sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PT quer processar Serra por injúria e difamação

Presidente nacional do Partido dos Trabalhadores,
José Eduardo Dutra,
declarou que o partido quer
responsabilizar o tucano de acusar Dilma
pela violação de sigilos fiscais





O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, anunciou que o partido vai propor nova representação contra o candidato do PSDB, José Serra, por injúria e difamação. Anteontem, em Natal (RN), o tucano voltou a responsabilizar sua adversária do PT, Dilma Rousseff, pela violação de sigilos fiscais de dirigentes do PSDB para fabricar dossiês que serviriam de munição na campanha eleitoral.


Dutra acusou o candidato tucano de fazer, de forma recorrente, "acusações infundadas" contra o PT e a campanha de Dilma. "Já reiteramos que não encomendamos, não solicitamos, não mandamos quem quer que fosse montar, elaborar ou redigir dossiês contra quaisquer pessoas, membros ou não do PSDB", reafirmou o petista. Ele ressaltou que, conforme a investigação em andamento na Corregedoria da Receita Federal, a violação dos dados do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, teria ocorrido em outubro do ano passado - quase um ano antes do início da campanha eleitoral. "Não há relação direta com a campanha", frisou.

Durante a entrevista coletiva na sede do partido, em Brasília, o petista lembrou que episódios semelhantes já atingiram pessoas ligadas ao PT e a instituições do governo. Mencionou ainda suspeita de violação dos sigilos fiscais da Petrobras e de diretores da empresa, de que a oposição se utilizou para instalar a CPI da Petrobras no Senado, no ano passado.

Os processos

O PT vai propor três ações contra José Serra. Na Justiça Federal, vai protocolar uma ação criminal acusando o tucano de injúria e difamação, por atribuir à Dilma a responsabilidade pela quebra de sigilo. Perante a Justiça comum de São Paulo, o PT vai propor ação cível com pedido de reparação por danos morais. Por fim, o partido também vai pedir que a violação do sigilo do processo que tramita na Corregedoria Federal seja verificada.

 
Matéria publicada no Mogi News em 27/08/10