terça-feira, 6 de março de 2012

Caso Grazielly Polícia Civil promete perícia em jet ski hoje



Equipamento pilotado por adolescente que atropelou menina em Guaratuba será vistoriado no Guarujá
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Erick Paiatto


A perícia marcada para hoje tem objetivo levantar informações sobre o funcionamento do jet ski
A Polícia Civil de Bertioga vai periciar o jet ski pilotado por um adolescente de 13 anos na praia de Guaratuba, em Bertioga, que, desgovernado, atropelou e matou Grazielly de Almeida Lames, de 3 anos, durante o carnaval. A perícia vai ser feita na delegacia de Guarujá, no período da manhã, em horário não divulgado. 
No dia 20 deste mês, o perito contratado pelos advogados de defesa da família da vítima, Jean Pierre, vai realizar nova perícia, que será enviada ao Ministério Público, junto ao laudo da Polícia Civil.


A perícia tem como objetivo levantar informações sobre o funcionamento do jet ski. Segundo o advogado de defesa do adolescente, Maurimar Bosco Chiasso, e de algumas testemunhas, o equipamento apresentou um problema mecânico, e saiu disparado pela orla da praia. Um dispositivo chamado modulador, que fica no interior do jet, pode confirmar ou desmentir esta hipótese.


Além da nova perícia, a defesa de Grazielly pretende também fazer uma reconstituição do acidente. "Vamos contar com a participação de um piloto profissional de jet ski, que vai explicar como o dispositivo funciona", comentou José Beraldo.


O advogado participou ontem de uma reunião com o Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira. "Pedi para ele uma atenção especial no andamento deste processo, principalmente no que diz respeito ao trabalho da promotora Rosana Colletta, que tenho certeza, vai tomar as decisões mais justas possíveis" comentou.


Na semana passada, o advogado de defesa chegou a cogitar protocolar um pedido para que a promotoria que cuida do caso fosse trocada. 
Depois da conclusão dos laudos técnicos, o processo deve prosseguir na justiça. A defesa de Grazielly tenta responsabilizar criminalmente os donos do jet ski e quem autorizou o garoto a pilotá-lo. Segundo depoimento do próprio menino, isso teria sido feito pelo empresário José Augusto Cardoso e sua esposa Ana Júlia Cardoso, que são padrinhos do jovem.


Fonte:Mogi News

Depoimento Legista deve detalhar laudos de irmãs Yoshifusa


Daniel Carvalho



Zeno Morrone deverá detalhar os laudos do IML em depoimento
No próximo dia 26, o médico legista do Instituto Médico Legal (IML) de Mogi das Cruzes, Zeno Morrone, vai ser ouvido pelo 2º juiz da Vara Criminal de Mogi das Cruzes, Gióia Perini. Ele deve detalhar os laudos sobre a morte das irmãs Renata e Roberta Yoshifusa, brutalmente assassinadas no dia 11 de novembro do ano passado. O especialista, que chegou a se emocionar ao falar sobre o caso após concluir os exames de necropsia nas meninas, não pode dar entrevista porque o processo segue em segredo de Justiça.


Mesmo sem poder comentar o caso, o que Zeno levará à Justiça não é segredo. O médico legista deverá falar sobre a forma brutal como as irmãs foram mortas em casa. No último dia 12 de novembro, ele informou que os golpes nos pescoço das duas meninas foram tão fortes que chegaram a atingir a traqueia. 
O pintor Antonio Carlos Rodrigues da Silva Júnior, o Tartaruga, tentou violentar as duas irmãs enquanto elas ainda estavam vivas. Apesar da tentativa, o estupro não foi consumado, segundo laudos. 
Os laudos emitidos pelo IML de Mogi apontaram que Renata tinha várias marcas na região da cabeça. Segundo a avó materna da vítima, o ferimento foi provocado por um castiçal. Outros cinco golpes de faca foram desferidos contra a vítima. Roberta desceu as escadas, foi para a cozinha e foi surpreendida pelas costas ao ser esfaqueada. Ela também foi agredida com o castiçal. 
Na sexta-feira passada, cinco testemunhas foram ouvidas durante a primeira audiência de instrução e julgamento contra Tartatuga. Além dos pais das garotas, a empregada doméstica, o limpador de piscina e o delegado do Setor de Homicídios que presidiu o inquérito, também prestaram depoimento. (J.S.)


Fonte:Mogi News

Católicos preparam caravana para a posse de dom Airton

Integrantes dos 52 núcleos paroquiais da Diocese de Mogi das Cruzes já iniciaram os preparativos para a viagem até Campinas, onde irão acompanhar a posse do ex-bispo diocesano de Mogi, dom Airton José dos Santos, no cargo de arcebispo daquela Arquidiocese. A posse está marcada para o próximo dia 15 de abril, o Domingo da Misericórdia no calendário católico, às 10 horas. A presença maciça de simpatizantes de dom Airton na solenidade, entretanto, já começa a preocupar os responsáveis pela organização da cerimônia. Uma das primeiras medidas tomadas por eles foi a transferência do local da posse, que deveria acontecer na Catedral Metropolitana de Campinas, para a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, com capacidade para comportar 2 mil pessoas sentadas. A julgar pelas primeiras informações obtidas junto aos meios católicos, cada paróquia está cuidando de seu próprio esquema de participação na posse. Mas é quase certo que cada uma delas deverá fretar pelo menos um ônibus, ainda que esse número possa subir em determinadas localidades mais próximas do antigo bispo. Como cada ônibus transporta, em média, 45 pessoas, tudo indica que os dez municípios que compõem a Diocese irão enviar a Campinas algo em torno de 3.500 ou mais católicos. Sinal de que a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora poderá ficar pequena para tanta gente. Diante disso, a Arquidiocese de Campinas deverá divulgar em seu site, em breve, novas informações sobre estacionamento e acomodações para os visitantes. Por enquanto, há garantia de tudo está absolutamente sob controle.


Fonte:O Diário de Mogi

Avenida Cívica será exclusiva para ciclistas Avenida Cívica será exclusiva para ciclistas


Três atletas brasileiros competem na Costa Rica em busca de pontos para a classificação olímpica. Foto: CBC/Divulgação
Aproximadamente 500 pessoas aproveitaram o domingo de sol para participar do 1º Passeio Ciclístico de Mogi das Cruzes – Parque a Parque, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Durante o evento, a Secretaria anunciou o fechamento da Avenida Cívica em dois dias da semana, no período noturno, para a prática de esportes."A procura pela prática do ciclismo aumentou após os Jogos Abertos. A novidade é que a partir de hoje, a Avenida Cívica será fechada, por sugestão do prefeito Marco Bertaiolli para a prática do esporte. Às terças e quintas-feiras, das 19 às 21h30, fecharemos a avenida para que os esportistas possam usar o espaço com segurança", explicou o secretário-adjunto de Esportes e Lazer, Fred Abib. 


O prefeito Marco Bertaiolli prestigiou o evento que reuniu amantes da bicicleta e ciclistas amadores no Parque Botyra Camorim Gatti, ponto de partida do passeio. Todos andaram pelas ruas do Centro da Cidade com destino ao Parque Centenário e retornaram para o local de início do trajeto, onde foram recebidos por uma apresentação musical. Um dos destaques do evento foi a grande participação de famílias."Este foi um passeio para toda a família mogiana, para que todos pudessem participar pensamos em um trajeto curto e plano. Os pais levaram seus filhos para andar de bicicleta tranquilamente pelo centro da cidade e ainda aproveitaram momentos de lazer em nossos parques. Estamos trabalhando para a melhoria da qualidade de vida da nossa população", disse o chefe do Executivo.O grande número de crianças chamou a atenção. Na garupa dos pais ou em suas pequenas bicicletas elas fizeram a festa durante todo o trajeto. "Foi ótimo, não tenho como comentar", disse Heitor de Siqueira Meirelles, de 6 anos, que seguiu na frente do pelotão. O menino aprendeu a andar de bicicleta com apenas 3 anos de idade. O amor pelo ciclismo veio do pai, Ulisses Meirelles, 35 anos, que há 24 pratica o esporte. "Espero que tenha mais passeios como este", pediu.


Fonte:O Diário de Mogi







Clandestinos continuam a agir



Apesar das denúncias publicadas por O Diário na edição de domingo passado, o transporte clandestino de passageiros entre Mogi das Cruzes e Bertioga ainda persiste. No início da tarde de anteontem, a reportagem identificou três funcionários que atuam na linha na porta da Estação Estudantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), do lado do Terminal Rodoviário Geraldo Scavone. As Polícias Civil e Militar e a Prefeitura esperam que a população ajude denunciando os infratores.


Flagrado por O Diário no dia 18 de fevereiro, o caso ganhou um novo capítulo no último domingo. Uma fonte, que preferiu não se identificar, disse que o esquema tem a participação de policiais militares e conta com as vistas grossas de agentes da Prefeitura de Mogi. Segundo ele, o transporte serve também para escoar drogas para Bertioga e teria ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que age dentro e fora de presídios de São Paulo.


Por volta das 13 horas do último domingo, a reportagem flagrou funcionários tentando conseguir novos passageiros com destino ao Litoral, próximo à Estação Estudantes da CPTM. Os homens agiam tranquilamente no local.


Procurada, a Prefeitura informou, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social, que fiscaliza ininterruptamente a questão do transporte por fretamento. Em janeiro deste ano, segundo a nota, foram emitidos três atos de infração para casos assim. O valor inicial da multa é de R$ 1.213,96, em reincidência sobe para R$ 2.427,93 e o veículo é apreendido. Em 2011, o mesmo trabalho rendeu 20 autuações e três apreensões.


O secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, declara que nunca recebeu, interna ou externamente, denúncias de corrupção entre as equipes de agentes de fiscalização de trânsito. "Em três anos e meio de trabalho, nunca chegou até mim, seja internamente, via Ouvidoria, ou de pessoas de fora, qualquer denúncia sobre algo parecido com isso, então desconheço qualquer suposto envolvimento", declara, lembrando que a Prefeitura conta com a ajuda da população, por meio do registro de denúncias, que devem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 773 0194.


Já o tenente-coronel José Francisco Braga, do 17º Batalhão da Polícia Militar, afirma que vai iniciar uma investigação preliminar do caso. "Mas é importante que a fonte que se apresentou ao jornal nos procure para detalhar o caso. Pode ter a consciência de que estará protegido", explica.


Para Júlio Vaz, coordenador de Comunicação da Delegacia Seccional de Mogi, só é possível abrir um inquérito a partir de uma denúncia formal. "Para isso existe o Disque-Denúncia (181), onde as informações do denunciante são mantidas em sigilo total. A pessoa pode recorrer a esta opção ou se dirigir a uma delegacia, se preferir", salienta.


Fonte:O Diário de Mogi

Economia Mogi registra mais de 3,2 mil novas empresas


Jucesp aponta crescimento de 15% no número de constituições em relação a 2010; micros e pequenas empresas representam 93% do total
Divulgação

Atividade econômica cresceu com empresas; micros e pequenas se destacam. Aumento de adesões ao MEI é um dos fatores positivos
A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) apresentou um aumento de 15% no número de empresas constituídas em 2011 em Mogi das Cruzes. No ano passado, foram registrados 3.216 empreendimentos na cidade, frente a 2.794 em 2010. Desse total, 93% representam micro e pequenas empresas (3.014). O levantamento leva em consideração a soma de constituições deferidas pela Jucesp com o número de formalizações do programa Microempreendedor Individual (MEI), em prática desde julho de 2009.


De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, um dos fatores apontados para o crescimento da atividade empresarial é o aumento de adesões ao MEI. "O programa trouxe novas oportunidades para os trabalhadores que atuavam na informalidade. Agora esses empreendedores passaram a ter melhores condições para crescer e prosperar, com direito a todos os benefícios previstos em lei. É o início de um novo patamar de desenvolvimento, que também trará resultados positivos para a economia", ressalta o secretário. 
O Estado de São Paulo é líder no registro de novas empresas no Brasil, com 33,1% de participação no ranking do Departamento Nacional de Registro de Comércio (DNRC). Minas Gerais ocupa a segunda posição, com 9,4%, seguido por Paraná (7,9%), Rio Grande do Sul (7,4%) e Rio de Janeiro (6,6%). Em 2011, foram registrados um total de 444,6 mil empreendimentos no Estado.


Dentre os tipos jurídicos tradicionais, com exceção do MEI, as sociedades limitadas foram as preferidas dos empreendedores paulistas no último ano, com 51% do total. Os empresários individuais representaram 48% e as sociedades anônimas 1%. Para o presidente da Jucesp, José Constantino de Bastos Júnior, o cenário poderá sofrer variações nos próximos anos. "Os registros de microempreendedores individuais deverão continuar crescendo durante um período até se estabilizarem a longo prazo, abrindo caminho para transformações em modelos que permitam a ampliação do porte empresarial," diz. 
Segundo ele, também há expectativas quanto à criação da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli). "O modelo surgiu no início do ano como uma alternativa contra a formação de empresas que utilizam pessoas irregularmente como sócias, para que o empresário possa usufruir sozinho das condições de limitação de responsabilidade na atividade empresarial", explica.


Eireli
Em operação desde o dia 9 de janeiro, o modelo de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada permite a constituição de empresa por uma única pessoa, sem a necessidade da existência de sócio para proteger os bens particulares do proprietário em caso de dívidas. Conforme previsto pela lei 12.441/2011, que cria a Eireli, o empreendedor deve dispor de capital social integralizado correspondente a pelo menos 100 vezes o valor do salário mínimo vigente no País, que equivale a R$ 622. 
Dessa forma, o capital mínimo obrigatório para constituição ou transformação de outros tipos jurídicos para esse novo modelo é de R$ 62.200. No primeiro mês de atuação, foram protocolados 941 pedidos de criação de Eirelis no Estado. Desses, 698 foram novas constituições e 243 por atos de transformação de empresas que já existiam sob outros formatos jurídicos.


Fonte:Mogi News

Emoção Mãe carioca encontra filha em Mogi após 24 anos


Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A mogiana Regina Rodrigues não vê a mãe há 24 anos
Após 24 anos sem ter nenhuma notícia, a aposentada Geraldina Bastos, de 97 anos, moradora do Rio de Janeiro, conseguiu encontrar a filha, a doméstica mogiana Regina Rodrigues, 51. Ela foi localizada por intermédio da Ouvidoria Municipal, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de César de Souza. 
A história começou quando o funcionário público Claudio Luis Rodrigues, 42, resolveu presentear a avó, moradora de Nova Iguaçu, região da Baixada Fluminense, que completará 98 anos no próximo dia 20 de março. A aposentada sempre disse que sonhava reencontrar a filha desaparecida. Assim, o neto de dona Geraldina resolveu buscar informações que levassem ao paradeiro da tia. 
"Sabíamos apenas que ela estava vivendo em um bairro chamado César de Souza", contou. "Comecei a pesquisar na Internet e encontrei o endereço do e-mail da Ouvidoria no site da Prefeitura", disse.


Imediatamente, o funcionário público encaminhou um e-mail contando a história da carioca quase centenária. "Alguns dias depois, recebi a informação de que meu pedido havia sido repassado à Secretaria Municipal de Assistência Social para devidas providências", contou. "Uma semana depois, uma assistente social do Cras de César de Souza me ligou. Para minha surpresa, ela passou o telefone da minha prima, Flávia, que conheci quando tinha apenas 5 anos. Entrei em contato e consegui o número da minha tia", contou Rodrigues. 
Em posse do número, ele foi até a casa da avó. "Fiz questão de estar ao lado dela na primeira vez em que ligasse para a Regina. Assim que ela atendeu, passei o telefone e ela ficou pasma ao ouvir a voz da filha", descreveu o funcionário público. "Estou planejando trazer a minha tia para o Rio no dia do aniversário da minha avó", revelou o neto.


Regina Rodrigues chegou a Mogi, saindo do Rio, em 1988. Em terras mogianas, ela teve três filhos, totalizando cinco. "Fiquei muito surpresa", contou. "Criei meus cinco filhos sozinha e a vida acabou deixando a minha mãe longe. Ao longo destes 24 anos, mesmo sem saber, minha mãe ganhou três netos e 13 bisnetos", brincou a doméstica, que prometeu nunca mais perder o contato com a mãe. "Ela está saudável e muito lúcida", comemorou.




Ouvidoria
"Esse é o objetivo da Ouvidoria: ser a ponte do cidadão com o poder público e, acima de tudo, cuidar das pessoas", salientou o ouvidor municipal, Romildo Campello.


Fonte:Mogi News

Crime em São Paulo Dupla acusada de matar PM é presa


Polícia localizou domingo Jean Souza e Willian Carneiro em Mogi porque eles foram socorridos no Hospital Luzia
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Divulgação

Jean de Souza e Willian Carneiro, ambos de 20 anos, foram presos em flagrante anteontem no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi
Os ajudantes Jean Anderson Fernandes de Souza e Willian Jean de Souza Carneiro, ambos de 20 anos, foram presos na madrugada de ontem depois de darem entrada no pronto socorro do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. Eles foram feridos por disparos de arma de fogo e, segundo a polícia, são acusados de terem assassinado o sargento André Martucci Custódio, 31, em São Paulo. O motivo do crime ainda é investigado pela Polícia Civil.


O crime ocorreu na rua Antônio Palmieri, no Jardim Brasil, na zona Norte às 23h50 de anteontem. Segundo testemunhas, o sargento, que trabalha no 43° Batalhão da Polícia Militar, saía da casa de amigos, quando foi surpreendido por três homens armados, que chegaram em um Palio Adventure. Um dos bandidos teria ordenado que os amigos do sargento entrassem no imóvel. Nesse momento, o policial teria iniciado uma troca de tiros com o trio e, antes de ser atingido, teria conseguido balear dois deles.


O militar foi socorrido no Hospital do Jaçanã, mas não resistiu ao ferimento e morreu. Horas depois, a PM localizou o carro usado pelos bandidos na rua Carlos Rodrigues de Chaves, no Parque Edu Chaves. No veículo havia manchas de sangue, o que fez com que a polícia ficasse em alerta com a entrada de qualquer pessoa baleada em hospitais.


Já na madrugada de domingo a PM foi alertada sobre dois homens baleados socorridos no Luzia, em Mogi. Algumas testemunhas foram levadas até o hospital, onde reconheceram Souza e Carneiro como sendo os responsáveis pela troca de tiros com Custódio. Diante disso, o delegado Carlos Alberto de Campos prendeu a dupla em flagrante por homicídio.


Segundo a PM, é possível que o sargento tenha sido assassinado em represália a uma apreensão de meia tonelada de entorpecente recentemente em São Paulo. Segundo o Mogi News apurou, o policial teria participado da apreensão. A droga pertencia a membros da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).


Fonte:Mogi News

Desespero Mogiana pede internação do filho à Justiça


Jovem de 22 anos é viciado em crack e, por causa da droga, está colocando a vida de toda a família em risco
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Como a maioria dos usuários de drogas, mogiano se tornou violento e está gerando riscos à família
Uma mãe desesperada e uma família em ruínas. É neste cenário que uma dona de casa mogiana pede a internação compulsória do filho de 22 anos, usuário de crack desde os 17 anos. Ela espera que a Justiça determine que ele seja encaminhado para uma clínica de recuperação para dependentes químicos, como a existente em Franco da Rocha, Região Metropolitana de São Paulo. O sistema adotado no local impede a fuga dos internos. O pedido tem como base o histórico do jovem mogiano, que já fugiu de três clínicas convencionais, em São Bernardo do Campo e em Taboão da Serra. 
A internação compulsória só pode ser definida por um juiz. E é exatamente à Justiça que a mãe pede ajuda neste momento, em que ela, a filha de 7 anos e o marido, pai do usuário, correm o risco de serem as mais novas vítimas do crack.


Moradora de Brás Cubas, a dona de casa vive com medo de que o filho possa cometer um homicídio, contra o pai, a irmã ou ela própria, como consequência do uso ou da falta da droga. A mogiana também teme pela vida do filho. 
Ela contou que têm em mãos três laudos do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) que provam que o jovem não pode mais viver em sociedade. A situação do mogiano chegou ao ponto de a Justiça determinar, em 2009, que ele ficasse preso em uma cela isolada no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mogi das Cruzes até encontrar um tratamento adequado. Permaneceu nestas condições por quase dois anos, mas o prazo expirou e ele não conseguiu ir para a clínica. Foi exatamente neste período que foram emitidos os três laudos do Imesc. Quando saiu, voltou ainda mais violento e consumindo crack de uma forma mais frenética. 
Antes mesmo do crack, o jovem já tinha um perfil psicológico problemático. Aos 13 anos de idade, apresentava transtornos graves, com isolamento e depressão.


Morador de rua
O dependente quími-co vive atualmente nas ruas. Ele dorme no carro dos pais, que fica estaciona-do na rua da frente do condomínio onde vivia com a família. Os antigos vizinhos proibiram a entrada dele no conjunto habitacional. A justificativa foi o medo. Os condôminos presenciaram uma das crises. 
O usuário de drogas destruiu a casa onde morava. A violência sob o efeito do crack era tanta que as portas e as janelas do apartamento foram arrancadas. O objetivo era levar algo de valor para trocar por mais drogas.


Na ocasião, há alguns meses, a família se mudou e foi morar de aluguel em uma casa do outro lado da cidade. O filho conseguiu chegar até eles e os ameaçou. Se não desse dinheiro, mataria o pai, a mãe e sequestraria a irmã.


A dona de casa afirma que o filho já não reconhece o pai nem a mãe. Eles são vistos apenas como meros financiadores do vício. O filho mais velho não suportou a pressão e saiu de casa. Ou tomaria esta atitude ou acabaria com a vida do irmão.


Fonte:Mogi News



Agenda Metropolitana Consórcio fecha acordo para brigar por um aeroporto no Alto Tietê


É consenso entre os representantes municipais a candidatura da região como sede do empreendimento
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Secretários municipais e técnicos das prefeituras do Alto Tietê participaram de reunião em Mogi; várias propostas foram discutidas
Secretários municipais e técnicos das prefeituras do Alto Tietê concluíram ontem à tarde, durante reunião em Mogi, parte da lista de pedidos de investimentos que serão apresentados ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e secretários na reunião da Agenda Metropolitana marcada para o dia 30 deste mês. 
Na pauta do encontro de ontem, realizado no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), foram apresentados mais 12 projetos na área de transporte público de passageiros, logística e transporte e infraestrutura, além dos 28 apresentados previamente ao secretário de Desenvolvimento Metropolitano Edson Aparecido e considerados de interesse regional. 
Portanto, são, até o momento, 40 propostas de investimentos para o Alto Tietê, sendo que há ainda outras duas câmaras temáticas (Saúde e Educação) discutidas em Suzano e Arujá em que mais projetos foram apresentados e ainda mais dez câmaras devem ser realizadas até amanhã para discutir outros setores. 
Dentre os novos itens incluídos na câmara técnica realizada em Mogi, tornou-se consenso entre os representantes municipais a candidatura do Alto Tietê como provável sede do terceiro aeroporto da Região Metropolitana. "Todos os secretários e até prefeitos que participaram da reunião (Marco Bertaiolli - Mogi; Jorge Abissamra - Ferraz de Vasconcelos) concordam que a logística da nossa região, que faz acesso a várias partes do Estado, desde litoral, passando por portos, além de servir de ligação para estradas interestaduais, dentre outros fatores, credenciam o Alto Tietê a receber aeroporto, independente de ser para voos particulares ou executivos. Não estamos apresentando cidade A ou B a ter o aeroporto, mas sim uma proposta para que o Estado faça investimentos neste setor. O Alto Tietê não pode ficar sem este investimento. É uma posição unânime, do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê)", detalhou o secretário de Planejamento, João Francisco Chavedar, coordenador do evento de ontem em Mogi.


O prefeito de Mogi, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD), participou do início da reunião, pouco antes da discussão da proposta do aeroporto ser apresentada. Ele, que é relator na Câmara Temática criada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para discutir sobre o aeroporto, acredita que a discussão tenha um ponto final ainda neste semestre. 
"Os estudos e discussões técnicas que apontarão qual a região mais propensa a receber o aeroporto ainda começarão no fim deste mês. Contudo, não há dúvidas de que o Alto Tietê têm condições de pleitear este investimento", disse o prefeito de Mogi. 
O prefeito de São Bernardo do Campo, na região do ABC, Luiz Marinho (PT), é presidente da Câmara Temática da qual Bertaiolli faz parte, e já apresentou aos governos estadual e federal um projeto de investimentos na aviação civil e que inclui um aeroporto.


Fonte:Mogi News

Educação Fatec de Mogi ganhará novos cursos e vagas


Estudos para a ampliação da unidade da Faculdade de Tecnologia já estão sendo feitos e expansão deve ocorrer no atual prédio da instituição
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Unidade mogiana da Fatec, no bairro Mogilar, deve receber mais opções de cursos em breve
A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes terá a capacidade de atendimento ampliada. Por meio da Assessoria de Imprensa, a Fundação Paula Souza, entidade que gerencia as Fatecs no Estado, informou que "estão sendo realizados estudos iniciais para a ampliação" e que, "possivelmente, ela ocorrerá no atual prédio", localizado no Mogilar. 
A elaboração do "programa pedagógico", desenvolvido pelo Centro Paula Souza em conjunto com a direção da faculdade mogiana, será o primeiro passo para aumentar o número de alunos e, consequentemente, a quantidade de cursos profissionalizantes.


A decisão de ampliar a Fatec ocorre dias depois do encontro entre o deputado estadual André do Prado (PR), a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, o diretor da Fatec de Mogi, Fernando Juabre Muçouçah, e representantes da Prefeitura. A reunião, realizada na sede da entidade educacional, no centro de São Paulo, ocorreu na quinta-feira passada.


Atualmente, 700 estudantes frequentam os três cursos oferecidos (Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Agronegócio e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas). O atual prédio não comporta novos alunos, situação que motivou o deputado estadual a solicitar a ampliação da parte estrutural. 
"Nossa pretensão é colocar mais três cursos na unidade", disse o parlamentar republicano. Ele contou que a ideia é inserir disciplinas nas áreas de Metalurgia, Eletrônica e Gestão Ambiental. 
O deputado revelou que, "durante a reunião, já havia sido definido que a instituição que coordena a unidade iria analisar o atual prédio e elaborar um estudo do custo das obras". "Queremos incluir o projeto na agenda de obras da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano. Será preciso um investimento de até R$ 8 milhões", revelou Prado. 
Segundo o deputado, o prédio deverá ganhar mais dois andares. Uma parte da atual estrutura precisará ser destruída. A parte ambiental também deverá ser equacionada, uma vez que a Fatec está localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA). "Os técnicos do Centro Paula Souza vão definir qual será o impacto naquela região e somente após esta análise é que a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) deverá ser acionada", afirmou.


"A região tem aumentado a oferta de emprego, mas os trabalhadores não estão capacitados. Precisamos de faculdades gratuitas e de alta qualidade, como a Fatec", avaliou.

Fonte:Mogi News

Chapéu Panamá


Erick Paiatto



O ouvidor municipal Romildo Campello e o secretário municipal de Assuntos Jurídicos José Ferreira Filho aproveitaram o sol escaldante de sábado para lançar moda: os dois usaram chapéu tipo Panamá durante a inauguração do Cempre. Consultores de moda e estilo dizem que o adereço é uma maneira elegante de se proteger do sol. 


Fonte:Mogi News

Padre ou vereador?
A confusão feita pelo vereador Pedro Komura (PSDB) continuou repercutindo na inauguração de sábado no Botujuru. Dois dias antes, na entrega de uma creche no Cocuera, ele viu o padre Antonio Carlos, do Botujuru, ao lado do vereador Protássio Ribeiro Nogueira (PSD) e o cumprimentou ao microfone o chamando de Jean Lopes (PC do B), que, diga-se de passagem, nem estava presente.


Divulgação

Confusão à vista
Depois de boas risadas de quem presenciou a cena, Jean Lopes e o padre confundido se encontraram no sábado com o também autor da confusão, o vereador Komura, e todos aproveitaram para posar para foto. A confusão foi mostrada pela jornalista Noêmia Alves na coluna de sábado. 


Fonte:Mogi News

Moeda da sorte


Divulgação



A secretária do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares, encontrou uma moedinha de R$ 0,10 durante a vistoria feita na usina de transbordo da Volta Fria. Mais do que depressa, o vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB), conhecido por ter fama de Tio Patinhas, pegou a moeda e revelou que a guardaria como um amuleto da sorte. Tá bom...

Fonte:Mogi News

De volta


O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), o Boy, está retornando, aos poucos, para o cenário político de Mogi das Cruzes. Depois de participar da inauguração da clínica Unica, em Jundiapeba, há cerca de um mês, ele voltou no sábado para também participar de outra inauguração, a do Cempre Professor José Limongi Sobrinho, no Botujuru.


Daniel Carvalho

Viadutos
O deputado só deu entrevista à jornalista Marilei Schiavi, do programa Radar Noticioso, alegando que o que ele falava na Metropolitana já repercutia em todo o País. Falou de Tiririca, das eleições municipais em São Paulo, dos dois viadutos em Mogi, que aguardam desdobramentos em Brasília, e de sua presença no evento. Segundo Boy, ele foi à festa porque Limongi Sobrinho, o patrono do Cempre, foi vice-prefeito do pai dele, Waldemar Costa Filho
Imbróglio
"Se o Tiririca for candidato, ele faz no mínimo um milhão e meio de votos. Só para deputado, ele teve 500 mil votos na capital, mas vamos ver se é interessante e escutar todo o nosso pessoal", disse Boy, sobre o possível lançamento do deputado-palhaço como candidato a prefeito de São Paulo.


Mulher no comando
Sobre o Ministério dos Transportes, cujo titular é Paulo Passos, que é do PR, o partido não se sente representado e batalha por outro nome. Sobre o assunto, o deputado afirmou que aguarda uma definição: "Precisamos nos acostumar com mulher mandando agora e esperar a nossa vez", declarou em referência à presidente Dilma Roussef. 


   Fonte:Mogi News