sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

INFORMAçãO: A história do peru e o difícil jogo da política

2 de dezembro de 2016  Informação  
Em tempos de formação de primeiros escalões dos novos prefeitos, escolhas de novas mesas diretoras de câmaras municipais e santas casas, assim como de divergências radicais entre poderes da República, vale recontar aqui neste espaço a história do peru (que poderá ser servido neste Natal), recontada pelo consultor e analista político, Gaudêncio Torquato, em suas Porandubas Políticas, que é publicado pelo site Migalhas, especializado em assuntos jurídicos e políticos.. “Em uma planície, viviam um urubu e um pavão. Um dia, o pavão começou a expressar certa angústia: “Sou a ave mais bonita do mundo animal, tenho uma plumagem colorida e exuberante, porém nem voar eu posso, de modo a mostrar a minha incomparável beleza. Feliz é o urubu que é livre para voar para onde o vento o levar”. O urubu, por sua vez, refletia no alto de uma árvore: “Que infeliz ave sou eu, a mais feia de todo o reino animal; e ainda tenho que voar e ser visto por todos. Quem me dera ser belo e vistoso, tal qual aquele pavão”. E aí as duas aves, pensando sobre suas conveniências e inconveniências, tiveram uma brilhante ideia: deveriam se juntar para realizar um cruzamento. O fruto que desse cruzamento surgiria seria uma ave esplendorosa, magnífica, um descendente que iria combinar o voo tão aerodinâmico do urubu com a graciosidade e elegância do pavão. Cruzaram-se. E daí nasceu… o peru! O peru que é feio pra cacete e nem voar consegue. Moral da história, senhoras e senhores: se a coisa está ruim, não invente. Gambiarra não funciona.”

Passou!
O secretário de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, acompanhou, ontem, passagem de um ônibus pelo interior do primeiro túnel do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio, que será liberado ao tráfego de veículos, no sábado, dia 10. Já o secretário João Francisco Chavedar, de Planejamento, também esteve por lá, ao lado de técnicos da CPTM, discutindo como ficará o funcionamento da porteira da passagem de nível para pedestres após a liberação.

Perto do fim
O relator da CPI da Merenda, deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), tem afirmado que os depoimentos prestados sobre atos de corrupção no fornecimento de alimentos à merenda escola do Estado são suficientes para uma avaliação final do caso e responsabilização de envolvidos no episódio. A expectativa de que as apurações envolvessem diretamente o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o presidente da Assembleia, Fernando Capez (PSDB), dificilmente irá se concretizar. Tudo indica que o escândalo ficará limitado ao pessoal do segundo escalão e fornecedores.


Homenagem
Um minuto de silêncio antes do início do jogo decisivo do Sulamericano de Basquete, entre Mogi/Helbor e Bahía Blanca, na Argentina, foi a forma encontrada para homenagear as vítimas do acidente com o time de futebol da Chapecoense, seus dirigentes e jornalistas, na Colômbia. Até as comemorações do título pelos mogianos foram um tanto contidas. Tudo indica que a festa ficará mesmo para Mogi.

Duplicação
Mesmo tendo recebido informação do DER de que a duplicação da Mogi-Bertioga está fora dos planos atuais do governo estadual, o deputado estadual Marcos Damásio (PR) voltou a insistir no tema. Ele enviou ao secretário Alberto Macedo Filho, de Logística e Transporte, cobrando uma discussão para aprofundada sobre o tema por órgãos governamentais. A parceria público-privada é uma das opções apontadas por ele para viabilizar a obra.

Cotidiano
VISITA  O prefeito eleito Marcus Melo encontrou-se ontem, em Suzano, com o deputado  Estevam Galvão (DEM), que se comprometeu a ajudar Mogi durante os próximos anos. (foto: Divulgação)
VISITA  O prefeito eleito Marcus Melo encontrou-se ontem, em Suzano, com o deputado  Estevam Galvão (DEM), que se comprometeu a ajudar Mogi durante os próximos anos. (foto: Divulgação)
VISITA O prefeito eleito Marcus Melo encontrou-se ontem, em Suzano, com o deputado
Estevam Galvão (DEM), que se comprometeu a ajudar Mogi durante os próximos anos. (foto: Divulgação)

Frase
As únicas pessoas que se enfurecem ao ouvir a verdade são aquelas que vivem na mentira.
Juiz Sérgio Moro, responsável pelo julgamento da Operação Lava Jato

Fonte:O Diário de Mog

 

CIDADES: Mortalidade infantil registra aumento em Mogi

1 de dezembro de 2016  Cidades, DESTAQUE  
Santa Casa tem o menor índice de mortes de bebês na Região. (Foto: Arquivo/O Diário)
Santa Casa tem o menor índice de mortes de bebês na Região. (Foto: Arquivo/O Diário)
SILVIA CHIMELLO
Mogi das Cruzes registra aumento da mortalidade infantil neste ano em comparação com 2015. Informações da Secretaria Municipal de Saúde revelam que de janeiro a outubro, o percentual chegou a um índice de 11,77, contra os 10,33 do ano passado. Os dados revelam que a Santa Casa apresentou resultados melhores do que o Hospital e Maternidade Mogi-Mater, única maternidade privada da Cidade.

O levantamento da Secretaria de Saúde demonstra que entre as 5.094 crianças mogianas nascidas nos primeiros 10 meses do ano, 60 delas não conseguiram sobreviver. Desse total de nascimentos, 3.382 partos foram realizados na Santa Casa, que registrou 20 mortes. No Mogi-Mater, dos 1.386 bebês nascidos, 14 não resistiram. Os outros 326 partos que ocorreram fora da Cidade, em vários outros hospitais do Alto Tietê e de São Paulo, resultaram em 26 falecimentos.


Para se chegar a esse coeficiente é feita a conta do número de óbitos de bebês, dividido pela quantidade de nascidos vivos e multiplicado por mil. “O ideal seria que os números estivessem com apenas um dígito. Para reduzir os índices, a Santa Casa adotou uma série de procedimentos e ações, que tiveram resultados positivos, mas acabaram comprometidos por conta do Mogi-Mater”, destaca o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Francisco Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra, ao divulgar os resultados após a sessão de ontem do Legislativo.

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, também demonstra preocupação com a elevação dos números e afirma que está adotando providências para reverter esse quadro, que reflete o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Município. Ele disse que as informações foram encaminhadas à Vigilância Epidemiológica do Estado. “Já tivemos confirmação de que uma equipe ligada ao órgão deverá visitar o Mogi-Mater para levantar as causas da elevação de mortes”, adianta.

Na avaliação do secretário, a questão pode estar ligada ao “grande número de cesarianas que são realizadas no hospital, cirurgias que aumentam o risco de morte”, observa. O levantamento da Pasta demonstra ainda que de janeiro a outubro, a taxa de cesáreas na Santa Casa foi de 36,48%, contra os 83,11% do Mogi-Mater no mesmo período. Em 2015 foram 39,72% e 77,33%, respectivamente.

Em nota, o Mogi-Mater esclarece que o aumento no número de óbitos ocorreu no ano passado por causa da elevação na demanda que teve que assumir depois que os outros dois hospitais fecharam suas maternidades (Santana e Ipiranga). Mas, em contrapartida, informa que está investindo na qualificação do seu corpo clínico e no aprimoramento da infraestrutura, com a aquisição de aparelhos de última geração, ampliação dos leitos de UTI, além da modernização e aparelhagem do setor do Pré-Parto e aumento do quadro de colaboradores em todos os setores. “Com todas estas medidas, visamos diminuir ainda mais esta taxa de mortalidade para o valor abaixo de um dígito, conforme preconizado pelos órgãos responsáveis”, destaca.

quadro


Fonte:O Diário de Mogi

CIDADES: Deputados da Região têm posições diferentes sobre corrupção

2 de dezembro de 2016  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Marcio Alvino votou a favor do projeto anticorrupção. (Foto: Arquivo)

Marcio Alvino votou a favor do projeto anticorrupção. (Foto: Arquivo)
LUCAS MELONI
Enquanto o Brasil acompanhava abismado a tragédia com a delegação da Associação Chapecoense de Futebol, em Medellín, na Colômbia, deputados federais, alguns deles do Alto Tietê, votavam o projeto das medidas contra corrupção no Congresso Nacional, em Brasília. A propositura, bastante desfigurada em relação à original, foi aprovada por 450 votos a favor, um contra e três abstenções. Ela seguirá, nos próximos dias, para apreciação no Senado e, depois, para sanção ou veto do presidente Michel Temer (PMDB). Os deputados Márcio Alvino (PR), de Guararema, e Roberto de Lucena (PV), de Arujá, votaram, respectivamente, a favor e contra o destaque que tratava de abuso de poder com representantes do Judiciário e do Ministério Público, o mais polêmico dos pontos.

A proposta das 10 medidas foi idealizada pelo Ministério Público Federal e contou com a adesão de mais de 2,3 milhões de pessoas a partir de um abaixo-assinado. Os nobres parlamentares, entretanto, retiraram seis delas e incluíram outras oito. Houve a votação do projeto (como um todo), que resultou em 450 favoráveis, um contrário e três que não se posicionaram. Os deputados aprovaram, primeiro o projeto, para depois analisarem os 12 destaques (pontos e alterações).


O ponto mais polêmico foi a questão da punição para integrantes da Justiça e do Ministério Público que forem acusados de abuso de poder. A medida é vista pela sociedade civil organizada, advogados, entidades representativas do Judiciário, entre outros especialistas, como uma forma de conter a ação dessas esferas durante as investigações da operação Lava Jato, que tem provocado terremotos nas estruturas políticas de Brasília. Trezentos e treze deputados – alguns deles investigados pela força tarefa da Lava Jato – votaram a favor e 132 contrários.

“Fui ao microfone para dizer que sou contra a medida que pune juízes e promotores por supostos casos de abuso de autoridade num momento como este porque teríamos que discutir de forma aprofundada, mas em outro momento porque, neste momento importante para o País, em que se combate a corrupção como se faz, isso pareceria perseguição. É preciso, sim, separar o joio do trigo porque isso existe em todas as profissões do mundo. A gente não pode deixar que uma ferramenta legal, votada em plenário, seja usada como faca e espada no pescoço dos integrantes do Judiciário e do MP”, afirmou Lucena.

Ele defendeu-se dizendo que votou contra o destaque que estimula a criação de um delator com direito a ganhos. No projeto votado, se alguém (fora de um esquema de corrupção) quisesse delatar algo e fosse confirmada a denúncia, a pessoa ganharia até 20% do valor arrecadado com a recaptura de valores. Trezentos e vinte e seis deputados votaram contra, 14 a favor.

“Se isso fosse aprovado, nós criaríamos uma profissão de delator profissional que não ajudariam nas investigações por ética, mas pela vontade do dinheiro”, acrescentou.

Alvino, por sua vez, diz que ninguém deve estar acima da lei. “Votar pelo Projeto de Lei das 10 medidas contra a corrupção pensando que ela só existe no Legislativo é um erro. Todos os agentes públicos, de qualquer um dos três poderes, têm iguais responsabilidades. Ninguém deve estar acima da lei, proteções a grupos ou a pessoas da mesma categoria não devem existir e toda corrupção e abuso de autoridade em qualquer setor devem ser punidas porque só assim poderemos construir um País melhor”, posicionou-se.

Questionado sobre o fato da votação ter adentrado a madrugada, Alvino também se pronunciou. “É importante deixar claro que esse projeto de lei já estava pautado para julgamento há muitos dias e que não começamos os trabalhos na madrugada, mas sim durante a noite, no horário normal de trabalho. Mas como todo e qualquer outro projeto de grande relevância para a população, como este, seguimos trabalhando até a finalização da votação. Foi um trabalho longo, que durou algumas horas e por isso nos vimos obrigados a estender o trabalho até a madrugada. Porém, não tivemos o objetivo de esconder a nossa decisão. Agimos de forma democrática e transparente, com votos abertos”, disse.


O advogado Laerte Silva, integrante da Rede Nossa Mogi, avalia que o fatiamento do processo desagrada a opinião pública. “É claro que os deputados têm autonomia para votar, mas fica claro que há uma tentativa de proteção à classe política. Pelo Congresso, a gente não põe a mão no fogo, sobretudo porque há Renan Calheiros e Romero Jucá entre articuladores no Senado, mas é uma votação imprópria”, disse.

O projeto determina que o caixa dois (prática de guarda de recursos não contabilizados) seja criminalizado e não apenas crime eleitoral. Haverá aumento da punição para crime de corrupção e transparência dos tribunais em relação a dados processuais em trâmite, entre outros pontos.

Um movimento está sendo convocado nas mídias sociais para que os mogianos possam protestar contra as mudanças feitas no pacote anticorrupção aprovado pela Câmara dos Deputados e que será encaminhado ao Senado Federal. O encontro deve ocorrer neste domingo, a partir das 9h30 da manhã, na Praça Oswaldo Cruz, região central.

Silvio Aparecido Marques, ambientalista, é um dos organizadores. Ele foi o responsável por atos contra o governo Dilma Rousseff (PT). Por causa de pressão por todo o País, um processo de impeachment foi instaurado e a petista não resistiu após uma série de denúncias sobre supostos imbróglios fiscais de sua gestão. Michel Temer (PMDB) assumiu e, por ora, conforme explica Marques, ainda não é o alvo do protesto. “A gente quer que a Justiça e o MP tenham liberdade para continuar este trabalho da Lava Jato. Por enquanto, não há nada forte para que o movimento se vire contra o Temer. A nossa intenção é proteger a Lava Jato”, disse.

Marques afirma que as manobras pouco republicanas adotadas pela Câmara Federal se assemelhariam com as adotadas por um ex-vereador da Cidade, em 2006. Ele antecipou pareceres, segundo o ambientalista, com a intenção de facilitar a aprovação da instalação de um aterro sanitário, da empreiteira Queiroz Galvão, no distrito do Taboão.

Fonte:O Diário de Mogi

QUADRO DESTAQUE: Kamiyama assume 17º Batalhão e promete ‘inteligência policial’

 2 de dezembro de 2016  QUADRO DESTAQUE  
Tráfico de drogas também está na mira de Kamiyama. (Foto: Arquivo)

Tráfico de drogas também está na mira de Kamiyama. (Foto: Arquivo)
LUCAS MELONI 
Continuidade e aperfeiçoamento. É assim que o tenente-coronel Felício Kamiyama, novo comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar (sediado em Mogi e também responsável pelo policiamento ostensivo de Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis), assume o posto em substituição ao tenente-coronel Eduardo Rangel, que deve se aposentar e tornar-se secretário municipal de Transportes da gestão do prefeito Marcus Melo (PSDB). Ele fala em investir na inteligência policial e desarticular quadrilhas do crime organizado para evitar “finais trágicos”.

Há 31 anos na Polícia Militar, Kamiyama acumula passagens pelo 32º Batalhão (em Suzano) e 35º (Itaquaquecetuba), além de ser chefe do Estado Maior e porta-voz do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPAM/12). O oficial afirma que o objetivo da nova gestão é sempre estar um passo além do que os criminosos. “A Polícia, de maneira geral, visando fazer frente à constante mutação do crime, bem como o fortalecimento da logística utilizada pelos criminosos, busca a capacitação de seu efetivo, bem como o aperfeiçoamento de ferramentas tecnológicas e equipamentos bélicos. De fundamental importância é o trabalho dos setores de inteligência das polícias, pois antecipando a execução do crime, desarticula a quadrilha, apreende armamentos pesados e, dessa forma, evita confrontos que, por vezes, apresenta resultados trágicos”, comentou.


O novo comandante destaca que a parceria com a Prefeitura, Ministério Público e sociedade é importante para o sistema de segurança pública. “Medidas como essas, agregadas a ações policiais de prevenção e repressão, são fundamentais e convergem numa redução aos crimes de homicídio, em especial aqueles que ocorrem ‘dentro dos muros’”, acrescentou.

Da experiência em outras cidades, o coronel traz a atuação contra o tráfico e os crimes contra a vida, como homicídios e latrocínios. Ano retrasado, Mogi chegou a superar Itaquaquecetuba em número de mortes violentas. Após uma série de operações e intensificação do policiamento, esses indicadores apresentaram redução, mas ainda não comparável com o período anterior a esta “explosão”. Entre sexta-feira e domingo, dois homicídios dolosos (com intenção) foram registrados na Cidade. Em um deles, um homem matou a socos uma mulher, na calçada da Rua Dr. Ricardo Vilela, no Centro, às 9 horas. 

Fonte:O Diário de Mogi

INFORMAçãO: Zugaib faz palestra para os 300 do PV

 1 de dezembro de 2016  Informação  
Para demonstrar, na prática, como pequenas atitudes são capazes de provocar grandes transformações, o escritor e conferencista Eduardo Zugaib irá ministrar palestra sobre o tema – A Revolução do Pouquinho – que é também o título de uma de suas mais recentes obras, durante evento denominado “Encontro 300”, que está sendo organizado pelo grupo de apoio ao vereador Caio Cunha (PV). A palestra será no próximo dia 7, quarta-feira, a partir das 19 horas, no número 94 da Avenida São Paulo, no Bairro do Socorro, com acesso liberado a quem deseja assistir à fala de Zugaib. Segundo o vereador, o encontro será uma das ferramentas para tornar seu trabalho “mais próximo da população”. Na derradeira reunião do atual mandato, Caio pretende apresentar uma rápida prestação de contas de suas atividades junto à Câmara Municipal, num ano especialmente pródigo para o vereador, que acabou sendo reeleito com 5.788 votos, o primeiro colocado entre aqueles que disputavam uma vaga no Legislativo de Mogi. “É uma data especial para nós, pois marca o fechamento de um ciclo e o olhar para os próximos anos”, afirma Caio Cunha. A palestra de Zugaib virá logo em seguida, tendo como referência o conteúdo de seu livro que incentiva mudanças feitas de maneira gradual na vida das pessoas e, mais que isso, mostra os caminhos para que isso possa acontecer. O escritor garante que o evento “será oportunidade de aprendizado e desenvolvimento pessoal e coletivo para provocar as pessoas a protagonizarem a mudança que querem ver na Cidade”, afirma Zugaib. O Encontro 300 terá participação de uma rede de mogianos de diversos bairros, classes sociais, profissões e idades, comprometida com “um jeito diferente de fazer política” e que contribui, de alguma forma, na construção do modelo de gestão pública adotado por Caio Cunha em seus mandatos junto à Câmara de Mogi.

Secretários
Nos corredores da Câmara Municipal de Mogi é dada como praticamente certa a ida do vereador Sadao Sakai (PR) para comandar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, que representa a fatia de seu partido na futura administração do prefeito Marcus Melo (PSDB). A se confirmar tal possibilidade, Emerson Rong, retorna à Câmara. E Bibo Fernandes passa à condição de primeiro suplente.

Sem descanso
O vereador eleito Edson dos Santos (PSD) ainda não conseguiu descansar da correria da recente campanha. Além das atividades junto à Prefeitura de Mogi, ele tem utilizado o tempo vago dos finais de semana e feriados para revisitar todas as casas onde esteve pedindo votos no período pré-eleitoral. Eleito como segundo mais votado, ele faz questão de agradecer cada um dos 4.750 votos que lhe foram dados no pleito passado. Edson espera terminar a verdadeira maratona antes do Natal.


Recesso – 1
Começa oficialmente no dia 17 próximo, o derradeiro período de recesso da atual legislatura para os atuais vereadores. A última sessão, que acontecerá no dia 14, marcará a despedida dos vereadores Carlos Lucarefski (PPS), Emerson Rong (PR), Karina Pirillo (PSD), Vera Rainho (PR), Bibo Fernandes (PR), que não se reelegeram.

Recesso – 2
Será também a despedida para Olimpio Tomiyama (PMDB), Roberto Valença (PR) e Odete Sousa (PR), que não concorreram à reeleição. A sessão deverá marcar também a despedida de Juliano Abe (PSD), que deixa a Câmara e se transfere para o prédio ao lado, onde irá assumir o posto de vice-prefeito na gestão do futuro prefeito, Marcus Melo (PSDB).

Cotidiano
NO POSTE  A placa que identifica a Rua Maria do Nascimento Boz Vidal, na Vila Suíssa, Distrito de César de Souza, foi parar num local nada convencional. (Foto: Edson Martins)
NO POSTE  A placa que identifica a Rua Maria do Nascimento Boz Vidal, na Vila Suíssa, Distrito de César de Souza, foi parar num local nada convencional. (Foto: Edson Martins)
NO POSTE A placa que identifica a Rua Maria do Nascimento Boz Vidal, na
Vila Suíssa, Distrito de César de Souza, foi parar num local nada convencional. (Foto: Edson Martins)

Frase
O juiz que comete um crime deve ser punido. O problema é, a pretexto de se coibir abuso de juízes venais, promover um ataque contra a independência do Judiciário.
Sérgio Moro, juiz da Lava Jato

Fonte:O Diário de Mogi

CIDADES: Marcus Melo anuncia nome de seis secretários para Mogi

29 de novembro de 2016  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Melo deve anunciar os próximos secretários na semana que vem. (Foto: Ney Sarmento/ PMMC)
Melo deve anunciar os próximos secretários na semana que vem. (Foto: Ney Sarmento/ PMMC)


ELIANE JOSÉ
Os primeiros seis nomes do secretariado do prefeito eleito Marcus Vinicius de Almeida Melo (PSDB) são membros do atual staff do governo. Duas novidades, entre aspas, são Neusa Aiko Hanada Marialva, hoje na Secretaria de Governo e futura responsável pela Pasta de Assistência Social, e o tenente-coronel Paulo Roberto Madureira Sales, que sobe de adjunto para secretário municipal de Segurança, no lugar do coronel da reserva, Eli Nepomuceno.

Foram confirmados no cargo Renato Augusto Abdo (Agricultura), Nilo Guimarães (Esporte e Lazer), Marcelo Delascio Cusatis (Saúde) e Mateus Sartori (Cultura), numa rápida cerimônia, na sala de reuniões do Gabinete.


Com exceção de Iduigues Ferreira Martins (PT), os demais vereadores eleitos, novatos e antigos participaram do anúncio. Alguns parlamentares não eleitos acompanharam a apresentação. Também petista, Rodrigo Valverde, chegou depois da apresentação, e marcando presença.

Neste primeiro grupo, Marcus Melo vale-se de “soluções caseiras”. E disse que irá cobrar “criatividade, eficiência e inovação” dos nomeados para vencer as dificuldades financeiras esperadas para 2017, na ressaca dos desajustes econômicos e políticos, já sentida em todos os níveis da administração pública.

De camisa azul clara, marca da campanha eleitoral, ele anunciou a redução do número de comissionados, sem adiantar percentuais. A Prefeitura contrata 170 pessoas nessa condição, uma parte, servidores de carreira que poderão retornar aos cargos antigos em 2017.

Haverá contenção financeira, mas sem intervenções grandiosas. Segundo o prefeito, para “não afetar a qualidade do serviço público”. Uma das medidas preparadas será o acúmulo de funções de determinados secretários. Em quais secretarias? Essa e outras perguntas serão respondidas nas semanas seguintes pelo ex-diretor do Semae e integrante do núcleo de assessores mais próximos de Marco Bertaiolli (PSD).

Marcus Mello busca nomes de fora para cargos de perfil mais técnico e que terão mudanças de chefia, com certeza, em duas secretarias: Planejamento Urbano (hoje, nas mãos do arquiteto João Francisco Xavier) e Transportes (sob a guarda do coronel da reserva, Nobuo Aoki Xiol). O administrador admite as dificuldades para formar o grupo porque os salários da gestão pública não competem como os da iniciativa privada.

Haverá contingenciamento, imposto pela queda na arrecadação, em condições ainda em estudo. Redução de salários e a eliminação de secretarias são descartadas por ele. “Temos de reduzir o custeio, usar da economicidade, mas com sabedoria, porque a Prefeitura não pode parar. Nosso desafio será ampliar a receita e reduzir as despesas, sem comprometer a qualidade dos serviços”.


Nos próximos dias, novos secretários serão anunciados, bem como os diretores do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e do Instituto de Previdência Municipal (Iprem), que, ao contrário do que solicitam servidores públicos, deverá ser fruto de uma indicação pessoal do prefeito.

No governo antigo, havia apenas duas mulheres à frente das 18 secretarias. A participação feminina poderá ser ampliada. “Mas, algumas apostas estão erradas”, brincou, apimentando as especulações dos bastidores da política e da Prefeitura. Um secretário recebe R$ 17 mil por mês.

Bertaiolli não participou da cerimônia, num sinal mais de protocolo do que de distanciamento desse processo. Melo confirmou que a composição do futuro governo tem direta participação do prefeito que deixa o cargo daqui a 33 dias. “Ele é meu amigo e tem me auxiliado porque se preocupa com o futuro da Cidade, como todos nós”.

Segurança

Considerado o supersecretário do governo Bertaiolli, o chefe da Pasta de Segurança, Eli Nepomuceno, conta que deixou o cargo à disposição para cuidar de um “problema de saúde”. Ele será substituído pelo próprio adjunto, Paulo Roberto Sales, com quem trabalhou nos últimos três anos de gestão. Sales adianta que ampliará a presença da Guarda Municipal na Cidade.

“O Sales é, sem dúvida, uma boa escolha. É uma pessoa extremamente comprometida, preocupada. Além disso, conhece, mais do que ninguém, os problemas de segurança da Cidade. Não tenho a menor dúvida de que o trabalho vai prosseguir e, inclusive, melhorar”, avalia Nepomuceno.

Nepomuceno diz que se sente “extremamente emocionado” por participar da equipe de trabalho de Bertaiolli, deixando claro que poderá voltar a compor o quadro do Executivo posteriormente. “Eu pedi que me dispensassem neste período, até que eu consiga me restabelecer. Mas continuo totalmente à disposição do grupo, que é coeso, proativo e tem um grande comprometimento com a Cidade”, completa.

O tenente-coronel Sales entra com o desafio de ampliar a presença da Guarda Municipal em Mogi das Cruzes, tanto na zona rural, quanto nos bairros mais distantes do Centro. “A Guarda vem para complementar o trabalho feito pelas polícias Militar e Civil. Ela também faz parte do conglomerado de segurança”, pondera.

O novo secretário acredita que armar a Guarda Municipal “é uma necessidade”, mas acrescenta que o contingente passará por rigoroso treinamento antes de sair armado às ruas. “Os que tiverem condições, com certeza vão andar armados. A violência está aí e não há como repelir uma injusta agressão apenas com o diálogo”, completa.


Na visão de Sales, a Guarda Municipal deve atuar como um terceiro poder policial armado. “O mogiano quer segurança. Ele não quer saber se foi a PM, a Polícia Civil ou a Guarda quem atendeu a ocorrência”, finaliza.

Neusa Aiko Hanada Marialva ainda se certificará do andamento de projetos tocados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Ela substitui Eliana Mangini, na Pasta desde 2001, e como secretária desde 2009.

Neusa pretende conhecer a fundo questões que vinha acompanhando superficialmente. “Vou me aproximar dos projetos e ter detalhes, por exemplo, do orçamento financeiro da Pasta, só depois terei condições de falar sobre o cargo”. Mas, admitiu: “Devemos fortalecer as ações positivas e buscar parcerias para manter o atendimento em áreas como a moradia de rua, a atenção à criança e ao idoso”. (E.J. e Danilo Sans)

Alterações 
A pequena mudança feita pelo prefeito eleito Marcus Melo (PSDB) na equipe de secretários deve dar uma “oxigenada” na gestão para os próximos anos, segundo avalia o atual prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD), que participou ativamente da composição das novas pastas.

“É um perfil muito interessante, de pessoas jovens e competentes, assim como a Cidade precisa. Eu só tenho elogios a esses secretários que vão assumir no próximo ano”, disse Bertaiolli, durante evento que anunciou detalhes sobre a Operação Verão deste ano (leia mais nesta página). Bertaiolli acrescentou ainda que o novo secretariado precisará trabalhar com a perda na capacidade de investimentos da Prefeitura, causada, sobretudo, pela crise econômica e política que tomou conta do cenário nacional.(Danilo Sans)

Fonte:O Diário de Mogi

INFORMAçãO: Santa Casa vai eleger a nova Mesa Administrativa

30 de novembro de 2016  Informação  
Coincidindo com a saída do cargo do atual prefeito Marco Bertaiolli (PSD), a Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes deverá passar por mudança em sua estrutura administrativa, hoje ancorada em seu provedor, Reginaldo Abrão, um experiente comandante que conseguiu manter ao seu lado uma eficiente equipe integrada pelo diretor financeiro Moacir Teixeira e outros, responsáveis por uma verdadeira reviravolta no funcionamento do hospital, até então envolvido em permanente crise econômico-financeira e em denúncias de mau atendimento à sua clientela. Somente uma chapa, encabeçada pelo candidato a provedor, Austelino Pinheiro de Mattos (pai do ex-vereador e médico Austelino José de Mattos), se inscreveu para participar da eleição, marcada inicialmente para o próximo dia 15 de dezembro, uma quinta-feira. Uma eleição de caráter homologatório, da qual participarão os 61 membros da Irmandade, que estiverem com direito a voto. A chapa única que irá concorrer ao pleito será composta ainda pelos seguintes integrantes: José Eduardo Cavalcanti Teixeira (vice-provedor), Francisco Machado Pires Junior (1º secretário), Walter Zago Ujvari (2º secretário), Amarildo Sant’Ana de Moraes (1º tesoureiro), José Brasílio Azevedo Marques (2º tesoureiro), Halim Zugaib (1º mordomo), Miriam Nogueira do Valle (2º mordomo). Mário José Calderaro, Elias Sleiman Khouri e Benedito Carlos Filho deverão integrar o Conselho Fiscal, tendo como suplentes Antonio Tadeu Caravieri e José Carlos Petreca. Uma boa parte da atual Mesa Administrativa da Santa Casa integra o grupo liderado por Reginaldo Abrão. Entre as ausências mais notadas estão o empresário Henrique Borenstein e José de Brito Castro (ex-Suzano Papel e Celulose), que deixaram de fazer parte do Conselho Fiscal da filantrópica. Os motivos ainda não são conhecidos.

Secretários – 1
A Secretaria Municipal de Transportes deverá ter nova titular a partir do início do próximo ano. O atual secretário, Nobuo Aoki Xiol, poderá ceder seu lugar a outro militar, o atual comandante do 17º Batalhão da PM de Mogi, tenente-coronel Eduardo Rangel, a quem caberá desatar o nó do trânsito mogiano.

Secretários – 2
A se confirmar tal informação, Rangel terá de se licenciar do comando da corporação para assumir o novo posto, ou optar pela Reserva da PM, já que teria tempo de trabalho suficiente para tal. Detalhe: a indicação do militar para o cargo teria sido feita pelo vice-prefeito Juliano Abe (PSD).


Secretários – 3
Nos corredores da Prefeitura de Mogi, comenta-se com certa intensidade que Claudio de Faria Rodrigues, atual secretário municipal de Obras, seria o substituto ideal para João Francisco Chavedar, na Secretaria de Planejamento, caso o prefeito Marcus Melo (PSDB) não encontre uma solução externa para a pasta. Claudio tem a seu favor o fato de haver trabalhado durante um bom tempo ao lado de Chavedar, na Prefeitura, mas, ao menos aparentemente, não estaria disposto a trocar de pasta.

Secretários – 4
O atual secretário de Obras tem recebido rasgados elogios do atual prefeito Marco Bertaiolli pela sua atuação junto às obras de implantação do Parque da Cidade, acompanhadas de perto por ele desde o início. Claudio tem sido apontado como uma espécie de “revelação” entre os secretários que atuam junto a setores operacionais da Prefeitura, no decorrer do atual mandato.

Cotidiano
MERRY CHRISTMAS  Na fachada de casa da Rua Elias Salim Bacach, na  Vila Oliveira, Papai Noel e suas renas anunciam a chegada de mais um Natal. (Foto: Edson Martins)
MERRY CHRISTMAS  Na fachada de casa da Rua Elias Salim Bacach, na  Vila Oliveira, Papai Noel e suas renas anunciam a chegada de mais um Natal. (Foto: Edson Martins) 
MERRY CHRISTMAS Na fachada de casa da Rua Elias Salim Bacach, na
Vila Oliveira, Papai Noel e suas renas anunciam a chegada de mais um Natal. (Foto: Edson Martins) 

Fonte:O Diário de Mogi

DESTAQUE: Prefeitura bloqueia mais de R$ 2,8 milhões da União

1 de dezembro de 2016  DESTAQUE  
DANILO SANS
Por decisão liminar, a Prefeitura de Mogi das Cruzes conseguiu bloquear R$ 2.879.000,00 do Governo Federal, referentes a multas pagas por brasileiros durante o processo de regularização de bens mantidos no exterior, a chamada repatriação.

O montante é exatamente o mesmo já recebido pela Prefeitura, no mês passado, por conta do processo de repatriação, que permitiu a brasileiros com dinheiro não declarado no exterior trazer os valores para o Brasil, com pagamento de impostos e multa de 100% em cima dos tributos devidos.

A estados e municípios, o Governo Federal fez repasses referentes apenas ao arrecadado com os impostos da repatriação. O que está sendo cobrado na Justiça é uma divisão também dos valores conquistados com as multas, o que dobraria os repasses.


Com o valor bloqueado por Mogi, seria possível construir, por exemplo, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) como a do Rodeio, que custou R$ 2,7 milhões, ou duas creches similares à implantada na Granja Anita, em junho deste ano, por R$ 1,4 milhão.

Todo o processo permitiu a arrecadação de R$ 46,8 bilhões pelo Governo Federal. Conforme explica o subprocurador-geral do Município, Filipe Augusto Carvalho, a Cidade recebeu apenas metade do que deveria, já que o correto seria que a União também distribuísse o arrecadado com as autuações. “Para cada R$ 1,00 pago de imposto, foi cobrado mais R$ 1 de multa”, explica.

A liminar foi concedida pelo juiz da 1a Vara Federal de Mogi das Cruzes, Paulo Leandro. A procuradora Flavia Betti Grasso, da Procuradoria Municipal, diz que o Governo Federal ainda pode recorrer da decisão. Entretanto, a liminar já garante que a União tenha dinheiro para pagar a ação, caso ela seja julgada procedente.

“Diversos municípios já obtiveram liminares, inclusive em outros estados. Mas a ação não transitou em julgado em nenhum lugar, por enquanto. Estamos num momento em que a União está sendo citada para se defender. Mas a liminar é uma sinalização de que o Direito está em favor do Município”, relata.

Uma segunda rodada da repatriação está agendada para janeiro. O objetivo do Governo Federal é arrecadar mais R$ 20 bilhões com a medida. Filipe diz que já existe um acordo sendo costurado entre o presidente Michel Temer (PMDB) e governadores para que o valor das multas sejam automaticamente repassados aos fundos estaduais e municipais, sem a necessidade de intervenção da Justiça. “Mas, enquanto a União não fizer isso de forma definitiva, eu entendo que é conveniente que os municípios recorram para receber”, diz.

Quem possuir valores em conta, bens ou qualquer tipo de recurso no exterior é obrigado a informar na Declaração de Imposto de Renda que esses recursos existem e estão em outro país. Quando o contribuinte não faz essa declaração, está cometendo um crime. A Lei da Repatriação foi instituída para estimular a regularização desses bens e possibilitar o aumento de receitas da União.

Fonte:O Diário de Mogi

Contracapa

Contracapa
Foto: Daniel Carvalho


Bandeiras a meio mastro na Câmara - Acidente Chapecoense
Desenvolvimento
O vereador Sadao Sakai (PR) será o futuro secretário de Desenvolvimento de Mogi. O anúncio ainda será feito pelo prefeito eleito Marcus Melo (PSDB), mas a nomeação já é dada como certa. O tempo à frente da pasta, no entanto, será de dois anos, definido pelo próprio parlamentar, que quer retornar à Câmara para terminar seu mandato, uma vez que foi reeleito.
Do PR
Inicialmente, o também vereador Clodoaldo de Moraes (PR) era cotado para assumir essa secretaria. De qualquer maneira o titular seria de alguém do PR, que tradicionalmente tem correligionário selecionado para a vaga. Antes do atual secretário, Osvaldo Bolanho, que não tem ligação partidária, o chefe da pasta era o hoje deputado estadual Marcos Damásio (PR).
Suplente
Com a confirmação de Sadao Sakai para integrar o governo Marcus Melo, será aberta uma vaga na Câmara. Atualmente, o primeiro suplente é o também vereador Emerson Rong (PR), que não conseguiu se reeleger para a próxima legislatura.
Meio Ambiente
Outra secretaria que também já teria definição é a de Meio Ambiente. O nome que entrará no lugar do secretário André Saraiva ainda não teria sido fechado, apenas a legenda que indicará alguém para a vaga: o PV.
Câncer de pele
O Centro Oncológico de Mogi promove a Campanha Dezembro Laranja, com ações gratuitas para a população. A primeira atividade acontece neste domingo, no Parque Centenário. A entidade prestará informações, das 9 às 15 horas, sobre o câncer de pele e fará entrega de brindes para quem quer se proteger do sol.
Filtro solar
A Universidade Braz Cubas é um dos parceiros do evento e estará no local com estudantes do curso de Farmácia, em atividade com a Campanha Nacional de Fotoproteção. Alunos e professores darão orientação sobre a importância do uso do filtro solar e da forma correta de utilizar.
Meio mastro
Em homenagem às vítimas do desastre com o avião que levava a delegação da Chapecoense e profissionais da Imprensa para Medellín, na Colômbia, onde ocorreria a decisão da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, algumas repartições públicas estavam ontem com as bandeiras a meio mastro, como a Câmara.

Fonte: Mogi News

Combate à Corrupção: Juízes e promotores da região criticam alteração em medida

Para profissionais do Judiciário na região, lei poderá beneficiar políticos e prejudicar processos em andamento
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil


Na surdina, deputados federais votaram uma emenda que possibilita punição aos juízes e promotores
Juizes, promotores e advogados da região se posicionaram contra as mudanças do projeto que prevê o conjunto de medidas de combate à corrupção, propostas pelo Ministério Público Federal (MPF). No entanto, a Câmara executou algumas alterações na propositura, retirando e incluindo itens. Entre os mais polêmicos está a isenção do crime de enriquecimento ilícito do Código Penal e a possibilidade de punição a profissionais do Judiciário por abuso de autoridade, àqueles que apresentarem ação de improbidade administrativa contra algum político, por exemplo.
A proposta ainda seguirá para votação no Senado e, em seguida, o presidente Michel Temer (PMDB) deverá vetar ou sancionar a lei. Se for sancionada, a investigação contra políticos poderá ser considerada crime de abuso de autoridade, sujeito a reclusão de até dois anos do juiz ou promotor responsável pela ação.
Para o juiz André Forato Anhê, que é diretor do Fórum de Ferraz de Vasconcelos e juiz da 3ª Vara da Infância e Juventude, a lei poderá beneficiar alguns políticos, além de prejudicar processos que já estão em andamento, como o da Lava Jato, por exemplo. "O juiz vai ter medo de perder o cargo, pois se é condenado a prisão, ele é demitido. Então o Judiciário vai pensar duas vezes antes de tomar uma decisão ou entrar em um caso de políticos grandes".
Anhê ressaltou ainda que, se sancionada, a legislação poderá intimidar um juiz. "Esse projeto foi aprovado de forma sorrateira, quando o País inteiro estava com a atenção voltada a tragédia que ocorreu na Colômbia", avaliou o magistrado, destacando que a proposta também pode ser ruim para sociedade.
"Minha avaliação quanto a aprovação dessa lei é negativa. Esse projeto nasceu como um pacote anticorrupção, mas foi para a Câmara, onde enxugaram as medidas e, dos dez itens, aprovaram apenas quatro. Além disso, fizeram essa emenda com esses itens mais polêmicos", explicou o juiz da 3ª Vara de Ferraz.
Para o supervisor de serviços do Fórum de Ferraz, Maurício Donizeti Freire dos Santos, a forma como o projeto foi aprovado não passou de uma manobra. "Eles aprovaram a lei na calada da noite e surpreendeu todo mundo. Agora, se o presidente aprovar ou vetar, ficará em maus lençóis. Se aprovar, ficará em uma situação difícil com a sociedade e, se vetar, pode se complicar com os políticos. Mas acredito que, diante da pressão popular, o Senado não aprove".
O advogado Dirceu do Valle, disse que já não era favorável ao pacote com as dez medidas anticorrupção proposta pelo MPF. "O projeto original já era ruim. Com as alterações ficou péssimo. Acredito que, antes de elaborar uma proposta como essa, seria necessário chamar estudiosos, a OAB e a associação de magistrados para se manifestar"

Fonte:Mogi News

Saúde: Entidades serão atendidas em 2017

O prefeito eleito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), reafirmou que, durante seu governo, as entidades de classe da cidade serão consultadas
Foto: Wanderley Costa/Divulgação


Ashiuchi garantiu que vai priorizar a saúde da cidade
O prefeito eleito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), reafirmou que, durante seu governo, as entidades de classe da cidade serão consultadas. A informação foi compartilhada durante reunião realizada anteontem com parte da Diretoria-Executiva da Associação Paulista de Medicina (APM). O encontro foi realizado na Sala de Reuniões do Centro Profissional Colúmbia (rua Baruel, 544, centro). Na oportunidade, o republicano também adiantou que, em sua gestão o Conselho Fiscal da Saúde "vai funcionar" e que projetos que melhorem o atendimento de urgência e de emergência no município serão implementados.
Ashiuchi adiantou que a APM será ouvida pelo Executivo; que um de seus objetivos é resolver os problemas da Santa Casa e do PS, bem como potencializar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que há tempos não é incrementado. O republicano também falou em melhorar o atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de outros equipamentos médicos que sejam de gestão municipal; de fortalecer o Conselho Fiscal da Saúde e em colocar um ponto final na novela que se tornou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jardim Revista.
"Estive em Brasília recentemente. Para o governo federal, a UPA está 80% pronta. Só que as obras estão paradas desde 2012. Então, foi me informado que, como a prefeitura não investiu em Segurança no local e o vandalismo, além do tempo, prejudicou a estrutura, o executivo é que terá de arcar com o pagamento do resto do projeto. A má notícia é que não temos dinheiro para tanto. Caso eu não faça isso, terei de devolver 
R$ 1,5 milhão investido pela União. Em suma, essa é uma das inúmeras situações caóticas da Saúde de Suzano que teremos de resolver", salientou.

Fonte:Mogi News

Próxima terça-feira: Ruas Engenheiro Gualberto e Cabo Diogo terão alteração

Primeira via será interditada entre a Hamilton da Silva e Costa e terá dupla mão na Cabo Diogo e Afonso Pena
Foto: PMMC/Divulgação


Mudanças acontecerão para a abertura do primeiro túnel, no próximo dia 10
A Secretaria Municipal de Transportes vai alterar nesta terça-feira a circulação de veículos nas ruas Engenheiro Gualberto e Cabo Diogo Oliver, entre o Mogilar e a Vila Industrial. As mudanças fazem parte do projeto viário desenvolvido para a abertura do primeiro túnel do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biágio, prevista para o dia 10.
A rua Engenheiro Gualberto será provisoriamente interditada para o tráfego de veículos no cruzamento com a rua Hamilton da Silva e Costa. Com isso, o quarteirão entre as ruas Cabo Diogo Oliver e Hamilton da Silva e Costa será utilizado apenas para trânsito local. Outra alteração na rua Engenheiro Gualberto acontecerá no trecho entre as ruas Afonso Pena e Cabo Diogo Oliver, que passará a ter mão dupla de direção.
Já a rua Cabo Diogo Oliver terá mão dupla de direção entre as ruas Engenheiro Gualberto e Salvador Cabral.
"Todas estas alterações são fruto de estudos desenvolvidos pelas equipes técnicas de Engenharia de Tráfego e buscam a melhoria da circulação de veículos pela região do Mogilar, que receberá um aumento no número de veículos. Paralelamente, os técnicos acompanharão as alterações para, se necessário, fazer os ajustes devidos", explicou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol.
O secretário lembrou ainda que as primeiras alterações no trânsito da região, previstas no projeto, foram adotadas em novembro, com a implantação de mão única de direção em toda a extensão da rua Casarejos, desde a rua Presidente Campos Salles até a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes.
O transporte coletivo também terá alterações. As linhas municipais e intermunicipais que passam pela rua Engenheiro Gualberto deverão fazer itinerário pela rua Casarejos. A Secretaria Municipal de Transportes está finalizando a definição dos locais onde serão implantados os novos pontos.
Outro trabalho aconteceu no cruzamento da rua Hamilton da Silva e Costa com a rua Salvador Cabral. O objetivo é que aumentar a segurança para motoristas e pedestres que transitam pelo local, que continuará a ser acompanhado pelo Departamento de Engenharia de Tráfego. Os técnicos também irão monitorar o cruzamento da rua Hamilton da Silva e Costa com a rua Casarejos.


Fonte:Mogi News

Parque Santana: Contrato do Parque da Cidade sofre aditivo de R$ 2,2 milhões

Inclusão de quadras society, tênis e basquete impactaram no valor; parte do parque será entregue neste ano
Foto: Daniel Carvalho


Intervenções que foram desenvolvidas neste momento não constavam no projeto
A Prefeitura de Mogi das Cruzes publicou um edital de aditivo para o Parque da Cidade, no Parque Santana, no valor de R$ 2,2 milhões e a prorrogação por 60 dias do prazo da obra. De acordo com o secretário municipal de Obras, Claudio de Faria Rodrigues, o acréscimo de recursos no projeto se refere à intervenções que foram desenvolvidas e não constavam no projeto inicial do parque. Ele ressaltou ainda que a prorrogação do contrato com a empresa não afetará no prazo de entrega estimado para ocorrer na segunda quinzena de dezembro.
Segundo Rodrigues, desde o projeto inicial até a efetivação das obras, algumas mudanças foram realizadas pela administração municipal. "Fizemos um aditivo técnico para compatibilização entre o projeto básico e o executivo. Realizamos uma série de incrementos que não eram previstos inicialmente. Esse acréscimo nos valores se justifica por isso", explicou.
O secretário informou que uma das alterações que foi realizada durante a construção do parque foi a substituição de um campo de futebol com grama natural por duas quadras de futebol society com grama sintética. "Junto com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer foi definido essa troca. Tivemos ainda a inclusão de duas quadras de tênis, que não existiam inicialmente no projetos. Implantamos também três mini-quadras de basquete. Esse incremento de recursos compatibiliza e adequa o projeto inicial ao final", acrescentou. A iluminação do parque que antes era de vapor metálico foi substituída por modelos de LED.
Em relação à prorrogação do prazo de contrato com a empresa, Rodrigues ressaltou que a medida não afetará a entrega do Parque da Cidade até o fim do ano. De acordo com ele, no período de 60 dias, os funcionários trabalharão na melhoria da área pertencente ao Clube Campestre, que tem sua posse atualmente em processo judicial e ainda não pertence à administração municipal.
Segundo Rodrigues, parte do valor do aditivo será usado para reformar o ginásio do espaço, bem como os quiosques existem na área. "Reformaremos o telhado do ginásio, o vestiário, a parte hidráulica e a quadra, que terá o piso substituído. Na área que é a piscina, não podemos colocar para uso e nem demoli-la, por isso, vamos revitalizar esteticamente o local", disse.

Fonte:Mogi News

Saúde: Março é agora novo prazo para entrega do hospital estadual

Última previsão feita pelo HC no primeiro semestre dava conta de que unidade começaria a funcionar neste mês
Foto: Erick Paiatto


Em vistoria com autoridades, superintendente estimou que o atendimento de pacientes pode começar em abril
A conclusão da obra do hospital público estadual em Suzano foi adiada mais uma vez e só deverá ocorrer em março de 2017. O superintendente do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Antonio José Pereira, confirmou o atendimento para o segundo semestre do ano que vem, mas disse que os serviços podem começar ainda em abril.
Além disso, em fevereiro, uma reunião decidirá em qual sistema a unidade funcionará: se será apenas para pacientes direcionados de São Paulo ou se terá atendimento "porta aberta", ou seja, para qualquer pessoa que for até lá. Depois de entregue, a gestão será realizada pelo próprio HC.
O cronograma de obras e de funcionamento da unidade foi apresentado pelo superintendente durante vistoria, que contou com a presença do deputado estadual Estevam Galvão (DEM), do prefeito de Suzano Paulo Tokuzumi (PSDB) e do prefeito eleito Rodrigo Ashiuchi (PR). A obra do hospital está em fase avançada com a maior parte do prédio com acabamento e instalação de equipamentos médicos. A unidade será certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Pereira informou que alguns detalhes ainda precisam ser finalizados para que a obra seja entregue. "Temos a parte de tecnologia de informação, de ajuste de ar-condicionado e marcenaria. Acredito que a obra seja finalizada até o fim de março. Após esse fechamento, teremos mais 15 dias para fazer ajustes e balanceamento. O hospital está em um patamar elevado. Estamos falando de um centro cirúrgico extremamente diferenciado, além de UTI, área semi-intensiva e leitos", esclareceu.
Segundo o superintendente, além da construção do novo prédio, o antigo HC de Suzano também está passando por uma reforma significativa. Ao todo, foram investidos R$ 32 milhões. "O prédio ficará no mesmo patamar da nova estrutura. A princípio, o segundo andar já está reformado e faltam outros dois", afirmou.
Em relação ao modelo de funcionamento da unidade, Pereira informou que essa decisão será tomada em conjunto com o novo prefeito. "Esse é um hospital secundário, não primário. Tem que haver regulação para que você consiga fazer o melhor atendimento para a população. Na minha opinião, não pode ser 'porta aberta', pois há as unidades básicas", afirmou. Sobre o atraso na entrega da obra, o superintendente apontou a crise como motivo. A última previsão, feita no primeiro semestre pelo HC e por Estevam, era de que a unidade estaria funcionando neste mês.
O deputado lembrou que trata-se de uma reivindicação antiga dos suzanenses. "Esse será um hospital moderníssimo, de primeira linha. Ele é 'porta aberta' para a população, mas em casos de média e alta complexidade. A unidade não é para dar atendimento básico, para isso existem os postos de saúde e o Pronto-Socorro", ressaltou.
Futuro
Ashiuchi destacou que vai trabalhar para que os pacientes de Suzano e do Alto Tietê tenham prioridade no atendimento do hospital, já que os leitos são controlados pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross). "Queremos criar um sistema de saúde que integra desde a base", ressaltou. O prefeito disse que uma das prioridades de sua gestão será a Saúde. Ele acrescentou que está analisando a possibilidade de recuperar o projeto do hospital federal e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Revista.

Fonte:Mogi News

GCM: Poá ganha Base Comunitária de Segurança da Guarda Civil

Prefeito Marcos Borges (PPS) e o secretário de Segurança, Carlos Setsuo, participaram da inauguração da base
Foto: Daniel Carvalho


Unidade foi instalada na rua Adutora, no Jardim Nova Poá, e funcionará 24 horas
Foi inaugurada, na tarde de ontem, a primeira Base Comunitária de Segurança da Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá, instalada na esquina das ruas Adutora com a Sebastião de Almeida, no Jardim Nova Poá. A segunda unidade está prevista para ser entregue na próxima semana, na região central da cidade. Duas novas bases também estão sendo projetadas para os bairros Jardim São José e Vila Varela.
De acordo com o secretário Municipal de Segurança, Carlos Setsuo, a base prestará atendimento aos munícipes e ainda disponibilizará outros serviços. "Aqui faremos o pré-atendimento à população e tudo que for referente à segurança e prestação de serviços públicos. Em uma sala haverá a inclusão digital. Teremos equipamentos, sinal de internet e linhas telefônicas, onde a comunidade poderá utilizar", afirmou. O investimento para a implantação do prédio foi de R$ 150 mil.
O prédio contará ainda com seis GCMs por turno, além de um veículo de quatro rodas e duas motocicletas, segundo adiantou o chefe da pasta.
Com relação aos novos postos da Guarda Civil, que devem ser instalados na Vila Varela e Jardim São José, Setsuo explicou que ainda estão em fase de elaboração de projeto e que a estimativa é que sejam bases maiores do que a inaugurada ontem.
O prefeito Marcos Borges (PPS) adiantou que o concurso público para a contratação de 88 GCMs está em fase final, porém, ainda ainda há alguns trâmites que precisam ser executados. "O concurso para a contratação de novos guardas é um processo longo e demorado, mas foi concluído. Entramos agora na fase de investigação social, que é feita pela própria prefeitura, quando é investigado o perfil dos candidatos", explicou. "Depois disso, eles fazem o treinamento para exercer a função". A estimativa é que os novos profissionais iniciem os trabalhos até junho de 2017. Borges lembrou que, na semana que vem, uma nova base deve ser inaugurada na rua Vinte e Seis de Março, no centro da cidade.
Homenagens
A Base da GCM que foi inaugurada ontem leva o nome do Missionário Jadson Gersogamo da Silva, que foi vítima de latrocínio à poucos metros do local, no ano passado. A cerimônia de inauguração foi marcada por homenagens e muita comoção entre a família e a comunidade.
Os familiares de Jadson estavam presentes na cerimônia de inauguração. "O sentimento é que essa base veio um pouco tarde, mas chegou. Eles talvez não tenham ouvido a nossa voz, mas ouviu a voz do meu filho depois de morto. A voz do luto foi maior que a nossa voz", disse emocionado, o pai do homenageado, Melciades Menezes da Silva.
"Acredito que o posto vai inibir um pouco a criminalidade, disse. "Se a base estivesse aí ele estaria vivo hoje. Mas essa base não estaria aqui se meu filho não tivesse morrido. É uma homenagem merecida e ele não será esquecido", comentou. "Só acho que o preço que a minha família pagou por essa base foi muito alto".

Fonte:Mogi News