terça-feira, 29 de maio de 2012

Enem tem 600 registros por minuto



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve em média 600 registros por minuto no primeiro dia de inscrições. O prazo segue até 15 de junho e o processo é feito exclusivamente pela internet. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. Apesar do número de acessos, o Ministério da Educação (MEC) não registrou problemas na conexão com a página do Enem. Nas redes sociais, o termo "Enem" foi um dos mais citados ao longo do dia.
No ano passado, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições. Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.
A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. Os que não estão isentos devem efetuar o pagamento até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição. O edital com todos os detalhes do Enem 2012 foi publicado na última sexta-feira (25), no Diário Oficial da União.
No primeiro dia do exame, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro. (Amanda Cieglinski / Agência Brasil)

Fonte:O Diário de Mogi

Obra no Canudos deixa 20 mil sem água



O Semae solicitou à Sabesp, na manhã desta terça-feira (29/05), a suspensão do fornecimento de água na região alta do distrito de Braz Cubas devido às obras de canalização e urbanização do Córrego dos Canudos. Uma escavação feita pela empreiteira responsável pela obra deixou à mostra uma adutora de 600 milímetros e retirou parte de seu escoramento. Apesar de a tubulação não ter sido afetada, os engenheiros do Semae decidiram suspender seu funcionamento de forma preventiva, até que seja executado um escoramento para evitar danos maiores – o trabalho já começou a ser feito pela empresa e deve ser concluído até o final do dia.
O engenheiro José Miguel Ackel Neto esteve no local e contou que a adutora ficou à mostra - perto dela, há também uma rede de esgoto. “Para evitar um problema maior, decidimos que é melhor suspender o fornecimento e fazer uma nova base para a tubulação”, afirma. Ele explica que este escoramento é necessário por conta da natural oscilação que a adutora produz pela passagem da água. Como a região é atendida pela Sabesp, a estatal paulista foi acionada para providenciar a parada no bombeamento de água.
Com a suspensão do fornecimento, será afetada a região alta do distrito de Braz Cubas, o Alto do Ipiranga e parte do Jardim Oropó, onde vivem cerca de 20 mil pessoas. A previsão é de que a adutora seja religada a partir das 21 horas – com isso, o abastecimento deve ser normalizado durante a madrugada. Os moradores de casas que contam com caixa d’água não deverão sentir problemas no abastecimento. De qualquer forma, a recomendação é para que as famílias utilizem água com moderação e, em caso de emergência, entrem em contato com o Semae pelo telefone 115. (Prefeitura de Mogi das Cruzes)


Fonte:O Diário de Mogi

Vereadores debatem segurança e saúde



Na sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes na tarde desta terça-feira (29), os vereadores debateram os problemas relacionados ao aumento da criminalidade na Cidade e o baixo número de policiais efetivos para atender a população
Um dos parlamentares a se manifestar sobre o assunto com mais contundência foi o vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB). “Não estamos conseguindo obter resultados, então é necessário cobrar mais dos representantes do CPAM-12 [Comando de Policiamento de Área metropolitano] e do 17º Batalhão da Polícia Militar”, declarou. O parlamentar ainda comentou sobre a reunião da Comissão Permanente de Transportes e Segurança Pública da qual é presidida pelo vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), agendada para esta sexta-feira (1º de junho) a partir das 15 horas, também na Câmara Municipal. “Esperamos que através dessa reunião consigamos elaborar um planejamento adequado de policiais e solucionar esse problema”, completou Costa.
Repercussão
Outro assunto que chamou a atenção dos vereadores foi a reportagem de O Diário que trata da falta de médicos no Posto de Saúde da Família, no Bairro do Cocuera. “Temos que cobrar um posicionamento da administração que parece não ter conhecimento desse fato”, afirmou o vereador Mauro Araújo (PMDB).
Flanelinhas
O vereador Protássio Nogueira (PSD) fez uma indicação ao prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e discursou sobre a realização de estudos para viabilizar a regularização da profissão de guardador de veículos, os “flanelinhas”, como são conhecidos popularmente. ”Assim como o lavador autônomo de carros é uma profissão reconhecida, o guardador também poderá ser, desde que ele seja cadastrado na delegacia municipal do trabalho, inclusive gerando impostos como trabalhador autônomo”, afirmou o parlamentar. (Rodrigo Fernando)

Fonte:O Diário de Mogi

Dez morrem em terremoto na Itália



As autoridades da Itália atualizaram para dez o número de mortos na região de Modena devido aos impactos causados pelo terremoto de 5,8 graus na escala Richter. Bombeiros, policiais e voluntários trabalham na busca de vítimas. A maioria das pessoas está sob os escombros de prédios antigos cujas estruturas físicas não resistiram aos abalos causados pelos tremores de terra.
Do Norte ao Centro da Itália, foram sentidos abalos por volta das 9h (4h de Brasília). Os tremores de terra desta terça-feira (29) foram observados até a fronteira com a Áustria, passando por Milão e pela região da Toscana.
Vários locais foram evacuados por questões de segurança. Em Veneza, uma estátua caiu, provocando pânico entre os moradores. Na fronteira com a França, foram adotadas medidas de precaução depois que moradores saíram nas ruas em pânico. Há muitos feridos e soterrados, mas os números ainda são incertos.
Na cidade de San Felice del Panaro, o desabamento de uma fábrica provocou três mortes. Duas pessoas morreram em Mirandola e uma em Concordia. Houve mortes também em Finale, Cavezzo e Carpi – nessa última cidade um padre morreu em decorrência do desabamento parcial da igreja, na qual estava.
Nos últimos nove dias, foram registradas 417 réplicas de tremores de terra no Norte da Itália. Há mais de 7 mil desabrigados instalados em 89 acampamentos improvisados. Pelos primeiros levantamentos desta terça-feira, houve graves danos materiais em igrejas e prédios públicos e privados.
Também foram registrados mais abalos nas estruturas das construções, que sofreram desgastes devido aos tremores do último dia 20. No terremoto da semana passada, também no Norte da Itália, sete pessoas morreram. (Renata Giraldi / Agência Brasil)

Fonte: O Diário de Mogi

Trabalho infantil é combatido



A Caravana Nordeste contra o Trabalho Infantil mobiliza governos estaduais, sociedade civil, órgãos da rede de proteção infantojuvenil e crianças para elaborar propostas para prevenir e eliminar esse tipo de trabalho na região. Em vários municípios nordestinos, encontros públicos têm sido feitos para que os governadores de cada estado recebam reclamações e denúncias feitas pela população e se comprometam a atendê-las.
“Temos dificuldades em relação ao trabalho infantil. Buscamos um compromisso do governo do estado para o cumprimento, a criação ou o cofinanciamento de plano estadual de erradicação do trabalho infantil”, informou a procuradora do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, Janine Miranda, que participou da coordenação da iniciativa.
Segundo ela, só em Pernambuco, são aproximadamente 50 mil crianças que exercem funções consideradas irregulares – em feiras livres, praias, na agricultura familiar, entre outros lugares.
“Além do prejuízo emocional, psicológico, e para a saúde, há o problema do desenvolvimento socioeconômico porque, ao trabalhar e não estudar, o jovem não recebe a educação adequada, porque não há a complementação que deveria haver”.
A caravana, que teve início em abril deste ano, já passou por vários municípios do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Sergipe e Alagoas. Nesta segunda-feira (28), a caravana está em Pernambuco, de onde seguirá para a Bahia, último estado a ser visitado.
“Neste ano a caravana é só no Nordeste. Já houve a nacional, em 2004. Atualmente, o Nordeste é onde há o maior índice de trabalho infantil, por isso houve esse enfoque”.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 1 milhão de crianças entre 5 e 13 anos trabalham – 396 mil só no Nordeste.
No Maranhão, como resultado da caravana, o Tribunal de Justiça do estado determinou que juízes não autorizem crianças a trabalharem. Em geral, esses jovens são contratados para executar funções nas chamadas “piores condições de trabalho”, por falta de escolaridade, explicou a secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPeti), Isa de Oliveira. O FNPeti é um dos articuladores da caravana, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Brasil e da Fundação Telefônica.
“A expectativa é que haja o fortalecimento dos fóruns estaduais [membros do FNPEeti como interlocutores entre a sociedade e os poderes locais com o objetivo de fazer que os governos se comprometam”, informou Isa.
A iniciativa ainda prevê a participação de crianças e jovens, em atividades em escolas, em que os próprios alvos da iniciativa podem fazer seus questionamentos e demandas ao governo. Ao final, são elaboradas cartas a serem entregues aos governadores dos estados.
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho infantil é proibido no Brasil. Dos 14 aos 15 anos, permite-se que o jovem trabalhe como aprendiz. A partir dos 16 anos, é possível trabalhar, desde que não se exerça atividade insalubre, perigosa, penosa ou em horário noturno (a partir das 22h). (Carolina Sarres / Agência Brasil)

 Fonte:O Diário de Mogi

PR descarta apoio ao PT em SP



Cacique do PR, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), disse ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) que o apoio ao PT na eleição municipal paulistana este ano está descartado.
Réu no processo do mensalão, Costa Neto esteve nesta segunda-feira (28) no Palácio dos Bandeirantes para falar da disputa em São Paulo.
O PR esteve ao lado do PT na eleição de 2010, mas ficou melindrado com o partido depois que seu presidente nacional, o senador Afredo Nascimento (PR-AM), foi obrigado a pedir demissão do Ministério dos Transportes após denúncias de corrupção na pasta, no ano passado.
Cientes do desgaste na relação com os petistas, interlocutores de José Serra, pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, investiram na aproximação com o PR.
A conversa de Neto com Alckmin, segundo aliados do governador, foi amigável. Interlocutores de Valdemar Costa Neto afirmam que a direção nacional do partido tende a fechar com Serra, para fustigar o PT.
Os petistas contavam com o PR para ampliar o tempo de TV de seu candidato, Fernando Haddad. Neófito em eleições, Haddad precisa da propaganda eleitoral para se tornar mais conhecido.
Se o acerto do PR com o PSDB se concretizar, será o golpe mais duro que os tucanos terão conseguido impingir nos petistas na pré-campanha em São Paulo. Além do PSDB, o PMDB, cujo candidato é Gabriel Chalita, também corteja o PR. (Daniela Lima / Folhapress)

Fonte:O Diário de Mogi

Aprovada a quebra de sigilo da Delta



CPI aprovou a quebra dos sigilos da empresa Delta em todo o País / Foto Wilson Dias - ABr
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga as relações do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com autoridades e empresas aprovou a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico da construtora Delta no país.
Antes, a CPI havia aprovado a quebra dos sigilos apenas nos Estados da região Centro-Oeste.
Na votação, o PT e o PMDB racharam. Petistas apoiaram a votação, enquanto o PMDB foi contra.
O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) também acompanhou o PMDB e deu voto contrário.
A reunião da CPI foi encerrada em seguida e a votação dos pedidos de convocação de governadores, que também estavam na pauta, foram adiadas.
A Delta é suspeita de envolvimento na suposta organização criminosa comandada por Cachoeira. A empresa é a que mais recebeu verbas do Orçamento do Executivo federal desde 2007. (Folhapress) 

Fonte:O Diário de Mogi

Segurança será discutida na Câmara, nesta sexta



Os problemas relacionados com a segurança da Cidade e os resultados das mais recentes estatísticas de ocorrências policiais, que mostram o aumento da criminalidade em Mogi das Cruzes serão discutidos em reunião que acontece na próxima sexta-feira, entre 15 e 18 horas, na Câmara Municipal. O encontro está sendo convocado pelo vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR), presidente da Comissão Especial de Vereadores de Transportes e Segurança Pública, que pretende colocar frente a frente os representantes da Polícia Militar e os da comunidade, para que discutam soluções para a situação atual do Município, cada dia mais inseguro. Foram convidados para o encontro os deputados estaduais e federais da Cidade, representantes da Prefeitura, de entidades de amigos de bairros e outros setores da sociedade civil. Segundo o vereador Tobias, será cobrada dos representantes do CPAM-12 e do 17º Batalhão da PM, uma solução para o problema das bases comunitárias que, ao contrário do que determina a regra de conduta da PM, vêm operado com um policial em vez de dois.


Fonte:O Diário de Mogi

Novidades TV Mogi News ganha mais 17 programas


Na próxima segunda-feira, novas atrações, produzidas em parceria com a TV Brasil, estreiam na emissora mogiana, que está no ar há quase três anos
Gabriela Pasquale
Da Reportagem Local
Fotos: Mogi News

Quaresma: "Parte estará disponível na web"
O engajamento sempre esteve presente na história da TV Mogi News. Prova disso foi a estreia de sua programação 24 horas, realizada no dia 1º de março deste ano, oferecendo, em parceria com a TV Brasil, uma série de atrações aos telespectadores. Após essa etapa, os profissionais envolvidos nesse marco do Grupo Mogi News de Comunicação se uniram ainda mais para oferecer um conteúdo sério, informativo, atraente e de qualidade. Agora, para dar continuidade a esse processo, novas produções entram em cena a partir da próxima semana.


Pensando em inovar e atrair ainda mais a atenção do público, a emissora prepara novidades. A partir dos primeiros segundos do dia 4 de junho, próxima segunda-feira, 17 atrações serão incluídas na grade de programação. Sendo assim, haverá produções para todos os gostos, como animações, seriados e telejornais. De acordo com Rafael Carbonaro, diretor dos programas "Tarde Show" e "Shop News", a mudança na grade deixará a programação com mais visibilidade. 
"Além do novo horário do ´Repórter Brasil´, um dos grandes destaques é o novo horário da reprise do ´Tarde Show´, que será transmitido das 23h30 à 1h30. Uma maneira de oferecer a oportunidade ao público que não conseguiu assistir à produção no período da tarde", afirmou.


Além das atrações produzidas pela TV Brasil, a emissora mogiana apresenta mudanças nas produções próprias, como a antecipação de dez minutos do "Telejornal Mogi News", transmitido atualmente às 12h40; e a estreia do "Shop News", que será veiculado todas as sextas-feiras a partir das 19h15.


De acordo com Salatiel Moraes, responsável pelo Departamento de Marketing da TV Mogi News, a nova grade de programação deixará os telespectador grudado no sofá. "Vamos dar uma grande atualizada na grade para acomodar alguns programas que hoje são sucesso de audiência da programação da TV Mogi News com as atrações da TV Brasil, a nossa parceira", comenta. 
Outra inovação da emissora de televisão é a transmissão de todos os programas em tempo real por meio da Internet. Para Paulo Quaresma, diretor-geral do canal mogiano, os telespectadores já acompanham o trabalho pela rede mundial. Agora, com essa maior divulgação, sem dúvida, aumentará o número de acesso ao site da TV Mogi News, que, por sua vez, colocará à disposição mais conteúdo e informação. "Além das nossas produções, parte dessas novidades pode ser ofertada aos nossos telespectadores e internautas em razão da parceria da TV Mogi News com a TV Brasil".


História
Lançada em 1º de setembro de 2009, no início, a TV Mogi News contava apenas com uma programação part-time no canal NET Cidade, na época transmitida nos canais 3 (digital) e 10 (analógico). 
Sempre em busca do crescimento, o diretor-presidente do Grupo Mogi News, o empresário Sidney Antonio de Moraes, decidiu investir ainda mais na emissora de televisão. Dessa maneira, quase três anos depois, partiu para uma nova experiência: um canal 24 horas no sistema digital da NET. E no dia 1º de março, à meia-noite, o canal 15 passou a ser exclusivo da TV Mogi News.


Para a realização desse sonho, foram cerca de quatro meses. Sem contar o investimento em equipamentos de alta resolução, de estúdios, a parceria com a TV Brasil, para incrementar o conteúdo e, claro, a união de uma equipe dedicada e disposta a se desdobrar e trabalhar dia após dia para a conquista do sucesso dessa empreitada. No ar em tempo integral há três meses, o canal mogiano cresce cada vez mais e oferece notícias com seriedade sobre os principais acontecimentos de Mogi e região.


Fonte:Mogi News

120 vagas Câmara define empresa que fará estacionamento


As novas vagas serão integradas ao futuro prédio administrativo do Legislativo mogiano e estarão localizadas no térreo e no primeiro andar
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

As obras do novo estacionamento da Câmara de Mogi das Cruzes deverão ser concluídas ainda neste ano, segundo projeto
A Câmara Municipal contratou a empresa Proesplan Engenharia Ltda. para elaboração dos projetos básico e executivo, que vão detalhar a construção de um estacionamento para 120 vagas na área dos fundos do terreno onde fica a Câmara Municipal. 
O contrato, no valor de R$ 145,5 mil, foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de ontem. O prazo para a empresa apresentar o documento é de 120 dias (quatro meses), contados a partir de 21 de maio. 
No projeto a ser apresentado, o estacionamento vai estar integrado ao futuro prédio administrativo. As vagas serão colocadas à disposição no térreo e no primeiro andar. A estrutura deverá contar com alicerce para que o segundo andar possa receber os departamentos do Legislativo, entre eles, a presidência da Câmara, o Jurídico, entre outros.


As obras dos dois andares de estacionamento deverão ser concluídas ainda neste ano. A pressa na necessidade de ampliação da oferta do estacionamento ocorre devido à ampliação no número de vereadores. A atual legislatura é formada por 16 parlamentares e a partir do ano que vem a Câmara terá 23 representantes. 
O valor da primeira parte do projeto, a construção do estacionamento, e da segunda etapa, o setor administrativo, será revelado com a elaboração do projeto executivo. Assim que apresentado, uma licitação será aberta.


O aumento de cadeiras também vai necessitar da construção de novos gabinetes. Assim que assumiu a presidência do Legislativo, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, transferiu diversos setores do prédio principal para o anexo, onde fica o auditório. Com isso, novos gabinetes foram criados. A sala da vice-presidência e o local onde os convidados das sessões solenes eram recebidos, foram igualmente transformados em gabinetes. As mudanças, de acordo com o presidente, serão suficientes para acomodar os 23 vereadores e os respectivos assessores. 
Resolvida a questão das salas, o estacionamento passou a ser a maior preocupação do republicano. Além dos automóveis dos funcionários, existe a necessidade de oferecer espaço aos visitantes. 
Se as necessidades de ampliação já são problemas suficientes, os parlamentares mogianos ganharão mais um. A Câmara está prestes a perder as 70 vagas de estacionamento localizadas na frente da portaria principal. A Secretaria de Estado da Fazenda solicitou "amigavelmente" à Prefeitura a devolução da área de cerca de 800 metros quadrados doada anos atrás. O Estado, que inclusive também recorreu à Justiça para obter a devolução do terreno, quer implantar naquela região, ainda neste ano, a Delegacia Regional da Fazenda. Uma opção que Bibo está negociando com a Prefeitura é a indicação de uma área municipal.


Fonte:Mogi News

Violência Falta de segurança será discutida em audiência


Daniel Carvalho

Araújo: "Mogi desprestigiada"
Soluções eficazes para a falta de segurança em Mogi das Cruzes e a alta nos índices de criminalidade, reveladas no recente balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, serão reivindicadas durante uma audiência marcada para a próxima sexta-feira.


A reunião que deverá ter a participação de representantes das Polícias Militar e Civil, Prefeitura e, principalmente, sociedade, será realizada no auditório do prédio do Legislativo, às 15 horas. O encontro é organizado pela Comissão Permanente de Segurança, presidida pelo vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR).


"A política de segurança pública que está sendo praticada em Mogi das Cruzes tem se mostrado ineficaz", avaliou Tobias. "Não temos uma estratégia de combate à criminalidade. Operações não são colocadas em prática. Falta efetivo. Este cenário precisa ser alterado", criticou o presidente da Comissão.


O parlamentar destacou que aproveitará o encontro para exigir que a diretriz estabelecida pela própria PM seja cumprida.


"As bases comunitárias de Mogi funcionam com apenas um policial e a norma da corporação aponta que ao menos quatro militares precisariam atuar neste tipo de unidade. Um único policial da base não consegue nem mesmo oferecer segurança a sua integridade, como atender as ocorrências da população?", questionou. 
Um questionário sobre o policiamento na cidade, com perguntas como "quantas vezes a viatura é vista rondando a rua onde mora?" e "em quanto tempo a PM chegou ao local após ligar para o número 190?", será distribuído aos presentes. 
O vereador Mauro Araújo (PMDB) frisou que a indefinição de quem assumirá o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 12 (CPA/M-12) é um dos motivos para o aumento da violência no município. "A cada indicação, o comando da PM mostra que Mogi está desprestigiada", analisou. 
Ele afirmou que a cobrança ao Estado não pode ser feita apenas durante a audiência. "Temos de ir até São Paulo e exigir que o governo estadual proteja os mogianos que já estão cansados de tantos crimes. Os deputados estaduais precisam repassar nossa indignação", concluiu.


O coronel Sérgio Luiz dos Santos foi nomeado na semana passada como comandante do CPA/M-12, porém, ele está afastado e talvez não retorne as atividades.


Com esta situação, o tenente-coronel Mauro Roberto dos Santos continua à frente do comando de área, até que o atual comandante-interino, o tenente-coronel José Francisco Braga, volte do período de férias e licença-prêmio.


A previsão é de que isso ocorra apenas em julho. Até lá, Mogi das Cruzes e região segue sendo coordenado pelo interino do interino. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Lacerda na área


O vereador Israel Lacerda (PTB), que preside a Comissão Especial de Investigação (CEI) da Saúde, foi o entrevistado de ontem do programa Radar Noticioso, apresentado pela jornalista Marilei Schiavi na Rádio Metropolitana.


Saúde
Além de questões pontuais sobre a saúde pública, Lacerda falou de política e de sua pré-candidatura à Prefeitura de Suzano, além de seu compromisso com o deputado estadual Campos Machado, do PTB: "Estamos construindo um projeto político para a cidade", reafirmou Lacerda. 
Mulher
Lacerda comparou Suzano com uma mulher, que é bonita, mas está mal tratada, e voltou a criticar a atual administração do prefeito Marcelo de Souza Candido (PT), que, segundo ele, pouco tem feito pela cidade.


Acerto

Lacerda elogiou também a manchete do Diário do Alto Tietê (DAT) do último domingo, que abordou outro desdobramento para os problemas da saúde na região: a falta de médicos e o pouco atrativo para trabalhar na rede pública no Alto Tietê, já que em São Paulo e em outras cidades é mais atrativo trabalhar em termos salariais: "O DAT deu uma bela matéria sobre este assunto", disse Lacerda, se referindo ao co-irmão do jornal Mogi News. 


Fonte:Mogi News

Neymar em Mogi



Uma assinante do Mogi News apoiou a ideia lançada pelo diretor comercial do MN, Wilson Bego, e dada ao prefeito Marco Bertaiolli (PSD) de chamar o jogador Neymar para uma campanha em prol da Santa Casa de Mogi, já que ele nasceu exatamente naquele hospital. 
Campanha
A jornalista Noêmia Alves, a mais santista da redação, deu a notícia na coluna de sábado. "Achei a ideia do Sr. Wilson Bego ótima, temos que aproveitar que o Neymar está no auge da carreira e nasceu na Santa Casa de Mogi", disse a leitora. 
Atendimento
A assinante, que se identificou apenas como Bia, disse que, 27 anos atrás, o pai dela teve um AVC e o único lugar aqui em Mogi que tinha UTI na época era a Santa Casa. "Foi tanta dificuldade que tive para transferi-lo de onde ele estava, porque meus irmãos o levaram para o local mais próximo de minha residência na época. Fiquei o dia todo para conseguir uma vaga, quando consegui, não adiantou mais, ele acabou indo embora. Sempre tive algumas ideias, mas não sabia como sugerir, quem ia me ouvir?", comentou.


Conta de água
A única campanha que ela lembra que ocorreu foi a do débito na conta de água do Serviço Municipal de Águas e Esgotos: "Acho que esta ideia é ótima e acredito que com a ajuda do Neymar (se ele aceitar), uma campanha bem feita, pode-se salvar a Santa Casa, local em que ele nasceu. Precisamos ficar de olho para que ela não fique no esquecimento de todos os políticos de nossa região e só seja lembrada na época das eleições. O povo mogiano precisa muito da Santa Casa, quem sabe o Neymar, cidadão mogiano, nos ajude a salvá-la?".


Fonte:Mogi News

Resultado


Daniel Carvalho
O empresário Walter Bolzani foi reeleito com 478 votos para um novo mandato à frente do Condomínio Aruã. A eleição foi realizada neste fim de semana e a chapa vencedora, "100% Aruá", ficou bem à frente da segunda colocada, a de oposição, que obteve 272 votos. O Aruã tem 2,1 mil associados, mas apenas 759 votaram. 
Melhorias
A nova gestão começa oficialmente no próximo dia 1º de agosto e Bolzani já tem uma lista com várias melhorias a serem feitas no local, como a sinalização, o asfalto, guia, sarjeta, salão de festa, salão de ginástica, festas aos finais de semana e cursos de teatro para a garotada: "Para continuarmos fazendo as mudanças, precisaremos do aval do Conselho Deliberativo. Não fazemos nada sem a permissão dos associados", disse Bolzani à coluna ontem à tarde. 
Lombada
O Aruã já fez alguns pedidos, inclusive, ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para melhorias na estrada do Itapeti, como a cobertura dos pontos de ônibus, reforço na iluminação pública e melhorias na manutenção da estrada. O limite de velocidade é de 60 quilômetros por hora, mas, sem lombada, ninguém respeita: "Aqui é um perigo muito grande"


Fonte:Mogi News

Santa casa Ressonância magnética fica para setembro


Alterações no projeto original e obras em outros setores da Santa Casa fizeram o prazo ser adiado
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Obras na Santa Casa estavam previstas, inicialmente, para serem concluídas no ano passado, mas término já foi adiado três vezes
As obras de ampliação da Santa Casa de Mogi das Cruzes para a implantação de um novo centro de imagem terão um novo atraso. Em vez de junho, o novo prazo previsto pela direção do hospital para a inauguração do espaço, que terá também exames de ressonância magnética, está fixado para o início de setembro. O motivo da demora de mais de três meses, segundo o provedor do hospital, Mário Calderaro, são alterações no projeto original, além de realização de obras em outras alas da Santa Casa. 
"Como todos sabem, a situação financeira da Santa Casa não é das melhores e, para garantir a qualidade e a segurança no atendimento em alguns setores, como a Maternidade, foi preciso fazer alguns remanejamentos. Além disso, foi preciso fazer algumas alterações no projeto original, a pedido da Vigilância Sanitária, assim como a compra do equipamento de ressonância pelo Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim), que só será entregue no fim de agosto. Enfim, uma série de situações que levaram a este novo prazo", explicou Calderaro. 
Segundo ele, além dos R$ 300 mil repassados pela Câmara Municipal no ano passado, a Santa Casa teve de desembolsar mais R$ 300 mil para custeio da obra, que atualmente está 49% concluída e é realizada pela Topus Terra. "O esqueleto do prédio está pronto, iniciando nesta semana a parte da laje. Acredito que, em mais dois meses, o serviço seja concluído e, em agosto, iniciaremos a questão de mobiliário e de equipamento", reforçou o provedor. 
Além do aparelho de ressonância, o Centro de Imagens da Santa Casa terá tomógrafo, densitometria óssea e mamógrafo. A colocação do aparelho dentro do hospital, ao custo de R$ 2,5 milhões, será feito por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Cejam. A previsão inicial era de que o aparelho começasse a funcionar ainda em 2011, mas problemas técnicos adiaram a implantação do serviço para fevereiro deste ano e, depois, para junho e, agora, ficou para setembro.


Exames
De acordo com o provedor da Santa Casa, atualmente, são realizadas, por mês, em média, no hospital, 150 tomografias, 160 mamografias e 100 densitometrias ósseas. Como a Santa Casa é referência regional pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o setor de Ortopedia, são emitidos cerca de cem pedidos para ressonâncias por mês. Os procedimentos até agora são realizados em hospitais de Guarulhos e da capital.


Fonte:Mogi News

Até que enfim Duplicação da Mogi-Guararema é iniciada em trecho de César de Souza


Obras ao longo de 37 quilômetros da rodovia exigirão R$ 44,7 milhões de investimento do governo do Estado
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Projeto prevê faixas adicionais, recuperação e pavimentação de acostamentos, implantação de rotatórias, correção de curvas, entre outros
O motorista que utiliza com frequência a rodovia Mogi-Guararema (SP-66), entre César de Souza e Sabaúna, precisa redobrar atenção. Tiveram início as obras de duplicação da estrada no trecho urbano de Mogi, onde a via é denominada como avenida Francisco Rodrigues Filho. 
Os trabalhos são parte do pacote de R$ 44,7 milhões do governo do Estado para duplicação da Mogi-Guararema em seus 37 quilômetros de extensão entre Mogi, Guararema e Jacareí. Ao todo, segundo apurou o Mogi News, são três frentes de trabalho ao longo da estrada, dentre as quais uma que atua desde o fim de semana no trecho de Mogi, próximo à rotatória da avenida Ricieri José Marcatto, em César de Souza. 
Aproximadamente 30 homens, duas máquinas (uma retroescavadeira e um rolo compressor) e dez caminhões da Firpavi Construtora, empresa vencedora do processo licitatório realizado pelo Estado, trabalhavam no acostamento da via, no sentido bairro-centro (Guararema-Mogi). Eles "abriam" a futura segunda pista a ser utilizada para chegar na cidade. 
Por causa do intenso tráfego de maquinário e trabalhadores foi preciso realizar operação "Pare e Siga", isto é, interromper o trânsito de veículos, temporariamente, para revezamento em uma das faixas da avenida, o que causou formação de fila de carros e lentidão de tráfego por cerca de um quilômetro ontem. "É um mal necessário e que vai durar um bom tempo. Então é melhor se acostumar", comentou Jonathan Gonçalves, estoquista de um comércio de material de construção à beira da avenida. Segundo ele, que reside na Vila Suíssa, o trecho em obras tem constantes acidentes de trânsito. "É um misto de imprudência e más condições da estrada. Por isso, além de duplicar, também é preciso mais dispositivos de segurança como lombadas e até radares", pediu.


O projeto da Secretaria de Estado dos Transportes inclui, além da duplicação em Mogi, implantação de faixas adicionais, recuperação e pavimentação de acostamentos, implantação de rotatórias, correção de curvas, entre outros serviços. A expectativa é de que os serviços sejam executados em um prazo previsto de 18 meses, isto é, terminem no fim de 2013.


Fonte:Mogi News

PR vira alvo tanto do PT quanto do PSDB

 PR vira alvo tanto do PT quanto do PSDB
Já pensando em 2014, adversários na eleição paulistana disputam apoio do partido
29 de maio de 2012 | 3h 07
JULIA DUAILIBIFERNANDO GALLO - O Estado de S.Paulo
Depois do PP, do ex-prefeito e deputado Paulo Maluf, o PR, envolvido no escândalo do mensalão e alvo da faxina no Ministério dos Transportes no ano passado, passou a ser motivo de disputa entre PT e PSDB. Não só na eleição pela Prefeitura de São Paulo, mas também na corrida de 2014.


Ontem, o governador Geraldo Alckmin recebeu os líderes do PR no Palácio dos Bandeirantes - o deputado estadual André do Prado e o deputado federal Valdemar Costa Neto - para discutir uma aliança que passe pela eleição para a Prefeitura, com José Serra (PSDB), e por sua reeleição em 2014.


Dentro do time. Os tucanos sinalizaram com espaço na máquina estadual para o PR, que tem hoje apenas um deputado estadual. A ideia é que a legenda embarque na administração do governo paulista já no fim do ano, depois da eleição pela Prefeitura paulistana em outubro.


Alckmin já havia se encontrado com Maluf, com quem discutiu alianças para 2012 e 2014, eleição que é a prioridade do governador. PP e PR são donos do quinto e sexto tempos de TV no horário eleitoral gratuito, respectivamente.


Como a campanha na TV é um dos principais ativos eleitorais, PT e PSDB negociam para angariar alianças, ou seja, mais minutos no horário gratuito. Diante do flerte PR-PSDB, o PT correu para agendar um encontro com Valdemar, que estava marcado para ontem à noite, mas que não havia ocorrido até o fechamento desta edição.


Dele, deveriam participar o pré-candidato petista, Fernando Haddad, e o coordenador de campanha, Antonio Donato, além de Valdemar e do presidente municipal do PR, Antonio Carlos Rodrigues, articulador da reunião e suplente da senadora Marta Suplicy (PT-SP).


O PT tenta evitar que o PR vá para o campo tucano, tarefa vista pela própria campanha de Haddad como inglória diante da resistência da presidente Dilma Rousseff de atender aos pleitos ministeriais de Valdemar e do que a pré-campanha considera como "fortíssimas investidas" de Kassab em direção à sigla.


Rodrigues é cotado para vaga no Tribunal de Contas do Município, indicação feita pelo prefeito e que consta das negociações.


O ex-presidente Lula conversou há duas semanas com o presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento, que sinalizou disposição em fazer esforços pró-Haddad. O senador, no entanto, tem pouca ascendência sobre o PR paulista, majoritariamente comandado por Valdemar.


Segundo turno. O pré-candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, também confirmou contato com o adversário do PT para discutir um eventual segundo turno. Para o primeiro, Russomanno garantiu, durante a sabatina promovida pela Rede Record ontem, que manterá a sua candidatura.


Além de Fernando Haddad, Celso Russomanno afirmou que ainda articula com o pré-candidato do PMDB, Gabriel Chalita. Recentemente, o PHS - que era cotado para compor a coligação do peemedebista - fechou acordo com o PRB. A mudança teria provocado mal-estar entre o PMDB e o PRB. / COLABOROU RICARDO CHAPOLA


Fonte:Estado de S.Paulo