sexta-feira, 2 de agosto de 2019

ALTO DO IPIRANGA: Pró-Saúde deixará gestão de UBS de Mogi

9 horas atrás2 min. - Tempo de leitura
Larissa Rodrigues
Larissa Rodrigues
Compartilhe!

LOCAL Secretaria notificou a Pró-Saúde para colocar funcionários da UBS do Alto Ipiranga em aviso prévio, mas prazo venceu ontem. (Foto: arquivo)
Gerenciada atualmente pela Pró-Saúde, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Alto do Ipiranga ainda não tem uma nova administradora definida, o que se faz necessário já que o contrato entre a organização social e a Prefeitura termina no dia 23 deste mês. O problema pode se estender aos funcionários, tendo em vista que a entidade e a Administração Municipal vivem uma situação semelhante com o fim da parceria no Hospital de Braz Cubas, onde cerca de 400 trabalhadores aguardam pela rescisão. O Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam) deve ser contratado provisoriamente.

A Pró-Saúde garantiu, entretanto, que em caso de encerramento do contrato de gestão da UBS em questão, as verbas rescisórias de todos os 23 colaboradores da unidade estão asseguradas, uma vez que os repasses do contrato de gestão feitos pelo Município estão em dia até o momento. Afirmou ainda que a instituição já oficiou a Administração Municipal sobre o término do contrato e aguarda resposta para proceder os trâmites burocráticos.

Por sua vez, a Prefeitura informou por meio de nota que para dar continuidade aos serviços e em função da paralisação do chamamento público pelo Tribunal de Contas, está finalizando a contratação emergencial da nova organização social de saúde para gerenciamento da unidade até o final do ano, a partir do próximo dia 26 de agosto. Além disso, disse que “é importante ressaltar que a Pró-Saúde encontra-se impedida de receber novos recursos, por conta da pendência apontada pelo Tribunal de Contas e, por esse motivo, também encontra-se impedida de assinar contrato emergencial”.

Também por nota, a Pró-Saúde alega que “decisões e apontamentos de órgãos fiscalizadores estão em andamento, sendo certo que toda a defesa institucional está sendo apresentada”. Lembrou ainda que em março deste ano, a Prefeitura renovou o contrato de gestão do Hospital Municipal com a entidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foram feitas duas notificações à Pró-Saúde para que coloque os funcionários da Unidade Básica do Alto Ipiranga em aviso prévio, mas o prazo venceria ontem.

Fonte:O Diário de Mogi

Santa Isabel: 'Farmácia Viva' pode ser implantada na cidade

A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário de Santa Isabel, Sandra Igarasi, ao lado do diretor Walter Ribeiro, recebeu a visita da estudante isabelense do curso de Fámarcia da Universidade Paulista (Unip), Cristina Oliveira, para conhecer o programa Farmácia Viva com o intuito de implantar o projeto no município
Foto: Divulgação/AIPMSI


Cristina apresentou programa para a secretária Sandra
A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário de Santa Isabel, Sandra Igarasi, ao lado do diretor Walter Ribeiro, recebeu a visita da estudante isabelense do curso de Fámarcia da Universidade Paulista (Unip), Cristina Oliveira, para conhecer o programa Farmácia Viva com o intuito de implantar o projeto no município.

O Farmácia Viva é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e funciona em parceria com as prefeituras municipais na criação e cultivo de hortas medicinais, a fim de estimular o uso monitorado durante os tratamentos de saúde e contribuir para a prevenção de doenças.

“Nós decidimos aderir ao programa, pois é uma ótima oportunidade para aumentar a qualidade de vida da população, principalmente daqueles que não têm sucesso com o uso de medicamentos químicos, e podem obter bons resultados com os naturais”, afirmou a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto (PRB).

No contexto da Política Nacional de Assistência Farmacêutica e do Sistema Único de Saúde (SUS), o programa Farmácia Viva, referenciado pelo Ministério da Saúde, compreende todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento, a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2013 e 2015, a busca por tratamentos à base de plantas medicinais e fitoterápicos pelo SUS, mais que dobrou com um crescimento de 161%.

“A estudante Camila Oliveira, inicialmente, será a responsável pelo cultivo dos remédios naturais que serão plantados no Viveiro Municipal. Posteriormente, com o auxílio da Secretaria de Saúde, iremos viabilizar o plantio destas espécies nas Unidades de Saúde, complementando de forma eficiente, o tratamento médico convencional”, ressaltou a secretária Sandra.

Fonte:Mogi News

Emprego: Supermercado contrata, mas prefere não divulgar nome

Nesta semana, o Emprega Mogi iniciou o encaminhamento de 110 vagas para um novo supermercado que será implantado em Mogi das Cruzes
Foto: Felipe Claro


Para Moraes, cidade tem potencial de crescimento
Nesta semana, o Emprega Mogi iniciou o encaminhamento de 110 vagas para um novo supermercado que será implantado em Mogi das Cruzes. No entanto, a empresa pediu sigilo à prefeitura para não revelar o nome do estabelecimento. De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Clodoaldo de Moraes, a administração pública está apenas realizando o processo seletivo, mas afirmou que se trata de uma rede grande de supermercados. "Coube a nós (prefeitura) realizar o processo seletivo e encaminhar os interessados para as entrevistas , respeitando esse sigilo que a empresa pediu", explicou o chefe da Pasta.
Os interessados já começarão os treinamentos ainda neste mês, conforme informação divulgada por Moraes. "Mogi tem um potencial de crescimento e a vinda desse supermercado mostra a importância do setor comercial", destacou o secretário. A reportagem também entrou em contato com grandes redes de supermercados, mas não tivemos retorno até o fechamento desta edição. Também buscamos informação com o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários), mas o grupo não tinha dados sobre o novo estabelecimento.

Fonte:Mogi News

Defesa da mulher: Delegacia da Mulher começa iniciar operação em outubro

Para Delegacia Seccional faltam questões burocráticas, como contratação de funcionários, para definir abertura
A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Itaquaquecetuba ainda não tem data para ser inaugurada, mas a intenção da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres do município é de começar o serviço ainda em outubro deste ano. De acordo com o delegado da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes, Jair Barbosa Ortiz, ainda faltam algumas questões burocráticas para serem resolvidas, como a contratação de funcionários, por exemplo. Após isso, a data para a inauguração do prédio será definida.
A expectativa era de que o serviço fosse aberto no dia 8 de março deste ano, data que marca do Dia Internacional da Mulher, mas precisou ser adiado por "problemas técnicos", conforme divulgou o seccional à época.
O equipamento será implantado onde fica atualmente a Delegacia Central do município, que será transferida para a sede própria na avenida Emancipação, já que o prédio passou por reformas. Para o comando da DDM, a delegada Luciana Amat, que há três anos atuava em Suzano, foi escolhida para assumir o posto. "Estamos resolvendo questões de funcionários junto ao Estado e só posso precisar uma data quando as questões estiverem resolvidas, mas garanto que a data está bem próxima", explicou o seccional.
A fase atual do processo para a implantação do serviço está em poder do Departamento de Compras para a elaboração do contrato de locação, segundo a Prefeitura de Itaquá. "O imóvel está localizado na área central da cidade e terá capacidade para abrigar conjuntamente a DDM e a Secretaria de Política para Mulheres, respectivamente, esta cederá espaço físico e custeio do imóvel de acordo com termo de parceria assinado pela prefeitura e governo do Estado", ressaltou.
A reportagem questionou nesta semana a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) sobre o processo para contratação de funcionários e uma data para quando a DDM de Itaquá será inaugurada. Na ocasião, a pasta não informou dados referentes ao equipamento que será implantado em Itaquá. No entanto, a Pasta ressaltou que atualmente o Estado conta com 113 DDMs, sendo 24 delas com atendimento 24 horas. Até 2022, o governo pretende transformar mais 30 unidades em atendimento ininterrupto.
"O reforço no policiamento é compromisso da atual gestão. Estão em andamento concursos para a contratação de 2.750 policiais civis. No último dia 24, foram convocados 1,1 mil aprovados nos concursos para a análise de documentos e realização de perícias de aptidão e mental. Há ainda mais 1,65 mil vagas em andamento de concurso. Já foi autorizada também a abertura de certame para a contratação de 2,75 mil policiais civis, a partir do próximo ano", explicou a SSP sobre a contratação de funcionários.

Delegacia Central, ainda em reforma, irá receber a nova DDM

Fonte:Mogi News

Corretora de Seguros: Shibata promove palestra para aquecer mercado imobiliário

Evento apresentou campanha e produtos da empresa que podem alavancar a locação e a venda de imóveis
Foto: Mariana Acioli


Shibata Seguros
Proprietários de imóveis e imobiliárias participaram na noite de ontem da palestra "Oportunidades do Mercado Imobiliário", realizada pela Shibata Corretora de Seguros para apresentar seus principais produtos oferecidos ao corretor e ao cliente. O evento aconteceu no prédio da Porto Seguro, no distrito de Braz Cubas, em Mogi das Cruzes.
Durante o evento, foi apresentada a campanha direcionada às imobiliárias da região que visa impulsionar as vendas e aluguéis de imóveis, a "Venda e Ganhe", iniciativa da Shibata Corretora de Seguros que premiará os estabelecimentos por cada contrato firmado e pelos serviços contratados pelos locatários.
De acordo com a sócia-fundadora da corretora, Nair Kamiyama, o evento é de extrema importância para os profissionais da área e proprietários de imóveis, já que proporciona uma visão maior de mercado. "Não são só oportunidades de negócios, mas ferramentas que eles, as imobiliários e proprietários de imóveis, terão para alavancar as locações deles de uma forma mais fácil", explicou.
Além da palestra, os corretores puderam ampliar o conhecimento em três produtos diferentes fornecidos pela Porto Seguro: a fiança locatícia - quando a empresa terceirizada atua como um fiador para firmar contrato de locação; o título de capitalização -semelhante ao realizado por estabelecimentos bancários; e o seguro imobiliário, que é o seguro contra incêndio. "As imobiliárias e os proprietários de imóveis poderão utilizar qualquer um desses produtos para alavancar as locações, por isso é importante eventos como esse para conhecer o que é oferecido no mercado hoje", acrescentou Nair.
Também foram sorteados brindes para os participantes da atividade, que contou com a presença da diretoria do Grupo Mogi News de Comunicação.
A Shibata Corretora de Seguros atua há mais de 20 anos no mercado e trabalha com diversas operadas e seguradoras, oferecendo seguros, financiamento, consórcio, plano de saúde, entre outros.
As imobiliárias da região com interesse em participar da campanha "Venda e Ganhe" podem entrar em contato pelos telefones 3596-1488 ou 3596-1492 para obter mais informações.

Fonte:Mogi News

Melhorias e incentivo: Cidade tem plano de criar 60 quilômetros de ciclovia

Além de interligá-las, Plano Cicloviário, no valor de R$ 5,3 milhões, prevê implantação de mais equipamentos
Foto: Felipe Claro


Segundo Almeida, intenção é interligar as ciclovias
Diferentemente da Holanda e outros países da Europa, onde o número de pessoas que utilizam a bicicleta como principal meio de transporte é muito alto, o Brasil ainda está longe dessa realidade, no entanto, isso não impossibilita que os municípios desenvolvam ações e trajetos específicos para incentivar o uso desse veículo, além de beneficiar a quem já o utiliza no dia a dia. Em Mogi das Cruzes há um Plano de Mobilidade Urbana, aprovado no ano passado, que contempla o sistema cicloviário. A previsão é para que no futuro sejam implantados mais de 60 quilômetros de ciclovia pela cidade.
De acordo com o secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, o município possui um Plano Cicloviário, que atualmente está em fase de aprovação pela Caixa Econômica Federal. A intenção é que o valor de R$ 5.304.000,00 possa ser utilizado a uma série de intervenções nas vias, com a implantação de 30 quilômetros de ciclovia que atravessa o município por 15 trechos, saindo do distrito de Jundiapeba, chegando até Sabaúna. Esse projeto possibilitará que todas as ciclovias já existentes hoje possam ser interligadas. "É possível que haja novas interligações. Nossa intenção é tentar unir essas ciclovias com os terminais de ônibus da cidade", explicou o chefe da Pasta de Transportes. Atualmente, existem 24 quilômetros de ciclovia.
Os trechos que contemplam o Plano Cicloviário são nas avenidas Presidente Altino Arantes; das Orquídeas; Anchieta; governador Adhemar de Barros; Francisco Rodrigues Filho; Antonio de Almeida; Pedro Romero; João XXIII; Dante Jordão Stoppa; Nellusco Lourenço Boratto e Romilda Pecorari; além das ruas David Bobrow; Tenente Onofre de Aguiar; Borges Vieira e Casarejos.
Já no projeto Mog Ecotietê, que ainda está em processo - já que o financiamento para que o mesmo seja colocado em prática está em discussão junto à Câmara Andina de Fomento (CAF) -, também contempla uma proposta para os ciclistas no distrito de Cezar de Souza. Só nessa região serão 33 quilômetros de ciclovia.
Ciclistas querem espaço
O Coletivo BiciMogi vai solicitar à Comissão de Transportes da Câmara de Mogi das Cruzes, ainda neste ano, a criação de um Plano Cicloviário que contenha projeções de interligações de ciclovias e a criação de novas estruturas cicloviárias
O Coletivo BiciMogi vai solicitar à Comissão de Transportes da Câmara de Mogi das Cruzes, ainda neste ano, a criação de um Plano Cicloviário que contenha projeções de interligações de ciclovias e a criação de novas estruturas cicloviárias. A informação é do representante do grupo, o gestor de redes, Jair Pedrosa.
A falta de interligação entre ciclovias é um aspecto negativo no que diz respeito à segurança e praticidade. É o que ocorre na recém-inaugurada avenida das Orquídeas, via de ligação entre os distritos de Braz Cubas e Jundiapeba. De acordo com Pedrosa, o projeto cicloviário da via é bem estruturado, no entanto, a falta de interligação é um problema. "Foi interessante o projeto incluir ciclovia, mas não serve muito se não for interligada com outros pontos iguais", explicou. 
Dentre outras demandas do grupo de ciclistas está o retorno do bicicletário no Terminal Central; bicicletário coberto no Terminal Rodoviário Geraldo Scavone; ciclovia na avenida João XXVIII, em Cezar de Souza; uma cadeira no Conselho Municipal de Transportes para que o grupo seja melhor representado e avaliação do Plano Municipal de Mobilidade.
A reportagem questionou o secretário José Luiz Freire de Almeida sobre as reivindicações do grupo, durante entrevista na prefeitura. De acordo com ele, o retorno de um bicicletário no Terminal Central é visto com bons olhos e está à disposição para discutir o assunto. "São pontos bem colocado pelos ciclistas. No caso do bicicletário no Terminal Rodoviário está incluída a revitalização. A avenida João XXVIII já está incluída no outro plano e, em relação à maior representatividade no Conselho Municipal de Transportes, estamos abertos a conversar, embora já haja um grupo para defender as demandas", explicou. (L.P.)

Fonte:Mogi News

na alesp: Doria reforça abertura do HC e empenho por alça em Suzano

Governador se reuniu com deputados da região e garantiu compromisso com demandas de Suzano e Poá
Foto:


Deputados estaduais se reuniram com o tucano ontem, após o fim do recesso
O governador João Dória (PSDB) reiterou seu compromisso em iniciar o atendimento do Hospital das Clínicas de Suzano para a população, além do empenho pessoal na construção da segunda alça do Rodoanel Leste na Estrada dos Fernandes.
As declarações foram feitas ontem, durante reunião na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), ao ser questionado pelo deputado Estevam Galvão (DEM). 
"O senhor (Dória) é um homem de palavra e já mostrou que tem compromisso com Suzano e região. Tenho convicção de que colocará o Hospital das Clínicas para atender a nossa população e garantirá para a nossa região a segunda alça do Rodoanel, onde já existe projeto executivo pronto e licenças ambientais emitidas, que é a Estrada dos Fernandes", disse o deputado.
O governador reforçou seu compromisso com a cidade e cobrou da sua equipe a data que o vice-governador Rodrigo Garcia irá até Suzano anunciar o cronograma de funcionamento público do Hospital. "Este tema é muito importante. Estou cobrando a marcação da data, que será neste mês de agosto, para que o Rodrigo (Garcia) vá até o hospital definir o cronograma de atendimento para a região, em atendimento ao seu pedido", disse.
Itaú
Também na Alesp, o deputado André do Prado (PL) e o prefeito Gian Lopes (PL) reforçaram pedido a Doria de ajuda para Poá, que sofre com a saída das operações financeiras do Itaú do município, e a construção da alça de saída do Rodoanel Leste, na rodovia Henrique Eroles (SP-66). O objetivo é buscar ajuda do Estado para minimizar os impactos econômicos para a cidade.
"A saída do Itaú vai causar uma enorme perda de receita e isso vai impactar muito o orçamento de Poá. O nosso objetivo é que o Estado auxilie o município para que este impacto seja minimizado. A população não pode ser prejudicada e nem perder a qualidade em serviços públicos", afirmou Prado. A estimativa é de que cerca de 40% da receita municipal seja comprometida com o fim das operações do banco.
Doria se comprometeu a buscar uma forma de auxiliar Poá. "Sem dúvida, a cidade não pode ser penalizada com algo do tipo. É preciso achar alguma forma que viabilize a continuidade dos serviços públicos", afirmou o governador, que também prometeu avaliar o pedido da nova alça ao Rodoanel.

Fonte:Mogi News