sábado, 7 de dezembro de 2019

PETS: Quarta feira de adoção do programa Tampinha Solidária acontece neste domingo no Mogilar

10 horas atrás1 min. - Tempo de leitura
O Diário

Compartilhe!

Para adotar um animal, será preciso apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência. (Foto: divulgação – PMMC)
Mais uma feira de adoção de animais será realizada amanhã das 10 às 14 horas no Mercado do Produtor, onde aconteve o Varejão. Ao lado, nas dependências do Pró-Hiper acontecerá o Festival Vegano de Natal em Mogi das Cruzes JMA J’adore mes amis.

Os animais colocados para adoção provém de ONGs e protetores independentes de cães e gatos cadastrados no Fundo Social. Todos os locais foram visitados pelas equipes do órgão.c

Para adotar um animal, será preciso apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência.

Já o Festival Vegano oferece opções de pratos típicos natalinos e atrações como ações solidárias, aula de pilates, cantinho do desapego, palestras, exposição de produtos veganos, praça de alimentação com coxinhas de jaca, bolos, tortas, roupas, acessórios, entre outros.

Fonte:O Diário de Mogi

ALTO TIETÊ Marcus Melo toma posse no Condemat no dia 2

23 horas atrás2 min. - Tempo de leitura
Larissa Rodrigues

Compartilhe!
A partir do dia 2 de janeiro o prefeito Marcus Melo (PSDB) passa a presidir o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Eleito ontem em votação unânime, Melo vai substituir o chefe de executivo de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), e permanecerá no cargo por um ano. Durante o mandato, ele garante que temas já conhecidos deverão continuar sendo discutidos e trabalhados, como a instalação de um pedágio na Mogi-Dutra, o que todos os prefeitos da Região são contra.

Melo lembrou que uma carta com a assinatura de todas as cidades integrantes do Condemat já foi enviada ao Governo do Estado e o que resta agora é acompanhar os desdobramentos e continuar se posicionando contra pedágio, que para ele é inaceitável. “Ali não é o local adequado. A Mogi-Dutra já foi duplicada, já recebeu investimento no ano de 2006 e é muito incoerente colocar um pedágio dentro de uma cidade. Imagine as pessoas que residem em lugares como o Aruã e Taboão terem de pagar pedágio para entrarem no município”, ressaltou.

Nos últimos anos, estiveram na presidência Ashiuchi e a também o prefeito de Guararema, Adriano de Toledo Leite (PL). Melo frisa a importância do trabalho que foi desempenhado, com a profissionalização do Condemat, fazendo com que ele seja um consórcio executivo. A medida permitiu mudanças importantes, como o atendimento prestado na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de Mogi. Antes, apenas os munícipes eram atendidos no equipamento, que hoje têm assistidos de toda a região, contando com uma contribuição financeira das cidades vizinhas.

“Agora, nós vamos continuar trabalhando para ampliar esse modelo, para que serviços que são comuns possam ser compartilhados entre os municípios. Exemplo disso é a Residência Terapêutica. Nós estamos identificando as necessidades de todas as cidades para que possamos ofertar os serviços para quem precisam. Você pega uma cidade pequena como Salesópolis ou Biritiba Mirim que não têm condições de ter um equipamento e também não tem demanda para isso e amplia para elas o serviço”, explicou o presidente eleito.

Outros assuntos também deverão continuar na pauta do Condemat, como a coleta de lixo, com um plano regional de resíduos. Além disso, dar prosseguimento ao projeto que deverá ser desenvolvido com verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), que consiste em um estudo para que as cidades que têm proteção de mananciais recebam uma compensação pela responsabilidade de preservar a área ambiental.

Fonte:O Diário de Mogi

CARGO: Chico Bezerra deixa a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes

6 de dezembro de 20194 min. - Tempo de leitura
Silvia Chimello

Compartilhe!

SAÍDA Emoção marca a festa de despedida de Francisco Bezerra. (Foto: arquivo)
O prefeito Marcus Melo (PSDB) ainda não anunciou o nome do sucessor de Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB) que deixará a Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira. Chico Bezerra irá reassumir a vaga como vereador da Câmara de Mogi das Cruzes. O anúncio do indicado para a vaga não tem data para ser feito. A pasta passa a ser administrada pela secretaria interina, a médica Rosângela Cunha.

Marcus Melo fez um balanço positivo dos trabalhos prestados pelo Chico Bezerra, e destacou alguns projetos como o caso do lançamento da pedra fundamental da nova maternidade e do projeto que o secretário idealizou para a construção do Complexo Integrado de Assistência à Saúde no Rodeio, atendimento especializado para pessoas com deficiência.

Ele disse que a decisão de sair foi do próprio secretário. “Isso foi acordado quando ele assumiu há cerca de um ano, porque ele quer voltar para a Câmara e se preparar para a campanha eleitoral de 2020”.

Sobre o nome do futuro secretário, Melo disse que será necessário “aguardar mais um pouco”. Afirmou que ainda não existe nada definido. Também disse que não procede os comentários de que teria sofrido pressões políticas para fazer a troca do cargo, como vem sendo comentado na cidade, porque, segundo o prefeito, Bezerra pertence à sua base eleitoral e não teria motivos para retaliações.

A saída do secretário foi lamentada pelos funcionários, que na tarde de ontem fizeram uma homenagem ao médico. A festa reuniu o prefeito, o vice-prefeito, Juliano Abe (MDB), o presidente da Câmara, Sadao Sakai (PL), além de vereadores, representantes de entidades sociais e da Santa Casa de Mogi.

Emocionado com os discursos de reconhecimento dos funcionários que não economizaram elogios ao trabalho desenvolvido durante este ano, Bezerra contou que essa experiência foi muito enriquecedora na carreira do profissional, que tem 70 anos. Mesmo com a experiência de 45 anos como profissional da área médica, ele afirmou que “só vivendo no dia a dia da saúde é que consegue entender a importância de manter um atendimento de qualidade à população que necessita do serviço público no município”. Na gestão de Manoel Bezerra de Melo, Chico Bezerra também foi secretário municipal de Saúde.

Bezerra destacou os resultados do trabalho feito pela Prefeitura de Mogi, que detém a maior rede de atendimento da Região do Alto Tietê. “O nosso trabalho foi feito em parceria com toda a equipe de saúde, que se envolve pessoalmente para manter tudo em funcionamento”, reforçou.

A única coisa que ele “lamenta” foi o episódio envolvendo a substituição de organizações sociais em serviços municipais. Para ele, apesar dos esforços, ele deixará o cargo sem ter conseguido chegar a um acordo para garantir o pagamento das verbas indenizatórias de mais de 700 funcionários.

De volta ao Legislativo, ele deseja reassumir Comissão

O vereador Francisco Bezerra (PSB) retorna às suas atividades na Câmara de Mogi das Cruzes a partir de segunda-feira, ressumindo o cargo que foi ocupado pelo suplente Rodrigo Romão (PCdoB) nesse período de um ano em que esteve a frente da Secretaria Municipal de Saúde. Ele disse que pretendia ficar até o final do mês, mas decidiu antecipar para poder participar da eleição para a presidência do Legislativo e apoiar a reeleição de Sadao Sakai (PL), e da formação das futuras comissões permanentes da Casa.

Bezerra explicou que precisa voltar à Câmara para retomar os contatos com a sua base eleitoral e se preparar para disputar a reeleição em 2020. A intenção agora é trabalhar para conquistar novamente o posto que ocupou nos seus últimos mandatos como vereador.

Além da Câmara, Chico Bezerra, que também é médico ginecologista, formado há 45 anos, pretende voltar a prestar atendimento na Santa Casa de Mogi a partir de fevereiro de 2020 e cuidar especialmente das pacientes que são acompanhadas pelo programa Mãe Mogiana,.

O vereador nasceu em Crateus, no Ceará, e veio para Mogi das Cruzes em 1968 para estudar. Ingressou na Faculdade de Medicina em 1969 e decidiu permanecer na cidade. Esta foi a segunda vez dele como o cargo de secretário de Saúde. Se elegeu como vereador em 1983, reeleito em 1988. Cumpriu cinco mandatos. Em 1990 foi eleito deputado estadual cargo que exerceu até 1999. Foi candidato a prefeito duas vezes: 1996 e 2000, mas não venceu nenhuma delas. Em 2008 voltou à vida pública, como vereador.

Fonte:O Diário de Mogi

ESTREIA: ‘Encanto de Natal’ terá coral hoje na avenida Cívica

9 horas atrás2 min. - Tempo de leitura
O Diário

Compartilhe!

ESPECIAL Participantes de projetos musicais se apresentam em palco instalado da avenida Cívica. (Foto: Eisner Soares)
Dança, música, uma parada de Natal e a chegada do Papai Noel são atração do evento Encontro de Natal Show realizado pela primeira vez pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, na avenida Cívica, a partir das 18 horas. Um coral de mil vozes e bandas do projeto Pequenos músicos… Primeiros Acordes na Escola será um dos destaques da noite.

“O objetivo é marcar esta época tão especial do ano com um espetáculo de música e luzes, que encantará as crianças e suas famílias. Contamos com o Fundo Social de Solidariedade neste projeto e será um belo evento para os mogianos”, disse a secretária de Educação, Juliana Guedes.

O Encanto de Natal reunirá ainda food trucks e a Feira Cultural e Empreendedora do Crescer com a exposição e a venda de peças de artesanato, produzidas por alunos e ex-alunos das unidades do Crescer.

Uma Parada de Natal faz parte da programação. Personagens desfilarão com um figurino iluminado ao som de músicas natalinas trazendo este clima especial desta época do ano para a Avenida Cívica. O Papai Noel estará presente e a disposição para fotos com as crianças. Ontem, foram concluídos os preparativos para o recebimento das apresentações.

O projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola é um dos convidados e será representado pelo coral de cerca de mil vozes e bandas. A iniciativa mogiana atende 11 mil alunos em 17 escolas com aulas de musicalização e ensino sinfônico.

Neste ano, o projeto realizou nove edições da série de concertos “Os Pequenos no Vasques” com as apresentações das bandas das escolas que fazem parte da iniciativa no Theatro Vasques. A banda do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, foi tricampeã estadual e representará a cidade no 1º Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras da Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF), realizado no município de Senador Canedo, Goiás

Fonte:O Diário de Mogi