sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

GCM: Poá ganha Base Comunitária de Segurança da Guarda Civil

Prefeito Marcos Borges (PPS) e o secretário de Segurança, Carlos Setsuo, participaram da inauguração da base
Foto: Daniel Carvalho


Unidade foi instalada na rua Adutora, no Jardim Nova Poá, e funcionará 24 horas
Foi inaugurada, na tarde de ontem, a primeira Base Comunitária de Segurança da Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá, instalada na esquina das ruas Adutora com a Sebastião de Almeida, no Jardim Nova Poá. A segunda unidade está prevista para ser entregue na próxima semana, na região central da cidade. Duas novas bases também estão sendo projetadas para os bairros Jardim São José e Vila Varela.
De acordo com o secretário Municipal de Segurança, Carlos Setsuo, a base prestará atendimento aos munícipes e ainda disponibilizará outros serviços. "Aqui faremos o pré-atendimento à população e tudo que for referente à segurança e prestação de serviços públicos. Em uma sala haverá a inclusão digital. Teremos equipamentos, sinal de internet e linhas telefônicas, onde a comunidade poderá utilizar", afirmou. O investimento para a implantação do prédio foi de R$ 150 mil.
O prédio contará ainda com seis GCMs por turno, além de um veículo de quatro rodas e duas motocicletas, segundo adiantou o chefe da pasta.
Com relação aos novos postos da Guarda Civil, que devem ser instalados na Vila Varela e Jardim São José, Setsuo explicou que ainda estão em fase de elaboração de projeto e que a estimativa é que sejam bases maiores do que a inaugurada ontem.
O prefeito Marcos Borges (PPS) adiantou que o concurso público para a contratação de 88 GCMs está em fase final, porém, ainda ainda há alguns trâmites que precisam ser executados. "O concurso para a contratação de novos guardas é um processo longo e demorado, mas foi concluído. Entramos agora na fase de investigação social, que é feita pela própria prefeitura, quando é investigado o perfil dos candidatos", explicou. "Depois disso, eles fazem o treinamento para exercer a função". A estimativa é que os novos profissionais iniciem os trabalhos até junho de 2017. Borges lembrou que, na semana que vem, uma nova base deve ser inaugurada na rua Vinte e Seis de Março, no centro da cidade.
Homenagens
A Base da GCM que foi inaugurada ontem leva o nome do Missionário Jadson Gersogamo da Silva, que foi vítima de latrocínio à poucos metros do local, no ano passado. A cerimônia de inauguração foi marcada por homenagens e muita comoção entre a família e a comunidade.
Os familiares de Jadson estavam presentes na cerimônia de inauguração. "O sentimento é que essa base veio um pouco tarde, mas chegou. Eles talvez não tenham ouvido a nossa voz, mas ouviu a voz do meu filho depois de morto. A voz do luto foi maior que a nossa voz", disse emocionado, o pai do homenageado, Melciades Menezes da Silva.
"Acredito que o posto vai inibir um pouco a criminalidade, disse. "Se a base estivesse aí ele estaria vivo hoje. Mas essa base não estaria aqui se meu filho não tivesse morrido. É uma homenagem merecida e ele não será esquecido", comentou. "Só acho que o preço que a minha família pagou por essa base foi muito alto".

Fonte:Mogi News