que a reportagem acompanhou o trabalho, um agente da Polícia Rodoviária determinou que um veículo Citroen fosse apreendido a partir de informações transmitidas pelo dedo-duro. Quando o veículo passou pelo radar, o equipamento constatou que o dono do carro, que seguia para a praia, teria deixado de pagar o IPVA de 2008.
Essa informação captada pelo radar foi imediatamente enviada para o terminal de computador instalado na base da Polícia Rodoviária, que fica a um quilômetro de distância do local onde foi instalada a chamada lombada eletrônica inteligente. As informações do aparelho também podem ser repassadas para computadores móveis utilizados pelos agentes.
Com base na informação sobre a irregularidade, policiais pararam o motorista do Citroen. No carro, o casal, que estava seguindo para o litoral, ainda tentou evitar, mas o veiculo acabou sendo apreendido como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "Guarda, o que o senhor pode fazer para resolver o problema?", teria perguntado a mulher que viajava no Citroen ao saber que o veículo ficaria retido por causa do não pagamento do IPVA. "Posso chamar um táxi para a senhora", respondeu o policial rodoviário, que agiu a partir das informações transmitidas pelo radar, que fica a cerca de mil metros de distância da base.



Protestos
Além do casal, muitos outros turistas foram flagrados ontem pelo dedo-duro e outros serão até o encerramento do fim de semana prolongado. E só na segunda-feira o DER deverá divulgar algum balanço com o total de multas aplicadas pelo radar que, desde o ano passado, tem sido alvo de muitas críticas de motoristas e representantes da sociedade civil. Em decorrência das reclamações dos usuários da estrada sobre o possível abuso do Estado na aplicação de multas nesse radar, o Ministério Público de Mogi abriu um procedimento investigatório para saber se a instalação e a operação do radar estão de acordo com a legislação.

Fonte:Mogi News