segunda-feira, 10 de junho de 2019

Saúde: Carreta da mamografia deve atender 650 pessoas em Arujá

Unidade móvel do programa estadual "Mulheres de Peito" presta atendimento ao público até o próximo dia 19
Foto: Divulgação


Início dos atendimentos contou com a presença do deputado Prado e autoridades
Seiscentas e cinquenta pessoas devem fazer exames de mamografia na carreta "Mulheres de Peito", do governo estadual, em Arujá. O atendimento ao público vai até o próximo dia 19, das 9 às 18 horas, em dias úteis, e das 9 às 13 horas, aos sábados. Nos dias 21 e 22 o serviço será específico às pessoas que necessitarão de complemento de exame por ultrassonografia.
O prefeito em exercício de Arujá, Márcio Oliveira, o deputado estadual André do Prado (PL), a secretária de Saúde, Carmen Pellegrino, a adjunta da pasta, Patrícia Elias do Prado, os vereadores Abel Franco Larini (PL), o Abelzinho, e Ana Poli (PL), e o administrador da Paróquia Bom Senhor Jesus de Arujá, padre Benedito Donizetti Vieira, visitaram a unidade nas primeiras horas de atendimento.
A chegada do serviço a Arujá foi uma solicitação dos vereadores, que contou com a intermediação do deputado junto à Secretaria de Estado da Saúde.
"A prevenção é o melhor remédio. Agradecemos ao empenho dos vereadores e do deputado por este presente à cidade, no mês de seu aniversário, e que faz jus à demanda por mamografias. Reiteramos rapidamente o pedido para que Arujá entre no cronograma do Estado para a carreta voltar no ano que vem", afirmou Márcio Oliveira.
"Nós tentamos trazer no ano passado, não foi possível, mas agora deu certo e a carreta está aí para atender a população de Arujá", disse André do Prado. "É um serviço muito importante e estamos felizes por viabilizá-lo", disse Ana Poli. "Vai ajudar as mulheres que estão esperando o exame", completou Abelzinho.
O atendimento será feito após distribuição de 50 senhas nos dias úteis e 25 aos sábados. Mulheres de 50 a 69 anos devem apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e RG. As da faixa etária de 35 a 49 devem ainda, obrigatoriamente, comparecer com guia emitida por médico, se estiverem em lista de espera, ou enfermeiro, após consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
"A mamografia é um exame fundamental para a saúde da mulher e vai nos ajudar muito com a demanda que temos atualmente", disse a secretária Carmen Pellegrino.
A carreta permanece estacionada na rua Rodrigues Alves, ao lado da Câmara Municipal, e o salão da paróquia Senhor Bom Jesus de Arujá será utilizado como sala de espera das pacientes. Não haverá atendimento no dia 20 de junho, em virtude do feriado de Corpus Christi.

Fonte:Mogi News