sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

INFORMAçãO: A história do peru e o difícil jogo da política

2 de dezembro de 2016  Informação  
Em tempos de formação de primeiros escalões dos novos prefeitos, escolhas de novas mesas diretoras de câmaras municipais e santas casas, assim como de divergências radicais entre poderes da República, vale recontar aqui neste espaço a história do peru (que poderá ser servido neste Natal), recontada pelo consultor e analista político, Gaudêncio Torquato, em suas Porandubas Políticas, que é publicado pelo site Migalhas, especializado em assuntos jurídicos e políticos.. “Em uma planície, viviam um urubu e um pavão. Um dia, o pavão começou a expressar certa angústia: “Sou a ave mais bonita do mundo animal, tenho uma plumagem colorida e exuberante, porém nem voar eu posso, de modo a mostrar a minha incomparável beleza. Feliz é o urubu que é livre para voar para onde o vento o levar”. O urubu, por sua vez, refletia no alto de uma árvore: “Que infeliz ave sou eu, a mais feia de todo o reino animal; e ainda tenho que voar e ser visto por todos. Quem me dera ser belo e vistoso, tal qual aquele pavão”. E aí as duas aves, pensando sobre suas conveniências e inconveniências, tiveram uma brilhante ideia: deveriam se juntar para realizar um cruzamento. O fruto que desse cruzamento surgiria seria uma ave esplendorosa, magnífica, um descendente que iria combinar o voo tão aerodinâmico do urubu com a graciosidade e elegância do pavão. Cruzaram-se. E daí nasceu… o peru! O peru que é feio pra cacete e nem voar consegue. Moral da história, senhoras e senhores: se a coisa está ruim, não invente. Gambiarra não funciona.”

Passou!
O secretário de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, acompanhou, ontem, passagem de um ônibus pelo interior do primeiro túnel do Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio, que será liberado ao tráfego de veículos, no sábado, dia 10. Já o secretário João Francisco Chavedar, de Planejamento, também esteve por lá, ao lado de técnicos da CPTM, discutindo como ficará o funcionamento da porteira da passagem de nível para pedestres após a liberação.

Perto do fim
O relator da CPI da Merenda, deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), tem afirmado que os depoimentos prestados sobre atos de corrupção no fornecimento de alimentos à merenda escola do Estado são suficientes para uma avaliação final do caso e responsabilização de envolvidos no episódio. A expectativa de que as apurações envolvessem diretamente o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o presidente da Assembleia, Fernando Capez (PSDB), dificilmente irá se concretizar. Tudo indica que o escândalo ficará limitado ao pessoal do segundo escalão e fornecedores.


Homenagem
Um minuto de silêncio antes do início do jogo decisivo do Sulamericano de Basquete, entre Mogi/Helbor e Bahía Blanca, na Argentina, foi a forma encontrada para homenagear as vítimas do acidente com o time de futebol da Chapecoense, seus dirigentes e jornalistas, na Colômbia. Até as comemorações do título pelos mogianos foram um tanto contidas. Tudo indica que a festa ficará mesmo para Mogi.

Duplicação
Mesmo tendo recebido informação do DER de que a duplicação da Mogi-Bertioga está fora dos planos atuais do governo estadual, o deputado estadual Marcos Damásio (PR) voltou a insistir no tema. Ele enviou ao secretário Alberto Macedo Filho, de Logística e Transporte, cobrando uma discussão para aprofundada sobre o tema por órgãos governamentais. A parceria público-privada é uma das opções apontadas por ele para viabilizar a obra.

Cotidiano
VISITA  O prefeito eleito Marcus Melo encontrou-se ontem, em Suzano, com o deputado  Estevam Galvão (DEM), que se comprometeu a ajudar Mogi durante os próximos anos. (foto: Divulgação)
VISITA  O prefeito eleito Marcus Melo encontrou-se ontem, em Suzano, com o deputado  Estevam Galvão (DEM), que se comprometeu a ajudar Mogi durante os próximos anos. (foto: Divulgação)
VISITA O prefeito eleito Marcus Melo encontrou-se ontem, em Suzano, com o deputado
Estevam Galvão (DEM), que se comprometeu a ajudar Mogi durante os próximos anos. (foto: Divulgação)

Frase
As únicas pessoas que se enfurecem ao ouvir a verdade são aquelas que vivem na mentira.
Juiz Sérgio Moro, responsável pelo julgamento da Operação Lava Jato

Fonte:O Diário de Mog