terça-feira, 19 de junho de 2012

Ligação falsa Polícia Militar recebe 33 trotes por dia




A cada uma hora, uma viatura é deslocada para atender casos denunciados que, na realidade, não existem
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho


Central de atendimento do telefone 190, da PM, recebe, por dia, 33 trotes no Alto Tietê
A Central de Operações da Polícia Militar (Copom), ligada ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPA/M-12), que atende o Alto Tietê, recebe 33 trotes por dia. A cada hora, a Polícia Militar desloca uma viatura para atender casos que foram denunciados, mas, na realidade, não existem. Ocorrências de incêndio, assalto e tráfico de drogas são alguns dos casos falsos que chegam à central do telefone 190. O que parece ser um gesto sem consequências graves, pode causar muitos estragos.


Em média, a polícia recebe 100 mil ligações diariamente. Deste total, cerca de 30% são trotes, no entanto, menos de 10% deste montante gera protocolos de atendimento. 
A PM trabalha com um serviço de triagem para verificar quais são as ligações falsas. A maior parte é feita por crianças por meio de telefones públicos próximos às escolas. Para tentar inibir este tipo de brincadeira de mau gosto, a polícia distribui panfletos e realiza palestras para as crianças por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), que atende alunos de escolas públicas e particulares da região. 
"Além do trabalho desenvolvido nas escolas, toda vez que alguém liga para o 190, os atendentes se certificam sobre as informações passadas. Por meio do número registrado no identificador de chamadas, podemos retornar a ligação para ver se realmente está ocorrendo o delito. Temos de reforçar o maior número de informações possíveis para não cairmos em trotes", explicou o porta-voz do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M-12), tenente Gustavo Maciel Alves.


"Toda vez que a PM recebe uma ligação gera um talão de ocorrências. Obrigatoriamente, temos de deslocar uma viatura com dois policiais para saber o que está ocorrendo no local. Se este chamado for um trote, além do desgaste de encaminhar a viatura, os policiais podem estar se ar-riscando, em alta velocidade, para chegar o mais rápido possível ao local indicado", destacou Alves. Ele acrescentou que esta falsa ocorrência prejudica o serviço de segurança prestado na cidade.


O que muitas pessoas não sabem é que passar trote na PM é punível com pena que varia de um a seis meses de detenção. O crime se encaixa no artigo 339 do Código Penal, que diz respeito à comunicação falsa de crime. "Recebemos muitas ligações, sendo que muitas nem são concluídas", disse o tenente. Ele informou que em alguns casos, os infratores são identificados. "Só é caracterizado crime quando a pessoa sabe que a ocorrência é falsa e liga para a PM", explicou.


Fonte:Mogi News