quinta-feira, 22 de agosto de 2019

NO GABINETE - #VereadorFarofa

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Começamos a semana graças a Deus com vários atendimentos no gabinete. Sempre gostei do contato direto, da conversa olho no olho, de ouvir, de aprender, de um diálogo aberto e sincero. Desta forma podemos obter maiores informações para pautar nossas ações. Agradeço a todos por acreditar e contribuir para que a nossa querida Mogi das Cruzes continue crescendo. Sempre em frente!
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 2 pessoas, texto
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e texto
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
A imagem pode conter: 2 pessoas
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
#VereadorFarofa
#AtendimentosNoGabinete
#DiálogoAbertoESincero
#EspalheEssaIdeia

MEIO AMBIENTE: Bolsonaro convoca gabinete de crise com ministros para tratar da Amazônia

Presidente da República, Jair Bolsonaro durante reunião da Comissão de Ética Pública - Isac Nóbrega/PR
Presidente da República, Jair Bolsonaro durante reunião da Comissão de Ética Pública - Isac Nóbrega/PR
Presidente da República, Jair Bolsonaro durante reunião da Comissão de Ética Pública
Imagem: Isac Nóbrega/PR
Alex Tajra

Do UOL, em São Paulo

22/08/2019 22h28Atualizada em 22/08/2019 22h35

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai convocar todos os ministros de Estado para formar um gabinete de crise em função das queimadas que atingem a região amazônica. Hoje pela tarde, Bolsonaro já havia se reunido com alguns ministros como Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Tereza Cristina (Agricultura) para discutir as providências que serão tomadas para conter os incêndios. Amanhã, conforme apurou o UOL, uma reunião mais ampla será convocada.

O ministério do Meio Ambiente está trabalhando para consolidar dados e apresentar aos veículos de imprensa, o que deve ocorrer nos próximos dias. O decreto convocando os chefes das pastas para um comitê de crise foi publicado na noite de hoje em uma edição extra do Diário Oficial. A medida, segundo o governo, visa "preservação e a defesa da Floresta Amazônica, patrimônio nacional."

VEJA TAMBÉM
Bolsonaro ataca Macron: "Está interessado em um espaço na Amazônia pra ele"
Ibama terá que informar ao MPF o que foi feito para proteger a Amazônia
Bolsonaro: "Há suspeita que produtor rural esteja tacando fogo"
Chanceler: Brasil é alvo de "falsidades ambientais" porque saiu do "sono"
Hoje, questionamentos sobre os incêndios no principal bioma brasileiro e protestos -- incluindo do presidente francês, Emmanuel Macron -- se intensificaram. Nas suas redes sociais, o líder europeu afirmou que "nossa casa está queimando, literalmente" e convocou membros do G7, grupo que reúne as maiores economias do mundo, para discutir a situação na próxima reunião, a ser realizada na França no próximo fim de semana.

O posicionamento do líder francês gerou reações por parte do governo. Durante transmissão ao vivo nas suas redes sociais, Bolsonaro classificou a publicação de Macron como "desfaçatez" e, posteriormente, acusou-o de ter uma "mentalidade colonialista".

"O governo brasileiro segue aberto ao diálogo, com base em dados objetivos e no respeito mútuo. A sugestão do presidente francês, de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7 sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida no século XXI", escreveu Bolsonaro.
Acusação aos produtores
Após acusar, sem evidências, que ONGs seriam as responsáveis pelas queimadas na região da Amazônia Legal, Bolsonaro afirmou hoje que "há suspeitas" de que produtores rurais estejam por trás dos incêndios que atingem o bioma. Assim como nas acusações contra ONGs, o presidente não apresentou qualquer prova de que produtores estariam envolvidos nas queimadas.

"Ajude-nos a combater isso daí. Você que é da região, você que é fazendeiro. Há suspeita que tem produtor rural que tá agora aproveitando e tacando fogo em geral aí. As consequências vêm pra todo mundo", disse durante transmissão ao vivo nas suas redes sociais.

Ao longo da transmissão, o presidente afirmou que incêndios são "comuns", fazendo menção ao estado norte-americano da Califórnia e diferenciando que no Brasil há um "viés criminoso". Antes de elencar as acusações, disse: "Quem que pratica isso? Não sei. Os próprios fazendeiros, ONGs, seja lá o que for, índios, seja lá o que for", disse.

Fonte:Uol

Potencial: Arquitetos veem valorização na região das Orquídeas

O projeto para a implantação de infraestrutura básica no bairro Vila Estação, a antiga Favela do Gica, em Mogi das Cruzes, está cadastrado na Caixa Econômica Federal, para o qual o Executivo mantém tratativas para conseguir o investimento necessário. A ação é considerada de extrema importância, já que o bairro foi valorizado após a abertura da avenida das Orquídeas, no mês passado, que passa pela região.
O crescimento ordenado no lado oeste do município, ou seja, planejado, é considerado um aspecto positivo para a avenida das Orquídeas, de acordo com a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (Aeamc). O presidente do grupo, arquiteto Nelson Bettoi Batalha Neto, explicou que a via corta um trecho da cidade onde há uma grande área não utilizada, o que pode ser palco para empreendimentos. "Conforme o zoneamento, a área poderá ser utilizada para construção de parques, shopping e comércios, por exemplo", explicou.
Já o conselheiro da Aeamc, o arquiteto Paulo Pinhal, ressaltou a importância da modernização da Vila Estação. "O próximo passo natural será a revitalização do bairro para dar melhores condições aos moradores, sem tirá-los do local", disse.
O assunto foi levado anteontem ao plenário da câmara pelo vereador Iduigues Martins (PT), que informou sobre a existência de especulações imobiliárias de grupos interessados em ocupar o espaço, forçando que a comunidade deixe o local. Para o parlamentar, a habitação em Mogi é um problema crônico, principalmente pelo fato da cidade não ter uma Secretaria de Habitação, mas uma Coordenadoria. "É um tema muito importante, mas vemos que não é prioridade no município por nem ao menos ter uma pasta", lamentou. (L.P.)

Batalha ressalta que local traz boas condições

Para Pinhal, bairro precisa ser revitalizado
Compartilhe

Fonte:Mogi News

Desenvolvimento: Cidade pode receber a multinacional chinesa Huawei

Depois de duas décadas, quando a última empresa internacional, a GM, se instalou em Mogi das Cruzes, no bairro do Taboão, uma nova fábrica está de olho no município: a multinacional chinesa Huawei
Foto: Felipe Claro


Komura cobra apoio do Legislativo para concretização
Depois de duas décadas, quando a última empresa internacional, a GM, se instalou em Mogi das Cruzes, no bairro do Taboão, uma nova fábrica está de olho no município: a multinacional chinesa Huawei. Ainda nesta semana, a Secretaria de Desenvolvimento da cidade deve formalizar o interesse do município em sediar a unidade da fábrica.
Ontem, durante sessão ordinária na câmara, o vereador Pedro Komura (PSDB) destacou a importância da participação do Legislativo para que a cidade consiga a unidade da empresa. "A Huawei é uma das maiores empresas no ramo da tecnologia na produção de smartphones e está firmemente na produção de energia fotovoltaica, que é esse o objetivo de trazer para Mogi. Sem dúvida, será vital para a geração de empregos na cidade e para o desenvolvimento da economia. Para isso, é muito importante que a câmara trabalhe para movimentar esse processo da empresa em nossa cidade", destacou Komura. A multinacional é conhecida como uma das maiores fornecedoras de equipamentos para redes e telecomunicações do mundo, tendo a sede situada na cidade de Shenzhen, em Guangdong, na China.
Se a empresa escolher Mogi como sede de uma nova unidade, o investimento estimado será de aproximadamente US$ 800 milhões, gerando mais de mil empregos diretos. No Brasil, já há uma unidade da multinacional que foi instalada há 20 anos, ou seja, Mogi pode sediar a segunda unidade. O processo também tem apoio do governo do Estado de São Paulo, já que o governador João Doria (PSDB) apresentou o município como potencial para receber a empresa.

Fonte:Mogi News

requerimento: Vereador cobra informações da Saúde em requerimento

Parlamentar exige histórico completo da quantidade de profissionais, de atendimentos feitos entre outras demandas
Foto: Divulgação


Requerimento do vereador Claudio Ramos Moreira deverá ser colocado em votação na próxima semana
Em razão da possível descentralização no atendimento de saúde mental pela Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos - situação que preocupa profissionais que atuam no setor e seus pacientes - o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) fez um requerimento que poderá ser votado na próxima segunda-feira. Nele, o petista cobra um histórico completo da quantidade de profissionais, de atendimentos feitos, da demanda reprimida, da saída de especialistas, de pessoal de nível técnico em desvio de função e onde crianças são tratadas. A mesma coisa em relação às pessoas da melhor idade.
Atualmente, os usuários são atendidos no ambulatório dentro do posto de saúde, na Vila Santo Antônio, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps-II), no Jardim Saúde e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (Caps-ad), no Jardim Dayse.
Em agosto de 2018, durante as comemorações dos 20 anos do Ambulatório de Saúde Mental, a prefeitura informou, na época, que o órgão atendia uma média de 2,5 mil dependentes químicos por mês. Na unidade, os usuários recebem tratamento psicológico, terapêutico, psiquiátrico e serviço de enfermagem. No local, são beneficiadas crianças, adultos e idosos. Já nos Caps, sobretudo, no AD, a maioria dos usuários busca livrar-se do vício do álcool, do consumo de cigarros (nicotina), de remédios controlados, da maconha e da cocaína. O número médio de pacientes é de 220 por semana Esses dois tipos de unidade funcionam em cidades brasileiras que possuem de 70 mil a 200 mil habitantes. Os órgãos são mantidos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nos casos locais, no Caps-II são tratados pacientes com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dependentes químicos, entre outras, doenças psiquiátricas. Além disso, os profissionais também desenvolvem atividades voltadas para as famílias dos pacientes. Por sua vez, o fechamento da ala de psiquiatria no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, afetou o trabalho por ser referência.

Fonte:Mogi News

requerimento: Vereador cobra informações da Saúde em requerimento

Parlamentar exige histórico completo da quantidade de profissionais, de atendimentos feitos entre outras demandas
Foto: Divulgação


Requerimento do vereador Claudio Ramos Moreira deverá ser colocado em votação na próxima semana
Em razão da possível descentralização no atendimento de saúde mental pela Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos - situação que preocupa profissionais que atuam no setor e seus pacientes - o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) fez um requerimento que poderá ser votado na próxima segunda-feira. Nele, o petista cobra um histórico completo da quantidade de profissionais, de atendimentos feitos, da demanda reprimida, da saída de especialistas, de pessoal de nível técnico em desvio de função e onde crianças são tratadas. A mesma coisa em relação às pessoas da melhor idade.
Atualmente, os usuários são atendidos no ambulatório dentro do posto de saúde, na Vila Santo Antônio, no Centro de Atenção Psicossocial (Caps-II), no Jardim Saúde e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (Caps-ad), no Jardim Dayse.
Em agosto de 2018, durante as comemorações dos 20 anos do Ambulatório de Saúde Mental, a prefeitura informou, na época, que o órgão atendia uma média de 2,5 mil dependentes químicos por mês. Na unidade, os usuários recebem tratamento psicológico, terapêutico, psiquiátrico e serviço de enfermagem. No local, são beneficiadas crianças, adultos e idosos. Já nos Caps, sobretudo, no AD, a maioria dos usuários busca livrar-se do vício do álcool, do consumo de cigarros (nicotina), de remédios controlados, da maconha e da cocaína. O número médio de pacientes é de 220 por semana Esses dois tipos de unidade funcionam em cidades brasileiras que possuem de 70 mil a 200 mil habitantes. Os órgãos são mantidos com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nos casos locais, no Caps-II são tratados pacientes com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dependentes químicos, entre outras, doenças psiquiátricas. Além disso, os profissionais também desenvolvem atividades voltadas para as famílias dos pacientes. Por sua vez, o fechamento da ala de psiquiatria no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, afetou o trabalho por ser referência.

Fonte:Mogi News

Suzano receberá novo lote de doses e terá vacinação contra sarampo neste sábado

Ação especial ocorrerá na UBS do Boa Vista, das 9 às 16 horas, e se repetirá no sábado seguinte, no mesmo local e também na UBS Palmeiras
Por de Suzano21 AGO 2019 - 16h27

Imunização especial também está programada para ocorrer no próximo sábado (31)
Foto: Irineu Junior/Secop Suzano


A Secretaria de Saúde de Suzano realizará neste sábado (24) uma imunização especial contra o sarampo na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. André Cano Garcia (avenida Jaguari, 37 – Cidade Boa Vista), das 9 às 16 horas. A ação foi agendada após a confirmação da remessa de um novo lote com 2,5 mil doses da vacina para a cidade, que deve chegar nesta quinta-feira (22) e é destinado, principalmente, a crianças com idade entre seis meses e um ano, conforme determinação do Ministério da Saúde nesta semana. 

A imunização especial também está programada para ocorrer no próximo sábado (31), no mesmo local e ainda na UBS Palmeiras (rua Crispim Adelino Cardoso, 137 – Recanto Feliz). Trata-se de uma medida preventiva para crianças que não receberam a dose extra, chamada de “dose zero”. Em dias úteis, a vacina é encontrada normalmente nos 23 postos de saúde de Suzano, inclusive onde há expediente estendido até as 20h30: Jardim Europa (de segunda a quarta-feira) e Jardim Maitê (às terças-feiras). Na semana passada, o município recebeu 2 mil doses para repor o estoque. 

“Vale lembrar que a vacinação contra o sarampo (tríplice viral), conforme o Calendário Nacional, continua normalmente. E é importante que os pais e responsáveis se atentem ao período definido na carteirinha para levar as crianças. Quem mora nas regiões onde haverá essa ação especial terá uma opção a mais nos dois próximos sábados”, disse o secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Guillaumon. A transmissão da doença ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias. Os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhados de tosse, coriza ou conjuntivite. 

A forma mais eficaz de prevenir é a imunização. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola, (SCR) e está prevista no Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. É aplicada aos 12 meses de idade, com reforço aos 15 meses. Crianças, adolescentes e jovens adultos, de 1 e 29 anos, devem receber duas doses da vacina. Pessoas entre 30 e 59 anos precisam ter, pelo menos, uma comprovada. A vacina é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos, como aqueles submetidos a tratamento de leucemia e pacientes com câncer.

Fonte:Diário de Suzano