quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Boca no trombone: Deputado Federal Valdemar Costa Neto ! Paulo Passos


Boca no trombone
Valdemar!
Paulo Passos

No momento em que lhe escrevo, é madrugada. Findou-se a fase em que os problemas atribulam e que a mente se anuvia, cansa, não consegue, maioria das vezes a formar pensamentos lógicos. O Supremo Tribunal Federal há poucos dias, por um fato comum e corriqueiro condenou-o ao cárcere por longo tempo.

Comum o acontecido - embora as cores berrantes com que foi pintado - eis que por todas as épocas os partidos políticos viveram dos mesmos expedientes. Na absurda estrutura eleitoral brasileira, para sobreviver, inevitavelmente, as agremiações políticas vivem de conchavos e benesses. E isso é conhecido por todos, principalmente por aqueles que bancam as candidaturas, que injetam quantias, que, por terem sido magnânimos, exigirão valores.

Assim foi desde o golpe que proclamou a República; assim continuou até tempos de agora, assim - enquanto persistir o sistema - continuará pelo futuro.

Fernando Henrique, por exemplo, em episódio tão noticiado - ele que agora posa de vestal - alugou consciências, comprou vontades partidárias para conseguir a continuidade no cargo. Canais de rádios e televisões foram entregues de bandeja e a granel para dobrar resistências em votações. Governadores brindaram com cargos públicos e verbas desnecessárias aos seus possíveis algozes, visando a serventia buscada. Prefeitos, para evitar oposições, contemplaram vereadores - e seus partidos - com uma série de mimos espúrios. Tudo passou e passa em branco!
Só não vê - e confesso eu não via -, aquele que se nega a ser lógico com si mesmo. Nenhuma agremiação bandeia de lado pelos belos olhos de alguém. No fundo, a necessidade de sobrevivência política.

Não, não o absolvo! Sempre pensei que conhecendo como conhece os meandros de Brasília, não se deixaria levar pelo canto fácil dos que, acostumados a dominar acenam com facilidades nas horas de necessidades.

Por isso, só por isso o condeno! E só por isso, porque, de resto, como mogiano adotado me nego a atirar pecha naquele que vivendo os graves problemas sociais que nos assolam, jamais se furtou a ser voz de peso em favor da cidade.

Quantas obras só foram avante pela sua diligência e combatividade quantas verbas liberadas pelo seu inconstestável prestígio? (Prestígio, aliás, tão desfrutado pelos eternos puxa-sacos de plantão, os mesmos que agora se omitem, que fofocam pelas esquinas).

A mim não importam os outros políticos. Importa-me, isto sim, o parlamentar que nunca se acovardou quando chamado à luta pelos seus conterrâneos. A ele, com um pequeno amargor é verdade, estendo as minhas homenagens.

Valdemar não se abata. Cabeça erguida, passeie por Mogi, tanto nossa como sua. Ao menos aqui você não tem do que se envergonhar!

Paulo Passos, É advogado, mestre e doutor em Direito pela PUC-SP

Fonte:Mogi News

Para idosos


Para idosos
Amilson Ribeiro

Mogi das Cruzes, Arujá, Ferraz, Suzano, Itaquá e Santa Isabel serão contemplados com a construção de Centros Dia para os Idosos. A informação é do deputado estadual André do Prado (PR), coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, que participou ontem do lançamento do "Selo São Paulo Amigo do Idoso", no Palácio dos Bandeirantes.

Fonte:Mogi News