sábado, 26 de março de 2022

EXTENSÃO DOS SUBÚRBIOS : Trem até o Botujuru: apelo necessário, endereçado ao secretário equivocado

 Vereador solicita apoio político para levar o trem além de César; mas se equivoca ao encaminhar para Alexandre Baldy, o secretário que deixou o cargo em outubro do ano passado.

Darwin Valente

26/03/2022 às 18:15.

Atualizado em 26/03/2022 às 18:16


Mogi não conseguiu sequer sensibilizar a direção da CPTM para estender até o distrito de César de Souza (Divulgação - CPTM)

Mogi não conseguiu sequer sensibilizar a direção da CPTM para estender até o distrito de César de Souza (Divulgação - CPTM)

Mesmo que Mogi não tenha conseguido sequer sensibilizar a direção da CPTM para estender até o distrito de César de Souza o percurso dos trens de subúrbio da linha 11-Coral, que fazem ponto final na Estação dos Estudantes, no bairro do Mogilar, o vereador Pedro Komura (PSDB) demonstrou ousadia ao apresentar uma moção, aprovada por unanimidade por seus parceiros de Câmara, propondo a extensão dos trens até o bairro do  Botujuru.

O vereador fundamenta seu pedido em alguns fatos incontestáveis, como o crescimento populacional daquela região da cidade por conta de grandes investimentos do setor imobiliário, aumentando consideravelmente a demanda de usuários do transporte de passageiros por gente que precisam se deslocar para atividades no centro da cidade, em outros pontos da região e até na Capital.

Komura lembra ainda que o eixo Leste do município de Mogi está se tornando um importante difusor do desenvolvimento, “estando em andamento diversas obras e serviços para beneficiar diretamente César e Botujuru, com amplo “conceito de mobilidade, saneamento básico e incentivo ao ecoturismo, devendo receber, em breve, um terminal rodoviário (quem sabe rodoferroviário), necessitando assim de melhorias na prestação de serviços de transporte coletivo público, em especial como energia limpa.

O vereador faz um apelo ao governador do Estado, ao secretário de Transportes Metropolitanos e ao presidente da CPTM para que determinem a realização de estudos para viabilizar a extensão do percurso dos trens de subúrbio para o distrito de César de Souza e até o bairro do Botujuru. E é justamente nesses apelos que o vereador comete uma solene gafe, destinando seu pedido para o secretário Alexandre Baldy, de Transportes Metropolitanos. O citado secretário deixou o cargo no dia 18 de outubro do ano passado. O atual secretário atende pelo nome de Paulo José Galli, segundo o site do órgão vinculado ao governo do Estado.

Novo cargo

O ex-secretário do Verde e Meio Ambiente do prefeito Marcus Melo (PSDB), Daniel Teixeira de Lima, assumiu, nesta quinta-feira (24), o cargo de membro da Unidade de Gestão de Projetos do gabinete do secretário Marcos Penido, de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado. “Daniel Verde”, como é conhecido por seus antigos companheiros de trabalho, ficará também responsável pela coordenação do Programa Municipal VerdeAzul do governo paulista. Acompanhe, neste domingo, neste O Diário eletrônico, uma entrevista exclusiva com Daniel, falando de seus planos para o novo cargo e também para a região do Alto Tietê.

Republicanos

Na esteira do anúncio da filiação do ministro dos Transportes e virtual candidato a governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pelo menos três integrantes do grupo bolsonarista de Mogi também decidiram se filiar ao Republicanos. Convidados pelo presidente nacional, Marcos Pereira, ingressaram no partido Silvério Nobre, Alex Castilho e Carlos Martins de Oliveira. Silvério, ex-integrante do PSL e Patriota,  é o atual assessor parlamentar da vereadora paulistana Sonaira Fernandes, eleita pelo partido.

Mudança à vista

Apesar de haver assegurado a esta coluna, no início da atual janela partidária, por meio de sua assessoria, que iria permanecer filiado ao Podemos, o deputado federal Roberto de Lucena, da região do Alto Tietê, volta a ser alvo de especulações quando ao seu futuro político-partidário. Veículos da Capital estão especulando sobre sua ida para o Republicanos, com a seguinte explicação: por apoiar o presidente  Bolsonaro, ele não ficaria à vontade em uma legenda que já teria declarado apoio ao ex-ministro Sérgio Moro. Há quem diga, porém, que se a troca se concretizar, Lucena precisará inflar – e muito –a sua votação, já que o corte para deputado federal no Republicanos será, no mínimo, de 80 mil votos

Maldade pura

O governador João Doria (PSDB), que ainda não conseguiu decolar sua campanha para presidente da República, foi alvo da maior maldade deste final de semana, nas redes sociais. Um même com a foto de Doria, trazia a seguinte inscrição, a propósito da recente pesquisa Datafolha: “Doria atinge 1% e perde para a margem de erro”.

Candidato ao Senado

Ao contrário do que foi dito aqui neste espaço, o visitante deste sábado (26) a Mogi, deputado estadual Ricardo Mellão (Novo), é pré-candidato ao Senado e não à reeleição. Ricardo é amigo pessoal do advogado Ivan Vitale Júnior, que atuou durante algum tempo como assessor jurídico de seu pai, o também deputado estadual João Mellão Neto.

Em Brasília

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, promete um grande evento, neste domingo, em Brasília, para homenagear o seu pré-candidato a presidente, Jair Bolsonaro. O PL promete direcionar o encontro para dois setores onde o presidente está em pior situação nas pesquisas: as mulheres e os jovens. Há expectativa de que Bolsonaro possa confirmar o nome do general Braga Netto como seu provável candidato a vice para a futura campanha. Mas isso ainda é pura especulação.

Fonte:O Diário de Mogi