segunda-feira, 10 de junho de 2019

BALANÇO: Equipamento de reconhecimento facial e drones reforçaram a segurança no Divino

9 horas atrás3 min. - Tempo de leitura
O Diário
Compartilhe!
TECNOLOGIA O secretário municipal de segurança Paulo Roberto Madureira Sales mostra a exatidão do programa. (Foto/ Laércio Ribeiro)
O equipamento de reconhecimento facial e os droners importados recentemente da China pela Prefeitura de Mogi das Cruzes foram colocados em operação na tradicional Festa do Divino, no Centro Municipal Integrado Maurício Najar, no Mogilar, e nas ruas que serviram como palco para a denominada ‘Entrada dos Palmitos’ levaram à segurança máxima na Cidade como avaliou ontem Paulo Roberto Madureira Salles, secretário Municipal de Segurança.

“É uma tecnologia da China e estamos testando os equipamentos na Festa do Divino. O reconhecimento facial é voltado à localização e prisão de pessoas procuradas pela Justiça e também aquelas que estão desaparecidas. Temos um Banco de Dados que foi oferecido pela Polícia Civil, Polícia Militar e o Sistema Penitenciário”, afirmou Salles.

Ele ainda informou que “Além do mais, entramos no sites das ongs de desaparecidos e sempre atualizamos esses dados, o que é muito bom. Se qualquer uma dessas pessoas tiverem acesso à Festa do Divino elas serão localizadas. É uma tecnologia de ponta e toda a Festa do Divino está sendo monitorada o sistema de reconhecimento facial”.

Para o secretário municipal de segurança o índice de eficácia dos equipamentos atinge de 90 a 100%. “Nesta quinta-feira tivemos uma situação interessante, um suspeito disfarçado estava ingressando na festa, passou rapidamente por uma catraca, mas saiu e foi embora. A equipe que permanecia no ônibus da Guarda Municipal em questão de segundos verificou no aparelho de reconhecimento facial que tratava-se de um procurado, o equipamento emite um sinal, mas quando os guardas que ficam mantendo a segurança na festa, se preparavam para deter o suspeito, ele fugiu”, detalhou Salles

A inovação nesse trabalho de segurança mantido pela Prefeitura Municipal vai mais longe. O secretário explicou que o prefeito Municipal Marcus Melo pretende ampliar o sistema de reconhecimento a diversos pontos de Mogi das Cruzes através das câmeras de monitoramento que já cobrem uma ampla área.

“O projeto que já está em fase de licitação se Deus quiser e ele quer, vai ser o primeiro programa da América do Sul. Hoje, algumas cidades do Brasil tem uma parte do programa. O nosso é a última tecnologia de ponta que tem no mundo e leva de três a cinco segundos para fazer o reconhecimento facial e também de veículos, o que também é importante. Neste caso, já com o programa total funcionando, não será mais preciso abordar o veículo e pará-lo, pois se o condutor for procurado ou tiver algum interesse criminal ou civil, já será detido de imediato. O equipamento tem um significado prós preventivo”, garante o secretário Salles.

Ele falou que foi com uma comitiva à China e viu de perto o sucesso dos equipamentos. “Pela primeira vez, acompanhamos a Entrada dos Palmitos com drones e o sistema de reconhecimento facial, são ferramentas avançadas e necessárias à segurança do Município”, finalizou o secretário Paulo Roberto Salles.

Fonte:O Diário de Mogi


Saúde: Carreta da mamografia deve atender 650 pessoas em Arujá

Unidade móvel do programa estadual "Mulheres de Peito" presta atendimento ao público até o próximo dia 19
Foto: Divulgação


Início dos atendimentos contou com a presença do deputado Prado e autoridades
Seiscentas e cinquenta pessoas devem fazer exames de mamografia na carreta "Mulheres de Peito", do governo estadual, em Arujá. O atendimento ao público vai até o próximo dia 19, das 9 às 18 horas, em dias úteis, e das 9 às 13 horas, aos sábados. Nos dias 21 e 22 o serviço será específico às pessoas que necessitarão de complemento de exame por ultrassonografia.
O prefeito em exercício de Arujá, Márcio Oliveira, o deputado estadual André do Prado (PL), a secretária de Saúde, Carmen Pellegrino, a adjunta da pasta, Patrícia Elias do Prado, os vereadores Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho, e Ana Poli (PL), e o administrador da Paróquia Bom Senhor Jesus de Arujá, padre Benedito Donizetti Vieira, visitaram a unidade nas primeiras horas de atendimento.
A chegada do serviço a Arujá foi uma solicitação dos vereadores, que contou com a intermediação do deputado junto à Secretaria de Estado da Saúde.
"A prevenção é o melhor remédio. Agradecemos ao empenho dos vereadores e do deputado por este presente à cidade, no mês de seu aniversário, e que faz jus à demanda por mamografias. Reiteramos rapidamente o pedido para que Arujá entre no cronograma do Estado para a carreta voltar no ano que vem", afirmou Márcio Oliveira.
"Nós tentamos trazer no ano passado, não foi possível, mas agora deu certo e a carreta está aí para atender a população de Arujá", disse André do Prado. "É um serviço muito importante e estamos felizes por viabilizá-lo", disse Ana Poli. "Vai ajudar as mulheres que estão esperando o exame", completou Abelzinho.
O atendimento será feito após distribuição de 50 senhas nos dias úteis e 25 aos sábados. Mulheres de 50 a 69 anos devem apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e RG. As da faixa etária de 35 a 49 devem ainda, obrigatoriamente, comparecer com guia emitida por médico, se estiverem em lista de espera, ou enfermeiro, após consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
"A mamografia é um exame fundamental para a saúde da mulher e vai nos ajudar muito com a demanda que temos atualmente", disse a secretária Carmen Pellegrino.
A carreta permanece estacionada na rua Rodrigues Alves, ao lado da Câmara Municipal, e o salão da paróquia Senhor Bom Jesus de Arujá será utilizado como sala de espera das pacientes. Não haverá atendimento no dia 20 de junho, em virtude do feriado de Corpus Christi.

Fonte:Mogi News

Suzano: Mais Emprego selecionará mil currículos para obra de dutos

Os interessados em trabalhar no projeto devem levar um currículo a partir de amanhã, no prédio do Centrus
Foto: Irineu Junior/Secop Suzano


Os documentos dos candidatos serão cadastrados e enviados para a empresa
O projeto Suzano Mais Emprego vai iniciar amanhã a captação de currículos para um processo de seleção destinado a uma extensa obra de implantação de dutos de etanol. São cerca de mil vagas distribuídas entre Suzano, Guarulhos e Mogi das Cruzes. Entrevistas, provas práticas e contratações ficarão por conta da própria empresa responsável pelos serviços, a Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A, de São Paulo, provavelmente já neste mês.
A procura é por candidatos que atuam nas funções de ajudante, acoplador, lixador, motorista de transporte de passageiros, pedreiro, revestidor, soldador TIG/ER e técnico de segurança. Apenas serão pré-selecionados aqueles que cumprirem todos os requisitos exigidos pela empresa. O principal deles é a experiência comprovada em carteira de trabalho em obras de dutos - exceto para o cargo de ajudante (ver detalhes no quadro).
Caberá ao Suzano Mais Emprego fazer o acolhimento e o cadastramento dos currículos no Centro Unificado de Serviços (Centrus), analisá-los e encaminhar aqueles que atendem aos critérios técnicos estabelecidos para as vagas.
A Construcap fará seleção e marcará as entrevistas, que também deverão ocorrer no Centrus. Para funções que demandem validação de experiência - no caso, motorista de transporte de passageiros e soldador TIG/ER - serão agendados testes práticos nas dependências da empresa. Em seguida, o candidato que for aprovado estará classificado para o preenchimento das vagas assim que houver disponibilidade. "Esta é uma oportunidade importante para quem aguarda recolocação no mercado de trabalho, mas é fundamental que os interessados se atentem aos requisitos estabelecidos, porque só receberemos os currículos daqueles candidatos que os atenderem. Trata-se de uma obra extensa, de uma empresa de grande porte, que é a Logum, e que será realizada por uma construtora conhecida, a Construcap, que fez contato conosco e é responsável pelas contratações", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, André Loducca. O Centrus está localizado na avenida Paulo Portela, 210, no centro. O atendimento no setor do Suzano Mais Emprego é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Obra será em 9 cidades
A obra da Construcap consiste na construção de dutos de etanol, desde a unidade da Petrobras Transporte S/A (Transpetro) em Guararema até a sede da empresa Logum Logística S/A, em São Caetano do Sul, passando por outras sete cidades
A obra da Construcap consiste na construção de dutos de etanol, desde a unidade da Petrobras Transporte S/A (Transpetro) em Guararema até a sede da empresa Logum Logística S/A, em São Caetano do Sul, passando por outras sete cidades. Neste projeto, serão implantados 95 quilômetros de tubulação subterrânea, a partir de junho e com prazo de conclusão de 20 meses. Os dutos atravessarão os municípios de Guararema, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Guarulhos, São Paulo, Santo André e São Caetano do Sul.
Todas as autorizações necessárias já foram concedidas, principalmente por parte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), como a licença de instalação. Os serviços ocorrerão na faixa de domínio da Petrobras, por onde já passam outros dutos, e por essa razão não deverá haver impactos. Só em Suzano, serão implantados 21 quilômetros de tubulação.
Funções e requisitos
Ajudante – Ensino fundamental completo e experiência em carteira em obras
Acoplador – Ensino fundamental completo e dois anos de experiência em carteira em obras de dutos
Lixador – Ensino fundamental completo e dois anos de experiência em carteira em obras de dutos
Motorista de transporte de passageiros – Ensino fundamental completo, CNH categoria D, curso de transporte coletivo (Resolução nº 168/04) e dois anos de experiência em carteira em condução de ônibus
Pedreiro – Ensino fundamental completo e dois anos de experiência em carteira em obras de dutos
Revestidor – Ensino fundamental completo e dois anos de experiência em carteira em obras de dutos
Soldador TIG/ER – Ensino fundamental completo e três anos de experiência em carteira em obras de dutos
Técnico de segurança – Curso técnico de Segurança do Trabalho e dois anos de experiência em obras de dutos ou eletromontagem

Fonte:Mogi News

PROJEÇÃO: Festa Junina traz boa expectativa em Mogi

8 horas atrás2 min. - Tempo de leitura
O Diário
Compartilhe!

PRODUTOS EM ALTA Vestuário e acessórios para dançar quadrilhas têm boa procura. (Foto: Eisner Soares)
A procura por produtos típicos para as festas juninas já movimenta o comércio da cidade neste mês. A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (UMC) estima aumento de 3% a 5% nas vendas deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. A dica é que os lojistas apostem em promoções, decoração de vitrines e inovação para atrair os consumidores. Os segmentos que já registram boa procura são os de roupas típicas, doces e descartáveis.

“Sempre esperamos crescimento de vendas com a proximidade de datas comemorativas. Diante da possível retomada do comércio, já que há expectativa positiva perante a atual situação econômica do País, estamos prevendo um aumento de 3% a 5% nas vendas neste período”, avalia o presidente da Associação Comercial, Marco Zatsuga, destacando que a importância dos comerciantes adotarem ações para estimular as vendas. “Cada lojista deve fazer o seu chamariz, com cartazes e promoções para que os consumidores comprem no estabelecimento comercial”, orienta.

A expectativa do proprietário da Alumifran Descartáveis, Cláudio França, também é positiva. “Para o comércio de comidas típicas, de roupas, aluguéis de trajes e enfeites é uma importante data e oportunidade de fomentar negócios. Outro fator que influencia é o período da comemoração que dura no mínimo o mês de junho chegando em alguns lugares até julho, ao contrário de outras datas que têm um dia específico. As expectativas são sempre positivas e, apesar da atual situação do país, esperamos um bom mês de vendas”, conclui.

Proprietário da loja de roupas infantis Nizuma, Mauro Kazuo Nizuma, confirma que as vendas devem chegar a 5% a mais do que no ano passado. “Apostamos na decoração da vitrine e em várias opções sobre o tema para todos os bolsos e gostos. O movimento já começou e deve aumentar nas próximas semanas”, conta.

Miriam Galdino, proprietária da Docemel, no Jardim Universo, em Braz Cubas, diz que os produtos mais procurados são pé de moleque, gibi, pipoca, paçoca, doce de abóbora, maria mole e outros doces típicos. “Os consumidores e empresas não deixam de realizar as festas juninas, mas compram menores quantidades de doces, diante da atual situação do País”, acrescenta.

Fonte:O Diário de Mogi