sábado, 21 de maio de 2011

COTIDIANO

COTIDIANO 



 


“SIM” O presidente da Câmara, Mauro Araújo, e a mulher Mirella Amorim Araújo receberam a Certidão de Casamento do juiz Américo Frezzato Sarno, ontem à tarde  



FONTE:O Diário de Mogi 

Governo autoriza Unidade de Pronto Atendimento para Mogi



Governo autoriza Unidade de Pronto Atendimento para Mogi

O Ministério da Saúde autorizou, na última sexta-feira, a habilitação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Mogi das Cruzes, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União. Além de Mogi, foram beneficiados os municípios de Pedro Leopoldo (MG), Cáceres (MT) e São José do Rio Preto. A UPA funcQZiona 24 horas e atua como unidade intermediária aos hospitais, efetuando atendimentos de urgência e emergência. Junto com isso, tem o objetivo de reorganizar o fluxo de atendimento do Sistema Único de Saúde, já que boa parte do atendimento de urgência e emergência, como pressão e febre altas, fraturas cortes, enfarte e derrame poderá ser solucionada na UPA. Segundo informa o Ministério, "quando o paciente chega a uma UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico, avaliando se é necessário encaminhá-lo para um hospital, ou mantê-lo em observação por 24 horas. A unidade destinada para Mogi é de porte 2, que terá até 12 leitos, podendo receber até 300 pessoas diariamente. Só Mogi e Cáceres receberão unidades tipo 2. Pedro Leopoldo e São José do Rio Preto serão classificadas tipo 1, com oito leitos e capacidade para até 150 pacientes/dia. O Ministério irá repassar R$ 2 milhões para a unidade do tipo 2. Haverá ainda o repasse para a manutenção das atividades logo depois que o serviço for inaugurado, também variando de acordo com o tamanho da unidade.


Proteção



Pela primeira vez, a Câmara de Mogi irá receber um Subimpério da Festa do Divino Espírito Santo, que será aberto oficialmente na quarta-feira, às 17h30, pelo padre Cláudio Antonio Delfino, da Paróquia Cristo Rei, do Socorro. A abertura será acompanhada pelo presidente interino Protássio Nogueira (DEM). Na segunda, o bispo dom Airton José dos Santos abre o Subimpério da Prefeitura, às 17 horas.


Atraso

O mogiano que quiser assistir ao filme "Piratas do Caribe – IV" em 3D terá de se dirigir ao Centerplex de Suzano, a Guarulhos ou mesmo a algum cinema da Capital ou Vale do Paraíba. Nas salas de Mogi, o filme só poderá ser visto no sistema de exibição convencional, sem a qualidade e efeitos especiais que as terceira dimensão proporciona.


Em família

O prefeito de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Júnior, o "Inho", não se constrangeu nem um pouco em dar o nome de seu avô paterno, Irio Taino, ao Posto de Atendimento Municipal, que será inaugurado na terça-feira, pelo governador Geraldo Alckmin. Ainda a propósito da visita, Alckmin fará o descerramento da placa relativa às melhorias implantadas na Rodovia Professor Alfredo Rolim de Moura, a Mogi-Salesópolis (SP-88).



Habitação





A coordenadora municipal de Habitação, Dalciane Felizardo, irá à Câmara, na próxima segunda-feira, às10 horas, para explicar aos integrantes da Comissão de Obras, Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente, a quantas anda o sistema de cadastramento de interessados em imóveis construídos pelo governo na Cidade. O convite, segundo o presidente Jolindo Rennó (PSDB), é resultado de questões e reclamações que têm chegado ao Legislativo.

Fonte:O Diário de Mogi

SOCIAL - SILENE DA CUNHA PINTO CIRCUITO



  • SOCIAL - SILENE DA CUNHA PINTO





  • CIRCUITO
         Lucíola, Giulio, Newton e Larissa Bianchi



          Selma e Fabrício Noronha     Milton e Olívia Sobrosa





    21.mai.2011

    Os 15 anos de Larissa

    Lucíola e Newton Bianchi receberam os familiares e amigos, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, para a missa dos 15 anos da filhota Larissa, celebrada pelo padre Dorival de Moraes. Em seguida, eles ofereceram uma bonita festa no Privê do Clube de Campo, onde foram feitas as fotos que enfeitam a página de hoje. Ei-las:





    Femme



    A Revista Femme comemora o seu 5º aniversário durante coquetel, no próximo dia 2 de junho, às 20h30, na Boom Box.





    Lembrete



    Vale lembrar os amigos que as adesões para minha festa de aniversário, que acontece no próximo dia 26, às 17 horas, no Privê do Clube de Campo, ainda podem ser feitas nas lojas da S. Stein do Mogi Shopping.





    Oratória 



    A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) realiza neste sábado um curso de oratória, que será ministrado pela jornalista Carmem Farão, a partir das 9 horas, no auditório da ACMC, na Rua Barão de Jaceguai, 674. Informações e inscrições pelos fones 4728-4324/4728-4327 ou pelo e-mailcursos@acmc.com.br.





    Santa Rita



    Dando continuidade aos festejos de Santa Rita de Cássia, o padre Sidnei Barbosa Amorim, da Paróquia Santa Cruz, da Rua Cabo Diogo Oliver, 1.509, na Ponte Grande, celebra na noite de hoje a santa missa, às 18h30. Amanhã à tarde, a procissão sai às 17h30 da Rua João de Pina, 236, seguida de missa solene de encerramento das festividades da padroeira e quermesse.



    Mais Brasil



    Hoje, no Espaço Mais Brasil, na Rua Engenheiro Gualberto, 199, na Vila Industrial, a partir das 22 horas, o melhor do rock, pop nacional e MPB, com Vital de Souza e banda. Informações: 4791-1956 / 7196-1711.





    Show

    No Ciarte, na Rua Dr. Ricardo Vilela, 69, logo mais às 19 horas, a Sahaja Yoga apresenta o espetáculo de música e dança clássica indiana, show Music of Joy. Entrada franca.

    Fonte:O Diário de Mogi

    Oposição age para CPI do Palocci

    Oposição age para CPI do Palocci


    BRASÍLIA


    A crise política que atingiu o homem-forte do governo da presidente Dilma Rousseff ganhou decibéis com a oposição se mobilizando para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os negócios da empresa de consultoria do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. A intenção é quebrar os sigilos fiscal e bancário da empresa Projeto e verificar se Palocci praticou tráfico de influência. A exposição do sigilo do ministro revelaria contatos com boa parte do PIB nacional.
    O requerimento avança ainda para um questionamento sobre o papel dele como um dos coordenadores de campanha da presidente Dilma Rousseff ao mesmo tempo em que prosperava o faturamento de sua empresa.
    A proposta de tentar uma CPI mista de deputados e senadores sobre o caso surgiu no PSDB, partido da oposição que vinha atuando de forma mais discreta no caso. Os líderes na Câmara, Duarte Nogueira (SP), e no Senado, Álvaro Dias (PR), conversaram com o presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), e decidiram começar as articulações. DEM, PPS e PSOL já manifestaram apoio à ideia.
    Duarte Nogueira afirma que a oposição decidiu partir para esta iniciativa diante da ação do governo de blindar o ministro. "Nós, da oposição, fizemos ações em todas as frentes e chegamos ao absurdo de o governo impedir todas as comissões da Câmara de funcionar. Ninguém aguenta mais o silêncio ensurdecedor do ministro e do palácio do Planalto".
    A ementa do requerimento de CPI cita o "extraordinário crescimento patrimonial da empresa Projeto", pede a investigação se houve "a percepção de vantagens indevidas" ou o "patrocínio de interesses privados perante a órgãos do governo federal" e avança até sobre a possível "relação desses fatos com a campanha presidencial de 2010".
    O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), destaca as possibilidades que se abrem com a nova estratégia da oposição. "A CPI tem instrumentos que outras comissões não possuem. Podemos quebrar sigilos, obter informações rapidamente do Coaf e da Receita Federal".
    Ele destaca que o fato de o faturamento da empresa ter se concentrado no ano passado faz com que as suspeitas deixem de ser exclusivamente sobre o ministro. "A coincidência do êxito da empresa com o período eleitoral leva suspeitas também sobre a campanha presidencial".
    Para conseguir tirar a proposta do papel, porém, a oposição precisa sensibilizar parte da base aliada ao governo Dilma. São necessárias 171 assinaturas na Câmara e 27 no Senado para o sucesso da empreitada, enquanto a oposição tem menos de 100 deputados e somente 18 senadores.
    O discurso para sensibilizar alguns governistas já está ensaiado. "Daqui a pouco a crise se agrava de um jeito que pode paralisar o governo. Vamos mostrar para eles que nós queremos que essa crise tenha um fim e que isso só acontecerá se esclarecendo os fatos", diz o líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR). O PPS tem pronto também outro requerimento pedindo uma investigação somente na Câmara, caso a proposta de CPI mista fracasse.
    Entre os governistas mais alinhados com o Planalto, porém, a intenção ainda é de dar o assunto como encerrado. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou ontem que não vê motivo para uma investigação no Congresso. "Acho que não há motivo nenhum para nenhuma CPI, uma vez que até agora não vi no debate nenhum crime a ser levantado e nenhuma contravenção que se pudesse investigar".


    Fonte:O Diário de Mogi

    Moeda de troca

    Guilherme Bertti


    Moeda de troca
    O prefeito Marco Bertaiolli (DEM) tem como condição "sine qua non" para continuar no Democratas e ser candidato à reeleição pelo partido o indeferimento, por parte do governo do Estado, do projeto de aterro da Construtora Queiroz Galvão. É o que assegura uma fonte da coluna. Se o Lixão não vingar, Bertaiolli ficará mesmo no DEM; mas se o projeto da Queiroz for aprovado, o prefeito embarca no PSD até setembro.
    Daniel Carvalho/ Divulgação


    Interlocutores
    A vinda do presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, há duas semanas, e o socorro dado pelo deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira, que conseguiu uma reunião com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, mesmo a contragosto dele, seriam provas de que boa parte do preço político-administrativo que Bertaiolli cobra para ficar no DEM tem um lema: "Não ao Lixão". Mais: Agripino também teria intercedido junto a Alckmin a respeito do assunto e contra o empreendimento.


    É certeza!
    Estevam, por sua vez, esteve com o governador Geraldo Alckmin (DEM) na quinta-feira. Saiu de lá num tom misterioso, garantindo que Alckmin, em atendimento a Bertaiolli, vai livrar Mogi das Cruzes do inferno do Lixão e impedir que Bruno Covas lave as mãos, como Pôncio Pilatos, no chorume do aterro da Queiroz.




    Dor no peito
    A lideranças comunitárias que o visitaram ontem, Bertaiolli confessou-se extremamente chateado por ter tido de demitir 81 servidores públicos comissionados. O pano de fundo da dolorosa providência é uma reestruturação administrativa na Prefeitura. O prefeito sentiu o golpe e, quem o viu na terça-feira, disse que ele esteve tenso e contrariado, além de irritado. 


    Incógnita eleitoral
    O Partido Progressista faz amanhã sua Convenção Estadual, na Assembleia Legislativa de São Paulo. O ato será presidido pelo presidente nacional do PP, senador Francisco Dornelles, e do famoso e sempre impune deputado federal Paulo Maluf. Em Mogi, a legenda está há três anos sob o comando do advogado Gustavo Ferreira. Em 2008, Ferreira apoiou a candidatura do deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS) à Prefeitura. Será que, no ano que vem, isso irá se repetir?
    Guilherme Bertti


    Pobre Norival
    O Mogi News publicou nesta semana, por três edições, matérias que trataram da depredação e da insegurança na praça Norival Tavares, no Monte Líbano. Ali, os comerciantes se dizem revoltados com a transformação da praça num recanto de pichadores impunes, além de drogados, principalmente nas noites de sexta-feira a domingo, e guardadores de carro achacadores.


    Em estudos
    Pelo que também se apurou, a câmera de monitoramento instalada num canto da praça, quase na esquina da Padaria Flor de Mogi, não filmou, por exemplo, a pichação da tradicional banca de jornal, a Guarda Municipal não pode fazer absolutamente nada sem isso e a Polícia Militar, que se limita e enviar viaturas para ficarem encostadas, com dois policiais cada uma, imóveis e, sem perceber, por exemplo, a ação de traficantes de drogas, diz que vai "estudar" o que fazer.


    Zero absoluto
    A PM também descarta uma solução óbvia, exatamente a de fixar uma pequena base policial no local, que funcione 24 horas por dia, como se fosse um espantalho para depredadores e marginais. Diz que tem outros pedidos periferia adentro para atender. O problema é que não atenderá nenhum.




    Ordem e progresso
    Aí, então, fica assim: uma das praças mais bonitas de Mogi continuará sendo destruída e pichada, sem que as autoridades tidas como "competentes" façam alguma coisa. É tudo muito normal. Faz parte do ritual de incompetência do poder público, mesmo diante dos tributos recolhidos cada dia mais pela população.
    Divulgação


    Bolo de aniversário
    Enquanto isso, o Comando de Policiamento de Área Metropolitano - 12 comemora seu aniversário. Criado para organizar as ações em benefício do cidadão-contribuinte, cinco anos depois, é difícil saber para que serve, se não for para condecorações e comemorações.

    FONTE:Mogi News 
    Política:
    Vicentinho do PT visita a cidade



    O deputado federal e presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), esteve na região ontem para visitar as lideranças petistas e agradecer os eleitores pelo número de votos obtidos no Alto Tietê. A presença do parlamentar também foi importante para iniciar as negociações de nomes que devem representar o Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2012.
    Em Mogi das Cruzes, o deputado visitou a sede do PT, na rua Ipiranga. "Tenho muito apreço por esta região, porque aqui consegui muitos votos e gosto de voltar em anos não-eleitorais para agradecer meus eleitores", comentou. Vicentinho foi recebido pelo presidente municipal do PT, Clodoaldo Aparecido de Moraes. "A visita do deputado mostra a expressão da política da cidade em nível nacional", disse Moraes. (J.S.)

    Fonte:Mogi News

    Em Vigor: Código de Obras somente em 2012

    Em Vigor
    Código de Obras somente em 2012
    O texto passa por revisão antes de ser encaminhado para apreciação do Conselho das Cidades e dos vereadores
    Cleber Lazo
    Da Reportagem Local
    Daniel Carvalho

    Segundo Chavedar, o documento foi elaborado pensando em questões de sustentabilidade
    O Código Municipal de Edificações que determina regras para as construções na cidade deverá entrar em vigor a partir de 2012. O documento vai estabelecer como uma obra deverá ser executada e os parâmetros legais que deverão ser seguidos. O texto funcionará como uma espécie de "manual do engenheiro". As condutas serão utilizadas em obras públicas e privadas e substituirão o Código Sanitário do Estado, elaborado em 1978 e que hoje já está completamente ultrapassado. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, o código conta com a parceria da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mogi das Cruzes e está em fase final de revisão.

    O secretário de Planejamento do município, João Francisco Chavedar, explicou que o código vai garantir a segurança da edificação e a ´habitabilidade´, definindo como será a ventilação e a iluminação, por exemplos. "Trata-se de uma modernização dos parâmetros definidos há mais de três décadas", afirmou, ao destacar que servirá para locais de serviço como um prédio comercial, ou casa. "Tudo que for edificação passará por ele", pontuou.

    Caso o projeto de uma obra não siga as regras, não será aprovado na Prefeitura. O documento ainda determina os direitos do proprietário, do município, os documentos que devem ser apresentados, os procedimentos administrativos, obras complementares, dimensões de estacionamento, entre outros.
    O relatório, elaborado há dois anos, conta com 135 páginas, divididas em 17 capítulos e 600 artigos. "No início do semestre que vem, o encaminharemos para avaliação do Conselho das Cidades e, se tudo correr bem e sensibilizarmos a Câmara, em 2012, abandonaremos o código do Estado e passaremos a adotar o do município", adiantou.


    Novidades
    Segundo ele, o texto foi elaborado pensando nas questões de sustentabilidade ambiental das construções. "Não foram somente recomendações para buscar maneiras de reutilizar a água, mas destacamos métodos para a utilização de eficiência energética, como aquecimento solar, redução de custo de iluminação pública e dicas como a utilização de lâmpadas de led e outros", disse.

    Fonte:Mogi News

    Polêmica: Mogi Plaza diz que é contra aterro

    Polêmica:
    Mogi Plaza diz que é contra aterro
    Representantes do centro de compras reprovaram o fato de o União ter alugado um boxe para a Queiroz Galvão
    Bras Santos
    Da Reportagem Local
    Osvaldo Birke
    Moraes, Camargo Filho e Arias são contra o aluguel do boxe
    Conselheiros e representantes do centro de compras Mogi Plaza, no Mogilar, manifestaram-se ontem sobre a polêmica que envolve o aluguel feito pelo União Futebol Clube de um boxe do local para a empresa Queiroz Galvão, que está usando o espaço para apresentar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do aterro sanitário que pretende instalar no distrito industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes.
    O conselheiro Flávio Alves de Moraes, os síndicos Antônio Arias e Joaquim Souza Camargo Filho e o advogado João Alberto Silva receberam o MN para dizer que são contrários à instalação do aterro na cidade e que não aprovaram nem apoiam a iniciativa da direção do União.

    "Não temos meios jurídicos de impedir que o boxe continue sendo usado para a exposição do projeto de licenciamento do aterro, mas o Mogi Plaza quer deixar bem claro que não defende esse empreendimento e que apoia a luta da Prefeitura e das entidades da sociedade civil (de tentar barrar a instalação do empreendimento)", explicou o advogado. Moraes, Arias e Camargo Filho disseram que a imagem do Mogi Plaza está sendo prejudicada pela decisão do União de alugar o boxe à Queiroz Galvão: "Não fomos avisados pelo União que o espaço seria usado pela Queiroz Galvão e, se tivéssemos sido consultados antes, não recomendaríamos isso", explicou Moraes.



    Dívida
    O Mogi Plaza tem mais de 170 boxes, sendo que 11 deles pertencem ao União de Mogi, que, até o fim dos anos 1990, era dono da área onde o centro de compras foi construído. De acordo com os representantes do Mogi Plaza, o União não paga a taxa de condomínio há muito tempo: "O Mogi Plaza já acionou o clube na Justiça e acredito que em breve esses boxes serão leiloados para o pagamento dessa dívida.
    O presidente do União, Cícero Buark, foi procurado pela reportagem para comentar o assunto, mas não respondeu até o fechamento desta edição.

    Fonte:Mogi News

    júri: Capeta será julgado em setembro

    júri
    Capeta será julgado em setembro
    Skinhead é o próximo a sentar no banco dos réus. Júri popular do terceiro envolvido ainda não foi definido
    Willian Almeida
    Da Reportagem Local
    Adriano Vaccari
    Juliano Aparecido de Freitas, o Dumbão, foi o primeiro a ser julgado. Ele foi condenado ontem a 24 anos e seis meses de prisão
    O julgamento de Vinicius Parizatto, o Capeta, um dos skinheads acusados de obrigar os amigos Cleiton da Silva Leite e Flávio Augusto do Nascimento Cordeiro a pular de um trem em movimento em 7 de dezembro de 2003 será realizado no dia 28 de setembro próximo. Capeta será o segundo dos três skinheads a ir a júri popular. Danilo Gimenes Ramos, o terceiro, está com o processo travado no Tribunal de Justiça aguardando resultado de recurso e ainda não há previsão para ser julgado.

    Dos três acusados, Vinicius é o que, aparentemente, tem a situação mais complicada no caso. A ele são atribuídas as frases racistas nacionalistas ouvidas e relatadas por testemunhas que presenciaram os adolescentes pulando do trem. Na época, o crime chocou o País e a opinião pública.

    Na noite de ontem, o primeiro réu do caso, Juliano Aparecido de Freitas, o Dumbão, foi julgado a 24 anos e seis meses de prisão em julgamento realizado no Fórum de Mogi das Cruzes (leia mais nesta edição). "Agora, temos de esperar pelo julgamento do Capeta. Não vamos sossegar enquanto os três não estiverem na cadeia", disse a mãe de Cleiton, Olivina da Silva Leite.

    O nome de Vinicius foi citado por diversas vezes no júri de ontem tanto por acusação quanto por defesa. Na saída do Fórum, o advogado de Dumbão, Adriano Hisao Moyses Kawasaki, comentou sobre o outro acusado, negando que durante o julgamento tenha tentado transferir a Capeta a culpa pelo fato. "Se falou muito nele porque ele era o mais velho. O Vinicius confessou à Polícia, em depoimento, que tinha a filosofia dos carecas do Brasil (skinheads que pregam segregação racial), mas em momento algum estava imputando a ele a responsabilidade. Só quis deixar claro que ele era o único que tinha essa filosofia", destacou.
    O julgamento de Vinicius ocorrerá sete anos e nove meses depois do crime

    Fonte:Mogi News

    Fim da espera: Familiares comemoram sentença

    Fim da espera
    Familiares comemoram sentença
    Willian Almeida
    Da Reportagem Local
    Uma vitória. Dessa maneira a dona de casa Olivina da Silva Leite, mãe de Cleiton da Silva Leite, definiu o resultado do julgamento que durante a tarde e noite de ontem condenou Juliano Aparecido de Freitas, o Dumbão, a 24 anos e seis meses de prisão. Dumbão era um dos skinheads que teriam obrigado Cleiton e o amigo Flávio Augusto do Nascimento Codeiro a pular de um trem em movimento, em 2003.

    "Ele foi condenado. É um bom começo. Fico feliz, mas o fato de ele recorrer em liberdade me deixa em dúvida. Não sei quando ele vai ser preso. É como ganhar e não levar. Fico frustrada por ainda ter de esperar, mas feliz pela condenação", disse.

    Flávio, o primeiro a depor ao juiz Alberto Alonso Muñoz durante o júri, por outro lado, se sentiu aliviado com a decisão. "É uma vitória a mais. A primeira foi conseguir levar ao júri popular. Já esperava que ele seria condenado e que pegaria uma pena em torno de 25 anos. A Justiça começou a ser feita", afirmou.

    Fonte:Mogi News

    Fim da espera Skinhead é condenado pela Justiça a 24 anos

    Fim da espera
    Skinhead é condenado pela Justiça a 24 anos
    Juliano de Freitas, o Dumbão, foi considerado culpado, mas poderá recorrer da sentença em liberdade
    Deize Batinga
    Da Reportagem Local
    Jorge Moraes

    Paulo Passos, advogado das vítimas, disse que condenação de Dumbão encerra um ciclo. Flávio comemorou decisão da Justiça
    "Talvez o justo". Esta foi a única declaração do réu Juliano Aparecido de Freitas, também conhecido como Dumbão, momentos após ser condenado a cumprir pena de 24 anos e seis meses de reclusão em regime fechado pelo assassinato de Cleiton da Silva Leite e pela tentativa de homicídio de Flávio Augusto do Nascimento Cordeiro. Além dele, Vinícius Parizatto, o Capeta, e Danilo Gimenez Ramos, chamados skinheads, são acusados de há sete anos e cinco meses terem obrigado Leite e Cordeiro a pularem de um trem em movimento na estação de Brás Cubas. Os advogados de defesa vão recorrer contra a decisão.

    Foram nove horas de julgamento para que, enfim, os sete jurados chegassem a uma conclusão. Com quatro votos a favor da condenação, o juiz da Vara Distrital de Brás Cubas, Alberto Alonso Muñoz, leu a sentença: Dumbão foi condenado a 24 anos e seis meses de prisão em regime fechado, sendo 16 anos e quatro meses pela morte de Leite e oito anos e dois meses pela tentativa de assassinato de Cordeiro, que na queda do trem teve o braço direito amputado pela composição.

    Durante todo o julgamento, Dumbão, que poderá recorrer da decisão em liberdade, se mostrou tenso. Além dele, foi ouvido no Tribunal do Júri a vítima Cordeiro e duas testemunhas: Eduardo Gomes da Silva e Emerson de Carvalho Andrade. Os dois estavam no mesmo trem que as vítimas e os acusados. Em depoimento, Andrade confirmou aos jurados que depois de Cordeiro e Leite terem se jogado da composição, os skinheads teriam comentado que se eles não pulassem seriam mortos.

    Para o promotor de Justiça Marcelo Alexandre de Oliveira, a condenação de Dumbão é prova de que a Justiça foi feita. "Eles decidiram de acordo com o que estava no processo. Acredito que a pena poderia ter sido maior", informou.

    O advogado das famílias das vítimas, Paulo Roberto da Silva Passos, também comemorou a decisão. "Agora encerramos um ciclo. Não podemos considerar isso uma vitória porque o rapaz que morreu não vai voltar e o outro não vai recuperar o braço, mas hoje a Justiça se fez", afirmou.

    Já o advogado de Dumbão, Adriano Hisao Moyses Kawasaki, informou que vai recorrer da decisão. "Não encaro o resultado como uma derrota, isso é a Justiça. Também não recrimino os jurados. Agora a defesa vai recorrer, principalmente, pela pena, que foi um pouco exagerada", finalizou. (Colaborou Jamile Santana)

    Fonte:Mogi News