sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Deputado André do Prado e prefeito de Arujá buscam solucionar deficiência na segurança pública do Alto Tietê

















Preocupado com a questão de segurança pública na região de Alto Tietê, o deputado André do Prado realizou na tarde desta quarta-feira (19) nova audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, com objetivo de reivindicar aumento do efetivo policial nas cidades do Alto Tietê, bem como melhorias na segurança da região. Para reforçar o pleito, o prefeito de Arujá, Abel Larini, presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), também participou do encontro agendado por Prado.


 O prefeito apresentou as principais necessidades da cidade de Arujá, dentre elas, novas bases comunitárias da Polícia Militar. André do Prado, por sua vez, abordou que não só o município, mas toda a região está necessitando do aumento do efetivo policial. Diante disso, reivindicou o enviou de mais soldados para os Batalhões de Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba, visando à destinação de mais policiais militares para a recomposição do efetivo dos Batalhões 17º, 32º e 35º.


Segundo ele, uma unidade da Polícia Militar está fechada por falta de policiais, construída e mantida com recursos municipais, que atualmente se encontra inoperante. “Precisamos de mais efetivo para atuar nas ruas e também nas bases da PM. Temos a estrutura, mas não contamos com efetivo policial para atuar na cidade. Estamos muito preocupados com o aumento nos índices de violência em Arujá”, comentou o prefeito.


 O secretário estadual se mostrou receptivo à solicitação do prefeito, que foi reforçada pelo deputado Andre do Prado. Ferreira Pinto disse que vai estudar a questão da diminuição da defasagem no número de policiais em toda a região do Alto Tietê. “Sabemos que essa é uma realidade em todo o Estado. Com a recente formação dos novos policiais, queremos enviá-los às cidades para amenizar esse problema. E, com certeza, serão feitos os estudos técnicos de cada região. Diante dessa necessidade, o Alto Tietê será beneficiado com o aumento do efetivo, porém ainda não podemos quantificar ao certo quantos policiais enviaremos para a região”.


Para o deputado e o prefeito, é importante a garantia do secretário de que as reivindicações serão encaminhadas para a Delegacia Geral da Polícia Civil e para o Comando Geral da Polícia Militar, para que sejam feitos os estudos técnicos. “Estamos preocupados com relação à segurança pública da nossa região e estamos tratando esse assunto com prioridade. Continuaremos cobrando e vamos levar essa questão ao governador Alckmin”, completou André.


 Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado

Deputado André do Prado acompanha governador na inauguração do Poupatempo em Mogi das Cruzes

Mogi 2.jpg
Parlamentar afirma que a unidade é mais uma conquista para a região do Alto Tietê
Um dos deputados estaduais que representam a região do Alto Tietê, André do Prado fez questão de acompanhar o governador Geraldo Alckmin na inauguração do Poupatempo em Mogi das Cruzes. Além dele, estavam presentes os prefeitos Abel Larini (Arujá), Elzo Elias (Igaratá), Carlos Alberto Taino Júnior “Inho” (Biritiba Mirim), a ex-prefeita Conceição Alvino (Guararema) entre outras lideranças regionais.


O deputado André do Prado ressaltou a importância da unidade que tem capacidade para realizar 3,7 mil atendimentos diários e 81,4 mil mensais, e conta com uma equipe de 136 funcionários. O investimento total para a implantação e gestão da unidade é de R$ 26,8 milhões.


 “Estamos felizes com mais esta conquista para Mogi das Cruzes e região, pois o Poupatempo presta inestimáveis serviços públicos gratuitos à população, onde, num lugar só, muitas providências junto ao governo do Estado podem ser formalizadas”, disse o deputado André.


 Para Prado, o Poupatempo Mogi das Cruzes conta com diversos mecanismos que estão modernizando e otimizando ainda mais os serviços do Programa. “Com a chegada do Poupatempo em Mogi das Cruzes, a população de toda a região poderá contar com serviços essenciais, como a retirada de segunda via de documentos, emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho, seguro-desemprego, licenciamento de veículos, renovação e 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tudo de forma simples é rápida”, abordou Prado.


 O Poupatempo Mogi das Cruzes atenderá a população de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h.


 ndré do Prado agradece investimento


 O deputado André do Prado ao dirigir-se ao governador Alckmin agradeceu “esse reconhecimento a região do Alto Tietê, pois é um investimento não só para a cidade de Mogi, mas para todos os municípios da região, cuja população se coloca ao lado de todos aqueles que trabalham por São Paulo". O parlamentar cumprimentou o prefeito Bertaiolli pela obra, que vem proporcionar o acesso fácil a população do Alto Tietê, pois não precisarão viajar até São Paulo ou a Guarulhos. “Por isso, as pessoas terão um serviço de qualidade e rápido atendimento".


 Mais palavras de gratidão vieram do deputado André do Prado, ao dizer que "o governador Alckmin tem olhado com carinho as cidades do Alto Tietê", e destacou as parcerias que têm sido feitas entre as prefeituras e o Estado, especialmente em áreas fundamentais para o desenvolvimento da região. André do Prado aproveitou para solicitar a Alckmin que o Alto Tietê possa sediar o Governo Presente, uma ação conjunta de diversos órgãos do Governo do Estado de São Paulo que trará uma série de benefícios para toda a região. “Estou trabalhando para isso, inclusive já reivindiquei ao secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, que a nossa região receba esse grandioso evento, uma vez que o governador, ao lado de todo o secretariado paulista, anuncia diversas medidas para a região”, declarou.


 Clarissa Johara


Assessora de Imprensa


Deputado André do Prado

PPS busca se fortalecer para as próximas eleições

Lideranças ligadas ao PPS de Mogi garantem que o partido está montando uma base forte para disputar as próximas eleições municipais na Cidade. O objetivo da legenda, presidida pelo advogado Delmiro Goveia, é eleger entre quatro e cinco vereadores e buscar alianças, principalmente no corpo a corpo com os eleitores nos bairros, para que o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira possa concorrer à Prefeitura de Mogi, com chances de vitória. Dentre os nomes mais comentados e considerados "puxadores de votos" para o partido na próxima disputa estão Benedito da Silva, o "Dito", presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários e Anexos de Mogi, e José Rita, mais conhecido como "Zé Rita", líder comunitário de Biritiba Ussu, ambos debutantes em eleições. Na lista aparecem, entre outros, os nomes de Carlos Lucareski (1.696 votos em 2008), Henrique Soares, presidente da Associação de Moradores do Jardim Piatã e Bairros da Divisa (1.016 votos no pleito passado), e Fábio Chagas de Oliveira Neves, o "Fabinho", atual gerente do Braz Cubas Soccer (608 votos na estreia). O anúncio dos nomes foi feito por José Aldenor de França, assessor de Gondim e outro virtual candidato a vereador. Depois de atuar na Câmara, junto ao gabinete do ex-vereador Antonio Lino, Aldenor decidiu que era hora de tentar uma vaga no Legislativo. Ele é o que promete fazer campanha com uma vassoura para "varrer a corrupção da Cidade".


De volta


A conferir: Ana Carmen de Souza Silva, que foi juíza substituta na 1ª Vara Cível e responsável pela instalação da Vara de Fazenda Pública de Mogi, depois de promovida para a Comarca de Assis, pode estar prestes a receber nova promoção e a retornar à Cidade. Virá como titular de uma das varas do Foro Distrital de Braz Cubas.


 Faturando
Deputado Estadual André do Prado
O deputado estadual André do Prado (PR) já fatura em cima da conquista das obras de recapeamento, pavimentação de acostamentos e construção de novos acessos no trecho de 36 km da Mogi-Guararema: está distribuindo um informativo onde ressalta o fato de o governador Geraldo Alckmin ter acolhido suas reivindicações, que irão custar R$ 68 milhões para colocar a estrada em ordem.


 E o gás?


Tomando como referência problemas como o acidente ocorrido no Rio, onde a explosão de botijões de gás de cozinha deixou três mortos e 17 feridos, o vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR) encaminhou um pedido de informações ao prefeito de Mogi. Quer saber quem controla e fiscaliza os depósitos de gás da Cidade, qual o critério de fiscalização de comércios, restaurantes e indústrias que usam o GLP, e se Comgás obedece às normais de segurança da Associação de Normas Técnicas?


 Câmara
Foto: Agência Câmara
Para a próxima semana, está prevista uma reunião da bancada do PR liderada pelo deputado Valdemar Costa Neto e pelo presidente Tadeu Candelária. O partido irá se posicionar sobre a eleição para a Mesa da Câmara e a candidatura do vereador Rubens Benedito "Bibo" Fernandes, que parece não dar muita bola à disputa com Nabil Safiti (PSD).


Fonte:O Diário de Mogi

Poupatempo tem serviço exclusivo


INAUGURAÇÃO Prefeito Bertaiolli e o governador Alckmin descerraram ontem a placa 
Júlia Guimarães
O Poupatempo de Mogi das Cruzes é o único entre os 29 postos de todo o Estado de São Paulo que oferece os atendimentos de licenciamento de veículos e de emissão de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além dos dois serviços exclusivos, a unidade ainda dispõe de um novíssimo software que permite o pagamento de taxas via cartão de débito. Todas estas características fazem do posto mogiano um dos mais completos e modernos implantados até o momento pela Secretaria de Estado da Gestão Pública. O Poupatempo de Mogi foi inaugurado pelo próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB), na manhã de ontem, data em que o projeto estadual, considerado uma das principais bandeiras das gestões tucanas, completou exatos 14 anos de existência.


Alckmin chegou a Mogi das Cruzes acompanhado dos secretários de Estado da Casa Civil, Sidney Beraldo, e da Gestão Pública, Julio Semeghini. Durante a entrega do posto, localizado no interior do D’avó Hiper, o governador afirmou que a unidade mogiana faz parte da "segunda geração" do Poupatempo, por possuir uma série de novas tecnologias que contribuirão para o melhor atendimento do público. "Nosso governador Mário Covas foi quem implantou o Poupatempo, em 1997. Nestes 14 anos, já foram atendidas 300 milhões de pessoas, é sete vezes a população do Estado. Este Poupatempo é de Mogi das Cruzes, é da Região. É serviço público rápido, de qualidade e eficiente, como deve ser", disse a centenas de pessoas que compareceram ao local para ver o tucano.


Em entrevista a O Diário, o secretário Julio Semeghini informou que este é o primeiro posto a disponibilizar o licenciamento de veículos e a emissão de segunda via de CHN - serviços que devem ser levados a todos os demais postos do Estado. Além disso, ele esclareceu que a unidade mogiana conta com um programa eletrônico específico, denominado pin pad, que permite o pagamento de taxas em sistema de débito eletrônico. "O programa piloto foi instalado em São Bernardo do Campo, onde passou pelos testes. O Poupatempo de Mogi é o primeiro que já nasce com este serviço", destacou.


Outra tecnologia importante instalada no Poupatempo de Mogi é o programa "Sintonia", que permite o monitoramento do tempo de execução dos serviços, em cada uma das mesas de atendimento. O cidadão atendido também terá a oportunidade de avaliar o atendimento. No total, o Poupatempo de Mogi deverá oferecer 50 serviços públicos presenciais e dois mil eletrônicos.


A administradora da unidade, Elaine Martelato informou que o setor mais procurado é o Instituto de Identificação (IIRGD), responsável pela emissão de carteiras de identidade e de atestados de antecedentes criminais. Ela conta que o posto funcionou durante 10 dias em fase experimental e que atendeu a 1.537 pessoas, sendo que 738 delas procuraram pelo IIRGD. Ainda de acordo com Elaine, a grande vantagem para a população é a rapidez do serviço, que desburocratizou a emissão dos documentos.


A primeira via da careteira de identidade para menores de idade será emitida em um prazo de apenas 24 horas. A segunda via do documento, tanto para menores quanto para adultos, ficará pronta em 48 horas. Já a primeira via do RG para maiores deverá demorar 10 dias úteis. Segundo Martelato, estes serviços podem demorar até 40 dias caso os cidadãos procurem pelas delegacias.


Para os novos serviços, os prazos também serão bastante curtos. O licenciamento de veículos acontecerá no mesmo dia. A emissão de habilitações, tanto em caso de primeira e segunda vias, quanto para renovações, deve demorar 3 dias úteis.


Fonte:O Diário de Mogi

Kadafi morre após troca de tiros

  Imagem feita por telefone celular e obtida pela France Presse mostra o que seria o momento da captura de Kadhafi próximo a Sirte (Foto: AFP)
TRIPOLI
O ex-governante da Líbia, Muamar Kadafi, de 69 anos, foi morto na Líbia ontem, informou o primeiro-ministro interino do país do Magreb, Mahmoud Jibril. Kadafi foi morto na sua cidade natal de Sirta, último reduto dos seus partidários no oeste da Líbia, onde o ex-governante entrincheirado resistia aos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e aos ataques das tropas do novo governo líbio.


Um dos filhos de Kadafi, Mutassim, também foi morto na conquista da cidade pelos ex-insurgentes. O governo interino deverá fazer hoje uma declaração de libertação e final da luta, uma vez que ainda existem milhares de partidários de Kadafi na Líbia. As circunstâncias sobre a morte de Kadafi, que aparentemente foi capturado vivo por combatentes do governo interino da Líbia, ainda não estão claras.


"Esperamos um longo tempo por este momento. Muamar Kadafi foi morto", disse Jibril em entrevista coletiva na capital líbia.


O governo dos Estados Unidos não confirmou a captura e morte de Kadafi, embora o presidente dos EUA, Barack Obama, tenha comentado a morte do ex-governante. A Otan disse que ainda avalia as informações sobre os incidentes.


A Anistia Internacional, grupo de defesa dos direitos humanos com sede em Londres, pediu ao governo interino da Líbia que torne públicos os detalhes completos sobre a morte de Kadafi e afirmou que os membros do antigo regime precisam ser tratados de uma maneira humanitária. Segundo o grupo, é essencial que seja conduzida uma "investigação completa e imparcial para estabelecer as circunstâncias da morte do coronel Kadafi".


O ministro da informação do governo interino da Líbia, Mahmoud Shamman, disse por telefone que outro filho de Kadafi, Seif al-Islam Kadafi, foi capturado pelas forças do governo. Segundo ele, Seif está ferido e foi preso em um hospital em Sirta.


Um pouco mais cedo, Jibril informou oficialmente os Estados Unidos sobre a morte de Kadafi. Segundo informações da agência italiana Ansa, que citou a emissora de televisão Al Jazeera do Catar, Kadafi foi morto pelos insurgentes após ter sido capturado em um buraco em Sirta.


Ele teria gritado "não disparem" aos seus captores, que o jogaram contra o capô de uma picape, mostra o vídeo da Al Jazeera. Aparentemente, Kadafi foi morto logo depois, embora as imagens exibidas pela emissora do Catar não mostrem o momento da execução. Mostram apenas o cadáver ensanguentado do ex-governante líbio no chão.


Segundo um integrante do novo governo líbio, Abdel Majid, Kadafi tentava fugir de Sirta em um comboio, mas os veículos foram atingidos por bombas de um caça da Otan. Então o governante teria entrado em um bunker. "Kadafi tentava fugir em um comboio que foi atacado por um caça da Otan", disse Majid à agência Ansa.


O chefe das Forças Armadas do regime de Kadafi, Abu Yunis Jaber, foi morto nesse bombardeio, que teria destruído quatro veículos do comboio.


Mais cedo, tropas insurgentes invadiram Sirta com apoio dos caças da Otan. O enviado especial da Rússia para a Líbia, Mikhail Margelov, alertou que a morte da Kadafi não significa que os combates irão cessar imediatamente na Líbia.


Fonte:O Diário de Mogi

Inquérito revela ação de Agnelo

SUSPEITA Dados levam a polícia a suspeitar do envolvimento direto de Agnelo Queiroz no desvio de recursos do programa Segundo Tempo


BRASÍLIA
Investigação da Polícia Civil, incluída no inquérito aberto no Superior Tribunal de Justiça (STJ), revela que a propina de R$ 256 mil que teria sido entregue a Agnelo Queiroz, governador do Distrito Federal e ex-ministro do Esporte, foi de fato sacada de uma das contas indicadas pelo autor das acusações, Geraldo Nascimento de Andrade.


Esses dados, os depoimentos, somados às conversas telefônicas grampeadas com autorização judicial, levaram a polícia a suspeitar do envolvimento direto de Agnelo Queiroz no esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo e levaram o caso para o STJ.


Ao Ministério Público Federal, o delegado responsável pelas investigações, Giancarlo Zuliani Junior, sugeriu a quebra do sigilo do telefone usado por Agnelo e uma análise dos dados das Estações Rádio Base, que fazem a conexão entre os telefones celulares e a companhia telefônica.


Com isso, seria possível dizer se Agnelo conversou com integrantes do esquema no dia em que o dinheiro teria sido entregue. Ao requerer à Justiça Federal, o encaminhamento das investigações para o STJ, em razão dos indícios contra Agnelo, que tem foro privilegiado como governador do DF, o procurador da República José Diógenes Teixeira já indicava que as quebras de sigilo podem ser requisitadas.


Os R$ 256 mil que a testemunha disse terem sido pagos a Agnelo dentro de uma mochila foram sacados da conta da empresa Infinita Comércio e Serviços de Móveis LTDA nos dias 7 e 8 de agosto de 2007. A Infinita é uma das empresas que teria fornecido notas fiscais falsas para encobrir o desvio de recursos públicos. Conforme depoimento de Geraldo Nascimento de Andrade, o dinheiro foi entregue à noite no estacionamento de uma concessionária na cidade satélite de Sobradinho.


Nascimento relatou ter seguido de carro com Eduardo Pereira Tomaz, assessor de João Dias nos projetos do Segundo Tempo, para o estacionamento. Pouco depois do horário marcado, um Civic preto estacionou ao lado do carro em que estava.


Os R$ 256 mil teriam sido desviados de um dos convênios firmados pelo Ministério do Esporte e assinado pelo então secretário-executivo e atual ministro Orlando Dias.


Em uma das gravações encaminhadas ao STJ, Ana Paula Oliveira de Faria, a mulher de João Dias, policial militar dono da Federação Brasiliense de Kung Fu (Febrak), telefona para Agnelo para avisar que o marido estava sendo preso. Ana Paula relatava a uma secretária de Agnelo que o marido, assim que foi preso, pediu para que ela o avisasse.


"O Agnelo...ele...ele tem que saber disso", relatou Ana Paula. "Eu só queria que você conversasse com o Agnelo, porque assim, o João pediu", acrescentou no telefonema. "Tá bom, Ana Paula, eu vou passar o número dele e peço para o Agnelo ligar, tá?", respondeu a secretária no telefonema.


Na quarta-feira, quando divulgada a abertura de inquérito contra Agnelo, a Secretaria de Comunicação do governo do DF divulgou nota, afirmando que a existência da investigação não é suficiente para "firmar premissa" de que Agnelo "praticou ato reprovável legal e eticamente". 


Fonte:Mogi News

Festão

Adriano Vaccari



O governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi recebido com uma grande festa para a inauguração da unidade do Poupatempo. No palanque, ao lado de dois prováveis adversários nas eleições municipais de 2012, o atual prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSDB) e o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), o governador retribuiu os afagos e saiu de Mogi deixando todo mundo aparentemente feliz da vida.


Grande prefeito
Alckmin assinou em baixo a dobradinha Bertaiolli e Cuco Pereira, ao dizer para os jornalistas que nada muda até o momento na relação entre o PSDB e o PSD na cidade, desde que Bertaiolli migrou para o PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab: "Vocês têm aqui um grande prefeito de Mogi das Cruzes, vamos trabalhar muito juntos para cumprir a agenda de obras e serviços na cidade", discursou o governador. 


Grande parceiro
Antes disso, porém, Alckmin elogiou Gondim e disse que o parlamentar era verdadeiramente um "grande parceiro do Estado". Claramente, o clima eleitoral já havia tomado conta do palanque, mas de forma comedida. Foi mesmo uma troca de gentilezas de ambos os lados. 


Plateia
Quem diria! Até o presidente do Diretório Municipal do PT, o sindicalista Clodoaldo Aparecido de Moraes, estava na plateia, assistindo e registrando tudo, com o tradicional broche com a estrela do PT cravado no peito. E também o novo presidente do DEM, Alvarindo Vicente de Souza, o palhaço Zig Zag, deu o ar da graça e foi acompanhar a festa. Só faltou o provável candidato do DEM, o ex-vereador Austelino Ferreira Mattos. Aí não faltaria ninguém!


Filho ausente
O governador Alckmin disse ontem que a grande alegria, por ser caipira de Pindamonhangaba, era receber o título de Cidadão Mogiano da Câmara de Mogi.


Árabe
O governador contou uma história árabe, e não piada, dessa vez. Alckmin disse que um árabe teria perguntado para a mulher qual dos filhos ela gostava mais, ao que ela respondeu: "O pequeno até que cresça, o doente até que sare e o ausente até que volte". 


Presente
Até por força de trabalho, Alckmin disse que não estará tão presente na cidade: "Estarei mais ausente do que presente, mas, como filho que nasce hoje, tenho recebido muito carinho e orações". Para explicar: ele recebeu ontem o título de Cidadão Mogiano.


Protocolo
O presidente da Câmara de Mogi, Mauro Araújo (PMDB), quebrou o protocolo, pois não estava prevista a fala dele ao entregar o título de Cidadão Mogiano a Alckmin: "Mogi ama o senhor", disse, no microfone, para desespero do cerimonial do Palácio dos Bandeirantes. 


Governador mogiano
Bertaiolli emendou em seguida: "É o primeiro governador mogiano do Estado de São Paulo". Além do título, Alckmin levou para casa outros mimos: um vaso de orquídea para a esposa, Lú Alckmin, o cartão do Sistema Integrado de Saúde com o nome dele inscrito para poder usar os serviços da rede municipal de saúde, e o guia de saúde, além de dossiês e muitos pedidos de vereadores e deputados. 
Maurício Sumiya



Autógrafos
Alckmin também deu muitos autógrafos para a população que acompanhou a inauguração, inclusive assinando nas edições do caderno especial do Mogi News sobre os investimentos do Estado na cidade. É o que mostra a cena abaixo captada pelo fotógrafo do Mogi News, Maurício Sumiya. 


Mulheres
A maioria dos funcionários do Poupatempo é formada por mulheres. Dos 136 trabalhadores, 100 pessoas são do sexo feminino. 


Linha direta
A administradora da unidade, Elaine Martelato, que é mogiana, ficará responsável pelos elogios da nova unidade na cidade. Já as reclamações, segundo o próprio governador Alckmin, podem ser feitas diretamente a ele.


Divulgação

Batismo
A unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Mogi das Cuzes levará o nome de Luiz Roberto Barradas Barata, em homenagem ao secretário de Estado de Saúde que morreu em julho do ano passado de infarto.




Convite
A novidade foi anunciada pelo prefeito durante a inauguração do Poupatempo ao convidar o governador para que ele esteja outras vezes na cidade, como no próximo dia 11 de novembro, na abertura dos Jogos Abertos do Interior, e para a inauguração das futuras instalações da AACD até o fim deste ano.




Panão
Boanerges Panão, conhecido locutor oficial dos eventos do PSDB desde a época do então governador Mário Covas, esteve ontem em Mogi fazendo o cerimonial do evento. Ele e outro assessor se revezam nos eventos do governo em todo o Estado de São Paulo: "A correria é grande", disse à coluna.




Pão de queijo
Depois da inauguração do Poupatempo, a comitiva de autoridades, espremida numa van, foi até a padaria Nossa Senhora do Socorro. Alckmin comeu pão de queijo e tomou cafezinho. Não teve pastel desta vez, mas outros petiscos e salgadinhos para saciar a fome, já que estava no horário de almoço.


Fonte:Mogi News

Casa própria Mogianos assinam contrato com a Caixa

Famílias serão as primeiras da região a receber as chaves dos imóveis, construídos na Vila Pomar, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida
Adriano Vaccari

Prédios foram construídos na Vila Pomar, divididos em dois residenciais, o Orquídea e o Azaleia. Moradores começam a receber as chaves
As primeiras famílias de Mogi das Cruzes e de todo o Alto Tietê a fechar os contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal e começar a receber as chaves da casa própria, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, assinarão os documentos hoje, às 10 horas. As unidades habitacionais ficam nos residenciais Orquídea e Azaleia, na Vila Pomar, e têm subsídio quase integral do programa federal.


O prefeito, Marco Bertaiolli (PSD), a coordenadora de Habitação, Dalciani Felizardo, e o superintendente-regional da Caixa, Henrique Carlos Parra Parra, comparecerão ao evento, que é particularmente especial para as 280 famílias selecionadas. 
Todas elas têm renda mensal de até três salários mínimos e metade morava em áreas de risco da cidade, como a encosta do Jardim Lair, que foi 100% desocupada pela Prefeitura, o Itapeti e a Vila Oroxó, outras duas regiões inadequadas para habitação.


As famílias contempladas pagarão mensalidades que oscilam entre R$ 50 e R$ 160, de acordo com a renda que possuem. Isto só é possível graças ao subsídio do governo federal, que garante a elas o pagamento de apenas 10% do valor total dos imóveis - cada unidade tem preço avaliado em cerca de R$ 52 mil. 
A meta do programa federal é a redução do déficit habitacional, o que vai diretamente ao encontro do interesse da Prefeitu-ra, que busca também a erradicação de suas ocupações irregulares. Por isso, Mogi das Cruzes foi pioneira na assinatura de contratos para a edificação de prédios e casas que se encaixam no Minha Casa, Minha Vida.


A entrega das chaves tem início nesta sexta-feira e deve ser concluída em um prazo máximo de dez dias. Os residenciais Orquídea e Azaleia ficam no número 225 da rua Profeta Jones.


Fonte:Mogi News

Suzano Hospital dará "retaguarda" à região

Governador Alckmin voltou a garantir a construção de uma unidade hospitalar no terreno do HC suzanense
Vivian Turcato
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Unidade hospitalar será construída num terreno ao lado do Hospital das Clínicas de Suzano
O hospital estadual que deve ser construído em Suzano servirá "de retaguarda para toda a região do Alto Tietê". Essa declaração foi dada ontem pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), após inauguração do Poupatempo em Mogi das Cruzes. 
Alckmin confirmou que a unidade hospitalar será realmente construída no terreno ao lado do Hospital das Clínicas (HC) de Suzano. "Vamos fazer um novo hospital em Suzano. Será um prédio novo, que vai servir também de retaguarda para a região no terreno ao lado do Hospital das Clínicas", afirmou. Com a construção dessa unidade, a crise da saúde em Suzano deve ser amenizada. Atualmente, a cidade conta apenas com as duas unidades da Santa Casa, já que os hospitais particulares do município foram fechados há meses. 
Sobre o caos na saúde de Suzano e as dificuldades em toda a região, o tucano explicou que o governo estadual enfrenta um "problema de financiamento da saúde muito grave". "A tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) não é corrigida há tempos e está defasada. Santas casas, hospitais filantrópicos, prefeituras e Estado estão recebendo um valor muito pequeno", disse. "Em São Paulo, estouramos o teto todo mês em R$ 80 milhões", exemplificou. 


CPTM
O governador fez questão de lembrar que a Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) receberá até julho de 2012 nove trens novos. "Serão nove trens com oito carros cada. Teremos 72 carros zero-quilômetro, com ar-condicionado e câmera de vídeo até julho do ano que vem", prometeu. O governo do Estado está reformando e ampliando as estações de Suzano e de Ferraz de Vasconcelos. A nova estação de Calmon Viana (Poá) foi entregue há meses para a população. 


Poupatempo
A unidade suzanense do Poupatempo será entregue à população no segundo semestre do ano que vem. Foi o que declarou o secretário de Gestão Pública, Júlio Semeghini. "A obra já foi autorizada, o processo licitatório está andando e entregaremos a unidade no segundo semestre do ano que vem, provavelmente nessa mesma época do ano", adiantou. 
Sobre o Poupatempo de Mogi, o governador ressaltou as qualidades da unidade. "Esse Poupatempo já é de segunda geração. Conta com avanços tecnológicos importantes. Tem capacidade para atender 70 mil pessoas por mês e oferecer 50 serviços presenciais e 2 mil virtuais", detalhou. 
A cerimônia de inau-guração da unidade con-tou com a presença de diversos prefeitos da re-gião, assim como depu-tados estaduais e o de-putado federal Junji Abe (PSD).


Fonte:Mogi News

Previsão Obras em estradas ficam para 2012

Duplicação da Mogi-Guararema e recuperação da Estrada da Volta Fria foram prometidas a Bertaiolli pelo Estado
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Bertaiolli: "O governador garantiu que essas obras devem ser incluídas no próximo pacote"
Embora tenha adotado uma postura de "apenas agradecer", ao invés de pedir, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), saiu da solenidade de inauguração do Poupatempo, ontem, no hipermercado D´Avó, com ao menos mais duas promessas de investimentos para a cidade do governador Geraldo Alckmin (PSDB): a duplicação da Mogi-Guararema (SP-66), desde o trecho urbano de Mogi, no Botujuru, além da recuperação e pavimentação da avenida Joaquim Pereira de Carvalho (Zito), a chamada Estrada da Volta Fria. As obras, segundo Bertaiolli, terão início em 2012. 
"A Mogi-Guararema é a última das rodovias que faz ligação de Mogi a um município do Alto Tietê que aguardava investimentos do governo estadual. Fizemos esse pleito anteriormente ao governador e em junho deste ano tivemos esse anúncio, quando ele (Alckmin) esteve na região e agora está em processo de licitação, com previsão de início das obras para até o fim deste ano ou mais tardar em janeiro", detalhou o prefeito.


O cronograma de serviços, orçados em R$ 67,6 milhões, prevê a construção de pelo menos seis rotatórias ao longo dos 36 quilômetros de extensão da pista que liga Mogi, Guararema e Jacareí. Também serão feitos o recapeamento da pista, a pavimentação de acostamentos, a implantação de faixas adicionais em alguns trechos, entre outras melhorias.


No momento, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) recebe as propostas das empresas interessadas em participar do certame. O prazo final para a apresentação de propostas é às 14h30 do dia 8 de novembro. Os projetos devem ser entregues na sede do DER em São Paulo, na avenida do Estado, 777, 5º andar. Na mesma data, os envelopes serão abertos. 


Volta Fria
Já as obras da Estrada da Volta Fria, que estavam previstas para este ano, devem ficar para 2012. A justificativa apresentada pelo governador é de que não havia recursos suficientes no orçamento para tais serviços. "O governador garantiu que essas obras devem ser incluídas no próximo pacote de estradas vicinais", explicou Bertaiolli, que ontem avaliou o dia como "extremamente feliz". 
O projeto executivo da estrada prevê melhorias num trecho de 7,5 quilômetros, da rotatória da Via Perimetral, próximo à Estrada do Pavan, até a avenida Guilherme Georgi, em Jundiapeba. A estimativa feita pelo governo do Estado no fim do ano passado era de gastar cerca de R$ 10 milhões no serviço. 
"Com a pavimentação, a Estrada da Volta Fria se tornará uma nova opção de tráfego entre a região central de Mogi e Jundiapeba, desafogando as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Lourenço de Souza Franco, que formam a antiga SP-66", frisou o Bertaiolli.


Fonte:Mogi News

Poupatempo Mogiana vai administrar a unidade, que será presencial

Cidadão que necessitar de atendimento não terá que fazer um agendamento prévio
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Elaine: Previsão é de 3,7 mil atendimentos por dia pela unidade
A psicóloga Elaine Martelato será a administradora do Poupatempo de Mogi das Cruzes. Ela contará com outros onze funcionários para ajudar na área administrativa da unidade. Ao todo são 136 profissionais. O trabalho, segundo ela, ainda será aperfeiçoado nos primeiros dias, no sentido de haver mais agilidade por parte dos trabalhadores, mas, apesar disso, não deve comprometer o funcionamento e o atendimento à população.


Elaine sempre trabalhou na área de recursos humanos de empresas privadas e, até por isso, entende que administrar o Poupatempo será um desafio importante. De acordo com ela, a previsão de 3,7 mil atendimentos por dia pela unidade é calculada com base na demanda existente na região. Há a possibilidade de esse número crescer ao mesmo tempo em que mais moradores das dez cidades do Alto Tietê descobrir o funcionamento.


Um dos motivos que pode causar este crescimento é o fato do Poupatempo de Mogi ser presencial. Isso significa que o cidadão que necessitar de atendimento não terá que fazer um agendamento prévio, como ocorre em Itaquera, por exemplo.


"O trabalho vai ser tranquilo, estão todos preparados. Os funcionários já passaram por treinamento e nesses dez dias de pré-operação vivenciaram tudo o que se passará no dia a dia. Fica mesmo a expectativa e entendemos que haverá boa procura até pelas vezes em que a Unidade Móvel do Poupatempo esteve em Mogi, tendo sido muito procurada", disse. O período de pré-operação durou dez dias e foram realizados cerca de 1,5 mil atendimentos.


Estrutura
Para garantir o atendimento, cerca de 60 computadores foram instalados na unidade mogiana do Poupatempo. Segundo o diretor de serviços ao cidadão da Prodesp, Gilmar Gimenes, o Poupatempo pode ainda ter outros serviços no futuro. Entre eles, a emissão de passaportes. "Isso depende de negociações que estão e vão continuar sendo feitas com a Polícia Federal. Também pode haver algo referente ao Imposto de Renda, mas, em primeiro momento, para consulta. Isso também depende de conversas com o governo federal", afirmou.


Fonte:Mogi News

Homenagem Alckmin é Cidadão Mogiano

Durante visita à cidade para inaugurar o Poupatempo, ontem, governador recebeu o título
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

O prefeito Marco Bertaiollli entregou o título de Cidadão Mogiano ao governador Geraldo Alckmin, proposto pelo vice-prefeito Cuco Pereira quando ainda era vereador
"O Estado de São Paulo tem a partir de agora o primeiro governador mogiano". Foi com estas palavras que o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) entregou o título de Cidadão Mogiano ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve na cidade ontem para inaugurar a unidade do Poupatempo, nas dependências do Hipermercado D´avó.


Antes de entregar a homenagem, proposta pelo vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB), Bertaiolli enumerou as obras realizadas pelo governo estadual. "É um orgulho para todos os mogianos tê-lo mais uma vez aqui. Graças a esta parceria e à amizade com Mogi é que o senhor conseguiu 60% dos votos dos mogianos quando foi candidato à Presidência da República", destacou o prefeito, que por diversas vezes agradeceu o governador.


"Ontem me perguntaram o que eu iria cobrar hoje quando me encontrasse com o governador e a minha resposta foi que existem dias para pedir, mas esta manhã foi feita para agradecer. Nossa parceria vai durar até quando Deus nos permitir", disse Bertaiolli, após entregar o título de Cidadão Mogiano. Mesmo quebrando o protocolo do evento, o presidente da Câmara Municipal, Mauro Araújo (PMDB), também agradeceu o governador. "Mogi ama o senhor", declarou.


Já o governador afirmou estar duplamente emocionado: pela inauguração do Poupatempo e pelo recebimento do título. "Eu, caipira de Pindamonhangaba, me orgulho de ser um cidadão desta que é uma das maiores cidades do Brasil, capital da indústria, do agronegócio, este cinturão verde de São Paulo, capital dos serviços, está aqui o Poupatempo e as universidades, cidade das flores, da cultura, da música, de muita história de 451 anos, e, especialmente, uma cidade da hospitalidade, carinhosa, afetiva, e da melhor merenda. Muito obrigado," pontuou. "Quero agradecer ao Cuco, que foi vereador e de forma generosa propôs este título de cidadão. Obrigado a todos os vereadores", afirmou. "Eu, até por força de trabalho, vou estar mais ausente no dia a dia de Mogi, mas ao nascer hoje a cidadania mogiana, tenho certeza de que vou ter as orações e o carinho de vocês para a gente poder todos os dias agir com honestidade e eficiência no trabalho, para estar à altura da enorme generosidade outorgando o título de cidadão e me permitindo ser filho de Mogi", filosofou. 


Fonte:Mogi News

Entrevista Alckmin promete novos trens e policiais

Governador garantiu ontem que a segurança pública terá reforço a partir dos próximos meses
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Adriano Vaccari

Ele também falou de outros investimentos na região
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi recebido com grande festa ontem na cidade para a inauguração da primeira unidade regional do Poupatempo. Mais de duas mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, estiveram na recepção ao governador, na unidade construída no interior do Hipermercado D´Avó, no Socorro. Autoridades de Mogi, prefeitos da região e do Vale do Paraíba também à solenidade para saudar Alckmin, além de cumprimentá-lo pelo título de Cidadão Mogiano, que recebeu da Câmara Municipal. O governador ficou duas horas na cidade. Chegou pontualmente às 10h30, de helicóptero, no Campo do Comercial, no Centro Cívico, e embarcou às 12h30, após o tradicional "cafezinho" numa padaria. Alckmin não apenas inaugurou o Poupatempo como também anunciou para Mogi e região a aquisição de novos trens para a linha 11/Coral (Luz-Guaianases-Estudantes) e o aumento de efetivo de policiais para Mogi e região. No que se refere à saúde pública, ele prometeu, mais uma vez, estudar a possibilidade de aumentar o teto financeiro e realizar novos credenciamentos para o Hospital do Câncer, além de instalar uma clínica para tratamento e reabilitação de dependentes químicos. A seguir, veja trechos da entrevista que o governador concedeu aos jornalistas:


A instalação do Poupatempo de Mogi, que o senhor inaugurou hoje, vai beneficiar todo Alto Tietê. Qual a previsão da segunda unidade da região, que será em Suzano? 
Geraldo Alckmin: O Poupatempo de Mogi é de última geração. Tem avanços tecnológicos importantes, com capacidade para 81 mil pessoas por mês, com cerca de 2 mil serviços virtuais, num local estratégico, em frente ao shopping de Mogi. A cessão da área ao Estado foi gratuita, motivo para nós de muitos agradecimentos a essa parceria, intermediada pelo prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli. As pessoas de Mogi e do Alto Tietê deixarão de ir para São Paulo para tirar segunda via de RG ou habilitação. É um serviço de qualidade, rápido, com equipes bem treinadas para atender bem a população. O Poupatempo de Suzano não será diferente e ficará para o ano que vem. É um projeto que está bem adiantado, inclusive com a liberação de recursos. Entregaremos a unidade de Suzano em 2012. 


A segurança tem sido um dos principais desafios do governo do Estado. São explosões de caixas eletrônicos, assaltos a bancos e pessoas em frente às agências. Há tempos prefeitos e deputados estaduais que representam o Alto Tietê solicitam do governo do Estado o aumento de efetivo para proporcionar mais segurança à região. Há possibilidade de serem designados mais policiais para o Alto Tietê?
Geraldo Alckmin: Nós estamos acompanhando os índices de criminalidade, permanentemente, com enfoque voltado para ações que impliquem na redução. A ordem é para reduzir os dados. Agora há pouco tive a informação do delegado seccional de Mogi (João Roque Américo) de que o índice de homicídios na cidade caiu. Foi apenas um caso em setembro e, nesta primeira quinzena de outubro, duas ocorrências. Os dados serão publicados dia 25 deste mês. Porém, posso dizer que a questão da criminalidade é uma guerra em que as batalhas devem ser vencidas todos os dias. Teremos no início do próximo mês a formatura da Polícia Militar e certamente mais policiais serão designados para Mogi. Em dezembro será uma outra formatura, que também terá mais policiais a serem designados para atuar aqui e em toda região. Não posso falar em números ou quais cidades serão beneficiadas porque a destinação é técnica, estabelecida pelo comando da Polícia Militar. 


No seu discurso, o senhor falou do grande potencial de desenvolvimento de Mogi, tanto industrial como no agronegócio. Qual é o posicionamento do Estado diante da disputa de três cidades para abrigar o 3º aeroporto na região Metropolitana, Mogi, Caieiras e São Bernardo do Campo? É o Estado que vai decidir onde será? 
Geraldo Alckmin: O poder de conceder aeroportos é federal. Isto é, A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) é o órgão regulador e definidor. Ou seja, é ele quem autoriza ou a dá a concessão à iniciativa privada. Entretanto, o que é prioritário hoje é a construção do terceiro terminal de Guarulhos, a segunda pista além do terceiro terminal de Viracopos, em Campinas. É para ontem, é urgentíssimo. Também tempos de pensar no amanhã, que é a necessidade de um novo aeroporto na região metropolitana para voos regionais e jatos executivos. Tem várias alternativas, mas a definição mesmo é da Anac. O Estado vai participar, mas não pode definir. 


E as melhorias no transporte ferroviário, com reforma das estações e implantação do bilhete único? 
Geraldo Alckmin: Já estão acontecendo. Todas as estações estão em obras. Temos Suzano, Ferraz, Poá. E ainda vamos receber novos trens no ano que vem. Serão nove composições a mais para a linha 11 (Coral), que atende a Mogi, que, se multiplicado aos oito 8 (número de vagões), indicará 72 carros zero-quilômetro até julho do ano que vem. Além disso, há modernização da linha, troca de sinalização, investimentos nas vias, estações novas. 


E a questão da saúde? A clínica de tratamento e reabilitação de dependentes químicos para atendimento regional deve vir mesmo para Mogi? Quando será isso? 
Geraldo Alckmin: A partir de hoje (ontem), começa a vigorar a lei que impede a venda e o consumo de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Em novembro, isto é, em 30 dias, haverá fiscalização punitiva com multa para o órgão, que também pode ser fechado em caso de reincidência. Trata-se de um primeiro passo: impedir a dependência. O segundo, que daremos em breve, é o tratamento de quem já tem problema. Vamos fazer parceria com as prefeituras, além de ampliar leitos com saúde mental e contratar clínicas especializadas. Começa a ser feito daqui para frente.




Na sua última visita, o senhor prometeu resolver a questão do bloqueio do teto e de novos atendimentos no Hospital do Câncer de Mogi. Muitos pacientes saem daqui para serem atendidos em São Paulo, o que é desgastante... 
Geraldo Alckmin: Vamos verificar o que está acontecendo. Se não tiver nenhum problema com a prestação de contas pela instituição, deve ser liberado. Não conheço fisicamente a unidade, mas tenho certeza de sua importância. Aliás, na saúde, vale destacar que o Estado construirá o novo hospital em Suzano. Será um prédio novo, que servirá de retaguarda para a região. 


E o Hospital Luzia de Pinho Melo, que vivencia problemas de superlotação e aguarda novos serviços de alta complexidade? Quantos leitos a mais deve receber?
Geraldo Alckmin: Na hora que tivermos todos os números, iremos anunciar. Mesmo porque, o Hospital Luzia de Pinho Melo teve obras por anos e no meu governo conseguimos dobrar o hospital. Entretanto, acredito que com a inauguração do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Mogi, em dezembro, grande parte dessa demanda deverá diminuir.




E o Fórum de Brás Cubas? O projeto executivo já está sendo elaborado pela Secretaria de Justiça e Cidadania. É uma obra que entra no orçamento de 2012? 
Alckmin: É uma obra importante e que será feita.


Fonte:Mogi News

Encontro Prefeitos prestigiam vinda de Alckmin

Representantes de várias cidades da região conferiram a inauguração do Poupatempo em Mogi das Cruzes
Ariane Noronha 
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Bertaiolli: "Parceria"
Lideranças do Alto Tietê prestigiaram na manhã de ontem a entrega oficial do Poupatempo em Mogi das Cruzes, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Entre as autoridades, estava o prefeito de Itaquaquecetuba, Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, bem como o prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), o vice de Poá, Marcos Bor-ges, além do prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD). 
Os políticos que acompanharam a entrega se diziam satisfeitos com os recursos do governo destinados ao Alto Tietê nos últimos meses. O prefeito de Itaquá disse que o momento era de agradecimento.


"Alckmin nos ajudou bastante este ano, liberando R$ 200 milhões à cidade para implantarmos o Bom Prato, que queremos entregar até dezembro deste ano. Além disso, vamos entregar mais 620 apartamentos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), sendo que a verba para a construção também veio do governo", afirmou. 
"Este é o momento de agradecermos a ele por todas estas conquistas. Ele promete e cumpre o que fala", avaliou Armando da Farmácia. De acordo com ele, a cidade vai construir ainda três escolas e três creches até o primeiro semestre do ano que vem, com recursos oriundos do Estado, de R$ 56 milhões. 
Já o prefeito de Arujá, Abel Larini, afirmou que pediu ajuda ao governador para lançar a pista Mário Covas na cidade, de 5,2 mil metros. Segundo informou Larini, em 15 dias, Alckmin vai visitar o município e deverá liberar ainda mais verbas para Arujá e Santa Isabel. "Já conversei com ele e vamos definir melhor essa questão no próximo encontro. A princípio, tenho de agradecê-lo pelo que já foi feito e destinado ao município, como a verba para a recuperação de 15,2 mil quilômetros das estradas vicinais, que foram entregues este mês", informou o prefeito.
Marcos Borges também prestigiou o evento e representou a cidade durante o lançamento do Poupatempo. Segundo ele, a prefeitura está aguardando liberação de verbas do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), conquistadas com a ajuda do governador, para a revitalização do bairro Vila dos Bandeirantes, num orçamento de R$ 4,5 milhões. "Estamos também com projetos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para a revitalização do balneário e investimento em atração turística no município. O governador tem sido um grande parceiro de Poá", avaliou Borges. 
Já o prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD), afirmou que só tinha a agradecer a Alckmin pela parceria com a Prefeitura e por mais essa grande conquista para o município. "Tem dia que é para pedir e dia que é para agradecer. Este ano, já tivemos seis reuniões com o governador para pedir. Hoje é dia de agradecimento", concluiu o prefeito mogiano.


Fonte:Mogi News

Encontro Deputados pedem novos policiais

Vivian Turcato
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Estevam: "Trabalho conjunto"
Os deputados que representam o Alto Tietê na Assembleia Legislativa de São Paulo reforçaram o pedido de novos policiais militares para a região ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), na manhã de ontem. O tucano esteve em Mogi das Cruzes para a inauguração do Poupatempo na cidade. 
O deputado estadual André do Prado (PR) explicou que, como a formatura de 2 mil soldados está próxima (será realizada no dia 3 de novembro, em São Paulo), o Estado poderá atender ao pedido dos parlamentares. 
"Vamos reiterar o pedido de novos soldados que fizemos para o secretário de Segurança Pública (Antônio Ferreira Pinto). A nossa região tem um déficit de 180 policiais militares e a PM formará 2 mil homens nos próximos dias", explicou. Além disso, Prado aproveitou a oportunidade para convidar Alckmin para ir a Santa Isabel. "Quero cobrar a ida dele a Santa Isabel para anunciar as obras de tratamento de esgoto, que terão um valor aproximado de R$ 70 milhões", revelou.


O deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) também ressaltou o problema da segurança no Alto Tietê. "Estamos brigando por 200 policiais há mais de quatro anos. Estamos realmente precisando de mais policiais militares na nossa região". Gondim adiantou que também solicitará ao governador melhorias para a saúde mogiana. "Precisamos duplicar o Hospital Luzia de Pinho Melo praticamente inteiro. Também há a necessidade de um Pronto-Socorro para atendimento e de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento coronariano e pacientes com derrames", opinou. 
Já a deputada estadual e primeira-dama de Itaquaquecetuba, Heroilma Tavares (PTB), ressaltou que já solicitou e reforçaria o pedido a Alckmin de construir um Poupatempo em Itaquá. 
O deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), que representa a cidade de Suzano na Assembleia, disse que ontem não faria nenhuma solicitação ao governador. "Estamos trabalhando lado a lado com o Alckmin e hoje é dia de agradecer por todas as conquistas para a nossa região", discursou. 


Brasília
O único deputado federal presente na solenidade de ontem foi Junji Abe (PSD), que disse que conversaria com Alckmin sobre algumas taxas que os produtores rurais estão pagando: "Quando eu tiver um tempinho com ele, eu queria comentar sobre algumas taxas que os produtores rurais estão pagando para outorgar sobre recursos hídricos e licença ambiental. Está ficando muito caro para eles", argumentou.


Fonte:Mogi News

Inovação Poupatempo vai licenciar veículos

Unidade contará com Pin Pad, um leitor de cartões que deve reduzir em 50% as filas na agência bancária
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Maurício Sumiya

Governador Geraldo Alckmin discursou para multidão ontem durante a inauguração do posto mogiano e falou que é um dos mais modernos do Estado, com avanços tecnológicos importantes
O Poupatempo de Mogi das Cruzes é o primeiro do Estado de São Paulo a emitir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e licenciar veículos. O 29º posto estadual, com capacidade para realizar 3,7 mil atendimentos diários ou 81 mil mensais, foi inaugurado na manhã de ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A unidade está instalada em uma área de 2,7 mil metros quadrados localizada dentro do hipermercado D´Avó, no Centro Cívico.



O Poupatempo de Mogi também é um dos primeiros do Estado a operar com o sistema Pin Pad, leitor de cartões que possibilita redução de até 50% nas filas formadas nas agências bancárias instaladas dentro das unidades. O posto fixo conta com 136 profissionais, dos quais 98 são contratados. O restante é servidor público estadual aprovado em concursos públicos.


O investimento total para a implantação do Poupatempo na cidade é de R$ 26,8 milhões. O montante engloba tanto a compra de equipamentos quanto o sistema de gestão. A unidade vai atender de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, entre 8 e 13 horas. Sete órgãos vão funcionar no posto mogiano: Acessa São Paulo, que oferece atendimento gratuito à internet; Departamento Estadual de Trânsito; E-Poupatempo, com serviços públicos eletrônicos, entre eles a consulta à Nota Fiscal Paulista; Instituto de Identificação (IIRGD); Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e Serviços, onde será possível emitir documentos como a Carteira de Trabalho por Tempo de Serviço (CTPS); Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil.


Em entrevista coletiva, Alckmin falou da importância do serviço prestado pelo Poupatempo, que na data de ontem completou 14 anos de implantação. "Este é um equipamento de segunda geração que contém avanços tecnológicos importantes. Tem capacidade para atender 80 mil pessoas por mês. São 136 funcionários muito bem treinados, num local estratégico que é o D´Avó. As pessoas do Alto Tietê não vão mais precisar ir até Guarulhos ou Itaquera; vão ter um serviço próprio aqui em Mogi, que é uma das grandes cidades do Brasil", disse.


O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) aproveitou a presença de Alckmin para agradecê-lo pelos investimentos em Mogi. "Ninguém mais da região vai precisar ir até Guarulhos ou Itaquera. Hoje estamos entregando o Poupatempo em tempo recorde, de maio a outubro. O Poupatempo de Mogi é um dos maiores do Estado. Hoje não é dia de pedir, mas de agradecer ao governador Geraldo Alckmin", disse.


Atendimento
Seg. a sexta das 8 às 18 h Sáb. das 8 às 13 horas


Endereço
Av. Narciso Y. Guimarães, 1.000 - Centro Cívico


Serviços
Acessa São Paulo
Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
E-Poupatempo
Instituto de Identificação (IIRGD)
Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e Serviços
Secretaria da Fazenda
Banco do Brasil
Capacidade e estrutura
3,7 mil atendimentos diários ou 81 mil mensais
136 funcionários
60 computadores 
Disque-Poupatempo
0800 772 36 33
Seg. a sexta-feira das 7 às 20 horas
Sáb. das 06h30 às 15 h


Fonte:Mogi News