quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Suzano: GCM passa a contar com mais 56 guardas e comandante mulher

 Prefeitura também anunciou a criação da Romo e da Base de Segurança Integrada, que será no centro da cidade

Foto: Irineu Junior/Secop Suzano


Nova comandante será responsável por 181 GCMs

O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) apresentou Rosemary Ferreira Caxito como a nova comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, durante evento realizado ontem de manhã. Na oportunidade, ele também deu as boas-vindas aos 56 novos agentes da corporação e anunciou a criação da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) e da Base de Segurança Integrada (BSI), a ser implantada no coreto da praça João Pessoa, na região central.

Pela primeira vez nem Suzano a GCM será liderada por uma mulher. "Sigo galgando degraus desde 2010 e fico muito contente com a confiança. Isso me emociona porque o prefeito Rodrigo Ashiuchi é uma pessoa que acompanha o trabalho de perto, está sempre presente e disposto a ouvir e a participar de todas as ações", comentou.

Ela terá ao lado o subcomandante André Alves da Silva. "É um momento histórico e será uma honra ocupar o cargo ao lado da comandante Rosemary, tendo em vista nossa trajetória comum e bem-sucedida. Desejamos realizar ações sólidas, como nunca antes vistas", disse.

Novos GCMs

O novo comando recebeu 56 agentes, conforme chamamento do último concurso público, realizado em 2018. Assim, o quadro passa de 125 para 181 GCMs, devidamente treinados para o patrulhamento, sendo que 12 deles já serão direcionados à Ronda Ostensiva Motorizada (Romo).

O grupamento será composto por 14 agentes e oito motocicletas, a fim de prestar auxílio às ações da GCM, Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Patrulha Maria da Penha, Canil, Grupo Unido na Ação de Repressão às Drogas (Guard) e Central de Segurança Integrada (CSI). "Os novos guardas somam e motivam a tropa. Nosso foco será motivar, executar e fiscalizar. É um grande desafio a todos", afirmou a comandante.

Entre os novos agentes está Dayse Soares Sampaio, que descobriu sua gravidez durante as etapas do concurso. Hoje, sua filha tem oito meses. "No início do treinamento foi bem difícil, meu bebê tinha apenas dois meses. Tudo o que eu faço é por ela. Agora se inicia uma etapa muito importante em nossas vidas".

O assessor estratégico da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, realizou a entrega simbólica dos certificados e anunciou a Base de Segurança Integrada (BSI), a ser implantada na praça João Pessoa. O projeto segue na fase de estudos técnicos. A expectativa é de que o planejamento seja concluído ainda neste ano. "A BSI vai garantir mais segurança ao centro, sendo um braço da CSI. Sem contar a nossa Base Comunitária Móvel, que percorre os bairros suzanenses", disse.

Já o prefeito reforçou que os investimentos na segurança refletem em resultados concretos, sendo que desde 2017 a GCM prestou auxílio a mais de 22 mil ocorrências. "Anunciamos 56 novos agentes. São homens e mulheres dispostos a fazer parte da nossa corporação, inclusive assumindo o novo grupamento Romo, e agora o projeto da BSI começa a ser encaminhado. Também, pela primeira vez e com muita honra, teremos uma mulher como comandante. Não é apenas uma homenagem para exaltar o empoderamento feminino. Para além disso, é uma questão de empenho e dedicação à história da GCM em Suzano. A escolha pela Rosemary foi unânime, sendo uma profissional muito capacitada".

Comprometidos

Ashiuchi finalizou dizendo que o novo comando faz parte de um projeto voltado à família suzanense, com a garantia de mais segurança, qualidade de vida e desenvolvimento. "Tenho muito orgulho de hoje contarmos com a Rose e o André à frente da corporação. Ambos têm uma carreira na GCM, com experiência na Patrulha Maria da Penha e no Guard. São pessoas comprometidas com a segurança das mulheres e das crianças, zelando pela família de modo geral".

Além da Imprensa presente, os anúncios ainda foram prestigiados pelo chefe de gabinete Afrânio Evaristo da Silva e pelos secretários Itamar Viana (Planejamento e Finanças) e Arnaldo Marin Júnior (Esporte e Lazer).

 Fonte:Mogi News