quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sarney tem 13 aliados em Conselho de Ética

Sarney tem 13 aliados em Conselho de Ética

Só 2 dos 15 membros do colegiado não são próximos ao senador, que ainda emplacou na presidência João Alberto, homem de sua confiança

27 de abril de 2011 | 22h 11
Rosa Costa, de O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA - O Conselho de Ética do Senado reiniciou nesta quarta-feira, 27, suas atividades sem dar sinal de que conseguirá recuperar a credibilidade. O colegiado estava desativado havia dois anos. Na nova composição, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), tem o apoio de 13 dos 15 integrantes, além de ter assegurado o comando do órgão ao senador João Alberto (PMDB-MA), de sua confiança.
Beto Barata/AE
Beto Barata/AE
Renan e João Alberto, reeleito por 14 conselheiros
Na gestão anterior, o conselho arquivou todos as denúncias feitas contra Sarney, entre elas a responsabilidade pelos atos secretos e outros desmandos administrativos da Casa.
Iniciada com atraso de mais de uma hora, a sessão de instalação deixou claro que, na prática, pouco se deve esperar do conselho. O senador Mário Couto (PSDB-PA) chegou a fazer um discurso sobre a necessidade de o colegiado "começar com moral e terminar por moral".
Como ninguém o aparteou, ele não conseguiu nem mesmo ouvir seus colegas sobre os motivos que os levariam a endossar a escolha de João Alberto para presidente e a do senador Jayme Campos (DEM-MT) como vice.
No cargo pela terceira vez, João Alberto afirmou que não mudará o procedimento de antes, ou seja, as denúncias poderão continuar a ser arquivadas. Ele atribui essa prática pessoal ao fato de não ser "açodado".
Fonte:O Estado de S.Paulo

Filha de Vinícius de Moraes é encontrada morta na zona sul do Rio

Filha de Vinícius de Moraes é encontrada morta na zona sul do Rio

Corpo de Luciana estava em frente a prédio que vivia, com marcas no pulsos; enterro será na sexta-feira

28 de abril de 2011 | 9h 51

Estadão.com.br
SÃO PAULO - A filha do poeta e compositor Vinícius de Moraes, Luciana de Moraes, de 55 anos, foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira, 28, no Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro.
Divulgação
Divulgação
Daniela ao lado do pai em foto de arquivo pessoal
De acordo com informações da polícia, ela teria caído do 3º andar do prédio onde mora, na Rua Visconde de Albuquerque. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 7h30, mas ao chegar no local encontrou Luciana morta.
A 14ª Delegacia de Polícia fez perícia no local e concluiu que a morte foi suicídio. A vítima tinha ferimentos nos pulsos.
Luciana era diretora da VM produções, que cuida do acervo e negocia o uso da imagem do poeta. A produtora informou que os familiares estão chocados.
O velório começa por volta das 16h no Cemitério São João Batista, onde o corpo de Daniela também deverá ser enterrado nesta sexta-feira, ao meio-dia.

Fonte:O Estado de S.Paulo

STF mantém posse dos suplentes

STF mantém posse dos suplentes

STF Cármen Lúcia muda de posição e lidera tese de que postos são herdados pelos suplentes das coligações
BRASÍLIA
O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou atrás e confirmou na noite de ontem por 10 votos a 1 que quando um deputado deixa o cargo para assumir um posto no Executivo, por exemplo, a vaga deve ser herdada pelo suplente da coligação e não do partido do parlamentar que se licenciou. Em decisões anteriores, o STF tinha determinado a posse de suplentes de partidos.
"A coligação é uma escolha autônoma do partido. A figura jurídica da coligação assume status de ‘superpartido’ e de uma ‘superlegenda’ que se sobrepõe durante o processo eleitoral aos partidos que a integram", disse durante o julgamento a relatora do assunto no STF, ministra Cármen Lúcia. "Não seria acertado dizer que vagas pertencem ao partido coligado A ou B, se o coeficiente é calculado pelas coligações", afirmou.
Os ministros do Supremo julgaram dois mandados de segurança movidos pelos suplentes de partido Humberto Souto (PPS-MG) e Carlos Victor (PSB-RJ). Cármen Lúcia, que em fevereiro tinha decidido que as vagas deveriam ser assumidas por suplentes de partidos, mudou de posição e liderou a tese de que os postos são herdados pelos suplentes das coligações.
"Em caso de coligação não há mais que se falar em partido", afirmou durante o julgamento o ministro Joaquim Barbosa. "A lei eleitoral disciplina minuciosamente as coligações, estabelecendo que quando formadas por dois ou mais partidos políticos fazem as vezes dos partidos políticos."
"As coligações têm previsão constitucional. As coligações se formam e por meio delas se estabelece o coeficiente eleitoral", afirmou o ministro Ricardo Lewandowski, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A ministra Ellen Gracie afirmou que o grande problema do sistema político partidário brasileiro "é a total ausência de ideologia nos partidos políticos". "O eleitor não vota em coligação", disse o ministro Marco Aurélio Mello, que discordou da maioria.
Se o STF tivesse concluído que a vaga deveria ser assumida por suplente do partido, a composição da Câmara poderia sofrer mudanças porque mais de 20 suplentes de coligações já tomaram posse na Casa. Na prática, o STF esvaziaria as coligações nas eleições proporcionais e executaria o único ponto consensual da reforma política.
Mas o tribunal confirmou um sistema já consolidado de preenchimento das vagas de deputados federais, estaduais e vereadores que se licenciam. Se tivesse acabado com esse sistema situações estranhas poderiam surgir. Em alguns casos não haveria suplente para substituir o deputado que se licenciasse. Em outras situações a Câmara teria de dar posse a suplentes com muito menos votos que o primeiro suplente da coligação.
A polêmica sobre quem deveria herdar as vagas na Câmara provocou reações no Congresso. A Câmara sempre deu posse ao primeiro suplente da coligação, seguindo orientação do TSE. Mas no final do ano passado surgiu a primeira liminar no STF determinando a posse do suplente do partido.
A Câmara resistia a cumprir essas decisões do Supremo, justamente por ter sempre seguido a mesma regra, que nunca fora contestada judicialmente. Ante essa resistência, ministros do tribunal chegaram a ameaçar a abertura de inquéritos caso houvesse o descumprimento das liminares.
O ministro Marco Aurélio Mello, por exemplo, chegou a pedir ao presidente do STF, Cezar Peluso, e ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, providências cabíveis em razão da resistência da Câmara. No julgamento de ontem, ele disse lamentar que as decisões do Supremo não foram respeitadas pelo Legislativo.

Fonte:O Diário de Mogi

Daniel e Seu Jorge cantam em Suzano Shows

Daniel e Seu Jorge cantam em Suzano

Shows fazem parte do Festival de Cultura e serão realizados amanhã e sábado no Parque Municipal Max Feffer
A Prefeitura de Suzano promove amanhã e sábado a segunda edição do Festival de Cultura no Parque Municipal Max Feffer. O show fica por conta de Daniel e Seu Jorge. Estão previstas também diversas manifestações artísticas da cidade e da região. A entrada é gratuita.
A abertura do evento será nesta sexta, às 22 horas, com o cantor Daniel. Ele apresentará seu novo show, ‘Pra Ser Feliz’, que estreou em abril em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Romântico por essência, Daniel experimenta nessa turnê outras sonoridades, novos arranjos e apresenta algumas canções, como "Pra Ser Feliz", "Tá no Coração", "Embora" e "Inevitável", que estarão em seu novo CD, com previsão de lançamento para este semestre. O álbum faz parte das comemorações dos 30 anos de carreira em 2012.
No show, Daniel traz ainda algumas releituras de Marisa Monte, Titãs e Roberto Carlos, e antigas canções de seu repertório não tão conhecidas do grande público, mas que trazem algo de especial na trajetória do cantor.
O encerramento do 2º Festival de Cultura será no sábado, com show de Seu Jorge, também às 22 horas. Famoso por músicas como "Carolina" e "Burguesinha", o cantor carioca criou um rumo musical com marca própria, driblando padrões e a própria realidade em que viveu.
Nascido e criado na periferia do Rio de Janeiro, Jorge Mario da Silva foi morador de rua, quando teve contato com o teatro e virou ator, seguindo-se a sonhada carreira de músico. Misturou samba com rock, funk, reggae e firmou carreira internacional, auxiliada por atuações em vários filmes, especialmente "Cidade de Deus". O apelido Seu Jorge foi dado por Marcelo Yuka, ex-baterista do grupo O Rappa.

O Festival
Em sua segunda edição, o Festival de Cultura é uma ação desenvolvida pela Prefeitura, que encerra as comemorações do 62º aniversário de Suzano, que contaram com uma série de atividades culturais e esportivas durante o mês de abril. O objetivo do evento é evidenciar as diversas vertentes da linguagem cultural. Por este motivo, reúne grandes nomes da música brasileira e atrações locais. "A proposta é dar também a oportunidade para que as pessoas conheçam e valorizem a produção dos artistas da região, que têm um trabalho de alta qualidade", destacou o secretário municipal de Cultura, Walmir Pinto.

Fonte:O Diário de Mogi

Lixo: Mogi integra consórcio para construir usina

Lixo:
Mogi integra consórcio para construir usina
Acordo assinado ontem com a Sabesp prevê zona especial de tratamento de lixo, o que pode reduzir em até 50% o volume despejado em aterro
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Ney Sarnento PMMC
Bertaiolli, ao lado de outros prefeitos da região, se encontrou ontem com a presidente da Sabesp, Dilma Pena, para formalizar o acordo
Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis assinaram ontem o protocolo de intenções para formar um consórcio para tratar o lixo produzido nestes municípios. O projeto prevê a construção de uma usina de reciclagem e geração de energia que pode reduzir em até 50% a quantidade de lixo despejado em aterro atualmente. O acordo foi feito ontem durante uma reunião dos prefeitos com a presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Seli Pena, e será financiado pelo órgão.
Segundo o prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), a Sabesp possui economia mista, de capital aberto e tem ações negociadas nas bolsas de Valores de São Paulo e Nova Iorque, o que possibilita a companhia de fazer investimentos nesta área. "Por isso fomos até a Sabesp convidá-la para investir nestas cidade implantando uma forma moderna de tratar o lixo. Nós queremos uma usina de reciclagem com geração de energia, mas cabe à companhia analisar o melhor método que se encaixa ao perfil das cidades que compõem o consórcio. Mas enterrar lixo, nós não vamos", garantiu.

O governo do Estado de São Paulo é um dos principais acionistas da Sabesp. "É por isso que procuramos a Sabesp, que é a nossa primeira parceira. É uma forma de cobrar também uma solução do governo sobre a questão do lixo", afirmou.
O prefeito explicou ainda que as quatro cidades estão à disposição de futuros estudos que a Sabesp necessite fazer para definir o melhor local para a implantação da usina. "Precisamos, inclusive, que o empreendimento fique próximo a industrias, porque ela necessita de gás para gerar energia", comentou.
Se aprovar o projeto, a Sabesp ficará encarregada de implantar e gerenciar a usina. O valor do investimento do empreendimento ainda não foi divulgado, mas pode ultrapassar R$ 6 milhões. Este foi o dinheiro gasto para a implantação da Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Paraná (USIPAR), por exemplo, que só recicla entulhos da construção civil.


Coleta
O prefeito garantiu que a coleta de lixo em Mogi não sofrerá alterações nem atrasos, ao ser questionado sobre medidas emergenciais que poderão ser adotadas pela cidade caso a CS Brasil seja impedida de enviar os resíduos para o aterro Anaconda, em Santa Isabel. "Isto não vai acontecer. A empresa continuará levando o lixo para Santa Isabel e não teremos problema. O que muda é que a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente terá de acelerar o processo de licenciamento da área de transbordo em Mogi", disse.

Fonte:Mogi News

"Aterro Não!": Movimento prepara fórum sobre alternativas ao lixo

"Aterro Não!":
Movimento prepara fórum sobre alternativas ao lixo
Guilherme Bertti
Santos: Questão política
O movimento "Aterro Não!" irá realizar, na próxima semana, um fórum de discussão sobre as alternativas para a destinação do lixo domiciliar produzido em Mogi das Cruzes. Autoridades já defendem a implantação de uma usina verde para reciclar os resíduos sólidos e transformar os demais compostos em energia elétrica, por exemplo.
O advogado do Instituto Latino-Americano de Proteção ao Meio Ambiente (Ilapa), José Gustavo Ferreira dos Santos, trará da Espanha representantes de uma fabricante de usina de compostagem. A empresa já está instalando as duas primeiras unidades no Brasil. Além de separar os resíduos, a usina produz energia elétrica e combustível. "Durante muito tempo eu acreditei que o aterro sanitário era uma alternativa real e fácil. Depois da explosão no aterro da Pajoan, em Itaquá, mudei meu conceito. Estes empreendimentos não têm fiscalização ou qualquer controle rigoroso das normas ambientais", disse. Quanto ao custo, o advogado assegurou que existem linhas de financiamento, nacionais e internacionais, que tornam viável a implantação da usina. "É tudo uma questão política. Basta escolher fazer", afirmou.

Quem também acredita que a usina verde é a melhor opção para a cidade é o presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Guerrilheiros do Itapeti, Mário Berti. "A lei dos resíduos sólidos que entrou em vigor no ano passado nem permite mais a criação de aterros, por ser uma forma ultrapassada de se tratar o lixo. O Brasil perde em média 25 bilhões de dólares enterrando o lixo. O valor não é empecilho algum para a cidade conseguir trazer uma usina de combustão". Para ele, falta força política. "Uma usina pode produzir energia elétrica ou adubo, depende da vocação de cada cidade. Poderíamos doar energia para escolas, hospitais da cidade, diminuindo os gastos públicos. Mas falta coragem política para romper paradigmas atrasados com relação ao lixo", defendeu.
O advogado e secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subsede Mogi, Ademir Falque, disse que antes de escolher o melhor método de tratamento dos resíduos é preciso verificar a condição específica do aquífero nacional que fica na cidade. "Precisamos cuidar sim do nosso próprio lixo, desde que se faça isso em uma área ideal na cidade. Acredito que Mogi só vai evoluir quando resolver este que é o maior problema da cidade atualmente".
O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Mogi, Ivan Siqueira, espera que o Legislativo cobre uma posição da administração municipal da cidade. "Não faltam opções para tratar o lixo. Tem usina, reciclagem, compostagem. Até agora não se dava importância para tudo isso, porque enterrar o lixo dá lucro para poucos". (J.S.)

Fonte:Mogi News

Acabou: Cantora Perlla se separa após 43 dias de casamento

Acabou:
Cantora Perlla se separa após 43 dias de casamento
Divulgação
A cantora Perlla não está mais casada com Cássio Castilho. A moça colocou um comunicado oficial falando da separação em seu site. Eles ficaram casados apenas 43 dias. O motivo ela não diz. Em seu Twitter ela publicou: "Vivendo e aprendendo. Vou aparecer sim", escreveu a morena.
Fonte:Mogi News

Deficiência: Obra da AACD terá início em maio

Deficiência:
Obra da AACD terá início em maio
Cinco construtoras estão concorrendo para construir unidade de Mogi, que deve ser entregue no fim do ano
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Reprodução
Maquete mostra como será a unidade mogiana da AACD, que terá obras iniciadas em pouco tempo
A construção da unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) deve ser iniciada na segunda quinzena de maio. Na próxima semana, será apresentada a empresa responsável por construir o prédio, que será instalado na via Perimetral, no Rodeio. O superintendente institucional da entidade, Luiz Oberdan, falou com exclusividade ao jornal Mogi News e detalhou o processo de implantação da AACD em Mogi das Cruzes.
O projeto que autoriza a concessão do terreno para construção do empreendimento foi aprovado na Câmara na última semana e está aguardando a homologação pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), segundo informações da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura.
Cinco construtoras estão concorrendo para construir a unidade de Mogi, que tem previsão para ser entregue no fim do ano. "Estamos definindo na semana que vem qual vai ser a construtora. Os orçamentos estão sendo aguardados, nesta data teremos o valor fechado somados aos equipamentos. Após isso, a ideia é começar a construção entre 16 e 23 de maio, para no fim de setembro ou começo de outubro fazer a inauguração", explicou Oberdan.

O superintendente explicou que as obras estão dentro do cronograma previsto. "Estava tudo planejado, tanto o processo da aprovação das construtoras como os projetos estruturais da parte hidráulica e elétrica que já estão em mãos", contou. Ele acredita que não haverá dificuldade em conseguir as licenças necessárias para o prédio.
A expectativa é de que inicialmente sejam realizados 180 atendimentos diariamente na unidade, mas esse número poderá aumentar. "Poderão ser feitos 400 atendimentos se a carga horária da unidade aumentar, como acontece nas unidades da Mooca e de Osasco. Tudo vai depender da procura. Otimizamos o espaço e aproveitamos o tempo", destacou Oberdan. Ele informou que a AACD de Mogi irá atender as pessoas da região. "Nós vamos fazer um levantamento nas cidades próximas de Mogi em um raio de cerca de 180 quilômetros e essas pessoas serão atendidas em Mogi. As que já se tratam em São Paulo serão transferidas para o novo espaço e as que estão na fila de espera também serão atendidas", acrescentou.

Além de trazer benefícios aos portadores de deficiência física, a unidade vai gerar empregos para pessoas da região. "Antes de inaugurar AACD de Mogi, vamos divulgar as vagas e os interessados vão encaminhar os currículos para selecionarmos. Eles passarão cerca de um mês fazendo treinamento na AACD", explicou o superintendente. A expectativa é de que, quando a unidade for entregue, ela já esteja funcionando com todos os equipamentos.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes será a principal responsável em manter o prédio e a Associação de Reabilitação da Criança com Deficiência (ARCD), que será criada e formada por diversos representantes, poderá ajudar a manter a unidade captando doações e recursos. Oberdan informou que o gasto que administração municipal terá para manter a AACD irá variar conforme a quantidade de atendimentos realizados.

Fonte:Mogi News

Amanhã: Audiência vai discutir região metropolitana

Amanhã:
Audiência vai discutir região metropolitana
O secretário de Estado de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, participará amanhã, às 18 horas, no Centro de Cidadania e Arte de Mogi das Cruzes (Ciarte), de audiência pública para discutir o projeto de criação da Região Metropolitana de São Paulo. Esta é a quarta audiência pública para debater o projeto. Ainda serão realizadas audiências nos municípios de Francisco Morato e Embu das Artes. Estarão presentes prefeitos das cidades da região, deputados e representantes da sociedade civil. O Ciarte fica na rua Ricardo Vilela, 69, no centro da cidade.

Fonte:Mogi News

Saúde Obras de ampliação de UBS chegam a 30%

Saúde:
Obras de ampliação de UBS chegam a 30%
Cronograma de entrega está mantido, apesar dos atrasos provocados pelas chuvas de começo de ano. Posto de saúde atenderá mais pessoas
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Obras foram vistoriadas por secretários e vereador, que conferiram o andamento dos serviços. Posto de saúde dobrará o atendimento
As obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ponte Grande chegaram a 30%. A informação foi passada na manhã de ontem pelo secretário de Obras Walter Zago Ujvari após vistoria na unidade acompanhada do secretário de Saúde Paulo Villas Boas, do adjunto da pasta, Marcelo Delascio Cusattis, e do vereador Chico Bezerra (PSB). A ampliação será responsável pela duplicação da quantidade de pessoas atendidas na unidade mensalmente, atualmente em cerca de 750. A área passará dos atuais 200 metros quadrados para 380 metros quadrados e estão sendo investidos R$ 330.683,65 no local.

Apesar das fortes chuvas do começo deste ano, responsáveis por um atraso no começo da obra, Zago afirmou que está mantido o prazo de entrega do posto, em junho. De acordo com o secretário de Saúde, serão necessários de 15 a 20 dias para que a unidade seja equipada após a entrega do prédio.

O posto de saúde está sendo reformulado e praticamente dobrará de tamanho. Com os novos espaços vão ser instaladas salas para coleta, inalação e curativos. Haverá também novos sanitários, área coberta para o embarque e desembarque de ambulâncias. Para o secretário-adjunto da Saúde, o principal ganho com a ampliação será o atendimento à mulher. "Teremos um ganho muito grande com o dobro de atendimentos realizados e principalmente no atendimento de ginecologia e obstetrícia com a nova sala. Tivemos uma reunião recentemente com lideranças de bairros e verificamos que a demanda em ginecologia nessa região estava além do que desejávamos e com um médico a mais vamos desafogar isso beneficiando principalmente o posto do Jardim Maricá, que terá parte da demanda atendida aqui", explicou.

O secretário de Obras explicou em que fase a obra está. "Agora estamos na parte da cobertura e precisamos esperar um pouco para poder tirar o escoramento da laje que foi cheia há poucos dias. Já começamos um pouco do acabamento. Demorou mais para a obra sair do chão por conta das chuvas e a Resolução 13 (da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que aumentou a área de influência do Rio Tietê), que emperrou as obras por um tempo. Depois de pronto terá a parte da junção de um prédio com o outro", disse.


Outros
De acordo com Cusatis, a Secretaria de Estado da Saúde deve lançar ainda essa semana o edital para contratar a empresa que deverá equipar e gerenciar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). O equipamento deve ser inaugurado em junho próximo. O secretário de Saúde afirmou ainda que as unidades de Pronto Atendimento (PA) 24 horas da Vila Suíssa e de Jundiapeba serão os próximos postos de saúde a serem inaugurados, respectivamente em maio e junho próximos.

Fonte:Mogi News

Lixo Mogi integra consórcio para construir usina

Lixo
Mogi integra consórcio para construir usina
Acordo assinado ontem com a Sabesp prevê zona especial de tratamento de lixo, o que pode reduzir em até 50% o volume despejado em aterro
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Ney Sarnento PMMC

Bertaiolli, ao lado de outros prefeitos da região, se encontrou ontem com a presidente da Sabesp, Dilma Pena, para formalizar o acordo
Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis assinaram ontem o protocolo de intenções para formar um consórcio para tratar o lixo produzido nestes municípios. O projeto prevê a construção de uma usina de reciclagem e geração de energia que pode reduzir em até 50% a quantidade de lixo despejado em aterro atualmente. O acordo foi feito ontem durante uma reunião dos prefeitos com a presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Dilma Seli Pena, e será financiado pelo órgão.
Segundo o prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), a Sabesp possui economia mista, de capital aberto e tem ações negociadas nas bolsas de Valores de São Paulo e Nova Iorque, o que possibilita a companhia de fazer investimentos nesta área. "Por isso fomos até a Sabesp convidá-la para investir nestas cidade implantando uma forma moderna de tratar o lixo. Nós queremos uma usina de reciclagem com geração de energia, mas cabe à companhia analisar o melhor método que se encaixa ao perfil das cidades que compõem o consórcio. Mas enterrar lixo, nós não vamos", garantiu.

O governo do Estado de São Paulo é um dos principais acionistas da Sabesp. "É por isso que procuramos a Sabesp, que é a nossa primeira parceira. É uma forma de cobrar também uma solução do governo sobre a questão do lixo", afirmou.
O prefeito explicou ainda que as quatro cidades estão à disposição de futuros estudos que a Sabesp necessite fazer para definir o melhor local para a implantação da usina. "Precisamos, inclusive, que o empreendimento fique próximo a industrias, porque ela necessita de gás para gerar energia", comentou.
Se aprovar o projeto, a Sabesp ficará encarregada de implantar e gerenciar a usina. O valor do investimento do empreendimento ainda não foi divulgado, mas pode ultrapassar R$ 6 milhões. Este foi o dinheiro gasto para a implantação da Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Paraná (USIPAR), por exemplo, que só recicla entulhos da construção civil.


Coleta
O prefeito garantiu que a coleta de lixo em Mogi não sofrerá alterações nem atrasos, ao ser questionado sobre medidas emergenciais que poderão ser adotadas pela cidade caso a CS Brasil seja impedida de enviar os resíduos para o aterro Anaconda, em Santa Isabel. "Isto não vai acontecer. A empresa continuará levando o lixo para Santa Isabel e não teremos problema. O que muda é que a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente terá de acelerar o processo de licenciamento da área de transbordo em Mogi", disse.

Fonte:Mogi News

Desenvolvimento Prefeitura tem quatro áreas para empresas

 Desenvolvimento
Prefeitura tem quatro áreas para empresas
Secretário falou na Câmara sobre espaços para novos empreendimentos, mas também foi questionado sobre falta de investimentos no Taboão
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Marcelo Alvarenga/CMMC
Damásio foi à Câmara e falou sobre áreas para a instalação de novas empresas no município
A Prefeitura de Mogi das Cruzes possui quatro terrenos próprios em condições de receber grandes indústrias. Eles estão localizados em Brás Cubas (uma área que pertencia a Placo do Brasil), na Vila Industrial e dois em César de Souza. Um projeto de lei é elaborado neste momento pela Secretaria Municipal de Gestão para que os espaços possam ser leiloados, por meio de licitações. A concorrência pública para o primeiro lote dos terrenos deverá ficar pronta até o fim de maio.

As informações foram reveladas pelo secretário municipal de Desenvolvimento, Marcos Damásio, que passou por uma sabatina na Câmara Municipal durante a sessão de ontem. "Já pedi para que a secretária Elen (secretária municipal de Gestão, Elen Maria de Oliveira Valente Carvalho) priorize esta questão", disse Damásio.
As licitações devem ser criadas para que Mogi se adapte a uma lei federal que estipulou novas regras para a utilização de terrenos públicos. Entre as determinações está a proibição da doação de áreas. O empresário que se interessar pela construção de uma indústria em um espaço municipal, estadual ou federal terá que entrar na disputa para comprá-lo.
Entre as exigências para participar do certame estará à apresentação de um cronograma de obras, estudos os quais revelem quantos empregos pretende gerar e a expectativa de investimentos. "Queremos que o futuro proprietário não seja nenhum especulador", frisou o hoje secretário, mas que foi eleito vereador em 2008 e acabou convidado para comandar a pasta de Desenvolvimento.

Além de detalhar a situação dos terrenos municipais, Damásio foi questionado sobre a falta de investimentos no Taboão. "Em no máximo 10 anos, ele será o polo industrial mais importante da região metropolitana do Estado", respondeu o secretário, depois de confirmar que o distrito não conta com redes de esgoto e água, mas que "a Prefeitura tem se preocupado com a infraestrutura do local". Damásio citou a recente implantação de luminárias. Uma afirmação do secretário que causou protestos dos vereadores foi que "Mogi não tem problema com a mão de obra dos trabalhadores".

Fonte:Mogi News