quinta-feira, 28 de abril de 2011

Deficiência: Obra da AACD terá início em maio

Deficiência:
Obra da AACD terá início em maio
Cinco construtoras estão concorrendo para construir unidade de Mogi, que deve ser entregue no fim do ano
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Reprodução
Maquete mostra como será a unidade mogiana da AACD, que terá obras iniciadas em pouco tempo
A construção da unidade da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) deve ser iniciada na segunda quinzena de maio. Na próxima semana, será apresentada a empresa responsável por construir o prédio, que será instalado na via Perimetral, no Rodeio. O superintendente institucional da entidade, Luiz Oberdan, falou com exclusividade ao jornal Mogi News e detalhou o processo de implantação da AACD em Mogi das Cruzes.
O projeto que autoriza a concessão do terreno para construção do empreendimento foi aprovado na Câmara na última semana e está aguardando a homologação pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM), segundo informações da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura.
Cinco construtoras estão concorrendo para construir a unidade de Mogi, que tem previsão para ser entregue no fim do ano. "Estamos definindo na semana que vem qual vai ser a construtora. Os orçamentos estão sendo aguardados, nesta data teremos o valor fechado somados aos equipamentos. Após isso, a ideia é começar a construção entre 16 e 23 de maio, para no fim de setembro ou começo de outubro fazer a inauguração", explicou Oberdan.

O superintendente explicou que as obras estão dentro do cronograma previsto. "Estava tudo planejado, tanto o processo da aprovação das construtoras como os projetos estruturais da parte hidráulica e elétrica que já estão em mãos", contou. Ele acredita que não haverá dificuldade em conseguir as licenças necessárias para o prédio.
A expectativa é de que inicialmente sejam realizados 180 atendimentos diariamente na unidade, mas esse número poderá aumentar. "Poderão ser feitos 400 atendimentos se a carga horária da unidade aumentar, como acontece nas unidades da Mooca e de Osasco. Tudo vai depender da procura. Otimizamos o espaço e aproveitamos o tempo", destacou Oberdan. Ele informou que a AACD de Mogi irá atender as pessoas da região. "Nós vamos fazer um levantamento nas cidades próximas de Mogi em um raio de cerca de 180 quilômetros e essas pessoas serão atendidas em Mogi. As que já se tratam em São Paulo serão transferidas para o novo espaço e as que estão na fila de espera também serão atendidas", acrescentou.

Além de trazer benefícios aos portadores de deficiência física, a unidade vai gerar empregos para pessoas da região. "Antes de inaugurar AACD de Mogi, vamos divulgar as vagas e os interessados vão encaminhar os currículos para selecionarmos. Eles passarão cerca de um mês fazendo treinamento na AACD", explicou o superintendente. A expectativa é de que, quando a unidade for entregue, ela já esteja funcionando com todos os equipamentos.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes será a principal responsável em manter o prédio e a Associação de Reabilitação da Criança com Deficiência (ARCD), que será criada e formada por diversos representantes, poderá ajudar a manter a unidade captando doações e recursos. Oberdan informou que o gasto que administração municipal terá para manter a AACD irá variar conforme a quantidade de atendimentos realizados.

Fonte:Mogi News