quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Audiência pública na Câmara vai discutir vinda de aeroporto


A instalação do terceiro aeroporto metropolitano de São Paulo em uma área do Bairro do Taboão, em Mogi das Cruzes, será o principal assunto de uma audiência pública marcada para as 15 horas de hoje, na Câmara Municipal. O evento é organizado pela Comissão Especial de Vereadores criada para atuar pela vinda do aeroporto para a Cidade, presidida pelo Expedito Ubiratan Tobias (PR) e integrada pelos vereadores Jean Lopes (PC do B) e Emília Letícia Rossi Rodrigues (PT do B). Segundo o presidente Tobias, representantes de vários segmentos da comunidade mogiana foram convidados para dar seu depoimento acerca da importância de tal empreendimento para a Cidade. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD); o secretário de Desenvolvimento, Marcos Damásio (PR), advogado Laerte Silva, representando a sociedade civil; o ex-diretor do Ciesp, Renato Rissoni, assim como representantes do comércio e indústria de Mogi são aguardados no encontro de hoje à tarde. "Nosso objetivo é fortalecer o movimento e mostrar às autoridades que Mogi está disposta a lutar pela vinda do aeroporto junto aos governos estadual e federal", afirmou Tobias, que também se valeu das redes sociais, em especial o Facebook, para convidar mais de 4 mil pessoas para o evento. O vereador espera ainda as presenças de prefeitos e vereadores, além de deputados de toda a Região. "Temos certeza de que será um encontro proveitoso e que poderá marcar uma etapa importante na luta para que Mogi venha a sediar o terceiro aeroporto de São Paulo, servindo também para pressionar as autoridades para a necessidade de liberar logo a obra, muito importante para o desenvolvimento de toda a Grande São Paulo", disse Tobias.


Fonte:O Diário de Mogi

Vila São Francisco receberá obras




CENÁRIO Lixo e entulho em terrenos baldios e carros e caminhões estacionados em rua sem calçada são comuns na Vila São Francisco


Mariana Leal
Automóveis e caminhões estacionados na rua, lixo e entulho em terrenos baldios e trechos sem calçadas impossibilitam o trânsito de pedestres e veículos. Os problemas da Rua Tenente Onofre de Aguiar, enumerados por trabalhadores e moradores da Vila São Francisco em reportagem de O Diário, atrapalham a vida de quem depende do acesso, mas devem ser sanados pela Prefeitura Municipal até o final do primeiro trimestre deste ano. No entanto, um processo judicial envolvendo as áreas ociosas também prejudica o crescimento industrial.


"São cerca de 500 mil metros quadrados de áreas pertencentes a um grupo de empresários judeus da Capital. O imóvel foi vendido em 1988 e há 15 anos a Administração mogiana tenta retomá-lo, mas desde o início deste embate, que hoje se encontra no Supremo Tribunal Federal, eles pararam de pagar IPTU e a dívida gira em torno de R$ 9 milhões", conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Damásio.


Até que a decisão judicial saia, a expansão do núcleo industrial fica impossibilitada. "Cerca de 90% dos terrenos lá existentes pertencem ao grupo, que já nos procurou com diversas propostas diferentes, até de construir um shopping, mas nada foi para frente. Hoje, 20 indústrias ocupam a região e haveria possibilidade de dobrar o número, caso os 500 mil m2 fossem retomados, mas ainda aguardamos a decisão", diz Damásio.


Questionado sobre os problemas apontados na Rua Tenente Onofre de Aguiar, o secretário de Transporte, Carlos Nakaharada, comenta que a via é ocupada exclusivamente por indústrias e que não existem restrições para o estacionamento de caminhões utilizados para o transporte de mercadorias e de matérias-primas. "Desde que obedecidas as regras constantes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não há restrição. Lembramos que as vias dos bairros próximos, como a Vila Industrial e a Vila São Francisco, não possuem capacidade para receber o estacionamento destes veículos, o que faz com que a opção de parar na Tenente Onofre seja a que menos impacto causa à comunidade", aponta.


Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos destaca que possui um levantamento detalhado sobre a necessidade de implantação de calçadas na via, com previsão de conclusão do trabalho até o final do primeiro semestre. "A rua recebe a manutenção periódica, sempre que é detectada a necessidade, dentro da rotina do setor responsável. O serviço de limpeza nos terrenos públicos também é realizado periodicamente. No entanto, é necessária conscientização da população sobre os prejuízos trazidos pelo descarte irregular de lixo, seja com a proliferação de animais que trazem risco à saúde pública, seja por contribuir com a degradação ambiental ou com a ocorrência de enchentes e alagamentos", ressalta o secretário Nilmar de Cássia Ferreira.


A fiscalização prometida pela Secretaria Municipal de Segurança e a eventual notificação dos proprietários devem ter início nesta semana. Quanto ao descarte irregular de lixo, a população pode colaborar denunciando a prática pelos telefones 4798-5070 e             0800 770 1566      


Fonte:O Diário de Mogi





Por Serra, DEM aceita chapa pura



ESTRATÉGIA Serra, que analisa o cenário para decidir, teria predileção pela chapa com um vice do PSDB


SÃO PAULO
Líderes do PSDB favoráveis à candidatura do ex-governador José Serra à Prefeitura de São Paulo fizeram chegar a integrantes do DEM que a chapa puro-sangue é uma das condições para o tucano entrar na disputa eleitoral deste ano.


A cúpula do DEM queria a vaga de vice para apoiar o PSDB na eleição, num cenário em que o candidato não é o ex-governador. Mas, com Serra na disputa, a tendência é que o aliado também abra mão da indicação. Anteontem, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) disse que seu partido não pleiteará a candidatura de vice-prefeito, caso Serra concorra.


Serra, que analisa o cenário para decidir, teria predileção pela chapa com um vice do PSDB. Em 2006, quando disputou o governo de São Paulo, lançou como vice o tucano Alberto Goldman. A indicação lhe deu segurança para renunciar e disputar a Presidência da República em 2010.


A formação de uma chapa puro-sangue também daria condições para costurar um acordo com o vencedor da prévia do PSDB, marcada para o dia 4 de março. Apesar de três dos quatro pré-candidatos serem secretários estaduais - Andrea Matarazzo, Bruno Covas e José Aníbal -, a avaliação hoje no Palácio dos Bandeirantes é a de que a disputa interna está muito avançada e que implicaria um risco político ao governador Geraldo Alckmin desmarcá-la sem a garantia de que Serra vai mesmo disputar.


No domingo, Matarazzo esteve com Serra em Buenos Aires. Para os defensores da candidatura do ex-governador, se ele não se posicionar até antes da prévia, e a disputa se tornar inevitável, a saída será apostar as fichas em Matarazzo e, depois, costurar um acordo com ele para vice.


Nos últimos dias, Alckmin esteve com dois dos quatro pré-candidatos e afirmou que, se Serra decidir entrar na disputa antes da prévia, terá que convencê-los a abrir mão do processo.


Ontem o governador voltou a dizer que a prévia está mantida e que os quatro pré-candidatos da legenda devem continuar em campanha. O tucano afirmou que Serra ainda não se decidiu, mas indicou que a definição deve ser feita depois da disputa.


"O Serra, se quiser ser candidato, será um grande candidato, como foi um bom prefeito, um bom governador e um bom ministro da Saúde", declarou. Ele ainda repetiu três vezes que "não há nenhum fato novo" sobre a disputa tucana e disse aguardar a decisão de Serra.


"Ser candidato é uma decisão primeiro de vontade, depois coletiva", afirmou Alckmin. "Se ele (Serra) resolver ser candidato, certamente vai transmitir ao partido, vai transmitir aos pré-candidatos, e nós vamos conversar. Você ter bons quadros é um bom problema", afirmou o governador, na tentativa de minimizar o mal-estar criado com os quatro postulantes ao cargo, que publicamente dizem que não pretendem desistir da disputa interna para abrir espaço para Serra.


O governador declarou também que as negociações para a formação de uma aliança entre o PSDB e o PSD de Kassab para a eleição estão abertas. A aproximação eleitoral do prefeito com o PT levou os tucanos a pressionarem Serra a entrar na disputa.


Fonte:O Diário de Mogi

Vila Industrial: Segurança é baleado de madrugada em Mogi


Leandro Dilon
Da Reportagem Local

O segurança Wellington Nascimento de Almeida, de 26 anos, foi baleado ontem de madrugada na Vila Industrial, em Mogi das Cruzes. Segundo consta no Boletim de Ocorrência, ele foi encontrado por populares caído na rua João Cardoso dos Santos, por volta das 5 horas. Ele tinha ferimentos na cabeça e foi socorrido ao hospital Luzia de Pinho Melo, onde permanece internado em estado grave.


De acordo com o boletim de ocorrência, registrado no 1º Distrito Policial da cidade, que fica no Parque Monte Líbano, testemunhas viram um Celta preto se aproximar da vítima antes dos disparos. Dentro do carro havia pelo menos três pessoas, que teriam atirado contra o segurança e fugido em alta velocidade. 
Um inquérito foi instaurado pela Polícia Civil para investigar melhor a tentativa de homicídio.


Fonte:Mogi News

Reunião do Condemat


Daniel Carvalho

Foi transferida para a próxima segunda-feira a reunião entre representantes das prefeituras da região e do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e o secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado, Edson Aparecido, que estava marcada para hoje. O encontro foi transferido para que mais pessoas possam participar.


Fonte:Mogi News

Tour



Divulgação

O deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) mostrou que, além de folião, é um perfeito turista. Ele não foi para São Luiz do Paraitinga, como costuma fazer todos os anos nesta época de folga. Os congestionamentos na estrada Osvaldo Cruz, que dá acesso à cidade, o fizeram desistir da viagem. Gondim preferiu outro roteiro neste carnaval.


Vale do Paraíba
Depois que brincou e pulou na Banda Vai Quem Quer, na última sexta-feira à noite, em Mogi, o deputado foi para a região conhecida como Vale Histórico, no Vale do Paraíba. Visitou as cidades de Cruzeiro, Queluz, Lavrinhas e Cunha. 
Grupo Especial
No domingo, voltou para Mogi para ver o desfile das escolas do grupo especial na avenida Cívica. Na segunda-feira, Gondim viajou para Bertioga de madrugada e voltou ontem. No caminho de volta, pegou congestionamento na estrada, que serviu de inspiração para a moção a ser apresentada na Assembleia Legislativa com pedido de duplicação da rodovia. 


Fonte:Mogi News

Banco do Povo


A presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Tânia Fukusen, e a Prefeitura estabeleceram uma parceria, por meio do Banco do Povo. Com isso, a partir do próximo dia 1º de março uma equipe do banco dará plantão na sede da ACMC. 
Dinheiro
Hoje, o Banco do Povo tem para liberação, em Mogi, R$ 2,6 milhões, a serem oferecidos a juros de 0,5% ao mês. As linhas de créditos são voltadas para pessoa física, microempreendedores ou empresas com faturamento máximo de até R$ 360 mil por ano. Há restrição para quem tem o nome no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) por inadimplência


Fonte:Mogi News

Call center


Divulgação



O diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Marcus Melo, informou que está em andamento uma nova contratação para o serviço de call center, responsável pelo atendimento das ligações ao número 115 feitas à autarquia. 


Fonte:Mogi News

Julgamento


Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo marcou para o próximo dia 1º de março a audiência que vai julgar a troca partidária feita pelo vereador Osvaldo dos Santos, o Osvaldo do Mercado Real. Ele saiu do PPS para entrar no PP em outubro do ano passado.


Pedido negado
A defesa do parlamentar entrou com um pedido para que o recurso fosse julgado em Mogi, mas recebeu um "não" de resposta. Com isso, a audiência ocorrerá mesmo em São Paulo. O desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro é quem vai julgar se houve infidelidade partidária. 
Cargo eletivo
O Diretório Municipal do Partido Popular Socialista (PPS) entrou com um pedido de perda de cargo eletivo. O documento com o pedido para que Osvaldo entregue o mandato e a cadeira para o primeiro suplente da legenda, o líder comunitário Henrique Soares, foi encaminhado ao Diretório Estadual, que encaminhou o caso à Justiça Eleitoral.


Suplente
O parlamentar afirmou, em entrevistas anteriores, que está "tranquilo" e que tem respaldo jurídico necessário para seguir no novo partido. Caso a cadeira de Osvaldo do Mercado Real tenha de ser devolvida ao PPS, em 10 dias, a Câmara de Mogi poderá convocar o líder de bairro do Jardim Margarida, Henrique Soares, para assumir a vaga. 


Fonte:Mogi News

Santa Casa Mamógrafo de hospital está quebrado


Pacientes que há cerca de dois meses já aguardavam pelo procedimento terão de esperar um pouco mais
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Hospital mogiano está sem o equipamento para que mulheres possam fazer exame. Provedor garante solução nos próximos dias
Pacientes da rede municipal de saúde estão com dificuldades para realizar um exame de mamografia. Há pelo menos uma semana, o aparelho até então utilizado para este tipo exame, necessário para prevenção e detecção de doenças e tumores na mama, instalado dentro da Santa Casa, está quebrado e sem prazo para voltar a funcionar.
Pacientes que há cerca de dois meses aguardavam pelo procedimento estão sendo remarcadas e obrigadas a aguardar mais 20 dias para fazer o exame, quando o aparelho do mesmo tipo na cidade, mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), está em pleno funcionamento no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.


Para pacientes como Jacilene Gomes Heiderick, de 60 anos, que precisa realizar o exame uma vez por ano, como rotina para prevenção e manutenção da saúde, o prazo é considerado "razoável". "Quem esperou dois meses pode aguardar um pouco mais", conformou-se ela, que tem um pequeno nódulo embaixo do braço direito e próximo à mama. O pedido de exame da Secretaria Municipal de Saúde foi emitido em dezembro do ano passado. 
Já para outras mulheres, como a auxiliar administrativa Maria Prudência Ribeiro de Brito, de 50, que há cerca de dois anos foi diagnosticada com um câncer na mama esquerda, e que por conta do tratamento precisa realizar exames com frequência, a preocupação é um pouco maior. "Esperar a gente espera, só doença que não. Afinal, doença é diferente, não dá para prever ou adiar. Pode levar anos, meses, mas também dias para evoluir", diz Maria. 
Com exame marcado para hoje à tarde, ela tomou ciência da quebra do mamógrafo na Santa Casa somente ontem, mas não foi pela Secretaria Municipal de Saúde. "Uma amiga minha que tinha exame marcado comentou que remarcaram a mamografia dela para a semana do dia 6 de março porque uma peça no aparelho não havia chegado. 
Achei estranho e um descaso com pacientes, já que me ligaram (Secretaria de Saúde) na semana passada para marcar meu exame para quinta-feira. Só não me falaram do aparelho estar quebrado", reclamou Maria Prudência, que recebeu solicitação médica para o exame em dezembro do ano passado. 


Outro lado
O provedor da Santa Casa, Mário Calderaro, confirmou o problema, segundo ele, causado pela "queima do digitalizador do mamógrafo". "É uma peça que faz a chamada impressão do exame além da identificação do paciente por código de barras", explicou. "É uma situação pontual que estará sendo resolvida até o fim da semana", garantiu Calderaro. O gasto médio para aquisição da peça é de R$ 90 mil. Um mamógrafo novo, por sua vez, custaria R$ 120 mil. 
O secretário-adjunto da Saúde, Marcello Delascio Cusatis, reforçou que cerca de 150 pacientes, encaminhadas pelos postos de saúde, tiveram de ser remarcadas para fazer o procedimento. "É um número pequeno, se levado em consideração que o tempo de espera, antes do mamógrafo na Santa Casa, era maior. De qualquer forma, esse prazo de 15 a 20 dias para remarcação dos exames é para evitar acúmulo de pacientes no mesmo dia. Será estudada a possibilidade de abertura de novos horários para reduzir este prazo", afirmou. 
De acordo com o secretário, até maio deste ano deve entrar em funcionamento o mamógrafo da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) e que deve diminuir o tempo de espera pelo exame de 60 para 30 dias.


Fonte:Mogi News

Mogi-Bertioga Câmara pede contrapartida para compensar prejuízos


Os vereadores mogianos voltaram a pedir contrapartidas ao governo estadual para compensar os prejuízos causados com o trânsito da rodovia Mogi-Bertioga (SP-98). Os parlamentares contaram, durante a sessão de ontem na Câmara Municipal, que moradores de bairros que ficam às margens da estrada levaram quase três horas para chegar ao centro da cidade, durante a tarde e noite de terça-feira, devido ao excesso de veículos que voltavam do litoral pela via.


Segundo o vereador Mauro Araújo (PMDB), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) "precisa construir uma via marginal para uso dos mogianos que moram em Taiaçupeba e em Biritiba Ussu". 
O presidente da Comissão de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara, Jolindo Rennó Costa (PSDB), concordou com o colega e destacou que encaminhará um documento ao governo estadual, no qual informará o Estado sobre o resultado de uma vistoria feita na Perimetral. (C.L.)


Fonte:Mogi News

Leilão Áreas municipais devem render R$ 3,3 milhões


Secretário evitou citar números, mas admitiu que ao menos 30 editais foram retirados na Prefeitura de pessoas dispostas a participar do certame
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Divulgação

Vila São Francisco é tem área para instalação de futura empresa; leilão será hoje, mas resultado poderá demorar um pouco
A Prefeitura realiza hoje o leilão de duas áreas municipais e que podem ser ocupadas por indústrias. Os terrenos, resultado de um processo de reversão amigável com as empresas, devem render aos cofres municipais pelo menos R$ 3,3 milhões. Essa é a estimativa do secretário municipal de Gestão, Marcos Roberto Regueiro, presidente da Comissão Municipal Permanente de Licitação e responsável pela elaboração do processo licitatório, previsto para ter início às 8h30 com o recebimento dos envelopes de documentação e propostas pelas empresas interessadas em arrematar os imóveis. Às 9 horas serão abertos os envelopes e analisados os documentos. 
Regueiro evitou citar números, mas admitiu que pelo menos 30 editais foram retirados na Prefeitura de pessoas dispostas a participar do certame. Dentre os imóveis disponibilizados para alienação está a área de 2,8 mil metros quadrados localizada no interior do Núcleo Industrial Alcides Celestino Filho, em César de Souza, com lance mínimo estipulado em R$ 641.921,60. "Trata-se de um terreno doado na gestão do prefeito Junji Abe a uma empresa de Ribeirão Pires, mas que jamais se instalou definitivamente", explicou o secretário de Desenvolvimento Marcos Damásio. "Na verdade, aquele terreno poderia ser vendido por R$ 840 mil, já que o metro quadrado naquela região e em outras áreas industriais é comercializado em torno de R$ 300", completa. 
Outro imóvel disponibilizado para leilão e que deve render lucro aos cofres municipais fica bem no Núcleo industrial da Vila São Francisco: um terreno de 8 mil metros quadrados, com avaliação técnica de R$ 2.659.264,37, entre a rua Tenente Onofre e avenida Katsuji Kitaguchi. Lá, segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento, funcionava uma empresa de portas e janelas. 
De acordo com o secretário de Gestão, Marcos Regueiro, após a apresentação dos envelopes de documentação e propostas, será feita análise de documentos. O prazo para divulgação de quem levará as áreas é incerto. "Estamos trabalhando com a possibilidade de divulgar as vencedoras no mesmo dia, mas dependendo do número de empresas inscritas, e como a Comissão de Licitações irá avaliar todos os documentos, é possível agendarmos uma data para o anúncio do resultado", disse ele, informando que, se necessário, devem participar do certame técnicos das secretarias municipais de Finanças e de Assuntos Jurídicos. Regueiro, assim como o secretário Desenvolvimento, não quiseram detalhar sobre o destino dos recursos. "O valor da alienação será direcionada para o Fundo Municipal e seu destino será estabelecido pelo prefeito Marco Bertaiolli", destacou Regueiro. 


Hospital
Em outras oportunidades, porém, o prefeito mogiano havia dado declarações à Imprensa manifestando interesse em aplicar os recursos do leilão de áreas nas obras de construção do Hospital Municipal Waldemar Costa Filho, em Brás Cubas.


Fonte:Mogi News