terça-feira, 19 de junho de 2012

Justiça aceita denúncia contra nove acusados por caso 'aloprados'


Demóstenes (Wilson Dias/Agência Brasil)

Os três responderão a acusação de fraude em operação de câmbio.


A trama do dossiê foi desmontada na noite de 15 de setembro de 2006, quando a Polícia Federal prendeu Valdebran Padilha e o advogado Gedimar Passos, então assessor da campanha de Lula, com um total de R$ 1,168 milhão e US$ 248,8 mil.


Até hoje, a origem da maior parte do dinheiro permanece desconhecida.


Segundo a denúncia encaminhada à Justiça Federal, o objetivo do encontro no hotel seria "arrematar as negociações" por um pacote que incluía um vídeo e uma série de documentos que supostamente comprometeriam o candidato tucano com a máfia das ambulâncias, do escândalo conhecido como sanguessugas.


O termo "aloprados" foi cunhado pelo próprio Lula para designar os petistas envolvidos no episódio, que repercutiu negativamente em sua campanha e, para muitos, foi decisiva para que houvesse um segundo turno.


No inquérito conduzido da PF, Mercadante e seu tesoureiro da campanha, José Giácomo Baccarin, chegaram a ser indiciados por crime eleitoral.


A polícia suspeitava que o dinheiro para pagar o dossiê teria vindo de um suposto caixa dois. O indiciamento foi depois revogado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).


A Procuradoria, na denúncia, diz que os laudos de exame financeiro "não demonstraram que os recursos provieram de campanha eleitoral".


"Não se pode afirmar, como pretende a autoridade policial, que o numerário apreendido era destinado para pagamento de material que seria utilizado na campanha. Tal afirmação não passa de presunções", diz, em um trecho.


A atuação dos seis principais denunciados, segundo a Procuradoria, "tinha por fim a desestabilização da campanha eleitoral de 2006 ao governo do Estado de São Paulo, através da criação de vínculo entre o candidato do PSDB à máfia dos sanguessugas".


Até o momento, a reportagem não conseguiu contato com os denunciados ou seus representantes.


Fonte:Folha.com

PSDB procura elevar tempo de Serra com apoio do PTB

PSDB procura elevar tempo de José<br> Serra no rádio e TV com apoio do PTB

Aliados do pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, intensificaram o assédio sobre o PTB, na esperança de selar uma aliança com a sigla na capital, informa reportagem de Daniela Lima, publicada na Folha desta terça-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).


A aproximação é uma tentativa de equilibrar o jogo na propaganda eleitoral e reagir à adesão do PP ao PT na disputa paulistana.


O PTB conta com 51 segundos no horário de rádio e TV e, aliado a Serra, deixaria ínfima a diferença entre o tucano e seu principal adversário, o petista Fernando Haddad, na propaganda eleitoral.


Com a aliança com o PP, do deputado Paulo Maluf, e o PC do B, Haddad teria a liderança do tempo de exposição na TV. Serra ficaria com cerca de um minuto a menos.


Leia a reportagem completa na Folha desta terça-feira, que já está nas bancas.


Fonte: Folha.com

Erundina desiste de ser vice de Haddad em SP



Descontente com aliança entre PT e Maluf, deputada anunciou ao PSB decisão de sair da chapa, segundo presidente do partido em São Paulo
A deputada Luiza Erundina (PSB), indicada para a vaga de vice na chapa do pré-candidato petista Fernando Haddad, desistiu da indicação. Segundo o presidente paulista do PSB, deputado Marcio França, ela informou a decisão para os colegas de partido, em reunião na tarde desta terça-feira, 19. Erundina havia antecipado que pretendia rever sua decisão de disputar a eleição municipal, depois de o PT ter fechado acordo eleitoral com o PP, de Paulo Maluf.


Veja também: 
Governador da BA ironiza apoio de Maluf a Haddad 
'Vale misturar água e óleo para ter tempo de TV', alfineta Marina Silva 
Relembre alianças eleitorais controversas envolvendo o ex-presidente Lula 


Erundina entre Haddad (à dir.) e Eduardo Campos, presidente do PSB - Clayton de Souza/AE - 15.06.2012
Clayton de Souza/AE - 15.06.2012
Erundina entre Haddad (à dir.) e Eduardo Campos, presidente do PSB
O vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, avisou França sobre a decisão. Ela ainda continua reunida com a cúpula do PSB em Brasília. A tendência agora é que o PSB deixe a indicação do cargo de vice-prefeito para o próprio PT, que ainda negocia com o PC do B.


No decorrer dessa terça-feira, Erundina conversou com os líderes do partido, por telefone, e voltou a reclamar da aliança com Maluf, lembrando a participação dele no Regime Militar. “Não convivo com esse tipo de coisa”, afirmou a deputada.


De acordo com petistas, a participação de Lula no evento que formalizou o apoio de Maluf a Haddad foi a gota d'água para a deputada recuar da decisão de ser vice. A participação do PP na campanha de Haddad representa o acréscimo de 1min35s na propaganda eleitoral da TV. Na ocasião do acordo entre PT e PSB, na semana passada, Erundina não vetou o acordo com o PP, preferiu não se posicionar sobre o assunto e afirmou que um acordo com o Maluf e com o PP não passava pela decisão pessoal dela. Ela reforçou, no entanto, que gostaria de ter ao lado pessoas comprometidas com o projeto político da chapa com Haddad. No domingo, Erundina declarou que considerava "desconfortável" estar no mesmo palanque que Maluf.


Fonte:O Estado de S.Paulo

MP investiga concursos em Biritiba




Prédio da Prefeitura de Biritiba Mirim, onde o Ministério Público investiga irregularidades / Foto Arquivo
O Ministério Público de Mogi das Cruzes investiga possíveis irregularidades em dois concursos públicos realizados no município de Biritiba Mirim. Os processos destinados ao provimento de vagas no setor público foram realizados pela Prefeitura e pela Câmara Municipal. Os inquéritos foram abertos pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, que confirmou nesta segunda-feira (18) a apuração dos casos, mas não forneceu detalhes sobre as diligências. Ambos os órgãos já encaminharam ao MP as informações que nortearão o procedimento investigatório.
Os inquéritos estão sob responsabilidade do promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Alexandre Mauro Alves Coelho. Consultado, ele informou que o concurso sob investigação na Prefeitura de Biritiba Mirim foi realizado em administração passada. Porém, o promotor não informou quantos cargos podem ter sido providos de forma irregular e também não deixou claro se há indícios de beneficiamento de parentes ou amigos de agentes públicos no concurso. Coelho esclareceu que não divulga informações sobre inquéritos em andamento para não atrapalhar as investigações. (Júlia Guimarães)

Fonte:O Diário de Mogi

Ibope/Diário: veja pesquisa para prefeito de Mogi


Pesquisa aponta prefeito Bertaiolli na liderança da corrida eleitoral / Fotos Arquivo

Se a eleição para prefeito de Mogi das Cruzes acontecesse hoje, Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) seria reeleito logo no primeiro turno. É o que mostra a pesquisa do Ibope Inteligência, feita com exclusividade para o jornal O Diário, que com isso, dá a partida para a cobertura das eleições municipais deste ano na Cidade e demais municípios da Região do Alto Tietê.
A consulta estimulada - aquela em que o pesquisador apresenta ao entrevistado um disco com os nomes dos virtuais candidatos - feita junto a 504 entrevistados, no período de 7 a 10 deste mês, apontou Bertaiolli com 52% das intenções de voto, seguido pelo deputado Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), com 28%, Mário Berti (PCB), com 2%, Marco Soares (PT) e Ronaldo Alabarce (PTB), com 1% das intenções cada, enquanto o candidato Jorge Paz (PSOL) não chegou a alcançar 1%.
Outros 9% dos entrevistados disseram que irão votar em branco ou anular o voto, enquanto 8% ainda não sabem em quem votar, ou preferiram não responder à pergunta.
Pesquisa Estimulada
Em %
Marco Bertaiolli
52
Luis Carlos Gondim
28
Mario Berti
2
Marco Soares
1
Ronaldo Alabarce
1
Jorge Paz
0
Branco/Nulo
9
Não sabe/Não respondeu
8
Fonte: Ibope Inteligência
Bertaiolli, que lidera a consulta, tem mais penetração junto ao eleitorado masculino (53%) que entre as mulheres (50%), ao contrário de Gondim, que foi citado  por 31% do eleitorado feminino e por 25% do masculino.
Enquanto Bertaiolli tem maior aceitação  junto ao eleitorado da faixa etária entre  40 e 49 anos, (57%), Gondim tem mais votos entre os eleitores com 25 a 29 anos (36%), mesma faixa ocupada preferencialmente por Berti (5%).  Marco Soares tem maior preferência entre eleitores  com idade entre 40 e 49 anos (2%).
Quanto à escolaridade, Bertaiolli foi mais votado entre pessoas de curso superior (59%), assim como Marco Soares (3%), enquanto Gondim mostrou maior ascendência junto aos eleitores do ensino médio (33%).
Segundo o resultado da pesquisa, que obedece a uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, a votação alcançada por Bertaiolli na consulta estimulada lhe garantiria a vitória logo no primeiro turno, por conta da soma dos percentuais das intenções de votos dos demais candidatos, que atinge somente 32% dos votos brutos.
Como para efeito de cálculo para segundo turno são computados apenas os votos válidos (excluídos abstenções, brancos e nulos), o atual prefeito conseguiu ultrapassar a metade mais um desses votos, necessários para lhe assegurar a vitória, sem a necessidade de realização do segundo turno.
Para a realização da primeira Pesquisa Ibope foram apresentados aos eleitores, para a avaliação estimulada, os nomes dos pré-candidatos que já haviam admitido publicamente a disposição para concorrer à Prefeitura de Mogi, sem estarem na dependência de decisões judiciais para ingressar na corrida sucessória.
Como a consulta foi feita antes das convenções municipais, não havia, até então, nenhum candidato oficializado. Na época, o empresário Ronaldo Alabarce ainda era apontado como possível candidato pelo PTB, por isso a inclusão de seu nome. No entanto, em entrevista a este jornal, na última quinta-feira, Alabarce decidiu oficialmente que não irá mais concorrer às próximas eleições.
Espontânea
O Ibope também ouviu os eleitores que se manifestaram de maneira espontânea, ou seja, apenas respondendo à pergunta sobre em quem votariam para prefeito, se a eleição estivesse ocorrendo naquele momento, sem qualquer outro tipo de estímulo.
Na pesquisa espontânea, Bertaiolli também esteve na frente, com 20% das intenções de voto, contra 4% de Gondim Teixeira, 2% de Junji Abe (PSD), que não será candidato, e 1% do petista Marco Soares. Outros 2% das intenções de voto correspondem a outros nomes, que não chegaram a obter sequer 1% das indicações cada.
A pesquisa espontânea apontou 6% de votos brancos ou nulos e outros 66% de eleitores que não souberam ou não quiseram responder à consulta.
Pesquisa Espontânea
Em %
Marco Bertaiolli
20
Luis Carlos Gondim
4
Marco Soares
1
Junji Abe
2
Outros com menos de 1%
2
Branco/Nulo
6
Não sabe/Não respondeu
66
Fonte: Ibope Inteligência
Interesse
O Ibope mostrou também um eleitorado dividido quanto ao interesse pelas próximas eleições. Quando informados sobre o pleito para prefeito e vereadores, 30% dos entrevistados disseram ter médio interesse, enquanto 24% demonstraram muito interesse pela disputa de 7 de outubro próximo. Outros 21% disseram ter pouco interesse e 24% nenhum. Já 1% dos questionados não soube a resposta ou preferiu não responder.
Interesse pelo pleito
Em %
Médio
30
Muito
24
Nenhum
24
Pouco
21
Não sabe/Não respondeu
1
Fonte: Ibope Inteligência

Rejeição
Entre os virtuais candidatos a prefeito de Mogi das Cruzes apontados pelo Ibope aos eleitores, Mário Berti Filho (PCB) é o mais rejeitado.
Quando indagados em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum, 24% dos pesquisados apontaram o nome de Berti, figura bastante polêmica na Cidade por suas incursões na política, questões de meio ambiente, etc.
O segundo mais rejeitado pelos eleitores, segundo o Ibope, foi o deputado Gondim Teixeira, com 17% das indicações. O atual prefeito Marco Bertaiolli e o professor Jorge Paz aparecem com 14% de rejeição cada um, enquanto Ronaldo Alabarce foi rejeitado por 10% dos eleitores.
O advogado Marco Soares alcançou o menor índice de rejeição entre todos os virtuais candidatos apontados na pesquisa. Ficou com 8% das indicações de rejeição do eleitorado mogiano.
Soares, Paz e Alabarce são os únicos entre os virtuais candidatos que ainda não concorreram a uma eleição para prefeito. Gondim, Bertaiolli e Berti estiveram concorrendo nas eleições municipais passadas, enquanto Gondim disputou a mais recente eleição para a Assembleia Legislativa e Berti para a Câmara dos Deputados, ocorridas no ano de 2010.
A avaliação da rejeição mostrou que 8% dos eleitores votaram em branco ou anularam o voto, enquanto 25% não souberam ou não quiseram responder à pergunta sobre o tema. Outros 3% dos eleitores disseram que poderiam votar em todos os candidatos.
Rejeição
Em %
Mario Berti
24
Luis Carlos Gondim
17
Jorge Paz
14
Marco Bertaiolli
14
Ronaldo Alabarce
10
Marco Soares
8
Branco/Nulo
8
Poderia votar em todos
3
Não sabe/Não respondeu
25
Fonte: Ibope Inteligência
Pesquisa
A pesquisa de avaliação dos virtuais candidatos a prefeito de Mogi foi contratada pelo Jornal O Diário junto ao Ibope Inteligência e realizada com 504 eleitores com 16 anos ou mais, no período de 7 a 10 de junho passado.
A consulta ouviu pessoas dos sexos masculino e feminino, com grupos de idade entre 16 e 70 anos ou mais, com grau de instrução até a 4ª série do ensino fundamental, de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, ensino médio e superior, que exercem atividades na agricultura, indústria de transformação, indústria de construção e outras, além do comércio, prestação de serviços, transporte e comunicação, atividade social, administração pública, outras atividades, estudantes e inativos. Foram ouvidos entrevistados com renda familiar de até dois salários, entre 2 a 5 e mais de 5 salários mensais. Teve como fonte de dados para elaboração da amostra o Censo 2000, PNAD 2009 e o TSE 2010.
A pesquisa apresenta um intervalo de confiança de 95%, e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da mostra. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas pessoais, com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.
As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinados para abordagem deste tipo de público. Há filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas para efeito de controle de qualidade, assim como fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários.
A pesquisa está registrada no TRE-SP, sob o protocolo nº 00077/2012.
As perguntas cujas somas das porcentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou de múltiplas respostas.

Fonte:O Diário de Mogi

Eleitor avalia potencial e rejeição



TER, 19 DE JUNHO DE 2012 02:06
A pesquisa eleitoral produzida pelo Ibope, com exclusividade para o Jornal O Diário, e publicada na edição de domingo, avaliou também junto ao eleitorado o potencial de voto e de rejeição dos possíveis candidatos a prefeito de Mogi das Cruzes nas próximas eleições. Por meio de um disco de papel com quatro opções, foi pedido aos 504 eleitores entrevistados durante a consulta, que avaliassem cada um dos possíveis candidatos, mostrando qual das frases da cartela melhor descrevia a sua opinião sobre ele.
O resultado da consulta confirmou, na atualidade, os maiores potenciais eleitorais do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e do deputado estadual Gondim Teixeira (PPS), assim como o maior potencial de rejeição do virtual candidato Mário Berti (PCB), mas indicou também o elevado grau de desconhecimento dos eleitores em relação aos virtuais candidatos Marco Soares (PT), Jorge Paz (PSOL) e Ronaldo Alabarce (PTB), este já oficialmente fora da corrida sucessória, após haver anunciando sua desistência de concorrer à Prefeitura de Mogi, na última quinta-feira, em entrevista a este jornal.

Fonte:O Diário de Mogi

As histórias de Dori vão ser contadas em livro


 Depois do sucesso de sua entrevista ao apresentador Jô Soares, na Rede Globo deTelevisão, aqui retransmitida pela TV Diário, o coordenador geral do Procon de Mogi e advogado especialista em Direito do Consumidor, Isidoro Dori Boucault Neto, agora espera um patrocínio para editar e lançar um livro com algumas das centenas de histórias hilárias, colecionadas por ele durante anos e anos de trabalho no setor de defesa dos direitos dos consumidores do Alto Tietê. Segundo Dori, empresários mogianos já teriam manifestado algum tipo de interesse em patrocinar o livro, mas as conversas não avançaram, enquanto ele, por uma questão de ética profissional, evita de tocar no assunto com os possíveis Mecenas. E enquanto espera apoio para sua obra, o advogado continua colecionando e colocando no papel casos como os que contou durante sua estada no Programa do Jô, no início deste mês. A performance desprendida do mogiano e sua desenvoltura durante a entrevista o colocaram como um dos campeões de acessos ao site onde o apresentador disponibiliza os programas antigos para serem revistos a qualquer momento pelos internautas.


Fonte:O Diário de Mogi




Virtuais candidatos fazem análise


TER, 19 DE JUNHO DE 2012 02:04
Prefeito Marco Bertaiolli tem 52% das intenções de voto para as eleições deste ano / Foto Arquivo
Os resultados da pesquisa para prefeito do Ibope Inteligência, divulgados no último domingo por O Diário, repercutiram entre os possíveis candidatos ao cargo majoritário da eleição de 7 de outubro. As preferências reveladas pelos eleitores de Mogi deverão respaldar definições sobre candidaturas que ainda estão incertas, como as do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) e do comunista Mário Berti (PCB), e até reverter decisões já tomadas, como a do empresário Ronaldo Alabarce (PTB), que nesta segunda-feira (18) admitiu a possibilidade de atender aos apelos do partido e concorrer.
A princípio entre os últimos colocados, o advogado Marco Soares (PT) e o professor Jorge Paz (PSOL) avaliaram de forma positiva os resultados da pesquisa, que dá subsídios para as estratégias de campanha, enquanto o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), que aparece com 52% das intenções de voto, o que assegura a reeleição ainda em primeiro turno, evitou fazer qualquer avaliação dentro do tom do “já ganhou”. (Mara Flôres)


Fonte:O Diário de Mogi



Ligação falsa Polícia Militar recebe 33 trotes por dia




A cada uma hora, uma viatura é deslocada para atender casos denunciados que, na realidade, não existem
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho


Central de atendimento do telefone 190, da PM, recebe, por dia, 33 trotes no Alto Tietê
A Central de Operações da Polícia Militar (Copom), ligada ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPA/M-12), que atende o Alto Tietê, recebe 33 trotes por dia. A cada hora, a Polícia Militar desloca uma viatura para atender casos que foram denunciados, mas, na realidade, não existem. Ocorrências de incêndio, assalto e tráfico de drogas são alguns dos casos falsos que chegam à central do telefone 190. O que parece ser um gesto sem consequências graves, pode causar muitos estragos.


Em média, a polícia recebe 100 mil ligações diariamente. Deste total, cerca de 30% são trotes, no entanto, menos de 10% deste montante gera protocolos de atendimento. 
A PM trabalha com um serviço de triagem para verificar quais são as ligações falsas. A maior parte é feita por crianças por meio de telefones públicos próximos às escolas. Para tentar inibir este tipo de brincadeira de mau gosto, a polícia distribui panfletos e realiza palestras para as crianças por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), que atende alunos de escolas públicas e particulares da região. 
"Além do trabalho desenvolvido nas escolas, toda vez que alguém liga para o 190, os atendentes se certificam sobre as informações passadas. Por meio do número registrado no identificador de chamadas, podemos retornar a ligação para ver se realmente está ocorrendo o delito. Temos de reforçar o maior número de informações possíveis para não cairmos em trotes", explicou o porta-voz do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M-12), tenente Gustavo Maciel Alves.


"Toda vez que a PM recebe uma ligação gera um talão de ocorrências. Obrigatoriamente, temos de deslocar uma viatura com dois policiais para saber o que está ocorrendo no local. Se este chamado for um trote, além do desgaste de encaminhar a viatura, os policiais podem estar se ar-riscando, em alta velocidade, para chegar o mais rápido possível ao local indicado", destacou Alves. Ele acrescentou que esta falsa ocorrência prejudica o serviço de segurança prestado na cidade.


O que muitas pessoas não sabem é que passar trote na PM é punível com pena que varia de um a seis meses de detenção. O crime se encaixa no artigo 339 do Código Penal, que diz respeito à comunicação falsa de crime. "Recebemos muitas ligações, sendo que muitas nem são concluídas", disse o tenente. Ele informou que em alguns casos, os infratores são identificados. "Só é caracterizado crime quando a pessoa sabe que a ocorrência é falsa e liga para a PM", explicou.


Fonte:Mogi News




Impostos Dívida ativa passa de R$ 480 milhões




Valor corresponde a tributos que os mogianos deixaram de pagar à Prefeitura, como o IPTU, o ITBI e o ISS
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação
Mogianos devem vários impostos e o IPTU está entre os que mais as pessoas deixam de pagar
A dívida ativa de Mogi das Cruzes atingiu R$ 481,9 milhões em 2012. O valor corresponde a impostos, taxas e tributos que não foram pagos pelos contribuintes à Prefeitura. O maior volume se refere aos débitos com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), e o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS). Outras taxas e aplicações de autos de infração também compõem o volume total da dívida.


Para chegar aos R$ 481,9 milhões, foram calculados os juros. O valor original, sem os reajustes, é de cerca de R$ 198,1 milhões.


O montante foi acumulado desde 1987. O valor é distribuído entre os 528,9 mil registros realizados na dívida ativa. Um mesmo devedor, seja pessoa jurídica ou física, pode ser responsável por mais de um registro. O acúmulo maior de dívidas foi adquirido até 2006, quando o município tinha para receber R$ 409,6 milhões. Em seis anos, R$ 72,3 milhões em impostos e tributos deixaram de ser pagos à administração municipal. 
A Prefeitura divide o débito em dois tipos: o imobiliário, formado por impostos como o IPTU e o ITBI, taxas e, principalmente, o ISS, que deixaram de ser pagos. Eles aparecem quase empatados quando analisado quem é o maior responsável. Enquanto o imobiliário representa 52% do montante, o mobiliário representa 48%.




Amigável
Como consequência das ações desenvolvidas pela administração municipal, que criou o Departamento de Cobrança Amigável, no ano passado, e, ainda, desenvolveu, em 2010, o Plano de Parcelamento de Débitos (PPD), o município conseguiu negociar R$ 117,3 milhões, ou seja, este valor é pago pelos contribuintes devedores por meio de parcelas. 
A Prefeitura trabalha com metas para recuperar anualmente parte da dívida ativa. Em 2011, a expectativa era reverter aos cofres públicos R$ 28,9 milhões. A marca foi superada e atingiu R$ 30,3 milhões. O mesmo deve ocorrer neste ano. A estimativa é alcançar R$ 39 milhões e até abril tinha recuperado R$ 14,7 milhões.


Para o secretário municipal de Finanças, Robson Senziali, "as obras executadas pela cidade acabam sendo o maior incentivo para que o pagamento dos impostos seja feito em dia". "O cidadão vê que o dinheiro público está sendo revertido em melhorias. O trabalho de conscientização é constante", disse.


Justiça
Uma parte destes milhões de reais recuperados também tem origem em execuções judiciais (cobranças feitas via Justiça, quando o imóvel chega a ser penhorado para quitar o débito). "Para que a Prefeitura acione a Justiça, uma série de tentativas de negociação é feita. A Justiça somente é acionada após esgotar todas as etapas. Caso a pendência seja resolvida no Judiciário, o valor a ser quitado fica, em média, 20% mais caro, devido aos custos processuais", explicou o diretor do Departamento de Cobrança Amigável, José Carlos de Aguiar Calderaro. "E, mesmo com o caso sendo analisado pelo juiz, o contribuinte pode procurar o Departamento de Cobrança Amigável da Prefeitura. Assim que a negociação é confirmada, o processo na Justiça é paralisado, porém, se houver o descumprimento do acordo de parcelamento, a cobrança volta a tramitar no Judiciário", detalhou Calderaro.


Fonte:Mogi News

Urbanização Obras de pavimentação valorizam Jundiapeba



Aproximadamente R$ 10 milhões devem ser reservados para obras de pavimentação no distrito e na Vila Nova Jundiapeba, segundo Bertaiolli
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes


Anúncio de obras de pavimentação no distrito de Jundiapeba já causou valorização dos imóveis
Nos próximos meses, Jundiapeba passará por uma mudança drástica. Cinquenta quarteirões (pouco mais de 47 km²), da região mais antiga do distrito que ainda estão em terra batida irão receber paralelepípedos. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) assinou ontem a ordem de serviço para início imediato das obras, orçadas em R$ 7,634 milhões.


A previsão contratual para término dos serviços é de 15 meses, porém, a pedido do prefeito mogiano, a empreiteira Kamillos pretende concluir todo o trabalho até dezembro próximo. "Quero terminar meu mandato deixando Jundiapeba com toda a infraestrutura necessária para que os moradores tenham qualidade de vida. Não é justo que uma região tão populosa, com 40 mil habitantes, ainda conviva com situações de barro e lama em dias de chuva", discursou Bertaiolli, que prometeu, ainda, reservar mais R$ 3 milhões do orçamento de 2013 para a pavimentação de outros dez quarteirões na região da Vila Nova Jundiapeba.


A primeira etapa dos serviços, que teve início ontem, acontecerá em sete das 11 ruas incluídas no pacote de investimentos: ruas José Pereira (do cruzamento da Alameda Santo Ângelo com a Tenente Manoel Alves dos Anjos), Manoel Fernandes (da Tenente Manoel Alves dos Anjos até a José Pires), Pedro Paulo dos Santos, José Galucci, Honduras, parte da Manoel Fernandes e Cecília da Rocha. Nesta última via, o prefeito anunciou a construção de uma praça, com pista de caminhada e academia ao ar livre. "É a realização de um sonho de 30 anos", comentou emocionada Aparecida Ferreira, presidente da Associação Raio de Sol. O operador de máquinas Renato José dos Santos, de 52 anos, que mora há dez anos na rua Augusto Regueiro, comentou que já tem gente de olho nos imóveis. "Mas depois de pavimentada a rua, não vendo minha casa de jeito nenhum. Quero continuar aqui". 
O administrador regional, Job de Souza, ressalta que pouco mais de 1,5 mil famílias devem ser beneficiadas com as melhorias na primeira fase do pacote de pavimentação. Muitos dos moradores, segundo ele, já estão recebendo propostas de comercialização dos imóveis. "A busca por terrenos e casas prontas aumentou muito nos últimos meses. Dependendo do lugar do distrito, o metro quadrado chega a R$ 1 mil; no aluguel, uma casa de três ou quatro cômodos não sai por menos de R$ 600", destaca.


Predinhos
Bertaiolli confirmou que até o fim do próximo mês devem ter início as obras de reforma nos antigos prédios do Conjunto Habitacional do Desenvolvimento Urbano (CDHU), na Vila Nova Jundiapeba. O processo licitatório para a contratação da empresa que irá realizar as melhorias (orçadas em R$ 1,5 milhão) está na fase final, segundo Bertaiolli.


Fonte: Mogi News

Legítima defesa Bandido é morto por um idoso de 84 anos



Legítima defesa
Bandido é morto por um idoso de 84 anos
O ladrão e mais três comparsas, que conseguiram fugir, invadiram um sítio em Quatinga ontem e foram surpreendidos pela reação do proprietário
Deize Batinga
Da Reportagem Local
Jorge Moraes


A polícia apreendeu as armas do aposentado, que é legalizada, e a do bandido, que era roubada
Um aposentado de 84 anos matou um bandido de aproximadamente 26 anos, com um tiro de espingarda calibre 12. O ladrão e mais três comparsas, que conseguiram fugir, invadiram o sítio dele na manhã de ontem para roubar. A esposa dele, uma dona de casa de 80 anos, foi mantida refém pela quadrilha por quatro horas. Há dez dias, uma mulher de 87 anos matou a tiros um homem que invadiu a casa dela em Caxias do Sul (RS).


O sítio invadido pela quadrilha fica na estrada de Furnas, em Quatinga. Segundo a PM, por volta das 7h30 de ontem, os ladrões renderam a dona de casa na roça. Eles a levaram para um galpão e lá a mantiveram refém até a chegada do aposentado, por volta das 11 horas. "Assim que o marido dela chegou, ele não passou pelo galpão, foi direto para casa e trancou a porta", contou o soldado Repullio.


Os bandidos seguiram com a vítima para casa e ao perceberem que a porta estava trancada, tentaram arrombá-la. O aposentado percebeu a ação e pegou uma espingarda que tinha em casa. "Ele conseguiu observar que a esposa estava com eles, deitada no chão. Nesse momento, um dos bandidos atirou contra ele, que revidou os disparos". O tiro disparado pelo aposentado foi certeiro e atingiu o rosto de um dos ladrões. Assustados, os outros bandidos fugiram e ainda tentaram carregar o corpo do comparsa por quase 800 metros. "Quando cheguei ao sítio fui seguindo o rastro de sangue e só então localizei o corpo. Com o bandido havia um revólver calibre 38 com cinco munições", lembrou o policial.


A arma que estava com o suspeito tinha sido roubada em março em um sítio na Vila Moraes. No bolso dele havia um RG, mas a polícia não pode afirmar se o documento era dele ou de alguma vítima. "Nessa mesma carteira tinha R$ 990. Como o rosto dele ficou desfigurado, não podemos afirmar que se é dele o RG", explicou. O caso foi comunicado ao delegado César Donizeti Benedicto, do 4° DP, em Jundiapeba, onde foi registrado um boletim de ocorrência de tentativa de roubo.


Criminalidade
No fim de semana, outras três casas de Mogi foram assaltadas. Uma fica em César de Souza, onde funciona uma distribuidora de brinquedos. Foram levados R$ 13,8 mil. No Nove de Julho, cinco ladrões renderam uma família e fugiram com um carro, eletroeletrônicos e R$ 5 mil. Na Porteira Preta, os ladrões levaram de um sítio um carro e R$ 1 mil.

Fonte:Mogi News

Dilma cobra reforma no FMI



TER, 19 DE JUNHO DE 2012 02:24


Presidente do Brasil defende mudanças no Fundo Monetário Internacional / Foto Rodrigo Pozzebom - ABr
A presidenta Dilma Rousseff reafirmou nesta segunda-feira (18), no México, que os países do Brics (acrônimo que representa os emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) estão dispostos a aumentar o aporte de recursos ao FMI (Fundo Monetário Internacional) sob a condição de que a reforma da entidade seja concluída. As informações foram dadas pelo Blog do Planalto, de responsabilidade da Presidência da República.
Dilma está no México para participar da Cúpula do G20 (grupo que reúne as maiores economias do mundo), que será aberta no balneário de Los Cabos, na Costa do Pacífico. O grupo de emergentes quer mais participação nas decisões do FMI e poder de voto.
Em reunião prévia à cúpula, os líderes do Brics decidiram pedir ao G20 que emita uma declarações de intenções para amenizar a crise na zona do euro, que já ameaça o ritmo de crescimento da economia global. Os emergentes também defendem o fortalecimento dos bancos multilaterais de fomento para garantir investimentos em infraestrutura e projetos sociais em países em desenvolvimento
Além da reunião com líderes do Brics, Dilma teve hoje encontros com a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, com o presidente do Conselho de Ministros da Itália, Mario Monti, e com a chanceler alemã, Angela Merkel.
A presidenta fica até esta terça no México, de onde segue direto para o Rio. Na quarta, será aberta a etapa decisiva da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Chefes de Estado e de governo vão tentar fechar um documento final, com compromissos e metas que ficarão como legado da conferência.


Fonte:O Diário de Mogi

PTM Reforma de estações pode atrasar




PTM Reforma de estações pode atrasar


Paralisação de processo licitatório deve alterar a data de início das obras nas estações Mogi e Estudantes
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro


Estação na área central da cidade, de acordo com projeto, vai passar por uma reformulação total
As obras de reforma e ampliação das Estações Estudantes e Mogi das Cruzes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), previstas para ocorrer em setembro deste ano, poderão sofrer atraso. O motivo é a paralisação do processo licitatório realizado pelo governo do Estado para a contratação da empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto executivo das melhorias. 
De acordo com Assessoria de Imprensa da CPTM, uma das empresas concorrentes do certame apresentou recurso contra a Vetec Engenharia, empresa com sede na Vila Olímpia, na capital, e que havia sido declarada com vencedora da concorrência. O nome da empresa que questiona a licitação e o prazo para julgamento do recurso jurídico, não foram divulgados.




Segundo informações divulgadas anteriormente pela própria CPTM, devem ser investidos R$ 140 milhões na reforma das quatro estações ferroviárias de Mogi. Metade dos recursos, R$ 70 milhões, será utilizada, ainda neste ano, nas obras de ampliação da Estação Estudantes e a reformulação total da Estação Central, com a demolição da atual e a construção de uma nova numa distância de 150 metros para que fique mais próxima do Terminal Central. A licitação para os projetos das Estações de Brás Cubas e de Jundiapeba, entretanto, ainda será aberta pela CPTM. 
Como cada obra leva em torno de 13 a 24 meses para conclusão e Mogi já se antecipou apresentando um projeto básico, o prazo estabelecido pelo presidente da CPTM, Mário Bandeira, em visita à cidade era de começar as obras em setembro e entrega das quatro estações até meados de 2015.




No projeto básico elaborado pela Prefeitura de Mogi - e que foi aceito pela estatal - consta a implantação de passagens subterrâneas para pedestres, escadas rolantes, elevadores, galerias e melhor acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais, com piso podotátil da entrada à saída das estações.




A previsão é de que na área central sejam construídas duas passagens subterrâneas ligando o Mogilar ao centro da cidade: uma na Dr. Deodato Wertheimer com saída da Ricardo Vilela até a rua Hamilton da Silva Costa (sentido centro-bairro) e outra na Cabo Diogo até a avenida Adhemar de Barros (sentido-bairro centro). 
Na área entre as passagens subterrâneas e do terreno de 2 mil metros quadrados ocupado atualmente pela estação Mogi (ou Central) deverá ser construído um espaço comercial, uma espécie de shopping e praça, obra que poderá ser feita por meio de uma PPP (parceria público-privada), sob responsabilidade da Prefeitura.




Fonte:Mogi News

César de Souza CDHU Pitangueiras vai ganhar escola municipal



terça-feira, 19 de junho de 2012
César de Souza CDHU Pitangueiras vai ganhar escola municipal


Prefeito Marco Bertaiolli anunciou nova unidade ontem à tarde, em César de Souza, durante a inauguração da 32ª creche do pacote de expansão
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto


Bertaiolli inaugurou ontem a 32ª creche do pacote de expansão que prevê 40 unidades
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) anunciou a construção de uma nova escola municipal em um terreno localizado na área da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) Pitangueiras, no distrito de César de Souza. A instituição de ensino ficará na rua Benedito de Oliveira, esquina com a avenida Presidente Kennedy. O local foi cedido pelo governo estadual para a Prefeitura por meio de comodato e, atualmente, está desocupado. 
A licitação para contratar a empresa que ficará responsável pelo projeto será aberta em agosto. A autorização para iniciar a concorrência pública da obra foi feita na tarde de ontem, em César, durante a inauguração da 32ª creche do programa de Expansão de Creches de Mogi das Cruzes, que prevê a entrega, até o fim do ano, de 40 unidades. 
A nova escola de César terá oito salas de aula, biblioteca multimídia e sala de informática. A capacidade de atendimento será de 350 alunos, de 3 a 5 anos de idade. O investimento previsto é de R$ 1,5 milhão. "O projeto arquitetônico já está autorizado para a licitação e a Secretaria de Planejamento faz, neste momento, as planilhas de serviço necessárias para a licitação", contou a secretária municipal de Educação, Maria Geny Borges Ávila Horle.




"As duas unidades (creche e escola) devem atender a demanda de educação infantil aqui em César de Souza. Entregamos em três anos e meio 31 prédios educacionais, que atendem tanto alunos de creche quanto de educação infantil, mas aqui na CDHU será diferente. Vamos receber neste prédio 110 alunos, de 4 meses a 3 anos de idade, e na escola serão 350 crianças, de 4 e 5 anos da educação infantil", explicou Bertaiolli.




A creche "Professor Geraldo Felício dos Reis" também vai funcionar em período integral. Atualmente, 16,6 mil estudantes integram a rede municipal, sendo 8,8 mil em período integral. 
A unidade abrigará um número maior de alunos de berçário, a fim de atender a demanda local. A estrutura oferecida conta com salas de atividade, berçário, pátio coberto, horta, cantinho da leitura, entre outros. A área onde ela foi construída também foi cedida pelo governo estadual. A administração ficará por conta do Seminário de Formação de Obreiros Ebenezer.


Demanda
César de Souza já havia recebido outras quatro unidades. Foram 550 vagas criadas. "Conseguimos suprir toda a demanda do distrito. O problema é que há uma migração para as creches da rede municipal e, por isso, a procura não para de crescer", explicou Bertaiolli. "Como a oferta de creches está conseguindo atender a todos, podemos focar na construção de escolas para os alunos de 3 a 5 anos", destacou o prefeito.


Fonte:Mogi News

Já em Mogi.....



Divulgação
Mais um partido deve integrar o chapão de apoio ao prefeito Marco Bertaiolli (PSD). Álvaro Nicodemus, que preside a legenda na cidade, informou que no sábado esteve com o senador Eduardo Lopes, que morou em Mogi um ano e meio, para convidá-lo para a convenção do PRB em Mogi, que ocorrerá no próximo dia 25 de julho.
Campanha
De acordo com Nicodemus, infelizmente o senador não poderá estar presente por ser coordenador político do PRB no Rio de Janeiro: "Porém, o senador virá no decorrer da campanha em Mogi das Cruzes e nos disse novamente que gosta muito da cidade." 


Celso Russomano
Nicodemus também esteve com o presidente estadual do PRB Vinicius Carvalho (ex-deputado federal) e o Celso Russomano, que confirmarão nesta semana se virão a Mogi, devido à pré-campanha de Russomano. Vale destacar que Russomano, conforme pesquisa Datafolha, está em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de São Paulo atrás do ex-governador José Serra. Na proporcional, o PRB sairá com DEM e PP. 


Fonte:Mogi News


Mula sem cabeça





O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais para a Prefeitura de São Paulo, atrás até mesmo de Celso Russomano (PRB), se aliou à deputada federal Luiza Erundina (PSB) para que ela seja vice em sua chapa. Até aí, tudo bem, mas a notícia de que o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) apoiará esta união já é demais.
Aliados
É a primeira vez que PT e Maluf serão aliados no primeiro turno de uma eleição na capital paulista. Com suas frases de efeito, Maluf não deixou por menos: "Nós não devemos olhar pelo retrovisor. Temos de olhar pelo para-brisa. Quem olha para trás, não olha para a frente." 


Eficácia
Maluf se dispôs a participar do programa de Haddad na TV, mas desconversou se vai ou não subir no palanque do petista. Sobre as diversidades ideológicas com o PT, Maluf garante que são coisas do passado: "O que tem hoje é ´efficacité´ (eficácia em francês). Eu fiz a minha opção por uma parceria estratégica com o governo federal", declarou. 


"Estranho"
Para repercutir o assunto, a coluna ouviu o vereador do PP, Osvaldo dos Santos, o Osvaldo do Mercado, que preferiu ficar neutro, mas acabou revelando também a sua estranheza: "Na política acontece tanta coisa que a gente fica até sem saber", disse.




Malufismo
Até certo tempo, Mogi vivia e respirava o malufismo quase 24 horas quando o prefeito era Waldemar Costa Filho. De lá para cá, muita coisa mudou e a essência malufista perdeu adeptos e até o seu brilho na cidade.


Fonte:Mogi News