quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Distrito terá complexo educacional



Distrito terá complexo educacional
QUA, 07 DE NOVEMBRO DE 2012 03:00
A-A+

Bertaiolli participou ontem da cerimônia no CEIM Engenheiro Marcus Adalberto Abib / Foto Eisner Soares

Durante a inauguração oficial do 36º Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM), na tarde de ontem (6), o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) anunciou a criação de um complexo educacional e esportivo na Vila Nova Jundiapeba, que já deverá estar atendendo os moradores daquela região até o início de 2014. Ele garantiu ainda novos investimentos no setor de saúde do Distrito.
A nova creche, que já tinha iniciado atividades durante a campanha, foi formalmente entronizada com nome do patrono Marcus Adalberto Abib e construída nos mesmos moldes das outras inauguradas durante este primeiro mandato do prefeito, para atender 110 crianças do Bairro em período integral. Mogi já conta com 37 unidades em funcionamento e até o final deste mês serão inauguradas outras três, atingindo a meta de 40.
“Conseguimos chegar neste marco histórico de entregar 40 creches à população de Mogi em três anos e meio de mandato. O objetivo para os próximos quatro anos é de construir mais 25 unidades”, disse Bertaiolli, informando que o Distrito será um dos beneficiados com a construção de mais quatro centros de educação infantil na próxima gestão. Existem ainda projetos de construção de postos e ampliação dos serviços de saúde no Distrito.  (Silvia Chimello)

Fonte:O Diário de Mogi

Obama é reeleito para mais quatro anos



Obama é reeleito para mais quatro anos
QUA, 07 DE NOVEMBRO DE 2012 08:13
A-A+

Obama agradece eleitores em Chicago / Foto Spencer Platt - AFP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai governar o país por mais quatro anos. Ele foi reeleito ontem (6) com 303 votos dos 538 nos principais colégios eleitorais. Nos dez estados apontados como decisivos, o republicano Mitt Romney ganhou apenas na Carolina do Norte. Com o lema de campanha "Four More Years!" (Mais Quatro Anos!), Obama venceu uma disputa apertada em uma campanha política considerada a mais cara dos Estados Unidos.
Ao saber do resultado das eleições, embora sem a conclusão de alguns estados, Obama fez um discurso de 25 minutos, no qual prometeu que o próximo mandato será mais bem-sucedido que o atual.  “Nós sabemos, nos nossos corações, que para os Estados Unidos o melhor ainda está por vir”, disse Obama. De forma conciliadora, Romney felicitou o adversário político.
Obama discursou no Centro de Convenções McCormick Place, em Chicago, Illinois. Para uma multidão, o presidente reeleito cumprimentou Romney pela “árdua campanha”. Segundo Obama, sua meta é “fazer avançar o país”. Acompanhado pela mulher Michelle e pelas filhas Malia e Sasha, ele elogiou a família.
“[Reeleito, estou] mais determinado e mais inspirado do que nunca”, disse, acrescentando que “nunca esteve tão esperançoso em relação à América”. Ele citou como desafios a reforma do sistema de imigração, a redução do déficit e as mudanças no Código Tributário.
No final do discurso, Obama recebeu no palco, ao lado da família, o vice-presidente reeleito, Joe Biden, e vários integrantes de sua equipe de campanha. Todos foram aplaudidos pela multidão que acompanhou a saudação do presidente reeleito.
Romney telefonou para Obama parabenizando-o pela vitória. Romney divulgou seu diálogo com Obama. "Demos tudo nesta campanha", disse o republicano, agradecendo o apoio que recebeu. "A eleição acabou, mas os nossos princípios se mantêm."
O candidato derrotado disse que deseja felicidades ao presidente reeleito e que rezará pelo seu sucesso, "em um tempo de grandes desafios para a América". (Renata Giraldi – ABr)

Fonte:O Diário de Mogi

Período integral Vereadores querem novas vagas em escolas no centro


Período integral
Vereadores querem novas vagas em escolas no centro
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Os vereadores de Mogi das Cruzes criticaram durante a sessão de ontem a falta de vagas de período integral em creches e escolas municipais localizadas na área central da cidade. Segundo eles, as mães que trabalham ou moram nesta região são prejudicadas.

O primeiro a abordar o tema foi o presidente da Comissão de Educação do Legislativo, Mauro Araújo (PMDB). "Esses alunos têm o ensino integral interrompido quando atingem os 6 anos de idade. Há uma demanda no centro que não é atendida", afirmou. "Essa situação tem feito com que muitas mulheres deixem de trabalhar. Elas têm se deparado com duas opções: largar o emprego ou pagar uma escola particular para mantê-los lá por meio período", relatou.

Araújo avalia que as mulheres nestas condições estão sendo "lesadas pela divisão em blocos da educação". "É preciso destacar o grande trabalho que a atual administração tem feito, mas precisamos exigir que essa situação seja revista", salientou. 
A Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura informou que "o período integral será ampliado no ano que vem, mas a prioridade, num primeiro momento, serão as unidades localizadas nos bairros, em razão da vulnerabilidade social".


Prestação de contas
O vereador Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB) sugeriu que as entidades que administram as creches, por meio de convênios com a Prefeitura, passem a fazer prestações de conta ao Legislativo, assim como a Secretaria Municipal de Educação. "Todas as instituições recebem subsídios e muitas delas fazem uma administração exemplar, mas há problemas em algumas unidades", disse.

O presidente da Câmara, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, a acredita que o balanço poderá ser apresentado pelas creches que forem sorteadas. "As três selecionadas precisaram prestar contas", concluiu.

Fonte:Mogi News

Denúncia Paciente com câncer reclama de atendimento


Denúncia
Paciente com câncer reclama de atendimento
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Gildir é esposa de Joaquim Silva, que está com câncer
Há pelo menos dois meses, o aposentado Joaquim Oliveira Silva, de 54 anos, convive com um dilema: conseguir um hospital público que lhe ofereça um tratamento de câncer digno ou permanecer internado na Santa Casa de Mogi das Cruzes, tomando medicamentos que possam minimizar temporariamente as fortes dores na coluna, já afetada por um tumor. 
Contudo, a resposta a esse dilema não depende exclusivamente dele ou de sua família. A decisão, segundo parentes e amigos, está nas mãos da direção da Santa Casa e da superintendência do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, até então, referência em Mogi e região no tratamento de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tanto para atendimento emergencial quanto para ambulatório e cirurgia.

"Há um jogo de empurra entre os hospitais: o Luzia não quer receber por transferência, pois alega que ele (Joaquim) precisa da realização de uma biópsia; e a Santa Casa, que não tem atendimento ou especialista em Oncologia, não tem condições de fazer este serviço. Enquanto isso, ele está lá, na cama, reclamando de dores. Estamos desesperados", contou a doméstica Gildir Sil-va Oliveira, de 36 anos, esposa do paciente. 
Segundo ela, Joaquim já realizava tratamento no Luzia de Pinho Melo antes de ser atendido na Santa Casa. "Contudo, ele recebeu alta e não sabíamos que a doença já tinha se alastrado para a coluna", contou. 
Entre as opções apresentadas pela direção da Santa Casa, segundo ela, estava a transferência de Joaquim para o Hospital Dr. Arnando Pezzutti Cavalcante, no distrito e Jundiapeba. "O problema é que lá o tratamento é para pacientes crônicos e não existe Oncologia", reclamou Gildir. 
Não é de hoje que o serviço público de saúde, em especial no Luzia de Pinho Melo, enfrenta problemas de atendimento e várias denúncias de erro médico ou de alta para pacientes com câncer que necessitavam de atendimento foram feitas por pacientes e parentes.

O MN procurou a direção da Santa Casa e também do Luzia de Pinho Melo para esclarecer o motivo da demora na transferência do paciente. No fim da tarde de ontem, Assessoria de Imprensa da filantrópica prometeu dar uma resposta sobre o assunto hoje. Já a Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que não recebeu nenhum pedido de transferência do paciente em questão e que está à disposição da Santa Casa para o que for necessário.


Fonte:Mogi News

Regulamentação Taxistas precisam fazer curso de capacitação


Regulamentação
Taxistas precisam fazer curso de capacitação
Nos próximos seis meses, pelo menos 350 motoristas farão curso de formação e aperfeiçoamento; o cadastro será encerrado no dia 15
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Legislação federal determina que taxistas passem por curso de atualização; serão 32 horas de aula
Pelo menos 350 motoristas de táxis terão que fazer um curso de formação e aperfeiçoamento nos próximos seis meses em Mogi das Cruzes. As aulas serão ministradas pelas auto-escolas do município, que têm até o próximo dia 15 para se cadastrar na Secretaria Municipal de Transportes. O Sindicato dos Taxistas de Mogi afirmou que o curso trará mais profissionalismo para a categoria.

O curso contará com cinco módulos, com aulas de relações humanas, legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, além de mecânica e elétrica básica. "Esse curso faz parte do cumprimento da lei federal de agosto do ano passado que regulamenta a profissão de taxista. Estava previsto que seria preciso fazer esse curso. Mas acho que ele será importante para a categoria", afirmou o secretário do sindicato, Sandro Monfort.

Serão 32 horas de aulas que serão divididas de acordo com os módulos propostos. A parte que receberá mais atenção é de relações humanas que contará com 10 horas de curso. Nessa aula, será abordado o papel social do taxista e suas atribuições, atendimento ao usuário, principalmente aos idosos e pessoas com deficiência, além do gerenciamento de conflito. "Nosso intuito é melhorar o atendimento aos passageiros. Os usuários serão os principais beneficiados, já que sabem que serão atendidos por profissionais preparados", argumentou o secretário.

Monfort informou que todos os motoristas de táxi, tanto os permissionários quanto os auxiliares passarão pelo curso. "Hoje, esse curso de formação só existe em São Paulo. Na capital, só pode ter ponto de táxi quem fez o curso", declarou. Segundo o secretário, ainda não é possível saber quanto o curso custará para os taxistas. "Acredito que esse valor não será oneroso. Esta determinação ainda está recente e as auto-escolas que darão as aulas ainda não procuraram o sindicato. Mas vamos tentar acordos e descontos para nossos associados", destacou.

Fonte:Mogi News

Agilidade Processo digital tem início hoje nos fóruns


Agilidade
Processo digital tem início hoje nos fóruns
Com a digitalização pelo Tribunal de Justiça, processos que tramitam em primeira e segunda instância podem ser adiantados em até três anos
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Fóruns de Mogi e Brás Cubas retomam atendimento hoje, a partir das 13 horas, com sistema digital
O Fórum Central de Mogi das Cruzes e o Distrital de Brás Cubas retomam hoje, a partir das 13 horas, o atendimento ao público. As unidades estavam com atendimento restrito em razão da instalação de equipamentos e treinamento de funcionários para implantação do processo digital pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. O novo sistema já começa a funcionar, no Fórum Central, entre outras unidades forenses do Estado, a partir de amanhã, mas no Distrital de Brás Cubas, que possui duas varas acumulativas - 1ª e 2ª Cível e Criminal - que também teve funcionários treinados para o novo sistema, vai continuar o sistema tradicional de distribuição de processos e petições. 
Hoje, segundo confirmou o juiz diretor do Fórum de Mogi, Luiz Renato Bariani, será o último dia para o ingresso de processos novos por meio tradicional. Por conta disso, o magistrado já aguarda um grande movimento de advogados nos cartórios querendo ingressar com petições. "O movimento será intenso, sem sombra de dúvidas", diz.

Amanhã, quinta-feira, tudo será por meio digital, pelo menos nas quatro varas cíveis. "O Tribunal de Justiça determinou um período de 24 horas para a transição do sistema tradicional ao eletrônico, para que advogados e juizes se acostumem ao novo sistema", explica Bariani.

A exceção, segundo ele, é a Vara da Fazenda Pública - que concentra mais de 60 mil processos (de um total de 110 mil) em trâmite no Fórum Central. "Trata-se da vara com maior número de ações, principalmente as relacionadas a execuções fiscais de pelo menos três municípios: Mogi, Biritiba Mirim e Guararema. É preciso, inclusive, integração com sistemas dessas prefeituras, além de um entendimento com a Fazenda Estadual, o que deve levar de 30 a 40 dias", estima Bariani. 

Em 2013
O secretário-geral da 17ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/ Mogi, Ademir Falque, contesta o prazo. "A informatização de processos na Vara da Fazenda só ocorrerá em 2013, não tenho dúvida. Aliás, acredito que todo o processo será implantado em definitivo no ano que vem, para que haja um período maior de adaptação. O ideal é mesclar o sistema tradicional e o eletrônico, como ocorrerá no Fórum João Mendes, na capital", comentou. Ainda assim, segundo Falque, grande parte dos advogados "está preparada para o novo sistema". "Promovemos 12 palestras e ainda estamos implantando um plantão de dúvidas via e-mail, além de um vídeo do TJ mostrando passo a passo como será o novo sistema".

Fonte:Mogi News

Sem opção Luzia suspende todos os tipos de cirurgia


Sem opção
Luzia suspende todos os tipos de cirurgia
Por causa de uma falha no sistema de refrigeração, que aumenta o risco de contaminação, pacientes estão aguardando para fazer procedimentos
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Sistema de refrigeração do hospital estadual quebrou e, por causa do risco de contaminação, não é possível fazer cirurgias no local
O Hospital Luzia de Pinho Melo está com o sistema de refrigeração quebrado há 20 dias, segundo os pacientes. Como consequência, as cirurgias não estão sendo realizadas. Dezenas de pacientes estão aguardando para fazer os procedimentos.

De acordo com médicos e enfermeiros, as intervenções só poderão ser feitas quando os aparelhos de ar-condicionado estiverem em funcionamento. Com o ambiente interno sem a temperatura adequada, há um aumento significativo dos riscos de contaminação. A Secretaria de Estado da Saúde reconhece o problema, mas o classifica como "pontual".

Fátima da Silva Trindade, de 46 anos, é uma das pacientes que sofrem com esta situação. Ela quebrou o braço esquerdo em 24 de outubro, enquanto jogava futebol, e, até o momento, segue internada à espera da intervenção cirúrgica. "Assim que cheguei, fui submetida a uma pequena operação. E foi somente isso", contou. "Até agora, espero o retorno do sistema para fazer a intervenção que colocará placas e pinos e resolverá definitivamente a fratura", disse Fátima, que não pode ter alta porque recebe medicação para diminuir a dor.

A paciente reclamou que o braço machucado está imobilizado e, por isso, parte da medicação, principalmente o soro, é aplicada no braço esquerdo. "Ele está todo furado".

Sem previsão de quando passará pela cirurgia e, consequentemente, ganhará alta, ela garantiu que há outras pessoas nas mesmas condições. "Os médicos pedem paciência, mas não falam nada sobre quando o sistema voltará a funcionar", criticou Fátima. "Não estamos sendo maltratados, mas temos uma vida lá fora que queremos dar continuidade, além disso, tenho medo da minha situação piorar", frisou. 
Fátima informou que os médicos também reclamam da falta de estrutura no hospital. "A falta de investimento chega a prejudicar até mesmo a oferta de materiais básicos, principalmente nas alas cirúrgicas", contou.


Pontual
A Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, "que houve um problema pontual em seu sistema de refrigeração durante o último fim de semana (e não há 20 dias). A manutenção já foi providenciada e deverá ser concluída ainda nesta semana. Os pacientes não estão desassistidos. Nenhum atendimento foi interrompido", destacou a nota.

Em relação ao caso da paciente Fátima, a Secretaria informa "que, absolutamente, não há nenhuma relação com o problema pontual. Ela deu entrada na unidade em 24 de outubro em razão de uma fratura no braço, foi atendida e medicada. Após avaliação da equipe médica, foi constatada a necessidade de uma intervenção cirúrgica. O pedido foi encaminhado à Santa Casa de Mogi das Cruzes, que é a referência na região para cirurgias eletivas de Ortopedia. Portanto, não há relação com a manutenção do sistema de refrigeração. Neste momento, o hospital aguarda liberação da vaga pela Santa Casa".

Fonte:Mogi News