quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Depois de sugerir emenda ao projeto que eleva Arujá a Comarca, deputado André do Prado mobiliza Assembleia Legislativa para acelerar proposta

DEPUTADOS - COMITIVA DE ARUJA.JPG
O deputado André do Prado vem lutando incansavelmente para que a Vara Distrital arujaense seja transformada em Comarca. Desde o mês de abril, foram intermediadas pelo parlamentar diversas reuniões entre a OAB e integrantes do movimento “Arujá Comarca Já”, coordenado pelo professor Deodato Rezende, com o presidente do Tribunal de Justiça, José Roberto Bedran, que acatou a proposta e enviou à Assembleia Legislativa o projeto de Lei para efetivar a emancipação judiciária de Arujá.


Após ter solicitado elaboração de emenda ao deputado Fernando Capez, relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a fim de que sejam criadas varas judiciais, simultaneamente com a elevação de Arujá a categoria de comarca, André do Prado se mobilizou durante esta semana para garantir a tramitação rápida da proposta na Assembleia Legislativa.


 Nesta terça-feira (06), o deputado André do Prado movimentou a Casa e se reuniu, juntamente com as organizações da sociedade de Arujá, com o presidente da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz, com a presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, deputada Maria Lucia Amary, além de deputados que integram a referida Comissão.


 O presidente da Casa já anunciou que, no começo de 2012, vai tentar resolver esse pedido do deputado André do Prado em favor do município, a fim de que a proposta seja colocada em votação o mais rápido possível, uma vez que hoje cerca de 50 mil processos tramitam pela Vara Distrital.


 Também se manifestou favorável a proposta a presidente da Comissão de Justiça: “Consideramos muito importante essa demanda de Arujá, que está em pleno desenvolvimento. Por isso, estamos à disposição para agilizar essa tramitação dentro da Comissão”, argumentou.


Já o deputado André do Prado, que ficou muito satisfeito com o encaminhamento da proposta na Casa, comprometeu-se em mobilizar os lideres das bancadas partidárias, além do presidente Barros Munhoz, para que a votação do projeto, com a emenda acoplada, ocorra o mais rápido possível. “Estamos nessa luta e vamos intensificar os contatos com os parlamentares da Comissão, que já se comprometeram a agilizar a tramitação da matéria. Arujá, pelo seu crescimento, pela sua importância, pelo seu volume de processos, está merecendo esse status que garante ao cidadão mais facilidade e acesso à Justiça”, disse o parlamentar.


 Clarissa Johara


Assessora do deputado André do Prado

Frente Parlamentar do Alto Tietê vistoria Santa Casa de Santa Isabel nesta quinta-feira, afirma André do Prado

Frente Parlamentar do Alto Tietê vistoria Santa Casa de Santa Isabel nesta quinta-feira, afirma André do Prado


 Nesta quinta-feira (08), a partir das 10:00 horas, os deputados que compõem a Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, coordenada pelo deputado André do Prado, farão uma vistoria na Santa Casa de Misericórdia de Santa Isabel.


 Parceiro de Santa Isabel, deputado André do Prado, responsável pela agenda da reunião com o superintendente da Santa Casa, avalia como necessário e de fundamental importância o encontro e disse acreditar que a solução dos problemas da unidade está próxima. “Acredito que juntos podemos conquistar muitas vitórias para a Santa Casa”.


 André do Prado afirmou que foi procurado pela direção do hospital, bem como por outras autoridades do município, para intermediar junto ao governo do Estado para acelerar as demandas da Santa Casa.  O coordenador do grupo ainda garantiu que vai sugerir à direção a elaboração de um plano de trabalho para apresentar ao governo, com as principais demandas e os valores que seriam necessários para amenizar as dificuldades.


“A realidade das Santas Casas no nosso estado é muito difícil, conheço de perto alguns problemas, e sei que administrar uma é um desafio enorme. Com relação à Santa Casa de Santa Isabel, sabemos das dificuldades enfrentadas pela unidade, que é um hospital importante para a região, merece novos investimentos e a solução definitiva do antigo problema de documentação e financeiro por qual passa”, disse André do Prado.


 Clarissa Johara


Gabinete do deputado André do Prado

COMUNICADO IMPORTANTE "FÉRIAS COLETIVAS"

comunicado_ferias[1]
O DIRETÓRIO REGIONAL DO PARTIDO DA REPUBLICA – SÃO PAULO (PR-SP), COMUNICA AOS SEUS FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS QUE, NO PERÍODO DE 26 DE DEZEMBRO A 08 DE JANEIRO DE 2012, NÃO HAVERÁ EXPEDIENTE NO PRÉDIO-SEDE DESTA AGREMIAÇÃO, POR MOTIVO DE FÉRIAS COLETIVAS, SENDO QUE O PARTIDO RETORNARÁ AS SUAS ATIVIDADES NORMAIS A PARTIR DO DIA 09 DE JANEIRO DE 2012 (2ª FEIRA).


ASSIM, SOLICITA AOS SEUS FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO, EM GERAL, QUE ANTECIPEM, A ENTREGA DE DOCUMENTOS FISCAIS E RESPECTIVOS BOLETOS BANCÁRIOS, COM VENCIMENTO PARA O PERíODO EM QUESTÃO, A FIM DE QUE OS PAGAMENTOS DEVIDOS POSSAM SER REALIZADOS NAS DATAS APRAZADAS, SEM PREJUIZO PARA AS PARTES.


APROVEITA A OPORTUNIDADE PARA RENOVAR AOS NOSSOS FILIADOS, DIRIGENTES, MANDATÁRIOS, AMIGOS E SIMPATIZANTES DA NOSSA LEGENDA, OS VOTOS DE

“FELIZ NATAL E UM ANO NOVO REPLETO DE SAÚDE, PAZ E MUITA ALEGRIA!”





DIRETÓRIO REGIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA SÃO PAULO.


Fonte:TECNICO RUI rui@pr22sp.org.br para tadeucandelaria

PR-SP veicula inserções regionais nas emissoras de rádio e TV’s

A partir do dia 02 de dezembro, o Partido da República (PR) começou a exibir sua propaganda partidária regional, que começou a ser veiculada nas emissoras regionais de rádio e TV’s.


O calendário de inserções para o segundo semestre deste ano acontecerá de conformidade com as datas autorizadas pela Justiça Eleitoral nos respectivos dias: 02, 05, 07, 09, 12, 14, 16 e 19 de dezembro. As inserções serão veiculadas no horário compreendido entre às 19h30 e 22 horas.


Os filiados republicanos dos municípios que já estão com espaço assegurado para propaganda gratuita, são os seguintes: ARAÇARIGUAMA, PARANAPANEMA, CAPITAL; ARAÇATUBA, OLIMPIA, ARANDU, MAUÁ, ALTAIR, HORTOLÃNDIA, SILVEIRAS NOVA GRANADA, VALINHOS, BERTIOGA, FERRAZ DE VASCONCELOS, BARRETOS, NATIVIDADE DA SERRA, RIBEIRÃO PIRES, CARAGUATATUBA, ARUJA, CRUZEIRO, IGARATA, GUARAREMA, SETE BARRAS, SALESÓPOLIS, GENERAL SALGADO, MIRACATU, LINS, GUARUJA, ITU, ITIRAPINA, SOROCABA, CACHOEIRA PAULISTA, MAIRIPORÃ, CUBATÃO, LEME, PARAIBUNA, ITAQUAQUECETUBA, CANANÉIA, LIMEIRA, MOGI DAS CRUZES, SANTOS, BARRETOS, MIGUELÓPOLIS, PALESTINA, PERUIBE, IRAPURU E PRESIDENTE EPITÁCIO.


De acordo com o presidente do PR-SP, Tadeu Candelária, é de suma importância para a legenda difundir seu programa partidário e divulgar seu posicionamento em relação a temas político-comunitários, das diversas regiões do Estado, valorizando assim, as suas principais lideranças regionais, entre outras finalidades dispostas.


 Programem-se para assistir os comerciais partidários e divulgue para todos seus amigos e, não deixe também de difundir nas redes sociais.


Fonte:TECNICO RUI rui@pr22sp.org.br para tadeucandelaria, tecnico_rui

Mogi está apta a receber aeroporto

Júlia Guimarães
O vice-governador Guilherme Afif Domingos revelou, nesta semana, os planos do Governo do Estado para o terceiro aeroporto da Região Metropolitana de São Paulo. O projeto, que vinha sendo mantido em sigilo, prevê uma Parceria Público-Privada (PPP) para construção do empreendimento, linkada à concessão dos 30 aeroportos paulistas sob administração estadual. As declarações do vice-governador são um demonstrativo de que, embora em silêncio, o Estado vem trabalhando intensamente na viabilização de um projeto de melhoria da rede aeroviária. Afif deixou claro que Mogi das Cruzes está entre as localidades passíveis do recebimento do novo aeroporto.


As declarações do vice-governador foram divulgadas em reportagens publicadas entre segunda e terça-feira pelos jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico. Afif explicou que não é intenção do Estado inviabilizar a ampliação dos aeroportos de Cumbica (Guarulhos) ou Viracopos (Campinas), mas destacou que o posicionamento do Estado é de que as expansões serão insuficientes para a demanda e de que a Região Metropolitana precisa de um terceiro terminal. Para isso, a aposta do Governo é dar ao empreendimento uma vocação para voos executivos e regionais. "Não seriam voos de grandes jatos. Ele vai servir à aviação regional do Estado, norte do Paraná e Triângulo Mineiro", disse.


Afif explicou que Mogi das Cruzes está entre as cidades que possivelmente receberão o novo aeroporto, ao lado de Caieiras e de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. As declarações do vice-governador dão pistas de que essa última região pode apresentar inviabilidades técnicas por estar "sujeita a nublar". O projeto de Caieiras, apresentado pela construtora Andrade Gutierrez, já foi rejeitado pela Aeronáutica em outubro deste ano porque causaria interferências nos aeroportos de Cumbica, Viracopos, Congonhas e Jundiaí. Neste sentido, Mogi das Cruzes fica em vantagem, já que a construtora OAS possui um projeto adiantado para instalação de um aeroporto no Distrito do Taboão, que tem localização privilegiada com fácil acesso a Capital e às regiões do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.


A intenção do Governo é viabilizar a construção do empreendimento por meio de uma PPP, em que a empresa vencedora passará a ser responsável pela administração do outros aeroportos espalhados pelo Estado. O modelo, que terá proporções bem maiores, é semelhante à concessão do Rodoanel Mário Covas, em que a empresa Ecopistas, responsável pela construção do Trecho Leste, também administra o pedagiamento do Trecho Sul. Afif destacou que a construção do aeroporto depende de aprovação do Governo Federal e informou que as tratativas entre Estado e União ainda não começaram. Isso deverá ocorrer apenas depois que forem realizados os leilões de privatização dos terminais federais de São Paulo, previstos para o início do próximo ano.


As declarações de Afif confirmam o posicionamento dado pelo próprio governador Geraldo Alckmin (PSDB), que em diversas oportunidades defendeu a importância de um terceiro aeroporto na RMSP e afirmou que o mesmo deverá ser destinado, especialmente, a voos executivos. Consultada, a Assessoria de Imprensa do vice-governador informou ontem que ele não comentaria mais o assunto.


Fonte:O Diário de Mogi

Lei de Uso do Solo fica para 2012

Marco Aurélio Bertaiolli
MARA FLÔRES
Junho do ano que vem. Esse é o prazo estabelecido pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) para que a Cidade passe a contar com uma nova Lei de Uso e Ocupação do Solo que visa, especialmente, colocar fim as polêmicas mudanças pontuais promovidas no zoneamento de Mogi das Cruzes. Além dessa tarefa, o grupo de trabalho criado ontem pela Prefeitura – formado por técnicos e representantes de vários segmentos – terá a incumbência de propor os anteprojetos de outras quatro leis específicas que possibilitarão, entre outras coisas, que o Município possa exigir contrapartida dos grandes empreendimentos que vão se instalar no território mogiano.


As novidades foram anunciadas pelo prefeito em entrevista a O Diário na tarde de ontem, e oficializadas na reunião do Conselho da Cidade (Concidade), realizada à noite, no saguão da Prefeitura, quando ele assinou o decreto criando o grupo de trabalho que cuidará de formatar os instrumentos previstos no Plano Diretor a partir de estudos realizados nos últimos dois anos e meio, sob o comando da arquiteta Renata Harada, na Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo.


A princípio, o grupo será formado pelos integrantes do Concidade – que reúne 10 representantes da Administração e 14 da sociedade civil (7 de associações de moradores, 2 de sindicatos de trabalhadores, 2 de entidades que representam o empresariado e 2 que representam entidades de classe) -, mas poderá ganhar, também, outros participantes, como especialistas das universidades.


Segundo o prefeito, esse grupo terá 180 dias para se debruçar na atual Lei de Uso e Ocupação do Solo, que é de 1982, e definir quais serão as novas regras para utilização do solo por atividades econômicas dentro de um prazo de tempo que também caberá ao grupo definir. A ideia é ordenar o crescimento da Cidade nos próximos anos, de forma que nem a Prefeitura e nem a Câmara Municipal precisem, a cada semestre, solicitar mudanças no zoneamento de determinados bairros para permitir um ou outro empreendimento.


"Além de ultrapassada, a Lei de Uso e Ocupação do Solo hoje é um verdadeiro mosaico e não podemos mais permitir isso. Precisamos discutir o que os bairros necessitam e definir, por exemplo, se salão de cabeleireiro é um comércio ou se é uma prestação de serviços que todo bairro necessita e, a partir disso, estipular as regras para ocupação da Cidade", argumenta. "Com a revisão da Lei, vamos acabar com essa história de a cada hora um propor uma mudança no zoneamento", acrescentou.


As propostas desse grupo de trabalho para revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo terão de ser discutidas em audiências públicas e, depois, condensadas num anteprojeto de lei, que será apresentado na Conferência da Cidade marcada para junho do ano que vem.


Junto com a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo, o grupo de trabalho irá estruturar outras cinco leis municipais, que são instrumentos complementares – Impacto de Vizinhança, Pólo Gerador de Tráfego, Potencial Construtivo, Outorga Onerosa e IPTU Progressivo. As duas primeiras darão instrumentos legais para que a Cidade exija contrapartidas dos grandes empreendedores, como a construção de avenidas e outros equipamentos públicos para atender as demandas que serão geradas pelas novas moradias ou estabelecimentos comerciais, enquanto que o IPTU Progressivo visa estimular a ocupação de imóveis ociosos e sob especulação imobiliária. Se não der uma destinação para a propriedade, o dono terá de pagar mais de imposto. Já o Potencial Construtivo e Outorga Onerosa darão fôlego para a preservação de imóveis históricos da Cidade.


Fonte:O Diário de Mogi

Uso e ocupação do solo Lei será revista por uma comissão

Trabalho será feito por um grupo específico, que criará regras sobre vários assuntos, como o IPTU Progressivo
Willian Almeida
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Prefeito Marco Bertaiolli propôs ontem a criação do grupo de trabalho no início da reunião do Conselho Municipal da Cidade
A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentará no ano que vem à Câmara Municipal uma revisão completa da Lei 2.683, de 16 de agosto de 1982, que trata do ordenamento de uso e ocupação do solo no município. A medida visa a modernizar e adaptar às necessidades da cidade um novo zoneamento municipal. Para isso, um Grupo de Trabalho específico, a ser coordenado pelo Conselho Municipal da Cidade (Concidade), foi criado ontem. Apresentada ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), a proposta foi acolhida pelo Concidade na noite de ontem, antes da reunião ordinária do órgão.


Além da revisão da lei de uso e ocupação do solo, o GT também ficará responsável por criar projetos não-existentes até então que tratem do estudo prévio de impacto de vizinhança referente a empreendimentos que possam ser instalados na cidade; do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Progressivo no Tempo, que, entre outras coisas, contribui com o combate à especulação imobiliária; e sobre o potencial construtivo de venda de espaços para construção.


Todos os anteprojetos deverão ser apresentados em um prazo de 180 dias, com data provável na Conferência Municipal, a ser realizada entre junho e julho de 2012. "Precisamos avançar e comemorar o fato de que estamos fazendo essas leis, porque significa sair de um estado de cidade de pequeno a médio porte para uma cidade de médio a grande porte." afirmou o prefeito.


O Concidade apresentará membros para formar o grupo. Desse modo, é possível que entidades que não são representadas no conselho também possam deliberar sobre as novas leis ou acerca da revisão da lei de uso e ocupação do solo. "É uma forma democrática e a ideia é de que a gente não precise mais, de seis em seis meses, ficar discutindo mudanças no zoneamento, por exemplo".


Na noite de ontem, o Concidade votou os itens que devem constar no projeto que o prefeito encaminhará com as alterações no zoneamento. Entre elas, a que visa à instalação da empresa Daikin, além de outras cinco, entre 14 possíveis, que haviam sido aprovadas até o fechamento desta reportagem.


Fonte:Mogi News

Em xeque Advogados criticam a falta de segurança nos Fóruns

Corregedoria da Justiça determinou remoção de armamento, mas nada foi feito ainda
Noemia Alves
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Fórum teve roubo de armas e outro assalto há pouco tempo
A manutenção permanente de equipamentos detectores de metais, e a instalação de câmeras de monitoramento, acopladas a um eficiente sistema de alarme para acesso da Polícia Militar, são algumas das medidas que, na opinião de advogados e juristas, proporcionariam maior segurança nos Fóruns de Mogi e Brás Cubas. Segundo eles, o atual sistema é "obsoleto e incapaz de garantir a segurança dos advogados e seus clientes ou ainda dos próprios funcionários forenses". A crítica comum entre eles é a demora na transferência das armas desses espaços para os quartéis do Exército ou batalhões da PM.


Em junho deste ano, a Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo encaminhou ofício ao Quartel General do Ministério do Exército solicitando a remoção de todas as armas existentes em Fóruns do interior do Estado. A medida aconteceu após o roubo de 82 armas do Fórum Central de Mogi, em 29 de maio, madrugada de um domingo. Dois homens armados invadiram a sala do 1° Ofício Criminal, utilizada como depósito das armas, e levaram o que conseguiram. 
Pouco tempo depois, bandidos invadiram um Fórum em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e levaram mais armamento. Foi então a Corregedoria e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinaram a remoção das armas dos Fóruns do país em um prazo de 180 dias, isto é, até 1º de dezembro, que já passou.


Até agora, pouco, ou quase nada, se fez. Segundo oficiais do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPA/M-12), nenhuma "ordem" foi emitida pelo comandante-geral, coronel Álvaro Camilo, sobre o assunto. O Mogi News procurou o Tribunal de Justiça, que até o término desta reportagem não se manifestou. 
"Há tempos a segurança dos Fóruns da cidade é precária, independente se é no centro ou em Brás Cubas. A diferença é de que em um (no centro) há aparelhos detectores de metais, que vira e mexe quebram. Além disso, não há revista pessoal ou vigilância que possa evitar um ´estranho´ de seguir pelos corredores até a sala dos promotores ou juízes. Os eventos que aconteceram só expuseram as feridas", afirma o advogado José Carlos de Souza, o Charutinho. Além do roubo de armas, ele se refere ao assalto ocorrido no mês passado no Fórum Central e que terminou com duas pessoas feridas, uma delas assistente de um juiz criminal. 
Na avaliação do advogado criminalista e ex-juiz do Tribunal do Júri na capital, Paulo Passos, a instalação de um sistema de videomonitoramento poderia ter evitado ou, pelo menos, alertado a segurança forense e a polícia para a possibilidade dos crimes. O advogado Ademir Falque tem a mesma opinião. "As câmeras de monitoramento por si só inibem, mas não resolvem, já que na iminência de um crime o vigilante não poderia reagir. O videomonitoramento ajuda, mas com um sistema de alarme de ligação direta à Polícia Militar", diz. 
"A estrutura que existe atualmente é satisfatória para a movimentação de pessoas. O Fórum Central e até Juizado Especial Federal possuem detector de metais que, até onde sei, funcionam. O problema é que esses sistemas não evitam um ato isolado. Um sistema de monitoramento por câmeras é algo básico na segurança e já deveria estar em operação nos Fóruns", completa Falque. 
Integrante da Comissão de Assuntos Públicos, o advogado Laerte Moreira cobra mais investimento do governo do Estado nos Fóruns da região. "Em São Paulo, no Fórum João Mendes, na Praça da Sé, o detector de metais vive falhando, o que não difere muito de Mogi. Além disso, Guararema, Arujá e até Brás Cubas sempre são visados pelos criminosos", aponta.


Fonte:Mogi News

Homenagem Te amo, amigo!

Na minha memória, fica o Ale guerreiro, o Ale alegre, o Ale roqueiro e o Ale amigo
Nayara Ruiz
Do Facebook Para O Mogi News
Daniel Carvalho

"Todo mundo tem problemas. E todo mundo tem a capacidade de lidar com eles", era o que Ale dizia
No dia 9 de março de 2010, recebi uma pauta que mudaria minha vida. Na época, eu trabalhava no jornal Mogi News, em Mogi das Cruzes, e até receber um e-mail aquele era um dia qualquer, com pautas, fotos, entrevistas e histórias. O e-mail era, na verdade, um pedido. Um pedido de um colega de profissão que passava por uma situação muito difícil. A ajuda que ele nos pedia era para conseguir um remédio que deveria ser fornecido pelo Estado, para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar, uma doença rara e sem cura, que ele descobriu ter alguns anos antes. O caso era grave, pois sem o remédio, suas chances de permanecer respirando eram mínimas.


Foi naquele dia, ao ter o primeiro contato com o Ale Rocha, que teve início uma grande e inexplicável relação de extremo carinho, admiração, confiança e amizade. Foi naquele dia que conheci meu parceiro, o cara que iria ouvir muitas das minhas lamentações e também me contaria muito de seus dramas. E, claro, nós dois compartilharíamos momentos de felicidade. Passei a enxergá-lo não mais como um entrevistado, mas como um amigo.


Com ele, aprendi que não temos que nos lamentar por nada que acontece em nossas vidas. Temos que reagir. Reagir e lutar, fazer de tudo para superar, acreditar em nossas próprias forças e não desistir nunca. 
Muitas foram às vezes que ele vinha me contar o quão sem paciência ele ficava quando alguém olhava para ele com aquele sentimento de dó, de piedade. "Ué, só eu tenho problemas? Só porque para fulano o meu problema parece infinitamente maior, não significa que ele não tenha problemas tão graves quanto os meus. Todo mundo tem problemas. E todo mundo tem a capacidade de lidar com eles", era o que ele dizia. Evoluí. Entendi muita coisa que não entendia até então. Ale Rocha me ensinou muito sobre a vida.


Dia 25 de novembro de 2011. Neste dia, Ale completou 35 anos de vida. Eu em São Paulo, ele em Mogi. Liguei para dar parabéns. Perguntei o que ele queria fazer. "Buxixo, igual ao ano passado?", perguntei. "Era o que eu queria que você sugerisse", ele respondeu. Fomos. A banda era Suprasumo, uma das que o Ale mais gostava. E foi o máximo. Dançamos, nos divertimos, rimos, conversamos, matamos a saudade. 
Ele me contou que naquele dia havia recebido uma ligação de um número desconhecido. "Meu presente de aniversário", foi o que disse, ao me contar, com euforia, que pensou ser a notícia do transplante, aguardada por dois anos. "Não foi dessa vez. Mas eu sinto que vai acontecer nos próximos dias".


No dia seguinte nos falamos. E apenas depois tive novas notícias dele. A notícia do tão aguardado transplante havia chegado. E ele foi longe, aguentou firme, mais do que os outros pacientes que passaram pelo mesmo procedimento aqui no Brasil, segundo o que ele me contava. Mas, pelo destino, ele não resistiu ao transplante e faleceu neste dia 6 de dezembro. 
Agora, todos nós, amigos, conhecidos, fãs e admiradores, devemos nos manter firmes. Firmes igual a ele. Na minha memória, o que vai ficar para o resto da minha vida é a postura de um homem que soube encarar com louvor todas as dificuldades que a vida colocou em seu caminho. 
Na minha memória, fica o Ale guerreiro, o Ale alegre, o Ale roqueiro e, principalmente, o Ale amigo. Fique bem, parceiro. Em paz.


Da amiga para a eternidade...


Fonte:Mogi News

Capacitação

Um convênio entre o município e o Ministério do Trabalho e Emprego por meio da Secretaria de Políticas do Emprego deve capacitar até 2 mil jovens na cidade para o mercado de trabalho com cursos de qualificação profissional.


Custo
O governo federal bancará o valor de R$ 3,4 milhões para o programa, sendo R$ 297 mil de contrapartida do município. A meta é capacitar os jovens para integrá-los ao mercado de trabalho. O programa vai até outubro de 2012 e será destinado aos jovens que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental ou médio entre 18 e 29 anos e estejam desempregados.


Em alta
Com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, as áreas que mais geraram empregos no município foram: administração (14%), beleza e estética (9%), serviços domésticos (11%), telemarketing (13%) e turismo (12%).


Vagas em aberto
É com base nestes dados que a Prefeitura quer capacitar os jovens, ao solicitar 550 vagas nos cursos de administração, 180 para a área de beleza e estética, 120 para serviços domésticos, 450 na área de transportes e 700 para o turismo. 


Ajuda
O jovem poderá fazer o curso e para isso receberá uma bolsa-auxílio de R$ 100. Este valor será pago em seis vezes durante o período de capacitação. O projeto autorizando o convênio está tramitando na Câmara de Mogi e o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) pediu urgência em sua aprovação. 


Lei antiálcool
Um balanço de duas semanas de fiscalização da Lei Antiálcool para menores será divulgado hoje pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A lei prevê multas e interdições aos estabelecimentos que venderem, oferecerem ou permitirem o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. Às 10h15, o governador falará a respeito na Escola Estadual Giulio David Leone, que fica na Cidade Dutra, zona sul da capital. 


Balança e cai
A dobradinha formada entre PTB, PP, PT e DEM para as eleições de outubro de 2012 está mais "mole" do que gelatina. As reuniões deveriam ocorrer mensalmente entre "os cabeças" dos partidos, mas não estariam ocorrendo. O advogado José Gustavo Ferreira, presidente do Diretório Municipal do PP, reclama do salto alto da turma do PT: "Eles pensam que são a última bolacha do pacote", disse, numa clara referência de que a aliança não está tão firme assim como muita gente imagina. A aliança foi formada para ser oposição à tentativa de reeleição do prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD).


Nitroglicerina
Ferreira revelou ontem à coluna que estuda uma dobradinha para as eleições municipais de 2012 tendo o ex-vereador e médico Austelino Ferreira Mattos (DEM) como cabeça de chapa e candidato a prefeito e ele como candidato a vice. Sai de baixo...


Divulgação



Soltando o gogó
O secretário de Obras, Walter Zago, soltou o gogó durante a festa de confraternização de fim de ano da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes (Aeamc). Ele atacou de Frank Sinatra e com o repórter da Rádio Metropolitana e músico, Eduardo Cardoso, arrancou aplausos do público. Em tempo: Zago, engenheiro e associado da Aeamc, cantou "My Way".


De luto
Foi com muito pesar que a redação do Mogi News ficou sabendo na manhã de ontem da morte do jornalista Ale Rocha. Imediatamente, um clima de consternação e perda tomou conta dos colegas, principalmente pelo legado que o jornalista deixa: a sua incansável luta pela vida e o prazer de escrever, apesar de todas as suas adversidades.


Parte boa
Quem o conheceu sabe que a cidade perde um lutador de peso, aquela pessoa que em meio a tanta violência no noticiário policial e muitas outras notícias negativas, era a "parte boa" por projetar o nome de Mogi para o mundo de forma sempre positiva. Aos familiares, os mais sinceros votos de pesar. 


Terceira idade
A Academia da Saúde anunciada pelo Ministério da Saúde para Mogi das Cruzes será construída no Jardim Santa Tereza, praticamente nos mesmos moldes das Academias da Terceira Idade (ATIs) espalhadas pelo município pelo governo municipal. 
Daniel Carvalho



Prazo
A expectativa do secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cusátis, é de que até o fim do primeiro trimestre o equipamento de saúde seja instalado. Mogi receberá R$ 80 mil para a construção da nova Academia de Saúde e mais R$ 35 mil de custeio para mantê-la. 




Quarta Nobre
Em comemoração aos 20 anos do Mogi Shopping Center, o centro de compras produziu um CD com uma coletânea de músicas do projeto "Quarta Nobre", realizado todas as quartas-feiras com uma atração musical diferente para o público.




Primeiro lugar
A estudante mogiana Giovanna Lumy Mori Oda ganhou em primeiro lugar o concurso da Fundação SOS Mata Atlântica. O concurso teve como tema "Atitudes pela Mata Atlântica" e contou com a participação de 2.711 crianças e adolescentes.


Fonte:Mogi News

Funerárias: ação popular é julgada improcedente

A juíza da 1ª Vara Cível do Fórum da Comarca de Mogi das Cruzes, Alessandra Laskowiski, julgou improcedente a ação popular constitucional movida por Luís Fernando Alves contra a Prefeitura de Mogi, Empresa Funerária Coração de Jesus Ltda e Centro de Tanatologia Universal e o ex-prefeito Junji Abe. O processo buscava anular a cláusula do contrato que autorizava as concessionárias a ofertar planos funerários juntamente com a execução e exploração dos serviços funerários na Cidade. O autor da ação alegou que tal cláusula seria nula, já que a oferta dos planos não constou expressamente do edital da concorrência pública. Alegou também que os planos da Coração de Jesus eram ofertados com uso de patrimônio público, invasão no domínio privado, concorrência desleal com as demais empresas que atuam na mesma área. Após avaliar as manifestações das partes envolvidas no caso e do Ministério Público, a juíza Laskowiski concluiu que "a ausência de detalhamento sobre planos funerários no edital não prejudicou a isonomia entre os administrados, nem a probidade administrativa". Segundo a juíza, a oferte de planos é "serviço vinculado, subsidiário e inerente" ao serviço funerário; logo, não seria razoável cogitar a separação dos serviços, sendo possível considerar que o certame incluía a prestação de planos funerários. "Aliás, a inclusão do serviço no certame é facilmente contatada pela leitura da minuta do contrato", diz a juíza, antes de concluir que "foi permitida a participação irrestrita no certame de todos os interessados na prestação de serviço dos planos vinculados à prestação do serviço funerário, garantindo a isonomia entre os administradores e escolha da melhor oferta pela administração". A decisão, em primeira instância, é passível de recurso junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.


Camillos

O ex-vereador Edson Camillo, que continua filiado ao PDT, tem sido confundido em algumas solenidades oficiais com o seu próprio filho e xará. Edson Armando Fernandes Camillo, o "Edinho", assessor da deputada Heroilma Tavares (PTB) é virtual candidato a vereador pelo PR de Mogi. Com o apoio de papai, evidentemente.


Desfile


A loja White Hall, inaugurada em junho passado, nos Jardins, em São Paulo, especializada em vestidos de noivas e roupas especiais para festa, foi a responsável pelo desfile realizado, ontem à noite, no programa da apresentadora de tevê, Hebe Camargo. A White pertence às jovens Lívia e Alana, filhas do empresário e ex-diretor regional do Ciesp, Milton Sobrosa Cordeiro, que estão sempre pela Cidade.


Doutorado


Com o projeto "Cooperação Intergovernamental: atores e estruturas no contexto federativo brasileiro", a mogiana Thamara Strelec conquistou vaga para cursar doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para alcançar o sonho que irá mantê-la envolvida durante os próximos quatro anos, Thamara passou por três fases, disputadas por outros 50 candidatos. Strelec é filiada ao PMDB e virtual candidata a vereadora.




Desenhos


Com o desenho "Pequenas ações, grandes mudanças", a mogiana Giovanna Lumy Mori Odra, de 14 anos, venceu a segunda edição do Concurso de Desenhos da Fundação SOS Mata Atlântica. O concurso teve a participação de 2.711 crianças e adolescentes de todo o País e teve como objetivo estimular o interesse da nova geração na conservação do bioma mais ameaçado do País. Taylla Rodrigues, da Manhuaçu (MG) e Tauana Cherutti, de Sapiranga (RS) foram a segunda e terceira colocadas, respectivamente.


Fonte:O Diário de Mogi

Dia de luto Ale Rocha morre após transplante

Jornalista mogiano esperou 2 anos pela cirurgia, que foi realizada na semana passada. Porém, não resistiu
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Ale lutava contra a doença há 6 anos. Campanha obrigou governo do Estado a fornecer remédio
O dia amanheceu mais triste para as pessoas que conheciam, conviviam ou acompanhavam o jornalista e blogueiro Ale Rocha. Aos 35 anos, ele morreu ontem, por volta das 7 horas, no Instituto do Coração (Incor), na capital. Segundo boletim oficial do hospital, a morte foi em decorrência de uma disfunção nos pulmões transplantados na última quarta-feira. Há seis anos, ele estava em tratamento contra hipertensão pulmonar, doença rara, crônica e fatal. O sepultamento será hoje, às 8 horas, no cemitério Parque das Oliveiras, mesmo local do velório, na Vila Oliveira.Há dois anos, Ale Rocha estava na fila do transplante de pulmão e no último dia 30 passou pela cirurgia. O Incor informou que ele teve uma boa evolução imediata logo após o transplante, mas nos últimos três dias o blogueiro não apresentou uma adaptação aos novos pulmões.


Rocha era conhecido em toda a região por causa da incessante luta contra a hipertensão pulmonar e por causa de sua determinação em dialogar sobre as diversas questões de Mogi das Cruzes. O jornalista colaborou por dez meses como colunista do Mogi News, durante o período de maio de 2010 até março deste ano, com seus artigos. Deixou de escrever por causa das complicações de saúde. A doença, afinal, era irreversível. Sua única esperança era o transplante. 
O jornalista participou também como comentarista do reality show "A Fazenda", da Record. Ele criou o "Poltrona", considerado o maior blog independente sobre TV no Brasil. Era paulistano, mas escolheu viver em Mogi. Em março deste ano, a Câmara aprovou o título de Cidadão Mogiano como homenagem ao jornalista. Ale, porém, não teve tempo de recebê-lo.


Entre várias lutas que travou contra a hipertensão pulmonar, se destaca a briga com o governo do Estado de São Paulo para receber o Iloprost, medicamento de alto custo de grande importância para seu tratamento. O caso ocorreu em 2010 e tomou proporções nas redes sociais até que o então governador José Serra (PSDB) utilizou o Twitter para anunciar a entrega do medicamento para o jornalista.


Para os amigos, Ale Rocha, pai do menino João Vitor, era uma pessoa que lutava por aquilo que era certo, não tinha papas na língua e era um empreendedor. A campanha sobre doação de órgãos e a melhoria na saúde pública foram questões recorrentes nas entrevistas, comentários e postagens suas nas redes sociais. A consultora de empresas, autora do blog Lounge Empreendedor e colaboradora do Mogi News, Ana Maria Magni Coelho, contou que se inspirou no trabalho de Rocha para criar seu próprio blog. "Ele foi um grande empreendedor da vida. Usava o Twitter como ferramenta de expressão, não só de comunicação. Ele levantou grandes discussões na rede", declarou. "Ele falou com competência sobre a importância da doação de órgãos de uma forma muito mais ampla".


A jornalista Marilei Schiavi lembrou do colega e do companheiro de profissão. "Tinha um carinho especial por ele como profissional. O Ale acabava mostrando os assuntos da cidade e participava com frequência do programa ´Meninos da Marilei´. Ele mandava emails e apontava caminhos importantes. Foi uma grande perda", ressaltou. 
"Ele era polêmico. Não tinha problema de emitir opinião e não ligava para nariz torto. Levantou a bandeira da importância da conscientização da doação de órgãos, do tratamento de câncer e da qualidade de vida e saúde das pessoas".


O advogado Laerte Moreira disse que a persistência de Rocha deve ficar como exemplo para todos. "O grande legado que ele deixa é não se abater diante das dificuldades, apesar de tudo. Ele era convicto de que ia conseguir viver. Junto com o filho, olhava para o futuro, apesar dos transtornos da medicação", contou.




Fonte:Mogi News