quarta-feira, 13 de março de 2019

Prefeito Rodrigo Ashiuchi lamenta massacre em escola

Por Dennis Maciel - Suzano13 MAR 2019 - 18h14
Ashiuchi lamenta episódio
Foto: Sabrina Silva/DS


O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), lamentou o ataque a Escola Estadual Raul Brasil. Ashiuchi lamentou o fato e afirmou que a Prefeitura prestará total assistência às famílias das vítimas.

No atentado, ao menos 10 pessoas morreram e 15 ficaram feridas por conta de um tiroteio dentro da Escola Estadual Raul Brasil. No momento do atentado, o prefeito estava em Brasília para um evento oficial, mas assim que tomou conhecimento do fato, cancelou sua agenda e retornou para a cidade.

Em Suzano, Rodrigo Ashiuchi afirmou que o ataque é um caso isolado e que ficou extremamente chocado com a notícia. "É um episódio muito triste, não só para a cidade de Suzano, mas para todo o país. Prestaremos todo apoio necessário para as famílias das vítimas. É uma situação atípica e lastimável, Suzano está de luto", lamenta. 

O prefeito afirmou que a polícia ainda investiga os motivos que levaram os atiradores a cometerem os delitos. "Queria frisar que isso não é só questão de segurança nas escolas, acredito que isso pode envolver questões humanas, como bullying ou até mesmo falta de Deus no coração", acrescenta.

Rodrigo explica que a maioria dos feridos foram atendidos nos hospitais de Suzano. Outros pacientes foram transferidos para cidades vizinhas. "É um caso muito grave, além da assistência médica nós montamos um centro de assistência as famílias das vítimas do atentado", conta.

A Prefeitura de Suzano oferece um centro de assistência para apoiar as famílias das vítimas. No local, próximo à escola, são oferecidos atendimentos com psicólogos, médicos, enfermeiros, professores e demais profissionais da saúde que proporcionam assistência e amparo para as pessoas que passaram por este trauma.

O prefeito afirma que o massacre foi algo extremamente inesperado e um choque para todos. "Foi uma cena surreal, parecia um filme de terror. Eu estive no local e fiquei muito abalado. É um momento triste para a história da cidade de Suzano. Estamos tentando pegar mais detalhes sobre o ocorrido, mas reforço que os órgãos responsáveis estão trabalhando a todo vapor para amenizar a situação", conta o prefeito. 

"É um caso fora do comum. Gostaria de destacar que o velório está sendo discutido com os parentes. Estamos preparando um velório coletivo na arena Suzano, localizada no Parque Max Feffer", finaliza. 

Fonte:O Diário de Suzano

providências emergenciais: Afetados pelas chuvas ficarão isentos do IPTU

Além da isenção do imposto, quem teve a casa alagada também não pagará conta de água
Foto: Junior Lago/PMMC


Prefeito Melo decretou estado de calamidade pública e cobrou mais comunicação do DAEE sobre as barragens
O prefeito Marcus Melo determinou isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de tarifas de água e esgoto para famílias afetadas por inundações em Mogi das Cruzes.
"É uma questão humanitária para complementar outras medidas em andamento para prestar assistência aos mogianos prejudicados, desde domingo passado, pela quantidade avassaladora de chuvas que trouxe efeitos ainda mais graves porque as represas fizeram repentinos extravazamentos para não superar seus limites de contenção de águas", pronunciou-se, ao decretar estado de calamidade pública na cidade, ontem.
Os projetos de Lei, prevendo as isenções, seriam enviados à Câmara Municipal, ontem, com o apelo para votação de urgência (leia mais na página 5). A tarifa zero para as contas do Semae valeria por 30 dias, tempo para as famílias afetadas pelas inundações fazerem a higienização das casas sem terem de pagar pelo consumo de água. "A legislação impede que as isenções sejam feitas por decreto. Mas, temos certeza de que receberemos o apoio dos vereadores para aprovar essas propostas, imprescindíveis para levar o mínimo de alento a quem perdeu tudo o que demorou uma vida para construir", explicou Melo.
As famílias que terão direito às isenções são aquelas desalojadas de suas casas em função de alagamentos. Elas fazem parte do cadastro conjunto da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social, em elaboração. A prefeitura realiza os levantamentos para apurar o número exato de pessoas nessas condições.
Na segunda-feira passada, o prefeito percorreu os pontos mais castigados da cidade - regiões do Oropó e Jundiapeba, além de Biritiba Ussu e Boa Vista - e determinou o fortalecimento das ações de assistência social e de recuperação de áreas públicas destruídas pelas chuvas. "Estamos reforçando os trabalhos para minimizar os impactos sobre a população".
O prefeito também vem cobrando das autoridades do Estado, especialmente o comando do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a eficácia de comunicação com a Prefeitura sobre a gestão dos extravazamentos das barragens que formam o Sistema Produtor de Água do Alto Tietê (Spat). "Infelizmente, fomos surpreendidos pelas repentinas liberações de água das represas, que sobrecarregaram ainda mais os rios e córregos, agravando inundações em pontos como o Oropó e Jundiapeba", protestou Melo, ao assinalar que a prefeitura só descobriu os procedimentos após as famílias serem vitimadas.

Fonte:Mogi News