segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Entenda o que é autofagia, descoberta que levou o Nobel de Medicina Japonês Yoshinori Ohsumi foi laureado com edição do prêmio deste ano. Pesquisa mostrou processo de limpeza e 'reciclagem' das células.

France Presse
03/10/2016 20h45 - Atualizado em 03/10/2016 20h45

Da AFP
Nobel de Medicina e Fisiologia de 2016 vai para o cientista Yoshinori Ohsumi (Foto: Reprodução)
FACEBOOK
 Nobel de Medicina e Fisiologia de 2016 vai para o cientista Yoshinori Ohsumi (Foto: Reprodução)
Nobel de Medicina e Fisiologia de 2016 vai para o cientista Yoshinori Ohsumi (Foto: Reprodução)
A descoberta do mecanismo da autofagia, que levou o Prêmio Nobel de Medicina, pode contribuir para uma melhor compreensão de patologias, como as vinculadas ao envelhecimento, e talvez um dia permitir que os humanos vivam mais tempo com boa saúde, de acordo com vários especialistas.
O japonês Yoshinori Ohsumi foi laureado nesta segunda-feira (3) com o Nobel de Medicina pela sua pesquisa da autofagia, um processo de limpeza e, principalmente, de "reciclagem" das células.
saiba mais
Japonês leva Nobel de Medicina por pesquisa sobre reciclagem da célula
"Este processo é muito importante, porque se a célula não é capaz de se limpar, haverá uma acumulação de resíduos", explicou Isabelle Vergne, pesquisadora do CNRS (Centro Nacional de Pesquisas Científicas, da França), que trabalha com autofagia.
"Se este processo é completamente desregulado, pode levar a muitas patologias", acrescentou. É o caso de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer ou o Parkinson, doenças infecciosas e diferentes tipos de câncer.
Mas outras patologias como a obesidade ou a diabetes, algumas doenças cardiovasculares ou intestinais, ou inclusive a artrose, também podem estar ligadas à autofagia.
"A maioria das grandes patologias estão ligadas a uma insuficiência ou a uma disfunção do processo autofágico", afirmou o professor Guido Kroemer, outro especialista francês que trabalha no Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm), na França.
A autofagia, que vem do grego e significa "comer a si mesmo" é um processo conhecido desde os anos 1960. Ohsumi identificou os genes essenciais da autofagia nos anos 1990, ao fazer um experimento com lêvedo e demonstrar que nossas células utilizavam um mecanismo similar.
A descoberta gerou uma série de pesquisas, que até o momento se limitaram a plantas e animais.
"Tentamos compreender porque este processo diminui com a idade e encontrar inovações capazes de ativá-lo para manter nossas células em bom estado por mais tempo e poder viver uma vida melhor e mais longa", afirmou Ioannis Nezis, professor da Universidade de Warwick, no Reino Unido.
Na maioria das patologias, a autofagia deve ser estimulada, como nas doenças neurodegenerativas, para eliminar os aglomerados de proteínas que se acumulam nas células enfermas.
Também para a artrose. O mesmo acontece para a diabetes, a aterosclerose ou as doenças infecciosas, quando se trata de estimular a resposta imunológica.
"É mais complexo no câncer", segundo o professor Kroemer, que detalhou que, segundo o caso, pode-se procurar "estimular ou, ao contrário, inibir" o processo autofágico.
Trabalhos com animais revelaram que os estimuladores da autofagia podiam melhorar a resposta anticancerígena, por meio da resposta imunológica. Por outro lado, alguns pesquisadores trabalharam para inibir a autofagia e assim "reduzir o estresse celular ligado à quimioterapia", disse.
Segundo Vergne, que trabalha com a micobactéria que origina a tuberculose, cada vez mais resistente aos antibióticos, a estimulação da autofagia permite controlar a infecção.
Uma estratégia que se emprega igualmente com outra microbactéria, muito presente em pessoas com fibrose quística, muito difícil de tratar. "Acreditamos que se chegamos a aumentar a autofagia, poderíamos eliminá-la (...) pedindo ao organismo que a mate através da autofagia", explicou.
Outra patologia, a artrose, que afeta principalmente pessoas mais velhas, também está na primeira linha.
Segundo Claire Vinatier, pesquisadora do Inserm, estudos pré-clínicos realizados em ratos revelaram que a ativação da autofagia desacelera o surgimento da artrose e melhora "os signos de mobilidade". Ela precisou, porém, que os experimentos com humanos ainda estão distantes.
Entre as moléculas já testadas em ratos está a rapamicina, um medicamento utilizado em humanos para reduzir as chances de rejeição em transplantes.
Para evitar os efeitos secundários deste potente medicamento, ele é injetado diretamente na articulação.
Além disso, se consideram outras opções, como a proteína Klotho, presente no corpo humano.
Enquanto não chegam os testes clínicos em humanos, algo que ainda poderá levar anos, já se pode estimular a autofagia com a alimentação, através do resveratrol, um antioxidante encontrado no vinho tinto, em algumas frutas e no chocolate.
Outra opção deste tipo seria a espermina, outra arma antienvelhecimento, presente no queijo roquefort, indicou Patrice Codogno, especialista do Inserm.

Fonte:G1.com 

QUADRO DESTAQUE: Confira a relação de vereadores eleitos em Mogi e Alto Tietê

Câmara de Mogi tem 23 cadeiras para vereadores.  (Foto: Arquivo/ O Diário)
 3 de outubro de 2016  Comentários (0)  QUADRO DESTAQUE  3
Câmara de Mogi tem 23 cadeiras para vereadores.  (Foto: Arquivo/ O Diário)

ELIANE JOSÉ
Dos 23 vereadores eleitos, nove modificam a atual composição da Câmara de Mogi das Cruzes, um percentual de 39%, um pouco menor do ocorrido quatro anos atrás, quando 10 representantes foram trocados pelos eleitores. Os campeões de voto foram Caio Cunha (PV), com 5.788 votos, reeleito pela primeira vez, e um novato, Edson Santos (PSD), secretário-adjunto de Assistência Social, com 4.750 votos. Houve uma renovação de um mandato para outro. Porém, partes dos nomes são conhecidos da política. Entre os vencedores há suplementes e gente da velha guarda, como o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB), os médicos Péricles Ramalho Baub (PR) e Otto Flores Rezende (PSD) o advogado Rodrigo Valverde (PT) e José Francimário Vieira de Macedo (PR), o Farofa. (Confira a lista completa dos vereadores eleitos no Alto Tietê).

Três assumirão pela primeira vez. Nesse trio hospeda-se a única mulher, Fernanda Moreno (PV), defensora da causa animal, além de Diego de Amorim Martins, o Diegão (PMDB), e Mauro de Assis Margarido (PSDB), Maurinho do Despachante.

No mais, tudo na mesma: Antonio Lino, Mauro Araújo, Chico Bezerra, Clodoaldo Moraes, Pedro Komura, Carlos Evaristo, Protássio Nogueira, Sadao Sakai, Claudio Miyake, Marcos Furlan, Benedito Faustino Taubaté Guimarães, Iduigues Martins e Jean Lopes (veja os resultados completos à página 2).

Houve pequena mudança na composição das bancadas – as mais expressivas no PT, que sofreu derrota na maior parte das cidades brasileiras e no PV, que passaram de uma para duas cadeiras; e do PSDB, que elevou de dois para quatro lugares. Já o PSD, uma das bases do governo situacionista, se manteve com cinco representantes. PR e PMDB perderam uma posição, somando respectivamente quatro e três nomes. Com apenas um vereador seguirão o DEM, PC do B e o PSB.

Passava das 20h30, quando foguetes e buzinaços começaram a ser ouvidos em algumas regiões da Cidade. Enquanto comemorava o fato de haver sido o vereador mais votado do pleito, Caio Cunha atribuía a votação a “quatro anos de trabalho intenso, ao lado de gente escolhida por competência para um mandato participativo e transparente que nos possibilita dar continuidade a um projeto que convoca as pessoas a participar e contribuir para a formação de plataformas de empoderamento da população. Ninguém acreditava nisso, o que provava que a política está mudando e vai mudar ainda mais, à medida que a população participa mais do nosso processo político”.

O vereador reeleito disse que “esta votação não é mérito do Caio, mas de uma galera que acreditou que a política pode ser construída de forma coletiva e trabalhou pela significação de que o vereador é só um representante, um porta-voz dos anseios comunitários”.

Única mulher eleita, Fernanda Moreno tem 34 anos, é funcionária do Banco do Brasil e formada em Gestão de Relações Humanas da UBC. Durante um ano e meio, foi assessora da vereadora Karina Pirillo (PSD), que não conseguiu a reeleição. Auxiliou na montagem da ONG Adote Já, após uma cisão, criou o Grupo Fera de Mogi. No atendimento a animais, ela vê avanços, mas acredita que Mogi ainda tem o que melhorar. Apesar da militância, acrescentou: “vou representar da melhor forma o público feminino, mas sempre com foco no ser humano”.

Estreante, Maurinho do Despachante comemorou a vitória no comitê do prefeito eleito, Marcus Melo. “Quero trabalhar muito e honrar todos estes votos que vieram para mim, sempre com muita verdade, sinceridade e trabalho. Pelos amigos maravilhosos que tenho, este resultado na eleição era esperado. Atribuo a vitória a Deus e às pessoas que gostam do meu trabalho e confiaram em mim. Esta é a primeira vez que disputo a Câmara, por isso vencer foi uma emoção muito grande”.

Após comentar as dificuldades enfrentadas durante a atual campanha, Rodrigo Valverde (PT) se vê com uma grande responsabilidade de, ao lado do petista Iduigues Martins – únicos não eleitos com apoio do grupo político do prefeito Bertaiolli – adotar uma postura de “ajudar a construir o que for positivo para a Cidade e apontar os erros quando eles existirem, sem oportunismos, fazendo uma oposição coerente, denunciando equívocos e auxiliando no que for bom para Mogi”.

De volta ao Legislativo, Cuco Pereira relevou o fortalecimento do PSDB. “Vou continuar trabalhando pela população de Mogi, como estou fazendo há quase 34 anos da minha vida. Apenas mudo de prédio. Como fiquei 26 anos na Câmara e mudei para o Poder Executivo, agora retorno para o meu ninho, que é a Câmara. Vou continuar trabalhando pela Cidade, que tanto gosto. Foi uma eleição difícil, principalmente para mim, que sou presidente do PSDB e dediquei muito tempo aos candidatos do partido e não tinha tempo para fazer campanha. Mas com a graça de Deus, fui eleito. O PSDB dobra o número de cadeiras na Câmara, com quatro vereadores”

Agora, o mais antigo na casa, Pedro Komura atribuiu a vitória ao voto da zona rural. “A nossa responsabilidade aumenta muito em defesa dos moradores desta região e dos agricultores. O voto de confiança vem povo. Tenho que trabalhar bastante”.

Única mulher eleita e defensora da causa animal, Fernanda Morena é funcionária do Banco do Brasil, formada em Gestão de Relações Humanas da UBC. É integrante do PV. Durante um ano e meio, foi assessora da vereadora Karina Pirillo (PSD), que não conseguiu a reeleição. Auxiliou na montagem da ONG Adote Já, após desentendimentos, criou o Grupo Fera. No atendimento a animais, ela vê avanços, mas acredita que Mogi ainda tem o que melhorar. Apesar da militância, acrescentou: “vou representar da melhor forma o público feminino, mas sempre com foco no ser humano”. (Colaboraram Carla Olivo, Darwin Valente e Silvia Chimello).

Cinco não são reeleitos em Mogi

SILVIA CHIMELLO
A Câmara Municipal de Mogi teve uma renovação de 39% das cadeiras. Dos 23 vereadores da atual gestão, cinco deles não foram reeleitos. Outros quatro desistiram de participar da disputa nesta eleição. A maior perda foi da bancada feminina que não conseguiu manter as três cadeiras que conquistou na atual gestão, ficando com apenas uma vaga no Legislativo.

Os vereadores que não ser reelegeram foram Carlos Lucareski (PPS), Emerson Rong (PR), Karina Pirillo (PSD), Vera Rainho (PR) e Rubens Fernandes (PR). Os outros três que desistiram da reeleição são Olímpio Tomiyama (PMDB), Roberto Valença (PMDB), Odete Sousa (PR), além de Juliano Abe (PSD), que concorreu como vice na chapa do prefeito eleito Marcus Melo (PSDB).

O vereador Emerson Rong disse que estava muito triste e surpreso com o resultado. Ele preferiu não se estender. “Estou angustiado. Trabalhei e me dediquei muitos nesses quatro anos, sacrifiquei a família, lutei pelo interesse da população e mesmo assim não consegui me reeleger. Faltou muito pouco, mas a política é muito ingrata mesmo”, desabafou. Mesmo assim ele é o primeiro suplente do PR

Apesar da insistência de O Diário para entrevistar os outros vereadores que não conseguiram se reeleger, nenhum deles foi localizado.
quadro-vereadores
 quadro-vereadores
Fonte:O Diário de Mogi

São Paulo: João Doria surpreende ao ser eleito prefeito no 1º turno

São Paulo:
João Doria surpreende ao ser eleito prefeito no 1º turno
Vitória do tucano marca a derrota do Partido dos Trabalhadores, que sempre disputou a prefeitura no 2º turno
Foto: Divulgação


Tucano é o primeiro a vencer desde a redemocratização
João Doria (PSDB) foi eleito, em primeiro turno, prefeito de São Paulo. Aos 95,47% dos votos apurados, o candidato tucano já obtinha 53,29% dos votos válidos, deixando para trás, em segundo lugar com 16% dos votos, o candidato Fernando Haddad (PT), atual prefeito da capital paulista. Celso Russomano (PRB) ficou com 13% dos votos contabilizados. O tucano é o primeiro a vencer a corrida paulistana sem disputar o segundo turno desde a redemocratização. Ele estreou em uma eleição contando com o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e acabou tendo uma ascensão surpreendente nas pesquisas de intenção de voto a partir de setembro.
Doria é empresário e apresentador de programa de TV. Tem 58 anos e é formado em Jornalismo e Publicidade. Foi apresentador de televisão, com programas na TV Bandeirantes, Manchete e Rede TV!. Como empresário, tem um grupo de marketing que promove eventos e iniciativas culturais e publicações.
Em 2003, fundou o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade com 1,7 mil empresas filiadas. Foi secretário de Turismo da capital paulista na gestão do então prefeito Mário Covas e presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) no governo do presidente José Sarney. Em entrevista à TV Brasil, o candidato do PSDB disse que uma de suas propostas é a contratação emergencial de hospitais particulares para oferecer exames à população. A intenção é que ação, prevista para durar um ano, reduza o tempo de espera por atendimento.
A eleição do tucano marca a derrota do Partido dos Trabalhadores, que, até então, estivera presente em todas as eleições disputando o segundo turno na cidade.
Suplicy é o candidato a vereador mais votado em SP
O ex-senador Eduardo Suplicy (PT) foi eleito vereador de São Paulo com 301.446 votos. O petista foi o candidato à Câmara paulistana mais votado nesta eleição na capital, com 5,62% dos votos válidos. O petista teve mais que o dobro dos votos recebidos pelo segundo mais bem colocado, Milton Leite (DEM), que teve 107.957 votos (ou 2,01%).
Suplicy também foi eleito vereador em 1988, com 201 mil votos, ano em que Luiza Erundina, no PT na época, ganhou a disputa pela prefeitura. No entanto, embora tenha sido eleito presidente da Câmara, ele não terminou o mandato, pois, em 1990, foi eleito senador, cargo no qual permaneceu durante 24 anos. Em 2014, Suplicy não conseguiu a quarta reeleição e perdeu o cargo para José Serra (PSDB).

Fonte:Mogi News

dISPUTA ACIRRADA: Ashiuchi e Lacerda disputam prefeitura em 2º turno inédito

Pela primeira vez na história, o município vai escolher o novo prefeito em um segundo dia para a votação
A eleição deste ano foi histórica em Suzano. Pela primeira vez, dois políticos vão disputar o segundo turno para prefeito da cidade, no dia 30 de outubro. O candidato do Partido da República (PR), Rodrigo Ashiuchi, ficou na primeira colocação com 31,49% dos votos computados, enquanto Israel Lacerda Filho, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) foi o segundo mais votado com 27,87%.
O clima era de comemoração nos comitês dos dois candidatos. Ambos se mostraram confiantes para o segundo turno e apostam na intensificação das campanhas nas ruas e apresentação de novas propostas para conquistar os eleitores.
No diretório do PR, o ex-prefeito Marcelo Cândido também celebrou o resultado com Ashiuchi e seu vice, Walmir Pinto (PDT), que lembraram da importância dos apoios que receberam nesta eleição. "O apoio de todos, inclusive dos nossos 142 candidatos, dos deputados, e do Marcelo fez toda a diferença, pela experiência dele e a conduta junto com a nossa coordenação", disse o republicano.
Ashiuchi também não poupou agradecimentos aos eleitores e apoiadores. "Esses 45 mil votos que tivemos é fruto de um trabalho. Ainda não tem nada ganho e sou muito 'pé no chão'. A partir de amanhã eu e toda a equipe vamos avaliar o trabalho que foi feito e nos organizar para o segundo turno. O suzanense captou nossa mensagem, diferente de muitas pesquisas que se mostraram na região, e isso foi a diferença que apareceu nas urnas de Suzano", disse.
O republicano também se mostrou otimista para a decisão no dia 30 de outubro. "Estamos prontos para o segundo turno e convictos de que vamos ganhar as eleições. O resultado vinha de encontro com o que já esperávamos nas ruas. Estamos fazendo uma campanha muito modesta, de casa em casa, rua a rua. Andamos todos os bairros da cidade. Sentimos no olhar do suzanense, a cada visita e a cada conversa, uma grande aproximação de nossa proposta", avaliou.
O vice de Ashiuchi, Walmir Pinto também destacou os apoios que receberam durante as campanhas, incluindo dos deputados André do Prado (PR) e Márcio Alvino (PR), sem deixar de destacar Marcelo Cândido. O pedetista ainda falou das perspectivas para a corrida eleitoral. "Agora é uma nova etapa. Queremos dialogar com outros partidos, com aqueles que fizeram parte dessa disputa, mas entendemos que essa subida na reta final mostra a nossa ascendência, que a nossa campanha é vitoriosa e que o povo está entendendo a nossa mensagem", disse. "Queremos fortalecer ainda mais no segundo turno. Temos muita convicção da nossa vitória no dia 30 de outubro".
O candidato do PTB, Israel Lacerda, que conquistou 38,9 mil votos, se mostrou confiante e acredita em virada nas urnas. "Quero agradecer todos que me confiaram o voto, pela possibilidade de ir para o segundo turno em uma cidade tão importante como Suzano. Tenho certeza que farei valer e trabalharei muito para ganhar e reconstruir a cidade", ressaltou.
A disputa entre os dois candidatos foi acirrada e eles foram para o segundo turno com uma diferença de 3,62%. "O resultado está dentro da margem de erro das pesquisas. Sempre estivemos entre 25% e 30% e deu quase 28%, então acredito que está dentro do esperado", avaliou Lacerda, afirmando também que este é o momento de construção, se referindo aos possíveis novos apoios.
O candidato também comentou sobre as perspectivas para o próximo turno. "A campanha, agora, é intensificar o corpo a corpo e mostrar mais do que fiz e minhas propostas e projetos, além daquilo que já desenvolvi em prol da cidade. Acredito na possibilidade de Suzano ter um projeto novo a partir do ano que vem. Falamos muito de propostas, mas eu não falei do que eu sou capaz de realizar por todo o trabalho que já fiz na Câmara. Vou intensificar mais", finalizou o candidato do PTB, que já atuou como vereador e presidente da Câmara de Suzano.
Demais candidatos
Said Rafful (PSD) foi o terceiro mais bem colocado nesta eleição, com 38,4 mil votos e o Professor Luizinho (PT) vem em seguida, com 24,91% de votações. Carmem Lúcia Lorente (PSDB), a Carminha, angariou 7,15% dos votos válidos, garantindo a quinta posição.

Fonte:Mogi News

Candidato conquistou 13.614 votos, superando o 2º colocado, o Felipe Dentista, que obteve 1.683 votos nas eleições Adriano Leite vence em Guararema ao receber o voto de 78% dos eleitores Com uma diferença superior a dez mil votos sobre o segundo colocado, Adriano de Toledo Leite (PR) foi eleito prefeito de Guararema

Katia Brito

Foto: Divulgação


Adriano Leite votou acompanhado da filha
Com uma diferença superior a dez mil votos sobre o segundo colocado, Adriano de Toledo Leite (PR) foi eleito prefeito de Guararema. Neste domingo, o candidato, que administra a cidade desde 2014, quando Márcio Alvino deixou a Prefeitura para disputar uma vaga na Câmara Federal, recebeu 13.614 votos, o que representou 78,42% do total. O segundo colocado Felipe Valades Herruso Pereira, o Felipe Dentista (PHS), obteve 9,69%, ou seja, 1.683 votos. De acordo com o prefeito eleito, ele obteve a maior votação em números absolutos na história da cidade. Até a eleição de ontem, o melhor resultado havia sido obtido pelo atual deputado federal Márcio Alvino (PR), que conquistou mais de 11 mil votos em 2012.
"Com o tempo mais curto de campanha e as novas regras, é difícil cravar um resultado. É uma votação expressiva, que reflete a qualidade da cidade, um reconhecimento da população que valoriza e avalia o trabalho como um todo. O resultado mostra que estamos no caminho certo e vamos buscar oportunidades para melhorar e seguir investindo", avalia Adriano, que terá como vice-prefeito Dirceu Jacinto Granato.
O foco do próximo mandato, segundo o prefeito eleito, será intensificar os projetos em andamento, como a implantação do Hospital Municipal e a ampliação do número de profissionais na área de sáude. "Na área de segurança, vamos fortalecer e expandir o sistema, que conta com 70 câmeras, e, em 90 dias de operação, temos ótimos resultados. Em infraestrutura, vamos melhorar o transporte, modernizando as linhas e itinerários, que têm uma demanda crescente em função do desenvolvimento da cidade", destacou o prefeito. Outros projetos são aumentar os investimentos nas áreas de educação e geração de empregos.
Nos próximos dias, o prefeito afirmou que irá delegar tarefas para as secretarias, focando a conclusão do atual mandato, e traçará metas e prioridades para os próximos quatro anos de governo.
Vereadores
Os republicanos também tiveram destaque na votação para o Legislativo, conquistando 4 das 11 vagas, com Odvane Rodrigues da Silva, Sidnei Gordo, André Costa e Eduardo Moreira. O primeiro, inclusive, foi o mais votado da cidade nesta eleição, recebendo 1.143 votos. Na administração de Adriano, Odvane foi secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura. O vereador reeleito agradeceu os eleitores.

Fonte:Mogi News

Salesópolis: Vanderlon vence disputa com 37%

Salesópolis:
Vanderlon vence disputa com 37%
Com 3.459 votos, o que corresponde a 37,59%, Vanderlon Oliveira Gomes (PR) foi eleito prefeito de Salesópolis
Foto: Divulgação


Vanderlon Gomes foi eleito ontem com 3.459 votos
Com 3.459 votos, o que corresponde a 37,59%, Vanderlon Oliveira Gomes (PR) foi eleito prefeito de Salesópolis. Ao todo, 12.185 eleitores foram às urnas ontem.
O segundo colocado foi Francisco Marcelo De Morais Correa (PSD), o Marcelo do Quico. O prefeiturável foi escolhido por 28,24% dos votantes (2.599 votos).
Já José Francisco Citrângulo (PSB), o Nego, aparece na sequência, sendo a escolha de 2.234 munícipes (24,28%).
A candidata Sandra Regina De Assis (PMDB), a Sandra Assis Advogada, foi a opção de apenas 910 eleitores, ou seja, 9,89% do total.
O atual prefeito Benedito Rafael da Silva (PPS), por sua vez, não teve seus votos validados, uma vez que sua candidatura foi indeferida.
Já entre os postulantes ao Legislativo o candidato mais votado foi Rodolfo Marcondes (PDT), eleito com 427 votos. Em seguida aparece Claudinei José de Oliveira, o Nei, escolhido por 416 salesopolenses.
O terceiro melhor colocado no pleito foi Paulo Cézar Monteiro (PPS), o Mineiro do Restaurante, eleito por 393 votantes.
Nulos
De acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), dos 12.185 munícipes que participaram do pleito, 2.581 anularam o voto. Um dos motivos seria o fato de que a votação direcionada a Benedito Rafael não foi computada

Fonte:Mogi News

Sem surpresa: Marcus Melo vence eleição para prefeito no 1º turno

Sem surpresa:
Marcus Melo vence eleição para prefeito no 1º turno
Com quase 130 mil votos computados, sendo 64% válidos, candidato do PSDB substituirá Marco Bertaiolli (PDS)
O empresário Marcus Melo (PSDB) foi escolhido por 64% dos eleitores para administrar Mogi das Cruzes pelos próximos quatro anos. Com 129.763 votos, o tucano venceu sua primeira eleição. Ele afirmou que seu governo será pautado pela participação popular e a continuação do trabalho desenvolvido na cidade. Para o gestor, o grande desafio será a questão econômica, já que o país enfrenta uma crise econômica.
Melo acompanhou a apuração dos votos no escritório político da rua Vitório Partênio, ao lado da família, de amigos e do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). O empresário ressaltou que a vitória no primeiro turno é resultado do trabalho desenvolvido em grupo. "Nunca fui candidato, nem para vereador, mas trabalhei muito. Essa vitória é do grupo. O prefeito teve um trabalho excepcional. A população tem condições de nos ajudar muito fazendo boas parcerias. Vamos convidar as pessoas para nos ajudar a administrar. Quero fazer uma gestão participativa", destacou.
O tucano acrescentou que o resultado das urnas fará com que o município tenha a continuidade na administração e nos projetos que são desenvolvidos. Ele deverá passar os próximos meses junto com Bertaiolli. "Geralmente, quando há troca de gestão, a cidade perdeu um pouco, até que a nova administração se adapte. Não teremos isso em Mogi", disse.
De acordo com Melo, boa parte das pessoas que já atua no secretariado deve ser mantido. O novo prefeito eleito avaliou que o grande desafio para o próximo ano será a economia. "As contas da prefeitura estão em dia, mas o número de investimentos tem crescido e a receita não tem acompanhado", ressaltou.
Bertaiolli informou que já esperava a vitória de Melo no primeiro turno, citando, inclusive, a pesquisa realizada pelo Grupo Mogi News, que apontou a vitória do tucano no primeiro turno com 64% dos votos válidos. "O Mogi News fez uma pesquisa que já apontava 49% de votos (referente o levantamento de votos direito). A partir dessa pesquisa, nós só crescemos", afirmou.
Comemoração
O vice-prefeito eleito, vereador Juliano Abe (PSD), afirmou que se sente grato pela vitória. "É gratidão a Deus, a população que acreditou na proposta de renovação com responsabilidade e capacidade de gestão administrativa, aos apoiadores e partidos, além do Bertaiolli e ao meu pai (Junji Abe) que começou tudo", disse.

Fonte:Mogi News