sábado, 26 de maio de 2012

Energia pode abastecer Salesópolis




  Sexta, 11 de Novembro  Hora: 08:00 – 12:00 Localização: Prefeitura Municipal de Maringá  Local Auditório Helio Moreira  Maringá, Paraná. Os problemas da incineração “Longe de ser uma tecnologia universalmente...A usina de incineração de lixo e geração de energia, a ser construída por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o consórcio de Mogi e mais quatro municípios do Alto Tietê, além da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), até 2015, terá capacidade mínima de geração de 12 megawatts/hora, energia suficiente para abastecer uma cidade de 22 mil habitantes, isto é, todo o município de Salesópolis (15.635 habitantes) e sobra para mais alguns milhares de lares de Biritiba Mirim ou Guararema. 
A estimativa foi apresentada ontem pelo engenheiro da Sabesp, Jean Cesari Negri, durante palestra realizada no Teatro Vasques. Negri discursou sobre "Proposta de tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos para a região de Mogi das Cruzes". 
Segundo estudo feito por ele e demais técnicos da estatal, a futura usina terá capacidade mínima para incinerar 500 toneladas de lixo por dia, volume que corresponde ao que é produzido hoje pelo grupo de cidades que participa do consórcio. A receita a ser gerada com a usina e a localização da unidade, que deverá ser instalada numa área de três a quatro hectares, ainda serão definidas após a entrega do Plano Municipal de Resíduos Sólidos pelas prefeituras participantes do consórcio, o que tem de ocorrer no início do segundo semestre deste ano. 
"O que fizemos foi um estudo de pré-viabilidade. Agora começa o trabalho árduo de planejamento, que vai estabelecer o perfil da unidade, com o tipo de lixo de cada cidade, o trabalho de coleta seletiva, entre outras situações", explicou Negri. (N.A.)


Fonte:Mogi News