sábado, 13 de julho de 2019

INSTITUTO ANNA DE MOURA: Comunidade de Mogi das Cruzes recupera antiga via

7 horas atrás3 min. - Tempo de leitura
Silvia Chimello
Silvia Chimello
Compartilhe!

COMUNIDADE O prefeito Marcus Melo, Elias Tomé e Edson Santos percorrem a Viela da Esperança. (Foto: Eisner Soares)
Um trabalho em conjunto realizado pela Prefeitura, o Instituto Anna de Moura, e a comunidade do Jardim Aeroporto II resultou na revitalização da Viela da Esperança, no Jardim Aeroporto, inaugurada na tarde de ontem. A abertura foi acompanhada por por autoridades políticas e comunitárias.

A pequena travessa recebeu iluminação, melhorias no piso, floreiras, pintura e uma série de desenhos de crianças atendidas pelo Instituto Anna de Moura, reproduzidos nos muros dos dois lados da via de 125 m², que faz a interligação das ruas Vasco Cinquini e Kazumo Sumizono, localizada nas proximidades da entidade que assiste a 385 crianças e adolescentes, com a oferta do ensino profissionalizante, esporte e alimentação.

A escolha do nome foi feito pela própria comunidade, depois de uma pesquisa feita com os moradores para decidir qual seria o melhor denominação para o espaço. Depois disso, os menores assistidos participaram de um concurso de desenho para ilustrar o significado da palavra “esperança” para eles. As melhores gravuras escolhidas para estampar os muros mostram imagens de famílias, união, amor, educação e religião.

O projeto que deu uma nova cara para a pequena travessa foi sugerido pelos responsáveis pelo Instituto Anna de Moura. A diretoria da instituição ouvia reclamações dos vizinhos e estava incomodada com a situação de abandono do local, usado para travessia das crianças e adolescentes assistidos no contra turno da escola pública.

Segundo o presidente do Anna de Moura, Elias Tomei, um local que era considerado sombrio e perigoso se transformou em um ambiente limpo e agradável que poderá ser usado por toda a comunidade. A parceria para a realização dessa obra, na opinião dele, “significa a esperança de que através da união e parceria todos podem colaborar com o desenvolvimento da cidade, cada um fazendo a sua parte”.

O prefeito Marcus Melo (PSDB), presente na solenidade, destacou a importância social da iniciativa. “Essa viela tem um significado muito especial para as pessoas que aqui estão. Um espaço que estava largado, sem o devido cuidado teve atenção da prefeitura. Apesar de termos muitas demandas, decidimos fazer as melhorias quando fomos procurados pelo Instituto para fazer esse projeto em parceria, porque isso demonstra a preocupação com as crianças e com os moradores”, comentou.

Na opinião dele, o que permanece, não é a obra em si, “mas sim o simbolismo e o significado para que essas pessoas saibam da necessidade e importância de cuidar do seu bairro, de participar e se envolver com as questões do lugar onde residem”, reforçou.

A moradora Maria Cristina da Silva, mãe de duas crianças, disse que a Viela da Esperança deu um novo aspecto para o local e valorizou os imóveis próximos. “Antes a gente dava a maior volta para não ter que passar por aqui. Dava medo porque era muito escuro e usado por jovens dependentes de drogas”.

Para oficializar o nome da Viela, o vereador Edson Santos (PSD) apresentar um projeto de lei, aprovado por unanimidade na Câmara. Ele fez a ponte entre o Anna de Moura e a prefeitura. “Essa é uma forma de envolver alunos, comunidade, famílias e todo o bairro para transformar vidas, despertando a cidadania”, resumiu.

Fonte:O Diário de Mogi

Deputado Estadual Marcos Damasio. INAUGURAÇÃO DA AVENIDA DAS ORQUÍDEAS.

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Hoje, com muita satisfação, participamos da inauguração da Avenida das Orquídeas, em Mogi das Cruzes. Um investimento de mais de R$ 100 milhões que abre um novo acesso a Suzano e ao Rodoanel. A avenida, além de desafogar o trânsito, vai trazer desenvolvimento econômico para todo o seu entorno. Inclusive, está previsto um condomínio industrial que, agora, pode se tornar realidade por causa do acesso. Uma conquista para a cidade e para os mogianos!
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu, barba e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
#MarcosDamasio #FazerAcontecer #MogidasCruzes #AvenidadasOrquídeas #inauguracao #mobilidadenotransito #infraestrutura #desenvolvimento #investimento

SOCIAL:
Após reclamações sobre moradores de rua, Guarda amplia monitoramento no Largo do Shangai
14 horas atrás3 min. - Tempo de leitura
Silvia Chimello
Silvia Chimello
Compartilhe!

MIGRAÇÃO Depois do Largo Bom Jesus, moradores de rua passam a ocupar o Largo do Shangai. (Foto: arquivo)
A prefeitura de Mogi das Cruzes decidiu ampliar o monitoramento na praça João Antônio Batalha, no Shangai, após reclamações de comerciantes e moradores. Ontem, a Secretaria Municipal de Segurança Pública determinou a permanência de uma viatura da Guarda Municipal no local, assim como vinha acontecendo no Largo Bom Jesus.

A orientação foi dada pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), após incidente envolvendo o fotógrafo deste jornal, Edson Martins, ameaçado de agressão por um grupo de pessoas, quando passava pelo local no feriado do último dia 9.

Além da Guarda Municipal, a Polícia Militar também foi acionada. “A nossa orientação para a segurança da cidade é manter o monitoramento para evitar esse tipo de atitude na cidade. Não vamos admitir nenhum tipo de violência independente de qualquer coisa. O que aconteceu com o fotógrafo é inaceitável. Cabe à prefeitura, através da Guarda Municipal, acompanhar, manter a segurança das pessoas, dos moradores, e junto com a Assistência Social fazer o encaminhamento que essas pessoas precisam”.

Ontem, houve uma nova tentativa de agressão a funcionários do jornal, feita por dois homens que foram à redação, duas vezes, durante a manhã, insatisfeitos com a reportagem publicada ontem, que trouxe relatos de moradores e comerciantes sobre as ameaças e tensão no Largo do Shangai. Eles ameaçaram retornar ao jornal, com outros moradores de rua.

Melo afirmou que a “prefeitura não vai baixar a guarda e, se tiver problemas de violência, essas pessoas serão encaminhados para a Delegacia de polícia, dependendo da situação. A nossa obrigação é manter a segurança da cidade como um todo”, reforçou.

O prefeito acrescentou que o espaço público pertence à população e não pode ser usado como local de moradia. Ele afirmou ainda que a Prefeitura busca encaminhar esses moradores para serviços sociais, mas apenas uma parte deles é receptiva a essa alternativa.

A autoridade reconhece as dificuldades para lidar com essa questão social, apesar do desenvolvimento de projetos de reintegração social, por meio da Secretaria de Assistência Social e o encaminhamento para os serviços de acolhimento e o CAPS AD ( Centro Psicossocial de Álcool e Drogas).

A cidade conta com uma estrutura para atender os moradores em situação de rua, porém, destacou, a maioria deles se recusa a participar. “Temos dificuldades porque essas pessoas não querem ser encaminhadas por opção pessoal”, observa Melo, que também pede a colaboração da população, que muitas vezes, em vez de ajudar, acaba prejudicando o trabalho dos assistentes.

Na opinião de Melo, essa situação social se agravou com a crise econômica do País. Ele pede que a sociedade seja parceria do poder público. Uma das saídas seria a população deixar de distribuir marmitas, agasalhos, cobertores e dar dinheiro “aos moradores de rua, que acabam se acomodando com a situação e recusam os abrigos, onde existem normas e regras para seguir”.

“Tem muita gente que quer ajudar essas pessoas, mas a orientação que temos dado é que se quer ajudar, procure uma entidade que tenha profissionais adequados para acolher e identificar o que pode ser feito e não ajudar nas ruas, em iniciativas isoladas. Ajudar, dessa forma, é uma maneira para que eles permaneçam nas ruas”, observa.

Fonte:O Diário de Mogi

EXPECTATIVA: Avenida das Orquídeas será inaugurada hoje

14 horas atrás5 min. - Tempo de leitura
Larissa Rodrigues
Larissa Rodrigues
Compartilhe!

novidade Na segunda, começa a circular a linha Orquídea na avenida que recebeu limpeza ontem. (Foto: Eisner Soares)
Lançadas em abril de 2016, as obras da Avenida das Orquídeas trouxeram grande expectativa para Mogi das Cruzes. A inauguração da nova via – que já foi adiada por algumas vezes – acontece hoje. O equipamento, entretanto, estará em funcionamento somente a partir da zero hora de amanhã. Na segunda-feira, às 3h40, passa a circular ainda a nova Linha E114, que vai sair do Terminal Estudantes em direção ao Terminal Central e de lá vai para Jundiapeba pela Orquídeas.

O evento de hoje começa às 10h30 com a realização do programa Bairro Feliz e ao meio-dia acontece a solenidade de abertura onde o prefeito Marcus Melo (PSDB) receberá o governador João Dória (PSDB), o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, e o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Jean Carlos Pejo.

“É uma grande obra que vai mudar muito a parte de mobilidade da nossa cidade. Pode-se dizer que essa é a maior obra de mobilidade com essa característica e que esta região vai ser renovada”, disse o prefeito ontem em visita ao local. “É uma construção que vai permitir o desenvolvimento econômico dessa região. É inegável que Mogi tem problemas de mobilidade e as pessoas que se deslocam no sentido Mogi-Suzano ficam uma hora, uma hora e meia no trânsito, principalmente naquela região de Jundiapeba, próximo à curva Coca Cola, e queremos que isso mude”, continuou.

Respeitando os limites de velocidade, que na Orquídeas é de 60 km/h, o chefe do executivo afirma que o trajeto entre os dois municípios pode ser feito em até 15 minutos, dependendo também da situação do trânsito. Melo afirmou que tudo ainda é um aprendizado e que só será possível encontrar ajustes necessários quando a via estiver, de fato, em funcionamento. Por isso, pode ser sentida a necessidade, por exemplo, de se implantar semáforos em alguns dos trechos.

A Avenida das Orquídeas integra o Corredor Leste-Oeste e está interligada à Avenida Guilherme Giorgi, última via ainda no município. Ela se conecta à Avenida Jorge Bei Maluf, em Suzano, onde a diferença de qualidade é discrepante. A partir desse ponto, falta iluminação, o asfalto é repleto de imperfeições e o mato no entorno da via está alto.

Melo afirmou que ainda no ano passado a Administração Municipal enviou um ofício ao município vizinho, informando sobre a proximidade das conclusões das obras, e está em constante diálogo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi sobre o assunto.

Por meio de nota, a Prefeitura de Suzano informou que “A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano informa que intervenções na avenida Jorge Bei Maluf estão previstas no Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Segundo o comando da pasta, até o momento não foi apresentado nenhum projeto de ampliação ou duplicação no local. A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana informa que já foram realizadas ações voltadas à engenharia de tráfego no local, como a readequação de faixas e sinalização, recuperação do asfalto e ações de zeladoria para a região”.

Ônibus tem faixa exclusiva em via

Ainda não é possível prever quantos carros deverão passar diariamente pela Avenida das Orquídeas, que entrará em funcionamento amanhã, mas ela já é dada como uma das maiores obras de mobilidade de Mogi das Cruzes. Para comportar o tráfego na nova via, foi construída uma pista em cada uma das direções, tendo duas faixas em cada para a passagem de veículos, além de uma faixa de ônibus exclusiva em cada direção, calçadas e ciclovias – também uma para cada lado. Além disso, a avenida conta com um canteiro central.

“Essas serão as primeiras ciclovias exclusivas para bicicletas, porque hoje a gente vê na cidade a calçada ou as pistas sendo compartilhadas, com as ciclofaixas. Lá é só para bicicletas e nos pontos que têm riscos de o ciclista cair a gente colocou gradil, e tem muro também. Então, vai ser realmente favorável para essa prática”, afirma o secretário municipal de Obras, Thiago Takeuchi.

No total, foram R$ 100.823.926,21 em investimentos na Orquídeas, sendo R$ 47.898.691,38 do governo federal, R$ 28.095.600,40 do governo estadual e outros R$ 24.829.634,43 da própria prefeitura.

Inicialmente, a ideia era de que o corredor para ônibus estivesse no centro na via. Desenhando um esboço, o secretário mostra as características das vias da cidade de São Paulo, que são quarteirões com cruzamentos. O que não acontece na Avenida das Orquídeas e, por isso, não há a necessidade de que o corredor seja instalado ao centro, o que até mesmo complicaria o acesso de pedestres. Por isso, as faixas exclusivas estão próximas à calçada, onde os passageiros podem facilmente acessar o transporte coletivo, que poderá circular pelas pistas e rotatórias.

A Vila Estação é cortada pela Avenida das Orquídeas e receberá uma nova creche. A obra já está sendo licitada e deverá atender 195 crianças. A nova via se junta ainda a outras ruas de Mogi – que são as avenidas Guilherme Giorgi, Cavalheiro Nami Jafet, Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar e David Bobrow – para formar o Corredor Leste-Oeste.

Panorama da Avenida
Máquinas 35
Funcionários 120
Combustível 1,8 milhões de litros
Área do Solo 200 mil m³
Pavimento 75 mil m²
Calçada 32 mil m²
Postes 370
Luminárias 740

Fonte: Secretaria Municipal de Obras

Impasse: Pró-Saúde tem até amanhã para pagar ex-funcionários Antiga gestora do Hospital Municipal alega que ainda não acertou dívidas porque aguarda repasse da prefeitura

O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou ontem, em uma reunião que tratou sobre as verbas rescisórias dos antigos funcionários do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), que, caso a antiga gestora, Pró-Saúde, não pague as rescisões dos ex-funcionários até amanhã, a empresa poderá ser acionada judicialmente pelo Sindicato dos Enfermeiros. Cerca de 400 ex-funcionários ainda não receberam as verbas rescisórias.
Segundo o vereador Rodrigo Romão (PC do B) - que esteve presente representando o Sindicato dos Enfermeiros - o Ministério Público, Sindicato e Prefeitura de Mogi estariam aguardando uma definição da Pró-Saúde, pois em caso do não pagamento por parte da entidade, o grupo entraria com ação judicial contra a empresa.
"A Pró-Saúde não compareceu à reunião, embora tenha sido notificada. Por isso, foi definido que aguardaremos uma manifestação da entidade até amanhã para que a Pró-Saúde libere pelo menos o Fundo de Garantia e o Seguro-Desemprego das pessoas que não foram recontratadas após a nova gestora (Fundação ABC) assumir'', apontou o parlamentar.
A possibilidade de entrar com ação judicial contra a Pró-Saúde foi confirmada ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), durante a reabertura do ecoponto do Parque Olímpico. "A prefeitura tem acompanhado este caso, esteve em reuniões com a Pró-Saúde e se ela não resolver, teremos de tomar as medidas judiciais, porque as pessoas trabalharam e precisam receber urgentemente'', disse.
Posicionamentos
A Pró-Saúde esclareceu que não recebeu comunicado a respeito da reunião da quinta-feira passada, realizada no Ministério do Trabalho, e informou que continua cobrando o repasse por parte da Prefeitura de Mogi, relacionado aos atendimentos feitos a mais, segundo contrato, realizados durante o período em que a entidade geria o HMMC. Segundo a Pró-Saúde, só depois de a Prefeitura de Mogi acertar essa dívida é que o pagamento será feito aos ex-funcionários.
Já a prefeitura informou que não há qualquer pendência financeira com a Pró-Saúde e que está acompanhando todos os trâmites para que não haja prejuízo aos colaboradores.
Reuniões
Na sexta-feira passada, foi informado pelo vereador Rodrigo Romão e pelo prefeito Marcus Melo que haveria uma reunião entre o Executivo e a empresa naquele dia, no entanto, o encontro foi remarcado para esta terça-feira. Este será o segundo encontro entre a prefeitura e a Pró-Saúde para tentar solucionar as verbas rescisórias dos funcionários, sendo que o primeiro aconteceu na quinta-feira passada, mas, segundo informações apuradas, não foi decidido nada em definitivo.
*Texto sob supervisão do editor.

Prefeito Melo confirma provável ação judicial

Cerca de 400 ex-funcionários do HMMC ainda não receberam os valores rescisórios

Fonte:Mogi News

O prefeito Ashiuchi participou hoje da inauguração da nova via Mogi-Suzano e recebeu a confirmação, do governador Doria, de importantes recursos para Suzano.

Doria libera recursos para Suzano; HC e estrada do Duchen serão contemplados
Por Redação - 13/07/201933

 Doria libera recursos para Suzano; HC e estrada do Duchen serão contemplados
O prefeito Ashiuchi participou hoje da inauguração da nova via Mogi-Suzano e recebeu a confirmação, do governador Doria, de importantes recursos para 

Suzano/ Foto: Governo do Estado de São Paulo
Prefeitura de Mogi das Cruzes
O governador do Estado de São Paulo, João Doria, esteve neste sábado, 13, em Mogi das Cruzes, para a inauguração da avenida das Orquídeas, e anunciou a liberação de importantes recursos para Suzano. 

Doria autorizou a licitação para a realização de obras na Vicinal da Duchen, uma importante via do Distrito de Palmeiras, entre elas, alteamento da pista, serviços de conservação especial e reabilitação da sinalização horizontal da estrada, por 4,3 km no município de Suzano. O valor a ser investido é de R$ 5,9 milhões.

Além disso, o governador confirmou o início da realização de exames de imagens, neste semestre, e o funcionamento pleno do Hospital Auxiliar das Clínicas em Suzano. A previsão é que o equipamento esteja com todas as equipes necessárias a partir de janeiro de 2020. 

De acordo com o prefeito de Suzano e presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi (PL), estes importantes anúncios beneficiarão não somente a cidade de Suzano, mas sim toda a população do Alto Tietê.

Fonte:Oi Diário

INVESTIMENTOS DE INFRAESTRUTURA EM ITAQUÁ


A imagem pode conter: 9 pessoas, incluindo Andre Do Prado I, pessoas sorrindo, pessoas em pé, céu e atividades ao ar livre
Fui visitar as obras de recapeamento e drenagem da Avenida Ítalo Adami, em #Itaquaquecetuba, ao lado do prefeito Mamoru Nakashima, e dos vereadores Carlinhos da Minercal, Cida da Fisioterapia, Rolgaciano e Luizão. Essa obra está sendo realizada com recursos do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (FUMEFI), cuja liberação intermediei junto ao Governo de São Paulo.

Ao todo, os serviços beneficiam 1,8 quilômetro de extensão da via, uma das principais da cidade, que liga o Centro da cidade aos bairros e ao acesso a #Poá. Estão sendo construídas galerias pluviais, sarjetas e guias para ampliar e melhorar a drenagem na região que, há anos, enfrenta problemas nas temporadas de chuvas.

Estiveram com a gente também os secretários municipais de Obras e Habitação, Roberto Kimura, de Finanças e Saúde, William Harada; o presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Itaquá (COMEVI), pastor Reginaldo Rocha, entre outras lideranças e moradores.
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, barba e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 5 pessoas, atividades ao ar livre
A imagem pode conter: céu, árvore e atividades ao ar livre
Fonte:#AltoTietê #Infraestrutura #AndrédoPrado #TrabalhoporSP

Morre, aos 93 anos, Paulo de Tarso Santos, ex-prefeito de Brasília

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em que Paulo era conselheiro, confirmou a morte
CB Correio Braziliense
postado em 13/07/2019 18:35 / atualizado em 13/07/2019 18:49

Santos ao lado do filho Vasco(foto: Arquivo Pessoal)
Santos ao lado do filho Vasco
(foto: Arquivo Pessoal)
Morreu neste sábado (13/7), o ex-prefeito de Brasília, Paulo de Tarso Santos, aos 93 anos. O mineiro nasceu em 1926 e marcou a história política do país. A morte foi confirmada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em que Santos era conselheiro da Corte.

A prefeitura da capital, Santos assumiu ainda em 1961, durante o governo de Jânio Quadros. Outro importante cargo ocupado pelo homem foi o de Ministro da Educação, na gestão de João Goulart. Academicamente, Santos era advogado.

O velório ocorrerá neste domingo (14/7), em São Paulo.

Em nota oficial, o TCESP, por meio do presidente Antonio Roque Citadini, lamentou a morte de Santos. Confira na íntegra: 

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), manifesta o seu pesar pelo falecimento do Conselheiro Emérito Paulo de Tarso Santos, aos 93 anos, ocorrido neste sábado, 13 de julho, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Advogado com formação pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Paulo de Tarso integrou o colegiado da Corte de Contas paulista, entre os anos de 1985 a 1991, tendo sido o vigésimo sétimo Presidente.

Neste momento de irreparável perda, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em nome de seus Conselheiros, Diretores e servidores, se solidariza com familiares e amigos, informando a decretação de luto oficial, com o hasteamento das bandeiras a meio-mastro.

O velório ocorrerá hoje (13/7), a partir das 22h00, e o sepultamento, ás 13h00, será realizado no domingo (14/7), ambos no Cemitério Gethsêmani, em São Paulo.

Tags #93 anos  #morre  #santos  #tarso  #de  #"paulo  #primeiro #prefeito  #brasília

Fonte:Correio Braziliense

Veja as mudanças aprovadas no texto-base da reforma da Previdência Câmara conclui votação do primeiro turno da reforma no sistema de aposentadorias com mudanças nas regras para professores. Pelos cálculos da equipe econômica, destaques fazem impacto fiscal ficar abaixo do esperado R$ 1 trilhão. Segundo turno da votação será em 6 de agosto

AA Alessandra Azevedo  HF Hamilton Ferrari
postado em 13/07/2019 07:00

Votação do texto-base da PEC 6/2019 %u2014 Reforma da Previdência(foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Votação do texto-base da PEC 6/2019 %u2014 Reforma da Previdência
(foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Os ajustes feitos pelo plenário da Câmara no texto-base da reforma da Previdência, nos últimos dias, diminuíram o impacto fiscal da matéria para cerca de R$ 900 bilhões em 10 anos, pelos cálculos da equipe econômica. A proposta de emenda à Constituição (PEC) 6/2019 foi encaminhada pelo governo com a pretensão de economizar R$ 1,236 trilhão em uma década e já havia perdido parte dos ganhos após as mudanças feitas na Comissão Especial, quando a estimativa caiu para R$ 961,9 bilhões.

As alterações responsáveis pelo corte incluem a diminuição das idades mínimas para aposentadoria de professores que já estão na ativa, alteração que foi aceita por 465 deputados, contra 25 votos contrários, em votação feita na tarde desta sexta-feira (12/7). Assim, a exigência para homens passa a ser de 55 anos e, para mulheres, de 52 anos, para professores da rede pública e da iniciativa privada. O texto-base, aprovado na última quarta-feira, previa 58 e 55 anos, respectivamente.

O pedágio continua sendo de 100% sobre o tempo que falta para a aposentadoria. Ou seja, se faltar um ano, o professor precisará trabalhar dois. A aprovação desse destaque já estava garantida por acordo entre as lideranças partidárias, assim como as alterações para mulheres, que conseguiram emplacar uma emenda da bancada feminina para garantir um benefício maior para as que completarem mais de 15 anos de contribuição, além de suavizar as regras para pensão por morte.Continua depois da publicidade

Outros pontos que impactaram os ganhos fiscais foram a diminuição no tempo de contribuição para aposentadoria dos homens, de 20 para 15 anos, e a definição de idades mínimas menores para policiais federais, rodoviários federais, legislativos e policiais civis do Distrito Federal. Segundo Marinho, as perdas com concessões devem ficar entre R$ 50 bilhões e R$ 70 bilhões em uma década. De acordo com ele, a equipe econômica ainda vai refinar os cálculos e divulgará, nos próximos cinco ou seis dias, o impacto fiscal exato das mudanças.
Discussões
A votação dos destaques foi encerrada às 20h30 desta sexta-feira (12/7), após dois dias de votação. O texto aprovado foi direto para análise da Comissão Especial, na mesma noite. Se os deputados derrubarem o interstício (intervalo) regimental de cinco sessões entre uma votação e outra, a matéria fica pronta para ser votada em segundo turno pelo plenário. Mas, apesar de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ter cogitado encerrar a votação ainda hoje, em sessão extraordinária, ele preferiu retomar o assunto depois do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.

Pelo cronograma divulgado nesta sexta-feira (12/7), a ideia é começar as discussões em 6 de agosto, a primeira terça-feira de trabalhos após o recesso, e terminar a votação até a sexta-feira da mesma semana, 9 de agosto. “A gente viu, pelo quórum agora, à noite, que era impossível terminar amanhã (hoje)”, admitiu, ao fim da sessão desta sexta-feira (12/7). Como a reforma só chegaria ao Senado em agosto, de qualquer forma, Maia considera que o adiamento não gera “nenhum prejuízo”.

“Precisamos ter cuidado, porque queremos acelerar, mas, se acelerarmos um pouco demais, podemos bater no muro”, afirmou o presidente da Câmara. A fase de mudanças ao texto tende a ser mais rápida no segundo turno, porque os destaques podem apenas suprimir trechos da reforma, não acrescentar. Alguns partidos da oposição já concordaram em apresentar menos sugestões de mudanças, em troca de algumas que foram aprovadas nos últimos dois dias, como a que reduz o tempo de contribuição dos homens, de 20 para 15 anos.

Se a matéria receber o aval de pelo menos 25 dos 49 titulares da comissão, poderá ser votada em segundo turno no plenário, última fase antes de ir ao Senado. Para ser aprovada, são exigidos 308 votos, como no primeiro turno. Depois, no Senado, precisará passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois irá para votação no plenário. Lá, a exigência é de 49 votos favoráveis, também três quintos dos 81 senadores, em dois turnos.

Fonte:Correio Braziliese
AA Alessandra Azevedo  HF Hamilton Ferrari
postado em 13/07/2019 07:00
 Votação do texto-base da PEC 6/2019 %u2014 Reforma da Previdência(foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Votação do texto-base da PEC 6/2019 %u2014 Reforma da Previdência
(foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Os ajustes feitos pelo plenário da Câmara no texto-base da reforma da Previdência, nos últimos dias, diminuíram o impacto fiscal da matéria para cerca de R$ 900 bilhões em 10 anos, pelos cálculos da equipe econômica. A proposta de emenda à Constituição (PEC) 6/2019 foi encaminhada pelo governo com a pretensão de economizar R$ 1,236 trilhão em uma década e já havia perdido parte dos ganhos após as mudanças feitas na Comissão Especial, quando a estimativa caiu para R$ 961,9 bilhões.

As alterações responsáveis pelo corte incluem a diminuição das idades mínimas para aposentadoria de professores que já estão na ativa, alteração que foi aceita por 465 deputados, contra 25 votos contrários, em votação feita na tarde desta sexta-feira (12/7). Assim, a exigência para homens passa a ser de 55 anos e, para mulheres, de 52 anos, para professores da rede pública e da iniciativa privada. O texto-base, aprovado na última quarta-feira, previa 58 e 55 anos, respectivamente.

O pedágio continua sendo de 100% sobre o tempo que falta para a aposentadoria. Ou seja, se faltar um ano, o professor precisará trabalhar dois. A aprovação desse destaque já estava garantida por acordo entre as lideranças partidárias, assim como as alterações para mulheres, que conseguiram emplacar uma emenda da bancada feminina para garantir um benefício maior para as que completarem mais de 15 anos de contribuição, além de suavizar as regras para pensão por morte.Continua depois da publicidade



Outros pontos que impactaram os ganhos fiscais foram a diminuição no tempo de contribuição para aposentadoria dos homens, de 20 para 15 anos, e a definição de idades mínimas menores para policiais federais, rodoviários federais, legislativos e policiais civis do Distrito Federal. Segundo Marinho, as perdas com concessões devem ficar entre R$ 50 bilhões e R$ 70 bilhões em uma década. De acordo com ele, a equipe econômica ainda vai refinar os cálculos e divulgará, nos próximos cinco ou seis dias, o impacto fiscal exato das mudanças.
Discussões
A votação dos destaques foi encerrada às 20h30 desta sexta-feira (12/7), após dois dias de votação. O texto aprovado foi direto para análise da Comissão Especial, na mesma noite. Se os deputados derrubarem o interstício (intervalo) regimental de cinco sessões entre uma votação e outra, a matéria fica pronta para ser votada em segundo turno pelo plenário. Mas, apesar de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ter cogitado encerrar a votação ainda hoje, em sessão extraordinária, ele preferiu retomar o assunto depois do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.

Pelo cronograma divulgado nesta sexta-feira (12/7), a ideia é começar as discussões em 6 de agosto, a primeira terça-feira de trabalhos após o recesso, e terminar a votação até a sexta-feira da mesma semana, 9 de agosto. “A gente viu, pelo quórum agora, à noite, que era impossível terminar amanhã (hoje)”, admitiu, ao fim da sessão desta sexta-feira (12/7). Como a reforma só chegaria ao Senado em agosto, de qualquer forma, Maia considera que o adiamento não gera “nenhum prejuízo”.

“Precisamos ter cuidado, porque queremos acelerar, mas, se acelerarmos um pouco demais, podemos bater no muro”, afirmou o presidente da Câmara. A fase de mudanças ao texto tende a ser mais rápida no segundo turno, porque os destaques podem apenas suprimir trechos da reforma, não acrescentar. Alguns partidos da oposição já concordaram em apresentar menos sugestões de mudanças, em troca de algumas que foram aprovadas nos últimos dois dias, como a que reduz o tempo de contribuição dos homens, de 20 para 15 anos.

Se a matéria receber o aval de pelo menos 25 dos 49 titulares da comissão, poderá ser votada em segundo turno no plenário, última fase antes de ir ao Senado. Para ser aprovada, são exigidos 308 votos, como no primeiro turno. Depois, no Senado, precisará passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois irá para votação no plenário. Lá, a exigência é de 49 votos favoráveis, também três quintos dos 81 senadores, em dois turnos.

Fonte:Correio Braziliense

Pelas ruas de mogi: Prefeitura facilita sistema Zona Azul

Uma das melhorias mais significativas do estacionamento rotativo é que o motorista poderá utilizar o tempo restante da vaga em outro ponto
Foto: Mariana Acioli


Motorista pode ficar por mais de 2 horas no mesmo setor, basta trocar de vaga
Uma reunião entre a Secretaria Municipal de Transportes e da empresa responsável pelo estacionamento controlado, realizada na tarde de ontem, definiu adequações a serem adotadas no funcionamento da Zona Azul de Mogi das Cruzes. As medidas seguem observações realizadas pela pasta e sugestões apresentadas pelos usuários desde o início do funcionamento do novo sistema.
As principais alterações no funcionamento são nas restrições de utilização de crédito e vagas nos setores. A partir de agora, o motorista que estacionar em um setor mas não utilizar todo o tempo adquirido poderá usar o saldo restante em outro setor, durante o período de validade dos créditos. Anteriormente, isso não era possível.
Outra mudança importante é que o motorista poderá permanecer por mais de 2 horas no mesmo setor, precisando apenas trocar de vaga. Anteriormente, após este período de 2 horas, o motorista não poderia mais utilizar o mesmo setor durante o dia.
"A prioridade do sistema de Zona Azul é garantir a rotatividade do estacionamento de veículos em locais com grande interesse e movimentação de pessoas. Estas adequações estão sendo adotadas para facilitar a utilização do sistema e beneficiar os motoristas, que terão mais opções de estacionamento e utilização dos créditos", explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
O secretário lembrou ainda que todos os 47 parquímetros instalados na cidade já estão com o novo sistema em operação, que aceita moedas, cartões de débito e crédito. Nele, o usuário digita a placa do veículo e o setor em que está estacionando. Os setores serão informados nas placas de sinalização de trânsito. Com este procedimento, não é preciso que o recibo de pagamento fique no interior do veículo, uma vez que a conferência da regularidade do estacionamento será feita eletronicamente.
O pagamento também pode ser feito com as orientadoras do sistema de Zona Azul, com dinheiro e cartões de débito e crédito. Outra opção que facilita aquisição de créditos e a regularização é a utilização do aplicativo Vaga Inteligente, em que a regularização pode ser feita via internet, com a utilização de créditos. O aplicativo está disponível nas plataformas iOS e Android e pode ser baixado gratuitamente.
Durante a reunião também ficou decidido que, até o dia 31 de julho, os motoristas que fizerem o pagamento da Zona Azul mas descumprirem alguma regra de rotatividade não serão autuados, apenas orientados. Já quem não fizer o pagamento ou mantiver o veículo estacionado após o vencimento do período está sujeito a multa. A partir de 1º de agosto, a fiscalização vale para todos.
Operação
Mogi das Cruzes conta atualmente com 1.092 vagas de estacionamento controlado, distribuídas na região central e bairros próximos. Os valores permanecem os mesmos: R$0,75 (30min); R$1,50 (60min); R$2,25 (90min); R$3,00 (120min).

Fonte:Mogi News

In loco: Prefeito conhece operação de empresa produtora de ovos

O prefeito Marcus Melo (PSDB) visitou ontem pela manhã a Cooperativa de Produtores de Ovos (CP Ovos)
Foto: Ney Sarmento/PMMC


Melo e Sakai ouvem explicações sobre linha de produção
O prefeito Marcus Melo (PSDB) visitou ontem pela manhã a Cooperativa de Produtores de Ovos (CP Ovos). A empresa mogiana atende várias empresas do Brasil e recebe ovos de diversos produtores cooperados. Ao lado do presidente da Câmara de Mogi, Sadao Sakai (PL), Melo conheceu o sistema de produção da CP Ovos e destacou as ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes para estimular o desenvolvimento da iniciativa privada, com a consequente geração de empregos.
"Tenho visitado várias empresas da cidade e conhecendo melhor as necessidades de cada uma. No Brasil, de uma forma geral, a burocracia é uma questão que precisa ser melhorada para estimular o crescimento e a produtividade, reduzindo os obstáculos para quem quer empreender e gerar empregos. Neste sentido, a prefeitura atua para ser ágil e permitir a atração de recursos para a cidade, o que significa a criação de novos postos de trabalho", afirmou.
O prefeito foi recebido pelo presidente da CP Ovos, Eduardo Ino; pelo diretor-superintendente, Alfredo Hiroshi Onoe; pelo diretor-administrativo, Roberto Torquato Rissoni; e pelo gerente comercial, Pedro Paulo Melchor Claudio. Ao lado dos executivos, o prefeito conheceu o processo de produção dos ovos - que é monitorado por um rígido controle de qualidade, desde a produção da ração, controle de sanidade das aves e higiênico-sanitário das granjas.
Os ovos in natura utilizados vêm exclusivamente dos cooperados, o que facilita o processo de controle e rastreabilidade da produção, garantindo a utilização de ovos sempre frescos. A divisão industrial da CP Ovos opera com modernos equipamentos e tecnologia de ponta na quebra automática de ovos e na produção de diversos produtos, resfriados, congelados e desidratados, atendendo a várias aplicações industriais.

Fonte:Mogi News

Tampinha Solidária: Fundo Social ajuda primeira cuidadora com doação de ração

Maria Lúcia da Silva, protetora independente do Botujuru, cuida de 139 cachorros e 32 gatos resgatados das ruas
Foto: Ney Sarmento/PMMC


Presidente do Fundo, Karin Melo, entrega o primeiro lote para Maria Lúcia da Silva
O Fundo Social de Mogi das Cruzes promoveu, na tarde de ontem, a primeira entrega de ração do projeto Tampinha Solidária. A beneficiada pela ação foi Maria Lúcia da Silva, protetora independente do bairro do Botujuru, que cuida atualmente de 139 cachorros e 32 gatos resgatados das ruas e de outros abrigos. A ela, o Fundo Social destinou 24 pacotes de ração, num total de 340 quilos de alimento.
A presidente do Fundo Social, Karin Melo, participou da entrega e destacou a importância do projeto. "Esta é uma ideia que surgiu no Rio Grande do Sul, com o programa Tampinha Legal e que decidimos trazer para Mogi, porque entendemos que é uma ação benéfica em vários aspectos. Incentivamos a reciclagem, por meio da separação de tampinhas plásticas que antes iam direto para o lixo e, por outro lado, podemos ajudar protetores e cuidadores de animais da cidade", avaliou.
Maria Lúcia agradeceu pela doação e pontuou que os pacotes de ração serão muito úteis. "Sempre cuidei dos bichinhos, porque gosto muito deles, mas às vezes é difícil conseguir comprar a ração. Essa ação vai me ajudar demais, então também já estou juntando tampinhas e pedindo a ajuda dos vizinhos para juntarem também", disse.
Karin lembrou que a entrega é resultado da primeira venda de tampinhas, porém novas compras serão feitas em breve e a meta é atender todos os protetores e cuidadores cadastrados no Fundo Social. A primeira venda foi realizada há pouco mais de uma semana. Foram cerca de duas toneladas de tampinhas vendidas, que possibilitaram a compra de 60 pacotes de ração, (50 para cachorros, com 15 quilos cada, e dez para gatos, com dez quilos cada).
Com essa primeira compra, o Fundo Social vai beneficiar nove protetores independentes. A seleção dos primeiros contemplados foi feita com base na urgência de cada um e na quantidade de animais que cada cuidador reúne. Na próxima segunda-feira serão feitas mais duas entregas, sendo uma na Vila Nova Aparecida, em Cezar de Souza, e outra em Sabaúna.
Além desses primeiros pacotes de ração, o Fundo Social estima que já há mais cerca de duas toneladas de tampinhas arrecadadas, que estão passando pelo processo de separação de cor. Atualmente, há mais de 300 pontos de coleta espalhados pela cidade. Isto é, locais onde é feita a recolha das tampinhas plásticas, com a identificação visual da campanha. A relação completa desses pontos está disponível para consulta no site da prefeitura.
Quem tiver interesse em se tornar um ponto de coleta deve entrar em contato com o Fundo Social, pelo telefone 4798-5143. O órgão disponibiliza o material para identificação do projeto, como cartazes e adesivos.

Fonte:Mogi News

Transporte: Avenida das Orquídeas recebe linha de ônibus a partir de 2ª

E114 Terminal Estudantes-Jundiapeba fará 24 viagens em dias de semana; 20 aos sábados e 14 aos domingos
Foto: Felipe Claro


Prefeito Melo, secretário de Transportes e vereadores vistoriaram a via ontem
Os passageiros do distrito de Jundiapeba poderão contar com mais uma linha do transporte municipal a partir das 3h40 da manhã desta segunda-feira: a E114 Terminal Estudantes-Jundiapeba, via avenida das Orquídeas. A informação foi divulgada ontem pelo secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, durante vistoria antes da inauguração da via, que será realizada hoje. A linha fará 24 viagens por dia de segunda a sexta-feira; 20 viagens aos sábados e 14 aos domingos, com intervalo de 45 minutos. Apesar da abertura oficial da avenida das Orquídeas hoje, os veículos só poderão circular a partir da zero hora de domingo.
A nova linha fará o seguinte trajeto: sairá do Terminal Estudantes, tendo como destino o Terminal Central, acessando pela avenida Governador Adhemar de Barros, e parte pela rua Sebastião Furlan, sentido Jundiapeba. "Serão mais de 20 viagens por dia e a prefeitura vai monitorar o que pode ser ajustado. Acho que isso é um grande avanço para o distrito de Jundiapeba", disse o chefe da Pasta de Transportes.
Toda a extensão da avenida das Orquídeas conta com uma faixa exclusiva para ônibus e, além do monitoramento que será realizado pelo Executivo em relação à circulação dos transportes, também será analisada questões para implantação de radares. De acordo com o prefeito Marcus Melo (PSDB), se for necessário, neste início, uma equipe de fiscalização do trânsito ficará presente na via monitorando o movimento.
Outro aspecto que será analisado pela prefeitura é em relação à segurança. Durante a vistoria na avenida, havia alguns munícipes trafegando em meio às faixas, até mesmo jogando futebol. "Nos próximos dias, após a inauguração, será muito importante a presença da guarda e membros da Secretaria de Obras, que irão manter a fiscalização em funcionamento", ressaltou.
Presença de Doria
Para a inauguração de hoje, o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), o secretário nacional de Mobilidade, Jean Carlos Pejo e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, estarão em Mogi das Cruzes, a partir do meio-dia. 
A avenida das Orquídeas faz parte do Corredor Leste-Oeste e teve o investimento total de R$ 100.823.926,21. A via liga a avenida David Bobrow até a Guilherme George e, por toda a extensão, foram construídas duas novas pontes, três rotatórias, além da instalação de LEDs.
Prefeito cobrará Doria sobre projetos
Apesar da entrega de uma das obras mais aguardadas em Mogi das Cruzes, a avenida das Orquídeas, que acontece hoje, o prefeito Marcus Melo (PSDB) lembrou ontem, durante vistoria feita na via, de outros grandes projetos que estão em andamento na cidade: são eles o Mais Mogi Ecotietê, que compreende à região do distrito de Cezar de Souza (R$ 365 milhões), com a implantação de parques e vias; a construção da Maternidade Municipal, no distrito de Braz Cubas (R$ 50 milhões); o projeto de conclusão da Perimetral e a pavimentação da estrada da Volta Fria, trabalho a ser realizado com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER)
Apesar da entrega de uma das obras mais aguardadas em Mogi das Cruzes, a avenida das Orquídeas, que acontece hoje, o prefeito Marcus Melo (PSDB) lembrou ontem, durante vistoria feita na via, de outros grandes projetos que estão em andamento na cidade: são eles o Mais Mogi Ecotietê, que compreende à região do distrito de Cezar de Souza (R$ 365 milhões), com a implantação de parques e vias; a construção da Maternidade Municipal, no distrito de Braz Cubas 
(R$ 50 milhões); o projeto de conclusão da Perimetral e a pavimentação da estrada da Volta Fria, trabalho a ser realizado com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
O chefe do Executivo afirmou que anteontem apresentou as reivindicações no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, ao vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia (DEM).
Com a visita a Mogi das Cruzes, hoje, do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), a partir do meio-dia, para a inauguração da avenida das Orquídeas, o prefeito Marcus Melo deverá reforçar as reivindicações ao chefe do Estadual. (L.P.)
Trecho em Suzano precisa de reparos
A liberação da avenida das Orquídeas pode afetar diretamente o trânsito, principalmente no município vizinho, Suzano, já que a via mogiana termina de encontro com a avenida Jorge Bei Maluf, já pertencente a Suzano
A liberação da avenida das Orquídeas pode afetar diretamente o trânsito, principalmente no município vizinho, Suzano, já que a via mogiana termina de encontro com a avenida Jorge Bei Maluf, já pertencente a Suzano. Na manhã de ontem, a reportagem do Grupo Mogi News percorreu toda a extensão da avenida e verificou a falta de infraestrutura no local, onde trafegam carros de passeio e caminhões de grande porte. Um dos problemas é o afunilamento da pista, pela avenida das Orquídeas, na chegada em Suzano. 
De acordo com o prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB), no final do ano passado um ofício foi enviado ao Executivo suzanense informando sobre a liberação da via para este ano. "Já conversei sobre esse assunto com o prefeito de Suzano (Rodrigo ashiuchi (PR)) pessoalmente. Essa chegada em Suzano, pela avenida das Orquídeas, formará um gargalo, o que trará reflexos no trânsito da via em Mogi", alertou o prefeito Melo.
A reportagem questionou a Prefeitura de Suzano sobre a situação. Em nota, a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação informou que intervenções na avenida Jorge Bei Maluf estão previstas no Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A Pasta ressaltou, ainda, que até o momento não foi apresentado nenhum projeto de ampliação ou duplicação do local. "A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana informa que já foram realizadas ações voltadas à engenharia de tráfego no local, como a readequação de faixas e sinalização, recuperação do asfalto e ações de zeladoria para a região. No que se refere ao volume do tráfego, a Pasta afirma que serão necessárias medições do fluxo de veículos e pessoas após a abertura da avenida, para que haja uma avaliação do impacto na malha viária", concluiu a Prefeitura de Suzano. (L.P.)

Fonte:Mogi News