quinta-feira, 26 de abril de 2012

Prevenção do câncer tem destaque



ENVOLVIMENTO Caminhada de Combate ao Câncer contou com a participação de mais de 400 pessoas, que percorreram o Centro de Mogi 


Jonny Ueda


IVAN CARVALHO


Especial para O Diário
Mais de 400 pessoas participaram da 4ª Caminhada de Combate ao Câncer, promovida na manhã de ontem pelo Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer (GAPC), que atende gratuitamente mais de 2 mil pacientes de toda a Região do Alto Tietê. O grupo caminhou pelas ruas do Centro da Cidade, desde o Largo Bom Jesus ao Largo do Rosário, com balões coloridos, carro de som e apitos. Destaque para o parapente que sobrevoou Mogi com bandeiras e o logo da entidade durante todo o evento, que trouxe os participantes uniformizados com camisetas da campanha, que tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

A ação foi realizada em referência ao Dia Mundial de Combate ao Câncer e arrecadou mais de 500 litros de leite. O vereador Nabil Nahi Safiti (DEM) e a secretária municipal de Assistência Social, Maria Marinês Piva, também participaram da caminhada. 


O evento teve início por volta das 9h30, quando os pacientes atendidos pelo GAPC se reuniram no Largo Bom Jesus. Lá, o vereador e a secretária se juntaram à assistente social Solange Nagy, responsável pelo atendimento na entidade, e ao médico Adriano Baeta, um dos líderes do grupo.


De acordo com Solange, a caminhada é uma forma de conscientizar a população mogiana sobre os benefícios do diagnóstico precoce da doença. "Quanto mais rapidamente ela for descoberta, maiores são as chances de tratamento e até de cura. Queremos chamar a atenção para isso, sensibilizar a discussão em busca desta consciência", diz a assistente social.


O grupo também preparou um consultório móvel. Um ônibus equipado com os aparelhos clínicos utilizados para exames de identificação do câncer bucal, ficou à disposição da população no Largo do Rosário até às 16 horas de ontem. "Queremos conscientizar toda a comunidade não só sobre a importância do diagnóstico precoce, mas em busca de novas parcerias. A entidade cuida de muitas pessoas carentes e necessita de mais equipamentos, remédios, entre outros importantes mecanismos para combater o câncer", ressaltou a secretária Maria Marinês Piva.


A aposentada Terezinha Saraiva, 61, teve câncer no ovário e encontrou no grupo de apoio forças para enfrentar o problema. "O GAPC está de parabéns, pois eles são atenciosos e fornecem um atendimento de qualidade apenas por querer ajudar o próximo", afirmou. Com balões, apitos e a camiseta da caminhada, Terezinha percorreu as ruas cantando e dançando ao lado de colegas. "Só quem tem câncer sabe da importância deste tipo de movimento", destaca.


Fonte:O Diário de Mogi