quarta-feira, 27 de junho de 2012

Obras começam no início de 2013




DSC01369.JPGÉ a estimativa de prazo apresentada pelo coordenador de Infraestrutura Ferroviária do DNIT para construção de viadutos sobre a linha férrea, durante audiência pública realizada a pedido de Junji
A construção dos viadutos sobre a linha férrea em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, começará no início do próximo ano, a partir da estrutura projetada para o Distrito de Jundiapeba onde há menor volume de desapropriações a serem efetivadas. A estimativa foi dada pelo coordenador geral de Infraestrutura Ferroviária do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Marcelo Chagas, durante audiência pública, realizada nesta terça-feira (26/06/2012) pela CDU – Comissão de Desenvolvimento Urbano, a pedido do deputado federal Junji Abe (PSD-SP).
“Precisamos dar um voto de confiança ao governo federal de que, desta vez, a população de Mogi das Cruzes e Região não sofrerá decepções porque os necessários e tão reivindicados viadutos sairão do papel”, manifestou-se Junji. Na visão do deputado, exceto que a crise mundial obrigue a presidente Dilma Rousseff (PT) a contingenciar o orçamento suspendendo a execução de obras não iniciadas, as estruturas serão erguidas na Cidade, conforme os planos apresentados pelo executivo do DNIT.
O contrato para execução das obras, celebrado entre o DNIT e o Consórcio SPA/Tejofran/Convap, é de R$ 48.474.155,51, cerca de 15% inferior ao valor estimado de  55.795.377,86 (maio/2010). Está suspenso desde 14 de julho do ano passado, quando surgiram denúncias de irregularidades no Ministério dos Transportes e órgãos a ele vinculados.  Os viadutos foram licitados com base no projeto básico doado pela prefeitura mogiana e aprovado pelo Departamento. Desde então, Junji tem feito sucessivas cobranças para a retomada dos trabalhos.
Questionado pelo parlamentar sobre o andamento do processo, Chagas explicou que, dentro dos próximos 60 dias, o DNIT pretende lançar edital de contratação do detalhamento do Projeto Executivo de Engenharia. A medida visa reduzir a necessidade de revisão do plano durante os trabalhos, de aditivos ao contrato e eventuais atrasos no cronograma.
Após a publicação do edital, prosseguiu o coordenador, a licitação deverá consumir algo em torno de 45 dias, se o certame correr dentro da normalidade e sem grande volume de recursos. A vencedora da concorrência terá prazo de 120 dias para concluir o detalhamento que, segundo Chagas, inclui sondagens por eixo de pilar, delineamento da armação e forma das obras de arte, entre outros itens. O termo de referência para os serviços foi concluído e tem valor de R$ 1.420.955,43  (fevereiro/2012).
Registrado no DNIT como Processo 50600.023996/2011-00, o detalhamento do projeto executivo dos viadutos, já recebeu a declaração de existência de recurso e está em fase final de elaboração do edital. O passo seguinte, antes da publicação do certame, será a análise jurídica da Procuradoria Federal. “Entendo os trâmites administrativos, mas a população só reconhece a execução das obras com as máquinas trabalhando no local. Portanto, preciso que nos dê uma estimativa de quando começam, efetivamente, os trabalhos”, cobrou Junji de Chagas.
O coordenador geral de Infraestrutura Ferroviária respondeu que a construção deverá ter início no começo do próximo ano, levando em conta os cerca de sete meses necessários até a finalização do detalhamento do projeto executivo.  “Nosso planejamento é detalhar o primeiro viaduto. Com orçamento confirmado, se não houver muita discrepância de valores, pretendemos dar ordem de serviço para as obras”, assegurou Chagas.
De acordo com justificativa dada por Chagas a Junji, o primeiro viaduto a ser erguido será o do Distrito de Jundiapeba porque o local apresenta “menor interferência em termos de desapropriação”, já que parte da área abrangida pelo projeto é pública. A estrutura fará a ligação Mogi-Suzano e dará acesso ao Rodoanel Metropolitano no trecho Leste, com tabuleiro de 335 metros de extensão. Será construída entre a Avenida Lourenço de Souza Franco, a Rua Kátia Ribeiro e a Avenida Guilherme Georgi. O acesso pela primeira soma 430 metros e pela última via corresponde a 58 metros.
Já o outro viaduto, na Vila Industrial, tem tabuleiro com extensão de 280 metros, inclusive as curvas. Fará a ligação centro-bairro e vice-versa entre a Avenida Cavalheiro Nami Jafet e a Rua Professor Flaviano de Mello e adjacências. O acesso pela primeira via soma 480 metros e pela segunda corresponde a 520 metros.
Em ambos os viadutos, a largura total será de 19 metros, sendo 17 metros reservados às faixas de rolamento. Cada um comportará duas pistas em cada mão de direção e defensas, além de ter 2 metros de largura para circulação de pedestres. Chagas informou ainda que as obras incluem estruturas em concreto armado, pavimentação asfáltica das vias de acesso, drenagem urbana, iluminação pública, sinalização viária, circulação para pedestres e paisagismo.
Desapropriações
O deputado federal Junji Abe manifestou preocupação quanto às desapropriações necessárias às obras. “Elas precisarão estar concluídas para que a construção seja iniciada”, apontou o coordenador geral de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Marcelo Chagas. Em princípio, haveria a possibilidade de um convênio entre o órgão e a Prefeitura de Mogi das Cruzes para cuidar do assunto. Porém, acrescentou ele, segundo recomendação da AGU – Advocacia Geral da União, a parceria está descartada.
“Ou a União faz as desapropriações ou a Prefeitura cuida disto”, resumiu Chagas, ao esclarecer que a vivência do DNIT em obras semelhantes em diversos pontos do País mostra que a administração municipal é mais ágil para a tarefa, em função da proximidade com os proprietários.
Junji observou que o convênio firmado já previa que a Prefeitura assumisse as desapropriações. “Coloco-me à disposição para contribuir com o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e com o DNIT visando acelerar o processo e vencer quaisquer empecilhos para as obras”, afirmou o deputado, reiterando que o atraso na implantação dos viadutos prejudica diretamente quase 3 milhões de habitantes da Região onde estão as cidades do Alto Tietê e de Guarulhos. 
Chagas contou que recebeu do diretor geral do Departamento, Jorge Ernesto Pinto Fraxe, a recomendação de tomar providências imediatas para tratar das desapropriações. Caso seja necessário, completou, a administração municipal poderá contar com a ajuda de Ricardo Madalena, superintendente do DNIT em São Paulo onde existe uma comissão de desapropriação preparada para auxiliar a Prefeitura nos contatos com os proprietários. 
“Em Mogi das  Cruzes, há seis cancelas que fecham, quase simultaneamente, a cada 10 minutos. É um público imenso com problemas de segurança e sem fluidez para os deslocamentos”, relatou Junji, ao assinalar que o transporte ferroviário é vital assim como as transposições seguras e eficientes nas passagens de nível. 
Mogiano, o deputado lembrou que as tratativas junto ao governo federal para viabilizar a construção de viadutos ou passagens subterrâneas tiveram início enquanto ele era prefeito municipal (2001 a 2008). “Conseguimos do Estado, por meio da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), os projetos, mas faltavam recursos financeiros para as obras”, informou, acrescentando que o convênio com o DNIT só foi efetivado depois que ele deixou a Prefeitura.
Concordando com a avaliação de Junji quanto à necessidade de acelerar a construção dos viadutos, Chagas garantiu que o DNIT está empenhado em concluir logo o projeto executivo e partir para a execução das obras. “Nossa intenção sempre foi retomar o contrato que está paralisado. Tanto, que não o reincidimos”, atestou.
Ao responder as indagações do deputado sobre o atraso no cronograma previsto para retomada das obras, estimado para outubro próximo, Chagas declarou que o processo sofreu prejuízos em seu trâmite por conta da crise instalada no Ministério dos Transportes e extensiva a órgãos como o DNIT. Segundo ele, a Coordenação Geral de Cadastro de Licitações do Departamento foi integralmente desmobilizada, impedindo ações administrativas como a elaboração do edital de detalhamento do projeto executivo dos viadutos. 
Somente após as nomeações, reformulações na área e reorganização geral, foi possível retomar os trabalhos paralisados, como descreveu Chagas. “Para se ter ideia, a Comissão Permanente de Licitações do DNIT só foi nomeada há cerca de dois meses”. A escolha do coordenador para representar o diretor geral do Departamento na audiência pública, solicitada por Junji, se deve ao profundo conhecimento dele em relação às obras reivindicadas para Mogi das Cruzes.
Na definição de Chagas, a realidade das cancelas em Mogi é “dramática”. Ele disse que visitou as passagens de nível, chegou a fazer contagem e constatou “o tanto de carro e de gente que fica parado, esperando o trem passar”. Em 2008, o relatório possibilitou a inclusão da Cidade no Prosefer – Programa Nacional de Segurança Ferroviária nos centros urbanos. “Além dos dois viadutos, o Município tem outras necessidades latentes nessa área”, confirmou ao revelar que o DNIT vem fazendo estudos orçamentários na expectativa de contribuir para aliviar o caos nos cruzamentos das vias mogianas com a linha férrea.


Mel Tominaga
Jornalista

CPI: deputada diz receber ameaças




A deputada afirmou que solicitou segurança à direção da Câmara, mas que o pedido foi negado / Foto Divulgação


A deputada Iris de Araújo (PMDB-GO) revelou hoje que recebeu dez ameaças pelo microblog Twitter após defender no plenário da Câmara a investigação sobre o suposto esquema comandado pelo empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
Segundo ela, as mensagens foram enviadas antes do início da CPI do Cachoeira. "Comecei a fazer discursos frequentes sobre o assunto. Disseram que iriam me matar, me sequestrar", afirmou ela.
A deputada afirmou que solicitou segurança à direção da Câmara, mas que o pedido foi negado. "Me responderam que não havia nada a fazer."
Na semana passada, o juiz Moreira Lima, da 11ª Vara Federal de Goiânia, pediu para deixar o caso Cachoeira ao relatar ameaças à sua família. A procuradora Léa Batista, que atua no caso, também denunciou ameaças.
O vice-presidente da CPI do Cachoeira, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), sugeriu que a CPI ofereça segurança para os seus membros. "No dia em que um delinquente desses conseguir me intimidar o meu mandato perde o sentido", descartou o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ). (Folhapress)


Fonte:O Diário de Mogi

CPI: Jornalista ganhava de caixa dois





Governador Perillo teria pago cerca de R$ 200 mil reais a jornalista / Foto Divulgação
O jornalista Luiz Carlos Bordoni disse nesta quarta-feira (27) à CPI do Cachoeira que recebeu dinheiro de caixa dois da campanha do governador Marcoini Perillo (PSDB-GO) à reeleição em 2010 e que parte do valor foi pago a ele pelo próprio tucano.

Bordoni apresentou um documento da Artmidia no qual consta que ele não foi contratado por essa empresa para fazer a campanha de Perillo. Com isso, o jornalista contradiz a versão do governador de que o pagamento pelo seu trabalho na campanha foi feita por meio dessa empresa. "Se os senhores identificarem em qual lugar desse papel está escrito o meu nome eu engulo essa folha", disse.
Bordoni disse que seu contrato foi feito de forma verbal, indicando que aceitou receber dinheiro de caixa dois.
"Acertei pessoalmente com ele, contrato verbal entre amigos", afirmou. "O que existiu, de fato, foi um pagamento de caixa dois [...] esperava ter sido pago com dinheiro limpo, não com dinheiro da contravenção, de caixa dois."
O jornalista contou que o acordo era receber R$ 120 mil mais R$ 40 mil de bônus se o candidato vencesse a eleição, o que ocorreu. Do total, segundo ele, R$ 40 mil lhe foram entregues em dinheiro pelo próprio governador; R$ 30 mil pelo financeiro da campanha e 10 mil por Jayme Rincon, chefe da agência de transporte de Goiânia.
Outros R$ 45 mil vieram da Alberto e Pantoja, empresa fantasma do esquema Cachoeira, e o restante da empresa empresa Adecio e Rafael, também vinculada a Cachoeira, segundo a Policia Federal.
Bordoni disse ainda que "todos sabiam" que Eliane Gonçalves, ex-chefe de gabinete de Perillo, era ligada a Cachoeira e andava com um radinho nextel. Eliane foi convocada a depor na CPI hoje, mas se recusou a falar.(Folhapress)


Fonte:O Diário de Mogi

União só vai construir viadutos




Deputado federal Junji Abe participou de encontro com representante do Dnit em Brasília / Foto Divulgação


Primeiro semestre de 2013. Essa é a previsão dada nesta terça-feira (26) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) para o início da construção dos viadutos sobre a linha férrea em Mogi das Cruzes. A novidade agora é que o Município deverá assumir a responsabilidade pelas desapropriações dos imóveis que serão afetados pelas obras em Jundiapeba e na Vila Industrial, que têm custo estimado em R$ 15 milhões. E deverá fazer isso o quanto antes para não atrasar ainda mais a execução do projeto, previsto inicialmente para começar em 2011.
“Vou ligar para o prefeito Bertaiolli para informá-lo sobre os resultados da audiência e comunicá-lo que caberá à Prefeitura fazer as desapropriações, enquanto o Dnit ficará responsável pela execução do projeto, já que a Advocacia Geral da União (AGU) não permite mais convênios de responsabilidade mista”, explicou o deputado federal Junji Abe (PSD), que participou da audiência realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), na Câmara Federal, com o coordenador-geral de Infraestrutura Ferroviária do Dnit, Marcelo Chagas. (Mara Flôres)

Fonte:O Diário de Mogi

Alckmin: “Os criminosos serão presos”





O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), reagiu nesta quarta-feira (27) aos ataques contra policiais militares e ônibus do transporte público dizendo que "o governo não retrocede um milímetro" e que os criminosos que "enfrentarem a polícia vão levar a pior".
Nos últimos 13 dias, nove ônibus foram incendiados e seis policiais militares foram assassinados fora de serviço na região metropolitana de São Paulo.
Na noite de anteontem, um policial militar também foi atacado com seis disparos em Santa Bárbara D'Oeste (135 km de SP), mas escapou ileso. A PM não confirma se os casos estão vinculados.
Alckmin afirmou, em Campinas, -onde inaugurou reformas do Instituto Agronômico de Campinas- que o governo já prendeu cinco pessoas envolvidas nos ataques a ônibus e que outras já foram identificadas.
"Os criminosos serão presos. E, se enfrentarem a polícia, vão levar a pior. Essa é a ordem e o governo não retrocede um milímetro nesse trabalho", disse.
Questionado sobre a decisão de duas empresas que recolheram os ônibus do sistema público de transporte na noite de ontem após ataques, Alckmin disse apenas que "essas são questões pontuais". (Folhapress)


Fonte:O Diário de Mogi

Mito pede indenização à Prefeitura



Empresa de transporte entrou na Justiça alegando quebra de contrato de concessão do serviço / Foto Arquivo


A Mito Transportes e Turismo Ltda. ingressou, na última semana, com ação na Vara da Fazenda Pública do Fórum Central de Mogi das Cruzes solicitando indenização ao Município pela cassação do contrato de concessão do transporte público, assinado em 2004, na gestão do ex-prefeito Junji Abe (PSD), e cassado em janeiro de 2009, nos primeiros dias do mandato do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD). Embora a causa tenha sido calculada em R$ 100 mil, o processo movido contra a Prefeitura não fixa um valor exato para o ressarcimento requerido. Caso o pedido seja acatado, o montante deverá ser calculado pela Justiça, levando-se em consideração os eventuais prejuízos da empresa e as correções monetárias. A expectativa da família Eroles, proprietária da Mito, é de que a possível indenização chegue a cifras bastante expressivas, próximas aos R$ 200 milhões fixados como valor do contrato assinado.
Na ação, a Mito requer indenização por danos materiais decorrentes de uma série de fatores, como as rescisões contratuais que geraram demandas judiciais com funcionários, prestadores de serviço e fornecedores; a falta de cumprimento de contrato de locação dos ônibus; os custos com a preparação dos veículos com adesivos, pintura, equipamento e documentação; o abalo do crédito e a perda da chance de preservar a atividade empresarial no prazo contratual. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi

Sem choro Sacola gratuita agora é determinação judicial



A partir de hoje, todos os supermercados terão de oferecer sem nenhum custo a embalagem aos consumidores, sob pena de pagamento de multa
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes


Alguns supermercados em Mogi ainda estão se recusando a entregar grátis as embalagens
A partir de hoje, todos os supermercados do Estado de São Paulo terão de distribuir gratuitamente sacolas plásticas aos consumidores para transportarem suas compras, sob pena de serem multados ou responsabilizados criminalmente por desobediência judicial. A determinação é da juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Cível Central da capital, em resposta à ação civil pública movida pela Associação Civil SOS Consumidor contra a Associação Paulista de Supermercados (Apas), o Sonda Supermercados Exportação e Importação S/A, o Walmart Brasil Ltda. e a Companhia Brasileira de Distribuição. 
A magistrada estabeleceu, ainda, prazo de 48 horas - a contar de anteontem - para que os estabelecimentos comerciais, em especial ou supermercados, adotassem "providências necessárias" para retornar o fornecimento de embalagens (sacolas) adequadas e em quantidade suficiente para que os consumidores transportem suas compras gratuitamente.


"É notório que a prática comercial costumeira é do fornecimento do lojista de embalagem para que o consumidor leve consigo as mercadorias que adquire, isso ocorrendo em lojas de diversos ramos de atividade", justificou a juíza, que estabeleceu, ainda, prazo subsequente de 30 dias para que os estabelecimentos passem a fornecer, também gratuitamente e em quantidade suficiente, embalagens de material biodegradável ou de papel adequadas. A magistrada também proibiu os estabelecimentos de estampar logomarcas nas sacolas. 
Para o diretor do Procon de Mogi das Cruzes, Isidoro Dori Boucault Neto, a decisão judicial já era esperada. "Desde janeiro, temos dito que, apesar do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), a conduta das grandes marcas de supermercados e da Apas era inadequada e trazia prejuízos ao consumidor", disse ele, que aguarda manifestação do Procon de São Paulo sobre a aplicação de multas aos infratores.


O Grupo Pão de Açúcar (GPA), que detém a bandeira Extra, único supermercado na cidade que resistia à distribuição das sacolinhas, anunciou ontem que acatará a decisão judicial
"O Grupo irá, de maneira responsável e adequada, colocar à disposição embalagens plásticas em suas lojas para todos os clientes que necessitarem. O GPA reforça que continuará atuando na conscientização do consumidor brasileiro com programas e campanhas educativas em todos os seus negócios", disse, em nota. Já a Apas anunciou que apresentará recurso "pleiteando a supressão da sentença".


Fonte:Mogi News


Ranking Mogi tem o segundo melhor preço de combustível do País



Segundo a ANP, o valor de R$ 2,68 o litro da gasolina é praticado em um posto do Botujuru
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes
A gasolina mais em conta em Mogi das Cruzes pode ser encontrada no posto do Botujuru, segundo levantamento feito pela ANP
Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostram que o preço médio da gasolina nos postos de Mogi das Cruzes é o segundo mais barato do País: R$ 2,68, o mesmo valor que coloca o Estado de São Paulo em segundo lugar no ranking dos melhores preços brasileiros. O mesmo acontece com o etanol, que, em média, custa R$ 1,85 o litro e, neste caso, supera a média estadual que também é a mais barata do Brasil: R$ 1,87. Segundo a base de dados da ANP, apenas um posto de gasolina - no Botujuru - vende os dois combustíveis com esta média de preço. Outros 10 postos estão mais caros, a partir de R$ 2,78 o litro da gasolina, e há ainda os mais baratos. 
O levantamento leva em conta dados atualizados no período entre os dias 17 e 23 de junho. O ranking organiza o preço médio praticado na cidade de Mogi. Na lista de preços há postos que comercializam o produto em valores menores, mas para entrar no levantamento nacional, leva-se em conta apenas a média por município. No caso da gasolina, o preço médio nos postos de Mogi perde apenas para Paraíba, que no ranking aparece com preço de R$ 2,85. Já no caso do etanol, Mogi supera o valor médio do Estado de São Paulo. A cidade cobra, em média , R$ 1,85, valor menor do que os R$ 1,87 do Estado de São Paulo que é o mais barato do País. Estes dois valores pode ser encontrado no autoposto da avenida Felipe Sawaya, 330, no Botujuru. 
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), os proprietários dos postos chegam a utilizar a própria pesquisa da ANP para definir um preço dos combustíveis. Isso faz com que o comerciante consiga pagar as suas despesas para manter o estabelecimento, e não cobrar preço alto ou baixo demais a ponto de desvalorizar o produto.


No Rodeio está o posto com o menor preço da gasolina na cidade: R$ 2,49. No Jardim Aracy, Jardim Santista, São João, Vila Suissa, Alto do Ipiranga, Ponte Grande, São Pedro, os preços variam entre R$ 2,57 e 2,59. Segundo o químico, Eulálio Santana, o consumidor deve ficar atento à qualidade do combustível, porque a ANP já flagrou postos vendendo combustível adulterado. "Quando isso ocorre é misturada uma solução que dá volume, não altera cor ou cheiro, mas corroi o motor. Então, é preciso prestar a atenção no preço, verificar se a empresa apresenta nota fiscal da fornecedora na ANP e até considerar não pagar tão barato, porque pode sair caro". Na Vila Cintra, Vila Natal, Parquelândia, Socorro, Ponte Grande, Volta Fria e Mogilar a gasolina é mais cara, chega a R$ 2,79.


Fonte:Mogi News

Eleições 2012
Partidos ainda buscam apoio
Mesmo que alguns partidos ainda estejam em negociação, cenário das eleições está definido
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

O prefeito Marco Bertaiolli é o nome mais forte destas eleições, contando com a maior chapa da história da política mogiana
A quatro dias para o fim do prazo legal de formação de coligações para as eleições municipais, os partidos que contam com representantes na disputa ao Executivo buscam apoio das legendas que ainda não definiram suas parcerias.


O PT do B, que tem uma representante na Câmara Municipal, a vereadora Emília Letícia Rossi Rodrigues, é o caso mais emblemático. O presidente da sigla, o médico Flávio Isaías, já esteve perto de integrar a base para a reeleição do prefeito Marco Bertaiolli (PSD), porém, neste momento, a possibilidade é remota. O panorama atual é que os petebistas mudem de lado e integrem a chapa PT e PTB, encabeçada pelo advogado Marco Soares, candidato ao Executivo. 
A indecisão as vésperas do último dia para a apresentação das alianças é tamanha que Isaías chegou a afirmar que entraria nas eleições sem apoiar nenhum candidato à Prefeitura e, ainda, que liberaria os postulantes à Câmara para avaliarem quem seria o melhor nome na disputa.


PPL e PMN também não definiram quem apoiarão ao cargo de chefe do Executivo. O PRP, que até recentemente integrava o chapão da dobradinha PSD/PSDB, anunciou a saída e o adesão a chapa petista. O PPL também deve fechar com o PT, mas conversa com outras siglas e aguarda uma possível aliança com o DEM/PP/PRB e PT do B, para a reeleição de Bertaiolli.


Já o PMN aguarda a definição de quem será o nome escolhido pelo PPS. Se o deputado estadual Luiz Carlos Gondim for o representante, a legenda promete se aliar ao parlamentar, caso contrário, poderá apoiar o PT.


Até o momento são 13 coligações na disputa ao Legislativo. 


Definido
Mesmo com os quatro partidos ainda em negociações, o cenário para as eleições municipais está praticamente definido. Serão seis nomes na disputa à Prefeitura - Marco Soares (PT), Marco Bertaiolli (PSD), Mário Berti (PCB), Jorge Leonardo Paz (PSOL), Edgar Luis Oliveira Passos (PSTU), e o representante do PPS.


Bertaiolli tem o apoio de 17 partidos. O chapão, como ficou apelidado o grupo, é considerado o maior da história. Siglas como PR, PMDB, PV, PP, PSDB e o próprio PSD integram o time. 
O PT conta com o PTB e pode ganhar o reforço do PRP, o PPL e do PT do B. 
O PPS segue a espera da decisão de Gondim. O parlamentar já afirmou que deseja entrar na disputa, mas a "falta de dinheiro" pode atrapalhar as pretensões. A legenda conseguiu vai se coligar com o PRTB na proporcional e pode ter o apoio do PMN. 
PSOL, PCB e PSTU participarão das eleições com chapas puras.


Fonte:Mogi News

Brás Cubas
Primeira fase de obras será entregue sábado
Serviços de canalização e urbanização do córrego dos Canudos estão em fase de implantação de grama, iluminação e outros acabamentos
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Projeto prevê, além da canalização do córrego, uma avenida e implantação de saneamento básico
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) entregará no sábado, dia 30, as obras da primeira fase de urbanização da região do córrego dos Canudos, entre as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Japão. Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, no momento, os trabalhos estão em fase final de acabamento, com serviços de iluminação, plantio de grama, finalização da pavimentação da via, colocação de gradil, entre outros itens. "Não é uma obra simples. Além da canalização do córrego e da construção da nova avenida, as obras também contemplam um grande trabalho de saneamento básico, com a implantação de coletores para encaminhar o esgoto da região para tratamento, na estação da Sabesp, em Suzano, além da questão da segurança pública, com a iluminação em todo o trecho da avenida".


"(A obra) também melhorará a qualidade de vida dos moradores, já que evita que os detritos sejam despejados diretamente no córrego", discursou o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), em entrevista à Rádio Metropolitana, ontem pela manhã. 
De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a avenida dos Canudos terá a mesma aparência da Yoshiteru Onishi, construída na região do Mogilar. Contudo, a diferença é a instalação de coqueiros e Academia da Terceira Idade (ATI), nas imediações da via, que atenderá os moradores da região, inclusive com aulas ministradas por professores de Educação Física.


"Além disso, será feito o trabalho de canalização de um trecho de cerca de 200 metros, entre as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Anchieta. Neste caso, a previsão é de que os trabalhos durem cerca de 90 dias", reforçou Ferreira. 
Ele contou que a segunda fase das obras, entre a avenida Japão e a avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, deve ser iniciada na próxima semana. "Nos próximos dias, a empresa responsável pelas obras fará serviços de preparação, com limpeza de terreno, preparação do canteiro de obras auxiliar e mobilização de funcionários e equipamentos. A previsão é de que este trecho seja realizado no prazo de um ano".


Fonte:Mogi News

Núria e Dirceu do Valle




Viver é cultivar os valores espirituas,para superar os embaraços material e morais;
e chegar à conclusão de que,em última análise,dado o balanço geral,a vida é boa.


Abraço do amigo Luizinho da Vila.

André do Prado e Clarissa Johara


Os verdadeiro dias de festa para nós,são aqueles em que vencemos uma tentação;
em que atiramos para bem longe de nós o orgulho, o medo,a maldade, a inveja,o egoísta,
a indolência,o luxo,a obscenidade de palavras,ou qualquer outro dos demais vícios que nos escravizam.


Abraço do amigo Luizinho da Vila.

Tokuzumi quer candidatura



Divulgação
Em mais um episódio sobre a escolha do representante do PSDB para disputar ao cargo de Prefeito de Suzano, o empresário Paulo Tokuzumi se reuniu no gabinete do vereador Emerson Taboada de Faria para tentar consolidar sua candidatura oficialmente. A presidente do diretório municipal do PSDB em Suzano, Ana Júlia Cardoso, ainda tenta na Justiça impedir a candidatura de Tokuzumi.


Fonte:Mogi News