Propaganda eleitoral começa hoje com "aparições clássicas"
Candidatos decidiram adotar uma postura mais séria, sem apelar para personagens bizarros
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Mayara de Paula
Cuco (PSDB): discursos alinhados e limpos
Começa hoje, a partir das 7 horas, a propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão de todo o País. A programação, que vai até o dia 4 de outubro, três dias antes das eleições, estreia com as propagandas eleitorais das coligações e partidos que concorrem ao legislativo. Em Mogi das Cruzes, os eleitores não devem ser surpreendidos pelo humor exagerado, fantasias e coisas do tipo. Os candidatos decidiram adotar uma conduta mais séria e "clássica". Vereadores farão suas propagandas nos veículos de comunicação também às quintas e sábados. Nas segundas, quartas e sextas-feiras é a vez dos programas dos candidatos a prefeito e vice-prefeito.
A coligação "Construindo o futuro da nossa Mogi (PT/PTB e aliados)" terá o maior tempo de aparição a ser cumprido por seus candidatos nas eleições para o legislativo. A coligação tem 5 minutos e 4 segundos para divulgar seus planos de governo. Segundo o presidente do diretório municipal do PT, Clodoaldo Aparecido de Moraes, cada candidato teve, em média, 18 segundos para falar com o eleitor e todos os programas prometem ser mais "clássicos e sérios", ou seja, o partido não pretende explorar "personagens" para ganhar votos a partir das aparições na TV.
"Essa etapa da campanha é que dá fôlego e peso no pedido de votos. Com a propaganda gratuita no rádio e na TV, nossa campanha ganha uma dimensão muito maior. Somos otimistas e acho que os candidatos conseguiram passar seu recado. Todos adotaram um discurso mais sério para passar com firmeza seus projetos para os eleitores", destacou. A expectativa para o programa de quarta-feira, dia destinado às propagandas do executivo, também é grande. Serão pouco mais de 5 minutos e 54 segundos para apresentação das propostas do advogado Marco Soares Júnior e seu vice, Gilberto Moro. Ao todo, serão 532 inserções. Neste caso, a coligação promete surpresas para o eleitor. "Vamos contar com a participação de alguns personagens importantes da política, principalmente da história do PT, para reforçar essa parte da campanha", garantiu Moraes.
Com o segundo maior tempo de aparição para os candidatos ao legislativo está a coligação PSDB/PSD, com 4 minutos e 53 segundos. O presidente do diretório municipal do PSDB, José Antonio Cuco Pereira, também aposta em uma programação mais comportada. "A expectativa é a melhor possível, já que nossa coligação vai mostrar tudo o que já conseguiu fazer nos últimos três anos. Vamos apresentar nossos candidatos de forma mais clássica, com discursos alinhados sobre educação, transporte e saúde", destacou. O candidato a reeleição, Marco Bertaiolli (PSD) e Cuco, que é seu vice, terão à disposição 16 minutos e 52 segundos por dia para apresentar suas propostas de campanha. Por conseqüência, Bertaiolli e Cuco também terão o maior número de inserções na mídia até 5 de outubro (dois dias antes da eleição): 1518 aparições na televisão e discursos em rádio.
Menor tempo
Com apenas 50 segundos para a aparição, o PCB também aposta em seriedade. "Com esse tempo só dá para o candidato falar seu nome e número, e mesmo assim sem estar fantasiado ou coisa do tipo. Vamos ter um discurso mais sério, mas sabemos que essa etapa da campanha é uma das mais importantes, porque atinge um número maior de eleitores", disse o presidente do partido e também candidato ao executivo, Mário Berti.
Fonte:Mogi News