segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Acompanhado do deputado André do Prado, prefeito de Arujá se compromete em doar área para construção do novo Fórum


Arujá - dep. ANDRE DO PRADO.jpgAcompanhado do deputado André do Prado, prefeito de Arujá se compromete em doar área para construção do novo Fórum


para destinatários desconhecidos
Acompanhado do deputado André do Prado, prefeito de Arujá se compromete em doar área para construção do novo Fórum

O prefeito de Arujá, Abel Larini (PR), fará a doação da área de 10 mil m² onde será construído, pelo Poder Judiciário, o novo Fórum de Arujá. Foi o que ficou acertado numa reunião entre o chefe do executivo arujaense, o deputado estadual André do Prado (PR), e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ivan Sartori. Participaram também da reunião o ex-desembargador Walter Cruz Swenson, o presidente da OAB de Arujá, Carlos Roberto Vissechi, e o deputado Itamar Borges.

Um novo prédio, à altura da demanda da cidade, deverá resolver grande parte das necessidades apresentadas pela população. “Vamos ceder à área para o Estado. Com isso, vamos colocar a sociedade mais perto da Justiça, dando espaço para os juízes solucionarem os problemas que lhes chegam às mãos”, afirmou o prefeito Abel Larini.

Para abrigar as novas instalações do Fórum de Arujá, que poderá acolher seis Varas Judiciais, será necessária a aprovação do projeto de Lei Complementar 61/11, que altera a organização e a divisão judiciária do Estado e que visa criar novas varas e comarcas. No projeto, consta a implantação de mais quatro Varas Judiciais Cíveis no Município de Arujá, como também a elevação do município na condição de Comarca, que hoje está vinculada a Comarca de Santa Isabel. Atualmente, no Fórum de Arujá existem duas Varas Judiciais instaladas e um Juizado Especial Cível.

“Essa será conquista muito importante e uma reivindicação histórica, afinal é necessidade acalentada há muitos anos pela comunidade de Arujá e que será atendida pela Prefeitura, através da doação de área para a construção do novo Fórum, somada ao apoio do Poder Judiciário. Queremos que a população seja bem atendida. Esse é o objetivo de construir um novo fórum”, destacou André do Prado.

O parlamentar afirma que, com a aprovação do projeto, a instalação de mais quatro varas vai significar avanço na prestação do serviço judiciário no município. "Sabemos dos juízes e servidores da Justiça em fazer o melhor, em fazer o máximo para atender as causas que se colocam no município de Arujá. Porém, a demanda vem crescendo consideravelmente, criando a necessidade da implantação de mais varas na cidade, como forma de ampliar o acesso à Justiça", completa.

O prefeito Abel Larini, por sua vez, dará sequência aos entraves burocráticos de doação de área, para que após a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa, possibilite a construção do novo Fórum de Arujá. “Essa reivindicação é uma luta de anos do Movimento “Arujá Comarca Já” e dos advogados. Com o apoio do deputado André do Prado e de toda a sociedade organizada os objetivos serão alcançados fazendo com que a Justiça seja mais rápida e para que se dê a cada um o direito que lhe cabe ou lhe é devido”, afirmou.

O presidente do TJ acenou favoravelmente à cessão do prédio para a construção do novo fórum. "A parceria deve ser boa para ambos os lados e com isso, se busca o interesse público e o bem comum", explicou o desembargador.


Fonte: Clarissa Johara