domingo, 1 de abril de 2012

Entre vereadores e muares, só podia mesmo voar pena...

 
Como todo bom caipira, o governador Geraldo Alckmin ainda conserva hábitos comuns entre moradores do Vale do Paraíba, como livrar-se da gravata e desabotoar o colarinho, sempre que se sente à vontade, entre amigos. Foi assim, sexta-feira, na TV Diário: logo após a entrevista ao vivo para os apresentadores Dino Rodrigues e Sandra Redivo, ele sentou-se de frente a um grupo de políticos que lá estava e para três bandejas com pastéis de carne (seu favorito), queijo e palmito, retirou e dobrou a gravata vermelha, entregando-a para uma assessora, e foi logo puxando assunto com o jornalista Tirreno Da San Biagio, o "Toti", sentado a seu lado. Sem se preocupar de falar sobre obras ou política, optou pelo bom papo, falando do jornal de sua terra, o "Tribuna do Norte", fundado em 1882 por uma tradicional família de Pindamonhangaba, que acabou encampado pela Prefeitura. Entre outras histórias, ele lembrou-se que a publicação tinha, entre outras, uma coluna chamada "Só Pena Que Voa...", cujo titular comentava dos principais fatos políticos da Cidade. E foi justamente nessa época que a Câmara de Pinda aprovou projeto de lei concedendo aposentadoria aos "muares da Prefeitura". Ou seja: os burros e assemelhados, a serviço do Município, teriam direito a se aposentar após 12 anos de trabalho, sendo levados para uma fazenda municipal, onde nada mais fariam, além de desfrutar do bom pasto, sombra e água fresca. O colunista estrilou com as benesses e mandou ver: "A lei é flagrantemente inconstitucional. Os nobres edis legislaram em causa própria." Voou pena para todos os lados...


Fonte:O Diário de Mogi

Aécio já ocupa espaço para 2014



PRÉ-CANDIDATO Agora aconselhado por FHC, o tucano Aécio Neves deve “esquecer o Serra” e viajar pelo Brasil para cobrar o governo
Brasília
Bastou o ex-governador José Serra ganhar a prévia do PSDB para prefeito de São Paulo, com perspectiva de vitória que, ao menos em tese, o amarra à Prefeitura pelos próximos quatro anos, para o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ocupar o espaço de pré-candidato tucano à Presidência da República em 2014.


Aconselhado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a "esquecer o Serra" e viajar pelo Brasil, Aécio marcou o início desta nova fase na quarta-feira, com um discurso de críticas e cobranças duras à presidente Dilma Rousseff.


Ele promete não dar sossego ao Palácio do Planalto, intensificando os ataques mais diretos ao desempenho da presidente. "Estamos fazendo alertas claros. Vamos visitar obras inacabadas e vamos, sim, mensalmente, apresentar um balanço das obras do PAC", disse o senador, decidido a aumentar a vigilância sobre o governo para apontar casos de má gestão, obras paradas e desperdício do dinheiro público.


O resultado da fiscalização intensa vai virar discurso, mas a plateia de Aécio não se limitará aos senadores. Na semana passada, ele esteve em Rio Branco, no Acre, e a agenda de viagens Brasil afora já inclui visitas a Mato Grosso, Tocantins e Mato Grosso do Sul neste mês, além de um giro pelo Nordeste em maio.


A subida de tom do mineiro na oposição ao Planalto agradou até ao expoente da ala serrista no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), que definiu o discurso como uma "bela tijolada" contra o governo Dilma.


O PT também passou recibo. Nenhum aliado do Planalto contestou as críticas de Aécio. Mas o silêncio dos petistas foi de caso pensado. Eles se recusaram a comentar o discurso do tucano por considerar que não fora o senador, e sim o presidenciável do PSDB, quem subira à tribuna. Os partidários de Dilma se calaram para não amplificar a voz de um possível adversário na corrida presidencial de 2014.


O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado Marcus Pestana, destaca que Aécio aguardou que Serra definisse seu caminho para se movimentar de forma mais ostensiva como presidenciável. Diz que o senador vai "calibrar" suas manifestações e incursões pelo Brasil e fará um "périplo com foco na temática municipalista", e não em um eventual programa de candidato a presidente. A ideia é discutir questões locais como infraestrutura urbana, saneamento, moradia e pacto federativo.


"Ele terá prudência no calendário, com o cuidado de não ir tão rápido que pareça provocação, nem tão devagar que pareça covardia", explica Pestana, certo de que o senador cumprirá seu papel em ritmo crescente, mas dosado e deixando para mais adiante a montagem da tática de campanha.


Os aecistas não cultivam a ilusão de que viagens resolvem o problema da comunicação de um candidato a presidente, mas julgam que elas são positivas porque aumentam o grau de conhecimento junto ao eleitorado. "O desafio da comunicação de massa só se resolve com instrumentos de comunicação de massa. Por isso, não podemos deixar a decisão para 2014", diz Pestana, defensor de prévia para escolher o candidato ao Planalto no primeiro semestre do ano que vem.


Em 2013, temos de concentrar os instrumentos do partido, o horário partidário e os comerciais de 30 segundos no rádio e na TV, em uma cara só, seja ela de quem for", propõe o deputado, ao lembrar que a lista de presidenciáveis do PSDB inclui os governadores Marconi Perillo (GO) e Beto Richa (PR), além do líder no Senado Álvaro Dias (PR) e do próprio Aécio.


Para Aécio, o mais importante das visitas aos Estados é começar a costura política das alianças que poderão lhe dar suporte em 2014, sempre investindo em sua rede de relações pessoais, que passa pelo PSB, PMDB, PP e o novo PSD. Não por acaso, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) foi um dos que recepcionaram Aécio em Rio Branco, dias atrás.


O próximo momento decisivo para Aécio será o da sucessão do Congresso, que vai acirrar a tensão entre o PT e o PMDB. Sabedor da insatisfação de peemedebistas com o PT e a presidente, o tucano tem procurado se aproximar de líderes regionais e governadores do partido.


Fonte:O Diário de Mogi





Deficiente quer médico em casa



PARTICIPAÇÃO Conferência Municipal reúne lideranças, entidades e portadores de deficiência no Cemforpe


IVAN CARVALHO
Lideranças ligadas à rede de assistência à pessoa com deficiência reivindicam a criação de um serviço médico multidisciplinar para a assistência domiciliar aos pacientes, um centro de convivência, a unificação da carteira de transporte e a manutenção de um profissional dentro das salas de aulas para acompanhar o aprendizado de portadores de deficiência auditiva, por exemplo.


Os itens foram elencados na III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada no auditório do Cemforpe, no Mogilar.


Cerca de 200 pessoas e representantes de diversas entidades participaram do encontro. Os temas debatidos serão levados à Conferência Estadual, e, depois, ao evento nacional, que ocorrerá em Brasília, segundo Valeriana Alves, que responde pela Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência.


Em 2014, acontecerá o encontro mundial em Berlim, na Alemanha, com a participação do Brasil.


No final da tarde, deveria ser concluído um documento com as principais reivindicações e soluções apontadas durante o encontro.


O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) disse que está em andamento a construção do Ginásio de Esporte voltado ao paradesporto. Serão investidos no local R$ 1,5 milhão, sendo qe R$ 1 milhão sairão de recursos municipais.


Apesar da boa notícia, a deficiente visual Carmem Maltez procura solução de problemas comuns na Cidade, como as calçadas. Ela contou que seus joelhos estão todos machucados pelos diversos tombos que sofre quando tenta caminhar sozinha pelas ruas. O prefeito anunciou que está retirando os postes de sinalização de trânsito e implantando rampas de acesso em todos os passeios. "Não é fácil a tarefa de retirada dos postes, pois dependemos dos proprietários de prédios e casas. A intenção é colocar a famosa ‘mão francesa’ (uma espécie de braço), que serve de apoio para a placa de trânsito", disse Bertaiolli.


AACD


O encontro serviu para aproximar entidades, a comunidade e lideranças do setor. De trocar informações. A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), por exemplo, deverá abrir, em breve, vagas para 80 voluntários. Nélia Miranda, representante da entidade, afirmou que será aberto um curso para os voluntários interessados nas próximas semanas. As aulas serão ministradas no Centro de Voluntariado de São Paulo.


Uma das recentes conquistas da Cidade, a AACD, localizada no Rodeio, possui hoje 89 pacientes, sendo 80 crianças, e é um dos principais centros de reabilitação da Região do Alto Tietê.


Fonte:O Diário de Mogi

Ação de Graças


Erick Paiatto

Hoje, dia 1º de abril, será realizada uma missa em ação de graças ao futuro hospital de Brás Cubas, que está em construção no distrito. O celebrante é o padre Francisco Deragil. Será a partir das 9 horas, na rua Francisco Affonso de Mello, esquina com a rua Gutterman.


Fonte:Mogi News

Ouvidoria Jovem


Daniel Carvalho

O projeto Ouvidoria Jovem implantado na escola Wilson Gomes, em Mogi, vai de vento em popa, segundo o ouvidor Romildo Campello. Nesta semana, começa uma nova fase com novos alunos inseridos no programa que tem como proposta recrutar estudantes para que eles recebam as principais queixas da comunidade e as encaminhem à Ouvidoria. Assim, além de exercer a cidadania, eles serão um ponto de apoio importante da comunidade junto à Prefeitura.
Projetos
Estão sendo trabalhados os conteúdos pedagógicos de redação, matemática e geografia na elaboração destes projetos: "Estamos fazendo uma revisão para poder expandir para outras escolas", disse Romildo. Uma das possibilidades é que o projeto seja ampliado para Jundiapeba.


Fonte:Mogi News

Pré-campanha



O consultor da Secretaria Municipal de Saúde, o dentista Cláudio Miyake, que sairá como pré-candidato a vereador pelo PSDB, deverá deixar o posto apenas três meses antes das eleições de outubro, na data limite estipulada pela Justiça Eleitoral. Embora a campanha não tenha começado ainda, ele está confiante em conquistar uma vaga. Miyake já contratou até um jornalista para ser o seu assessor de Imprensa.


Fonte:Mogi News

Divulgação

Safra do caqui
Quem visitar o Mercado do Produtor hoje, a partir das 7 horas, no Mogilar, poderá apreciar gratuitamente o caqui in natura, em suco ou seus derivados. A ação já tradicional no município marcará o lançamento da safra do caqui deste ano.
Fatec
Toda essa operação para "vender" a fruta está sendo organizada pela Secretaria de Agricultura em parceria com os alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes e produtores rurais. Os alunos, aliás, estarão no evento para ajudar na divulgação. 
Todas as opções
Haverá o caqui fuyu (achatado) e o guiombo (ovalado), que devem ser consumidos ainda duros, e se diferenciam pelo fato de o primeiro ter sabor adocicado e textura macia, e o segundo ser doce e crocante. Já a variedade rama-forte é a que deve ser consumida bem madura.


Produção
A produção de caqui em Mogi ultrapassa as 40 mil toneladas anuais. São, ao todo, 2 mil hectares plantados. Há em todo o Alto Tietê mais de 350 produtores, sendo que 80% deste total estão na cidade. No ano passado, a safra do caqui teve uma perda de 15% a 20% por causa da chuva e também do granizo. e


Fonte:Mogi News

Disputa acirrada Secretários devem sair agora


Dirigentes de secretarias do Executivo que concorrerão a vaga no Legislativo saem neste mês
Daniel Carvalho

O cenário na Prefeitura de Mogi deve se manter inalterado neste ano, pois, até o momento, nenhum secretário municipal declarou interesse em participar das eleições
O calendário eleitoral estabelece uma série de regras que deverão ser seguidas pelos candidatos que pretendem participar das eleições municipais de 2012, marcada para 7 de outubro, primeiro turno, e 28 de outubro, segundo. Caso as datas não sejam cumpridas, o infrator ficará sujeito à aplicação de uma série de sanções, podendo até ser impedidos de participar do pleito.


Os secretários municipais, por exemplo, que pretendem concorrer a uma cadeira no Legislativo devem deixar o cargo seis meses antes do pleito, ou seja, no dia 7 de abril, e se pretendem concorrer ao Executivo, o prazo é de quatro meses, ou seja, 7 de junho. Porém, em Mogi, até o momento, nenhum secretário municipal ou adjunto declarou ser pré-candidato.


Para tentar um novo mandato, o prefeito não precisa se afastar. De acordo com a lei eleitoral, ele pode se manter à frente da administração municipal e ser candidato ao mesmo tempo. A presença nas inaugurações de obras também é definida pela legislação. 
Elas não estão proibidas, mas os candidatos, incluindo prefeitos em exercício que buscam a reeleição e secretários municipais que tentarão uma vaga seja no Executivo ou no Legislativo, poderão participar de atos relacionados à entrega de serviços públicos somente até 7 de julho. 
Os assessores dos parlamentares também são obrigados a deixar os trabalhos na Câmara Municipal três meses antes das eleições, mesmo prazo para os presidentes de conselhos municipais e os servidores públicos. 
Já os presidentes de entidades de classe sem fins lucrativos devem se afastar das atividades até 7 de abril, período que também precisa ser respeitado pelos delegados de polícia que buscarão uma cadeira na Câmara de Vereadores, assim como os diretores e vice-diretores de escolas. 
Os diretores de sindicato e presidentes ou dirigentes de entidades representativas de classe podem exercer as funções até 7 junho.


Partidos
O calendário eleitoral (veja quadro) também determina prazos para os partidos. As convenções devem ser realizadas entre 10 e 30 de junho. 
A partir de 1º de julho será veiculada a propaganda partidária gratuita. Quatro dias depois, será o último dia para o registro de candidaturas pelo partido.


Em 6 de julho, terá início a campanha eleitoral propriamente dita. Serão permitidos carros de som das 8 às 22 horas.


A propaganda eleitoral paga no jornal é permitida até a antevéspera das eleições. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa em 19 de agosto. (C.L.) Partidos buscam coligações Os partidos políticos de Mogi das Cruzes intensificam a cada dia as conversas e a movimentação para a formação de coligações tanto para o cargo majoritário quanto para o proporcional e trabalham para definir o candidato que concorrerá ao Executivo mogiano.


O calendário eleitoral determina que as convenções devem ser realizadas entre 10 e 30 de junho e os eleitores irão às urnas escolher o novo prefeito e os novos vereadores no dia 7 de outubro. Se houver necessidade, o segundo turno será organizado em 28 de outubro. 
Todos os filiados trabalham para aumentar o apoio e conseguir minutos preciosos na campanha eleitoral veiculada no rádio e na televisão.


O cenário, até o momento, aponta para uma disputa pelo Executivo entre o atual prefeito Marco Bertaiolli, que colocará o recém-criado PSD na primeira eleição, o deputado estadual Luis Carlos Gondim Teixeira (PPS), e um representante da coligação PT/PP/PTB/DEM, que deverá ser o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi, Marco Soares, que se filou ao PT. 
O trio deverá atrair a atenção do público nos debates e durante as campanhas. No entanto, eles deverão ter a companhia de nomes, como o eterno candidato Mário Berti, presidente do PCO, e de um militante do Psol, o mais provável é que Jorge Leonardo Paz, irmão da presidente do partido, Inês Paz, participe do pleito. O PMDB também deve integrar este grupo. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Disputa acirrada Mogi deverá ter 450 candidatos para 23 cadeiras no Legislativo


A elevação é de quase 60% na comparação com 2008, quando 282 mogianos disputaram uma vaga na Câmara
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A disputa neste ano será acirrada, pois apenas 50 nomes têm chances reais de ocupar uma das 23 cadeiras do Legislativo mogiano
Mogi das Cruzes deverá ter cerca de 450 candidatos a vereador nas eleições deste ano. É com está projeção que os partidos da cidade desenvolverão as campanhas em busca de uma das 23 cadeiras na Câmara Municipal. O aumento no número de pretendentes ao cargo representa uma elevação de quase 60% na comparação com as eleições de 2008, quando 282 mogianos disputaram uma das 16 vagas. A próxima legislatura será composta por sete parlamentares a mais que o atual mandato. Onze coligações partidárias devem ser formadas. Mesma quantidade de 2008. Cada grupo deverá lançar, em média, 40 nomes.


A ampliação das cadeiras no Legislativo vai proporcionar um coeficiente eleitoral (quantidade de votos) menor que em 2008. As legendas trabalham com a expectativa que, para eleger o primeiro candidato, será preciso conquistar cerca de 9.600 votos. Ao atingir este patamar de votação, a sigla passa a garantir outra cadeira a cada oito mil votos, ou seja, para eleger dois vereadores será necessário chegar a 17.600 votos (9.600 + 8.000), para conquistar três cadeiras será preciso atingir a marca de 25.600 (9.600 + 8.000 + 8.000). Na eleição passada, o coeficiente foi algo em torno de 13 mil o primeiro e as demais vagas conquistadas a cada nove mil.


E se a média do coeficiente eleitoral baixou para os partidos, a projeção de votação para o candidato se eleger também está menor. Os pré-candidatos acreditam que se conseguirem a preferência de 2.500 mogianos terão boas chances de ser eleitos. Mas para conquistar a cadeira precisarão fazer parte de um partido que atinja o montante geral de no mínimo 9.600 votos. 
Chances reais
Com este cenário desenhado pelas siglas mais importantes da cidade, dos 400 pretendentes ao cargo, apenas 50 nomes devem ter condições reais de chegar à Câmara Municipal. 
Na eleição passada, apenas 20 dos 282 candidatos conseguiram superar a marca de 2.500 votos e apenas 23 ficaram acima dos 2.000.


A aposta das legendas é que o fenômeno Osvaldo Ferreira dos Santos (PP), que garantiu o cargo com apenas 1.092 votos, em 2008, não deverá se repetido. Ele deixou de fora candidatos que conquistaram uma votação expressiva, como Benedito Faustino Taubaté Guimarães (PMDB), que ganhou a confiança de 3.155 eleitores e ficou apenas como suplente.


Com a grande quantidade de nomes à disposição dos eleitores, a votação individual registrada na eleição passada deverá apresentar uma queda média de 20% neste ano. 
Segundo a análise dos partidos ouvidos pelo Mogi News, o vereador mais bem votado em 2008, Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, que recebeu 5.233 votos, deverá chegar, no máximo, a 4.229, por exemplo.


Fonte:Mogi News

Eleições 2012 PSDB garante dobradinha com PSD


Presidente dos tucanos em Mogi garantiu que a disputa deste ano terá novamente a parceria entre os partidos
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marlon Maciel/Divulgação

Junji, Cuco, Thame e Bertaiolli participaram ontem do encontro regional do PSDB em Mogi das Cruzes
O PSDB confirmou durante o encontro regional realizado na tarde de ontem no Clube Náutico Mogiano que deve fazer uma dobradinha com o PSD para a candidatura a prefeito nas eleições municipais de 2012. 
Com a presença do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e do presidente do Diretório Municipal do PSD, o deputado federal Junji Abe, os tucanos apresentaram um discurso de continuidade e a frase "em time que está ganhando não se mexe" foi repetida pelos dois principais nomes do partido no evento: o presidente do PSDB mogiano, o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira, e o deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame, presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), de estudos e formação política da legenda.


"O Bertaiolli ainda não confirmou se será candidato à reeleição, mas o PSDB já recebeu a promessa de que vai participar do processo como vice-prefeito na chapa", disse Cuco, o nome definido para compor a dobradinha.


O deputado federal Mendes Thame destacou que o "ponto básico trabalhado pelo partido em Mogi é seguir com o bom trabalho realizado ao lado do prefeito Bertaiolli". "Temos de continuar maximizando as potencialidades de Mogi e é perceptível que ao longo destes três anos e meio o PSDB ajudou a desenvolver ações concretas para o crescimento do município", disse.


Bertaiolli voltou a afirmar que a definição, se será candidato à reeleição ou não, ocorrerá apenas no começo de junho, durante o período autorizado pela legislação eleitoral para as convenções. "Meu pensamento agora é administrar da melhor forma possível a cidade, sem cores partidárias, mas o vice-prefeito do candidato do PSD será o Cuco", salientou. 
A participação no evento de ontem deu mostras que o prefeito tem a intenção de garantir a mesma base de apoio da campanha vitoriosa em 2008. No dia 17 de março, o chefe do Executivo mogiano compareceu à apresentação do PMDB Mulher, outro partido que participa da atual gestão. "A aliança formada no governo com partidos importantes como o PSDB, o PR e o PMDB precisa ser mantida e um novo acordo para as eleições deste ano é algo que considero natural", salientou Bertaiolli.


Capacitação
Além de confirmar a intenção da dobradinha, o evento de ontem fez parte do programa de formação política do PSDB. Os pré-candidatos do partido ao Legislativo acompanharam uma apresentação de Thame, que deu a palestra "Meios modernos de comunica-ção - como usar as ferramentas da Internet", além de abordar temas relacionados à legislação eleitoral e aos princípios básicos da política do PSDB.


Fonte:Mogi News

Vereadores tentarão um novo mandato


Daniel Carvalho

Bibo: "Trabalhos continuam"
Os 16 vereadores que formam a atual legislatura já declararam que serão candidatos a mais quatro anos na Câmara Municipal. A disposição é motivada pela ampliação no número de vagas. O Legislativo mogiano a partir do ano que vem será formado por 23 cadeiras. Sete a mais que a recente composição.


O atual presidente da Câmara, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, negou que a produção do Legislativo poderá ser prejudicada pelo fato dos atuais vereadores serem pré-candidatos. Questionado se a campanha em busca de um novo mandato não poderá se transformar em prioridade, Bibo destacou que "o bom trabalho que garantirá mais quatro anos precisa ser feito durante os quatro anos". 
"Quem esperou os últimos meses para mostrar trabalho corre o risco de perder a disputa. Além disso, a população acompanha e sabe distinguir quem está priorizando a campanha e quem está preocupado com o desenvolvimento da cidade", disse o republicano que garantiu: "o que precisar ser votado, será". 
De acordo com o presidente da Casa de Leis, os vereadores precisam ter responsabilidade com o município e não podem deixar de cumprir as obrigações para as quais foram eleitos.


O aumento na quantidade de cadeiras na Câmara Municipal também despertou a ambição de mogianos que já formaram o Legislativo mogiano em outros anos. Como revelou a coluna Contracapa, do Mogi News, somente de ex-parlamentares é possível formar uma nova Câmara. 
Devem tentar emplacar candidaturas nomes como Ivan Siqueira, Tarciso Damásio da Silva, José Cardoso Pereira, o Cardosinho, José Carlos de Souza, o Charutinho, Agnaldo Gomes de Souza, Antonio Lino da Silva, Benedito Faustino Taubaté Guimarães, Nélson da Cunha Mesquita, Rinaldo Sadao Sakai, Roberto Valença Lima e Antonio Simões de Souza.


Já na lista de ex-vereadoras figuram: Leia Baptista Cavalcante Macedo, Sonia Regina Sampaio, Carla Flores, Karina Marques, Rosa Portela e Inês Paz. O ex-vereador Austelino Ferreira Mattos quer disputar o cargo de chefe do Executivo pelo DEM.


Muitos desta lista, inclusive, já estão em plena pré-campanha para conseguir retornar ao Legislativo. (C.L.)


Fonte:Mogi News