segunda-feira, 3 de outubro de 2016

São Paulo: João Doria surpreende ao ser eleito prefeito no 1º turno

São Paulo:
João Doria surpreende ao ser eleito prefeito no 1º turno
Vitória do tucano marca a derrota do Partido dos Trabalhadores, que sempre disputou a prefeitura no 2º turno
Foto: Divulgação


Tucano é o primeiro a vencer desde a redemocratização
João Doria (PSDB) foi eleito, em primeiro turno, prefeito de São Paulo. Aos 95,47% dos votos apurados, o candidato tucano já obtinha 53,29% dos votos válidos, deixando para trás, em segundo lugar com 16% dos votos, o candidato Fernando Haddad (PT), atual prefeito da capital paulista. Celso Russomano (PRB) ficou com 13% dos votos contabilizados. O tucano é o primeiro a vencer a corrida paulistana sem disputar o segundo turno desde a redemocratização. Ele estreou em uma eleição contando com o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e acabou tendo uma ascensão surpreendente nas pesquisas de intenção de voto a partir de setembro.
Doria é empresário e apresentador de programa de TV. Tem 58 anos e é formado em Jornalismo e Publicidade. Foi apresentador de televisão, com programas na TV Bandeirantes, Manchete e Rede TV!. Como empresário, tem um grupo de marketing que promove eventos e iniciativas culturais e publicações.
Em 2003, fundou o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade com 1,7 mil empresas filiadas. Foi secretário de Turismo da capital paulista na gestão do então prefeito Mário Covas e presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) no governo do presidente José Sarney. Em entrevista à TV Brasil, o candidato do PSDB disse que uma de suas propostas é a contratação emergencial de hospitais particulares para oferecer exames à população. A intenção é que ação, prevista para durar um ano, reduza o tempo de espera por atendimento.
A eleição do tucano marca a derrota do Partido dos Trabalhadores, que, até então, estivera presente em todas as eleições disputando o segundo turno na cidade.
Suplicy é o candidato a vereador mais votado em SP
O ex-senador Eduardo Suplicy (PT) foi eleito vereador de São Paulo com 301.446 votos. O petista foi o candidato à Câmara paulistana mais votado nesta eleição na capital, com 5,62% dos votos válidos. O petista teve mais que o dobro dos votos recebidos pelo segundo mais bem colocado, Milton Leite (DEM), que teve 107.957 votos (ou 2,01%).
Suplicy também foi eleito vereador em 1988, com 201 mil votos, ano em que Luiza Erundina, no PT na época, ganhou a disputa pela prefeitura. No entanto, embora tenha sido eleito presidente da Câmara, ele não terminou o mandato, pois, em 1990, foi eleito senador, cargo no qual permaneceu durante 24 anos. Em 2014, Suplicy não conseguiu a quarta reeleição e perdeu o cargo para José Serra (PSDB).

Fonte:Mogi News