sábado, 24 de março de 2012

Prestando contas



Após ter deixado a Presidência da Câmara de Mogi, o vereador Mauro Araújo (PMDB) divulgou informativo de oito páginas com um balanço de suas atividades no comando do Legislativo. Entre iniciativas como o Programa Câmara Verde e fotos ao lado do governador Alckmin e do prefeito Bertaiolli, ele deixa evidente que disputará a reeleição neste ano e depois tentará uma vaga de deputado estadual.


Fonte:O Diário de Mogi

Homenagem



O deputado estadual José Cândido (PT), recentemente falecido, foi homenageado, ontem, pela Prefeitura Municipal de Pompeia. Seu nome foi dado a um centro comunitário que o parlamentar ajudou a conquistar para o Município. A propósito, nesta semana a Festa do Divino de Mogi foi incluída no Calendário Turístico do Estado, por iniciativa de Cândido.

Fonte:O Diário de Mogi

Sem Parar


 
 O deputado estadual Gondim Teixeira (PPS) apresentou projeto de lei propondo a instalação de passagens nos lados direito e esquerdo dos pedágios para os veículos que possuem o dispositivo eletrônico "Sem Parar". Hoje a faixa desse tipo de cobrança se localiza somente do lado direito das cabines. "Quando há congestionamentos, motoristas que estão no lado oposto realizam manobras perigosas para chegar à faixa do trânsito liberado. Com minha proposta, esse problema deixará de existir", diz Gondim.

Fonte:O Diário de Mogi

Hospital Luzia de Pinho Melo: hora de ampliar


A crise na área da saúde que atinge os municípios da Região do Alto Tietê e que coloca em xeque a capacidade de atendimento da Santa Casa de Mogi das Cruzes chama a atenção para uma questão que permanece adormecida e que só é lembrada em momentos como esse: a necessidade de ampliação do Hospital Luzia de Pinho Melo, por meio da construção de novos pavimentos que possibilitem aumentar a capacidade de atendimento em diferentes segmentos da Medicina. Condições técnicas para isso não faltam. Médicos e professores universitários mogianos que acompanharam, na década de 70, o projeto e início da construção do prédio, localizado no Bairro do Mogilar, pela Universidade de Mogi das Cruzes, sabem perfeitamente que o imóvel recebeu fundações e estruturas suficientes para ter praticamente o dobro de pavimentos hoje existentes. Isso significa que se houver interesse da parte do Estado, o edifício onde funciona o Hospital Luzia poderá subir mais alguns andares, suficientes para, ao menos, minimizar os problemas de atendimento que hoje atormentam o sistema de saúde dos municípios do Alto Tietê e que contribuem para a superlotação da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes. E por mais que possa se lembrar que a Cidade irá receber, em breve, o apoio do Hospital Municipal de Braz Cubas, ainda assim, a ampliação do Luzia não deixa de ter importância, já que se trata de um hospital de ponta, capaz de atender a especialidades que não estarão disponíveis, a princípio, na unidade do mais populoso Distrito mogiano. Para que Mogi e demais cidades do Alto Tietê possam vir a contar com tal melhoria, entretanto, é necessário que os deputados e a classe política em geral comecem a se mexer bem cedo. Afinal, não é possível que o único hospital filantrópico da Cidade, a Santa Casa, continue pagando um preço tão alto pela falta de um melhor atendimento do Estado na área da saúde pública. Que venha, portanto, a ampliação do Luzia.

Fonte:O Diário de Mogi

Ampliação do Luzia é alternativa



Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo
DANILO SANS
A ampliação do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo seria uma das saídas para o estrangulamento dos serviços de saúde do Alto Tietê, de acordo com médicos e políticos da Região. A reestruturação do equipamento do Estado desafogaria, ainda, a demanda que nesta semana superlotou a Santa Casa de Mogi das Cruzes, outra unidade de referência em atendimentos de ortopedia e obstetrícia. O projeto inicial do Luzia previa a construção de um prédio de oito andares, no entanto, só saíram do papel os dois primeiros pavimentos.


O deputado estadual André do Prado (PR), da Frente Parlamentar do Alto Tietê, que investigou há pouco tempo o caos da saúde regional, fala que essa ampliação é urgente. "Já estamos reivindicando isso, até mesmo para acomodar melhor o que hoje existe lá. Faltam leitos. As pessoas não podem continuar sendo atendidas no corredor", fala o deputado, citando o relatório elaborado pela comissão no final do ano passado sobre a situação dos hospitais da Região. "É preciso aumentar a oferta para internação, por exemplo. As santas casas, o Luzia de Pinho Melo e o Santa Marcelina já estão lotados", aponta.


O vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, já havia denunciado o problema instalado na Santa Casa, onde atua como médico, por conta de pacientes encaminhados principalmente pelo Hospital Santa Marcelina, de Itaquaquecetuba, que também estaria com escassez de vagas.


O vereador conta que acompanha a trajetória do Luzia desde sua instalação, quando o prédio ainda servia ao Campus de Saúde da Universidade de Mogi das Cruzes (veja mais nesta página). "O projeto previa um prédio de oito andares. Posteriormente, o Estado comprou e a construção ficou com apenas dois. Ele é um hospital grande, mas por ser um serviço regional, está mais do que na hora de uma ampliação", afirma.


Também compondo a Frente Parlamentar do Alto Tietê, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim (PPS) fala que o serviço de saúde da Região está muito aquém de suas necessidades. "O Hospital de Itaquaquecetuba (Santa Marcelina) não está atendendo de portas abertas, só recebe um número limitado de pacientes. O de Ferraz de Vasconcelos (Doutor Osires Florindo Coelho) está com falta de médicos. O Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcante (em Jundiapeba) está em greve. As santas casas de Mogi, Suzano e Santa Isabel estão superlotadas. Toda a atenção acaba se voltando ao Luzia, onde as filas dão volta nos corredores", denuncia, comentando que o término da construção do hospital seria "uma alternativa muito boa".


O coloproctologista Carlos Mateus Rotta diz que havia feito um projeto para construção de mais um pavimento no hospital, no final da década de 1990, quando era diretor clínico da unidade. "Nós tentávamos obter mais um andar, já que a estrutura do prédio suporta. Na época, pensou-se em levar a obstetrícia para lá, mas, como a Santa Casa já prestava esse serviço, foi constatado que os gastos não seriam necessários", lembra.


O médico, no entanto, antes de defender o aumento da estrutura do prédio, diz que as cidades da Região deveriam estruturar melhor seu atendimento básico e criar mais unidades do Programa Saúde da Família. "Cerca de 80% da demanda atendida nos grandes hospitais poderiam ser resolvidas nas unidades básicas. Isso melhoraria a qualidade, já que a carga de atendimento diminuiria. A Região deveria conversar e ver como esse atendimento será feito, pois a Santa Casa recebe tudo e acaba ficando sobrecarregada", pontua.


Em resposta, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio de sua assessoria de imprensa, diz que não há previsão para a ampliação de leitos no Luzia de Pinho Melo. A Pasta fala ainda que desconhece qualquer projeto estrutural que comporte a construção de mais pavimentos na unidade.


Contrariando o que argumenta a direção da Santa Casa, o Estado nega que o Hospital Santa Marcelina esteja encaminhando pacientes para a unidade mogiana. "O Hospital segue a diretriz da Secretaria e, no caso de movimento atípico, aciona a central de regulação de vagas estadual", conclui.


Fonte:O Diária de Mogi

Grupo quer Código Penal eficaz



MEDIDA Gurgel avalia se pede ao STF a abertura de inquérito para investigar o senador Demóstenes Torres


BRASÍLIA


A Comissão de juristas nomeada pelo Senado que elabora mudanças no Código Penal estuda propor a criação do crime de enriquecimento ilícito. A sugestão foi feita na manhã de ontem por integrantes do colegiado e de representantes de entidades, que participaram de mais uma audiência pública para formatar um novo anteprojeto de lei sobre o assunto. A inclusão desse tipo penal, porém, não é consensual na comissão.


O procurador da República José Robalinho, indicado pela Procuradoria Geral da República, disse que a mudança atenderia tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário para tipificar o crime. Para Robalinho, esse novo delito serviria como uma espécie de "soldado de reserva". Seria usado nos casos em que os crimes de corrupção e desvio de dinheiro público (peculato), por exemplo, não poderia ser usado para criminalizar uma conduta.


"O novo crime vai naquilo que é mais aparente", afirmou Luiz Carlos Gonçalves, relator do anteprojeto de lei e também integrante do Ministério Público Federal na audiência pública realizada no Tribunal Superior do Trabalho. "Está se encaminhando não para ser um código duro, mas sim que tenha eficácia", afirmou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, presidente da comissão e favorável à proposta.


O advogado Nabor Bulhões, relator da subcomissão que discute as mudanças nos crimes contra a administração pública, discorda da inclusão do novo tipo penal. Bulhões disse que o País já conta com uma série de leis para criminalizar condutas típicas do enriquecimento ilícito e ainda a Lei de Improbidade Administrativa.


Essa norma, de natureza cível, prevê sanções duras na avaliação dele, como perda de direitos políticos e ressarcimento aos cofres públicos.


O relator da subcomissão argumenta ainda que a mudança inverteria o ônus da prova. Na avaliação dele, caberia ao acusado provar, por exemplo, que um carro comprado não foi produto de crime. "A inclusão é inconstitucional", disse Bulhões. Robalinho contesta: "O ônus de provar que determinado bem é produto de crime sempre será do Estado".


Durante o encontro de ontem, foi apresentado um esboço do capítulo dos crimes contra a administração pública do anteprojeto de lei do Código Penal. Entre as sugestões, está o fim do crime de concussão (extorsão praticada por funcionário público). O delito seria abarcado pelo crime de corrupção passiva.


Outra mudança seria diminuir o intervalo das penas de prisão para o crime de corrupção ativa: de dois a 12 anos para três a oito anos. Para Luiz Carlos Gonçalves, essa última mudança serviria para que a pena venha a ser totalmente cumprida. "Não se há condenação pela pena máxima", afirmou.


Fonte:O Diário de Mogi

Festa do caqui


Divulgação
 
A festa de lançamento da safra do caqui no município está marcada para 1º de abril (não é mentira!), no Mercado do Produtor, das 7 horas ao meio-dia. Mesmo com o espaço em obras, Oswaldo Nagao garante que será mantida a estrutura de anos anteriores, como barracas de exposição e degustação de doces, e de bebidas, entre outras iguarias produzidas a partir da fruta. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) deverá comparecer à festa por volta das 11 horas. 


Fonte:Mogi News

Feira noturna


Daniel Carvalho


 
O largo da feira, no Shangai, ao lado do posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), poderá abrigar a primeira feira noturna do município. O local foi indicado por alguns feirantes ao secretário municipal de Agricultura, Oswaldo Nagao. Até então, a discussão girava em torno do Mercado do Produtor ou da futura sede da Casa da Agricultura, em construção no centro da cidade.
Pesquisa 
À coluna, Nagao admitiu ter ficado "encantado" com a proposta, por avaliar que o largo do Shangai oferece toda a acessibilidade necessária para quem estiver chegando ou saindo da cidade. A decisão, segundo o secretário municipal de Agricultura, dependerá de uma pesquisa popular, além da manifestação dos feirantes sobre o interesse em participar do projeto e da preferência pela região a ser utilizada como feira noturna. "É a população e os feirantes que irão decidir onde será a feira noturna", disse Nagao.


Fonte:Mogi News

R$ 6 milhões


 É o valor que a direção local do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) pretende investir para ampliação da unidade do centro. O prazo e o cronograma de obras estão indefinidos, uma vez que o diretor, Itamar Rodrigues, aguarda as negociações entre o diretor-regional do Ciesp, Werner Stripecke, e o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) sobre a possibilidade de uma nova unidade do Senai em César de Souza.
Jorge Moraes
 

Depende
Caso as conversas avancem ainda neste ano, os R$ 6 milhões irão para esta nova unidade. Do contrário, os recursos irão para modernização e ocupação das poucas áreas existentes no prédio atual. 

Fonte:Mogi News

Eu não!


Jorge Moraes


 
Já o diretor regional do Sesi (Serviço Social da Indústria), Auclésio Ranieri, garantiu que não sairá candidato a cargo algum nas eleições municipais: "Tenho muitos projetos para desenvolver e ocupar um cargo público, no momento, não é um deles", confidenciou Ranieri à coluna


Fonte:Mogi News

Vistoria Obras de reurbanização no Jardim Nova União terminam em um mês


Os serviços executados, orçados em cerca de R$ 7,7 milhões, estão com 95% da infraestrutura concluída
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Erick Paiatto
 
Vereadores vistoriaram serviços realizados em dois bairros ontem
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, estimou prazo de um mês para a conclusão das obras de reurbanização do Jardim Nova União. Segundo ele, os serviços, orçados em R$ 7,7 milhões, estão com 95% da infraestrutura pronta. Isto é, toda a instalação de implantação de rede coletora de esgoto, com estação elevatória de esgoto para bombear os resíduos coletados no bairro até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no distrito de César de Souza, além de guias e sarjetas já foram realizados. Falta fazer agora, segundo Ferreira, as obras finais de implantação de um Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e uma creche.


Ontem, o secretário municipal e os vereadores Jolindo Rennó Costa (PSDB) e Carlos Evaristo (PSD), integrantes da Comissão Permanente de Obras, Habitação e Meio Ambiente da Câmara Municipal, vistoriaram os serviços realizados no Jardim Aeroporto e no Jardim Lair. Lá, são realizadas melhorias em 14 ruas, construção de um Cras, além de limpeza do ribeirão Oropó para evitar enchentes. 
O serviço é realizado pela Kamilos, que, por R$ 11,8 milhões, também executa benfeitorias no Jardim Lair. Uma rua foi aberta para interligar os dois bairros, em especial na região da encosta da rua Guarapiranga, que sempre sofria com risco de deslizamento em períodos de chuva. Lá, inclusive, está sendo construída uma praça para atender os moradores dos dois bairros. 
Segundo Ferreira, o projeto de reurbanização vai beneficiar 805 famílias e deve ser concluído em novembro deste ano. Para o presidente da Comissão de Obras, vereador Jolindo Rennó, as obras atendem às necessidades dos bairros. 
"Esta é a terceira vez que estamos vistoriando as obras e a cada momento há uma mudança e sempre para melhor. Além de uma cara um pouco mais nova, o que mais chama atenção é a mudança na atitude dos moradores em se adequar às melhorias, fazendo as ligações de esgoto até os coletores tronco e também promovendo reforma das casas", destacou o parlamentar.


Fonte:Mogi News

Verbas do Estado Assistência recebe mais recursos


Repasses estaduais para Assistência Social em Mogi crescem 83,30% em 2012, como revela levantamento
Daniel Carvalho
 
Marinês: "São entidades transparentes, que prestam um serviço de qualidade para a população"
Os repasses do governo estadual para a Secretaria Municipal de Assistência Social tiveram um acréscimo significativo entre 2011 e 2012. Comparando diretamente os dois períodos, foi uma ampliação da ordem de 83,30%, o que representa, em números absolutos, R$ 619.012,80 a mais para serem distribuídos entre as entidades socioassistencialistas subvencionadas pela Prefeitura e também programas e equipamentos de atendimento à população, como o Renda Cidadã e Creas.


Ao todo, o valor repassado chegará a R$ 1.362.112,80 em 2012, enquanto que, em 2011, tinha sido de R$ R$ 743.100. Toda a verba vai para o trabalho desenvolvido por associações, que prestam serviços gratuitos à população, atendendo desde pessoas com deficiência até idosos e pessoas vítimas de violência. 
"Este é um acréscimo muito importante para o nosso orçamento, pois nos permite continuar ajudando essas entidades parceiras a se manterem e até ampliarem o atendimento que já prestam. São todas entidades transparentes, que prestam um serviço de qualidade para a população, algo que é realmente necessário e que é gratuito. Portanto nada mais justo do que a Prefeitura, por meio da Assistência Social, prestar esse auxílio e incentivá-los a seguir em frente com os trabalhos", declara a secretária municipal de Assistência Social, Maria Marinês Mazaro Piva.


Entre as entidades beneficiadas, estão a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que receberá um total de R$ 40 mil, o Instituto Pró + Vida São Sebastião, que faz um reconhecido trabalho no atendimento a idosos e receberá R$ 60 mil, a Associação Social para Educação e Tratamento dos Excepcionais (Asete), que terá R$ 32,3 mil, além da Casa São Vicente de Paulo, que receberá R$ 98,5 mil. 
Outras subvencionadas são a Associação dos Portadores de Fissuras Labiais (Apafi), a Associação do Alto Tietê dos Portadores de Doenças Neurológicas Auto Imunes (Gatem), a Associação Missionária Catequista do Sagrado Coração, a Escola de Pais do Brasil, Cáritas Diocesana, Associação Maranathá, Associação de Assistência às Mulheres Vítimas de Violência (Recomeçar), Associação Manuel Maria (Renascer), Abrac, Lar Batista de Criança e Instituto Maria Mãe do Divino Amor. 
Além disso, os recursos são aplicados em programas como o Renda Cidadã, que transfere renda para famílias em situação de vulnerabilidade social, e o Creas, unidade de serviço de proteção social especial (média complexidade), para atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social.


Fonte:Mogi News

gratuito: São Martinho terá serviços de saúde


Saúde na Comunidade estará hoje no bairro para atender a população com consultas e exames com médicos
Divulgação
 
Moradores poderão fazer exames e se consultar com médicos clínico-geral, pediatra e ginecologista
A Escola Municipal Wanda de Almeida Tandrafilov, que fica no Parque São Martinho, em Mogi das Cruzes, abre suas portas hoje para mais uma edição do Programa Saúde na Comunidade. O evento será realizado das 8 às 13 horas e o endereço é avenida Ricieri Bertaiolli, nº 300.


O objetivo do programa é facilitar o acesso aos serviços de saúde para moradores de bairros distantes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de hospitais da cidade. Durante cinco horas, serão oferecidos atendimentos com médicos clínico-geral, pediatra, ginecologista e dentista, além de unidades móveis para a coleta de material para a realização do exame papanicolau, que previne o câncer de colo do útero, e exames de detecção do vírus HIV. 
Haverá orientação sobre prevenção de doenças e elaboração de cartões do Sistema Integrado de Saúde (SIS) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os serviços são gratuitos.


Remédios
A Secretaria de Saúde também fará a distribuição de medicamentos para os pacientes que realizarem consultas no local, como ocorre em todas as edições do Programa Saúde na Comunidade. O mesmo procedimento continuará para os encaminhamentos para exames ou consultas com outras especialidades médicas. Neste ano, a novidade é a presença de uma equipe da Vigilância Sanitária, que fará palestras sobre Segurança Alimentar.


Fonte:Mogi News

Irregularidades Santa Casa é autuada em R$ 56 mi


A vistoria que resultou na aplicação da multa foi realizada pela Vigilância em janeiro deste ano no hospital local
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
 
Hospital de Mogi foi autuado por série de irregularidades, conforme constatou a Vigilância Sanitária
A Santa Casa de Mogi das Cruzes foi multada em R$ 56 mil pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo por irregularidades na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A vistoria que resultou na autuação foi realizada pela Vigilância em janeiro deste ano. O hospital chegou a apresentar defesa, que foi indeferida pela equipe de Vigilância.


Ao todo, são quatro autuações por falhas no protocolo e conduta dos profissionais, além da falta de estrutura física, problemas que foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com publicação no Diário Oficial do dia 3 de março. 
A Vigilância Sanitária emitiu ao hospital uma infração pela reincidência de irregularidades, por permitir o uso de produtos descredenciados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou com data de validade vencida, não ter controle específico de documentos, como dados organizados dos prontuários médicos, não ter à disposição dos funcionários as cartilhas com recomendações de procedimento padrão de higienização, além de não fazer a manutenção dos equipamentos dentro do prazo estabelecido. 
O relatório chegou a ser encaminhado ao Ministério Público do Estado de São Paulo, que já investigou mortes em série de bebês na Santa Casa por proliferação de bactéria. O hospital apresentou defesa. O documento foi analisado, mas o pedido de cancelamento das autuações foi negado. Na época da vistoria, três bebês morreram na UTI Neonatal, sob suspeita de infecção hospitar. 
Ontem, a Vigilância Sanitária divulgou no Diário Oficial o cancelamento por "vício de lavratura" de outra autuação que havia sido dada à unidade. No entanto, o documento não revela qual é a data da multa, e a razão da notificação. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o esclarecimento do que seria essa anulação será dado na próxima semana. O provedor da Santa Casa de Mogi das Cruzes, Mário Calderaro, disse que ainda não sabe se estas notificações já chegaram ao departamento jurídico da Santa Casa.


Fonte:Mogi News

Hoje Mogianos podem fazer exame de tuberculose


Programa de controle da doença fará atendimento gratuito neste sábado na região central da cidade para quem quiser tirar dúvidas ou fazer testes
Divulgação
 
Atendimento do Programa de Controle da Tuberculose será na Uaps, no Jardim Santista
Para lembrar o Dia Mundial da Tuberculose, comemorado em 24 de março, a Unidade de Apoio aos Programas de Saúde (Uaps 1) estará aberta hoje, das 7 às 17 horas, para o atendimento às pessoas que tiverem dúvidas sobre a doença ou desejarem realizar um exame. 
A ação será realizada pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose da Prefeitura de Mogi das Cruzes.


O objetivo da ação é realizar a busca "ativa" de novos casos para o início do tratamento. No ano passado, 141 novos casos de tuberculose foram registrados em Mogi das Cruzes, sendo que, no primeiro semes-tre, o índice de cura foi de 91,5% - o resultado referente ao segundo semestre de 2011 ainda não está fechado, porque alguns pacientes permanecem em tratamento. 
Atualmente, 91 pessoas realizam tratamento contra a tuberculose no município.


A doença
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que normalmente ataca os pulmões. O contágio ocorre pelo ar, por meio de gotículas de saliva expelidas pela tosse, fala ou espirro, mas seu tratamento é altamente eficaz. 
No ano passado, Mogi das Cruzes ganhou, pelo nono ano consecutivo, prêmio de excelência pelos resultados obtidos na identificação e na cura da tuberculose, em que foram analisados critérios como índice de cura e qualidade dos exames.


Atendimento
A Uaps, onde o atendimento à população será feito hoje, fica na rua Rui Barbosa, 174, no Jardim Santista, e todo o procedimento feito no local é gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone             (11) 4724-8047      .


Fonte:Mogi News

Até que enfim! Bombeiro de Mogi é elevado a Grupamento


As mudanças oficializadas pelo governo estadual vão afetar também o Corpo de Bombeiros de Suzano
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro
 
Corporação em Mogi terá maior autonomia para, entre outras ações, planejar o atendimento à região
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) determinou a elevação do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes de Subgrupamento à condição de Grupamento. Em outras palavras: o município passou de subsede à sede regional do comando da corporação. A mudança, há muitos anos reivindicada pela comunidade e por autoridades do Alto Tietê, foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado. Agora, Mogi passa a ter o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, conforme antecipou o Mogi News, no mês passado, na coluna Contracapa. 
De acordo com o decreto, de número 57.896, assinado pelo governador, foi estabelecida uma reestruturação em vários setores da Polícia Militar, como, por exemplo, a criação do Comando de Policiamento de Trânsito, além da denominação dos Bombeiros do Guarujá, até então 17º GB de Salvamar Paulista, em Grupamento Marítimo. Isto é, um comando especializado, claro, com estrutura maior para atender todos os 14 municípios do litoral paulista (Ubatuba, Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida). 
Com a elevação de Mogi à condição Grupamento, na verdade, a corporação local terá maior autonomia nas decisões estruturais e de planejamento para atender toda a região. O decreto não estabelece a nomeação dos oficiais que comandarão o 17º GB do Alto Tietê, mas, segundo apurou o Mogi News com fontes ligadas à corporação, o mais cotado para assumir o comando regional dos Bombeiros é o tenente-coronel Minoru Yamashita, atual comandante do 5º Grupamento de Guarulhos, que ontem completou 49 anos de criação. 
Na festa realizada ontem, em Guarulhos, diversos oficiais de Mogi e também integrantes da sociedade civil foram homenageados com o título "Amigo do Bombeiro". O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) foi representado pelo secretário de Segurança, Eli Nepomuceno. A indicação de Yamashita, assim como de um major e três capitães, que são parte da estruturação de um GB, será publicada nos próximos dias no Diário Oficial. 
De qualquer forma, toda a estrutura administrativa para reestruturação do Corpo de Bombeiros já começou a ser montada no fim do ano passado, com o envio de mais viaturas, policiais e recursos para a ampliação de postos tanto em Mogi como em outras cidades do Alto Tietê. As mudanças oficializadas pelo governo estadual devem afetar também o Corpo de Bombeiros de Suzano, que, segundo apurou o Mogi News a partir de informações com fontes ligadas à corporação, será elevado à condição de Subgrupamento, passando, portanto, a ter mais autonomia no comando, apesar de permanecer subordinado ao quartel de Mogi das Cruzes, que então estará acima na hierarquia como Grupamento. 
A proposta é de que postos dos bombeiros de Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis (que estão em processo de implantação) respondam diretamente a Mogi, enquanto Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquá atendam às ordens de Suzano. (N.A.)


Fonte:Mogi News

11 bairros recebem Cata Tranqueira vai passar por 11 bairros a partir das 7h


Todo tipo de material será recolhido pelas equipes, menos entulho de construção civil
Daniel Carvalho
 
Equipes vão percorrer ruas em busca de material sem utilidade
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realiza hoje mais uma operação Cata-Tranqueira. O trabalho vai atender os bairros Vila Natal, Vila Natal, Jardim das Acácias, Residencial Novo Horizonte, Bertioguinha, Jardim Veneza, Vila Ressaca, Alto da Boa Vista, Jardim São Francisco, Jardim Jussara e São João. O objetivo do trabalho é evitar que os resíduos sejam descartados em locais inadequados e acabem parando em rios e córregos, aumentando o risco de enchentes e alagamentos. 
Moradores podem descartar todo tipo de material inservível, menos entulho de construção civil e lixo doméstico. "Orientamos os moradores desses bairros que deixem o material nas calçadas a partir das 7 horas da manhã deste sábado. A empresa responsável pelo serviço irá passar recolhendo os materiais seguindo o mesmo roteiro da coleta de lixo normal", explica o secretário Nilmar de Cassia Ferreira. 
"Hoje, a Operação Cata-Tranqueira faz parte das ações rotineiras da Secretaria. É um esforço concentrado da Prefeitura para diminuir o descarte irregular dos materiais nos rios e córregos, o que acaba provocando enchentes e alagamentos, prejudicando demais quem mora ou trabalha em algumas regiões da cidade", descreve o secretário, lembrando que até materiais inusitados já foram retirados das galerias, como capacetes de moto e porta de geladeira.


Fonte:Mogi News

Fazendo a diferença


Jorge Moraes
Com cardápio assinado pelo Trópikos Expresso Gourmet e a 
boa música da banda Soul Kiss, 
a cerimônia do 7º Prêmio Mogi News Mulher de Expressão movimentou a cidade na noite de quinta-feira. Durante o jantar dançante, abrigado no Salão Social do Clube de Campo de Mogi das Cruzes, 43 representantes do sexo feminino do Alto Tietê, entre 42 categorias, foram reverenciadas. Hoje e amanhã, compartilho com o leitor a imagem feliz, livre, leve e solta das homenageadas, simplesmente inspiradoras!
 
foto: O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, entrega o troféu da categoria Voluntariado de Clubes de Serviços à Neusa Aiko Hanada Marialva


Paula Moura
 
A vencedora na categoria Turismo, Nathália Maria Marcato Grilo
Jorge Moraes
 
Celucéia de Souza Campolino, vencedora na categoria Economia/Contabilidade, recebe a honraria do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira
Fernanda Geggus
 
As irmãs coragem Hieda e Luciana Pereira levam a melhor na categoria Loja de Lustres e Luminárias
Jorge Moraes
 
Tiyomi Kimura Ikegaya, premiada na categoria Laboratório de Análises Clínicas, recebe o título Mulher de Expressão do vice-prefeito de Mogi das Cruzes, José Antônio Cuco Pereira
Paula Moura
 
A premiadíssima Juliana Campolino Mattos beija o troféu conquistado na categoria Entretenimento
Jorge Moraes
 
Nelson Bueno do Prado, juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Mogi das Cruzes, entrega o prêmio na categoria Feiras e Eventos à Maria Paula Cautela de Almeida
Paula Moura
 
A premiada na categoria Churrascaria Juseli Mendes
Jorge Moraesr
 
Magaly Sant´Anna, premiada na categoria Relações Públicas, recebe o troféu do presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Rubens Benedito Fernandes, o Bibo
Jorge Moraes
 
Premiada na categoria Educação Estadual, Sueli Aparecida Ruiz recebe o prêmio do deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira
Fernanda Geggus
 
Cristina Tieco Suguimoto levou a melhor na categoria Medicina Veterinária
Paula Moura
 
Vencedora na categoria Academia de Ginástica, Rita de Cássia Nogueira
Fernanda Geggus
 
Dalciane Felizardo, premiada na categoria Setor Público/Habitação
Jorge Moraes
 
Vencedora na categoria Prestação de Serviços, Aparecida Regina do Nascimento recebe o troféu de Geraldo Oliveira, secretário de Governo de Poá
Fernanda Geggus
 
A categoria Academia de Dança teve como Mulher de Expressão Andréa Marinho Couto
Fernanda Geggus
 
Emilia Fuke, vencedora na categoria Arquitetura
Jorge Moraesr
 
Toshie Shibakura Kanazawa, Mulher de Expressão na categoria Salão de Beleza, recebe o troféu de Werner Ludwig Stripecke, diretor-geral do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) - Alto Tietê
Fernanda Geggus
 
A vencedora na categoria Moda, Neusa de Fátima Pereira Santos Forte
Fernanda Geggus
 
Dirce Akemi Inui, Mulher de Expressão na categoria Enfermagem




Social 

Diário Oficial publica licitação para obras de duplicação e pavimentação da SP-66, comemora deputado André do Prado



Dep. Andre do Prado.jpg
O deputado estadual André do Prado (PR) comemorou com o fim de mais uma luta em benefício da região do Alto Tietê. Após intermediação do parlamentar ao longo de seu primeiro ano de mandato, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou o nome da empresa vencedora da concorrência para as obras da Rodovia Henrique Eroles (SP-66), a Mogi-Guararema. A recuperação da via vai custar R$ 44,7 milhões e deve ser concluída em 18 meses.


A partir de vistoria em março do ano passado, o deputado encaminhou ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) indicação para a pavimentação do acostamento e o recapeamento da rodovia. Na época, para fortalecer a reivindicação, Prado também se reuniu com o superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, solicitando atenção especial para a liberação de investimentos.


Durante entrega de obras em Biritiba-Mirim, o governador confirmou ao deputado investimentos para a Mogi-Guararema. No entanto, a autorização de abertura de licitação para a contratação da empreiteira ocorreu em outubro.


Após um ano de trabalho em busca de investimentos para a rodovia, o deputado comemorou com o anúncio da empresa vencedora do certame. “Comemoro com mais essa conquista. São resultados sólidos de uma luta que travamos desde o início do mandato.”


Segundo o parlamentar, a Mogi-Guararema é uma importante estrada para o desenvolvimento da região. “A ligação proporciona o crescimento das atividades turísticas, ampliação e modernização da infraestrutura, melhora do tráfego de passagem, maior economia, conforto e segurança aos usuários. Além de garantir geração de emprego e renda.”


A empreiteira vai realizar serviços de recapeamento, pavimentação dos acostamentos, construção de novas rotatórias e implantação de faixas adicionais, nos trechos entre os quilômetros 56 e 92. Além de incluir a duplicação do trecho urbano da via em Mogi das Cruzes, em uma extensão de 4,5 quilômetros.


 Os trabalhos vão custar R$ 44,7 milhões e serão desempenhados em 36 quilômetros da estrada, no trecho entre Mogi e Jacareí, no Vale do Paraíba. A empresa vencedora da concorrência deve assinar o contrato nos próximos dias, iniciar a recuperação em abril e concluir em 18 meses os serviços.


 Reativação de balança


O deputado também conquistou a instalação de balança fixa para a pesagem dos caminhões que trafegam pela Mogi-Guararema. “O retorno da operação da balança fixa, instalada no quilômetro 67 ao lado da base da Policia Rodoviária, estabeleceu mais um ponto no combate ao excesso de peso na estrada estadual”, afirmou o parlamentar, na época.


CRONOGRAMA MOSTRA COMO FOI A ATUAÇÃO DO DEPUTADO ANDRÉ DO PRADO PARA CONQUISTAR INVESTIMENTOS PARA A RODOVIA MOGI-GUARAREMA (SP-66)


 2011


Março – Encaminhada ao governador indicação solicitando a pavimentação do acostamento e recapeamento da SP-66;

Fonte:Clarissa Johara 

PR de Suzano Lança Programa de Educação para a saúde da mulher



DSC04275.JPG
Na última terça-feira, dia 20, o PR Mulher de Suzano realizou, na Câmara Municipal, palestra para o lançamento do “Programa de Educação para a Saúde da Mulher”. Neste evento, que contou com a presença de quase 200 mulheres, a palestra “saúde da mulher: os dados da desigualdade”, ministrada pelo médico especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Eduardo Blanco, abordou vários assuntos referentes à saúde da mulher, como o câncer de mama e outros temas importantes voltados à prevenção de doenças.


O evento foi o inicio de um trabalho que o braço feminino do Partido pretende desenvolver no sentido de orientar as mulheres para a educação preventiva da saúde, através de palestras e folhetos explicativos.


Presidido pela presidente do PR Mulher de Suzano, Drª Abigail Maria do Carmo, o encontro foi prestigiado por diversas autoridades, como o dep. André do Prado, a Presidente Estadual do PR Mulher, vereadora Heloisa Antunez, a representante do PR Mulher Nacional, Maria Isabel, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Izaqueu Rangel, além dos vereadores Lacerda, Nardinho, entre outras lideranças locais e regionais.


De acordo com a Presidente do PR Mulher de Suzano, “este é o primeiro de uma série de trabalhos que constantemente estaremos desenvolvendo para conscientizar a mulher na questão de sua saúde”, afirmou Dra. Abigail.


 Fonte:Clarissa Johara