quinta-feira, 7 de março de 2013

Terreno contaminado é embargado, mas Caravelas contesta decisão



Terreno contaminado é embargado, mas Caravelas contesta decisão
Diário de Suzano ed.: 9455 - 07 de março de 2013


A Prefeitura embargou o terreno na Avenida Senador Roberto Simonsen, s/nº, no Jardim Márcia, ontem. A motivação foi o excesso de sujeira produzida pelo intenso tráfego de caminhões na área, além da falta de documentação para o Certificado de Dispensa de Licença (CDL). A versão é contestada pelo diretor executivo da Mineração Caravelas, Alexandre Teixeira, que levou o caso para a delegacia.
Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente embargou o local por volta das 15 horas. ?Eles não apresentaram o auto de embargo. Esta alegação de sujeira estão falando agora. Eu gravei a conversa com eles, que diziam que a área está contaminada e por isto estavam impedindo a entrada dos caminhões?, afirmou o diretor. Este foi o estopim para tudo virar um Boletim de Ocorrência, que não pôde ser registrado pela falta de energia elétrica no Distrito Policial (DP).
Já o secretário de Meio Ambiente, Edmir Pereira Vidal, afirma que o embargo foi comunicado no dia 15 de fevereiro, apesar da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ter lavrado auto de advertência no dia 31 de janeiro. ?Não havíamos sido informado oficialmente?, explicou a secretária de Assuntos Urbanos, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha.
Segundo ela, o trânsito pesado do local prejudicou o acesso às propriedades rurais locais. ?Esses produtores trafegam pouco e causou muita sujeira no entorno?, explicou. Conforme Vidal, a Caravelas não apresentou a documentação necessária para concluir o processo de recebimento de terra através da CDL. ?Não apresentou solução de drenagem, não definiu como será o aterro, onde há ocupação irregular e outros?, enumerou.
O processo endossa a liberação feita pela Cetesb. O secretário afirmou que o órgão ambiental paralisou as atividades no terreno. O que também foi contestado pelo diretor executivo. ?Eu tenho três licenças. Uma para operar material inerte, que recebemos a advertência, e outras duas que permitem o recebimento de terra, que está sendo estocada para o nivelamento da área?, explicou. Segundo ele, atendeu todas as exigências da Prefeitura.


Fonte: Gustavo Ferreira Ferreira 

André do Prado e Comandante-geral da PM discutem ações de melhorias para a Segurança Pública do Alto Tietê


Andre do Prado e Cor. Meira.jpgCoronel Meira e Andre do Prado.jpgDep. Andre do Prado e Com. Geral da PM.jpg
André do Prado e Comandante-geral da PM discutem ações de melhorias para a Segurança Pública do Alto Tietê

Em visita ao gabinete do Cel. Benedito Meira, o parlamentar apresentou as demandas da Região na área de Segurança Pública

Na manhã desta quinta-feira (7), o deputado André do Prado (PR) se reuniu com o comandante-geral da Polícia Militar no Estado, coronel Benedito Meira, para definir ações que podem melhorar à segurança pública dos municípios do Alto Tietê.  

O parlamentar convidou o comandante da PM para realizar um encontro na Região, reunindo o Policiamento do Estado e do Alto Tietê, além de prefeitos, vereadores e sociedade civil. Respondendo prontamente ao pedido, o coronel Meira solicitou ao deputado André do Prado que realize contato com o Cel. Francisco Alberto Aires Mesquita, comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12), para definirem em conjunto a Audiência Pública.

“Vamos conversar com o Cel. Mesquita para organizarmos essa audiência pública no Alto Tietê. Meu mandato parlamentar está à disposição para contribuir com a questão da segurança na Região”, afirmou André do Prado.

O aumento do efetivo para os três batalhões da Região (17°, 32°, 35°), e a implantação da Atividade Delegada nos municípios também foram abordados pelo parlamentar. André do Prado pediu apoio para acelerar o processo de adesão no Programa às cidades do Alto Tietê, que já providenciaram à documentação necessária para aderir ao Programa.

Com o Projeto de Lei 31/2012, aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Atividade Delegada já pode ser implantada em todos os municípios do Alto Tietê. A lei institui o Regime Especial de Trabalho Policial, assim, as prefeituras interessadas em aderir ao programa devem procurar o Comando da Polícia Militar com projeto específico que atenda às necessidades locais. O comandante-geral da PM se mostrou disposto a atender as necessidades da Região e se comprometeu em realizar agenda no Alto Tietê, como também em definir ações para melhorar a segurança pública regional.

Para o coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, a busca por apoio do Estado na diminuição da insegurança vivida pelos moradores é imprescindível para a construção de uma sociedade mais segura. “A população deseja viver num ambiente seguro e agradável, que permita uma convivência pacífica e sem violência”, explica Prado.

Segundo André do Prado, os municípios recebem mais uma contribuição na área de segurança pública. “A implantação da Atividade Delegada se baseia na combinação de esforços Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, e os municípios interessados. A ação tem como finalidade utilizar o efetivo policial, em dias de folga, no policiamento e apoio às atividades de responsabilidade das prefeituras”, encerra. Mogi das Cruzes é o único município da Região que já conta com a Atividade Delegada.

Fonte:Clarissa Johara

Tratamento Clínica para dependentes fica para o ano que vem


Tratamento
Clínica para dependentes fica para o ano que vem
Unidade será implantada dentro do Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti, em Jundiapeba, mas o prazo para esse projeto virar realidade ainda é grande
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Clínica para tratamento de dependentes químicos será implantada no Hospital Dr. Arnaldo
A clínica para dependentes químicos na região do Alto Tietê, uma promessa antiga do governo do Estado, deve demorar mais 20 meses para se tornar realidade. A Secretaria de Estado da Saúde informou, por meio de nota, encaminhada pela Assessoria de Imprensa, que "até o fim de 2014 serão implantados 501 novos leitos (para reabilitação de dependentes químicos), incluindo a clínica do Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti (em Jundiapeba)". 
"A implantação de 40 novos leitos destinados para o tratamento de dependentes químicos no Hospital Estadual Arnaldo Pezzuti Cavalcanti até 2014 está garantido e a pasta já está trabalhando para viabilizá-lo", diz a nota da Secretaria de Estado da Saúde. O investimento total na implantação dos novos serviços, segundo o governo do Estado, é de R$ 250 milhões.

Trata-se de um novo adiamento para o serviço, já que a previsão inicial, que vinha sendo anunciada desde o ano passado pelo prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD), era de que o espaço que teria como objetivo atender os pacientes de toda a região estaria em funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano.

O motivo para a demora da clínica de reabilitação, a primeira no Alto Tietê pelo Sistema Único de Saúde (SUS), não foi justificado pelo governo do Estado nem pela Secretaria Municipal de Saúde, que por sua vez tem como responsabilidade implantar um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas, o Caps-AD, a fim de prestar atendimento ambulatorial aos dependentes químicos. 
O Hospital Dr. Arnaldo servirá de retaguarda aos casos mais complexos que necessitem de internação. 
Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, desde 2011, foram implantados cerca de 300 novos leitos para internação e tratamento de dependentes em álcool e drogas no Estado, totalizando cerca de 800 vagas, que "podem, inclusive, receber pacientes do Alto Tietê encaminhado pelos serviços de saúde". 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, durante o ano de 2012, 13 pacientes foram internados (cinco adultos e oito menores), atendendo a mandados judiciais, o que representa um total de R$ 146.500,00 empenhados.

Fonte:Mogi News

G7 rachado Bibo desprestigia base que o elegeu presidente


G7 rachado
Bibo desprestigia base que o elegeu presidente
Lucareski (PPS) foi informado somente ontem que não acompanharia o prefeito à Brasília
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Amilson Ribeiro

Bibo não comunicou o pedido aos três integrantes do grupo e definiu que os representantes seriam Carlos Evaristo da Silva e Antonio Lino
O presidente da Câmara Municipal, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, é acusado de desprestigiar o grupo de vereadores que foram fundamentais para eleição de líder da mesa diretiva. O caso mais recente ocorreu com Carlos Lucareski (PPS).

O parlamentar, integrante do G7 - grupo de vereadores que estão no primeiro mandato e que apoiaram a eleição do republicano, foi informado apenas durante a sessão de ontem que, mesmo sendo membro da Comissão Permanente de Obras e Habitação, não acompanharia o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) em uma reunião que será realizada hoje, em Brasília, para tratar sobre a seleção de projetos do PAC - saneamento, mobilidade e pavimentação.

O encontro contará com prefeitos e governadores de todo o País, além da presença do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e da presidente Dilma Rousseff.

O prefeito encaminhou um ofício ao Legislativo no qual solicitava a indicação de dois vereadores da Comissão Permanente de Obras e Habitação para acompanhá-lo. Bibo não comunicou o pedido aos três integrantes do grupo parlamentar temático e definiu que os representantes seriam Carlos Evaristo da Silva e Antonio Lino, ambos do PSD, que, respectivamente, apoiaram outra chapa ou se manteve isento na disputa pela presidência.

"Eu também sou da comissão e não informado sobre nada", alertou Lucareski logo após Lino comunicar, em plenário, que estaria presente na reunião. "É evidente que fiquei chateado como ele (Bibo). Foi uma situação muito desagradável. Faltou consideração com alguém que é vereador tanto quanto qualquer um aqui", criticou Lucareski logo após o constrangimento. Ele considerou o ato como uma "falta de respeito" por parte do republicano. 
"Mesmo que eles fossem os escolhidos eu deveria ter sido comunicado com antecedência. Nós três deveríamos ter sido chamados pelo presidente para que houvesse uma definição de quem iria", salientou o vereador.

Bibo tentou colocar a "culpa" em Lino. "A decisão foi feita em uma reunião entre Lino e o prefeito", justificou.

Fonte:Mogi News