quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Debandada na economia: Equipe de Paulo Guedes sofre duas novas baixas

Com saídas de Salim Mattar e Paulo Uebel, ministério perdeu cinco nomes da agenda liberal

Foto: Marcos Corrêa/PR/Agência Brasil

Ministro Paulo Guedes garantiu que governo federal vai avançar com as reformas

O ministro da Economia, Paulo Guedes, perdeu ontem os dois integrantes da sua equipe que mais tinham a marca da agenda liberal que prometeu implementar na economia brasileira no início do governo.

O empresário e um dos fundadores da Localiza, Salim Mattar, e o economista Paulo Uebel pediram demissão depois de um ano e meio de dificuldades para implementar no governo as medidas para as quais foram convidados a integrar o governo Bolsonaro: as privatizações e a reforma administrativa, duas das quatro principais agendas de Guedes, além das reformas da Previdência e tributária.

Auxiliares de Guedes reconhecem que esse é um dos momentos mais difíceis para ele desde o início do governo e temem que ele também possa pedir demissão.

"Se me perguntarem se houve uma debandada hoje (ontem), houve", disse Guedes a jornalistas, depois de se reunir com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo o ministro, apesar das demissões, o governo vai "avançar com as reformas". "Nossa reação à debandada que ocorreu vai ser avançar com as reformas", afirmou.

Segundo Guedes, Mattar saiu porque está insatisfeito com o ritmo das privatizações no governo. "O establishment não deixa. Não avançamos nas privatizações com a mesma velocidade do que na Previdência", disse Guedes.

Já Uebel pediu demissão por discordar da estratégia do governo federal de deixar parada a reforma administrativa, que faz uma reformulação do RH do Estado. Guedes disse que o "timing" da reforma, engavetada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por mexer com o funcionalismo público, é "político".

Com as duas saídas de ontem, a equipe econômica soma agora cinco baixas. Nas últimas semanas, Mansueto Almeida já havia deixado o Tesouro Nacional, Caio Megale deixou a diretoria de programas da Secretaria Especial da Fazenda e Rubem Novaes anunciou que deixará a presidência do Banco do Brasil.

A queda de Mattar e Uebel, considerados liberais "puro sangue" do governo, foi interpretada com uma derrota da agenda liberal de Guedes em troca da reeleição do presidente Bolsonaro, que se aproximou de lideranças políticas contrárias à reforma administrativa e à venda das estatais.

Durante a campanha eleitoral, o conflito do presidente, um político com viés desenvolvimentista, e a agenda liberal do seu superministro Paulo Guedes, o seu "posto Ipiranga", foi previsto por economistas e cientistas políticos. A crise da pandemia de Covid-19 acirrou os conflitos entre os dois grupos e antecipou a disputa por conta dos planos da retomada econômica, segundo admitem fontes do governo.

Mattar, um dos grandes financiadores do desenvolvimento do movimento liberal no país, nos últimos anos, vinha manifestando desconforto nos bastidores com as resistências em avançar nas privatizações, entre elas, dos Correios e estatais ligados à área de infraestrutura. Há duas semanas, diante de notícias de que deixaria o governo, disparou mensagens pelo celular e nas redes sociais que continuava animado com o trabalho em Brasília. Ele chegou ao governo com um dos nomes mais festejados da equipe de Guedes.

Fonte:Mogi News



Suzano: GCM passa a contar com mais 56 guardas e comandante mulher

 Prefeitura também anunciou a criação da Romo e da Base de Segurança Integrada, que será no centro da cidade

Foto: Irineu Junior/Secop Suzano


Nova comandante será responsável por 181 GCMs

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) apresentou Rosemary Ferreira Caxito como a nova comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, durante evento realizado ontem de manhã. Na oportunidade, ele também deu as boas-vindas aos 56 novos agentes da corporação e anunciou a criação da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) e da Base de Segurança Integrada (BSI), a ser implantada no coreto da praça João Pessoa, na região central.

Pela primeira vez nem Suzano a GCM será liderada por uma mulher. "Sigo galgando degraus desde 2010 e fico muito contente com a confiança. Isso me emociona porque o prefeito Rodrigo Ashiuchi é uma pessoa que acompanha o trabalho de perto, está sempre presente e disposto a ouvir e a participar de todas as ações", comentou.

Ela terá ao lado o subcomandante André Alves da Silva. "É um momento histórico e será uma honra ocupar o cargo ao lado da comandante Rosemary, tendo em vista nossa trajetória comum e bem-sucedida. Desejamos realizar ações sólidas, como nunca antes vistas", disse.

Novos GCMs

O novo comando recebeu 56 agentes, conforme chamamento do último concurso público, realizado em 2018. Assim, o quadro passa de 125 para 181 GCMs, devidamente treinados para o patrulhamento, sendo que 12 deles já serão direcionados à Ronda Ostensiva Motorizada (Romo).

O grupamento será composto por 14 agentes e oito motocicletas, a fim de prestar auxílio às ações da GCM, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Patrulha Maria da Penha, Canil, Grupo Unido na Ação de Repressão às Drogas (Guard) e Central de Segurança Integrada (CSI). "Os novos guardas somam e motivam a tropa. Nosso foco será motivar, executar e fiscalizar. É um grande desafio a todos", afirmou a comandante.

Entre os novos agentes está Dayse Soares Sampaio, que descobriu sua gravidez durante as etapas do concurso. Hoje, sua filha tem oito meses. "No início do treinamento foi bem difícil, meu bebê tinha apenas dois meses. Tudo o que eu faço é por ela. Agora se inicia uma etapa muito importante em nossas vidas".

O assessor estratégico da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, realizou a entrega simbólica dos certificados e anunciou a Base de Segurança Integrada (BSI), a ser implantada na praça João Pessoa. O projeto segue na fase de estudos técnicos. A expectativa é de que o planejamento seja concluído ainda neste ano. "A BSI vai garantir mais segurança ao centro, sendo um braço da CSI. Sem contar a nossa Base Comunitária Móvel, que percorre os bairros suzanenses", disse.

Já o prefeito reforçou que os investimentos na segurança refletem em resultados concretos, sendo que desde 2017 a GCM prestou auxílio a mais de 22 mil ocorrências. "Anunciamos 56 novos agentes. São homens e mulheres dispostos a fazer parte da nossa corporação, inclusive assumindo o novo grupamento Romo, e agora o projeto da BSI começa a ser encaminhado. Também, pela primeira vez e com muita honra, teremos uma mulher como comandante. Não é apenas uma homenagem para exaltar o empoderamento feminino. Para além disso, é uma questão de empenho e dedicação à história da GCM em Suzano. A escolha pela Rosemary foi unânime, sendo uma profissional muito capacitada".

Comprometidos

Ashiuchi finalizou dizendo que o novo comando faz parte de um projeto voltado à família suzanense, com a garantia de mais segurança, qualidade de vida e desenvolvimento. "Tenho muito orgulho de hoje contarmos com a Rose e o André à frente da corporação. Ambos têm uma carreira na GCM, com experiência na Patrulha Maria da Penha e no Guard. São pessoas comprometidas com a segurança das mulheres e das crianças, zelando pela família de modo geral".

Além da Imprensa presente, os anúncios ainda foram prestigiados pelo chefe de gabinete Afrânio Evaristo da Silva e pelos secretários Itamar Viana (Planejamento e Finanças) e Arnaldo Marin Júnior (Esporte e Lazer).

 Fonte:Mogi News

flexibilização Nove estabelecimentos são notificados por desrespeito

 Fiscalização precisou agir no primeiro dia permitido para bares e restaurantes funcionarem até as 22 horas

No primeiro dia de liberação de funcionamento noturno de bares, restaurantes e padarias, na segunda-feira passada, nove estabelecimentos foram notificados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes pelo descumprimento do horário máximo permitido (22 horas) e perturbação ao sossego.

Mesmo com as notificações aplicadas aos empreendimentos, o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, informou que a avaliação do primeiro dia do atendimento noturno dos bares e restaurantes foi positiva. O governo do Estado de São Paulo anunciou, no início da semana passada, a liberação para esses estabelecimentos funcionarem no período noturno, o que estava vetado desde o início da pandemia, no final de março. O funcionamento noturno pode ocorrer em horários diferenciados dentro das seis horas diárias previstas na fase 3 amarela do Plano São Paulo de Retomada Econômica. O regramento só é permitido em regiões que estiverem há pelo menos 14 dias na fase amarela. O Alto Tietê está desde 13 de julho nesta fase, o que possibilita a implantação da medida na cidade. Desde o avanço para a fase amarela, o setor estava liberado a atuar até as 17 horas.

"A maioria dos estabelecimentos seguiu as medidas sanitárias, assim como aconteceu quando houve a liberação do setor até as 17 horas. A avaliação deste primeiro dia (segunda-feira passada) é positiva", explicou o secretário Sales. Segundo ele, as nove reclamações registradas partiram da população, que reclamaram de estabelecimentos abertos após as 22 horas. Em um destes casos, as queixas se deram devido ao som alto. A Guarda Municipal se deslocou até o local e conversou com os proprietários, que prontamente atenderam às solicitações. "Não houve multas ontem (segunda-feira). Foi realizado o trabalho de conscientização por parte da guarda. As multas seriam aplicadas caso a situação persistisse, ou seja, se os estabelecimentos continuassem abertos. Neste caso, haveria a notificação por escrito e depois a autuação", explicou Sales, afirmando ainda que a minoria dos estabelecimentos manteve as portas abertas até as 22 horas.

Guarda Municipal

Desde o começo da pandemia, para ampliar ainda mais a sensação de segurança, o efetivo da Guarda Municipal nas ruas aumentou em 50%, o que possibilita ações de fiscalização como as realizadas na última segunda-feira. O aumento, de acordo com o secretário, ocorre devido à necessidade de fiscalização causada pela pandemia da Covid-19.

Maioria respeitou as regras e nem sequer abriu até o horário máximo permitido

Compartilhe

Fonte:Mogi News