sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

CIDADES: Marcus Melo anuncia nome de seis secretários para Mogi

29 de novembro de 2016  Cidades, QUADRO DESTAQUE  
Melo deve anunciar os próximos secretários na semana que vem. (Foto: Ney Sarmento/ PMMC)
Melo deve anunciar os próximos secretários na semana que vem. (Foto: Ney Sarmento/ PMMC)


ELIANE JOSÉ
Os primeiros seis nomes do secretariado do prefeito eleito Marcus Vinicius de Almeida Melo (PSDB) são membros do atual staff do governo. Duas novidades, entre aspas, são Neusa Aiko Hanada Marialva, hoje na Secretaria de Governo e futura responsável pela Pasta de Assistência Social, e o tenente-coronel Paulo Roberto Madureira Sales, que sobe de adjunto para secretário municipal de Segurança, no lugar do coronel da reserva, Eli Nepomuceno.

Foram confirmados no cargo Renato Augusto Abdo (Agricultura), Nilo Guimarães (Esporte e Lazer), Marcelo Delascio Cusatis (Saúde) e Mateus Sartori (Cultura), numa rápida cerimônia, na sala de reuniões do Gabinete.


Com exceção de Iduigues Ferreira Martins (PT), os demais vereadores eleitos, novatos e antigos participaram do anúncio. Alguns parlamentares não eleitos acompanharam a apresentação. Também petista, Rodrigo Valverde, chegou depois da apresentação, e marcando presença.

Neste primeiro grupo, Marcus Melo vale-se de “soluções caseiras”. E disse que irá cobrar “criatividade, eficiência e inovação” dos nomeados para vencer as dificuldades financeiras esperadas para 2017, na ressaca dos desajustes econômicos e políticos, já sentida em todos os níveis da administração pública.

De camisa azul clara, marca da campanha eleitoral, ele anunciou a redução do número de comissionados, sem adiantar percentuais. A Prefeitura contrata 170 pessoas nessa condição, uma parte, servidores de carreira que poderão retornar aos cargos antigos em 2017.

Haverá contenção financeira, mas sem intervenções grandiosas. Segundo o prefeito, para “não afetar a qualidade do serviço público”. Uma das medidas preparadas será o acúmulo de funções de determinados secretários. Em quais secretarias? Essa e outras perguntas serão respondidas nas semanas seguintes pelo ex-diretor do Semae e integrante do núcleo de assessores mais próximos de Marco Bertaiolli (PSD).

Marcus Mello busca nomes de fora para cargos de perfil mais técnico e que terão mudanças de chefia, com certeza, em duas secretarias: Planejamento Urbano (hoje, nas mãos do arquiteto João Francisco Xavier) e Transportes (sob a guarda do coronel da reserva, Nobuo Aoki Xiol). O administrador admite as dificuldades para formar o grupo porque os salários da gestão pública não competem como os da iniciativa privada.

Haverá contingenciamento, imposto pela queda na arrecadação, em condições ainda em estudo. Redução de salários e a eliminação de secretarias são descartadas por ele. “Temos de reduzir o custeio, usar da economicidade, mas com sabedoria, porque a Prefeitura não pode parar. Nosso desafio será ampliar a receita e reduzir as despesas, sem comprometer a qualidade dos serviços”.


Nos próximos dias, novos secretários serão anunciados, bem como os diretores do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e do Instituto de Previdência Municipal (Iprem), que, ao contrário do que solicitam servidores públicos, deverá ser fruto de uma indicação pessoal do prefeito.

No governo antigo, havia apenas duas mulheres à frente das 18 secretarias. A participação feminina poderá ser ampliada. “Mas, algumas apostas estão erradas”, brincou, apimentando as especulações dos bastidores da política e da Prefeitura. Um secretário recebe R$ 17 mil por mês.

Bertaiolli não participou da cerimônia, num sinal mais de protocolo do que de distanciamento desse processo. Melo confirmou que a composição do futuro governo tem direta participação do prefeito que deixa o cargo daqui a 33 dias. “Ele é meu amigo e tem me auxiliado porque se preocupa com o futuro da Cidade, como todos nós”.

Segurança

Considerado o supersecretário do governo Bertaiolli, o chefe da Pasta de Segurança, Eli Nepomuceno, conta que deixou o cargo à disposição para cuidar de um “problema de saúde”. Ele será substituído pelo próprio adjunto, Paulo Roberto Sales, com quem trabalhou nos últimos três anos de gestão. Sales adianta que ampliará a presença da Guarda Municipal na Cidade.

“O Sales é, sem dúvida, uma boa escolha. É uma pessoa extremamente comprometida, preocupada. Além disso, conhece, mais do que ninguém, os problemas de segurança da Cidade. Não tenho a menor dúvida de que o trabalho vai prosseguir e, inclusive, melhorar”, avalia Nepomuceno.

Nepomuceno diz que se sente “extremamente emocionado” por participar da equipe de trabalho de Bertaiolli, deixando claro que poderá voltar a compor o quadro do Executivo posteriormente. “Eu pedi que me dispensassem neste período, até que eu consiga me restabelecer. Mas continuo totalmente à disposição do grupo, que é coeso, proativo e tem um grande comprometimento com a Cidade”, completa.

O tenente-coronel Sales entra com o desafio de ampliar a presença da Guarda Municipal em Mogi das Cruzes, tanto na zona rural, quanto nos bairros mais distantes do Centro. “A Guarda vem para complementar o trabalho feito pelas polícias Militar e Civil. Ela também faz parte do conglomerado de segurança”, pondera.

O novo secretário acredita que armar a Guarda Municipal “é uma necessidade”, mas acrescenta que o contingente passará por rigoroso treinamento antes de sair armado às ruas. “Os que tiverem condições, com certeza vão andar armados. A violência está aí e não há como repelir uma injusta agressão apenas com o diálogo”, completa.


Na visão de Sales, a Guarda Municipal deve atuar como um terceiro poder policial armado. “O mogiano quer segurança. Ele não quer saber se foi a PM, a Polícia Civil ou a Guarda quem atendeu a ocorrência”, finaliza.

Neusa Aiko Hanada Marialva ainda se certificará do andamento de projetos tocados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Ela substitui Eliana Mangini, na Pasta desde 2001, e como secretária desde 2009.

Neusa pretende conhecer a fundo questões que vinha acompanhando superficialmente. “Vou me aproximar dos projetos e ter detalhes, por exemplo, do orçamento financeiro da Pasta, só depois terei condições de falar sobre o cargo”. Mas, admitiu: “Devemos fortalecer as ações positivas e buscar parcerias para manter o atendimento em áreas como a moradia de rua, a atenção à criança e ao idoso”. (E.J. e Danilo Sans)

Alterações 
A pequena mudança feita pelo prefeito eleito Marcus Melo (PSDB) na equipe de secretários deve dar uma “oxigenada” na gestão para os próximos anos, segundo avalia o atual prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD), que participou ativamente da composição das novas pastas.

“É um perfil muito interessante, de pessoas jovens e competentes, assim como a Cidade precisa. Eu só tenho elogios a esses secretários que vão assumir no próximo ano”, disse Bertaiolli, durante evento que anunciou detalhes sobre a Operação Verão deste ano (leia mais nesta página). Bertaiolli acrescentou ainda que o novo secretariado precisará trabalhar com a perda na capacidade de investimentos da Prefeitura, causada, sobretudo, pela crise econômica e política que tomou conta do cenário nacional.(Danilo Sans)

Fonte:O Diário de Mogi