quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Eleições: Disputa em Itaquá será uma das mais difíceis do Alto Tietê


Principalmente na busca por vagas de vereadores, a cidade terá a maior concorrência candidato/vaga da região
Na região, Itaquaquecetuba é o município onde será mais difícil um candidato se eleger vereador, segundo informações com base nas estatísticas eleitorais 2016 divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A proporção é de 28,21 candidatos por vaga, esse número representa 536 vereadores na disputa para ocupar 19 cadeiras na Câmara. Já para o cargo de prefeito, 13 candidatos irão concorrer neste ano.
No País, o primeiro turno das eleições municipais disputadas neste ano, elegerão em todo o País prefeitos e vereadores. Em Itaquá, de acordo com dados divulgados e atualizados às 13 horas de ontem pelo TSE, o município conta com o total de 562 candidatos, destes 13 prefeitos, 13 vice-prefeitos e 536 vereadores. Desse número total, 69% são homens e 31% mulheres.
A cidade onde acontecerá a maior disputa por vagas no Legislativo, conta com 366 candidatos do sexo masculino e 170 do sexo feminino. Já para prefeito, dos 13 candidatos, apenas dois são mulheres.
O levantamento aponta que 102 candidatos possuem entre 45 à 49 anos, o que representa 18,15%. Em seguida, ficou a faixa etária entre 50 e 54, com o total de 91 ou 16,19% dos políticos. Outros 67, possuem entre 55 e 59 anos, o que significa 11,92%.
Em relação ao grau de escolaridade, 247 dos candidatos que já anunciaram a sua candidatura, possuem o ensino médio completo (43,95%) e 120 o ensino superior completo (21,35%). Além destes, 82 candidatos possuem o ensino fundamental completo (14,59%) e outros 62 o ensino fundamental incompleto (11,03%).
Vale lembrar, que no município há ainda a possibilidade de haver segundo turno, já que o último registro, em fevereiro deste ano, apontou 218.486 eleitores.
Na cidade de Poá, as informações publicadas no site oficial do TSE, constam apenas o cadastro de dois candidatos, sendo para prefeito Pedro Luiz Viviani (PMN) e para vice-prefeito, Afonso Nelson Viviani (PMN).
* Texto sob supervisão do editor.

Fonte:Mogi News

Suzano: Câmara vota projeto de lei para os táxis



Foto: Ricardo Bittner/Câmara de Suzano

Projeto teve 12 emendas incluídas por vereadores
A Câmara de Suzano votará na sessão de hoje, às 18 horas, o projeto de lei que regulamenta o serviço de táxi no município. Doze emendas foram acrescidas pelos vereadores. Entre as principais alterações está a emenda substitutiva nº 8, que altera a redação do artigo 33, que define que o alvará terá validade de 12 meses, devendo ser renovado todos os anos.
A emenda aditiva nº 4 acrescenta um capítulo ao projeto para a instituição do Conselho Participativo dos Taxistas. Segundo o texto da emenda, se aprovada, o conselho será composto por três membros do Poder Público e mais dois taxistas indicados pelo sindicato da profissão e terá como função a elaboração do regulamento da lei e também opinará sobre eventuais alterações.
Já a emenda aditiva nº 2 rege que os novos alvarás serão destinados na proporção de 40% aos auxiliares dos permissionários que estão em atividade quando do início das fases de habilitação, desde que se cadastrem para participação do certame.
A emenda substitutiva nº 2 acrescenta ao artigo 10, que dispõe sobre a responsabilidade do condutor titular da permissão, perante o Poder Concedente , pela conduta que o profissional condutor auxiliar vier a adotar na prestação do serviço do táxi, a expressão "notadamente inibindo qualquer infração das constantes nesta lei e na legislação de trânsito".
O texto do Projeto de Lei de autoria da administração municipal explica que os proprietários atuais de táxis que já tenham a outorga pública para a prestação deste serviço terão 90 dias para realizar a renovação e atualização de suas licenças.

Fonte:Mogi News

Partidos analisam campanha

A campanha eleitoral começou de forma tímida na região. Para os líderes de partidos da Câmara de Mogi das Cruzes, ela só deve ganhar força a partir do fim do mês. O tempo menor de campanha, novas regras e a restrições de propaganda devem dificultar o trabalho dos candidatos. A aposta para esse ano são as redes sociais, especialmente o Facebook.
O presidente municipal do PMDB, Mauro Araújo, afirmou que esse ano os candidatos terão que focar nas caminhadas e reuniões com o eleitorado. "A campanha será feita nas redes sociais e principalmente gastando muita sola de sapato", disse.
O presidente do PSB, Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, o Chico Bezerra, avaliou que essas eleições terão pouco investimentos. "Vai ser mais fácil para os candidatos que são mais conhecidos", ressaltou.
O presidente municipal do DEM, Marcos Furlan, informou que o material gráfico dos candidatos deve chegar até sexta-feira. "A campanha será curta, difícil, com poucos recursos", avaliou.
O líder do PSD na Câmara, Antonio Lino da Silva, afirmou que essa eleição requer bastante consulta a advogados, pois possui novas regras e está mais restritiva. "Acredito que a campanha vai começar de verdade no dia 1° de setembro, mas já começamos com as reuniões e caminhadas", avaliou.
O líder petista no Legislativo, Iduigues Martins, ressaltou que o partido vai apostar na conversa com o eleitor. "A partir de hoje (ontem), vamos começar as reuniões nas residências, plenárias e atividades políticas", acrescentou.
O líder do PSDB na Câmara, Claudio Miyake, avaliou que a candidatura majoritária deverá ajudar aos candidatos. "A divulgação do número vai de certa forma facilitar essa comunicação", explicou.
O representante do PV na Câmara, Caio Cunha, informou que o partido vai apostar nas redes socais. "Campanha de vereador é olho no olho, ninguém vota em um papel", destacou.
O líder do PR no Legislativo, Sadao Sakai, avaliou que a organização vai contar nessa campanha. "Quem conseguir levar o seu material para as pessoas sairão na frente", disse.


Fonte:Mogi News