quarta-feira, 8 de novembro de 2017

CIDADES: Secretária diz que serviço de acolhimento a criança e jovem de Mogi será mantido

8 de novembro de 2017  Cidades  
Prefeitura pretende abrir chamamento público para que novas organizações se habilitem em realizar o acolhimento institucional de menores no Município. (Foto: Esiner Soares)
Prefeitura pretende abrir chamamento público para que novas organizações se habilitem em realizar o acolhimento institucional de menores no Município. (Foto: Esiner Soares)

SILVIA CHIMELLO
A Prefeitura de Mogi pretende abrir chamamento público para que novas organizações se habilitem em realizar o acolhimento institucional de menores no Município. O processo deve ser definido até o final deste ano para evitar problemas com a acomodação das crianças atendidas hoje na Casa Renovação, Obede Edom e São Lourenço, que poderão encerrar as atividades assistenciais por problemas financeiros gerados pela insuficiência de repasses.

Com o fechamento destas entidades, a Cidade perderá 60 vagas de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que passaram por situações de violência, luto, abandono e precisam do serviço de acolhimento institucional. Isso significa que a capacidade de atendimento de 120 menores no Município, que já estava enfrentando problemas para cobrir a demanda, cairá pela metade.


A informação foi divulgada pela secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, durante reunião promovida ontem pela Comissão Permanente de Assistência Social, presidida pelo vereador Edson Santos (PSD), que convidou a titular da Pasta para discutir o problema e as providências que a Prefeitura deverá adotar para resolvê-lo.

“Nenhuma criança ficará desabrigada”, garantiu a secretária, que demonstra muita cautela para tratar do assunto. “Houve manifesto por parte das organizações no sentido de interrupção dos serviços, mas não é simplesmente interromper. Será travado um diálogo a fim de estabelecer um período de transição para abrigar essas crianças, que já são vítimas de uma série de agressões físicas, emocionais, sexuais, de abandono, rompimentos de vínculos. Por isso temos que fazer uma transição muito tranquila, assegurando todos os direitos dessas crianças”, explicou.

Neusa disse aos vereadores que a Administração Municipal continua negociando com as entidades e que a situação não é definitiva. “O momento é ímpar. Acredito na construção através do diálogo para encontrar saídas”, completou. Ela explicou que a São Lourenço, por exemplo, não deve fechar, mas sim mudar o seu nível de atuação para trabalhar com dependência química.

O problema das entidades está relacionado à falta de recursos para manter as atividades. A Prefeitura alega que não tem condições de aumentar o valor dos repasses e muitas delas não estão conseguindo administrar o impacto de 47% sobre o reajuste de salários dos educadores sociais. Além disso, as organizações sociais enfrentam dificuldades em arrecadação, contribuições e no serviço voluntariado, que impactam o custeio.

Segundo a secretária, o tema continuará sendo discutido no encontro agendado para o próximo dia 23, com o juiz da Vara da Infância e Juventude, Gioia Perini, que terá a participação de todos os atores que envolvem o sistema. “Esse não é momento de embate. Temos que nos unir, entender o processo, avaliar os custos, os problemas da Administração, os déficits e trabalhar em uma construção coletiva entre todos”, enfatiza Neusa.

Na opinião da secretária, esta também é a hora de buscar novas fórmulas e alternativas para os casos dos menores. Ela alega que o acolhimento institucional deve existir como forma de proteger as crianças e adolescentes, mas explica há outras maneiras já preconizadas no Sistema Único de Assistência Social para reintegrar as crianças, abrir espaço às famílias acolhedoras, guarda responsável, adoção e várias formas que estão sendo estudadas.

Mas como o fechamento das entidades é quase certo, ela confirmou também que o Município que faz o repasse e paga o custeio por meio dos recursos públicos precisará dar continuidade aos serviços. Com a interrupção do atendimento, será necessário fazer um chamamento público para que novas organizações se habilitem. A secretária acredita que até o final do ano deverá haver um quadro definido sobre o assunto.

Fonte:O Diário de Mogi

Febre amarela: Morte de macaco deixa Mogi em alerta

Após a morte de um macaco em Santa Isabel com suspeita de febre amarela, a Prefeitura de Mogi intensificou as ações de prevenção contra a doença
Foto: Divulgação


Toda região da Serra do Itapety passará por inspeção
Após a morte de um macaco em Santa Isabel com suspeita de febre amarela, a Prefeitura de Mogi intensificou as ações de prevenção contra a doença. Isso porque o animal foi encontrado na Estrada Municipal Deputado Estadual Francisco Franco, bairro da Cachoeira, próximo à divisa com Mogi. De acordo com o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses da cidade, Jefferson Renan de Araújo Leite, a situação é preocupante.
"Nós sabíamos que no mapa do caminho que o vírus poderia fazer estava a região do Alto Tietê, em especial Mogi, Arujá e Santa Isabel, por isso já tínhamos iniciado esse trabalho de orientação na zona rural de Mogi. Com a morte desse macaco, que ainda não sabemos a causa, estamos ampliado as ações", explicou.
A Prefeitura de Santa Isabel realizou a necropsia do animal e encaminhou o material para o Instituto Adolfo Lutz. O resultado do exame que apontará a causa da morte. De acordo com o veterinário, pelo menos 80 propriedades rurais estão sendo visitadas, mas esse número deve ser ampliado para que todo a região da Serra do Itapety seja atendida. Segundo ele, nesses casos o morador deve procurar imediatamente o Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses de Mogi, pelo telefone 4794-4343. "O atendimento é feito das 8 ás 17 horas. Após esse horário pedimos que a população ligue para o número 153 que uma equipe será acionada para ir até o local", completou.
Leite esclareceu ainda que os macacos não devem ser mortos, já que não são eles que transmitem a doença e sim um mosquito silvestre. "Os macacos são os primeiros a adoecerem e sabemos se doença está se alastrando".

Fonte:Mogi News

Itaquaquecetuba: Abertas as inscrições para 2º Conselho Tutelar

Há requisitos para quem quiser concorrer à eleição para participar da formação do órgão
Foto: Antonio Márcio/PMI


Inscrição deve ser realizada até o dia 16 na Casa dos Conselhos, das 9 às 16 horas
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaquaquecetuba (CMDCA) está com as inscrições abertas para os interessados em fazer parte da formação do segundo Conselho Tutelar do município. A inscrição deve ser realizada até o dia 16 de novembro, na Casa dos Conselhos, que fica na avenida Tancredo Neves, 169, bairro da Estação. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 horas. 
Somente poderão concorrer à eleição os candidatos que preencherem os seguintes requisitos: não possuir antecedentes criminais; ter idade superior a 21 anos; residir em Itaquaquecetuba; estar em gozo dos direitos políticos; ter reconhecida experiência na área de defesa ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente; ter concluído ensino médio; ter domicílio eleitoral em Itaquá e não ter sido afastado da função de conselheiro nos últimos seis anos.
O CMDCA, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizará a eleição de novos membros da sociedade civil, para a formação do 2º Conselho Tutelar, biênio 2017/2019, no dia 4 de março de 2018, das 9h às 16 horas, em local a ser definido futuramente, de acordo com a determinação da comissão eleitoral.
A eleição estava prevista para acontecer em setembro. No entanto, por falta do número de candidatos suficientes para a disputa do pleito, a eleição foi adiada. Segundo a diretoria do CMDCA, os munícipes que já estavam inscritos e habilitados não vão precisar se inscrever novamente.
Poderão participar da votação todos os eleitores das zonas eleitorais 377ª e 419ª.
Vale frisar que, no dia da eleição, o cidadão deverá apresentar título de eleitor e um documento oficial com foto para votar no representante da sua preferência.
Cabe ao Conselho Tutelar fiscalizar o cumprimento dos direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Com base nisso, seus membros são os principais responsáveis para fazer valer esses direitos e dar os encaminhamentos necessários, para a solução dos problemas referentes à infância e adolescência. 
A este órgão, por exemplo, são encaminhados os problemas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, que tenham como vítimas, as crianças e os adolescentes. O papel do Conselho Tutelar, quando recebe uma denúncia, é o de acompanhar o caso para definir a melhor forma de resolver o problema.

Fonte:Mogi News

Capacitação com professores trabalha o lead jornalístico Educadores de Biritiba Mirim foram orientados pelo projeto quanto à importância desta técnica para as notícia

FORMANDO CIDADÃO DO FUTURO
 Publicada em 07/11/2017 - 19h23min
Suéller Costa
Jornal e Educação;

O quê? Quando? Como? Onde e Por quê? Alguém faz ideia do que estas cinco palavras, que pertencem à rotina das produções jornalísticas, representam? Pois bem, elas remetem ao lead de uma matéria, ou seja, ao primeiro parágrafo de um texto tanto impresso quanto digital e até mesmo audiovisual. Jornais se apropriam desta técnica para orientar os seus leitores, desde o início dos seus textos, quanto ao assunto a ser abordado. Essas questões, aliás, foram as protagonistas do encontro realizado no último mês com os professores da rede de ensino de Biritiba Mirim.
Coube à coordenação do projeto explicar a importância desta técnica à narrativa jornalística. Também foi abordado a diferença entre notícia (que se apropria do lead) e reportagens (que têm mais liberdade no início de seus textos). A primeira opção remete a produções mais curtas, objetivas e diretas; enquanto o segundo texto representa uma extensão, ou seja, são produções que apresentam assuntos que necessitam de uma maior articulação. Geralmente, encaixam-se neste requisito reportagens especiais, por exemplo, as voltadas a serviços, em geral. Uma produção sobre o mapa da violência de uma região, sobre uma doença que merece diversas orientações, a uma sugestão de viagem, dentre tantas outras.
Na prática, por meio de quatro sugestões de atividades, os professores trabalharam com o lead jornalístico e com a realização de notícias envolvendo fatos de seu interesse. Uma das atividades envolveu, também, a produção audiovisual. Eles participaram de um quadro intitulado "A Hora da Entrevista". Simulando um talk-show, coube a cada dupla interpretar o entrevistador e o entrevistado, sendo este o responsável em conduzir as perguntas, e, por sua vez, utilizar o lead jornalístico. Uma maneira divertida de trabalhar oralmente com as perguntas.
Cotidiano
Embora as cinco perguntas façam parte do lead jornalístico, foi destacado que elas também são utilizadas em outros gêneros textuais. Alguns, inclusive, pertencem ao cotidiano dos alunos, como, por exemplo, nos bilhetes, nos convites e até mesmo nos recados que sempre são colados nos cadernos e nos murais da escola. Esta é uma forma de associar uma técnica a textos que já fazem parte do seu universo juvenil, e assim ajudar na compreensão.

Por meio de quatro sugestões de atividades foram desenvolvidos os trabalhos

Professores trabalharam com o lead jornalístico e com a realização de notícias

Novo formato do projeto é aprovado
A realização das formações do Dat - Formando o Cidadão do Futuro diretamente com os professores tem atendido às expectativas dos participantes
A realização das formações do Dat - Formando o Cidadão do Futuro diretamente com os professores tem atendido às expectativas dos participantes. Como são eles que colocam em prática as sugestões, a cada mês, é possível ter um feedback das atividades e se elas são, de fato, aplicáveis para as diferentes turmas atendidas. A professora Sandra Aparecida Cárfaro de Souza, que leciona para o 5º da Emef Nelson de Oliveira Cardoso, tem apreciado os encontros.
"Estou achando excelente a maneira como está sendo realizada a capacitação. Na minha opinião, o encontro é dinâmico e ajuda a conduzir o nosso trabalho em sala de aula. Acho o projeto importante, acredito que passar todas estas atividades para os nossos alunos, baseando-se num jornal impresso só aumenta o seu conhecimento. Também acho importante atuar com esse suporte tendo em vista que, atualmente, vivemos num mundo permeado pelos meios de comunicação", destaca.
Quem também tem um carinho especial pelo projeto é a professora Vilma Costa Sogabe, que leciona para o 4º ano da Emef Helena Ricci Barbosa. Para ela, a oportunidade de acompanhar o curso só enalteceu ainda mais o trabalho que ela já realiza há anos com o jornal. "Foi uma ótima opção realizar a capacitação com os professores, afinal, somos nós que estamos em contato direto com os alunos e que sabemos como transmitir cada atividade compartilhada. Sem contar que a possibilidade de acompanhar de perto as dicas e solucionar nossas dúvidas com as coordenadoras é muito bom. Eu gosto bastante do projeto", elogia. (S.C.)

Fonte:Mogi News

Condemat: Ressonância magnética é pedida

A coordenação da Câmara Técnica de Saúde do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) solicitou à direção do Inrad (Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas) estudos de viabilidade para que o Centro de Diagnósticos do Hospital Auxiliar de Suzano tenha também um equipamento de ressonância magnética
Foto: Divulgação


Solicitação foi feita para o Hospital Auxiliar de Suzano
A coordenação da Câmara Técnica de Saúde do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) solicitou à direção do Inrad (Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas) estudos de viabilidade para que o Centro de Diagnósticos do Hospital Auxiliar de Suzano tenha também um equipamento de ressonância magnética.
A unidade de saúde suzanense iniciará, no primeiro trimestre do próximo ano, a realização de exames de imagem com uma cota de atendimentos para os pacientes da rede pública da região. A princípio, estão previstos exames de raio-x, ultrassom, tomografia e mamografia. O pedido do Condemat é para que a ressonância magnética também seja incluída entre os procedimentos que serão disponibilizados no Hospital Auxiliar.
"A ressonância magnética é um dos grandes 'gargalos' da saúde pública no Alto Tietê. Cerca de 30% da demanda represada de exames que as cidades da região têm é para ressonância. Portanto, se o novo Centro de Diagnósticos do Hospital Auxiliar de Suzano ofertar esse serviço, o reflexo será bastante positivo na nossa rede de saúde", informou Marcello Cusatis, coordenador da Câmara Técnica de Saúde do Condemat.
A solicitação do consórcio foi apresentada ao presidente do Conselho Diretor do Inrad, Giovanni Guido Cerri, na tarde da última segunda-feira. O Inrad será o responsável pelos equipamentos e laudos do Centro de Diagnósticos do Hospital Auxiliar de Suzano e é referência nacional na área.
Guido Cerri, que já foi secretário estadual de Saúde e, por isso mesmo, conhece bem a região, demonstrou satisfação com a notícia de integração entre o Hospital Auxiliar de Suzano e as prefeituras do Alto Tietê para ampliar os serviços na rede pública e se comprometeu a estudar o pedido do Condemat. "Vou colocar empenho para que a solicitação seja viabilizada", afirmou Guido Cerri.
A expectativa é de que até o final do ano a região tenha a resposta do Inrad sobre a disponibilidade da ressonância magnética. Já os demais equipamentos estão previstos para chegarem ainda neste mês no Hospital Auxiliar de Suzano.
"Já estamos fazendo um levantamento da demanda que cada cidade tem em exames de imagem, para discutir o plano de trabalho com a direção do Hospital das Clínicas. O mais importante já temos, que é o compromisso de atender os pacientes a região", concluiu o coordenador da Câmara Técnica do Condemat.

Fonte:Mogi News
poluição sonora:
Multa de pancadão quase dobra e chega a R$ 8 mil
Vereadores aprovaram projeto que altera valor da infração para quem desrespeitar a lei
Foto: Diego Barbieri/CMMC


Durante a discussão, o presidente da Câmara, Carlos Evaristo, sugeriu parceria com a Polícia Militar
A Câmara de Mogi aprovou projeto que altera o valor da multa da Lei do Pancadão. Agora, os donos de veículos com som acima do limite previsto por lei pagarão R$ 8.136,50, o equivalente a 50 Unidades Fiscais do Município (UFMs). Antes, o valor era de R$ 4.881,90. Ainda durante a sessão, o vereador Edson Santos (PSD) apresentou uma indicação para criação de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no Jardim Piatã.
A Lei do Pancadão está em vigor desde 2013 na cidade. Pela legislação, fica proibido de segunda a sexta-feira, som acima de 75 decibéis das 6 às 22 horas e 50 decibéis das 22 às 6 horas. Em fins de semanas e feriado a restrição de 50 decibéis é válida para todo o dia.
De acordo com Emerson Rong (PR), autor da lei e do projeto que modificou o valor da multa, depois de quatro anos de implantação, alguns pontos da cidade ainda contam com o problema. O aumento da autuação tem o objetivo de coibir os casos. "Fui procurado por alguns moradores, como da praça do Habib's, para pedir melhorias na lei. As pessoas que tiverem problemas podem ligar para o telefone 153", ressaltou.
O vereador Antonio Cuco Pereira (PSDB) afirmou que o reforço na multa é um artifício vital. "É essencial que coloquemos leis para coibir o desrespeito dessas pessoas que incomodam a vizinhança. Temos moradores que precisam levantar cedo para trabalhar", destacou.
Para o presidente da Câmara, Carlos Evaristo da Silva (PSD), é preciso criar uma parceria com a Polícia Militar para coibir os casos.
Sobre a indicação da instalação do Cras, também discutida ontem, o vereador Santos afirma que a medida vai facilitar o acesso dos moradores da região da Divisa aos serviços públicos.
Sugestão
O vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) apresentou uma indicação para que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) passe a ser cobrado em dez parcelas, não mais em seis, como atualmente. Nogueira pede que a Prefeitura faça estudos para verificar a possibilidade da alteração. "Os pagamentos começariam em fevereiro e terminariam em novembro, evitando dezembro e janeiro. As pessoas poderiam aproveitar o 13° salário para pagar o tributo", disse.

Fonte:Mogi News

Contracapa:

Foto: Diego Barbieri/CMMC


Exposição "Doulando Mogi" continua em cartaz
'Doulando'
A exposição fotográfica "Doulando Mogi", organizada pelo Coletivo Materno Núcleo de Empoderamento, segue em cartaz na Câmara até sexta-feira. São cerca de 20 imagens, retratando partos hospitalares e domiciliares. A visitação é gratuita e ocorre das 8 às 18 horas.

Encerramento
Palestras sobre a ocupação doula com o obstetra Jorge Kuhn e a pediatra neonatologista Marcia Dias Zani devem encerrar o evento na sexta-feira, das 8h30 às 12 horas. A Associação das Doulas do Estado de São Paulo (Adops) deve marcar presença.

Projeto
Permitir a presença das doulas nas maternidades e estabelecimentos hospitalares, durante o trabalho de parto e pós-parto, desde que solicitado pelas parturientes, é o objetivo do Projeto de Lei 76/2017, de autoria do vereador Emerson Rong (PR), que tramita no Legislativo, e foi uma das motivações da exposição.

Oportunidade
Estão abertas as inscrições para o curso de Mestre de Obras, promovido pela Delegacia do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) de Mogi das Cruzes, em parceria com o Senai Nami Jafet. Mais informações pelo telefone 4735-5274 ou pelo e-mail sindusmogi@sindusconsp.com.br.

Preparatório
Uma indicação apresentada na Câmara pede a implementação de um curso preparatório para vestibular no Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Crescer). A autoria do projeto é do vereador Caio Cunha (PV), e foi feito com base nas atuais modificações no ingresso de alunos da rede pública em instituições de ensino superior.

Fonte:Mogi News

regional: Ashiuchi garante recursos de R$ 23,7 milhões para hospital

Durante a reunião ocorrida em Brasília o prefeito de Suzano conversou sobre a primeira etapa da obra da unidade
Foto: Divulgação/Secop Suzano


Encontro com o ministro da Saúde foi articulado pelo deputado federal Marcio Alvino
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), acompanhado do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis José Vieira, viajou anteontem para a Brasília para uma agenda no Ministério da Saúde. Na oportunidade, o chefe do Executivo se reuniu com o assessor da pasta federal Sergio Luiz da Costa, para tratar do início das obras para a construção da primeira etapa do Hospital Regional da cidade, que ficará à disposição dos munícipes no cruzamento da rua Sete de Setembro com a avenida Senador Roberto Simonsen, na região da Cidade Cruzeiro do Sul.
Articulada pelo deputado federal Marcio Alvino (PR), a audiência foi responsável por reiterar os R$ 23,7 milhões empenhados pelo governo Federal.
O projeto para a construção do Hospital Regional de Suzano teve início na gestão do ex-prefeito Marcelo Candido e, neste ano, a administração municipal já concluiu o processo licitatório e assinou o contrato com a empresa para construção da unidade. Atualmente, a prefeitura aguarda a autorização da Caixa Econômica Federal (CEF) para o início das obras.
"Esta obra é um sonho de todos os suzanenses e teve início com o ex-prefeito Marcelo Candido. Após uma série de interrupções por parte de seus sucessores, estamos retomando os trâmites administrativos para que possamos iniciar a obra do primeiro hospital federal no Alto Tietê, que vai atender toda a região. Agradeço o empenho da minha equipe técnica e do deputado federal Marcio Alvino, que, mais uma vez, mostra" argumentou Ashiuchi logo após sair da reunião.
Ambulâncias
No gabinete do deputado Marcio Alvino, o prefeito de Suzano também teve a confirmação do depósito da segunda parcela da emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil para o custeio de serviços em Saúde no município. Deste montante, foram empenhados R$ 340 mil para a aquisição de duas ambulâncias que irão integrar o sistema de atendimento e transporte de pacientes na cidade.
"Estou muito feliz em saber que a Saúde de nossa cidade está ganhando recursos e novos equipamentos para atender mais e melhor a população. Somente com um trabalho constante vamos tornar os serviços públicos de Saúde uma excelência para os munícipes", concluiu o prefeito.

Fonte:Mogi News

Mais segurança: Farofa e André do Prado pedem passarela na SP-70

Para evitar mais acidentes e novos atropelamentos no corredor Ayrton Senna /Carvalho Pinto (SP-70), uma das principais ligações viárias da Região Metropolitana de São Paulo com o Vale do Paraíba, o vereador José Francimário Vieira, o Farofa (PR), e o deputado estadual André do Prado, reuniram-se com o diretor presidente da Ecopistas, concessionária que administra a via, Jeancarlo Mezzomo, para solicitar uma passarela na altura do quilômetro 52, no distrito industrial do Taboão
Foto: Noemia Alves


Solicitação é antiga dos moradores do Taboão
Para evitar mais acidentes e novos atropelamentos no corredor Ayrton Senna /Carvalho Pinto (SP-70), uma das principais ligações viárias da Região Metropolitana de São Paulo com o Vale do Paraíba, o vereador José Francimário Vieira, o Farofa (PR), e o deputado estadual André do Prado, reuniram-se com o diretor presidente da Ecopistas, concessionária que administra a via, Jeancarlo Mezzomo, para solicitar uma passarela na altura do quilômetro 52, no distrito industrial do Taboão. A medida deve facilitar a travessia de moradores da região que precisam ter acesso a serviços públicos como saúde e educação, além do transporte coletivo. O encontro aconteceu na sede da Ecopistas, em Itaquaquecetuba. O pedido pela passarela partiu do vereador Farofa.
A preocupação dos moradores locais é que novos acidentes e atropelamentos aconteçam no futuro, caso a obra não se concretize, porque a opção mais rápida e fácil para travessia é pela movimentada rodovia. O outro ponto de locomoção elevado na SP-70 fica no km 43.
O vereador Farofa ressaltou o empenho do deputado neste pedido. "O deputado André entende a situação pela qual passa a população do Taboão em relação à construção da passarela. É uma obra que pode evitar muitas tragédias", disse.
Para o deputado André do Prado, o pedido evidencia uma preocupação clara em salvar vidas. "A passarela é algo fundamental para evitar que pessoas se machuquem ou até percam as vidas durante a travessia arriscada pelas pistas", afirmou.

Fonte:Mogi News