terça-feira, 19 de junho de 2012

Justiça aceita denúncia contra nove acusados por caso 'aloprados'


Demóstenes (Wilson Dias/Agência Brasil)

Os três responderão a acusação de fraude em operação de câmbio.


A trama do dossiê foi desmontada na noite de 15 de setembro de 2006, quando a Polícia Federal prendeu Valdebran Padilha e o advogado Gedimar Passos, então assessor da campanha de Lula, com um total de R$ 1,168 milhão e US$ 248,8 mil.


Até hoje, a origem da maior parte do dinheiro permanece desconhecida.


Segundo a denúncia encaminhada à Justiça Federal, o objetivo do encontro no hotel seria "arrematar as negociações" por um pacote que incluía um vídeo e uma série de documentos que supostamente comprometeriam o candidato tucano com a máfia das ambulâncias, do escândalo conhecido como sanguessugas.


O termo "aloprados" foi cunhado pelo próprio Lula para designar os petistas envolvidos no episódio, que repercutiu negativamente em sua campanha e, para muitos, foi decisiva para que houvesse um segundo turno.


No inquérito conduzido da PF, Mercadante e seu tesoureiro da campanha, José Giácomo Baccarin, chegaram a ser indiciados por crime eleitoral.


A polícia suspeitava que o dinheiro para pagar o dossiê teria vindo de um suposto caixa dois. O indiciamento foi depois revogado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).


A Procuradoria, na denúncia, diz que os laudos de exame financeiro "não demonstraram que os recursos provieram de campanha eleitoral".


"Não se pode afirmar, como pretende a autoridade policial, que o numerário apreendido era destinado para pagamento de material que seria utilizado na campanha. Tal afirmação não passa de presunções", diz, em um trecho.


A atuação dos seis principais denunciados, segundo a Procuradoria, "tinha por fim a desestabilização da campanha eleitoral de 2006 ao governo do Estado de São Paulo, através da criação de vínculo entre o candidato do PSDB à máfia dos sanguessugas".


Até o momento, a reportagem não conseguiu contato com os denunciados ou seus representantes.


Fonte:Folha.com