sexta-feira, 3 de março de 2017

Sérgio Moro marca interrogatório de Lula em ação penal sobre triplex

03/03/2017 15h56 - Atualizado em 03/03/2017 16h54
Sérgio Moro marca interrogatório de Lula em ação penal sobre triplex
Ex-presidente será o último réu a ser ouvido, em 3 de maio.
Processo da Lava Jato abrange três contratos da OAS com a Petrobras.
Aline Pavaneli e José Vianna
Do G1 PR e da RPC Curitiba
FACEBOOK
 Lula JG (Foto: Reprodução: TV Globo)
Lula JG (Foto: Reprodução: TV Globo)
Ex-presidente Lula será interrogado pelo juiz federal Sérgio Moro em 3 de maio (Foto: Reprodução: TV Globo)
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato na primeira instância, agendou nesta sexta-feira (3) o interrogatório dos réus na ação penal que envolve um triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser interrogado em 3 de maio, às 14h, na sede da Justiça Federal do Paraná, em Curitiba.

Os interrogatórios começam em 20 de abril e Lula será o último réu a ser ouvido. Antes, estão marcados os depoimentos dos outros seis réus na ação.

Moro ainda reconheceu a extinção da punibilidade em relação à ex-primeira-dama Marisa Letícia, que morreu em 3 de fevereiro. Ela também era ré neste processo.
saiba mais
Caixa dois é ‘exigência de quem doa’, diz Tarso Genro em depoimento
Perguntas de um inquisidor', diz defesa de Lula para juiz Sérgio Moro
Ex-ministro do Governo Dilma fala em ação da Lava Jato que envolve Lula
Ex-ministro diz desconhecer irregularidade na base de apoio a Lula
FHC diz que acervo tem 'valor histórico'
Empresário afirma que OAS pagou por armazenamento de acervo de Lula
Moro começa a ouvir testemunhas de defesa em ação que envolve Lula
Sérgio Moro aceita denúncia, e Lula torna-se réu na Operação Lava Jato
Veja as datas dos interrogatórios:
- 20/04/2017, às 14h: José Adelmário  Pinheiro Filho, conhecimento como Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS e Agenor Franklin Magalhães Medeiros, ex-executivo da OAS;
- 26/04/2017, às 14h:  Fábio  Hori  Yonamine, ex-presidente da OAS Empreendimentos; Paulo Roberto Valente Gordilho, arquiteto e ex-executivo da OAS e Roberto Moreira Ferreira, ex-diretor da empresa;
- 28/04/2017, às 14h, Paulo Tarciso Okamoto, presidente do Instituto Lula;
- 03/05/2017, às 14h, Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República.

Entre os acusados, o único preso atualmente é Léo Pinheiro, que está na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, por outro processo.

No despacho, Moro também informa que na última audiência, em 3 de maio, as defesas devem estar preparadas para apresentar pedidos de diligências complementares.

A ação
A denúncia foi aceita em setembro do ano passado e abrange três contratos da OAS com a Petrobras. De acordo com a acusação, R$ 3,7 milhões em propinas foram pagos a Lula. Para os procuradores do Ministério Público Federal (MPF), a propina se deu por meio da reserva e reforma do apartamento triplex, em Guarujá, e do custeio do armazenamento de seus bens.
Lula responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro nesta ação penal. Ele também é réu em outro processo relacionado à Lava Jato na Justiça Federal do Paraná, que envolve a compra de um terreno para a construção da nova sede do Instituto Lula e um imóvel vizinho ao apartamento do ex-presidente, em São Bernardo do Campo.
As oitivas com as testemunhas de defesa devem se estender até março deste ano. Ao todo, 70 pessoas foram arroladas.

Fonte:G1.com.br    

QUADRO DESTAQUE: Família de paciente morto no Luzia autoriza doação de órgãos

3 de março de 2017  QUADRO DESTAQUE  
Equipe médica transportou os órgãos no helicóptero Águia. (Foto: Eisner Soares)
Equipe médica transportou os órgãos no helicóptero Águia. (Foto: Eisner Soares)

DARWIN VALENTE
Eram cerca de 14h30 desta quinta-feira (2) quando o helicóptero Águia 7, prefixo PP-EOV, a serviço do governo estadual, aterrissou no heliponto localizado ao lado da sede do Corpo de Bombeiros de Mogi das Cruzes, no Bairro do Shangai.

Em apenas alguns minutos, um cooler de plástico que se encontrava no interior de uma ambulância do Setor de Captação de Órgãos do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo foi retirado e, em seguida, transportado para o interior da aeronave. A geladeira portátil foi arrastada para dentro do helicóptero por um médico que seguiu com ela em direção à Capital.

A sua acompanhante retornou para a ambulância, que também deixou a sede do Corpo de Bombeiros, retornando para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, pela Rodovia Mogi-Dutra.

Minutos antes de completarem aquela etapa da operação, os dois profissionais estavam no interior do Hospital Luzia de Pinho Melo, onde um paciente não identificado, que havia falecido, teve os órgãos doados para transplante por seus familiares.

Procurada por O Diário, a Secretaria de Estado da Saúde não forneceu informações do paciente, por questões éticas, mas disse que foram doados coração, fígado, pulmão, rins e pâncreas.

Fonte:O Diário de Mogi           

teleatendimento: Parceria gera oportunidade a 128 mogianos

Aulas foram oferecidas pelo programa Crescer e também pela empresa que está captando mão-de-obra; 100 profissionais devem iniciar já de imediato
Foto: Guilherme Berti/PMMC


Vice-prefeito Juliano Abe promoveu a solenidade de formatura dos alunos
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento, e em parceria com uma empresa de teleatendimento da cidade, promoveu na tarde de ontem, solenidade de formatura de 128 alunos, que concluíram o curso de Qualificação de Atendimento ao Cliente. As aulas foram oferecidas pelo programa Crescer e também pela empresa, que está captando mão-de-obra, para atender a demanda de um novo cliente. A expectativa é de que, do total de formandos, cerca de 100 já sejam contratados em caráter imediato.
"Logo que entramos aqui na prefeitura, o prefeito Marcus Melo deixou claro que, apesar do difícil momento econômico que o País está vivendo, nossa missão seria pensar em oportunidades, para criar empregabilidade. O programa Crescer se tornou uma importante ferramenta para alcançar este objetivo", destacou o vice-prefeito, Juliano Abe.
A secretária de Educação, Juliana Guedes, enfatizou a parceria travada e a relevância da iniciativa para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho. "Firmamos a parceria em função de um pedido do prefeito, para que buscássemos oportunidades de empregabilidade para jovens e adultos da cidade. Se não conseguirmos garantir o emprego para cada um de vocês presentes aqui hoje, estamos garantindo o pontapé inicial para a carreira, por meio de um certificado de conclusão do Crescer, que hoje é um diferencial no mercado de trabalho", destacou.
Inscrição
Para se inscrever é preciso ter no mínimo 18 anos, ensino médio completo e residir em Mogi das Cruzes. É preciso levar uma caneta azul ou preta e apresentar as cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor, PIS (se tiver), Certificado de Reservista, Comprovante de endereço (que deve estar em nome do candidato, cônjuge ou pais, deve-se trazer o comprovante e mais contrato de locação), Carteira de trabalho (folhas 7 e 8, que contém a foto e informações do candidato) e Histórico escolar ou comprovante de escolaridade. Mais informações pelo telefone 4699-1900.

Fonte:Mogi News            

Prevenção: Ações de combate à dengue são intensificadas em Itaquá

Trabalhos realizados pela prefeitura foram retomados no mês passado e devem se estender até o mês de abril
Foto: Osvaldo Birke/AIPMI


Equipes visitam residências para combater o Aedes aegypti e orientar população
A Prefeitura de Itaquaquecetuba tem ampliado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. No próximo sábado, pelo menos 14 equipes de agentes comunitários de saúde estarão espalhadas pelo município realizando visitas de casa em casa e nos comércios da cidade. O trabalho tem o objetivo de orientar a população sobre os riscos de deixar água parada, sobretudo eliminar possíveis criadouros do inseto, que atualmente é responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a mobilização será feita entre às 9 e 13 horas. Os agentes de saúde distribuirão panfletos, farão orientações e devem verificar a existência de criadouros do mosquito.
As ações casa a casa foram retomadas no dia 4 de fevereiro. Desde então, aproximadamente 12 mil imóveis já foram visitados. As vistorias são promovidas pela pasta todos os sábados e devem se estender até o final do mês de abril. É importante destacar que durante as visitas todos os agentes estão identificados com camisetas e crachás.
Além disso, a Secretaria de Saúde também tem promovido diversas palestras e oficinas educativas nas escolas, nos seis Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), bem como encontros com lideranças comunitárias para falar sobre o assunto.
Em 2016, Itaquá registrou a suspeita de 578 casos de dengue, no período de janeiro a dezembro. Desse total: 140 casos foram confirmados como autóctone (quando a contaminação acontece dentro do município) e 4 foram registrados como importados. Este ano não foi confirmado nenhum caso de dengue no município.
"Graças à ampliação do nosso trabalho com as vistorias casa a casa e a contratação dos agentes comunitários de saúde, que receberam capacitação e estão desenvolvendo um excelente trabalho no combate ao Aedes, nós conseguimos reduzir em pouco mais de 90% os casos de dengue do nosso município em relação a 2015. Este ano estamos reforçando ainda mais este trabalho. A nossa intenção é evitar que a população sofra com novos casos de dengue ou de outras doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito", afirmou o prefeito de Itaquá, Mamoru Nakashima (PSDB).
Segundo a Secretaria de Saúde, o apoio e a participação da população no combate ao Aedes são fundamentais. Para isso, medidas simples devem ser adotadas no dia a dia, como lavar com bucha e sabão os recipientes de água dos animais; colocar areia nos pratinhos dos vasos ou então lavar pelo menos uma vez por semana os mesmos; manter a caixa d'água e ralos tampados, deixar as garrafas viradas para baixo, ou seja, impedir qualquer acúmulo de água parada.

Fonte:Mogi News

Operação: Remédios da prefeitura são achados dentro de gabinete

Promotora e polícia cumpriam mandado de busca na Câmara, quando encontraram remédios da rede municipal
Na manhã de ontem, a Promotoria e a Polícia Militar entraram nas dependências da Câmara de Suzano, munidos de mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva, requisitados pelo Ministério Público (MP) de São Paulo, como parte das investigações de possíveis fraudes em licitações feitas pelo Legislativo em 2016, durante a gestão do então presidente Denis Cláudio da Silva (DEM). Durante as buscas realizadas no gabinete do vereador, a promotora do Fórum de Suzano, Renata Cristina de Oliveira, e PMs da Força Tática do 17º e 35º Batalhões localizaram, dentro de um armário, várias caixas de medicamentos como antibióticos e remédios para diabéticos, entre outros, que deveriam ser distribuídos na rede municipal. Os produtos teriam sido adquiridos na gestão passada e, em uma das caixas etiquetadas com a inscrição da prefeitura, consta um endereço que remete ao prédio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe). 
Denis, que conseguiu se reeleger como o vereador mais votado nas últimas eleições (ele teve 3.683 votos), não foi localizado, apesar da polícia ter procurado por ele em dois endereços, de posse de um mandado de condução coercitiva, para que ele fosse ouvido no Fórum da cidade. Ele não foi encontrado para ser ouvido até o fechamento desta edição e nem a sua assessoria retornou resposta à solicitação enviada pelo jornal. O advogado Jorge Antun, amigo da família do vereador, acompanhou a operação do MP e da PM, mas também não quis se pronunciar a respeito.
Como o MP também investiga a eventual participação de outros dois funcionários no suposto esquema fraudulento, os mandados de condução coercitiva também foram expedidos para que eles fossem ouvidos no fórum local. Porém, segundo apurou o Dat, dos dois servidores, que faziam parte da Comissão de Licitações da Câmara no ano passado, um estaria de férias e outro teria sido localizado e liberado logo após prestar depoimento. 
Conforme o MP de São Paulo, o suposto esquema, ao que tudo indica, contava com a participação de servidores da Câmara e de particulares, por meio da utilização de pessoas jurídicas. 
Durante a diligência nas dependências da Câmara, realizada pela promotora em conjunto com o tenente Dirceu, cabo Peris, soldado Chagas e a equipe do sargento Antoine, além de outros PMs, foram apreendidos também documentos de interesse para a investigação do Ministério Público, como computadores, os quais serão analisados e encaminhados para a perícia.

Remédios

Vereador não foi encontrado ontem pela Polícia Militar
 
Todos prometem apurar os fatos
O presidente da Câmara, vereador José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel, acompanhou o início da ação e colocou o Legislativo à disposição da Justiça para a apuração dos fatos
O presidente da Câmara, vereador José Izaqueu Rangel (PSDB), o Zaqueu Rangel, acompanhou o início da ação e colocou o Legislativo à disposição da Justiça para a apuração dos fatos. A Mesa Diretiva reuniu-se ontem, no final da tarde, para discutir as possíveis providências a serem tomadas. O posicionamento do Legislativo só deverá ser repassado à Imprensa hoje.
Já a prefeitura, ao ser informada do encontro dos lotes de medicamentos que seriam da rede municipal no gabinete do vereador Denis Cláudio da Silva (DEM), enviou resposta afirmando que: "por meio da Controladoria Geral do município instaurou ontem mesmo uma sindicância, para investigar o possível desvio de medicamentos controlados".
O chefe da Controladoria, Murilo Inocencio, também efetuou três diligências nas unidades responsáveis pela distribuição e pelo recebimento de medicamentos controlados, semelhantes aos que foram apreendidos na Câmara. A primeira ação foi no Almoxarifado da Secretaria de Saúde na avenida Antonio Marques Figueira, 1.670, e as outras no Centro de Saúde II, no centro, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Boa Vista. Ele verificou que, nestes lugares, estava tudo sob controle. "Os medicamentos não foram, com certeza, adquiridos pela atual gestão municipal, que teve início em 1º de janeiro", ressaltou, em nota, a prefeitura.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) lamentou o ocorrido. "Não vamos tolerar ações desta natureza, que, inclusive, patrocinam o desvio ou a má aplicação dos recursos públicos", afirmou.
Luis Claudio Rocha Guillaumon, secretário municipal de Saúde, também colocou-se à disposição para ajudar a apurar qualquer eventual irregularidade no processo de distribuição de remédios controlados para os postos de saúde da cidade.
Na esfera da Polícia Civil, será aberto um inquérito para apurar o crime de peculato que, se comprovado, poderá ter o vereador indiciado. Além de medicamentos para infecções, inclusive ginecológicas, seringas para aplicação, fitas para medição do nível de glicose no sangue, analgésicos e antitérmicos, entre outros, foram apreendidas 16 fichas de controle com manuscritos de nomes de diversas pessoas. Em uma sacola plástica também havia um papel com um bilhete escrito: "enfermeira Valéria p/ Denis" e outra caixa com a inscrição "Omeprazol Renata trouxe 14/07/16 Denis". Tudo será apurado em inquérito policial.
Possíveis fraudes em licitações da Câmara são investigadas pelo MP
Segundo o Ministério Público de São Paulo, as investigações que levaram à expedição dos mandados são referentes à apuração de possíveis fraudes em três licitações feitas em 2016
Segundo o Ministério Público de São Paulo, as investigações que levaram à expedição dos mandados são referentes à apuração de possíveis fraudes em três licitações feitas em 2016. Elas revelaram sinais de superfaturamento de preços na aquisição de cadeiras para o novo auditório da Câmara, além de evidências no direcionamento das licitações para beneficiar determinada empresa. Também foram achados indícios de fraudes durante a execução de contratos, com entrega apenas parcial dos produtos adquiridos.
A promotora Renata Cristina de Oliveira, do Fórum de Suzano, explica que uma das licitações investigadas foi relativa à compra de café para a Câmara. "Neste caso, foi adquirida uma tonelada de pó de café, mas não foi entregue nem a metade", revelou.
O Dat expôs o caso em 26 de agosto de 2016, pois a promotora teria recebido denúncias de munícipes no mês passado a respeito da compra de café e decidiu instaurar inquérito contra a Casa de Leis suzanense.

Fonte:Mogi News  

Desemprego: Demissão no comércio sobe 70% no período de um ano

Comparativo é em relação a 2015 e 2016; apenas no ano passado, 426 postos de trabalho foram fechados
O comércio varejista de Mogi das Cruzes fechou o ano passado com uma redução de 426 postos de trabalho com carteira assinada. O montante é quase 70% maior que o registrado em 2015, quando 252 desligamentos foram contabilizados.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram apresentados ontem durante reunião da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), realizada na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), em Mogi.
De acordo com o balanço, o maior volume de perdas em 2016 foi registrado pelos setores de Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Departamentos, sendo 174, ao todo. Na sequência aparecem as lojas de departamento com o fechamento de 147 postos de trabalho (veja mais no quadro).
De acordo com o assessor econômico da FecomercioSP, Jaime Vasconcellos, os números registrados no município apontam que a crise econômica impactou ainda mais no município, considerando a média de demissões contabilizadas em todo o Estado. A previsão é de que nos próximos meses a situação continue complicada para o setor. "A gente espera para 2017 um ano muito difícil, pois já estamos saindo de dois anos de déficit no mercado de trabalho. Naturalmente o patamar atual, em termos de emprego e faturamento, é bem pior que do que há três anos. Nós esperamos que para o segundo semestre haja o início de uma reação. No primeiro semestre teremos ainda muitas perdas, já no segundo será de estabilização, e isso quer dizer parar de cair. O início de uma melhora deverá ocorrer mais perto do fim do ano. Mais isso não significa que haverá uma recuperação", comentou.
Já o presidente do Sincomércio de Mogi das Cruzes e Região, Valterli Martinez, destacou que para que seja possível superar essa turbulência, a entidade atuará na orientação e conscientização dos comerciantes. "Nós estamos fazendo um trabalho de instrução do comerciante para que ele tenha uma noção do que pode aplicar no comércio e não corra riscos. Em dezembro, nós tivemos um aumento nas demissões, enquanto em janeiro deste ano tivemos uma elevação das admissões. Isso foi algo que nos surpreendeu, porque estávamos pensando que a situação fosse permanecer. Estamos um pouco mais confiantes", concluiu.

Reunião mostrou atual panorama e apresentou projeto para preservar o comércio

Martinez: "Comerciantes não podem arriscar".

Vasconcellos: "2017 será um ano muito difícil".

QUADRO -
Atividades                                                                                                                      Saldo 2015                 Saldo   2016        
Autopeças e Acessórios                                                                                                   -110                           -6
Concessionárias de Veículos                                                                                            -  30                            3
Farmácias e Perfumarias                                                                                                    09                          56 
Eletrodomésticos,Eletrônicos e Lojas de Departamento                                                      - 41                          -174
Materiais de Construção                                                                                                  -119                        - 89
Lojas de Móveis  e Decoração                                                                                          -28                          -1
Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados                                                                             -242                         -147
Supermercados                                                                                                             34                            -108
Outras Atividades                                                                                                          - 44                         40
Total do Comércio Varejista                                                                                           -252                      -426

Fonte: Ministério do Trabalho                

Fonte:Mogi News