quinta-feira, 26 de abril de 2012

Eroles


Daniel Carvalho
A empresa Transporte e Turismo Eroles S/A, antiga concessionária do transporte coletivo em Mogi, não existe mais, mas continua recebendo autuações por parte da Secretaria Municipal de Segurança quanto à falta de capinação e limpeza de seu terreno na avenida Fernando Costa, 195. Aliás, a sujeira ali é um caso sério. Uma pouca-vergonha.


Fonte:Mogi News

Tiririca em Mogi com Bubu




O deputado federal Francisco Everardo da Silva (PR), o popular Tiririca, virá para Mogi dar uma "forcinha" ao outro palhaço mogiano, o Bubu, que vai seguir o exemplo dele e se lançar pré-candidato a vereador pelo PR. Bubu encontrou ontem pelas ruas do centro a jornalista e editora de Cidade do MN, Marta Vicentin, e deu a boa nova: "Já falei até com ele", confidenciou Bubu.


Fonte:Mogi News

Marido e mulher


Jorge Moraes
O Diretório Municipal do PPS em Mogi realizou nesta semana uma reunião com seus filiados e pré-candidatos e o tempo fechou quando o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira afirmou que a esposa dele, Jane Hallage, deverá ser mesmo pré-candidata a vereadora nas eleições de outubro. O partido tem três vagas para mulheres e uma delas seria exatamente para ela.
Rebelião
Alguns pré-candidatos socialistas começaram a se rebelar, pois, pela contabilidade, o PPS poderá eleger até dois políticos e fazer duas cadeiras, a exemplo do resultado obtido nas eleições passadas. Um dos eleitos pode ser a própria Jane e o segundo, outro candidato forte, o que diminuiria as chances dos demais.

Sem mal-estar
Durante conversa com a coluna ontem, o deputado socialista negou o mal-estar e afirmou que tudo deverá ser resolvido até lá. E garantiu que continua mesmo como pré-candidato. Em tempo: durante o bafafá, Gondim, exaltado, teria até colocado à disposição sua eventual pré-candidatura, mas os ânimos foram apaziguados e tudo terminou bem, por ora.


Candidata
O nome de Jane Hallage já foi cogitado até para sair como pré-candidata à Prefeitura de Mogi, mas a possibilidade acabou sendo abortada.

Fonte:Mogi News

CIEE amplia oportunidades de estágio e aprendizagem

A unidade de Mogi das Cruzes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) elevou em 30% o número de contratos assinados com empresas da Região do Alto Tietê para estágio e aprendizagem de jovens estudantes. Com isso, a equipe de Mogi, que abrange ainda as cidades de Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis, obteve a terceira melhor performance do período no Estado, ficando atrás apenas de Taubaté e Mogi Guaçu, que registraram índices de expansão de 70% e 49% durante idêntico período. Apesar de solicitados, até ontem à tarde, entretanto, o CIEE não havia divulgado os números absolutos que deram origem a tais percentuais. Os números dessas regiões superaram, de longe, os dados nacionais, cujo balanço aponta um crescimento de 7% na contratação de estagiários por empresas e órgãos públicos de todo o País. No ano passado, foram assinados 221 mil novos contratos de estágio, contra 206 mil assinaturas em 2010. Uma elevação que, na visão do presidente executivo do CIEE, Luiz Gonzaga Bertelli, demonstra que as empresas vêm assimilando a importância social do estágio, descobrindo nele "uma ferramenta excelente para garimpar novos talentos." Com 48 anos de existência, o CIEE é uma ONG filantrópica e sem fins lucrativos, que busca a inclusão profissional de jovens estudantes no mercado de trabalho por meio de estágio e aprendizagem. Hoje, o CIEE mantém parceria com 250 mil empresas e órgãos públicos de todo o País.


Fonte:O Diário de Mogi

Prevenção do câncer tem destaque



ENVOLVIMENTO Caminhada de Combate ao Câncer contou com a participação de mais de 400 pessoas, que percorreram o Centro de Mogi 


Jonny Ueda


IVAN CARVALHO


Especial para O Diário
Mais de 400 pessoas participaram da 4ª Caminhada de Combate ao Câncer, promovida na manhã de ontem pelo Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer (GAPC), que atende gratuitamente mais de 2 mil pacientes de toda a Região do Alto Tietê. O grupo caminhou pelas ruas do Centro da Cidade, desde o Largo Bom Jesus ao Largo do Rosário, com balões coloridos, carro de som e apitos. Destaque para o parapente que sobrevoou Mogi com bandeiras e o logo da entidade durante todo o evento, que trouxe os participantes uniformizados com camisetas da campanha, que tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

A ação foi realizada em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer e arrecadou mais de 500 litros de leite. O vereador Nabil Nahi Safiti (DEM) e a secretária municipal de Assistência Social, Maria Marinês Piva, também participaram da caminhada. 


O evento teve início por volta das 9h30, quando os pacientes atendidos pelo GAPC se reuniram no Largo Bom Jesus. Lá, o vereador e a secretária se juntaram à assistente social Solange Nagy, responsável pelo atendimento na entidade, e ao médico Adriano Baeta, um dos líderes do grupo.


De acordo com Solange, a caminhada é uma forma de conscientizar a população mogiana sobre os benefícios do diagnóstico precoce da doença. "Quanto mais rapidamente ela for descoberta, maiores são as chances de tratamento e até de cura. Queremos chamar a atenção para isso, sensibilizar a discussão em busca desta consciência", diz a assistente social.


O grupo também preparou um consultório móvel. Um ônibus equipado com os aparelhos clínicos utilizados para exames de identificação do câncer bucal, ficou à disposição da população no Largo do Rosário até às 16 horas de ontem. "Queremos conscientizar toda a comunidade não só sobre a importância do diagnóstico precoce, mas em busca de novas parcerias. A entidade cuida de muitas pessoas carentes e necessita de mais equipamentos, remédios, entre outros importantes mecanismos para combater o câncer", ressaltou a secretária Maria Marinês Piva.


A aposentada Terezinha Saraiva, 61, teve câncer no ovário e encontrou no grupo de apoio forças para enfrentar o problema. "O GAPC está de parabéns, pois eles são atenciosos e fornecem um atendimento de qualidade apenas por querer ajudar o próximo", afirmou. Com balões, apitos e a camiseta da caminhada, Terezinha percorreu as ruas cantando e dançando ao lado de colegas. "Só quem tem câncer sabe da importância deste tipo de movimento", destaca.


Fonte:O Diário de Mogi

Cronograma de ações Prefeitos discutem aeroporto hoje Marco Bertaiolli se encontrará com Gilberto Kassab e Luiz Marinho na capital para definir plano de trabalho


Marco Bertaiolli se encontrará com Gilberto Kassab e Luiz Marinho na capital para definir plano de trabalho
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Bertaiolli já apresentou à Anac uma grande área no Taboão para receber o empreendimento
Os prefeitos Marco Bertaiolli (PSD), de Mogi das Cruzes, Luiz Marinho (PT), de São Bernardo do Campo, e Gilberto Kassab (PSD), de São Paulo, se reúnem hoje, na capital, para discutir a implantação de um terceiro aeroporto na Região Metropolitana. O encontro, previsto para ocorrer às 16 horas, é o primeiro desde a criação da câmara temática do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, em fevereiro. Marinho é o coordenador do grupo e Bertaiolli é o relator. Kassab, que é presidente do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano (formado pelos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana do Estado) terá como papel definir, com a câmara temática, qual será o plano de trabalho do grupo.

"A reunião é para definir o cronograma de ações, levantamento de informações e argumentos técnicos, que demonstrem a viabilidade e a necessidade urgente de um terceiro aeroporto em São Paulo.", explicou Bertaiolli. 
A definição das cidades aptas ou que têm interesse de receber os investimentos será discutido num outro momento. "O que já ficou acordado entre os integrantes da câmara temática, o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, e o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano é que o trabalho do grupo será extremamente técnico, isto é, levantar todos os pontos favoráveis à construção do terceiro aeroporto. Quem definirá se será na cidade ´x´ ou ´y´ é o governo federal, a Infraero", reforçou Bertaiolli, confirmando que, até o momento, apenas Mogi, São Bernardo e Caieiras são candidatas a ter o empreendimento. "Cada município terá de apresentar seus argumentos ao governo federal. Se a Infraero entender que Mogi reúne as melhores características de localização, condições climáticas, logística, entre outras, então, melhor para nós", acrescentou. Mogi, segundo Bertaiolli, já apresentou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a outros órgãos federais, uma extensa área no Taboão, para receber o empreendimento. 
O prefeito de São Bernardo também encaminhou um projeto para a presidente Dilma Rousseff (PT), para a construção de um aeroporto de carga e aviação executiva. O principal argumento de Marinho é que o novo empreendimento pode complementar o aeroporto de Viracopos, em Campinas. 
Kassab defende que a construção de um terceiro aeroporto na Grande São Paulo seria uma alternativa à saturação que o setor enfrenta atualmente, contando apenas com as bases de Congonhas, na capital, e Cumbica, em Guarulhos, para pousos e decolagens.


Fonte:Mogi News

Trânsito Radar dedo-duro multa 370 por dia na Mogi-Bertioga


Autuações são referentes ao excesso de velocidade dos veículos flagrados na pista
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Radar está em funcionamento regular desde o início do ano em trecho da rodovia Mogi-Bertioga
No primeiro trimestre deste ano, de janeiro a março, o radar eletrônico instalado no km 56,8 da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), popularmente conhecido como radar "dedo-duro", flagrou 27.691 motoristas por excesso de velocidade. O número de autuações pode ser ainda maior, uma vez que, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), os dados referentes ao mês de março estão incompletos. 
Até o dia 15 do mês passado, foram aplicadas 6.237 autuações a motoristas que excederam o limite de 60 km/h na rodovia. Em fevereiro foram emitidas 10.856 multas e, no mês anterior, em janeiro, 10.598 motoristas acabaram autuados pelo equipamento. Segundo o balanço divulgado pelo DER, são, em média, 370 multas aplicadas a cada dia pelo radar "dedo-duro" da Mogi-Bertioga.

O valor gerado por estas autuações, porém, não foi divulgado pelo governo do Estado. O equipamento é alvo de várias reclamações de moradores da Vila Moraes e outros bairros adjacentes à rodovia, além de motoristas da região e de outras cidades do Estado que utilizam a estrada para seguir para o litoral. No ano passado, por intervenção do Ministério Público e determinação judicial da Vara da Fazenda Pública do Fórum de Mogi, 42,8 mil multas que haviam sido aplicadas pelo equipamento entre os meses de novembro de 2010 e maio de 2011 tiveram a cobrança suspensa. 
Contudo, na quarta-feira da última semana, a partir de decisão proferida pela 13ª Câmara de Direito Público do TJ, a situação mudou novamente. O órgão acatou agravo de instrumento interposto pelo DER e decidiu por suspender a decisão judicial apresentada em primeira instância. 
Na prática, a decisão do TJ concede o direito de o governo do Estado realizar a cobrança das autuações pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e, por consequência, aplicar a pontuação no prontuário dos motoristas infratores - o que em alguns casos pode impedir o direito de dirigir, isto é, se exceder o limite de 20 pontos. 


Falta sentença
Por outro lado, o promotor de Justiça e autor da ação civil pública que pede a suspensão das autuações, Fernando Paschoal Lupo, entende que não há necessidade de os motoristas ficarem preocupados. "Na prática, pouca coisa muda com essa decisão em segunda instância que se referia a uma liminar. A sentença não foi dada. O motorista não precisa fazer nada até que essa decisão seja proferida". 
O representante do MP, inclusive, deve solicitar ao juiz que faça o julgamento do processo. "Existem provas suficientes de que as multas foram aplicadas com o radar em situação irregular", afirmou Lupo. 
O advogado José Carlos de Souza, o Charutinho, que promoveu a denúncia contra o DER e motivou o inquérito - posteriormente transformado em ação civil pública - do Ministério Público, confirma que "nada mudou" para os motoristas lesados e acredita que a situação será revertida novamente. "O DER admitiu nos autos que a sinalização e o próprio radar estavam em situação irregular, só isso é motivo para o juiz acatar o pedido do Ministério Público". 
O presidente da Associação dos Motoristas Lesados pelo Radar, Clodoaldo Aparecido de Moraes, recebeu com surpresa a decisão do TJ em favor ao recurso do DER. "Apresentamos fotos, imagens, depoimentos de motoristas, tudo embasado e de nada adiantou", afirmou ele, que promete acionar o departamento jurídico da associação para que o assunto seja acompanhado.


Fonte:Mogi News

Luta contra aterro Usina de lixo é aprovada pelo movimento popular "Aterro, não"




Para lideranças que lutam contra o aterro da Queiroz Galvão, dá para dizer que é uma conquista para Mogi
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho


Com usina, aterros estão com os dias contados, inclusive o que a Queiroz nem instalou em Mogi
A proposta de construir uma usina de incineração de lixo e geração de energia no Alto Tietê, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), conforme convênio entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e os municípios de Mogi das Cruzes, Arujá, Salesópolis, Biritiba Mirim e Guararema foi aprovada por lideranças do movimento popular "Aterro, não!" de Mogi. 
Para eles, a assinatura do protocolo de intenções entre os prefeitos das cinco cidades e a presidente da Sabesp, Dilma Pena, na quarta-feira, representa mais uma vitória na luta contra a instalação de um aterro sanitário proposto pela empreiteira Queiroz Galvão, que já dura mais dez anos. "Com essa proposta pode-se dizer que o risco de Mogi ter um aterro é praticamente zero. Contudo, como o próprio nome diz, trata-se uma carta de intenções, a formalização de que os prefeitos de hoje querem uma solução mais moderna e diferente para a destinação do lixo na região. Mas até que isso se concretize, ainda há muito que se fazer. Sinto falta, contudo, da participação popular neste processo, que, apesar de ser ativa na luta contra a Queiroz Galvão, não foi sequer informada das negociações entre Estado e Alto Tietê", afirmou o professor e historiador Mário Sérgio de Moraes. 
O ativista Mário Berti, também integrante do movimento popular, por sua vez, cobra os municípios para uma efetiva coleta seletiva e investimento em cooperativas na usina de triagem. "Ter uma usina que transforme o lixo em energia é algo muito importante para o Alto Tietê, não apenas no aspecto econômico, porque vai gerar muito emprego, mas também ambiental. Este tipo de mecanismo não é nada poluidor. Contudo, as prefeituras também precisam fazer o dever de casa, ampliando a coleta seletiva e fazendo com que ela funcione no horário e dia propostos e também investir nas cooperativas de catadores e separação de lixo. É algo que precisa fazer e pensar bem antes da usina", afirma. 
O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar contra o Lixo, Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), também aprovou a proposta entre Estado e municípios. "A usina de energia, através do lixo, foi uma das propostas apresentadas no seminário que discutiu os resíduos sólidos no ano passado. Fico feliz dessa ideia ter sido aceita, o que afasta as chances de a Queiroz Galvão instalar um aterro em Mogi, que é um processo de destinação de lixo muito arcaico e com grandes prejuízos ao meio ambiente", disse Gondim. 
A expectativa é de que a usina, estimada em R$ 150 milhões, comece a operar em 2015. Isto porque a licitação internacional para contratar a empresa que administrará o empreendimento deve ser aberta em 2013. Como se trata de uma concorrência pública com participação de grandes empresas, ela deverá ter duração de um ano. A construção tem início previsto para 2014. O local ainda será definido. 


Reciclagem
Mogi também está investindo em reciclagem. Recentemente, o prefeito Marco Bertaiolli assinou um protocolo de intenções entre o município, a Agência de Cooperação Internacional do Japão e o município de Toyama para o desenvolvimento do Projeto de Promoção da Reciclagem do Lixo em Mogi das Cruzes. 
Na prática, o convênio vai permitir que Mogi tenha acesso à mais moderna tecnologia do mundo no setor, com financiamento de R$ 600 mil, a fundo perdido, por parte da agência japonesa.


Com duração prevista até setembro de 2014, o acordo incluirá a capacitação, no Japão, para técnicos mogianos; a definição de metodologias para separação de resíduos domésticos; a elaboração de planejamento de Educação Ambiental, a orientação técnica aos catadores e o estímulo à formação de entidades cadastradas e administrativamente estáveis.


O objetivo do programa é elevar a quantidade de material reciclado na cidade. Atualmente, 70% da área urbana do município é atendida pela coleta seletiva, mas somente 1,6% do lixo produzido acaba sendo reciclado. Em países como o Japão, o índice de reciclagem chega a 30%.


Fonte:Mogi News

Centro: Antigo prédio é demolido para dar espaço a praça


Luana Nogueira 
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Imóvel que existia no local foi derrubado durante a semana; local virará área de convivência
O antigo prédio da NGK, na esquina da rua Professor Flaviano de Melo com a rua Tenente Manoel Alves dos Anjos foi demolido para dar lugar a um novo espaço de convivência. O projeto está na Secretaria Municipal de Planejamento e a expectativa é de que até meados de maio passe por aprovação do prefeito Marco Bertaiolli (PSD). A previsão é que a obra tenha início logo após a conclusão do processo licitatório.


A área servirá como local de passagem e terá acesso para o Terminal Central. O secretário municipal de Obras, Walter Zago, explicou que o próximo passo é apresentar o projeto: "A demolição do prédio já terminou, agora, falta fazer os últimos ajustes para concluir o processo". Ele informou que o valor da obra ainda não foi definido.

Zago esclareceu que a modalidade da licitação será definida com relação ao tamanho da área. "A área é bem extensa e temos que fazer a adequação do local porque ele terá um acesso ao Terminal Central também. Por isso, temos que levar em consideração, por exemplo, as questões de acessibilidade", acrescentou.


"A ideia é criar um espaço de convivência que não seja isolado. Será um espaço público que terá condições de receber as pessoas e proporcionará um acesso ao Terminal Central. Os pedestres terão mais segurança ao passar pelo ponto também", ressaltou. 
A reurbanização da região e a destinação mais adequada à área foram outros aspectos apontados pelo secretário. "No momento, não houve o projeto para a criação de um prédio no lugar, mas caso no futuro esta ideia surja, será possível aproveitar o espaço. Com a praça, agora, o espaço ficará preservado e ocupado adequadamente. Além disso, evita atos de vandalismo", afirmou.


Fonte:Mogi News

Adiamento Vereadores farão campanha para as obras dos viadutos


Araújo cobra mobilização política em prol da construção dos viadutos, remarcada para 2013
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC

Campanha dos vereadores por viadutos prevê abaixo-assinado e visita a Brasília para cobrar o início imediato das obras na cidade
O vereador Mauro Araújo (PMDB) propôs durante a sessão de ontem, na Câmara, que Mogi das Cruzes dê início a uma "grande mobilização" em prol da construção dos viadutos na cidade. Segundo ele, "chegou a hora dos deputados, vereadores, prefeito e população começarem uma campanha para que estas importantes obras não sejam prejudicadas por questões políticas". A declaração ocorre dias depois de o Governo Federal informar que a construção dos viadutos sofrerão um novo atraso. A nova data agora é 2013. A previsão era que os trabalhos tivessem início no segundo semestre deste ano.


"Vou apresentar um projeto da criação de uma Comissão Especial de Vereadores para que possamos ir até Brasília nos encontrar com ministros e até com o vice-presidente Michel Temer. Precisamos dar início a um abaixo-assinado que demonstre a indignação dos mogianos", disse Araújo. "Mogi não pode ser prejudicada por brigas partidárias. Esta mobilização precisa levantar a bandeira de Mogi, sem egos ou cores de partidos", destacou. Os vereadores Expedito Ubiratan Tobias (PR), Pedro Komura e Jolindo Rennó Costa, ambos do PSDB, Jean Lopes (PC do B), Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, e o presidente da Câmara, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, concordaram com o colega e avaliam que a "disputa por poder não pode prejudicar o desenvolvimento".


Junji
O deputado federal Junji Abe (PSD) elaborou ontem um novo requerimento de informações ao Ministério dos Transportes para conhecer os motivos do não cumprimento do cronograma previsto para este ano. "A gente luta para viabilizar o início da construção dos viadutos, imprescindíveis no momento, entretanto, há pouca possibilidade de modificar ao adiamento do governo federal. Primeiro, por conta da questão operacional que envolve a recomposição do ministério e dos órgãos a ele vinculados. Segundo, porque há a preocupação da presidente Dilma Rousseff com a contenção orçamentária em função da crise econômica internacional", avaliou.


Fonte:Mogi News

Cartel: Advogado alerta sobre "leilões irregulares"


Amilson Ribeiro

O advogado Ferreira alerta sobre possíveis irregularidades
O advogado Gustavo Ferreira dos Santos alerta os mogianos sobre supostas irregularidades ocorridas durante os leilões de imóveis que têm dívidas e, para saldar os débitos, são leiloados. Segundo ele, a Justiça já deu indícios da existência de um cartel em Mogi das Cruzes. O grupo receberia informações privilegiadas sobre ações que tramitam na Justiça. Com o processo previamente definido (imóveis que interessavam aos arrematadores do esquema) integrantes do cartel conseguiriam acelerar a execução. As ações que demorariam entre 8 a 10 anos são aceleradas.


Entre os indícios apontados pela Justiça está o fato de uma pequena quantidade de arrematadores (de dois a três nomes) aparecerem de forma direta ou indireta como o responsável pela compra da maioria dos bens leiloados no município. As evidências de um cartel teriam motivado o afastamento de diversos servidores (incluindo diretores que atuavam há mais de 10 anos no setor) de diferentes departamentos no Fórum de Mogi das Cruzes. As mudanças ocorreram após a chegada do juiz Bruno Machado Miano, que assumiu a titularidade da Vara da Fazenda. 
O advogado que faz o alerta participou de um dos processos que deveria ser mais um imóvel adquirido pelo quartel, no entanto, ele conseguiu comprovar, na Justiça, que etapas foram aceleradas e outras simplesmente deixaram de ser realizadas. "A casa que era avaliada em R$ 280 mil foi arrematada por R$ 180 mil e a esposa do falecido proprietário, que também era dona da residência e deveria ter participado da ação, sequer tinha sido citada em algum momento do processo. Foi a ausência dela que possibilitou que a execução fosse anulada". 
O advogado orienta que os moradores que tenham sido vítimas de situações semelhantes procurem o Ministério Público para denunciar novos casos. "Precisamos acreditar que na Justiça ainda há juízes sérios. O que me motivou a fazer este alerta foi a atuação de novos magistrados recém-chegados a Mogi, e, principalmente, a conduta e orientação da ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon", frisou.


Fonte: Mogi News