sábado, 21 de janeiro de 2012

Aos 76 anos, ex-vereador planeja retorno ao Legislativo mogiano


Há 12 anos fora do Legislativo, o ex-vereador Tarcísio Damásio (PR) articula sua volta à Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Aos 76 anos, ele abriu mão do trabalho com o deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM) e começa a preparar o terreno para se eleger vereador novamente em outubro, quando já terá completado 77 anos. Tarcísio Damásio, que sempre teve expressiva votação na Cidade, em especial no Distrito de Braz Cubas, onde mora, nunca escondeu o gosto pela vida pública. E encontrou a melhor oportunidade agora, já que o filho Marcos Damásio, presidente do Diretório Municipal do PR e vereador eleito da atual legislatura, não disputará a reeleição porque tomou gosto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e é nela que pretende ficar (isso depende, é claro, da reeleição do prefeito Marco Bertaiolli). Ao longo das últimas décadas, pode-se dizer que os dois Damásios se revezaram na Câmara Municipal. Juntos, pai e filho somam oito mandatos. Damásio pai, foi eleito pela primeira vez em 1968 e emendou outras duas legislaturas. Daí, foi a vez de Damásio filho se eleger vereador (1988), com direito a reeleição (1992). Na eleição de 96, o filho ficou de fora e o pai foi eleito para o quarto e último mandato – até este momento. Em 2000, a Câmara passou em branco para a família, já que o pai se dedicou à campanha do filho a vice-prefeito e, com a derrota, ambos deixaram de ocupar qualquer cargo eletivo. Em 2004, no entanto, Marcos Damásio concorreu novamente ao Legislativo, com sucesso. No último pleito, foi reeleito, mas abriu mão da cadeira para comandar a Secretaria de Desenvolvimento. Agora, com Damásio filho na Prefeitura, Damásio pai quer continuar a trajetória da família na Câmara que terá o número de vereadores ampliado de 16 para 23.




Despedida


O corpo do advogado Francisco Becsi, de 71 anos, foi sepultado na tarde de ontem no Cemitério São Salvador. Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes na gestão de 1987 a 1990, ele foi o responsável pela construção da Casa do Advogado que funciona no Centro Cívico. No currículo, Becsi soma uma importante atuação no Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Papel e também chegou a ser procurador do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). O ex-presidente da OAB é tido como um dos poucos advogados que se envolveram com a política mogiana. Tinha filiação partidária e integrava o grupo de apoio do falecido prefeito Francisco Ribeiro Nogueira.




 Lotação


Além de ter sido adiada de segunda para terça-feira, a viagem de trem dos vereadores que integram a Comissão de Transportes da Câmara Municipal - marcada inicialmente para 10 horas - também foi antecipada para às 8 horas a fim de que os mogianos possam sentir, na pele, as dificuldades enfrentadas pelos usuários do sistema ferroviário no horário de pico. Expedito Ubiratan Tobias (PR), Carlos Evaristo da Silva (DEM) e Jolindo Rennó (PSDB) vão viajar pela Linha 11, da estação Estudantes até a Luz -, depois pela Linha 7, que vai até Jundiaí e é, segundo os vereadores, considerada a mais moderna da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e, por fim, a Linha Amarela do Metrô, da Paulista até a Faria Lima.




 Comissões


No dia seguinte, Tobias, Evaristo e Jolindo se unem aos demais vereadores na reunião convocada pelo presidente da Câmara Municipal, Rubens Benedito Fernandes (PR), o Bibo, para definir as novas composições das 10 Comissões Permanentes do Legislativo. Tudo caminha para o consenso e as mudanças, segundo apurado, deverão ocorrer apenas entre os ex-ocupantes da Mesa Diretiva e os atuais, já que quem está na Mesa não integra comissão. Na prática, Bibo e Osvaldo Ferreira dos Santos (PP) darão lugar a Mauro Araújo (PMDB) e Protássio Ribeiro Nogueira (DEM). Tanto Pedro Komura (PSDB) quanto Geraldo Tomaz Augusto (PMDB) permanecem na Mesa Diretoria.




 Operação Verão


Os clubes poliesportivos estão na mira da Polícia Federal (PF), que também deu início à Operação Verão para fiscalizar a prestação de segurança privada nas unidades de lazer em razão do aumento significativo do fluxo de pessoas nessa época do ano. A fiscalização vai se estender pelos clubes espalhados por toda a Grande São Paulo e serão verificadas as condições de vigilância patrimonial, a regularidade das empresas prestadoras e a habilitação dos profissionais que exercem essa atividade.


Fonte:O Diário de Mogi





DER atribui problemas ao Semae



SITUAÇÃO Entregue há dois anos, o trevo do Jardim Aracy já tem partes da pista e calçada afundadas


Júlia Guimarães


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) responsabilizou o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) pelo afundamento de parte da pista e da calçada do trevo do Jardim Aracy. Reportagem publicada ontem por O Diário mostrou a cratera formada entre o asfalto e o calçamento, na margem direita da Rodovia Mogi-Dutra. O defeito ocorreu pouco mais de dois meses após a entrega da polêmica obra, mas o DER nega que tenha havido erro construtivo e notificou a Prefeitura para corrigir o problema. O Semae, por outro lado, descarta qualquer responsabilidade sobre o ocorrido.


Em nota enviada ontem à Redação de O Diário, a Assessoria de Imprensa afirma que, após averiguação realizada na manhã desta sexta-feira, os técnicos do DER constataram que o afundamento da calçada "foi ocasionado pelo vazamento de água, das mangueiras do Semae". O texto ainda informa que, "de maneira provisória, o Departamento providenciou a interrupção no fluxo das águas" e que "também irá executar os reparos do pavimento e da calçada". Não ficou claro se o órgão notificará a construtora DP Barros, responsável pela obra, para realização dos serviços. Ainda segundo as informações, a Prefeitura foi notificada e o DER "aguarda providências quanto à correção no vazamento".


O afundamento, que envolveu não apenas a calçada, mas também parte da pista do acesso, foi verificado por O Diário na manhã de quinta-feira. No momento em que a reportagem esteve no local, não havia qualquer sinalização de alerta para pedestres e motoristas que circulavam pelo acesso. No período da tarde, o DER providenciou a instalação de cones para isolamento do local afetado.


Semae


Consultado por O Diário, o diretor adjunto do Semae, Dirceu Lorena de Meira, negou veementemente que o afundamento da pista tenha sido provocado por vazamento em tubulação de sua responsabilidade. Ele contestou as informações dadas pelo DER e esclareceu que a autarquia não possui as mangueiras mencionadas no local. "Quando entraram em contato conosco, disseram que se tratavam de mangueiras pretas. Mas nós usamos mangueiras azuis. Além disso, não temos nos nossos mapas qualquer registro de que exista este encanamento passando por ali".


Dirceu ainda completou: "O DER não pode afirmar que a responsabilidade é do Semae. Não temos qualquer culpa, tenho certeza absoluta disso. Este tipo de problema pode ser ocasionado não apenas por possíveis vazamentos, mas também por falta de compactação. Então, amanhã, nós faremos uma vistoria no local para averiguar exatamente o que está ocorrendo".


Fonte:Mogi News

Dilma manda apurar morte de servidor


BRASÍLIA



A presidente Dilma Rousseff pediu providências ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na apuração da suposta omissão de socorro ao secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, que morreu vítima de um infarto anteontem. Ele era responsável por negociar o reajuste salarial dos servidores federais e, nos últimos dias, tentava conter ameaça de greve geral do funcionalismo programada para março. Duvanier foi sepultado ontem em São Paulo, no Cemitério de Congonhas.


A informação de que pode ter havido negligência médica no atendimento a Duvanier chegou à presidente na noite de quinta-feira, após reunião setorial sobre as ações do governo nas áreas de Saúde e Educação.


Em nota, o Ministério da Saúde afirma que acionou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Polícia Civil do Distrito Federal e o Conselho Federal de Medicina (CFM). "O Ministério da Saúde reafirma que nenhum serviço ou profissional de saúde pode negar socorro, inclusive com sentenças jurídicas já estabelecidas a este respeito", afirma o documento.


A Resolução 44/03 da ANS proíbe a cobrança de caução na prestação de serviços pelos hospitais e clínicas credenciadas pelas operadoras de saúde.


Na madrugada de quinta-feira, Duvanier teria sido levado aos hospitais Santa Lúcia e Santa Luzia - instituições particulares que lhe teriam supostamente negado atendimento, porque não atendiam o convênio dele e ele não teria um cheque para deixar como caução para garantir o pagamento dos serviços. Por fim, ele chegou ao Hospital Planalto, mas o quadro estava avançado e os médicos não conseguiram reanimá-lo. A ANS não verificou nenhuma infração por parte do plano de saúde GEAP - Fundação de Seguridade Social, que atende os servidores públicos federais. A Delegacia de Defesa do Consumidor da Polícia Civil do Distrito Federal abriu inquérito para investigar a suposta omissão de socorro e já começou a ouvir os funcionários dos hospitais envolvidos no episódio.


Fonte:O Diário de Mogi

Políticos “superlotam” o Senado



TEM MAIS ESPAÇO De volta, Jader tem privilégios por ter exercido o cargo de presidente do Senado
BRASÍLIA
Superlotado por quase 10 mil servidores e tendo que aceitar a voracidade de senadores por gabinetes cada vez maiores, de 200 e 300 metros quadrados, o Senado iniciará nos próximos dias um estudo de utilização de seu espaço físico. A ideia é mapear todas as dependências da Casa e propor medidas para conter o uso abusivo de determinadas áreas.


A Casa aluga espaço para nove órgãos públicos, quatro empresas particulares e cinco entidades particulares, além de cinco instituições bancárias, aí entendido os locais ocupados por caixas eletrônicos, e mais uma empresa pública e cinco pessoas jurídicas de direito privado, como são chamados as presidências dos partidos. O número de locatários, ou "utentes", que pagam pelo metro quadrado utilizado chegam a 30. Já os que utilizam as dependências da instituição sem ônus somam 5 beneficiados.


A falta de espaço tem deslocado órgão da administração para atender a senadores ou partidos. É o que ocorreu, por exemplo, com o retorno do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) à Casa. Autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a assumir o mandato, após ter sido barrado pela Lei da Ficha Limpa, Jader tem privilégios por ter exercido o cargo de presidente da Casa. E como fizeram seus colegas de cargo Renan Calheiros e o atual presidente, José Sarney (PMDB-AP), ele optou em instalar seu gabinete no anexo I, como é chamada a torre de 25 andares que fica perto do Palácio do Planalto.


Para satisfazer o desejo de Jader, a diretoria adjunta da Casa teve de se deslocar para o térreo, passando a ocupar uma área disponibilizada para a Polícia Legislativa. O gabinete do senador peemedebista ocupará 90% do segundo andar da torre, abaixo da Diretoria-Geral. Outros 18 senadores também estão instalados na torre, retomando o procedimento original da ocupação do Senado.


A "debandada" da torre se deu há alguns anos, quando a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros assinaram laudos mostrando a insegurança do local. O efeito contrário começou depois que os problemas foram corrigidos, e desde que a facilidade de acesso ao Senado resultou na presença de eleitores nos gabinetes, cobrando as promessas de campanha. Ao anexo, no entanto, os eleitores têm mais dificuldade de acesso. E os gabinetes que antes ocupavam a terça parte de cada andar, foram se estendendo e hoje ocupam praticamente todo o espaço.


Orçamento


A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que define o orçamento da União para 2012. A receita total estimada é de R$ 2,150 trilhões. A lei foi publicada ontem no Diário Oficial da União.


Aprovado em 23 de dezembro, a vontade do governo federal aciário abou prevalecendo e a peça orçamentária foi acatada sem contemplar os reajustes salariais dos servidores nem o pretendido aumento real dos benefícios das aposentadorias que estão acima do salário mínimo.


Fonte:O Diário de Mogi





Projeto Itaquá ganhará viaduto sobre a linha férrea


Edital de desapropriação da área escolhida para a obra foi lançado esta semana pela administração pública, que fará parceria com a MRS Logística
Ariane Noronha 
De Itaquá
Mayara de Paula

Passagem sob a linha férrea, na avenida Fernando Vasconcelos Rossi, será substituída por um viaduto, mas não há prazo para a obra
A passagem sob a linha férrea da avenida Fernando Vasconcelos Rossi, entre os bairros da Estação e Pedreira, em Itaquaquecetuba, será substituída por um viaduto. O edital de desapropriação da área já foi lançado esta semana pela prefeitura, que fará parceria com a MRS Logística. O objetivo é facilitar o trânsito local e o acesso ao futuro Rodoanel, cujo traçado passará bem próximo a este ponto. O número de desapropriações e a data para o início das obras ainda não foram divulgados. 
De acordo com informações enviadas pela Assessoria de Imprensa, mesmo ainda não tendo dados precisos, o número de famílias atingidas será bem pequeno, uma vez que os estudos elaborados têm como objetivo ter o menor impacto possível. Questionada sobre o valor de investimento, a assessoria informou que ainda não foi definido, no entanto, a prefeitura está atrás de recursos dos governos estadual e federal para que possam ajudar nesse ponto, tendo em vista as limitações orçamentárias da administração municipal.


Segundo informações do edital, a faixa começa na rua Primeiro de Maio com a largura de oito metros e segue paralela à avenida Fernando Vasconcelos Rossi, antiga avenida IV Centenário, do lado direito no sentido de quem vai para a avenida Brasil, com a extensão de 412 metros até a citada avenida Brasil, onde termina com uma largura de oito metros, encerrando com uma área de 3,2 mil metros quadrados.


"A referida ação é adotada em parceria com a MRS Logística, no sentido de salvaguardar o uso público da área citada e evitar transtornos futuros. A intenção é, futuramente, substituir a travessia por um viaduto que possa dar vazão ao trânsito local, que inclusive é bem próximo a condomínios da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU)", informou a assessoria em nota, destacando que, por se tratar de um processo inicial, ainda não há prazos estipulados para início ou conclusão das obras.


Fonte:Mogi News

Poá Obra no Jardim Medina será concluída até fevereiro


Cibelli Marthos
De Poá
Mayara de Paula

Rua Marquês de Pombal está recebendo galerias pluviais
A Prefeitura de Poá está realizando mais uma obra para contenção de enchentes na cidade. Desta vez, novas galerias pluviais estão sendo construídas na rua Marquês de Pombal, no Jardim Medina. De acordo com o diretor-administrativo da Secretaria de Obras do município, Ivan Machado, serão implantados 90 metros de extensão de galeria, além de bocas de lobo. A melhoria faz parte do projeto contra inundações, que já foi realizado na avenida Vital Brasil. A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em até 30 dias.


Por conta da obra, parte da via está interditada. O motorista deve ter atenção à sinalização indicada para o acesso ao bairro e utilizar vias alternativas, como a rua Marquês de Erval e a Deocasta Aguilera para retornar à avenida Vital Brasil, que dá acesso ao centro de Poá e a Itaquaquecetuba.


Além das obras no Jardim Medina, durante todo o ano de 2011, foram realizadas melhorias em diversos bairros para evitar que novas enchentes causem prejuízos à população. Entre os trabalhos, estão desassoreamento de córregos do município, incluindo o Itaim, que recebeu obras de canalização no trecho da rotatória da SP-66, em Calmon Viana. A prefeitura poaense trabalhou também na limpeza, na desobstrução e na implantação de novos pontos de rede coletora de águas pluviais. 
Outro projeto importante foi a abertura de um canal auxiliar ao córrego Itaim, iniciado na rua Hermógenes La Regina, passando sob a Praça de Eventos e chegando ao córrego próximo à Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae). A administração municipal recebeu, em 2010, cerca de R$ 4 milhões do governo federal para executar parte desses projetos. A cidade ainda terá um piscinão na avenida Vicente Leporace. A licitação para a construção do reservatório já foi encerrada e a empresa MWE foi a vencedora.


Fonte:Mogi News

Projeto Itaquá ganhará viaduto sobre a linha férrea


Edital de desapropriação da área escolhida para a obra foi lançado esta semana pela administração pública, que fará parceria com a MRS Logística
Ariane Noronha 
De Itaquá
Mayara de Paula

Passagem sob a linha férrea, na avenida Fernando Vasconcelos Rossi, será substituída por um viaduto, mas não há prazo para a obra
A passagem sob a linha férrea da avenida Fernando Vasconcelos Rossi, entre os bairros da Estação e Pedreira, em Itaquaquecetuba, será substituída por um viaduto. O edital de desapropriação da área já foi lançado esta semana pela prefeitura, que fará parceria com a MRS Logística. O objetivo é facilitar o trânsito local e o acesso ao futuro Rodoanel, cujo traçado passará bem próximo a este ponto. O número de desapropriações e a data para o início das obras ainda não foram divulgados. 
De acordo com informações enviadas pela Assessoria de Imprensa, mesmo ainda não tendo dados precisos, o número de famílias atingidas será bem pequeno, uma vez que os estudos elaborados têm como objetivo ter o menor impacto possível. Questionada sobre o valor de investimento, a assessoria informou que ainda não foi definido, no entanto, a prefeitura está atrás de recursos dos governos estadual e federal para que possam ajudar nesse ponto, tendo em vista as limitações orçamentárias da administração municipal.


Segundo informações do edital, a faixa começa na rua Primeiro de Maio com a largura de oito metros e segue paralela à avenida Fernando Vasconcelos Rossi, antiga avenida IV Centenário, do lado direito no sentido de quem vai para a avenida Brasil, com a extensão de 412 metros até a citada avenida Brasil, onde termina com uma largura de oito metros, encerrando com uma área de 3,2 mil metros quadrados.


"A referida ação é adotada em parceria com a MRS Logística, no sentido de salvaguardar o uso público da área citada e evitar transtornos futuros. A intenção é, futuramente, substituir a travessia por um viaduto que possa dar vazão ao trânsito local, que inclusive é bem próximo a condomínios da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU)", informou a assessoria em nota, destacando que, por se tratar de um processo inicial, ainda não há prazos estipulados para início ou conclusão das obras.


Fonte:Mogi News

adolescente desaparecida Justiça decreta prisão de suspeito


Reprodução

Souza está sendo procurado
O juiz Robson Barbosa Lima, da 2ª Vara Judicial do Fórum Distrital de Brás Cubas, decretou anteontem a prisão temporária de cinco dias do ajudante Washington Luiz Ferreira de Souza, mais conhecido como Pelanca, 33. Ele é suspeito de ter sequestrado a estudante Carla Ingrid de Oliveira Correa, 14, que está desaparecida há duas semanas.


Carla foi vista pela última vez na casa de uma amiga no Parque São Martinho no dia 7. Segundo a família, a garota teria deixado o local com a desculpa de voltar para casa, no mesmo bairro, para pegar uma blusa. Depois disso, ela não foi mais vista.


Nesse mesmo dia, Pelanca sumiu do bairro onde morava, o Jardim Nove de Julho. Segundo testemunhas, a garota e o suspeito mantinham um relacionamento amoroso, mas a família dela, que está sem notícias da jovem, não sabia.


O caso é acompanhado pelo delegado César Donizeti Benedicto, do 4° DP, que, como não conseguiu ouvir a estudante nem o ajudante, pediu a prisão temporária dele. Quem tiver informações sobre Pelanca deve entrar em contato pelo telefone (11) 4727-5851 ou denunciar pelo 181. Não é preciso se identificar. (D.B.)


Fonte:Mogi News

Policiamento Mogi deve receber segunda base móvel ainda neste ano


A primeira já está em operação na cidade; a segunda virá nos próximos meses, segundo a PM
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Base móvel já está sendo utilizada no policiamento em Mogi das Cruzes. Apresentação do veículo, ontem, fez parte das comemorações do aniversário do 17º Batalhão
Mogi deve ganhar nos próximos meses sua segunda base comunitária móvel. Esta é a expectativa do comandante do 17° Batalhão de Polícia Militar de Mogi das Cruzes, tenente-coronel José Francisco Braga, que na manhã de ontem apresentou oficialmente a primeira base móvel do município. A estrutura prestou serviço na praça Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, o antigo largo 1° de Setembro. Ele informou ainda que o veículo será utilizado no período noturno nos pontos críticos da cidade identificados por um estudo técnico realizado pelo comando.


A entrega da base móvel faz parte das comemorações do 70° aniversário do batalhão. Durante todo o dia, uma operação foi montada com pontos de bloqueio e ação preventiva e ostensiva nos pontos considerados de risco do município. "A ideia do comando é realizar esta festividade para a população. Tanto para Mogi quanto para as demais cidades que fazem parte do 17° Batalhão. Dentro da operação, temos ação de saturação, que são as equipes com viaturas nas áreas criticas fazendo fiscalização. Está sendo feita a operação de visibilidade com policiamento a pé. Além disso, estamos realizando bloqueios de fiscalização", explicou Braga.


O comandante contou que a entrega da base móvel faz parte de uma iniciativa do Comando Geral da Polícia Militar para atender locais que têm necessidade deste serviço. "O deslocamento das bases móveis para os bairros leva em conta o fluxo de pessoas e indicadores criminais, como pequenos delitos, roubos e furtos, além do uso de drogas. Tudo isso é levantado por meio de indicadores", disse o comandante. 
Ele afirmou também que a segunda base deve chegar a Mogi em breve. "Esta base está retornando para o 17° Batalhão. A segunda etapa vai suplementar o número de bases móveis. Solicitamos inicialmente duas bases, a primeira chegou, a segunda deve chegar em breve, dentro de três ou quatro meses", destacou. Braga informou que o comando recebeu novas viaturas. "Temos agora dois veículos para a Força Tática, quatro radiopatrulhas, quatro da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas). Nos próximos dias receberemos também dois veículos de ronda escolar e mais duas motocicletas da Rocam", ressaltou.


A base móvel terá como finalidade ainda prestar serviços aos bairros que necessitem de bases fixas ou postos policiais. Para identificar estes pontos será feito um estudo técnico levando em consideração o fluxo de pessoas e o índice criminal. O veículo fará ainda trabalhos noturnos, o que, segundo Braga não é uma ação usual para a base móvel. "A base servirá como posto policial. É possível fazer boletim de ocorrência, auto de infração e recolhimento. Ela contará ainda com o tablet", acrescentou.


Fonte:Mogi News

Garota Verão Inscrições terminam em fevereiro


Concurso de beleza vai eleger as três garotas mais belas da temporada e terá programação especial na TV MN
Jorge Moraes

Em 2011, a vencedora foi Fabíola Silva (ao centro); Greice Sobrinho (à esq.) foi 1ª princesa; e Samantha de Oliveira (à dir.) foi 2ª princesa
As inscrições para a quarta edição do Garota Verão Diário do Alto Tietê 2012 estão abertas e podem ser feitas até o dia 12 de fevereiro por meio do hot site oficial do concurso - www.garotaveraodat.com.br. A grande final está marcada para o dia 25 de fevereiro, no Sesi de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes (rua Valmet, 171).


O concurso de beleza, organizado pelo Grupo Mogi News de Comunicação e patrocinado pela Sabesp, é voltado para meninas com idades entre 16 e 25 anos que sonham com a carreira de modelo. Podem participar moradoras de uma das cidades da região do Alto Tietê (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano) ou Bertioga. 
A oportunidade, além de eleger a mais bela da temporada, vai proporcionar à eleita prestígio e destaque no Grupo MN, que inclui os jornais Mogi News e Diário do Alto Tietê, bem como a TV Mogi News. A segunda e terceira colocadas também vão receber títulos: 1ª e 2ª princesas, respectivamente. As vencedoras participarão, durante o ano, de gravações de comerciais ou sessões de fotos para campanhas publicitárias institucionais do grupo e marcarão presença, ainda, na cerimônia de premiação Mulher de Expressão 2012. Os apoiadores do concurso também oferecerão prêmios às três primeiras colocadas.


Além disso, a cobertura do evento será ampliada pela TV Mogi News, uma novidade para esta edição. "Um especial de uma hora será produzido e exibido durante a programação da TV MN", ressaltou o diretor de Marketing do Grupo MN, Salatiel Moraes. 
Para ele, o evento esbanja credibilidade na região, não só pelo número de inscrições, mas pelo nível das candidatas, que estão cada vez mais preparadas. "Nossas expectativas são muito positivas para este ano", completou.


As interessadas em fazer parte do time de beldades do Garota Verão DAT 2012 precisam ler o regulamento e preencher a ficha de cadastro on-line, encaminhando duas fotos, uma de rosto e uma de corpo inteiro com traje de banho.


Fonte:Mogi News

Jardim Araci Defeito em obra é questionado


Moradores querem providências. Já a Câmara vai pedir explicações oficiais aos responsáveis pela obra
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

A obra demorou para ficar pronta e agora, pouco depois de entregue, já apresenta falhas. DER jogou responsabilidade para o Semae, que, por sua vez, negou ter contribuído para o problema
A obra que deveria proporcionar mais segurança para o pedestre na hora da travessia não está cumprindo sua função, ou melhor, está trazendo mais problemas. Este é o drama vivido pelas pessoas que tentam passar pela travessia de pedestres do trevo de acesso do Jardim Araci, no início da rodovia Mogi-Dutra (SP-88). Parte da estrutura da calçada e do asfalto no sentido São Paulo cedeu. A obra, que era uma reivindicação antiga dos moradores, foi entregue há pouco mais de dois meses, depois de sofrer atrasos e adiamentos. Moradores querem providências. Já a Câmara de Mogi vai pedir explicações oficiais aos responsáveis pela obra.


Pedestres acreditam que falta segurança e que o serviço foi mal feito. Para alertar os motoristas sobre o afundamento da pista, faixas foram colocadas na área. Este não é único problema identificado no ponto. Em novembro de 2011, a Comissão de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente da Câmara de Mogi das Cruzes vistoriou o local e identificou um buraco na travessia de pedestres no sentido Mogi. No entanto, mais de dois meses se passaram e o desnível continua no lugar.


A ajudante de limpeza Amara Francisca da Silva, 29 anos, reclama da situação de conservação da obra. "Já demoraram em entregar o túnel e agora tem todos estes problemas", destacou. Ela passa diariamente pela região para levar o filho para a escola e precisa se arriscar para caminhar pela calçada danificada. "Nem chego a usar esta calçada do lado direito porque não tem como passar. Agora, parte da outra calçada também já caiu", ressaltou.


O aposentado Luís Antonio Batista, 43, vive duplamente o problema. "Na maioria das vezes, passo por aqui de carro, e é perigoso, já que o asfalto cedeu. Agora, como pedestre, é impossível passar por este lado da pista, porque tem buracos na calçada. Além disso, parece que as placas de cimento que formam o calçamento estão soltas", apontou.


O vereador Nabil Nahi Safiti, da Comissão de Obras da Câmara de Mogi durante 2011, disse ontem que vai pedir explicações do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e para a empreiteira responsável pela obra. "Durante a obra apontamos problemas com os atrasos. É preciso que os reparos sejam feitos o mais rápido possível para que acidentes não ocorram", disse.


Sobre os problemas, o DER informou que, após averiguação, constatou que o afundamento da calçada foi ocasionado pelo vazamento de água das mangueiras do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). De maneira provisória, o departamento providenciou a interrupção no fluxo da água. O órgão também irá executar os reparos do pavimento e da calçada. A Prefeitura já foi notificada e o DER aguarda agora providências quanto à correção no vazamento.


O diretor-adjunto do Semae, Dirceu Lorena de Meira, afirmou que uma equipe da autarquia esteve no local onde o asfalto cedeu, mas não conseguiu visualizar o problema, já que o buraco foi fechado. "O DER disse que o problema é em uma mangueira, estrutura que liga a rede a uma casa, mas não temos no cadastro nenhuma ligação registrada naquele local. Combinamos que eles vão reabrir o buraco e nossa equipe com um engenheiro vai avaliar o problema. No entanto, inicialmente, não acredito que o problema seja do Semae", ressaltou.


Fonte:Mogi News

Legislativo TV MN vai consolidar a democracia


Deputados que representam a região analisam que o novo canal promoverá ainda mais as ações de cidadania
Jorge Moraes

O Grupo Mogi News está investindo em equipamentos e profissionais para a produção de programas que vão estrear em 1º de março
A TV Mogi News, que a partir de 1º de março terá um canal próprio no sistema NET, o número 15, e contará com 24 horas de programação todos os dias da semana, vai consolidar a democracia do Alto Tietê. Está é a opinião dos deputados estaduais da região.


O suzanense Estevam Galvão de Oliveira, líder do Democratas na Assembleia Legislativa, afirmou que o Alto Tietê representa hoje uma das principais regiões do Estado de São Paulo, ganhando cada vez mais destaque no cenário estadual e, por isso, precisa "parabenizar o Grupo Mogi News que teve esta percepção e mais uma vez saiu na frente". "Com certeza o novo canal na programação da NET contribuirá para divulgar e promover ainda mais as ações da nossa região", afirmou.


Já o mogiano Luis Carlos Gondim Teixeira (PPS) avalia que Mogi e as cidades vizinhas ganham muito com a inauguração da nova TV Mogi News. De férias em Fortaleza, Gondim destacou que "o canal vai ajudar no desenvolvimento dos municípios por meio da divulgação do que de mais importante acontece nas cidades". "Além do jornalismo de alta qualidade, que continuará a ser exercido pelos profissionais que trabalham em todos os veículos do grupo, o meio publicitário passa a ter uma ferramenta muito importante com um grande alcance na casa dos telespectadores", frisou.


"Parabéns ao Grupo Mogi News de Comunicação por mais esta conquista", finalizou Gondim. Já o deputado André do Prado (PR) acredita que o novo canal "é uma conquista não só para Mogi, mas para todo o Alto Tietê". "Todos nós ganhamos com a prestação de serviço que será colocada à disposição e o amplo acesso à informação que será fornecido", disse. "Os empresários também poderão divulgar os seus produtos de forma mais próxima do consumidor que confia na marca Mogi News", frisou. 
Além de divulgar informações pelo canal televisivo, outras ferramentas tecnológicas estão sendo desenvolvidas para levar a programação da TV Mogi News a todas as plataformas. 


Estrutura
E com 24 horas de programação, a equipe da emissora está trabalhando para ampliar todo o conteúdo, com uma nova grade. Além dos telejornais diários, novos programas serão incorporados para atender aos diversos públicos, que já fazem parte da audiência da TV MN. Para tanto, novos profissionais estão sendo contratados e modernos equipamentos adquiridos.
O diretor de Jornalismo da TV Mogi News, Paulo Quaresma, afirmou que todos os setores estão sendo reestruturados e remanejados para atender ao aumento da capacidade de produção. Segundo ele, além dos programas que serão totalmente produzidos na sede da TV MN, no bairro Alto do Ipiranga, em Mogi, será feita uma parceria com um grupo nacional para fornecer outros conteúdos de interesse da população. Quaresma está selecionando os melhores programas para atender os interesses dos telespectadores do Alto Tietê.


Fonte:Mogi News

Exploração sexual Nova lei gera dúvidas entre comerciantes


Texto prevê que donos de estabelecimentos devem afixar cartazes com mensagens sobre crimes de exploração sexual e tráfico de menores
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Divulgação

Bares e restaurantes estão entre os estabelecimentos comerciais que deverão afixar cartazes sobre exploração sexual de menores
Grande parte dos comerciantes de Mogi das Cruzes que precisam se adequar à Lei Municipal 6664/11, que dispõe sobre a obrigatoriedade da fixação de cartazes contendo mensagens relativas à exploração sexual e ao tráfico de crianças e adolescentes, ainda tem uma série de dúvidas sobre a legislação. Entre os estabelecimentos comerciais que precisam se adequar estão: hotéis, motéis, bares, pousadas, lanchonetes e casas noturnas.


O comerciante Sergio Gimenes Gomes encaminhou uma carta ao Mogi News e questionou vários pontos da norma. "Ressalto que minha indignação não é pelo conteúdo que trata da exploração sexual e do tráfico de crianças, mas pela total falta de informações sobre o texto da lei. Segundo ela, os estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes e hotéis devem afixar um cartaz com a frase ´exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes são crimes: denuncie já!´. O comunicado deve estar redigido também em inglês e espanhol e conter os telefones para que o denunciante faça a devida denúncia de forma anônima. De fato, é uma boa lei, visto que Mogi registra casos deste tipo de crime, mas qual o tamanho do cartaz? Que tamanho devem ter as letras? Pode ser fundo branco com letras em vermelho? Se o comerciante não for poliglota, ele terá de contratar um tradutor? E para qual telefone deve-se ligar para fazer a denúncia?", questionou o comerciante mogiano.


De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, antes de a Lei Municipal ser promulgada, uma legislação federal que tratava sobre o mesmo assunto já era fiscalizada pela Prefeitura de Mogi. Diante disso, os comerciantes que se enquadrarem no que determina a norma poderão solicitar o cartaz-padrão pelos telefones das unidades do Conselho Tutelar de Mogi das Cruzes, no centro (4799-3973) e em Brás Cubas (4727-5509) ou, ainda, entrar em contato com a Câmara Municipal (4798-9500). Estes também são os telefones que devem ser usados em casos de suspeita de crimes de exploração sexual ou de tráfico de crianças. Além deles, também é possível fazer denúncias pelo telefone da Guarda Municipal (0800 770 1566) e pelo Disque-Denúncia (100).




Mutirão
Todos os anos, a administração municipal e o Conselho Tutelar organizam um mutirão que tem como objetivo afixar cartazes de alerta sobre o tema em prédios públicos e privados. A intenção é estimular a população a identificar e, sobretudo, denunciar casos desse tipo. 
Os locais escolhidos são definidos por meio de levantamentos e triagens feitas em conjunto, entre conselheiros tutelares e técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social. O estudo identifica as regiões mais propícias para a prática deste tipo de crime. Caso um desses lugares visitados em anos anteriores não esteja com a placa, estará sujeito a multa estipulada pela lei. No ano passado, a ação foi realizada em março.


Fonte:Mogi News

Legislativo Federais: Canal valoriza a população do Alto Tietê


Daniel Carvalho

Junji Abe: "Desejo sucesso pleno à TV Mogi News"
Para os deputados federais, a TV Mogi News chega ao canal 15 para valorizar a população do Alto Tietê. O ex-prefeito de Mogi das Cruzes e a frente do primeiro mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília, Junji Abe (PSD), destacou que "a estreia do canal próprio no sistema NET, brinda Mogi e região com um privilégio de comunicação restrito a poucas localidades brasileiras". Ele frisou que, sendo mogiano, "sente enorme orgulho de poder acompanhar mais esse avanço do sempre ousado Grupo Mogi News. É prova inequívoca de valorização do nosso povo, das questões que afligem o cotidiano, da perseguição à melhor qualidade de vida, da atuação dos nossos políticos, enfim, dos fatos que são notícia na nossa sociedade", afirmou o deputado.


"É também a certeza de um canal nascido do nobre propósito de servir a população. O investimento reflete ainda a busca incessante do grupo pelo jornalismo de qualidade", disse o parlamentar mogiano. "Liderado e personificado pelo dinâmico Sidney Antonio de Moraes, o Grupo Mogi News reúne um time de profissionais competentes, dedicados e imbuídos dos ideais que norteiam os passos do seu criador", avaliou. "Ao Grupo Mogi News, manifesto minha gratidão, transmito os parabéns e reforço os votos de sucesso pleno à caçula TV Mogi News", finalizou Junji.


Já a deputada federal Keiko Ota avalia que "vivemos em um mundo em que cada vez mais a informação ganha um papel de relevada importância, interferindo inclusive diretamente nas nossas decisões". "Neste sentido, os meios de comunicação assumem posição de destaque na formação cultural da população. Por isso, a chegada ou mesmo a expansão de novos grupos de comunicação devem ser vistos como um processo natural de amadurecimento da sociedade e da própria democracia", frisou. "Assim, é preciso enaltecer e louvar a iniciativa do Grupo Mogi News de Comunicação. Para os telespectadores locais, é motivo de muito orgulho, já que eles poderão ver retratados ações e situações do seu cotidiano. Faço questão de saudar o empenho do seu diretor-presidente, Sidney Antonio de Moraes, que tem conduzido de maneira brilhante o grupo", salientou a deputada.


Fonte:Mogi News

Sem trégua Chuva provoca pontos de alagamento em Mogi


Daniel Carvalho

Rua na Ponte Grande ficou totalmente alagada; vizinhos ao Tietê querem ação mais eficaz da Prefeitura para acabar com enchentes
A Defesa Civil de Mogi das Cruzes registrou pontos de alagamento na região central e nos bairros Ponte Grande, Mogilar e Jundiapeba. O rio Tietê registra o nível dois metros acima do normal, e a água já atinge as casas de famílias ribeirinhas, entre elas as que ainda ocupam os barracos na Favela do Cisne. 
Na Ponte Grande, a rua mais atingida pela água é a Senday. Os moradores, apesar de cientes de que estão morando em área muito próxima da várzea do rio, cobram ações da administração municipal. "Moro aqui há 20 anos e só tive sossego nos primeiros cinco anos. Depois disso, a cada 12 meses a rua alaga e invade as casas e a Prefeitura só toma ações paliativas, para resolver o problema na hora. Precisamos de uma canalização no trecho do rio, ou pelo menos um desassoreamento bem feito", reclamou Leonardo Finarde, de 52 anos, funcionário público federal. 
Na área central, o rio Negro transbordou e a água invadiu os imóveis próximos. A água chegou a marcar um metro na parede dos prédios da rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, próximo da praça da Bíblia. Até pedaços de uma cama de madeira foram encontrados no meio da enxurrada. Houve alagamento também na Vila Rubens.


As 20 pessoas que ficaram desabrigadas por causa do desmoronamento registrado em quatro casas na Vila Nova União e uma no Botujuru já estão alojadas em outros locais. Todas elas foram para casa de parentes ou vizinhos. Na Vila Nova União, apenas um dos moradores poderá retornar ao imóvel, depois de construir um muro de contenção conforme as determinações da Defesa Civil. (J.S.)


Fonte:Mogi News

Bilhões

Maurício Sumiya

Cinco bilhões é o valor que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) poderá investir no Alto Tietê nos próximos três anos. Numa conversa preliminar entre o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Alto Tietê (Condemat) e prefeito de Ferraz, Jorge Abissamra (PSB), em São Paulo, com o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, foi anunciado este valor de investimentos disponíveis mediante a apresentação de projetos por parte das prefeituras, individualmente ou em conjunto.


Condemat
A primeira reunião do ano do Codemat, agora sob a presidência de Abissamra, marcada para o próximo dia 26, em Mogi, irá tratar exatamente deste assunto. Será dado o start para uma reunião maior programada para ocorrer entre o final de março e o início de abril com a presença, inclusive, do próprio governador Geraldo Alckmin. 


Reivindicações
"O Estado tem R$ 178 bilhões para investir desde que se tenham projetos", afirmou à coluna o assessor político para Assuntos Regionais, Pedro Campos Fernandes. E é por isso que a região terá de se organizar, para fazer pleitos regionais e conseguir verbas do Estado. E rápido.


Outros assuntos
A reunião dos prefeitos será a partir das 9 horas, no Hotel Paradise, em Jundiapeba. O Condemat também vai discutir questões administrativas, como a aprovação da ata do consórcio e a cessão de funcionários das prefeituras para o Condemat. 


Poá e Itaquá
Outra pendência a ser debatida o quanto antes é a inclusão das cidades de Poá e Itaquá no consórcio. Abissamra já obteve do prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Testinha, de Poá, a garantia de que a cidade voltará a fazer parte do grupo regional.


Convencimento
Na próxima semana, será marcada uma audiência para que o prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, de Itaquá, também possa voltar a compor o Condemat. Para isso, as Câmaras das duas cidades precisam dar o aval para a inserção dos municípios no grupo regional.


Lixo e usina
Outro assunto que voltará à pauta é a questão do lixo, até hoje não resolvida. Enquanto Mogi se vê às voltas com a ameaça da construtora Queiroz Galvão de instalar um aterro sanitário contra a vontade da população, a região manda o lixo para o aterro Anaconda, em Santa Isabel: "É um problema ambiental e de saúde pública e precisamos tentar dar um desfecho a ele", disse Fernandes. O grupo de estudos, que tem como objetivo propor alternativas, continua trabalhando, inclusive, ainda analisando soluções como as usinas. Outra demanda regional é a melhoria dos acessos viários agora que as obras do Rodoanel Leste serão iniciadas.


Secretariado
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) reuniu ontem pela manhã todo o seu secretariado para a primeira reunião de trabalho e planejamento do ano. Encontros mensais são comuns na administração de Bertaiolli e esta reunião serviu para discutir as prioridades ao longo de 2012. O encontro ocorreu no Paradise, em Jundiapeba.


Quatro cursos
A primeira lista de convocados para matrícula do vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo já foi divulgada. No caso da Fatec de Mogi, também já é possível consultar a lista dos classificados para o primeiro semestre para os cursos de Agronegócio (noite e tarde), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noite e tarde) e Gestão de Recursos Humanos.


2ª chamada
Os candidatos convocados nesta 1ª lista deverão comparecer na própria secretaria da Fatec, onde pretendem estudar, para efetuar a matrícula, no dia 23 de janeiro. A listagem também será divulgada na unidade em que o aluno pretende estudar. Se as vagas oferecidas não forem preenchidas pelos candidatos da primeira chamada, a segunda lista será afixada também na faculdade no dia seguinte, ou seja, no dia 24.


Referência
Na rede de relacionamentos Twitter há um perfil que se chama Alerta199, um serviço voluntário pela promoção da percepção de risco e prevenção de desastres, sediado na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. O serviço une informações dos órgãos da Defesa Civil de todo o País.


Divulgação

Chuvas
E olha que interessante: a repórter Jamile Santana, do Grupo Mogi News, que é geralmente designada para fazer coberturas de chuvas, sempre posta informações sobre tempo e alagamentos na cidade. E durante este período de temporais, o grupo lança diariamente boletins com as principais notícias do tema em todo o País.


Deslizamento
Na edição de ontem, a matéria veiculada pela TV Mogi News sobre o deslizamento de terra e a interdição de cinco casas, feita por Jamile, que também atua na TV, foi para o boletim como a principal informação do dia. 


Fonte confiável
No link, eles, inclusive, indicaram o perfil @milesantana para que as pessoas a sigam. E o bacana é que jornalistas do País inteiro, inclusive do Estadão e da Folha, colaboram com as postagens nesta rede social. As novas mídias, mais do que fofoca e futilidade, como muitos pensam, também prestam serviço público e servem para a difusão de informação. 


Fonte:Mogi News