sábado, 26 de maio de 2012

Haddad minimiza divergências de alas do PSB sobre aliança

O pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, minimizou neste sábado (26) as divergências internas do PSB em relação a uma possível aliança entre os dois partidos.
"Há uma ala do PSB que apoia a atual administração. É natural que seja assim. Temos o maior respeito", disse o petista.
Ala do PSB resiste a Haddad e ameaça vaiar petista em evento
Danilo Verpa/Folhapress
Haddad visita obra do programa Minha Casa, Minha Vida
Haddad visita obra do programa Minha Casa, Minha Vida
A presença de Haddad em evento dos socialistas, prevista para o início da noite de hoje, acentuou a disputa entre alas favoráveis e contrárias à aliança.
Pela manhã, na abertura das atividades, houve confusão entre os organizadores de um seminário promovido pela Juventude do PSB.
"Não o convidamos. Temos políticos mais experientes no nosso partido. Se ele [Haddad] vier, vai passar vergonha", disse o secretário estadual da Juventude do PSB, Deivid Ramalho.
O pré-candidato petista disse que sua participação no ato é uma conversa informal.
"Dois vereadores fizeram um convite para que eu pudesse eventualmente conversar com eles hoje a tarde", disse Haddad.
O local da agenda do petista, que estava programado para um hotel, foi alterado para uma churrascaria no início da tarde.
A saia-justa com a ala jovem explicita a cisão no PSB quantos aos rumos a serem tomados em São Paulo.
O presidente nacional, Eduardo Campos (PE), avança na negociação com Lula e a cúpula petista. As tratativas envolvem outras capitais e cidades-chave para os socialistas, como Recife (PE), Mossoró (RN) e Duque de Caxias (RJ).
Corrente mais próxima da direção estadual, contudo, passou a advogar a candidatura do vereador Eliseu Gabriel. Assim, evitaria atrito com Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD), aliados regionais que trabalham para vitaminar a coalizão de José Serra.


Fonte:Folha.com

Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes


O ex-presidente Lula procurou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes para tentar adiar o julgamento do mensalão.


Em troca da ajuda, Lula ofereceu ao ministro, segundo reportagem da revista "Veja" publicada neste fim de semana, blindagem na CPI que investiga as relações do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários.


Sérgio Lima - 09.dez.2009/Folha Imagem
Então presidente, Lula conversa com o ministro do STF Gilmar Mendes em evento que aconteceu em 2009 em Brasília
Então presidente, Lula conversa com o ministro do STF Gilmar Mendes em evento que aconteceu em 2009 em Brasília
Mendes confirmou hoje (26) à Folha o encontro com Lula e o teor da conversa revelada pela revista, mas não quis dar detalhes. "Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula", afirmou o ministro.


O encontro aconteceu em 26 de abril no escritório de Nelson Jobim, ex-ministro do governo Lula e ex-integrante do Supremo.


Lula disse ao ministro, segundo a revista, que é "inconveniente" julgar o processo agora e chegou a fazer referências a uma viagem a Berlim em que Mendes se encontrou com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), hoje investigado por suas ligações com Cachoeira.


Membro do Ministério Público, Demóstenes era na época um dos principais interlocutores do Poder Judiciário e de seus integrantes no Congresso Nacional.


A assessoria de Lula disse que não iria comentar.


Na conversa, Gilmar ficou irritado com as insinuações de Lula e disse que ele poderia "ir fundo na CPI".


De acordo com a reportagem da "Veja", o próximo passo de Lula seria procurar o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, também com o intuito de adiar o julgamento do mensalão.


Em recente almoço no Palácio do Alvorada, na ocasião da instalação da Comissão da Verdade, Lula convidou Ayres Britto para tomar um vinho com ele e o amigo comum Celso Antonio Bandeira de Mello, um dos responsáveis pela indicação do atual presidente do Supremo.


À Folha Britto também confirmou o convite, mas disse que não percebeu qualquer malícia em Lula e que o encontro não ocorreu.


"Estive com Lula umas quatro vezes nos últimos nove anos e ele sempre fala de Bandeirinha. Ele nunca me pediu nada e não tenho motivos para acreditar que havia malícia no convite", disse. Ele diz que a "luz amarela" só acendeu quando Gilmar Mendes contou sobre o encontro, "mas eu imediatamente apaguei, pois Lula sabe que eu não faria algo do tipo".


Na última sexta-feira (25), em Salvador, Ayres Britto disse que os ministros do STF "estão vacinados contra todo tipo de pressão". "Ainda está para aparecer alguém que ponha uma faca no pescoço dos ministros do STF."


Fonte:Folha.com



Com quem será…o deputado federal Valdemar Costa Neto, o Boy, vai fica !



Líder do PR no Estado, Deputado Federal Valdemar Costa Neto, o Boy, afirmou a interlocutores que descarta o apoio ao PT na eleição municipal de São Paulo neste ano. Segundo ele, seu partido deve apoiar o pré-candidato do PMDB, Gabriel Chalita, ou caminhar com o prefeito Gilberto Kassab (PSD), ligado ao tucano José Serra.
O PR analisa agora as propostas. O PMDB sinalizou com a vice, e Kassab tem um acordo com o vereador Antonio Carlos Rodrigues, outra liderança do PR no Estado, para indicá-lo a uma vaga no Tribunal de Contas do Município.
A relação com o PT azedou a partir de 2011, quando a presidente Dilma Rousseff, diante de denúncias de corrupção, promoveu uma faxina no Ministério dos Transportes, feudo do PR.
Apesar da bronca, os petistas ainda têm esperanças de uma aliança em torno de Fernando Haddad. Mas sabem que isso depende de um afago do governo federal no PR paulista. O que, por enquanto, dizem, está difícil…
Julia Duailibi
Fonte:O Estado de S.Paulo

Um total de 571 estudantes de Direito de Mogi das Cruzes se inscreveu para o VII Exame de Ordem



Unificado, aplicado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), como requisito necessário para a inscrição nos quadros da entidade como advogado, conforme prevê o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. A prova será realizada neste sábado (26), às 14 horas, no prédio da Odontologia da Universidade Braz Cubas, no Campus I (Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.233, Mogilar).

A primeira fase - prova objetiva - será composta de 80 questões com cinco horas de duração. Os outros locais de realização do exame podem ser consultados pelos candidatos inscritos nos endereços eletrônicos das seccionais da OAB e da Fundação Getúlio Vargas (www.oab.fgv.br). (Ivan Carvalho)

Fonte:O Diário de Mogi

Olavo Câmara prepara-se para lançar quatro livros


O professor e advogado Olavo Câmara está escrevendo quatro livros, simultaneamente, para serem lançados possivelmente ainda neste ano, logo que o trabalho esteja concluído. As obras tratam de assuntos diversificados, que vão da oratória e autoajuda, até fundamentos jurídicos históricos e a interferência do Estado na vida dos cidadãos. Olavo, que já teve participação político-partidária intensa na Cidade, no antigo MDB, onde fundou a dissidência denominada “Grupo Novo do MDB”, passou pelo PDT e  chegou ao cargo de secretário municipal de Educação na época do prefeito Waldemar Costa Filho, hoje tem se dedicado mais ao Direito, embora sempre encontre tempo para continuar estudando e escrevendo.


Fonte:O Diário de Mogi

Mogi: Casos de estupro crescem



Roubos de carros também tiveram crescimento / Foto Arquivo
Mogi das Cruzes registrou aumento em 7 dos 11 tipos de crimes registrados na Cidade no último mês de abril. As maiores altas aconteceram no estupro (40%), homicídio culposo por acidente de trânsito (33%), roubo de veículo (24%) e roubo (23,5%). Só neste ano, a Cidade contabiliza 2.853 ocorrências policiais, segundo estatística divulgada nesta sexta-feira (25) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública.
No caso do estupro, tipo de crime que há alguns meses registra alta na Cidade, foram 14 ocorrências só em abril. Em março tinham sido 10. No ano, já são 35 registros. Mogi só fica atrás de Itaquaquecetuba nessa ocorrência. No município são 37 casos em 2012, sendo 10 deles em abril, ou seja, quatro abaixo de Mogi.
Outros indicadores que tinham baixado, mas voltaram a crescer em abril foram os de roubos e roubo de veículos. O primeiro saltou de 102 em março para 126 no mês passado. Já o roubo de veículo passou de 29 para 36. De janeiro a abril, foram 121 carros roubados. (Mara Flôres)


Fonte:O Diário de Mogi


Animais também participam da procissão / Foto Arquivo
Aqueles que chegam neste sábado (26), pela primeira vez, a Mogi das Cruzes, podem pensar que voltaram no tempo, já que carros de bois, charretes e cavaleiros tomarão as ruas centrais da Cidade, ao lado dos festeiros e devotos em louvor ao Espírito Santo, na tradicional Entrada dos Palmitos. A tradicional celebração da Festa do Divino na Cidade, que espera reunir mais de 45 mil pessoas, entre católicos e povos de outras religiões, é realizada há mais de 300 anos.

Os participantes sairão da Capela de Santa Cruz, na Rua Dr. Ricardo Vilela, por volta das 10 horas, e de lá seguirão em cortejo. Para se ter uma ideia da grandiosidade do evento, algumas comitivas de cavaleiros e carros de bois já se concentravam nesta sexta-feira (25), no acampamento ao lado do Ginásio Municipal de Esportes. São grupos de devotos que vieram de vários lugares como Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, Nazaré Paulista, entre outras cidades. (Juliana Conte)


Fonte:Animais também participam da procissão / Foto Arquivo


Aqueles que chegam neste sábado (26), pela primeira vez, a Mogi das Cruzes, podem pensar que voltaram no tempo, já que carros de bois, charretes e cavaleiros tomarão as ruas centrais da Cidade, ao lado dos festeiros e devotos em louvor ao Espírito Santo, na tradicional Entrada dos Palmitos. A tradicional celebração da Festa do Divino na Cidade, que espera reunir mais de 45 mil pessoas, entre católicos e povos de outras religiões, é realizada há mais de 300 anos.

Os participantes sairão da Capela de Santa Cruz, na Rua Dr. Ricardo Vilela, por volta das 10 horas, e de lá seguirão em cortejo. Para se ter uma ideia da grandiosidade do evento, algumas comitivas de cavaleiros e carros de bois já se concentravam nesta sexta-feira (25), no acampamento ao lado do Ginásio Municipal de Esportes. São grupos de devotos que vieram de vários lugares como Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, Nazaré Paulista, entre outras cidades. (Juliana Conte)


Fonte:O Diário de Mogi

Hospital terá 110 leitos em junho retaguarda do Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti



Reunião com secretário definiu estratégias na Saúde / Foto Divulgação
Os 110 leitos de retaguarda do Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcante começarão a receber pacientes do Alto Tietê até o final do próximo mês. A reabertura do ambulatório foi garantida nesta sexta-feira pelo secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, durante reunião com deputados da Frente Parlamentar do Alto Tietê, acompanhada com exclusividade por O Diário, que tratou, entre outros assuntos relacionados à saúde, das pendências no setor oncológico.

A visita que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) faria neste sábado (26) a Suzano, para anunciar oficialmente a construção de um hospital estadual na Cidade, foi remarcada para a próxima semana.
A abertura dos leitos para retaguarda, no entanto, poderá ocorrer já nos próximos 15 dias, conforme adianta Maria de Fátima Sanches, assistente técnica do Departamento Regional de Saúde da Grande São Paulo. “Na última visita que fizemos, as obras já estavam em fase de conclusão. Parece que já está tudo certo para a destinação das vagas à Centralde Regulação”, afirma. (Danilo Sans)

Fonte:O Diário da Mogi

Happening comemorar os 10 anos da filha caçula, Carolina.


Fotos: Paula Moura
O querido Ediel Braz Soares e sua esposa, Rúbia Da Rós Soares, abriram as portas de sua aconchegante residência, na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes, para comemorar os
10 anos da filha caçula, Carolina. O happening rolou na noite de 14 de maio e reuniu os parentes e os amigos mais chegados da família anfitriã, que abarca, ainda, a lindinha Stella Mara. A pedido de Carol, o encontro foi regado a um bem-vindo churrasco, que, por sinal, estava caprichado.


Sejamos bons,e depois, seremos felizes..
Não desejemos o prêmio antes da vitória,nem o salário antes do trabalho.


Rousseau.


Meu  querido Ediel Braz Soares que bela familia.


Abraço do amigo Luizinho da Vila.


Fonte: Mogi News

Trânsito Ciretran de Mogi tem novo diretor


Evandro Augusto Viera de Lima assumiu a unidade há 15 dias e pretende aperfeiçoar o atendimento ao público
Luana Nogueira
Da Reportagem Local
Jorge Moraes

Antes de assumir a Ciretran de Mogi, Evandro de Lima passou pelo Deic e pelo Setor de Homicídios
A 30ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Mogi das Cruzes ganhou há 15 dias um novo diretor. O delegado Evandro Augusto de Lima é o atual responsável pela administração do órgão, que funciona ao lado do Centro de Iniciação Profissional (CIP), no Mogilar. Ele afirmou que seu principal objetivo é trabalhar para fazer um bom atendimento ao público que procura o serviço no município.


Lima afirmou que a Ciretran da cidade é um importante órgão para Mogi e região. "O município tem uma grande frota de veículos. Em média, a cidade ganha de 2 mil a 2,5 mil veículos por mês. Cheguei à cidade depois de ter atuado por muito tempo em São Paulo", revelou o delegado. Antes de tomar conta da Ciretran, ele já havia passado pelo Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) e chefiado o Setor de Homicídios da Seccional de Diadema.


O diretor contou que o convite para assumir a direção do órgão mogiano partiu do delegado-seccional, João Roque Américo. "Conheço a região e sou formado pela Universidade Braz Cubas (UBC). Foi uma honra aceitar este convite. Tenho um apreço muito grande pelo município", destacou. Ele explicou que ainda está se adaptando ao novo serviço que ele avaliou como mais administrativo.


"O grande desafio que tenho é realizar um bom serviço para população de Mogi. Lido diretamente com o público e vamos tentar gerar um atendimento priorizado às pessoas que nos procuram. A meta é agilizar o trabalho", ressaltou o delegado. 
Ele informou que a Ciretran mogiana segue as diretrizes do Departamento de Trânsito (Detran) de São Paulo.


Sobre a correição que foi realizada em março na Ciretran de Mogi, que investigou supostos pagamentos de propina a funcionários do órgão, o novo diretor afirmou que ficou sabendo superficialmente sobre o assunto e destacou que trabalhará para fazer um serviço transparente para a população. "Soube da administração anterior, mas não sei o que aconteceu aqui. Os funcionários na maioria são os mesmos e exercem a sua função com a maior lisura possível, pois o cidadão não pode ser prejudicado", destacou.


O diretor contou que entre os casos tratados pela Ciretran há os relacionados a excesso de pontos na carteira de habilitação e a outras infrações ao código de trânsito. "Pelo que tenho observado, a Ciretran de Mogi é muito boa para trabalhar e não enfrentei nenhum problema até agora".


Fonte:Mogi News

Vila Municipal Mais de 300 famílias recebem escrituras


Agora, moradores se tornam oficialmente proprietários dos imóveis onde moram há décadas, mas que estavam com a documentação irregular
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Moradores do bairro receberam a escritura de suas casas das mãos do prefeito Marco Bertaiolli
Trezentas e oito famílias da Vila Municipal já estão em posse das escrituras de suas casas. O bairro, um loteamento que passou a existir em 1980, permaneceu irregular até 2009, quando a administração municipal conseguiu regularizá-lo e passou a emitir os documentos. Na tarde de ontem, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), ao lado da coordenadora de Habitação da Prefeitura, Dalciani Felizardo, entregaram mais 108 posses. O evento ocorreu na Escola Municipal Dr. Luiz Beraldo de Miranda.


"Mogi das Cruzes é uma cidade muito antiga e há diversos loteamentos que ainda não foram regularizados. É difícil não ter o documento que comprove que aquele lugar é seu. Sempre existe a preocupação de que aquela casa que foi construída com tanto sacrifício talvez não possa ser passada aos filhos, porém, este sentimento ficou para trás e agora os moradores da Vila Municipal podem comemorar", afirmou o prefeito, que pediu para que os moradores do bairro não vendam as propriedades neste momento. "Este bairro vai receber obras de urbanização no valor de R$ 1,8 milhão, além disso, a avenida do Canudos vai passar por aqui. Peço para que vocês controlem a tentação de vender, porque a Vila Municipal será valorizada". Bertaiolli anunciou que construirá uma Academia da Terceira Idade (ATI) no bairro.


Apesar da entrega das 308 escrituras, 380 famílias ainda aguardam a emissão do documento. Uma série de fatores impede a posse: lotes com pendências com a Prefeitura no pagamento do terreno (158 imóveis), falta de apresentação de documentos (26), sem titularidade (58) e casas que foram compradas de terceiros (138). Para estes casos, tramita na Câmara Municipal um projeto que garantirá que as escrituras sejam emitidas em nome do atual proprietário.


Vila Cléo
A coordenadora de Habitação revelou que os próximos locais que passarão pelo processo de regularização serão a Vila Cléo, que tem 960 unidades habitacionais, e a Vila Orestes, em Jundiapeba, onde há 76 famílias. "A expectativa é de que as duas sejam regularizadas ainda neste ano".




Fonte:Mogi News

Saúde Industriários podem ter doenças crônicas


Pesquisa feita pelo Senai mostra que 60% das pessoas que trabalham em indústrias na região correm risco de desenvolver enfermidades incuráveis
Divulgação

Senai ouviu funcionários de indústrias na região e descobriram fatores de risco de doenças
No Dia da Indústria, comemorado ontem, a Diretoria Alto Tietê da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fi-esp/Ciesp) divulgou o resultado de um diagnóstico sobre a saúde do trabalhador realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) nas empresas da região. A estatística acompanha a média do Estado e do Brasil, mas indica que, para ganhar mais competitividade, a indústria deve ampliar as ações voltadas para a saúde dos seus colaboradores. Segundo a pesquisa, 60,8% dos industriários do Alto Tietê apresentam três ou mais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como as cardíacas, vasculares e metabólicas.


"O investimento na saúde do trabalhador é fundamental hoje para a produtividade de uma empresa que deseja ser competitiva. Um trabalhador saudável falta menos no serviço e tem um desempenho melhor nas suas funções. A maioria das indústrias do Alto Tietê já está ciente desse diferencial e tem investido em programas de saúde, muitos deles com enfoque também nos familiares dos trabalhadores", ressaltou Werner Stripecke, diretor do Ciesp Alto Tietê.


"E, nesse ponto, por meio do programa Indústria Saudável, o Sesi tem dado um importante suporte para as indústrias associadas ao Sistema Fiesp/Ciesp, já que eles fazem, gratuitamente, o diagnóstico sobre a saúde e o estilo de vida dos trabalhadores. Com os resultados, a empresa pode focar as ações onde realmente é preciso", acrescentou.


Durante o segundo semestre de 2011, as unidades do Sesi de Mogi das Cruzes e de Suzano desenvolveram o programa Indústria Saudável com 3.562 trabalhadores das indústrias do Alto Tietê, a maioria homens (82,9%), na média de 32 anos e com ensino médio completo.


Desses 3.562 trabalhadores avaliados, 11,2% relataram problemas na coluna; 8,4% apresentaram quadro de hipertensão; 5,6% de tendinite ou Lesão por Esforço Repetitivo (LER); 2,8% de depressão; 2,2% de diabete; e 1,7% de doença renal.


Durante as avaliações dos especialistas do Sesi, foi constatado, ainda, que 37,7% dos trabalhadores da indústria do Alto Tietê apresentam pré-obesidade e 16% já estão obesos.


Com relação ao estilo de vida não saudável, os números são preocupantes. A maioria (52,1%) dos trabalhadores não pratica atividades físicas, 69,1% deles não consomem verduras e frutas diariamente e 63,4% ainda ingerem refrigerantes mais de três vezes por semana. Os fumantes representam 9,6% dos industriários e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso faz parte da vida de 1,2% deles. Nesse quesito, o Alto Tietê está abaixo da média estadual (1,8%) e nacional (2,8%).


O programa Indústria Saudável pode ser solicitado por qualquer indústria que seja contribuinte do Sesi pelos telefones 4727-1777 e 4741-1661.


Fonte:Mogi News


Resíduos sólidos
Usina deve custar R$ 300 mi
Consórcio de municípios estuda a implantação da usina, que irá exigir ao menos 100 operários
Noemia Alves 
Da Reportagem Local
Erick Paiatto

Jean Ceari Negri, da Sabesp, falou sobre custos e outros detalhes para a implantação de uma usina de incineração de lixo no Alto Tietê
Mesmo com uma Parceria Público-Privada com um órgão estatal (Sabesp), obtendo financiamento do Banco Internacional de Desenvolvimento, a usina de incineração de lixo e geração de energia proposta pelo consórcio de Mogi e mais quatro municípios do Alto Tietê irá necessitar de muitos recursos: ao menos R$ 300 milhões para investimentos de implantação e outros R$ 360 milhões por ano para manutenção. 
A estimativa é do engenheiro da Sabesp, Jean Ceari Negri, tomando por base as usinas em funcionamento na Alemanha e França. "Na Europa, uma usina como esta pretendida no Alto Tietê, com incineração de 500 toneladas por dia de lixo, requer um investimento de até R$ 300 milhões, além de um trabalho de manutenção no controle de combustão, tratamento de emissão de gases, mão de obra, que deverá custar entre 5% e 10% desse valor por mês. Contudo, por se tratar de uma situação inédita no Brasil, precisamos fazer um cálculo mais personalizado, com base no Plano Regional Integrado do tratamento de resíduos sólidos, que deve ser elaborado pelos municípios do consórcio e incluir as informações no processo licitatório para contratação da empresa responsável pelo serviço", explicou Negri. 
A estimativa, segundo ele, é de que a concorrência pública seja iniciada no ano que vem e dure em torno de oito meses. "Trata-se de um processo árduo, que ocorrerá de maneira internacional, e, se não tiver contestações, deve terminar somente no fim de 2013 e obras iniciadas em 2014", conta. No certame, segundo o engenheiro da Sabesp, deve ser estabelecida também a capacidade de produção da usina, que deve conter até dois fornos de incineração, visando a sua ampliação, assim como receita gerada e também número de trabalhadores. "Sabe-se que são necessários, para este tipo de usina, 50 empregadores em cada turno; e como ela irá funcionar 24 horas ininterruptamente, então, diretamente deve ter pelo menos 100 empregos, sem contar a questão da coleta seletiva, a construção da usina, o transporte dos resíduos, entre outros". 
Líder comunitário do bairro do Itapety e membro do movimento "Aterro, Não", Silvio Marques aprovou a proposta apresentada pela Sabesp. "É o que há de mais moderno em tratamento de lixo pelo qual o movimento contra o Lixão vem batalhando há tempos. É verdade que trata-se de uma medida em longo prazo, mas já é preciso pensar nisso e as cidades fazerem sua parte, ampliando a coleta seletiva, e, se necessário, fazer um serviço de compostagem", observou. 
O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) confirmou a entrega do Plano de Resíduos Municipal até o fim do ano e adiantou que ele terá o uso de sistema de compostagem.


Fonte:Mogi News

Energia pode abastecer Salesópolis




  Sexta, 11 de Novembro  Hora: 08:00 – 12:00 Localização: Prefeitura Municipal de Maringá  Local Auditório Helio Moreira  Maringá, Paraná. Os problemas da incineração “Longe de ser uma tecnologia universalmente...A usina de incineração de lixo e geração de energia, a ser construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o consórcio de Mogi e mais quatro municípios do Alto Tietê, além da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), até 2015, terá capacidade mínima de geração de 12 megawatts/hora, energia suficiente para abastecer uma cidade de 22 mil habitantes, isto é, todo o município de Salesópolis (15.635 habitantes) e sobra para mais alguns milhares de lares de Biritiba Mirim ou Guararema. 
A estimativa foi apresentada ontem pelo engenheiro da Sabesp, Jean Cesari Negri, durante palestra realizada no Teatro Vasques. Negri discursou sobre "Proposta de tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos para a região de Mogi das Cruzes". 
Segundo estudo feito por ele e demais técnicos da estatal, a futura usina terá capacidade mínima para incinerar 500 toneladas de lixo por dia, volume que corresponde ao que é produzido hoje pelo grupo de cidades que participa do consórcio. A receita a ser gerada com a usina e a localização da unidade, que deverá ser instalada numa área de três a quatro hectares, ainda serão definidas após a entrega do Plano Municipal de Resíduos Sólidos pelas prefeituras participantes do consórcio, o que tem de ocorrer no início do segundo semestre deste ano. 
"O que fizemos foi um estudo de pré-viabilidade. Agora começa o trabalho árduo de planejamento, que vai estabelecer o perfil da unidade, com o tipo de lixo de cada cidade, o trabalho de coleta seletiva, entre outras situações", explicou Negri. (N.A.)


Fonte:Mogi News

Saneamento IBGE revela: 10% dos mogianos vivem com esgoto na porta de casa


O índice registrado no município, porém, é um pouco menor do que a média nacional, que é de 12%
Jamile Santana
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Desafio é diminuir ainda mais a falta de saneamento básico em bairros que têm mais carências
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que pelo menos 34.047 habitantes de Mogi das Cruzes, ou seja, 10% da população, convivem com o esgoto a céu aberto na porta de casa. Com este índice, a cidade tem a segunda maior taxa de esgoto irregular próximo a residências entre as cidades do Alto Tietê, representando uma parcela 24% dos 140.357 habitantes que vivem nestas condições na região. 
Para se ter uma ideia, este número de moradores que responderam ao questionário do Censo 2010 que moram perto de valas ou córregos onde o esgoto domiciliar é despejado diretamente é maior do que o total da população de Biritiba Mirim, Salesópolis e Guararema. O índice é um pouco menor do que a média nacional, que é de 12%. Em Mogi, pelo menos 9.457 residências estão em áreas urbanas com pouca estrutura de saneamento básico. Na região, este número sobe para 38.669 domicílios. 
Os dados mostram que as cidades têm um desafio para os próximos anos, uma vez que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo quer despoluir o rio Tietê até 2018 e, para isso, precisa coletar e tratar 100% do esgoto da região.


Desde o ano passado a cidade realiza obras de urbanismo e saneamento no bairro Jardim Aeroporto III e deve começar em breve as obras de coleta e tratamento de esgoto que atenderá os moradores do Jardim Novo Horizonte, além do Parque Vitória e Pedra Branca, que são bairros de divisa com Itaquaquecetuba. Há ainda duas etapas de obras previstas para 2015 e 2019. A verba liberada para as intervenções também são da Sabesp. 
De acordo com o especialista em administração pública, Rafael Tartaroti, as áreas com o maior índice de vulnerabilidade social também são afetadas com fatores que atingem diretamente a qualidade de vida das famílias. 
"Um bairro com esgoto a céu aberto expõe falhas nas políticas de habitação e de saneamento básico, além de impactar na qualidade de vida, sobretudo da saúde dos habitantes. O investimento nestas políticas é essencial para solucionar os diversos problemas de saúde pública que podem ser gerados. É evidente que esses bairros precisam de uma atenção maior, de projetos de médio e longo prazos, e não de ações somente imediatistas, como a canalização de esgotos e córregos", disse o especialista.


A cidade com o maior percentual de habitantes vivendo próximo ao esgoto sem tratamento correto é Itaquaquecetuba: cerca de 36% entre os 140 mil moradores estão nesta situação. Esse índice é o equivalente a 50.331 habitantes. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Machado, a Sabesp já iniciou algumas intervenções para aumentar a capacidade de tratamento e coleta de esgoto no município. "Estão sendo instaladas em vários pontos da cidade estações elevatórias de tratamento de esgoto, tudo isso para atender a demanda, que é grande", detalhou. Em paralelo, a pasta trabalha na elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que envolve o tratamento e coleta de esgoto, abastecimento e tratamento de água, destinação dos resíduos sólidos e rede de drenagem na cidade. 


Fonte:Mogi News

Cidadão Mogiano líder comunitário Sebastião Jorge da Silva, de 68 anos


Marcelo Alvarenga CMMC

O líder comunitário Sebastião Jorge da Silva, de 68 anos, recebeu o título de Cidadão Mogiano ontem na Câmara. O projeto foi apresentado pelo vereador Jolindo Rennó Costa (PSDB). O homenageado nasceu no município de São Vicente de Minas, em Minas Gerais, e chegou a Mogi em 1958, quando tinha 12 anos. Silva se casou com Leopoldina Paixão da Silva e teve 11 filhos. Sempre envolvido em ações sociais, ele foi um dos responsáveis pela fundação da Associação dos Moradores do Jardim Juliana, Vila Paulicéia e Vila Suíssa (AJPS), bairros pertencentes ao distrito de César de Souza.


Fonte:Mogi News


Fonte:Mogi News

"Quadrilátero do pecado"
Prostíbulos ainda geram queixas
Segundo denúncias, estabelecimentos apontados como casas de prostituição continuam em pleno funcionamento
Cleber Lazo
Da Reportagem Local
Daniel Carvalho

Nepomuceno: fiscalização
Comerciantes que trabalham na região conhecida como "quadrilátero do pecado" (ruas no entorno da praça Osvaldo Cruz, no centro de Mogi das Cruzes) reclamam que mesmo com as licenças de funcionamento cassadas pela Prefeitura, os estabelecimentos comerciais apontados como casas de prostituição continuam em pleno funcionamento.


Na quinta-feira, a administração municipal publicou dois editais que proibiram as atividades em dois endereços: ruas Professor Flaviano de Melo, 670, e Coronel Souza Franco, 34. 
Apesar da proibição, comerciantes, que não quiseram se identificar com medo de represálias, garantem que os imóveis continuam sendo visitados por "clientes". "Eu escuto o som alto e o barulho de pessoas conversando", contou uma das denunciantes. "A frequência de homens na porta e o entra e sai de mulheres continua a mesma coisa. A quantidade de pessoas que chegavam tinha diminuído, mas de alguns dias pra cá voltou a ficar como antes", descreveu o proprietário de um estabelecimento comercial.


A equipe de reportagem foi verificar as informações na tarde de ontem. O imóvel localizado na Flaviano de Melo estava fechado e nenhuma movimentação foi notada. Um cadeado com corrente no portão dava mostras de que, ao menos durante o período em que equipe esteve no local, o lugar estava vazio. 
O cenário era diferente no imóvel acusado de promover prostituição na Lourenço de Souza Franco. O portão estava aberto. Na porta de entrada havia a mensagem: "Tocar a campainha". Nenhuma pessoa foi vista entrando ou saindo. 
O secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno, informou que acionará a Polícia Militar para verificar as denúncias. "De posse destas informações vamos adotar medidas, juntamente com polícia, para garantir o cumprimento da decisão de impedir o funcionamento", disse.


O fechamento dos prostíbulos ocorreu após o Mogi News revelar como funcionava o esquema de prostituição na cidade. A reportagem motivou uma operação conjunta entre a Prefeitura e o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), realizada em 27 de abril, que terminou com nove casas suspeitas fechadas. 
De acordo com o secretário, dos estabelecimentos lacrados na ocasião, apenas dois eram licenciados, porém, o desvio do objeto da licença foi caracterizado, isto é, eles exerciam uma atividade diferente daquela que constava no documento.


Fonte: Mogi News

Neymar Júnior, é filho ilustre mogiano !


O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli admitiu a possibilidade de convidar o craque do Santos Futebol Clube, e mogiano mais ilustre, Neymar Júnior, para participar de uma campanha em prol da Santa Casa de Mogi. A sugestão foi feita, via torpedo, pelo diretor comercial do Grupo Mogi News, Wilson Bego. Vale lembrar que o filho do ex-jogador do União nasceu na Santa Casa de Mogi no dia 5 de fevereiro de 1992 pelas mãos da equipe médica do obstetra já falecido Luiz Carlos Bacci, pai do jornalista e âncora da Record no Rio de Janeiro, Luiz Fernando Bacci.


A vida é curta demais; e temos muita coisa útil a realizar;de maneira que não se justifica a nossa preocupação em responder na altura a todas as coisas desagradáveis que ouvimos.


Napoleon Hill 


Abraço do Santista, Luizinho da Vila.

Fonte:Mogi News

Aruã o condomínio de luxo.





Ocorre hoje a eleição da gestão 2012/2014 da Associação dos Adquirentes de Lotes em Aruã.  e o vice, advogado Benedito Marques Ballouk Filho, buscam a reeleição para dar sequência aos trabalhos que, segundo moradores mais antigos, revolucionaram e valorizaram ainda mais o condomínio de luxo. 


Chapa
A chapa "Walter 100% Aruã" é considerada favorita, já que ao longo do último biênio foram realizadas mais de 45 melhorias naquela região.moradores mais antigos, revolucionaram e valorizaram ainda mais o condomínio de luxo. 

Fonte:Mogi News

Biodiesel "guerrilheiro" Mário Berti


Erick Paiatto
O "guerrilheiro" Mário Berti prometeu e cumpriu. Ontem pela manhã, ele levou ao Teatro Municipal Vasques o exemplar da bicicleta de coleta óleo de cozinha para fabricação de biodiesel. O exemplar, que tem dois tambores com capacidade para 6 mil litros, foi apresentado ao prefeito Marco Bertaiolli como proposta de um novo sistema de reaproveitamento de resíduos na cidade. Atualmente, segundo Berti, a Ong Guerrilheiros do Itapeti conta com 60 postos de coleta de óleo para experimentos e produção de diesel em Campinas


Fonte:Mogi News

Notáveis


Daniel Carvalho

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Airton Nogueira, deve ser um dos integrantes da Comissão de Notáveis a ser nomeada pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) para avaliar as condições da Santa Casa de Mogi e pensar no futuro do hospital. O anúncio foi feito ontem pelo próprio prefeito, em entrevista à Rádio Metropolitana. 
História
A escolha de Nogueira decorre por sua experiência administrativa, inclusive, à frente da provedoria do hospital na década de 1990, quando enfrentou uma das maiores crises financeiras do hospital. O grupo de pessoas, que terá ainda Reginaldo Abraão (que já foi tesoureiro da UMC), o dono do Hospital Ipiranga, Sidnei Mori, além do secretário-adjunto da Saúde, Marcello Cusatis, e o atual provedor, Mário Calderaro, entre outros, será apresentado oficialmente no dia 6 de junho, quando a Santa Casa completará 140 anos de fundação. 
R$ 5 milhões
É o valor que a direção de Furnas Centrais Elétricas irá repassar à Prefeitura de Mogi das Cruzes como compensação às obras de expansão da Estação de Tijuco Preto e ampliação das linhas de transmissão. A entrega do cheque à administração municipal será às 9 horas da próxima terça-feira, dia 29.


Quase lá
Os recursos, segundo o prefeito, serão destinados à construção do Hospital Municipal "Waldemar Costa Filho", em Brás Cubas. Com isso, serão R$ 23 milhões, sendo que R$ 11 milhões virão de compensações (Furnas e R$ 6 milhões do Santander, que administra a folha dos 4 mil servidores municipais) e outros R$ 12 milhões de repasses do governo do Estado. O custo total da obra, que deve terminar até o fim do ano, é R$ 30 milhões. 
Só ela
A SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) foi a única organização social participante do chamamento público realizado pela Secretaria de Estado da Saúde para gestão do Hospital Luzia de Pinho Melo, pelos próximos cinco anos. A homologação do certame e a vitória por W.O. foi publicada nesta semana no Diário Oficial do Estado. Alguém ficou surpreso?


Fonte:Mogi News

É O MAZZAROPI É UM FANFARRÃO MESMO.... NA SEGUNDA ELE PERDE O PSDB PIRATA TAMBÉM



DIÁRIO DO ALTO TIEÊ
Suzano
Matéria publicada em 26/05/12
Ana Júlia retomará comando do PSDB
Justiça de São Paulo concedeu liminar para que a empresária volte a ocupar o cargo de presidente do diretório municipal da legenda
Fábio Miranda
Da Redação
A Justiça de São Paulo concedeu uma liminar na tarde de ontem a ex-presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Suzano, Ana Julia Cardoso, devolvendo a ela o comando da legenda na cidade.


De acordo com o pré-candidato do PSDB à prefeitura da cidade e até então presidente da executiva municipal provisória do partido em Suzano, Paulo Tokuzumi, essa liminar foi concebida com base em alegações falsas. "Eles deram uma série de argumentos ilegais, falaram para a juíza que o diretório tinha sofrido intervenção, o que não é verdade, ele foi dissolvido", ressaltou.


A nova comitiva do partido na cidade, encabeçada pelo postulante ao cargo majoritário, deve receber a notificação em cinco dias. "Vamos ser notificados na semana que vem sobre isso, mas não estamos preocupados porque vamos apresentar a verdade, o que eles fizeram foi enganar o juiz", aponta.


Há duas semanas o diretório municipal tinha sido dissolvido pela executiva estadual do partido após a renúncia de 29 dos 39 membros da legenda, e por isso uma nova executiva municipal foi oficializada, com Tokuzumi na presidência do partido em Suzano.


Falsas assinaturas
Os antigos diretores, além de buscar na Justiça uma liminar para garantir a manutenção do antigo diretório, e por conseqüência alimentar a esperança de lançar o empresário José Cardoso Filho, o Zé Cardoso, como candidato à Prefeitura de Suzano, entraram com uma ação alegando que as assinaturas dos documentos que extinguiria o comando de Ana Julia e da antiga base, eram falsas.


Para o advogado José Gustavo Ferreira, "o tiro pode sair" pelo lado errado. "Eles entraram com essa acusação dizendo que as assinaturas são falsas, e agora o juiz mandou apurar esses documentos do pessoal do Tokuzumi, mas a Justiça vai constatar que não houve fraude alguma", esclarece o advogado.


Ainda segundo Ferreira, o fato de Ana Julia ter entrado com esse pedido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pode trazer sérias conseqüências para ela. "Vai ser feito a perícia e vai se comprovar a veracidade das assinaturas. Por ter feito isso, ela poderá ser acusada de Falsa Comunicação de Crime", finalizou. A pena para quem faz uso dessa prática é de um a seis meses de detenção ou pagamento de multa.


A reportagem do DAT tentou entrar em contato com Ana Julia no final da tarde de ontem, mas não obteve retorno das ligações até o fechamento desta edição.


Fonte:Gustavo Ferreira TATAU