quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

RESPEITO PELAS PESSOAS SEMPRE E PELO MEIO AMBIENTE

Denúncia: Segundo Gustavo Ferreira, há risco de explosão por conta do acúmulo de gases
O advogado Gustavo Ferreira apresentará com uma ação de medida cautelar solicitando a suspensão das atividades na área da Lagoa Azul e também no terreno onde está instalada a Faculdade Piaget, no Jardim Imperador, em Suzano. Segundo ele, no espaço já foi depositado lixo hospitalar e outros tipos de resíduos, o que teria resultado em acúmulo de gases e na possibilidade de explosão. Ferreira afirmou que entrará com a ação ainda hoje, no Fórum de Suzano.


De acordo com ele, fotos feitas desde 1990 comprovam a existência de lixo hospitalar no local. "Os moradores do bairro fotografaram tudo o que foi descartado no terreno ao longo dos anos e a informação que nós temos é de que a prefeitura tem conhecimento dessa situação e permitiu a utilização da área", explicou. A ação pedirá a suspensão das atividades na faculdade e que não seja retomado o trabalho de terraplanagem e limpeza da área da Lagoa Azul.


"É necessário que se estude a quantidade de gases e a possibilidade de fazer respiros para que sejam dissipados. Pode existir o risco de explosão. A informação que recebemos é que os seguranças que trabalham na área da Lagoa Azul pedem que ninguém fume no local. Esse é mais um indício que deve ser levado em consideração", destacou o advogado. Ele afirmou ainda que em 30 dias deve entrar com uma nova ação pedindo a condenação daqueles que foram responsáveis pela utilização do terreno.


A posse do terreno da Lagoa Azul está sendo disputada na Justiça pela prefeitura e pela Empresa de Mineração Monte Cristo, de propriedade de Valdecir Guedes. A administração municipal quer a desocupação da área para que a Faculdade Piaget inicie a recuperação do espaço com a construção de um parque, conforme acordo firmado com a instituição para a concessão da área por 80 anos. (C.M.)


Fonte:Gustavo Ferreira TATAU

ACELERA SÃO PAULO: Deputado André do Prado viabiliza ações para o desenvolvimento e investimentos na região do Alto Tietê

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Alexandre Barbosa, participa na próxima sexta do “Acelera São Paulo” com prefeitos e empresários em Guararema
Buscando fortalecer o desenvolvimento dos municípios do Alto Tietê, o deputado André do Prado articulou e conseguiu contemplar a região com a realização do programa Acelera São Paulo, oportunidade em que será anunciada uma série de ações e investimentos do Estado em beneficio do Alto Tietê.

O evento acontecerá no município de Guararema, no próximo dia 16, a partir das 14 horas na ADPM (Associação Desportiva da Polícia Militar), com a presença do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, prefeitos, empresários e representantes de 14 cidades da região.

André do Prado destacou que o município de Guararema receberá a oitava edição do encontro, que tem como objetivo apresentar os projetos da pasta e discutir possíveis demandas regionais com prefeitos e empresários locais, para definir em conjunto novos projetos que estarão entre as prioridades da pasta a curto, médio e longo prazos.

“Considero muito importante a vinda deste Programa no Alto Tietê, pois os municípios da região terão oportunidades de conhecer os programas de qualificação profissional e geração de renda, além de aproveitar as oportunidades de incentivos governamentais voltados para o desenvolvimento econômico público e privado”, explicou o deputado ao destacar a importância de debater as demandas regionais, definir prioridades e anunciar ações e investimentos em beneficio do Alto Tietê.

O deputado enalteceu que é uma grande oportunidade para os municípios serem contemplados com os benefícios do Acelera São Paulo, pois há uma gama enorme de projetos que podem melhorar a qualidade de vida da população. Já para os pequenos e micros empresários, André do Prado destacou a importância das benfeitorias a fim de darem um impulso em seus negócios.

O estímulo à atividade econômica focada nas vocações regionais e na geração de emprego e renda é um dos principais pontos defendidos por André do Prado e que serão debatidos no encontro regional do Acelera SP. Dentre os temas, serão tratadas propostas de estímulo à atividade econômica focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O evento destacará as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.  

 “Serão disponibilizadas bolsas para o Via Rápida [programa do Governo do Estado de São Paulo que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais], cursos para as ETEC’s e salas descentralizadas para municípios que ainda não possuem a escola, parques tecnológicos, incubadoras, enfim, este é o momento que o Estado está fazendo liberações de programas e recursos para fomentar o desenvolvimento regional”, acrescentou Prado.

Participam desta edição do Acelera São Paulo, além de Guararema, as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Igaratá, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, Suzano, Mairiporã e Paraíbuna.


Ficha Técnica

Data: 16/12/2011

• Acelera São Paulo em Guararema

Horário: 14 horas

Local: ADPM (Associação Desportiva da Polícia Militar)

Endereço: Av. João Barbosa de Oliveira, 1810 - Freguesia da Escada - Guararema

Mais informações:

Gabinete do Deputado André do Prado

Contato: Clarissa Johara

Tel. (11) 3886-6562/7776-7026

Mensalão terá prescrição de penas, diz Lewandowski

Penas do mensalão vão prescrever
FÁBIO BRANDT 
DE BRASÍLIA
Réus do mensalão terão algumas de suas penas prescritas antes do fim do julgamento, ainda sem data para terminar, afirmou nesta terça-feira (13), o ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Leia a transcrição da entrevista de Lewandowski
Veja galeira de fotos da gravação da entrevista


O processo do mensalão no STF tem 38 réus. O ministro relator do caso, Joaquim Barbosa, ainda deve terminar seu relatório. Quando isso ocorrer, Lewandowski deverá revisar o processo. Só então poderá ser marcado o julgamento pelo plenário do STF.


"Terei que fazer um voto paralelo ao voto do ministro Joaquim. São mais de 130 volumes. São mais de 600 páginas de depoimentos. Quando eu receber o processo eu vou começar do zero. Tenho que ler volume por volume porque não posso condenar um cidadão sem ler as provas", disse Lewandoski.


O ministro falou sobre o assunto no programa "Poder e Política - Entrevista", conduzido no estúdio do Grupo Folha em Brasília pelo jornalista Fernando Rodrigues. O projeto é uma parceria da UOL e da Folha.


Questionado sobre as chances de o julgamento do mensalão acabar em 2012, Lewandoski disse: "Não tenho uma previsão clara". Ele também afirmou que "com relação a alguns crimes não há dúvida nenhuma que poderá ocorrer a prescrição".


Sobre a possibilidade de alguns réus não terem nenhuma punição, o ministro afirmou que "essa foi uma opção que o Supremo Tribunal Federal fez". Segundo ele, se só os réus com foro privilegiado fossem julgados pelo STF "talvez esse problema da prescrição não existiria por conta de uma tramitação mais célere". O tribunal, no entanto, decidiu incluir em seu julgamento até os réus que não têm cargo eletivo e poderiam ser julgados pela Justiça comum.


A seguir, trechos em vídeo da entrevista de Ricardo Lewandowski. Mais abaixo, vídeo com a íntegra da entrevista. A transcrição está disponível em texto.


Fonte:Folha.com

Presidente vai instalar grades junto ao prédio do Legislativo

A empresa Engelender Engenharia e Arquitetura Ltda venceu a licitação do tipo carta convite aberta pela Câmara Municipal de Mogi das Cruzes para um serviço pouco comum: por R$ 54.238,71, ficará encarregada de implantar "gradeamento" no entorno do prédio do Legislativo. Segundo informações, algumas grades serão instaladas nas laterais do prédio de pirâmide, como forma de preservar a privacidade de alguns vereadores, cujos gabinetes estão localizados naqueles pontos, atualmente transformados em áreas de passagens de pessoas que se dirigem às entradas secundárias do prédio, depois de ultrapassarem as cercas vivas ali instaladas. Como tais gabinetes situam-se num plano bem abaixo do piso externo da pirâmide, quem passa ao lado das janelas tem uma visão privilegiada do que se passa nas salas de vereadores como Chico Bezerra (PSB), Protássio Nogueira (PSD) e Carlos Evaristo (PSD), entre outros setores da Câmara ali instalados. O gradil de ferro com portão nos acessos laterais terão altura de 60 cm, num espaço de 21,94m. Será instalado ainda um portão de ferro (trilho) no acesso lateral ao corredor dos gabinetes, com altura de 1m60 junto à portaria dos fundos. Todo acesso ocorrerá pela portaria social (3m95). Um gradil de ferro e portão irão vedar o acesso ao portão da caixa d’água. Um abrigo com gradeamento de ferro e cobertura de chapa de aço irão proteger o filtro de água, hidrômetro e cilindro de gás GLP. Além disso, virá ainda uma porta de vidro temperado junto ao acesso lateral ao corredor dos gabinetes dos vereadores junto à portaria dos fundos. Com tudo isso, quem ficará mais isolado: os vereadores ou a população?


Jubileu


Os 25 anos de ordenação sacerdotal do padre Dimas Bueno Vasconcellos serão comemorados hoje, com a celebração de uma missa, às 15 horas, no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, no Centro. Um recorde de frequentadores do templo promete estar presente para saudar o Jubileu de Prata Sacerdotal de padre Dimas.




 Parque


Os rumos do Parque Municipal "Chiquinho Veríssimo" para o próximo ano serão anunciados durante a reunião do Conselho Consultivo , que acontecerá amanhã, às 10 horas, na Prefeitura. Na reunião aberta ao público, será apresentado um balanço do trabalho realizado neste ano e do Plano de Manejo que vem sendo preparado para o local. Entre as novidades, serão reformadas as quatro construções do Parque, utilizadas para recepcionar os visitantes, segundo a educadora ambiental, Arlene Usier.




 Secretário

Deputado Estadual André do Prado
Recursos para elaboração de um plano regional de resíduos sólidos serão reivindicados ao secretário Paulo Alexandre Barbosa, de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, durante visita que fará a Guararema, na próxima sexta. O pedido deverá ser feito pelo deputado André do Prado (PR), em nome dos prefeitos do Alto Tietê. Barbosa vai anunciar cursos de capacitação profissional em salas descentralizadas do Centro Paula Souza.




Balé mogiano


A dançarina mogiana Cássia Fernanda Beserra de Almeida obteve, ontem, autorização do Ministério da Cultura para captar recursos no valor R$ 7 mil para patrocinar seu estágio na Companhia de Ballet Clássico – Bohemia Ballet – da República Tcheca. Ao participar do XXI Seminário Internacional de Brasília, ela conquistou uma bolsa de estudos para integrar o famoso Bohemia Ballet, com sede em Praga. Agora, ela tem até o próximo dia 31 para conquistar o sonhado patrocínio.




Fonte:O Diário de Mogi

Estado analisa área para aeroporto

Júlia Guimarães


O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo oficializou ontem a criação de uma câmara temática especial para promoção de estudos técnicos que indicarão a possível localização do terceiro aeroporto da RMSP. Os levantamentos serão realizados sob a coordenação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano e vão amparar as negociações do Governo do Estado junto à União para viabilização do projeto. As tratativas com o Palácio do Planalto deverão ocorrer a partir do próximo ano, depois que forem encerradas as concessões dos aeroportos federais de Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas. A criação do grupo de estudos foi anunciada na manhã de ontem durante cerimônia que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB).


A reunião do Conselho ocorreu no Memorial da América Latina, na Capital, e reuniu representantes de 37 dos 39 municípios da RMSP. Alckmin encerrou os trabalhos para anunciar o lançamento do Bilhete do Ônibus Metropolitano (leia mais na página 2). Após o evento, durante entrevista coletiva, ele comentou a criação da câmara temática e a necessidade de instalação do terceiro aeroporto. "O modal que mais cresce hoje é o aéreo. O segundo aeroporto que mais cresceu em número de passageiros no mundo foi Viracopos, em Campinas. Um das razões da criação do Conselho e das câmaras técnicas é pensar políticas públicas para a Região Metropolitana. Nós moramos na terceira maior Região Metropolitana do mundo, atrás apenas de Tóquio e Nova Deli. É obvio que a questão aeroportuária é importante. Urgente é ampliar Cumbica e Viracopos, mas temos que já pensar em um novo aeroporto especialmente para jatos executivos".


O Estado tem defendido a priorização da ampliação de Cumbica e Viracopos, de forma estratégica, até que se encerre o processo de concessão dos mesmos para evitar um possível mal estar com a União. Isso porque o Governo Federal teme que um anúncio antecipado da construção de um terceiro empreendimento possa esvaziar os leilões de privatização das unidades federais, previstos para ocorrer em janeiro. A expectativa é de que, após esse período, o Estado fale mais claramente sobre o assunto e forneça mais informações sobre o projeto, que é bastante amplo e inclui uma Parceria Público Privada (PPP) e a concessão dos 30 aeroportos sob administração estadual. Os primeiros detalhes foram fornecidos na última semana, pelo vice-governador Afif Guilherme Domingos (PSD).


Ontem, o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, informou que a câmara especial do aeroporto deverá ser instalada no mês de janeiro, quando serão definidos os nomes de seus membros. O grupo, que terá representantes do Estado, municípios e sociedade civil, deverá trabalhar no levantamento de dados que indiquem e viabilidade de implantação do empreendimento. "O papel da câmara é exatamente formular os projetos em função das decisões do Conselho. No caso da câmara do aeroporto, nós vamos fazer estudos técnicos. Depois, nós vamos apresentá-los à Agência Nacional de Aviação Civil, porque quem licencia o funcionamento de aeroportos é a Anac, não somos nós", explicou.


Aparecido afirmou que os estudos é que vão determinar a localização do futuro aeroporto, que é pleiteado por Mogi das Cruzes há vários anos. "Há diversas cidades que pleiteiam. Mogi pleiteia, São Bernardo do Campo pleiteia, Caieiras pleiteia e estão aparecendo novas cidades. Então, temos de fazer um estudo aprofundado e, inclusive, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) tem de entrar nesta questão".


Independentemente da localização, há um consenso entre os prefeitos dos municípios que compõem a Região Metropolitana sobre a necessidade de ampliação do sistema aeroportuário. Consultados por O Diário, vários prefeitos do Alto Tietê chegaram a declarar apoio a Mogi das Cruzes no pleito pelo terceiro aeroporto (confira quadro com as declarações de alguns dos políticos ouvidos pela reportagem). O prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), não compareceu ontem à reunião do Conselho.




Outras câmaras


Alem da câmara do aeroporto, foi definida ontem a criação de outros grupos de estudos sobre os temas Saneamento e Lixo, Poluição, Mobilidade, Drogas e Copa do Mundo.


Fonte:O Diário de Mogi









CPTM estuda ampliação de linha

Júlia Guimarães


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estuda a ampliação da Linha 11 Coral, que serve Mogi das Cruzes e mais três cidades da Região do Alto Tietê, até a Estação Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste da Capital. O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou ontem que o projeto já está em análise e declarou que existe a possibilidade de que o mesmo seja colocado em prática já no próximo ano, para quando também está prevista a implantação integral do Expresso Leste até Suzano. Mogi das Cruzes deverá receber os trens até o final da atual gestão.


Jurandir Fernandes afirmou que os progressos na Linha 11 estão progredindo e afirmou que a ampliação até a Barra Funda deverá proporcionar maior conforto aos usuários, que atualmente precisam trocar de composição para se deslocar até a Barra Funda, uma das estações mais movimentadas da Capital. "Antes, o Expresso parava na Estação Brás e já era uma briga. Depois, levamos para a Luz. Agora, vamos analisar também para que, no ano que vem, quem sabe, possamos levá-lo direto até a Barra Funda. Isso vai significar uma melhoria para muita gente que hoje desce na Luz para pegar a Linha 7-Rubi e depois ir para a Barra Funda. Estamos analisando".


O secretário também afirmou ontem que está mantida a previsão de levar o Expresso Leste integralmente a Suzano já em 2012. "Estamos progredindo a cada momento e estamos levando qualidade a todo o Alto Tietê. Minha grande luta na Região é para, no ano que vem, já levar o Expresso até Suzano. Isso vai ser de um impacto enorme, porque são trens mais modernos e novos. Não haverá mais aquela loucura da transferência em Guaianazes".


Após a conclusão do projeto até Suzano, o Estado deverá trabalhar na expansão do Expresso até Mogi. Porém, caso sejam confirmadas as previsões feitas ontem por Jurandir Fernandes, o mogiano poderá ter uma melhoria significante na qualidade do transporte ferroviário. Os passageiros farão baldeação em Suzano e poderão seguir até a Barra Funda sem trocar de composição. "São etapas que estamos cumprindo", disse.




Estações


Jurandir Fernandes não informou ontem qual a previsão de reforma das estações de Mogi das Cruzes. Ele confirmou apenas que todas as estações da CPTM passarão por obras, o que inclui as quatro mogianas (Estudantes, Mogi das Cruzes, Braz Cubas e Jundiapeba). Ele garantiu que até o final do próximo ano, os prédios de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Suzano terão sido modernizados.


Fonte:O Diário de Mogi



“Natal Feliz” tem luzes e música

No centro Projeção de luzes garantiu novo visual à fachada da Catedral de Santana; apresentação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis encantou o público na noite de ontem


Alexandre Barreira


A projeção de imagens na fachada da Catedral de Santana e a apresentação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis com o Coral da Gente, ambos mantidos pelo Instituto Baccarelli, reuniram 4 mil pessoas na noite de ontem, na Praça Coronel Almeida e no interior da Igreja, na área central da Cidade.


O espetáculo integra o projeto Natal Iluminado 2011 e teve início com a projeção de luzes na fachada da Catedral, logo após a missa à Santa Luzia, celebrada pelo bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, dom José Airton dos Santos. Foram exibidas imagens sobre o Tratado de Tordesilhas e da Colonização do Brasil, com a chegada dos primeiros portugueses. Depois, tiveram vez quadros com temas religiosos ligados ao Natal e mosaicos coloridos.


Muita gente acabou perdendo a apresentação da projeção de luzes na fachada da Catedral por conta de um problema que ocorreu com um dos ônibus que trazia integrantes da Orquestra de Heliópolis. O organizador do evento, Guilherme Afif Domingos Filho, inverteu a apresentação e, os que chegaram no horário previsto para a projeção, perderam parte do espetáculo.


Foi o que ocorreu com o casal Ana Cláudia e Marcelo Nunes da Silva, que vieram do Mogi Moderno com os filhos Júlia e Pedro. "Infelizmente houve este contratempo. Tomara que eles possam repetir a apresentação depois da orquestra. Seria importante para as crianças", disse Ana Cláudia.


O vendedor Luis Paiva, com uma câmera na mão e acompanhado da filha Helena, também lamentou. "Imprevistos acontecem. Vamos ver se eles vão reprisar", disse, aprovando a iniciativa da Prefeitura de Mogi em oferecer à população eventos como este. "São muito bons para manter o espírito natalino e seu verdadeiro significado entre as pessoas", completou.


O casal Glaucia Fernandes e Giancarlo Barcelos, que estava com os filhos Giulia e Gianluca, ia esperar uma possível reapresentação da projeção de luzes. "Vamos aguardar mais um pouco até ter a informação oficial. Moramos aqui no Centro e viemos a pé para acompanhar o espetáculo", declarou Glaucia. "Viemos para as luzes, mas só agora soubemos da inversão das apresentações. Vamos ficar na torcida para que tenha novamente", disse Priscila Said, acompanhada do marido Leandro e da filha Lara. "No ano passado não viemos porque a Lara estava muito pequena. Agora que ela entende um pouco, esperamos que a apresentação seja repetida", completou Leandro.


O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) prestigiou o evento de ontem na Catedral. Acompanhado da mulher Mara e de vários secretários e assessores, o chefe do Executivo assistiu à missa, à apresentação da projeção de luzes e à Orquestra Sinfônica de Heliópolis. "Mogi das Cruzes é privilegiada por receber este evento pelo segundo ano consecutivo graças ao esforço da Prefeitura em parceria com a Associação Comercial e o Instituto Baccarelli, do Guilherme Afif Domingos Filho. Somente nove cidades de todo o Estado têm esta honra", frisou. Bertaiolli destacou que a intenção da Administração Municipal é contar com o máximo de eventos para atender toda a população da Cidade. "Nosso objetivo é atender todos os mogianos, independentemente de onde sejam realizados estes espetáculos", afirmou o prefeito, que hoje, às 15h30, deve apresentar o segundo balanço da operação "Jundiapeba em Ordem", que reúne uma série de serviços no Bairro e teve início no último final de semana.


Fonte:O Diário de Mogi

Skaf: Brasil ‘marcou passo’

Wilson Marini


Rede APJ
A Fiesp prevê 2,8% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2011 (contra a previsão inicial do governo em torno de 4,5%) e 2,6% em 2012. Os dados foram apresentados ontem em balanço de fim de ano na sede da entidade, em São Paulo. O encontro teve início com uma análise do Departamento de Pesquisas Econômicas que apontou a transformação industrial como o segmento "mais preocupante" da economia em relação aos efeitos da crise global neste segundo semestre. O setor deverá fechar o ano com crescimento de 0,9%, considerado baixo. Para 2012, a projeção é de 1,5%.


Preocupante também segundo o órgão é a capacidade de geração empregos: a tendência é de desaceleração na indústria paulista, com projeção de crescimento de empregos de apenas 0,2% em 2011 e de 0,5% em 2012. O PIB da agropecuária deverá crescer 4% em 2011 e 4,5% em 2012 e o setor de serviços, respectivamente 2,9% e 3%.


O consumo das famílias deverá crescer 3,8% em 2011 e 4% em 2012; o consumo do governo, 2% e 3,4%. O indicador de nível de atividade (INA) da indústria paulista deve ter expansão de 1,7% em 2012 (contra 1% em 2011).


O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, defendeu ontem a competitividade como saída para enfrentar a crise internacional que, segundo ele, ainda não afetou a economia brasileira. Energia elétrica, logística e juros são custos que afetam gravemente a indústria e que dificultam a competição com outros países.


A guerra dos portos e a guerra fiscal entre os estados também tiram competitividade dos produtos nacionais, segundo ele. Como solução para a economia em 2012, Skaf destacou entre outros pontos a necessidade de mais crédito e resolver o problema do câmbio "que é volátil, livre, difícil de controlar".


Ele chegou a usar a expressão "irresponsabilidade" ao analisar o desempenho do primeiro ano do governo Dilma em relação à economia e disse que a Fiesp não tinha nada a comemorar e nem a elogiar em relação ao governo. A falta de competitividade segundo ele não é só um problema da indústria "mas do país".


O presidente da Fiesp defendeu que o governo federal precisa criar condições para reduzir a taxa básica de juros para níveis mais próximos do patamar internacional.


Para Skaf, "ficamos seis ou sete meses discutindo a troca de ministros". Segundo ele, "reconhecer um erro é um mérito", mas o país "não pode ficar por conta da troca de ministros e fechar o ano de 2011 só com essa marca".


A entidade também fez outras projeções para 2012. A indústria como um todo deve expandir-se 2,3% no próximo ano (contra 1,9% em 2011), sendo que a indústria extrativa mineral deve avançar 2,9% (2,6% em 2011), a construção civil, 3,5% (mesmo índice em 2011) e os serviços industriais de utilidade pública devem crescer 3,7% (3,9% em 2011).


As projeções da Fiesp levam em conta um cenário base em que o PIB mundial cresceria 2,1% no próximo ano (contra 2,6% em 2011). O dos EUA deve ter expansão de 1,3% (contra 1,7% em 2011); o do Japão, 2,2% (-0,3% em 2011); e o da China, 8,2% (contra 9,1%). O PIB da zona do euro deve apresentar crescimento positivo de 1,5% em 2011, mas deve cair 0,3% em 2012, segundo as projeções da Fiesp.


A Fiesp calcula que o governo brasileiro pagará R$ 237 bilhões de juros este ano segundo o painel "Jurômetro" inaugurado pela entidade para demonstrar à sociedade quanto se gasta de juros (site www.jurometro.com.br). Os próximos cálculos abrangerão o montante gastos pelas empresas e os consumidores.


Fonte:O Diário de Mogi

PT vai abrir espaço para alianças

META PT pretende usar as eleições de 2012 para “sustentar e ampliar” o apoio a seu projeto nacional


SÃO PAULO
O Diretório Nacional do PT aprovou uma resolução política que ataca seu principal adversário, o PSDB, ao chamar o partido de "nau sem rumo". A classificação é uma referência direta à indefinição dos tucanos na escolha de um candidato para as eleições municipais de 2012 em São Paulo. A crítica ao PSDB foi debatida em uma reunião realizada em Belo Horizonte há 10 dias. Na reunião de ontem, em São Paulo, a cúpula do partido decidiu manter o trecho.


O texto petista cita uma frase do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que disse ser "mais fácil falar do futuro do euro do que o do PSDB", em alusão à disputa interna pela candidatura à Prefeitura da capital paulista.


"(FHC) descreveu a nau sem rumo em que se converteu o principal partido da oposição conservadora do País. Se o Brasil ainda estivesse sob o jugo dos tucanos estaria arremetido no turbilhão da crise internacional, com milhões de desempregados e se veria face a novas privatizações e ameaças à soberania nacional", avalia a cúpula do PT.


Em uma versão anterior, discutida em Belo Horizonte, FHC era chamado de "guru-mor", mas a expressão foi retirada da redação aprovada ontem.


Apesar do ataque, a direção petista afirma que não deve "subestimar a oposição", que "dirige governos importantes e, mesmo sendo minoritária na sociedade, possui bases eleitorais significativas". "Sua ação, no entanto, hoje se desenrola no plano das denúncias sem coragem de assumir suas concepções econômicas e sociais que são da mesma natureza daquelas geradoras da crise internacional", critica o partido.


A resolução política do PT indica que o partido pretende usar as eleições de 2012 para "sustentar e ampliar" o apoio a seu projeto nacional. A afirmação seria um contraponto à estratégia eleitoral de 2010, quando candidaturas próprias petistas foram prejudicadas em nome da aliança nacional pela eleição da presidente Dilma Rousseff.


A direção reconhece, no entanto, a necessidade de alianças. "As eleições serão também um momento de unidade programática com nossos aliados, compreendendo a necessidade de alianças que devem levar em conta a legítima aspiração de cada partido ao seu crescimento e a posição relativa de força de cada um na sociedade", afirma.


A disputa do ano que vem será "um momento de fortalecimento" do partido. O texto volta a destacar a necessidade de "unidade" da sigla, a exemplo dos acordos que evitaram a realização de prévias para a escolha de candidatos - como foi o caso de São Paulo.


Fonte:O Diário de Mogi

sucesso Propostas são elogiadas pela equipe pedagógica

Daniel Carvalho

Educadores da rede municipal de Arujá receberam orientações
De grande sucesso, os projetos "Diário do Alto Tietê - Formando o Cidadão do Futuro" e "Mogi News Cidadania - Ler para Saber Mais", realizados pelo Grupo Mogi News, ganharam a confiança das autoridades da área da Educação das cidades do Alto Tietê.


De acordo com o secretário de Educação de Arujá, Juvenil dos Santos, os professores das redes municipais de ensino, que recebem diariamente o jornal Mogi News e o utilizam como material de apoio em suas aulas, aprovaram o projeto desenvolvido pelo Grupo Mogi News. "A proposta tem grande importância na cidade, porque, além de ensinar as crianças, orienta os educadores quanto às melhores maneiras de trabalhar com o veículo de comunicação", comenta. Isso mostra que, quando há respaldo tanto dos organizadores quanto dos beneficiários, as iniciativas têm grandes chances de darem certo.


Com ideias inovadoras e criativas, com o auxílio dos projetos, os professores encontram diversas maneiras para dinamizar o ensino por meio do jornal. Para Santos, o veículo foi uma inovação nas escolas. "Além de incrementar as aulas, foi uma ótima matéria interdisciplinar", declara.


Já para a chefe do Departamento de Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação de Poá, Francisca Bolina Amabis de Moraes, que auxilia o secretário de Educação da cidade, Carlos Humberto Martins, o projeto desempenhou funções importantes nos últimos três anos, período que vem sendo executado no município. "O jornal amplia a visão de mundo das crianças, que informam os pais sobre os fatos que ocorrem na cidade. Assim, eles passam a ler juntos", comenta. Isso porque os educadores foram orientados e capacitados para trabalhar com Diário do Alto Tietê, entregue diariamente nas unidades de Poá, da melhor maneira possível.


Para o ano que vem, os secretários acreditam que o trabalho será ainda melhor. "Foi bom ter essa base neste ano. Veremos com mais clareza a função e o objetivo dessa iniciativa em 2012", destacou Juvenil dos Santos. (G.P.)


Fonte:Mogi News

Estado Alckmin repassa R$ 5,4 mi para infraestrutura

Biritiba Mirim, Mogi e Salesópolis foram beneficiadas; assinatura dos convênios foi ontem, em São Paulo
Divulgação

Alckmin: "Convênios serão utilizados para obras de infraestrutura"
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou ontem, no Palácio dos Bandeirantes, sete convênios com três municípios do Alto Tietê, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes e Salesópolis. No total foram firmados 455 convênios com 295 municípios para a realização de obras de infraestrutura e investimentos nas áreas de agricultura, planejamento, saúde, meio ambiente, habitação, turismo e na área social. Na Região Metropolitana de São Paulo, foram 14 municípios beneficiados.


Em Biritiba, um convênio se refere ao repasse de R$ 596, 3 mil para a construção de nove unidades habitacionais e um segundo termo de R$ 700 mil para obras de infraestrutrura. Mogi foi contemplada com R$ 2,4 milhões também para 45 unidades residenciais populares. Já Salesópolis recebeu pouco mais de R$ 1,6 milhão em quatro convênios distintos sobre revitalização de alguns pontos da cidade como o Beco do Hilário, a avenida Adhemar Bolina, a rua Prefeito Antônio Rodrigues de Camargo e praças e calçadas na rua XV de Novembro, na Vila Henrique. No total no Estado, os convênios prevêem o repasse de R$ 387,3 milhões para os municípios e atendem demandas como pavimentação e recapeamento, construção de escola e galerias de água pluviais, iluminação e sinalização de vias públicas, canalização de córregos, implantação de ciclovia, aquisição de equipamentos médicos, reforma e ampliação de unidades de saúde e melhorias em centros de lazer do trabalhador e da terceira idade, entre outras.


De acordo com o governador Geraldo Alckmin, o repasse em convênios para os municípios é um dinheiro público extremamente bem aplicado. "Terminamos o ano com quase 1.300 convênios, fora o que já está engatilhado e que não deu tempo de assinar. Vamos oferecer, ainda, quase 200 milhões para as creches dos municípios", afirmou.


Fonte:Mogi News

Espetáculo Natal Iluminado emociona público

Noite teve Sinfônica de Heliópolis e o Coral da Gente, além da projeção de luzes na fachada da Catedral
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Espetáculo de luzes foi uma das atrações de ontem à noite. Catedral ganhou "vida" com as cores
Pelo segundo ano consecutivo, as atrações do Natal Iluminado emocionaram o público mogiano. Segundo estimativa da Polícia Militar, 1.500 pessoas se concentraram na praça Coronel Benedito de Almeida, em frente à Catedral de Santana, na área central da cidade, para assistir as apresentações da Sinfônica de Heliópolis e o Coral da Gente, além da projeção de luzes na fachada da igreja. 
As projeções coloridas e animadas enfeitaram a fachada da catedral por volta das 20 horas. A cada novo desenho, uma nova expressão de admiração do público. A projeção luminosa é disposta em superfícies verticais por meio de uma técnica chamada mapping, em que projetores inteligentes mapeiam a fachada e brincam com a arquitetura. 
A dona de casa Célia Mesquita de Almeida, de 35 anos, fez questão de ver o espetáculo pela segunda vez. "Vim no ano passado e achei muito lindo. A fachada da igreja ganhou vida, é de encher os olhos. Neste ano, quando fiquei sabendo que Mogi receberia a apresentação novamente, fiz questão de vir de novo", contou. Apenas nove cidades do Estado de São Paulo recebem o projeto elaborado pelo Instituto Baccarelli. "É uma satisfação saber que Mogi das Cruzes é uma das poucas cidades que têm a honra de receber este projeto. É uma apresentação para toda família", destacou o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli. 
O Natal Iluminado é realizado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e as prefeituras. 
Além da apresentação impecável, os bastidores da Sinfônica de Heliópolis e do Coral da Gente reservam histórias interessantes. É o caso do violinista Abner Molina Brasil, de 19 anos. 
Nascido em Maringá, no Paraná, ele largou a faculdade de biologia e o emprego para se aventurar e aprender música em São Paulo. "O destino me fez conhecer o Instituto Baccarelli, prestei uma prova para músico e passei. Hoje estudo com o melhor violinista do Brasil, Renato Bandel, e viajo sempre para apresentações. Realizei meu sonho", contou.


Fonte:Mogi News

Ajuda Casa de "Piuí" deve ficar pronta até o Natal

Aposentado que perdeu tudo num incêndio recebeu doações para a construção de um novo imóvel e comemora o estágio avançado da obra
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Mayara de Paula

Sr. Piuí perdeu tudo num incêndio e, agora, com a ajuda de amigos, está reconstruindo sua vida
O terreno que há um mês só tinha um muro na rua Mendes Sá, no bairro Rodeio, hoje, tem uma casa, que, aos poucos, está ganhando forma. Será a futura residência do aposentado José Gomes, de 79 anos, que é conhecido popularmente no bairro como "Sr. Piuí". Por causa de um incêndio que ocorreu no dia 26 de setembro, a antiga moradia do catador de materiais recicláveis foi completamente destruída. Desde então, os moradores do bairro lançaram uma campanha para ajudá-lo. Agora, falta pouco para a casa ficar pronta. Para concluí-la, faltam telhas e madeira para o telhado.


Os materiais usados na construção da casa de Piuí foram doados, principalmente por pessoas que conhecem o aposentado. Para ajudar e organizar os itens doados, foi criado um blog (www.ajudepiui.blogspot.com) para divulgar os materiais que são necessários para a obra. No espaço, é possível visualizar também o que já foi feito e o que está sendo encaminhado. "Conseguimos um arquiteto para ajudar e mais duas pessoas para trabalhar na obra. Isso nos ajudou bastante e deixou a construção mais rápida. Neste momento, estamos precisando principalmente de madeira para fazer esta estrutura do telhado", informou o analista de Recursos Humanos Luiz Gustavo Lima de Faria, de 31 anos.


A expectativa é de que o aposentado consiga morar na nova residência até o Natal. "As paredes já estão prontas, faltam a parte elétrica e as janelas. Precisamos de cimento para fazer o contra-piso. Ainda faltará o acabamento, que aos poucos vamos fazer", acrescentou Faria. Ele disse que a doação de fios, conduítes e outros materiais elétricos será necessária para a próxima fase de trabalho.


No dia 23 de novembro, Piuí recebeu um apoio especial dos atiradores do Tiro de Guerra de Mogi. Os homens ajudaram a limpar a área e a levantar as paredes da casa. As pessoas que quiserem ajudar podem entrar em contato pelo telefone (11) 9844-0677 ou visitar o blog.




Fonte:Mogi News

Segurança em xeque Deputado exige envio de mais policiais

Político lembrou que moradores estão apavorados com a elevação constante dos casos de homicídios, roubos, furtos e pequenos delitos
Daniel Carvalho

Gondim: cobrou prazos e explicações ao secretário estadual
O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) protocolou ontem um requerimento na Assembleia Legislativa pedindo explicações e providências ao secretário de Estado da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, para o envio de mais policiais militares para Mogi das Cruzes e região, que nos últimos dias tem sofrido uma onda de roubos e furtos. No documento, o deputado indagou sobre o retorno dos policiais militares que foram remanejados e transferidos nos últimos 12 meses para diversas regiões do Estado de São Paulo, aumentando o déficit de policiais militares do Alto Tietê, no âmbito de atuação do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. E ainda cobrou prazos para zerar o déficit de policiais militares no 17º BPM/M. 
Na justificativa do documento, o deputado Gondim disse a segurança pública é uma das principais preocupações da população do Estado, especialmente do Alto Tietê, afligindo municípios menores e mais afastados como Salesópolis e Biritiba Mirim, e também cidades mais populosas, como Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá, cujos habitantes estão verdadeiramente apavorados com a elevação constante dos casos de homicídios, roubos, furtos e outros pequenos delitos, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Segundo ele, esta crescente onda de violências teve início após a queda do número de policiais militares nas ruas do município. 
De acordo com Gondim, o aumento do efetivo policial militar em Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba é imprescindível, porque estas cidades têm um déficit histórico acumulado de policiais no Alto Tietê. Em Mogi das Cruzes, por exemplo, o 17º BPM, que já possuía a falta de 200 policiais, piorou com o remanejamento de outros 68 policiais para outros batalhões. O parlamentar, nos últimos meses, tem cobrado insistentemente providências do governo do Estado para o envio de mais policiais para o Alto Tietê. Por diversas vezes, na tribuna do plenário "Juscelino Kubitschek", tem cobrado a reposição do efetivo. "As famílias estão à mercê da criminalidade e passaram a sofrer ameaças, roubos e furtos. Necessitamos, urgentemente, ter o efetivo reposto na cidade porque muitos policiais militares foram remanejados para o setor administrativo e o efetivo que fazia o patrulhamento ostensivo nas ruas passou a atuar na parte burocrática", finalizou.


Fonte:Mogi News

Sem surpresa Bibo é eleito presidente da Câmara

Eleição de vereador já era prevista, já que ele estava à frente de uma chapa única, que assumirá no ano que vem
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Bibo recebe os cumprimentos de seus colegas após ser oficialmente eleito presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, ontem à tarde
O vereador Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, foi eleito ontem o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes para o ano de 2012. Em uma sessão sem surpresas, Bibo recebeu voto favorável de todos os 16 vereadores da Casa de Leis. O mesmo ocorreu nas votações para vice-presidência, que ficará com Pedro Komura (PSDB); 1ª Secretaria, do peemedebista Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão; e 2ª Secretaria, que será comandada por Osvaldo Ferreira dos Santos (PP), o Osvaldo do Mercado Real.


Todos eles foram candidatos únicos ao cargo. Assim como adiantou o Mogi News ontem, Bibo, logo após ser eleito oficialmente o novo presidente, afirmou que quer trabalhar de forma mais atuante na casa, além de ser o responsável por conduzir as reformas necessárias para a ampliação de cadeiras (de 16 para 23), válida a partir de 2013. 
"Uma Câmara não se faz com um presidente, mas com uma mesa diretiva e todos os vereadores. Assumo o compromisso de dar espaço a todos os parlamentares e teremos uma gestão democrática. No próximo ano, teremos muito mais trabalho do que podemos imaginar, pois vamos ter de revisar o regimento interno e fazer a readequação do espaço para receber mais sete vereadores em 2013", afirmou. "O regimento interno da Câmara vai ter de ser reavaliado e eu estarei sempre presente no que precisar para atender às necessidades de todos," disse. Bibo era o presidente na reforma realizada em 2005 na Câmara de Mogi.


O atual presidente, Mauro Araújo (PSDB), falou também da importância dos trabalhos no próximo ano, em função da realização das eleições para prefeito e vereadores. "O ano de 2012 é eleitoral e nós teremos todos os partidos se preparando para assumir vagas na Câmara Municipal. Precisamos de um trabalho sério do Legislativo", disse, ao parabenizar seu sucessor.


A posse de Bibo e de toda a nova mesa diretiva da Câmara será no próximo dia 1º. O mandato tem validade de um ano.


Fonte:Mogi News

Áreas de risco

Divulgação





Mogi das Cruzes e outras 13 cidades da Região Metropolitana de São Paulo serão beneficiadas com verbas liberadas ontem pelo governador Geraldo Alckmin. A cidade receberá R$ 2,4 milhões para a construção de casas para a retirada de famílias de áreas de risco.




De mudança
A coluna apurou que as casas serão construídas no Conjunto Jefferson, em César de Souza, já que o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Habitação (CDHU), Antonio Carlos do Amaral Filho, é aguardado hoje para um encontro com o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) para tratar de novas moradias.




Estado
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Habitação, o valor será repassado pelo Estado ao município, que construirá as casas. 


Repasse
No total, no Estado, os convênios somam R$ 387,3 milhões para os municípios e atendem necessidades como pavimentação e recapeamento, construção de escola, entre outras obras e áreas.


Bem aplicado
De acordo com o governador Geraldo Alckmin, o repasse em convênios para os municípios é um dinheiro bem aplicado. "Terminamos o ano com quase 1.300 convênios, fora o que já está engatilhado e que não deu tempo de assinar. Vamos oferecer, ainda, quase R$ 200 milhões para as creches dos municípios", afirmou. 
Divulgação



Cheque
A Câmara de Mogi deve devolver ao prefeito Marco Bertaiolli nos próximos dias um cheque de R$ 2 milhões para reforçar o caixa ao município. O valor é referente à "sobra" do orçamento do Legislativo. Tradicionalmente, todo final de ano é feita a devolução do dinheiro.




Grades
O prédio do Legislativo e toda a sua extensão, que fica entre o Fórum de Mogi das Cruzes e a Prefeitura, deverão ser cercados por grades. O Legislativo gastará R$ 54 mil para a realização do serviço, que será feito pela empresa Engelender Engenharia e Arquitetura Ltda. 




Riviera
O Conselho Estadual do Meio Ambiente está discutindo o primeiro plano de uso e ocupação do solo da Baixada Santista. A notícia interessa também a muitos mogianos que costumam passar as férias na Riviera de São Lourenço, em Bertioga.




Plano de ocupação
De acordo com matéria publicada ontem no jornal Folha de S. Paulo, a área próxima à Riviera que tem trechos hoje preservados poderá ser ocupada mais facilmente por condomínios no futuro. E o canal de Bertioga, hoje ocupado por mangue, vai ter pelo menos um trecho onde as construções serão liberadas.


Divulgação





Bico oficial
Mogi das Cruzes ganhou destaque ontem no jornal O Estado de S. Paulo por ser a primeira cidade da Grande São Paulo a legalizar o "bico oficial" da Polícia Militar, atrás de São Paulo, para combater o comércio ambulante irregular. Desde março, a Prefeitura firmou convênio com o Estado e o início das atividades foi em abril com 60 policiais. 




Respeito!
O secretário de Segurança, Eli Nepomuceno, avaliou que o resultado é positivo: "Tínhamos dificuldade em conter essa atividade irregular com a Guarda Municipal. Muitos ambulantes não respeitavam os guardas e acabavam entrando em conflito. Com a PM isso não existe. A presença física do policial fardado impõe mais respeito". 




Sob controle
Apesar disso, a Prefeitura de Mogi reconhece que o comércio irregular nas ruas da cidade não foi 100% eliminado, mas está sob controle. A atividade delegada em Mogi paga R$ 18,07 por hora para oficiais e R$ 13,55 para soldados e subtenentes - sempre que estes estão em horário de folga da corporação.


Com lei aprovada
No Estado de São Paulo, são 26 municípios com leis aprovadas e entre eles o único da região é Poá. Outros 78 têm interesse, mas sem processo em andamento. Neste caso, da região constam na lista as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Santa Isabel, Salesópólis e Suzano. 




Via rápida
Compra de votos, intimidação com a finalidade de obter o voto em qualquer ambiente ou circunstância, uso indevido de bens, serviços e servidores públicos em campanha, propaganda eleitoral irregular, financiamento ilegal e distribuição gratuita de bens e situações abrangidas pela Lei da Ficha Limpa. Tudo isso é contra a lei e denúncias podem ser encaminhadas ao Ministério Público de São Paulo, que está recebendo as queixas online por meio do formulário eletrônico (www.mp.sp.gov.br). Ao entrar neste site, para fazer a denúncia é preciso clicar em áreas de atuação, depois eleitoral e em seguida em via rápida para a cidadania. 




Denúncia
É preciso preencher o formulário da denúncia e enviá-lo ao MP pelo seguinte endereço: mp-mccesp@mp.sp.gov.br. A orientação é que, se possível, o denunciante anexe provas como vídeos, gravações, documentos, folhetos em geral, indicações de testemunhas que possam reforçar a denúncia.


Fonte:Mogi News