quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ministro Paulo Passos indica novo secretário-executivo dos Transportes

Interino Miguel Masella será efetivado no cargo, segundo ministério.
Nomeação deverá ser publicada no 'Diário Oficial da União'.
Débora Santos
Do G1, em Brasília
imprimir
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, indicou nesta quinta-feira (28) Miguel Masella para o cargo de secretário-executivo da pasta.
A informação, da assessoria do Ministério dos Transportes, foi confirmada pelo Palácio do Planalto. Segundo o ministério, a nomeação deverá ser publicada nos próximos dias no “Diário Oficial da União”.
Masella já ocupa o cargo interinamente. Ele acumula a função com a de secretário de Gestão de Transportes. O secretário-executivo anterior era Paulo Passos, atual ministro.
Passos foi indicado para o comando da pasta após a demissão do ex-ministro Alfredo Nascimento, que deixou o cargo depois da divulgação de denúncias de superfaturamento em obras comandadas pelo ministério.
Servidor público de carreira, Masella foi aprovado em concurso 
como técnico de Planejamento em 1973. Ele é mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia.
É a segunda vez que ele ocupará o cargo de secretário-executivo da pasta. Masella já havia ocupado o cargo entre 2006 e 2007, na gestão do ex-ministro Alfredo Nascimento, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte:G1.com

PR vai reunir jovens em Arujá

Em meio a uma das maiores crises vividas pelo partido em nível nacional, a Juventude Republicana do Alto Tietê, braço jovem do PR na Região, realiza neste sábado, a partir das 14 horas, na Câmara de Arujá, um encontro com integrantes do grupo em dez cidades próximas de Mogi das Cruzes. Vão discutir, principalmente, a participação do partido nas eleições municipais do próximo ano. A julgar pelo informe oficial da agremiação, o deputado federal Valdemar Costa Neto, por motivos óbvios, não comparecerá ao encontro. Mas lá estarão, segundo o comunicado, diversas "autoridade políticas", como o presidente regional Tadeu Candelária, o secretário-geral José Renato da Silva e o presidente do PR Jovem no Estado, Eberton Barros. Em notícia distribuída à Imprensa, Tadeu diz que o intuito do partido é "estimular a participação do jovem na política, bem como incentivar a execução das políticas da juventude, contribuindo assim para o crescimento e o fortalecimento da legenda na Região". Tadeu diz que o Diretório Regional do PR está em busca de jovens afinados com os "ideais republicanos", que poderão vir a compor o movimento juvenil do Município. "Precisamos de renovação, de militantes leais e de núcleos do PR em todos os municípios, para que, em 2012, possamos lançar candidatos a vereador e até mesmo a prefeito da Juventude". Candelária terá, sem dúvida, uma difícil missão pela frente: explicar aos jovens que lá comparecerem todas as denúncias que ligam o partido aos escândalos do Ministério dos Transportes, os quais levaram a presidente Dilma Rousseff a promover uma limpeza em regra no setor demitindo os principais membros, a maioria de filiados ao PR. Outra árdua missão de Candelária será substituir o deputado federal Valdemar Costa Neto e dar, em seu nome, as explicações relativas ao envolvimento da principal liderança republicana nos escândalos do Ministério. Em reuniões semelhantes, feitas anteriormente, Costa Neto vinha impulsionando o movimento jovem do partido. Sem ele na reunião, caberá ao presidente dizer exatamente o que Costa Neto teria de dizer, se lá estivesse. Uma missão espinhosa para um Candelária pouco afeito aos discursos ou pronunciamentos do gênero.


Fonte:O Diário de Mogi

Não ao Lixão Relatório sai na semana que vem

Willian Almeida
Da Reportagem Local
Será na próxima semana a apresentação à Prefeitura do relatório elaborado pela empresa Falcão Bauer que deverá provar técnica e ambientalmente a inviabilidade do aterro sanitário que a construtora Queiroz Galvão pretende implantar no distrito do Taboão. Além deste, deverá ser apresentado pela própria administração municipal o relatório que contesta juridicamente o empreendimento. 
Com os dois documentos, a Prefeitura espera conquistar o arquivamento do processo de licenciamento, que está sendo analisado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Os relatórios vão ser anexados ao processo de licenciamento e para o prefeito deverá provar que o processo em si é "completamente irregular".


A apresentação do relatório pela Falcão Bauer é aguardada com ansiedade por todos os que estão engajados na luta contra o lixão. Ao ser recebido, o projeto vai ser analisado pela administração municipal. Simultaneamente a esta análise, poderá ser publicada a data para a audiência pública de apresentação do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do empreendimento. Ela pode ser agendada para qualquer dia útil a partir de 21 de setembro, conforme ficou definido durante a reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) de 25 de maio. A audiência estava marcada para ocorrer em 21 de junho último e a prorrogação atendeu um pedido da Prefeitura para apresentação do relatório. O estudo da Falcão Bauer será a manifestação formal da Prefeitura no processo do aterro.


"Esse documento, que eu acredito seja muito consistente do ponto de vista jurídico e técnico, nós vamos entregar para todas as autoridades responsáveis com o objetivo de embasar as opiniões delas para que vetem a proposta da Queiroz Galvão. Vamos pedir o arquivamento, até porque considero este um processo irregular. Eu garanto que é e nós vamos provar que é irregular. Não tem nenhum amparo legal para a proposta continuar sendo analisada", disse o prefeito Marco Bertaiolli. A empresa foi contratada em 16 de abril último e por exigência contratual, nenhuma informação dos estudos foi adiantada. 


Fonte:Mogi News

Demora Hospital negligencia atendimento ao editor-chefe do Mogi News

Somente depois de muita pressão, Ipiranga providenciou exame de ressonância, fundamental para o caso
Vivian Turcato
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Hospital Ipiranga tem sido alvo de queixas relacionadas à falta de estrutura e de equipamentos
A burocracia no atendimento oferecido pelo Hospital Ipiranga e pelo convênio médico Amil Assistência Médica pode resultar em graves danos à saúde dos pacientes que procuram a unidade. O editor-chefe do Grupo Mogi News, Márcio Siqueira, permaneceu seis dias internado no local sem conseguir realizar uma ressonância magnética ou obter vaga em um hospital de São Paulo que teria estrutura para o exame.


Somente após grande mobilização de autoridades de Mogi e da Imprensa, Siqueira seria encaminhado, na noite de ontem, a uma clínica médica para realizar o exame, ainda incerto em razão da demora do Ipiranga. Ainda assim, mesmo que não fosse feito o exame em Mogi, em seguida, ele seria transferido para o Hospital Paulistano, na capital. Segundo a sogra do jornalista, Maria Cecília Meira, o sofrimento da família começou logo no primeiro dia de atendimento no Ipiranga. "Foi uma coisa impressionante o atendimento prestado", criticou.Siqueira foi por três dias consecutivos ao pronto-socorro do hospital se queixando de fortes dores de cabeça. Nas três vezes ele saiu de lá "dopado". Na quinta-feira da semana passada, após ter sido medicado diversas vezes com morfina e ter sido analisado por três médicos, o jornalista foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Somente o terceiro médico percebeu que o caso era grave", disse Maria Cecília.


Na sexta-feira, a equipe médica realizou uma drenagem de liquor na cabeça do jornalista, diagnosticado com hidrocefalia. "Neste momento, 57% do cérebro já estava tomado pelo derrame", lembrou. No entanto, na noite da véspera do feriado de Santana, a família denunciou que não havia um médico no hospital. No dia seguinte, uma nova drenagem foi realizada. Desde então, a família começou a pressionar o Ipiranga e a Amil para a transferência do jornalista para um hospital de São Paulo, já que os médicos informaram que a realização de uma ressonância magnética seria fundamental para a conclusão do diagnóstico de Siqueira.


Fonte:Mogi News


A família do jornalista entrou em contato diretamente com o diretor do Ipiranga e representante da Amil no Alto Tietê, o médico Sidnei Mori. No entanto, a alegação do diretor foi de que em nenhum hospital de São Paulo havia vaga para transferência. Somente após a interferência de várias autoridades e da Imprensa, uma vaga no Hospital Paulistano foi reservada ao jornalista. 
O exame, porém, estava indefinido até por volta das 22 horas de ontem em razão, segundo informações da família, da demora do Ipiranga em liberar o pedido. 
Para o diretor presidente do Grupo Mogi News, Sidney Antonio de Moraes, o tratamento destinado ao jornalista foi precário. "É uma total falta de competência e de interesse para com a vida de um paciente. O doutor Sidnei Mori só fica na promessa e não resolve nada", criticou.


O amigo da família, José Miguel Hallage, ressaltou que por causa dessa burocracia o estado de Siqueira pode ser afetado. "Essa demora pode gerar sequelas. Se ele está estável há tempos, a transferência já deveria ter acontecido", argumentou. É a mesma opinião do secretário-adjunto de Saúde de Mogi, Marcello Cusátis. "Estamos todos preocupados com o estado do Márcio. A transferência tem de ser rápida", analisou. 
O Mogi News apurou que essa situação do atendimento ao público no Ipiranga e problemas referentes à falta de estrutura e de equipamentos médicos são constantemente alvos de críticas de familiares e pacientes. O jornal procurou o diretor do hospital, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.


Fonte:Mogi News

Projeto Prefeito confirma novo zoneamento

Proposta seguirá para a Câmara Municipal com alteração na área onde será instalada a fábrica da Daikin
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Prefeito também falou sobre excesso de faltas às consultas
O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) confirmou que irá mandar no próximo mês à Câmara de Vereadores o projeto de lei contendo alterações no zoneamento da cidade. De parte do Executivo, a única alteração certa é a que muda para zona industrial a área da Vila Moraes onde será instalada uma fábrica de ar-condicionado da Daikin. A informação foi dada pelo prefeito durante a apresentação do Sistema Integrado Mogiano (SIS) a usuários do posto de saúde de Brás Cubas.

Além desta alteração, a Prefeitura também poderá propor outras. Isso, no entanto, ainda não está definido. Ao receber a proposta, os vereadores poderão apresentar as emendas que lhe foram solicitadas ou sugeridas por moradores da cidade. Antes da aprovação, como dito na última semana pelo presidente Mauro Araújo, haverá a realização de audiências públicas para apresentação das propostas à comunidade.

Em entrevista coletiva concedida à Imprensa, Bertaiolli falou da mudança na área da Daikin. Vale lembrar que a alteração foi uma das condições impostas pelos empresários japoneses para a garantia de instalação da fábrica na cidade. "Vamos mandar um projeto em agosto mudando o zoneamento desse terreno lá da Mogi-Bertioga para que a Daikin possa se instalar. Depois disso a Câmara vai poder fazer as emendas que achar necessárias à mudança no zoneamento que recebeu como solicitação. Mas uma atitude muito correta e que achei muito boa será a discussão das emendas com a comunidade em audiências públicas porque sempre vai existir um proprietário que quer transformar seu imóvel de comercial para industrial ou vice-versa e que vai pedir", afirmou.

Na semana passada, Bertaiolli vetou o projeto proposto e aprovado pela Câmara que alterava doze áreas do município. O veto foi uma recomendação do Ministério Público (MP), que foi reforçada por um pedido do presidente Mauro Araujo. A aprovação foi alvo de polêmica na cidade e resultado de duas representações no MP pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município.


Criminalidade
Ainda durante a entrevista, Bertaiolli informou que já solicitou um encontro com o secretário de Estado da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, para discutir o aumento nos índices de criminalidade na cidade no primeiro semestre deste ano. Conforme publicou o Mogi News na terça-feira, o primeiro semestre deste ano foi mais violento que o do ano passado. A informação é da própria Secretaria de Segurança Pública e consta no balanço da criminalidade de todo o Estado. A estatística compara os seis primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2010 e mostra que todos os indicadores criminais avaliados apresentaram aumento, que variou de 9,3%, com o roubo, a 30,8%, no registro de homicídios. "Solicitei uma audiência com o secretário para mostrar a ele o que está acontecendo em Mogi. Não é natural, normal e não pode ser entendido tão facilmente um aumento tão grande nestes índices como tivemos nesse primeiro semestre de 2011", disse.


SIS
Durante a apresentação do SIS aos usuários do posto de saúde, Bertaiolli comentou sobre os números do sistema. Até agora, são 120 mil cadastramentos prévios, 10 mil cartões enviados pelos Correios e 10.758 solicitações de consultas pelos totens ou Internet. Na Unidade Básica de Saúde (UBS), no mês passado, houve 30% de faltas em relação às 1.043 consultas agendadas. Foram 311 faltas. Para o prefeito, o absenteísmo continua sendo um desafio a vencer. "A fila aumenta porque marcar uma consulta e faltar é como rasgar uma nota de R$ 100 e é disso que precisamos manter a população conscientizada", disse.

Fonte:Mogi News