quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Regulamentação Taxistas precisam fazer curso de capacitação


Regulamentação
Taxistas precisam fazer curso de capacitação
Nos próximos seis meses, pelo menos 350 motoristas farão curso de formação e aperfeiçoamento; o cadastro será encerrado no dia 15
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Legislação federal determina que taxistas passem por curso de atualização; serão 32 horas de aula
Pelo menos 350 motoristas de táxis terão que fazer um curso de formação e aperfeiçoamento nos próximos seis meses em Mogi das Cruzes. As aulas serão ministradas pelas auto-escolas do município, que têm até o próximo dia 15 para se cadastrar na Secretaria Municipal de Transportes. O Sindicato dos Taxistas de Mogi afirmou que o curso trará mais profissionalismo para a categoria.

O curso contará com cinco módulos, com aulas de relações humanas, legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, além de mecânica e elétrica básica. "Esse curso faz parte do cumprimento da lei federal de agosto do ano passado que regulamenta a profissão de taxista. Estava previsto que seria preciso fazer esse curso. Mas acho que ele será importante para a categoria", afirmou o secretário do sindicato, Sandro Monfort.

Serão 32 horas de aulas que serão divididas de acordo com os módulos propostos. A parte que receberá mais atenção é de relações humanas que contará com 10 horas de curso. Nessa aula, será abordado o papel social do taxista e suas atribuições, atendimento ao usuário, principalmente aos idosos e pessoas com deficiência, além do gerenciamento de conflito. "Nosso intuito é melhorar o atendimento aos passageiros. Os usuários serão os principais beneficiados, já que sabem que serão atendidos por profissionais preparados", argumentou o secretário.

Monfort informou que todos os motoristas de táxi, tanto os permissionários quanto os auxiliares passarão pelo curso. "Hoje, esse curso de formação só existe em São Paulo. Na capital, só pode ter ponto de táxi quem fez o curso", declarou. Segundo o secretário, ainda não é possível saber quanto o curso custará para os taxistas. "Acredito que esse valor não será oneroso. Esta determinação ainda está recente e as auto-escolas que darão as aulas ainda não procuraram o sindicato. Mas vamos tentar acordos e descontos para nossos associados", destacou.

Fonte:Mogi News