quinta-feira, 28 de abril de 2011

Saúde Obras de ampliação de UBS chegam a 30%

Saúde:
Obras de ampliação de UBS chegam a 30%
Cronograma de entrega está mantido, apesar dos atrasos provocados pelas chuvas de começo de ano. Posto de saúde atenderá mais pessoas
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho
Obras foram vistoriadas por secretários e vereador, que conferiram o andamento dos serviços. Posto de saúde dobrará o atendimento
As obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ponte Grande chegaram a 30%. A informação foi passada na manhã de ontem pelo secretário de Obras Walter Zago Ujvari após vistoria na unidade acompanhada do secretário de Saúde Paulo Villas Boas, do adjunto da pasta, Marcelo Delascio Cusattis, e do vereador Chico Bezerra (PSB). A ampliação será responsável pela duplicação da quantidade de pessoas atendidas na unidade mensalmente, atualmente em cerca de 750. A área passará dos atuais 200 metros quadrados para 380 metros quadrados e estão sendo investidos R$ 330.683,65 no local.

Apesar das fortes chuvas do começo deste ano, responsáveis por um atraso no começo da obra, Zago afirmou que está mantido o prazo de entrega do posto, em junho. De acordo com o secretário de Saúde, serão necessários de 15 a 20 dias para que a unidade seja equipada após a entrega do prédio.

O posto de saúde está sendo reformulado e praticamente dobrará de tamanho. Com os novos espaços vão ser instaladas salas para coleta, inalação e curativos. Haverá também novos sanitários, área coberta para o embarque e desembarque de ambulâncias. Para o secretário-adjunto da Saúde, o principal ganho com a ampliação será o atendimento à mulher. "Teremos um ganho muito grande com o dobro de atendimentos realizados e principalmente no atendimento de ginecologia e obstetrícia com a nova sala. Tivemos uma reunião recentemente com lideranças de bairros e verificamos que a demanda em ginecologia nessa região estava além do que desejávamos e com um médico a mais vamos desafogar isso beneficiando principalmente o posto do Jardim Maricá, que terá parte da demanda atendida aqui", explicou.

O secretário de Obras explicou em que fase a obra está. "Agora estamos na parte da cobertura e precisamos esperar um pouco para poder tirar o escoramento da laje que foi cheia há poucos dias. Já começamos um pouco do acabamento. Demorou mais para a obra sair do chão por conta das chuvas e a Resolução 13 (da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que aumentou a área de influência do Rio Tietê), que emperrou as obras por um tempo. Depois de pronto terá a parte da junção de um prédio com o outro", disse.


Outros
De acordo com Cusatis, a Secretaria de Estado da Saúde deve lançar ainda essa semana o edital para contratar a empresa que deverá equipar e gerenciar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). O equipamento deve ser inaugurado em junho próximo. O secretário de Saúde afirmou ainda que as unidades de Pronto Atendimento (PA) 24 horas da Vila Suíssa e de Jundiapeba serão os próximos postos de saúde a serem inaugurados, respectivamente em maio e junho próximos.

Fonte:Mogi News